News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

QUEM DEVERÁ SUBSTIUIR O INDIVÍDUO QUE DISSE QUE ESTE ANO DEVIAMOS FAZER MELHOR?

Started by Finesco, 06 de August de 2009, 20:55

Previous topic - Next topic

joaobl03

A quando da eliminação da liga europa todos o criticaram ( eu também o critiquei e muito ) mas agora temos de reconhecer que está a fazer um bom trabalho . Espero que continue assim !
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Catarina

Na altura todos criticavam o Domingos, mesmo sem o assumirem aqui no fórum... agora, como as coisas estão a correr bem (e desejo que assim continue) critica-se quem criticou o DP.

Toda a gente tem direito à sua opinião, a querer isto ou aquilo, desde que se saiba criticar sem ofender, todas as opiniões devem ser válidas.

Pezinhuh

Tal como eu...

Cuspi para o ar e levei com  o cuspe..!!

mas a verdade tb é q iniciamos num 4x3x3 e neste momento estamos com um 4x4x2..

nota-se a diferença..!

Força Braga

A.Castro


Eu admito, que o critiquei e bastante, quando fomos eliminados da uefa, e tambem admito que ele errou, mas como é inteligente, tambem ele mudou o sistema de jogo e estamos a colher os frutos...
Espero que continue com as vitórias e que fique aqui mais tempo.(admito que estava enganado, o homem até percebe de futebol).
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

Kramer

Eu fui um dos que pedi e não me custa nada dizer que o fiz e ainda bem que me enganei! Mas a verdade é que a equipa mudou , não só os jogadores que utiliza como o esquema táctico. (vejam lá que um que era titular até foi dispensado)
Além disso, para mim, a vinda do Hugo Viana foi fundamental para estes resultados e para o bom futebol praticado, não tirando mérito ao treinador.

Mas agora estar a ir buscar o tópico só para dizer que eu tinha razão e vocês não, parece coisa das crianças da primaria. Isto é um fórum e cada um dá a sua opinião e as opiniões são como os rabos, toda a gente tem o seu agora, andar numa caça às bruxas é que não.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

LeonelP

Na minha sincera opinião não é questão de ir buscar um tópico para dizer que eu tinha razão e outros não. Acho que é uma questão de respeito, desde o primeiro minuto apoiei Domingos Paciência, tal como apoiei sempre JJ enquanto treinador do Braga. Quando JJ fez a desfeita que toda a gente viu, retratei-me e realmente aceitei que o homem tinha sido uma sacana. Por isso, acho que todas as pessoas que criticaram pela negativa e não construtivamente, acho que se deveriam retratar. Porque é fácil dizer que não presta, destabilizar. O que não é fácil é engolir em seco, tal como muitos o fizeram até agora.
No fundo o que interessa é que ganhámos e a equipa pratica bom futebol, mas acho que muitas vezes temos que ser mais comedidos nas nossas apreciações, especialmente quando não temos dados suficientes para avaliar.

Saudações Londrinas

cardoso

Sem entrar em polémicas género "eu bem dizia...", isto é uma prova daquilo que é o futebol: é o momento, como dizia o Zé (por onde andas, pá?).
Este Mingos, com os seus Samurais, aprendeu muito e depressa; o problema é que nós queriamos que ele aprendesse (e, principalmente ensinasse) muito depressa; a questão está aqui: o 4.3.3 a que vinha habiatuado não funcionou porque a equipa não estava talhada para ele. No entando, sem ceder ao 4.4.2 a que a equipa estava habituado, arranjou um sistema que dá cabo da cabeça a todos os especialistas em sistemas. A maioria destes "analistas" fala num 4.2.3.1 mas, sinceramente, não vejo isso; o que vejo é uma equipa a jogar com grande mobilidade, em que os médios e avançados se desdobram constantemente em funções ofensivas e defensivas, em que a defesa sobe com coragem e eficácia e em que as linhas se unem fazendo com que os 11 actuem como um bloco sólido.
Tudo isto é mérito do treinador. Mainada!

Jazzdevill

Eu fui dos que energicamente pedi a cabeça do DP. E não me arrependo. Com o que vi na altura pareceu-me o mais acertado a fazer. Mais jogos aconteceram e hoje estamos no primeiro lugar. Mas o que sei agora não sabia na altura. E mais, a contestação e a exigência podem ter ajudado a que, pressionado, o treinador tenha procurado, DEPRESSA, corrigir a mão e alterar algumas das opções que vinha tomando. Claramente foi mudado o sistema táctico e não me parece que tenha sido obra do acaso. A passividade nunca foi meu apanágio e não acredito que a "tranquilidade" por outros celebrizada só dá em marasmo. A equipa mudou de água para o vinho e quem sabe se quem manda não o fez por ter a cabeça num cepo? Temos que exigir! Já não somos equipa para aceitar resultados como os dos dois primeiros jogos. Agora vir dizer "ah, onde estão agora os que pediram a cabeça do treinador?" depois esperar sentado e as coisas terem corrido bem, é no mínimo desleal. Ou então gostou de como o Braga jogou com o Elfsborg e concordou com o 4-3-3 e com os jogadores titulares nesses dois jogos...

Olho Vivo

Ninguém tem nada que recriminar ninguém. Cada um tem a sua opinião... e se, a dado momento, se apercebe que estava errado e muda a sua opinião é, não só algo de perfeitamente legítimo como uma manifestação de inteligência...

Agora, por sistema não acho boa ideia pedir a cabeça de um técnico com o comboio em andamento, sobretudo quando o comboio ainda acaba de entrar em andamento. No entanto, por vezes o ambiente torna-se irrespirável... e é impossível trabalhar com tranquilidade quando a pressão dos adeptos se abate sobre o treinador. Confesso que tive esse receio... e não tenho dúvidas de que um momento crucial desta temporada terá sido o golo de Meyong frente à Académica, ao cair do pano, na primeira jornada. Ainda bem!

Agora e brincando um bocadinho, acho piada a quem diz que Domingos mudou. Desde o primeiro jogo que vi (péssimo particular em Barcelos), quase sempre o Braga actuou no actual 4-2-3-1. O que se passou foi que entretanto Domingos foi tendo tempo para afinar o seu modelo de jogo, introduzindo algumas nuances ao seu sistema:

- a dupla de pivots a meio-campo passou a integrar um elemento criativo (Hugo Viana), com capacidade para dar ordem ao nosso futebol desde terrenos mais recuados;

- em definitivo, Domingos apostou num falso-extremo sobre a esquerda (Paulo César), permitindo assim minorar algum isolamento a que antes estava votado Meyong.

Ora se criticámos Domingos por ter alterado de forma brusca o sistema e o modelo de jogo da época passada (o que nos terá custado a eliminação da Taça Europa), é justo que se diga que não se desviou um milímetro das suas ideias e... a equipa foi fazendo o seu caminho – e hoje, não sendo uma equipa perfeita, é uma verdadeira equipa.

Nota: faço notar que Hugo Viana não esteve disponível no início da temporada. A sua entrada foi, quanto a mim, decisiva para a equipa ter dado o salto de qualidade que todos reconhecemos. Este é no entanto o ponto fraco do plantel deste ano: não há grandes alternativas no meio-campo, nem para Viana (já que parece que Possebon não conta), nem para Mossoró. Será preciso que estes jogadores aguentem toda uma temporada sem lesões e em bom nível físico para não termos grandes oscilações. É um risco...

DiogoEA

Quote from: Pezinhuh on 21 de September de 2009, 19:02
Tal como eu...

Cuspi para o ar e levei com  o cuspe..!!

mas a verdade tb é q iniciamos num 4x3x3 e neste momento estamos com um 4x4x2..

nota-se a diferença..!

Força Braga


4x2x3x1, acho eu!

Anabela

Pessoal, vamos com calma.
O campeonato aínda tem mais 25 jornadas para disputar. Aínda falta muito tempo para avaliar o trabalho do Domingos!
Nem o Domingos era uma besta por termos sido eliminados da Liga Europa tão precocemente nem agora é bestial só por estarmos em 1º lugar à 5ª jornada.

Força aí Domingos!

cardoso

Fogo, Pedro Ribeiro, eu não me rio como tu, mas se o Domingos não mudou... eu não sei onde é que tu viste esse 4.2.3.1 no jogo em casa com os suecos...

Jazzdevill

Pois... respeito o que o Pedro Ribeiro vê, mas não sou de todo da mesma opinião. É completamente diferente ter uma dupla a meio campo com Vandinho e Viana ou Vandinho e Fernando Alexandre. Claro, Viana não existia na altura, mas existiam Mossoró, Kalaba, Possebom... Eu sei que não são iguais a Viana, longe disso, mas são ainda mais diferentes de Fernando Alexandre. Depois, bem diferente é jogar o Paulo César a partir da esquerda do que jogar o Matheus aberto na ala. Quanto a mim era aqui que se reconhecia perfeitamente o 4-3-3. Com Paulo César estamos muito mais perto do ano passado, em que se costumava chamar à nossa táctica um 4-4-2. E o Mossoró joga claramente solto, entre linhas, alternando de corredores e jogando a fazer superioridade numérica sempre que flecte para algum dos lados. Eu acho esta equipa mais um 4 (J Pereira, Moisés, Leone, Evaldo) 2 (Vandinho, Viana) 2 Alan mais fixo à direita e Mossoró à solta) 2 (P César e Meyong). Lembro-me de discutirmos precisamente estes assuntos depois dos jogos do Elfsborg e já aí tinham sido apontados estes erros de casting com Matheus e Fernando Alexandre assim como o que isso representava de pouca capacidade de construção e bola na área com as dificuldades de Meyong em jogar longe do resto da equipa. É evidente que DP percebeu isso, mas toda a pré-época não tinha dado para isso? bastou-me ver o jogo em casa com os suecos para ver de imediato tudo isso. Não sou nenhum iluminado, logo pareciam-me coisas evidentes a corrigir. Foi isso que me irritou no DP.
Agora, concordo com o Pedro Ribeiro em absoluto que aquele golo tardio à Académica foi a chave para esta mudança exibicional tão forte. Se aquela bolinha não entra...
Agora em jeito de balanço, está conseguido o pleno nestas 5 jornadas com vitórias em Alvalade, Madeira e em casa com o porto... Poucas equipas conseguirão os 9 pontos nestes jogos. Não podemos é facilitar minimamente em jogos aparentemente mais acessíveis. Ainda é muito cedo, é necessário ver como reagirá a equipa a algum resultado menos bom. A Olhanense jogou bem em alvalade, não se afigura jogo fácil.
De notar também a tendência da arbitragem em dar o "empurrãozinho" aos dois de lisboa para não perderem a carruagem. Não acredito que vencessem sem os penalties. Eles andam aí...

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 22 de September de 2009, 00:11
Fogo, Pedro Ribeiro, eu não me rio como tu, mas se o Domingos não mudou... eu não sei onde é que tu viste esse 4.2.3.1 no jogo em casa com os suecos...

Frente ao Elfsborg:

EDUARDO

FRECHAUT          PAULÃO         RODRIGUEZ          EVALDO

F.ALEXANDRE          VANDINHO

ALAN                          P.CÉSAR                      MATHEUS

MEYONG


Hoje:

EDUARDO

J.PEREIRA          MOISÉS         LEONE          EVALDO

VANDINHO          H.VIANA

ALAN                     MOSSORÓ                   P.CÉSAR

MEYONG


É evidente que as dinâmicas das duas equipas são diferentes, não só pela diferença de andamento como pelas diferentes características de alguns jogadores em determinadas posições. Frente ao Elfsborg, a equipa jogou muito "partida": os dois homens que actuaram à frente da defesa eram demasiado iguais (em termos de perfil) – embora fosse "pedido" a F.Alexandre que se libertasse (coisa que raramente conseguiu fazer); Paulo César é um avançado e não um criativo, e embora actuasse ligeiramente recuado relativamente a Meyong, frequentemente surgia bem próximo do ponta-de-lança – fazia lembrar o Benfica de Quique FLores...

O 4-2-3-1 de hoje é diferente. Um dos homens que joga à frente da defesa (Viana) tem alguma criatividade e capacidade para conferir ordem à nossa saída de bola; o homem que apoia o ponta-de-lança, é um jogador talhado para jogar entre linhas, com capacidade para desequilibrar individualmente. Há hoje, (também) por isso, maior ligação entre sectores e um fio de jogo que antes não se via.

Em suma, mais do que o sistema, Domingos alterou o perfil dos homens que ocupam algumas posições-chave (também porque antes não tinha as mesmas soluções) e com isso imprimiu outra dinâmica à equipa. E como é evidente a equipa tem outra rodagem e conhece melhor o que dela pretende o seu técnico, coisa que não pode ser menosprezada...

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 22 de September de 2009, 00:58
.....
Em suma, mais do que o sistema, Domingos alterou o perfil dos homens que ocupam algumas posições-chave (também porque antes não tinha as mesmas soluções) e com isso imprimiu outra dinâmica à equipa. E como é evidente a equipa tem outra rodagem e conhece melhor o que dela pretende o seu técnico, coisa que não pode ser menosprezada...

Assim podemos chegar a uma plataforma de entendimento ;D
é que os sistemas tácticos representam jogadores e os jogadores movem-se (alguns ;D). Por isso, é dificil entender uma partida de futebol a partir da análise dos sistemas tácticos...

Zinired