News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 18/09

Started by Bruno3429, 18 de September de 2009, 07:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Peña derrotado pelo Egito
AMIGÁVEL PARA O MUNDIAL 


Mesmo com menos treinos que os restantes compatriotas - integrou o grupo apenas na segunda-feira -, a verdade é que Angelo Peña é imprescindível na seleção venezuelana de Sub-20.

Anteontem, no Cairo, o jovem de 19 anos que o Sp. Braga contratou ao Estudiantes jogou na frente de ataque ao lado de Yonathan del Valle, mas não evitou a derrota (1-2) frente ao Egito, equipa anfitriã do Mundial que arranca no dia 25.

Para a seleção sul-americana, foi o último jogo de preparação antes de se estrear, no dia 25, frente à Nigéria.


Viana intensifica a reintegração
MÉDIO TREINOU-SE SEM LIMITAÇÕES
 

Confirma-se a reabilitação de Hugo Viana, tendo treinado ontem à tarde sem limitações com os seus colegas.

Está assim ultrapassada a lesão do jogo com o Marítimo e, como o experiente médio não perdeu ritmo, Domingos Paciência não se vê obrigado a mexidas na estrutura da equipa que defrontará o FC Porto.

Hoje à tarde (17 horas), de novo à porta fechada, o grupo dará os últimos acertos, basicamente em matéria de lances de bola parada. Minutos antes, Domingos Paciência fala aos jornalistas.


Jogo dos bons atrai "scouts"
SETE ESTRANGEIROS CONFIRMADOS
 
 
Já estão confirmados sete clubes estrangeiros no Axa para as observações que se impõem no jogo mais atrativo da 5.ª jornada. Com efeito, "scouts" do Monaco, Huelva, Fiorentina, Valladolid, Everton, Auxerre e Hannover estão devidamente acreditados e têm presença assegurada.

Não constam ainda os nomes do Manchester United e Chelsea, mas tudo indica que também vão assistir, até porque os "scouts" destacados para a Liga Sagres são portugueses.


Jean descartado
PERÓLA DESCOBERTA NA ÉPOCA PASSADA SEM ACORDO
 
 

Está definitivamente fora de hipótese a contratação de Jean, um jovem brasileiro de 17 anos que na temporada passada surgiu em Braga a treinar-se com o plantel de juniores e posteriormente às ordens de Jorge Jesus.

Avançado, chegou a Portugal para jogar no Benfica e acabou no Oeiras, onde o "scout" PauloMenezes o descobriu e encaminhou para o Minho. Mostrou de imediato qualidades às ordens de Dito, treinador dos juniores, e Jorge Jesus viria mais tarde a aprovar a sua contratação. Aliás, impressionou logo no primeiro treino, num particular frente ao Desportivo das Aves.

O processo estava bem encaminhado para a assinatura de um contrato profissional, mas a verdade é que a sua ligação contratual ao Tiradentes Esporte Clube de Santa Catarina revelou-se complicada e Jean não obteve, como desejava, a desvinculação, razão pela qual se gorou a aquisição. O seu paradeiro é oficialmente desconhecido, mas tudo indica que ainda se encontre em Santa Catarina a insistir com os dirigentes do Tiradentes para obter a rescisão sem quaisquer custos.

Sendo assim, está fechado o leque de estrangeiros no plantel júnior para 2009/10 com os seguintes elementos: o senegalês Toumany; os brasileiros Guilherme, Elvis, Matheus e o israelita Zizov.


Salvador mãos largas
SAD NÃO PERDE A AMBIÇÃO E PREMEIA PARA FESTEJAR A CONQUISTA DO TOPO DA CLASSIFICAÇÃO 

 
A administração da SAD do Sp. Braga não perde a ambição, mesmo em tempos de recessão e até de uma certa crise, e continua a motivar o grupo de trabalho com condições financeiras de fazer inveja. Enfrentar o FC Porto, por exemplo, significa para o grupo de trabalho receber um prémio a dobrar em caso de vitória.

Já foi assim em Alvalade... São prémios do melhor - podem atingir e até superar os 1.500 euros por jogador - a que António Salvador já habitou os plantéis e respetivas equipas técnicas ao longo da sua gestão.


Obcecado pelo título

Aos elogios que são públicos de treinadores e jogadores perante o tratamento que lhes é dispensado em Braga, Record acrescenta a análise de um ex-jogador que prefere manter o anonimato: "Passei por várias realidades e não conheci nenhum presidente que motive a equipa com tanta sinceridade. Um prémio extra de Salvador não tem segundas leituras. Percebe-se que colocar o Sp. Braga no topo dos clubes em Portugal é uma causa de que não desiste. Está obcecado com os melhores lugares, quer fazer história no Sp. Braga e em Portugal."

Exemplo fiel de que António Salvador procura manter as expectativas elevadas, mesmo em jogos que não envolvam os três grandes, aconteceu na época finda: na receção ao V. Guimarães, e apesar de o grande rival estar na 8.ª posição, ofereceu um prémio de 1.500 euros a cada atleta. Resultado? O Sp. Braga ganhou e Salvador, encantado, pagou...


Previsão aponta para 20 mil espectadores no Estádio Axa

O estádio não vai apresentar lotação esgotada - é ponto assente - mas a SAD está a alimentar a expectativa de poder ter nas bancadas cerca de 20 mil espectadores para um dos jogos com influência direta no topo da classificação.

Depois da eliminação da Liga Europa perante os suecos do Elfsborg, os bracarenses recuperaram o entusiasmo e conquistaram quatro vitórias na Liga Sagres que lhes dá a liderança isolada. A euforia está a gerar novos associados e neste momento a administração da SAD diz ter contabilizados sete mil lugares anuais vendidos.

A venda de bilhetes para o jogo de amanhã à noite aumentará a partir de hoje, sendo certo que para o FC Porto foram enviados 2.500 ingressos.


Record

Bruno3429


Adriano deve falhar o reencontro

Só um milagre deverá permitir a Adriano ser utilizado no jogo entre o Braga e o seu anterior clube: o FC Porto. O avançado, que até deu espectáculo no primeiro treino pelos bracarenses, acusou o esforço próprio de quem voltou a treinar nos limites após um longo período ausente da competição e desde então tem trabalhado com inúmeras limitações. O brasileiro só tem feito corrida lenta na companhia de Tiago Pinto, outro dos atletas ao cuidado do departamento médico arsenalista, e tudo indica que não será chamado por Domingos.


4x2x3x1 transita para os juniores

Os responsáveis do juniores do Braga decidiram começar a usar o sistema táctico (4x2x3x1) que Domingos Paciência mais utiliza na equipa principal. O objectivo é facilitar a integração de alguns jovens no plantel sénior, com o qual têm treinado várias vezes nas últimas semanas. Assim, Veiga e Guilherme têm desempenhado as funções de Vandinho e Hugo Viana, respectivamente, enquanto Elvis, Nuno Valente e Januário têm feito de Paulo César, Mossoró e Alan. Toumany tem sido o avançado de serviço, tal como Meyong.


Refúgio de campeões
BFM

Sem espaço para se mostrarem nos três grandes ou apenas desejosos de relançarem uma carreira promissora nos escalões de formação, vários foram os jogadores que nas últimas épocas rumaram a Braga à procura de abrigo. Com eles, transportaram a cultura de vitória adquirida nesses clubes, aspecto que também tem contribuído para o bom começo de época dos bracarenses, que lideram o campeonato desde a primeira jornada graças a quatro vitórias em outros tantos jogos. Domingos Paciência sabe bem que quem ganha uma vez procura sempre repetir a experiência e por isso tratou de se rodear de um grupo de sete atletas que, em determinada altura da carreira, já venceram a liga portuguesa. É o caso, por exemplo, de Alan, João Pereira, Hugo Viana e Evaldo, quatro indiscutíveis para o treinador natural de Leça da Palmeira. Mas há mais: Andrés Madrid, Diogo Valente e Adriano também já experimentaram a sensação de serem campeões portugueses, sendo que o brasileiro é, de todos os arsenalistas, o que mais títulos tem no currículo. O avançado contratado neste defeso foi tricampeão pelo FC Porto, tendo mesmo sido crucial para o triunfo dos dragões em 2005/06.

Curiosamente, o calendário reservou para amanhã um encontro entre o Braga e o clube que mais campeões lhe "ofereceu": o FC Porto. Os portistas têm cinco ex-jogadores na equipa da Cidade dos Arcebispos, dois deles com mais do que um título conquistado. Além do já referenciado Adriano - ganhou três vezes -, Alan venceu a liga portuguesa por duas ocasiões, a última das quais já com Jesualdo Ferreira como treinador. De resto, foi o Professor do Tetra quem deu a oportunidade a Madrid de levar uma faixa para casa, utilizando-o em seis jogos da última época. Evaldo (2003/04) e Diogo Valente (2006/07) tiveram apenas uma aparição nas respectivas épocas, mas foi suficiente para serem considerados campeões.

Não se pense, porém, que Sporting e Benfica não contribuíram para esta particularidade. Nada disso. Dos leões surgiu um Hugo Viana, campeão em 2001/02, determinado a fazer do Braga uma rampa de lançamento, enquanto o lateral-direito João Pereira é um dos encarnados que arrecadaram o título em 2004/05.


Técnicos vencedores

O hábito de vencer que se começa a criar no plantel do Braga não está enraizado somente em determinados jogadores. Dois dos elementos da equipa técnica bracarense também conhecem bem a sensação de festejarem um título de campeão português. A começar logo pelo treinador principal, Domingos Paciência, que, entre as décadas de 1980 e 90, ganhou o campeonato por sete ocasiões ao serviço do... FC Porto. O antigo avançado, que fez mais de 200 jogos e marcou 97 golos no principal escalão luso neste período, tornou-se mesmo num dos ídolos dos exigentes adeptos do dragões antes de rumar a Espanha para representar o Tenerife.

Curiosamente, na época de 1989/90 fez a festa de campeão com aquele que é hoje um dos seus adjuntos: Silvino Morais. O guarda-redes estava tapado pelo então estreante Vítor Baía, mas Artur Jorge decidiu lançá-lo num dos últimos encontros e assim dar-lhe a oportunidade de levar uma faixa para casa. Uma espécie de recompensa pelo trabalho desenvolvido nessa temporada, mas também uma forma de o técnico português se redimir do "pecado" de não ter utilizado o guardião em 1984/85, impedindo-o de fechar a carreira com dois títulos ganhos.


Renteria
"O Braga é favorito e vai lutar pelo título"

ANDRÉ MORAIS

Renteria deixou saudades no Minho, não tantas no Dragão. O colombiano representa a aproximação recente de Braga e FC Porto e poucos podem deixar uma garantia tão certificada

Poucos arriscariam um prognóstico tão ousado como Renteria, o avançado que marca poucos golos mas que rima com alegria. Em Braga, ninguém se esquece da dupla com Meyong, o mesmo que hoje vê perseguir o também colombiano Falcao na lista de melhores marcadores. Renteria continua pouco afinado no Atlético Mineiro (um golo em seis jogos), mas ainda alegra os minhotos, principalmente porque os considera candidatos ao título. O avançado preferia ter continuado em Portugal e disputar este jogo do que vê-lo na internet, uma vez que na televisão será impossível. Renteria não desvenda que cachecol vai usar mas garante não se importar de ver campeão qualquer um dos seus amores. E Jorge Jesus também merece...

Aos 24 anos, Renteria voltou ao Brasil (Atlético Mineiro) depois de três anos na Europa, dois dos quais em Portugal. Amanhã defrontam-se as duas equipas da sua preferência na Liga Sagres e a perspectiva que faz do grande jogo é, no mínimo, surpreendente.


Jogou no FC Porto e, depois, no Braga, onde foi mais feliz. Por quem torce no jogo de amanhã?
Não me pergunte isso. Não posso dizer por quem torço. Era indelicado. Digamos que torço pelos dois clubes, pois é verdade que gosto muito de ambos. De forma diferente, ambos me marcaram muito. Quero que ganhe quem jogar melhor. Pode ser assim?


Então e se lhe perguntar quem acha que vai ganhar, a resposta é mais fácil?
Poderia ser, mas também não posso dizer isso, porque só no fim se saberá. Ambas as equipas estão bem no campeonato. O Braga está a fazer uma grande época, mesmo. Vai ser um jogo bonito para se ver na televisão. Infelizmente aqui não posso ver, só pela internet. Ao nível da qualidade, as duas equipas são muito parecidas. Mas o favorito é o Braga: joga em casa e tem aquele público todo a favor.


Um clube grande é quase sempre favorito. Acredita que o Braga pode mesmo ser candidato ao título?
O Braga pode fazer muito melhor do que no ano passado. Tem um bom plantel e a estrutura é quase de um grande. Este ano lutará pelo título.


Porque é que o ano passado não lutou?
Faltou sorte. Só isso. É mais simples do que se diz. A equipa era boa e jogava bem. Não ganhou mais vezes por azar. Por isso, acredito que este pode ser o ano do Braga. Mas também acredito que pode voltar a ser o do FC Porto.


Jorge Jesus disse muitas vezes que se não fossem algumas arbitragens, a classificação poderia ter sido outra. Concorda?
Houve jogos em que os árbitros se comportam mal ou, até, muito mal. Mas eles são homens e têm o direito a errar. Não os culpo e talvez não seja por aí.


"Resultados de Jesus não me surpreendem"
Foi com Jorge Jesus que atingiu o seu melhor nível em Portugal. Surpreende-o que ele esteja a ser muito bem sucedido no Benfica?
Não me surpreende, nem um bocadinho, a saída de Jorge Jesus para o Benfica nem os resultados que ele está a conseguir. Fez uma boa época no Braga e agora está em grande. Mas é uma pessoa que merece. Gostava dele, aprendi muito com ele. Deu-me muitas oportunidades e é boa pessoa. Foi dos treinadores com quem mais gostei de trabalhar e merece ter sorte para o futuro, seja onde for.


É ele o treinador que fará do Benfica finalmente campeão?
É um dos favoritos ao título, como sempre. Mas não será fácil, pois, como já disse, o FC Porto e o Braga também têm muita qualidade.

"Claro que merecia oportunidade no FC Porto"

Por que é que o Renteria não continuou em Portugal?
Porque não me quiseram (risos)! O meu contrato com o Braga terminou e apesar de se ter colocado a hipótese de continuar no clube, nunca avançou. O FC Porto também não me quis e estivemos à procura de uma solução, que surgiu mais tarde.


Será a segunda experiência no Brasil. Gosta de aí estar ou já tem saudades de Portugal?
Tenho saudades de Portugal, mas estou a acostumar-me, aqui no Brasil. Infelizmente tive que regressar.


Acha que merecia uma nova oportunidade de Jesualdo Ferreira?
Com certeza que merecia uma oportunidade no FC Porto. Mas, independentemente de tudo, tenho de continuar a trabalhar para ser melhor jogador. Nunca se sabe o futuro...


Curiosamente, no lugar que podia ser seu joga outro colombiano: Falcao. Que pensa sobre ele?
Muito bom jogador. O FC Porto reforçou-se bem. Conheço-o perfeitamente pois joguei com ele muito tempo na selecção de sub-20 e, depois, na principal. Tem qualidade e se leva quatro golos em quatro jogos isso fica provado sem eu precisar de dizer muito.


O Falcao leva quatro golos e logo atrás está o seu ex-parceiro no Braga, Meyong, com três. Quem é melhor?
São jogadores muito diferentes.O Meyong é um bom atacante de área. O Falcao joga de forma diferente. São igualmente eficazes a atirar à baliza e não podemos dizer que um seja melhor do que o outro.


Mantém contacto com o Meyong, Falcao, ou outro jogador em Portugal?
Sim. Deixei muitos amigos em Portugal. Sem dúvida que o melhor é o Mossoró. Continuo a falar com ele. Tem muita qualidade e felizmente agora é titular.. Depois, também o Alan e o Vandinho tornaram-se meus amigos. Mas há mais gente, desde os adeptos aos directores.


Os adeptos gostavam muito de si. Quer dizer-lhes alguma coisa?
Quero, sim. Obrigado por se terem portado sempre bem comigo. Eu também gostava de vocês.



"Pinto da Costa é mais próximo"
Trabalhou com dois dos presidentes mais reconhecidos de Portugal. Quais as principais diferenças entre Pinto da Costa e António Salvador?
Cada um tem o seu feitio e há algumas diferenças entre ambos na forma de trabalhar. Mas, no geral, os dois têm qualidade e são bons no que fazem. A principal diferença é que Pinto da Costa é mais próximo dos jogadores do que António Salvador. Não vai muito ao balneário nem tem grandes conversas connosco, mas sentimo-lo sempre muito próximo. Os dois são muito tranquilos na forma como falam com os jogadores. Transmitem muita confiança quando discursam e os jogadores gostam de os ouvir.


Esteve no FC Porto seis meses e no Braga o dobro desse tempo. Ainda assim, consegue distinguir com qual dos dois gostou mais de trabalhar?
Não, isso não, até porque são parecidos e não tenho razões de queixa de nenhum. Gostei de trabalhar com ambos e posso até dizer que são dois dos melhores presidentes que já tive durante a minha carreira. Aparecem mais nos momentos difíceis e é nessas alturas que conseguem fazer a diferença para outro tipo de líderes.


O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga: Seguir os passos do Chelsea

Jogo de altas-pressões na capital. O palco das paixões recebe um embate de luxo, com os princípes do velho continente em busca de fulminar um recorde com oito anos, à procura de acrescentar mais uma cartada ao poker alcançado nas quatro primeiras rodadas da liga. A entrada de gala vale também outro rótulo aos guerreiros, já que, actualmente são a segunda me-lhor equipa da Europa à entrada para a quinta jornada. Só o Chelsea é que fez melhor. Sim o conjunto britânico que na passada terça-feira derrotou o Futebol Clube do Porto.

Em Itália e Espanha, há sete emblemas que correm por essa marca, que também podem manter-se na corrida pelo melhor arranque, contudo o calcio conta ainda com três jornada realizadas, e em Espanha só decorreram dois jogos. O Sporting Clube de Braga é, para já, o bó-lide que está melhor posicionado para meter a quinta velocidade a fundo e imitar o comportamento dos londrinos, s em bem que o Chelsea pode também continuar a sua linha de vitórias, já que o conjunto de Carlo Anceloti está igualmente 100 por cento vitorioso.
São coincidências inevitáveis, ainda mais quando foram os blues a aplicar a primeira derrota oficial ao conjunto de Jesualdo Ferreira.

O confronto com o Futebol Clube do Porto é no plano teórico um dos desafio mais complicados na temporada, contudo há quem sinta que até vem num bom momento, face à forma apresentada pelo Sporting Clube de Braga nos jogos anteriores. Aliás, o conjunto orientado por Domingos Paciência já venceu no Estádio José de Alvalade e também no Estádio dos Barreiros, recintos onde tradicionalmente a balança pende para os lados da casa. Nas partidas disputadas em casa o conjunto arsenalista teve que recorrer à crença para derrotar a Académica de Coimbra, tal como diante do Belenenses só resolveu a contenda nos últimos suspíros.


Correio Minho

Bruno3429

Mais de 20 mil nas bancadas em Braga
JOÃO FARIA

Pelo menos dois terços das bancadas do Estádio AXA vão ficar preenchidas no jogo de amanhã (21.15 horas, SportTV), na recepção do Sporting de Braga ao F. C. Porto, a contar para a 5.ª jornada da Liga.

As expectativas apontam para a presença de mais de 20 mil espectadores, num reflexo da importância de um encontro em que o líder invicto da prova recebe os tetracampeões nacionais.

Em Braga, o movimento junto às bilheteiras tem sido acima do normal, o que acentua a ideia de uma boa casa, tanto mais que o clube tem sete mil lugares anuais vendidos e os portistas requisitaram cerca de dois mil ingressos. A superação dos 20 mil lugares é expectável, bem acima dos 14 mil que assistiram ao mesmo jogo, na época passada. Aliás, no último campeonato, a melhor casa do Braga foi na recepção ao Leixões (20 321 espectadores) e, esta temporada, ainda não ultrapassou a barreira dos dez mil.

Entretanto, o Braga voltou a treinar ontem, à porta fechada. A recuperação de Hugo Viana foi o dado mais relevante. O médio, que sofreu um traumatismo cranioencefálico no jogo com o Marítimo, está em dúvida, embora já se treine de forma condicionada. Se os sinais continuarem a ser favoráveis, poderá ser opção.

Hoje, o Braga volta a treinar, a partir das 17 horas.

JN

Bruno3429

ABERTURA DA ÉPOCA 2009/2010  

O Sporting Clube de Braga iniciou a nova época desportiva de 2009/2010 no passado dia 14 de Setembro com o começo da preparação da sua equipa principal, constituída pelos nadadores das categorias de juvenis, juniores e seniores, num total de 45 nadadores.

As restantes equipas de competição do Sporting Clube de Braga (pré-competição, cadetes e infantis) iniciarão a sua actividade no dia 21 de Setembro.

Para a nova época, o SC Braga parte com objectivos desportivos redobrados e com muita ambição, alicerçada nos resultados obtidos na época passada, onde conquistou 15 Títulos Nacionais e 3 Recordes Nacionais, além de ter colocado nadadores nas Selecções Nacionais.

Para a nova época que agora se inicia, os objectivos colocam-se na linha do alcançado na época transacta, tentando no aspecto colectivo a subida á primeira divisão nacional da sua equipa masculina.


SECÇÃO DE DESPORTO ADAPTADO DO SC BRAGA INAUGURA EXPOSIÇÃO

A Secção de Desporto Adaptado do Sporting Clube de Braga vai levar a cabo uma exposição denominada "À Conquista...".

Nesta exposição, pretende-se apresentar à comunidade as conquistas passadas dos novos guerreiros do Minho, as lutas travadas na campanha actual (Época 2008-2009) e os sonhos de conquista para as épocas futuras.

A parte fundamental da exposição centrar-se-á num trabalho fotográfico a preto-e-branco efectuado pelo Prof. Carlos Dias, o qual irá demonstrar a positividade da prática desportiva sobre as limitações da deficiência em confronto com a realidade. Demonstrar a felicidade, a luta, a cooperação,... o sacrifício para as conquistas diárias e para as desportivas, que o cidadão com deficiência severa tem de assumir.

Para além deste trabalho fotográfico inédito, que incide sobre os atletas da secção, estarão expostas peças relativas à prática desportiva, destacando-se, entre outras, as medalhas paralímpicas que os atletas bracarenses já arrecadaram para Portugal e os equipamentos especiais que permitem superar as suas limitações.

A exposição pretende ainda "conquistar" o apoio por parte dos Bracarenses e da região Minhota, para poder fazer face aos desafios futuros e assim contribuir para que o desporto seja efectivamente para todos.

Esta actividade é, também, um contributo do Clube para uma sociedade inclusiva em que o desporto serve de mote para uma visão positiva sobre a deficiência e do deficiente sobre si mesmo.

A exposição será formalmente inaugurada no dia 18 de Setembro, numa sessão que contará com os actuais e novos atletas da secção, e ainda com personalidades públicas, empresas, entidades e instituições da cidade e da região.

Estará aberta ao público na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, entre os dias 19 e 30 de Setembro.

SCBraga

JotaCC

Jair Baylon regressou ao Peru

Atacante não se adaptou ao Gil Vicente e foi cedido ao San Martin, da I Divisão.

Jair Baylón foi cedido ao San Martin, clube da I Divisão peruana, onde já se treina, preparando a estreia oficial.

O atacante peruano, internacional sub-20, fora emprestado ao Gil Vicente, mas dificuldades de adaptação ao emblema barcelense determinaram a sua saída e o regresso ao país natal.

A BOLA

JotaCC

«Queremos continuar em primeiro» - Domingos

Domingos Paciência, técnico do Sporting de Braga, considera que a recepção ao FC Porto é um jogo igual aos outros, mas assegura «querer somar a quinta vitória consecutiva e continuar em primeiro lugar».

«Não vejo este jogo como o grande teste à capacidade do Sp. Braga. Há vontade de somar quinta vitória consecutiva e continuar em primeiro lugar», destacou Domingos.

Para além de manifestar vontade em continuar invencível, o treinador dos minhotos assume orgulho em quatro anos de Liga ter conseguido vencer a todas as equipas, menos ao Olhanense ao União de Leiria.

«Venci ao FC Porto logo no meu primeiro ano como treinador. Mas o meu objectivo e ambição continua a ser o mesmo: ganhar independentemente do adversário», garantiu o técnico.

Questionado sobre a notícia veiculada por outros meios de comunicação onde era dado adquirido que uma vitória no jogo com os «dragões» garantiria o dobro do habitual prémio, Domingos foi peremptório: «Não corresponde à verdade.» «Não vai haver duplicação de prémios, nem é isso que nos motiva, foi com desagrado que eu e o grupo recebemos essa notícia», reforçou o técnico, que ainda foi mais além: «Quem conhece o Sp. Braga e vê esta equipa treinar, pensaria que recebemos prendas dessas em todos os treinos.»

Domingos confirmou ainda que o médio Hugo Viana fará parte dos eleitos, até porque foi reintegrado no treino e mostrou-se com vontade de jogar.

«Falámos com ele [Hugo Viana] para saber como é que estava emocionalmente e ele revelou total disponibilidade para o jogo», rematou.

A BOLA

JotaCC

18 CONVOCADOS PARA RECEPÇÃO AO FC PORTO

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, convocou 18 jogadores para o jogo com o FC Porto (sábado, dia 19 de Setembro, às 21h15, no Estádio AXA), a contar para a 5ª jornada da Liga Sagres.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Ney, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus, Diogo Valente, Paulo César, Yazalde e Meyong.

S.C.BRAGA.PT

Bruno3429

Hugo Viana convocado por Domingos
MÉDIO RECUPERADO DA CONTUSÃO SOFRIDA FRENTE AO MARÍTIMO 


Domingos convocou Hugo Viana para a recepção deste sábado ao FC Porto e o médio, que saiu fortemente contundido do jogo na Madeira com o Marítimo, pode ser titular. Os outros convocados são os seguintes: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Ney, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Matheus, Diogo Valente, Paulo César, Yazalde e Meyong.

Na projecção do jogo, o treinador bracarense disse que a sua equipa não se vai preocupar com Hulk e Falcão. Domingos Paciência está à espera "de uma equipa muito melhor que no início de época" mas diz que a sua equipa não vai mudar o seu estilo de jogo em função do seu adversário. "Não vamos perder a nossa identidade", confessou um treinador que continua apenas disposto a conseguir que o Sp. Braga garanta uma posição melhor que o 5.º lugar alcançado na última época.

Record

Bruno3429

Domingos: «Há ambição grande para continuar líder»
Treinador do Sp. Braga quer acabar com série do F.C. Porto


O treinador do Sp. de Braga, Domingos Paciência, quer acabar com a série de invencibilidade do F.C. Porto, fora de portas. Os campeões nacionais não perdem como visitantes, para a Liga, desde a visita à Naval, a 1 de Novembro de 2008. O técnico lembrou esse facto, mas avisa que os bracarenses têm «ambição grande» para permanecerem no primeiro lugar da Liga e que isso passa por bater o tetracampeão.

«Vamos procurar a vitória que tanto desejamos, há uma ambição muito grande para continuar a ser líder do campeonato e isso passa por ganhar, tentando jogar da melhor maneira e aproveitando a confiança e motivação destes jogadores», disse Domingos Paciência, em conferência de imprensa e citado pela «Lusa».

«A equipa não vai mudar em nada a sua identidade, vamos defrontar o F.C. Porto da mesma forma que todos os outros, respeitando, claro, o adversário por ser campeão nacional, uma equipa que não perde há muito tempo fora de casa e que quer recuperar a liderança», continuou o técnico, que fez carreira como jogador dos portistas.

Domingos acredita que o encontro da quinta jornada da Liga «vai ser muito equilibrado» e que está «preparado para ganhar». Questionado sobre as declarações do capitão do F.C. Porto, Bruno Alves, o treinador dos arsenalistas admite que haja quem tenha dúvidas sobre o que pode fazer a equipa bracarense.

Bruno Alves disse que desconhecia quais os objectivos dos minhotos e Domingos entende o defesa: «É natural que muita gente esteja a pensar o que pode ser e o que pode acontecer a este Braga, se pode continuar em primeiro ou, a qualquer momento, acontecer um percalço e deixar de o ser.»

De acordo com Jesualdo Ferreira

O treinador do F.C. Porto, Jesualdo Ferreira, dissera que o Sp. Braga, o qual já orientou, tem uma mentalidade vencedora. Domingos Paciência concorda. «Sente-se esse espírito de vitória aliado a um espírito guerreiro, uma vontade muito grande em querer ganhar algo», declarou.

Por fim, o técnico dos bracarenses desejou um jogo sem casos ao juiz Pedro Proença e rejeitou a introdução dos «seis árbitros», modelo estreado pela UEFA na Liga Europa com o argumento de que pode haver «confusões» nas intercomunicações dos juízes

Maisfutebol

Bruno3429

BOLETIM CLÍNICO

Rodriguez
Lesão muscular na face posterior da perna direita. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio.

Paulão
Lesão muscular na face posterior da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Tiago Pinto
Sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Peterson
Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho em ginásio.

Adriano
Lesão muscular na face anterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Braga, 18 de Setembro de 2009

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

O Director Clínico do SC Braga

Drº João Pedro Araújo


SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga-F.C. Porto: vidas separadas pelo tempo (antevisão)
Domingos Paciência e Jesualdo Ferreira em destinos cruzados


Domingos Paciência habituou os adeptos do F.C. Porto a inúmeros festejos. Avançado franzino, à frente do seu tempo, deixou saudades na Invicta. Jesualdo Ferreira teve contributo decisivo para a subida de patamar de um Sp. Braga que continua a aproximar-se do topo do futebol português. Dois destinos cruzados, em vidas separadas pelo tempo.

Neste sábado, a partir das 21h15, o Estádio AXA recebe um Sp. Braga-F.C. Porto que define a liderança da Liga 2009/10. À 5ª jornada da competição, a formação arsenalista ainda não sabe o que é aquela coisa de perder pontos. Algo que o tetracampeão português já saboreou esta época, logo na abertura da prova, frente ao Paços de Ferreira (1-1).

O Sp. Braga procura atingir um marco histórico nesta ronda, fazendo esquecer rapidamente o afastamento na Liga Europa, um dos objectivos para a presente temporada. Se vencer o F.C. Porto, seu emblema do coração, Domingos Paciência leva a equipa a cinco vitórias consecutivas na Liga, superando o registo de Manuel Cajuda, em 2000/01. A melhor marca de Jesualdo Ferreira, como técnico dos arsenalistas, já foi batida.

O F.C. Porto descansa ao sabor da história. São 85 vitórias em 123 jogos, mais 22 empates e apenas 18 triunfos bracarenses. Jogando em casa, o Sp. Braga consegue melhorar o registo, mas continua longe de uma noção de equilíbrio. Na última vitória caseira, em 2006/07, Marcel e Luís Filipe marcaram para os arsenalistas. Hélder Postiga reduziu para os dragões. Nomes actualmente nos quadros de Benfica e Sporting. São as voltas da vida.

Braga à espera de Viana

O Sporting de Braga vive dias felizes. Os condicionalismos físicos já nem causam mossa, face ao leque alargado de soluções no plantel. Domingos Paciência olha para o boletim clínico, respira fundo e encontra alternativas sólidas. Tal como aconteceu no passado. As grandes equipas também surgem assim, na constante superação de dificuldades.

Hugo Viana e Albert Rodriguez, dois jogadores com classe inquestionável, pagaram factura alta na deslocação do Sp. Braga à Madeira. O médio saiu lesionado ao minuto 18, o defesa seguiu os seus passos pouco antes do intervalo. Apesar dos condicionalismos durante a semana, subsistem esperanças de utilização. Viana, pelo menos, deve jogar. Rodriguez fica em dúvida, com Leone à espera.

Porto com roupagem interna

O F.C. Porto procura recuperar índices físicos e moral após a derrota no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Jesualdo Ferreira alterou as peças na mecânica ofensiva, colocando o foco no enigmático Hulk. Mariano González e Cristian Rodriguez aproveitaram menos que Guarín, médio renascido para o leque de opções do treinador portista.

Na ressaca da noite europeia, os dragões devem recuperar o figurino habitual. Varela e Falcao entraram bem em Stamford Bridge, dão garantias na Liga doméstica e preparam-se para o regresso ao onze, formando o tridente atacante com Hulk. Mais atrás, apesar da boa resposta, Guarín queimou demasiadas energias para motivar aposta segura na sua continuidade com titular. Belluschi também deve voltar, deixando o colombiano à espera de nova oportunidade.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, Moisés e Evaldo; Vandinho, Alan, Hugo Viana e Márcio Mossoró; Paulo César e Meyong.

F.C. PORTO: Hélton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Varela, Falcao e Hulk.


Maisfutebol

JotaCC

Hugo Viana convocado por Domingos
MÉDIO RECUPERADO DA CONTUSÃO SOFRIDA FRENTE AO MARÍTIMO
   
Domingos convocou Hugo Viana para a recepção deste sábado ao FC Porto e o médio, que saiu fortemente contundido do jogo na Madeira com o Marítimo, pode ser titular. Os outros convocados são os seguintes: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Ney, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Matheus, Diogo Valente, Paulo César, Yazalde e Meyong.

Na projecção do jogo, o treinador bracarense disse que a sua equipa não se vai preocupar com Hulk e Falcão. Domingos Paciência está à espera "de uma equipa muito melhor que no início de época" mas diz que a sua equipa não vai mudar o seu estilo de jogo em função do seu adversário. "Não vamos perder a nossa identidade", confessou um treinador que continua apenas disposto a conseguir que o Sp. Braga garanta uma posição melhor que o 5.º lugar alcançado na última época.

RECORD

JotaCC

Rodriguez falha recepção ao FC Porto

A saída do defesa Rodriguez, lesionado, é a única novidade dos convocados do Sporting de Braga para a recepção de sábado ao FC Porto, em encontro da quinta jornada da Liga de futebol.

O central peruano, que se lesionou no jogo com o Marítimo, da ronda anterior, não treinou durante toda a semana e por isso não está em condições de alinhar frente aos portistas.

Já Hugo Viana, que também saiu magoado do desafio matinal na Madeira, com um traumatismo cranioencefálico que o obrigou a repouso e treino condicionado nos dias seguintes, foi chamado pelo treinador Domingos Paciência.

"O Hugo está em condições, já fez trabalho integrado e sentiu-se bem. Conversamos e ele mostrou disponibilidade total para o jogo, o que é bom", disse o técnico na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Lesionados continuam Paulão, Adriano, Tiago Pinto e Peterson.

O Sporting de Braga é líder isolado da prova, com 12 pontos, e o FC Porto é terceiro com os mesmos pontos (10) que o segundo classificado, o Benfica.

O jogo tem início às 21:15, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.

Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
- Defesas: João Pereira, Rodriguez, André Leone, Moisés, Evaldo, Ney.
- Médios: Vandinho, Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana.
- Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Diogo Valente, Yazalde


Domingos Paciência: "Ambição muito grande para continuar a ser líder"

O treinador do Sporting de Braga disse hoje que existe "uma ambição muito grande para continuar a ser líder do campeonato" depois da recepção ao FC Porto, sábado, da quinta jornada da Liga Sagres.

Para Domingos Paciência, o desafio ante os portistas não é o primeiro grande teste às capacidades da equipa, mas "mais um jogo do campeonato", lembrando, entre outros jogos, a vitória em Alvalade, frente ao Sporting.

"Vamos procurar a vitória que tanto desejamos. Há uma ambição muito grande para continuar a ser líder do campeonato e isso passa por ganhar amanhã (sábado) tentando jogar da melhor maneira e aproveitando a confiança e motivação destes jogadores", disse.

Segundo o técnico, a equipa bracarense "não vai mudar em nada a sua identidade: vamos defrontar o FC Porto da mesma forma que todos os outros, respeitando, claro, o adversário por ser campeão nacional, uma equipa que não perde há muito tempo fora de casa e que quer recuperar a liderança".

Para Domingos Paciência, o jogo de sábado "vai ser muito equilibrado", mas disse-se "preparado para ganhar" e alcançar a quinta vitória consecutiva no início do campeonato, o que seria um feito inédito no clube.

Sobre se a equipa pode chegar ao título, respondeu: "toda a gente sonha com o que é melhor para si. Os objectivos estão bem definidos desde o início, ou seja, ficar acima do 5º lugar do ano passado", referiu.

"É natural que muita gente esteja a pensar o que pode ser e o que pode acontecer a este Braga, se pode continuar (em primeiro) ou a qualquer momento acontecer um percalço e deixar de o ser", acrescentou, num comentário às declarações do capitão portista, Bruno Alves, que disse desconhecer quais os objectivos e pensamentos dos "arsenalistas" quanto ao título.

O treinador mostrou também "desagrado" com uma notícia veiculada hoje por um diário desportivo e assegurou não existirem prémios extra em caso de vitória em determinados jogos, nomeadamente com os "grandes".

"Isso não corresponde à verdade, não são precisos prémios extra, nem é isso que move os jogadores", respondeu.

Domingos Paciência corroborou ainda as palavras do treinador do FC Porto e antigo técnico do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, que disse hoje existir uma cultura de vitória no clube minhoto.

"Sim, sente-se esse espírito de vitória aliado a um espírito guerreiro, uma vontade muito grande em querer ganhar algo. O presidente quer fazer do Braga um clube diferente", reconheceu, salientando ainda como factor positivo a "exigência" dos adeptos bracarenses.

Admitindo que "não será um jogo fácil" para a equipa de arbitragem chefiada por Pedro Proença, desejou "um jogo sem casos, que consiga ganhar o melhor e que não haja muitas faltas".

O técnico reprovou ainda a aplicação no futebol português do modelo com cinco árbitros estreado quinta-feira na Liga Europa pelas "confusões" que podem provocar as suas intercomunicações.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Hugo Viana recuperado para a recepção ao F.C. Porto
Rodríguez não recuperou e não entra nas contas para o jogo deste sábado

Hugo Viana recuperou depois de se ter lesionado no embate com o Marítimo e integra a lista de convocados do Sp. Braga para a recepção ao F.C. Porto, jogo da 5ª jornada marcado para este sábado. Rodríguez, que também se lesionou no Funchal, mas não teve a mesma sorte do que o seu companheiro e está fora das opções de Domingos Paciência para o «duelo» com o campeão nacional.

O central peruano não treinou toda a semana, enquanto o médio, apesar do susto na Madeira, em que sofreu um traumatismo cranioencefálico, está totalmente recuperado. «O Hugo está em condições, já fez trabalho integrado e sentiu-se bem. Conversamos e ele mostrou disponibilidade total para o jogo, o que é bom», destacou Domingo, esta sexta-feira, na antevisão da partida.

Além de Rodríguez, o líder da Liga não pode contar ainda com Paulão, Adriano, Tiago Pinto e Peterson, todos com problemas físicos.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
Defesas: João Pereira, Rodriguez, André Leone, Moisés, Evaldo, Ney.
Médios: Vandinho, Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana.
Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Diogo Valente, Yazalde.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Rodríguez falha recepção ao FC Porto

O técnico do Sporting de Braga, Domingos Paciência, escolheu 18 jogadores para a recepção ao FC Porto, menos um do que a partida anterior com o Marítimo, pois o defesa Rodríguez, lesionado, não recuperou a tempo.

O peruano tem uma lesão muscular na face posterior da perna direita, contraída na visita à Madeira e não conseguiu recuperar a tempo, pese ter feito tratamento durante a semana.

A outra novidade da convocatória refere-se à presença do médio Hugo Viana, que já havia sido confirmado nos eleitos pelo técnico dos minhotos durante a conferência de imprensa de antevisão da partida com os «dragões».

Lista completa de convocados:


Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: João Pereira, André Leone, Moisés, Evaldo e Ney;

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Filipe Oliveira, Mossoró, Hugo Viana, Alan, Matheus e Diogo Valente;

Avançados: Paulo César, Meyong e Yazalde.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: "Vontade de continuar em 1º lugar"

O treinador do Sp. Braga não considera este o grande teste à justiça da liderança da sua equipa e esclarece que vencer o FC Porto é algo que não o move particularmente.
Frente ao FC Porto, o Sp. Braga quer "somar a quinta vitória consecutiva e continuar em primeiro lugar". Foi essa a garantia deixada por Domingos Paciência, treinador dos bracarenses, na conferência de imprensa de antevisão da partida deste sábado diante do FC Porto, a contar para a 5ª Jornada da Liga Sagres.

Domingos não considera que o jogo frente aos "dragões" possa definir a justiça da liderança da sua equipa e define o jogo com os campeões nacionais como qualquer outro.

"Não vejo este jogo como o grande teste à capacidade do Sp. Braga. Há vontade de somar quinta vitória consecutiva e continuar em primeiro lugar", afirmou o técnico dos bracarenses.

O Sp. Braga está no 1º lugar e, na capital minhota, já há quem sonhe com o título. Domingos reitera que o objectivo inicial é conquistar o 4º lugar, mas não corta a ambição dos adeptos.

O facto de defrontar a equipa pela qual registou o maior sucesso na sua carreira de jogador não move particularmente Domingos Paciência: "Venci ao FC Porto logo no meu primeiro ano como treinador. Mas o meu objectivo e ambição continua a ser o mesmo: ganhar independentemente do adversário", relembrou o treinador que confirmou o regresso de Hugo Viana ao lote de convocados, depois de já ter reintegrado os treinos da equipa.

Recorde-se que o esquerdino tinha sofrido um traumatismo cranioencefálico na partida do último domingo dos bracarenses frente ao Marítimo.

Hoje, alguma imprensa dá conta de um prémio-extra para os jogadores bracarenses em caso de vitória sobre os "grandes". Algo que Domingos nega e sobre o qual manifesta insatisfação: "Não corresponde à verdade. Não vai haver duplicação de prémios, nem é isso que nos motiva, foi com desagrado que eu e o grupo recebemos essa notícia", lamentou o técnico.

RR

JotaCC

Domingos: «Há ambição grande para continuar líder»
Treinador do Sp. Braga quer acabar com série do F.C. Porto

O treinador do Sp. de Braga, Domingos Paciência, quer acabar com a série de invencibilidade do F.C. Porto, fora de portas. Os campeões nacionais não perdem como visitantes, para a Liga, desde a visita à Naval, a 1 de Novembro de 2008. O técnico lembrou esse facto, mas avisa que os bracarenses têm «ambição grande» para permanecerem no primeiro lugar da Liga e que isso passa por bater o tetracampeão.

«Vamos procurar a vitória que tanto desejamos, há uma ambição muito grande para continuar a ser líder do campeonato e isso passa por ganhar, tentando jogar da melhor maneira e aproveitando a confiança e motivação destes jogadores», disse Domingos Paciência, em conferência de imprensa e citado pela «Lusa».

«A equipa não vai mudar em nada a sua identidade, vamos defrontar o F.C. Porto da mesma forma que todos os outros, respeitando, claro, o adversário por ser campeão nacional, uma equipa que não perde há muito tempo fora de casa e que quer recuperar a liderança», continuou o técnico, que fez carreira como jogador dos portistas.

Domingos acredita que o encontro da quinta jornada da Liga «vai ser muito equilibrado» e que está «preparado para ganhar». Questionado sobre as declarações do capitão do F.C. Porto, Bruno Alves, o treinador dos arsenalistas admite que haja quem tenha dúvidas sobre o que pode fazer a equipa bracarense.

Bruno Alves disse que desconhecia quais os objectivos dos minhotos e Domingos entende o defesa: «É natural que muita gente esteja a pensar o que pode ser e o que pode acontecer a este Braga, se pode continuar em primeiro ou, a qualquer momento, acontecer um percalço e deixar de o ser.»

De acordo com Jesualdo Ferreira

O treinador do F.C. Porto, Jesualdo Ferreira, dissera que o Sp. Braga, o qual já orientou, tem uma mentalidade vencedora. Domingos Paciência concorda. «Sente-se esse espírito de vitória aliado a um espírito guerreiro, uma vontade muito grande em querer ganhar algo», declarou.

Por fim, o técnico dos bracarenses desejou um jogo sem casos ao juiz Pedro Proença e rejeitou a introdução dos «seis árbitros», modelo estreado pela UEFA na Liga Europa com o argumento de que pode haver «confusões» nas intercomunicações dos juízes.

TVI 24

JotaCC

Domingos Paciência quer vencer ao FC Porto

O Braga que soma quatro vitorias noutros tantos jogos, recebe este sábado, pelas 21:15, o FC Porto num jogo a contar para a 5ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

«Felizmente posso orgulhar-me de, nestas quatro épocas, só não ter ganho» ao Olhanense e à União de Leiria, começou por dizer Domingos Paciência, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sábado.

O técnico frisou que, «independentemente do adversário», o seu objectivo é sempre «ganhar».

Para o jogo frente ao FC Porto, Domingos Paciência vai poder contar com Hugo Viana, que está recuperado da lesão, mas tem em dúvida o peruano Rodriguez, que tem uma lesão muscular na coxa esquerda.

TSF