News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 20/08

Started by Bruno3429, 20 de August de 2009, 07:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Todos no retrovisor
LIDERANÇA EMPOLGA ADEPTOS E DÁ MOTIVAÇÃO À EQUIPA 
   

Já se sabe que o campeonato não é uma corrida de 100 metros mas uma espécie de maratona. Domingos Paciência tem feito sentir isto aos seus jogadores e os adeptos bracarenses também sentem que não podem entrar em euforia só pelo facto de serem líderes, com dois pontos sobre os outros, no final da 1.ª jornada. "Deixem-nos desfrutar este momento", dizia um deles durante um dos concorridos treinos à porta aberta desta semana. Um momento que, afinal, nem é assim tão singular.

Na época de 2004/2005, o Sp. Braga, então liderado por Jesualdo Ferreira, só deixou de ser primeiro da tabela classificativa à 12.ª jornada num campeonato que terminou com os bracarenses na 4.ª posição. Nessa época, o Sp. Braga começou por bater a U. Leiria (1-0), superou a seguir o V. Guimarães (2-0), empatou em casa a zero com o FC Porto e somou o mesmo resultado na Amadora, venceu a Naval por 1-0 na 6.ª jornada, derrotou o Rio Ave em Vila do Conde e aí, à 7.ª jornada, tornou-se líder isolado, com 17 pontos e dois de vantagem sobre o 2.º (Nacional). Seguiu-se uma vitória sobre o Boavista e uma liderança com 3 pontos sobre o 2.º (FC Porto), mais um triunfo (Belenenses) e só na ronda 10 aconteceu um desaire (derrota na Madeira, com o Marítimo) que não roubou a liderança aos bracaraugustanos.

Na 11.ª ronda, o Benfica foi derrotado na Pedreira por 3-2 e ficou a 8 pontos da equipa de Jesualdo. A liderança foi perdida na jornada seguinte, após uma derrota no terreno do Nacional, que passou a ser líder ao lado do FC Porto, com mais um ponto que os bracarenses. Não foi há muito tempo...


Yazalde é a prioridade para o ataque
SAD LEIRIENSE SOLICITOU EMPRÉSTIMO AO SP. BRAGA 


Yazalde é a grande prioridade da U. Leiria para reforçar o ataque. A SAD leiriense já terá solicitado a cedência do internacional Sub-21 ao Sp. Braga, mas a operação não se afigura fácil. Isto apesar da forte concorrência que o jovem avançado, de 20 anos, enfrenta na Pedreira e que poderia aconselhar nova temporada de empréstimo noutro clube.

As boas relações entre os dois emblemas podem favorecer o entendimento, mas Yazalde, que despontou noVarzim e que na época passada ajudou o Rio Ave a ficar na Liga, é uma forte aposta da SAD bracarense, razão pela qual a União já tem outras opções em carteira. Uma delas pode, também, passar por Braga, dado que o austríaco Roland Linz também reúne os requisitos para fechar o ataque leiriense.

Se falharem estes dois alvos, o mercado brasileiro apresenta-se como uma alternativa, estando vários atletas já referenciados pela SAD leiriense.

Entretanto, o médioElias realizou ontem o primeiro treino sob as ordens de ManuelFernandes. O jogador já poderá ser opção para o encontro da 3.ª jornada, na receção ao Marítimo.

Record

Bruno3429

João Pereira ficou mais longe do Anderlecht

O director-geral do Anderlecht, Van Holsbeeck, tinha dito no sítio do clube que João Pereira era o preferido para ser alternativa a Wasilewski. Isto se chegasse à fase de grupos da Liga dos Campeões. Como foi goleado pelo Lyon, o lateral ficou mais longe dos belgas.


Empresário de Wanderlei tem acordo com Freitas

Andre Cruz, ex-jogador do Sporting e agente de Wanderlei, avançado de 20 anos do Cruzeiro, revelou já existir acordo com o "amigo Carlos Freitas", manager do Braga. "Não há nada concreto, mas é uma forte possibilidade; falta apenas acordo entre os dois clubes."


Paulo César chega aos 200 em alvalade
MELO ROSA

Paulo César vai entrar no restrito lote de jogadores com 200 jogos na Liga principal. Se for utilizado depois de amanhã, em Alvalade, por Domingos Paciência, como é previsível, fará o jogo 200 na Liga Sagres, sendo assim o segundo dos bracarenses a atingir aquela barreira. Na décima época em Portugal, o avançado brasileiro deverá jogar ao lado de Meyong, atendendo a que no sábado, diante da Académica, entrou para o lugar de Matheus e foi a partir da sua entrada que o Braga melhorou significativamente, chegando mesmo à vitória. Esta semana tem sido testado nessa posição e o mais natural é que o treinador do Braga aposte na sua velocidade e capacidade de desequilíbrio para tentar surpreender o Sporting.

Paulo César começou a jogar em Portugal em 2000/01. No Gil Vicente, fez 29 jogos e marcou nove golos. Álvaro Magalhães, o treinador que o foi buscar ao Vila Nova, do Brasil, diz que está "num clube grande, mas ainda merecia mais e rendia muito mais se tivesse ido para um grande". Álvaro conhece bem Paulo César e o facto de saber que na época passada não foi utilizado com regularidade (19 jogos e seis golos) leva-o a concluir: "Os bons avançados têm de jogar e o problema é que há treinadores que quando um avançado não marca metem-no no banco no jogo seguinte e isso afecta um jogador." É por isso que Álvaro dá a receita para um jogador com as características de Paulo César: "Precisa de jogar sempre; é de grande utilidade e, mesmo não jogando no centro, é inteligente e pode alinhar nas alas."


Jorge Jesus perguntou por ele

Jorge Jesus, actualmente no Benfica, substituiu José Gomes, agora adjunto de Jesualdo Ferreira no FC Porto, no Leiria. Quando foi para o Leiria, na quinta jornada da época de 2005/06, telefonou a Álvaro Magalhães para tirar indicações do avançado brasileiro. "Ligou-me a perguntar por ele. E eu disse-lhe, na altura, que era dos melhores avançados a jogar em Portugal", recorda Álvaro, que acrescenta: "Também lhe disse: 'quando estiver menos bem num jogo, não o podes tirar, porque se não perdes o jogador'. Sou amigo do Jesus e sei que não se arrependeu de ter apostado num jogador fantástico", conta.


Golaço contra o FC Porto

Álvaro Magalhães foi o responsável pela vinda de Paulo César para Portugal. "Não era o jogador que estava referenciado por um empresário, mas no jogo que fui ver, o Vila Nova com o Goiás, fiquei logo encantado com a sua capacidade técnica, inteligência e velocidade". Qualidades nos primeiros jogos pelo Gil contra os grandes: ao Sporting provocou um penálti e com o FC Porto (2-2) marcou um golaço, o primeiro na Liga portuguesa.



Roland Linz disse não e activou "Plano B"
A.V.G.

Descartada a possibilidade de assegurar o concurso do austríaco Roland Linz, do Braga, que recusou ser emprestado ao Rio Ave, os dirigentes do clube vilacondense partiram para o 'Plano B', devendo anunciar, ainda hoje, o nome de um avançado. A única certeza é que se trata de um jogador sul-americano que actua na Europa, o que poderá facilitar a sua integração ao futebol português. Enquanto aguarda pelas boas novas, o treinador Carlos Brito tem preparado a estratégia para a recepção ao Setúbal sem João Tomás. O avançado que sofreu um traumatismo na anca no jogo com o Leiria, deverá a recuperar antes de domingo.

O Jogo

Bruno3429

ABC reage à saída de Fábio
RUI GUIMARÃES

Deixando terminar a participação de Portugal no Mundial de sub-21, o ABC reagiu ontem no seu sítio à rescisão unilateral de Fábio Magalhães.

Começando por dar conta de que "o atleta (...) tinha contrato assinado e válido com o ABC até ao final da época 2009/2010", o comunicado revela que, "em meados de Julho de 2009, o atleta apresentou a sua carta de rescisão unilateral de contrato com efeitos a partir de Julho de 2009, de acordo com a lei 28/98 dos contratos desportivos", referindo ainda que, "não havendo regulamentos na FAP que, ao contrário das Ligas Profissionais, enquadrem esta situação, aparentemente a lei referida seria a única a considerar".

E o que esta lei diz, concretamente o seu artigo 27, é que "a parte que der causa à cessação (...) incorre em responsabilidade civil pelos danos causados em virtude do incumprimento do contrato, não podendo a indemnização exceder o valor das retribuições que ao praticante seriam devidas se o contrato de trabalho tivesse cessado no seu termo". Ou seja, Fábio Magalhães pagou ao ABC o que teria de receber na próxima época para ficar livre.

Ainda assim, o ABC "não deixa de registar a falta de ética desportiva do clube que, aliciando e contratando um atleta com contrato assinado de boa-fé até ao final de 2009/2010, provocou este desenlace", insistindo que "o comportamento de alguns elementos deste clube contribuíram para uma situação (...) rara e inédita e demonstrativa de falta de escrúpulos".

O Jogo

Bruno3429

Jesus responde a Salvador: «Não sirvo de escudo a ninguém»
Por Redacção

Jorge Jesus refuta as críticas de que foi alvo por parte do presidente do Sp. Braga quanto à planificação da pré-época dos 'arsenalistas', esclarecendo que não serve «de escudo a ninguém».

António Salvador responsabilizou o treinador do Benfica pela eliminação do Sp. Braga das provas europeias às mãos do Elfsborg, acusação de que Jesus se demarca em toda a linha.

«Vocês sabem qual é a intenção. Não tive responsabilidade na preparação do Braga. Não fui eu que marquei o estágio, nem a data de início dos trabalhos. Não tenho nada a ver com a preparação do Braga. Só o presidente do Braga sabe qual foi a sua ideia», afirmou Jorge Jesus, atirando: «Não sirvo de escudo a ninguém


A Bola

Bruno3429

#4
Terceira jornada da Liga

A Liga de Clubes divulgou ontem as alterações à jornada número três do Campeonato, sendo que o FC Porto joga no sábado, Sporting domingo e Benfica fecha a ronda.

Deste modo, sábado, há dois encontros: o Paços de Ferreira -Guimarães (19h15) e depois a Naval-FC Porto, às 21h15.
No domingo, realizam-se quatro desafios, sendo que o Sporting de Braga- Belenenses começa às 18h00.
Na segunda-feira jogam Benfica e Nacional. Pelas 19h00, disputa-se o Nacional-Olhanense e às 20h15, o Benfica-Vit. Setúbal fecham a jornada três da Liga.

Eis o quadro completo de jogos: Sábado –Paços Ferreira-Vit. Guimarães (19h15, SportTV1); Naval-FC Porto (21h15, SportTV1). Domingo –U. Leiria-Marítimo (17h00), Leixões-Rio Ave (17h00), Sp. Braga-Belenenses (18h00, SportTv1), Académica-Sporting (20h15, SportTV1). Segunda-feira – Nacional-Olhanense (19h00), Benfica-Vit. Setúbal (20h15, RTP).


Jogador assina pelo Sporting
ABC critica «fuga» de Fábio Magalhães



O ABC lamentou e condenou ontem, em comunicado, a rescisão unilateral do andebolista Fábio Magalhães, bem como condenou a falta de ética do Sporting, clube pelo qual o jogador assinou, no aliciamento do jogador.
Na verdade, o comportamento de alguns elementos deste clube contribuíram para uma situação seguramente rara ou inédita e demonstrativa de falta de escrúpulos que condenamos veementemente', refere o comunicado.
Fábio Magalhães, que ajudou a selecção de sub-21 a conquistar o sétimo lugar no Mundial do Egipto, tinha contrato com o ABC até final de 2009/2010, mas apresentou em Julho a carta de rescisão unilateral, de acordo com a lei 28/98 do contrato desportivo, designadamente o art. 29.º.
'Consideramos que, com este precedente, o andebol e a presente época ficam marcados negativamente, quer nas relações entre clubes, quer no comportamento dos intervenientes na modalidade', refere o ABC.
O clube minhoto recorda que ao longo da época foi dado a Fábio Magalhães uma 'proposta de renovação do seu contrato por mais uma época, com aumento condizente com o elevado potencial demonstrado',

O Primeiro de Janeiro (O Norte Desportivo)

Bruno3429

Sporting de Braga cede três jogadores à Selecção Nacional sub-19

Os juniores do Sporting de Braga, Aníbal, Januário e Rui foram convocados para um estágio da selecção nacional de sub-19, que tem início na próxima segunda-feira.

Este estágio visa a preparação para a participação da selecção nacional no Torneio Internacional da República da Irlanda...

O Vitória de Guimarães também está representado por três jogadores, são eles Amorim, Cláudio e Rafael.


ABC repudia saída de Fábio Magalhães para o Sporting

O atleta do ABC Fábio Magalhães está mesmo de saída para o Sporting. O atleta apresentou em Julho passado uma carta de rescisão unilateral com o clube, fazendo uso da lei 28/98.

A administração da SAD do ABc emitiu um comunicado onde repudia a atitude do atleta, que tinha mais um ano de contrato e contesta o comportamento do Sporting no aliciamento que fez a Fábio Magalhães.

O ABC assegura que este precedente marca negativamente o andebol nacional assim como as relações entre os clubes.

Fábio Magalhães esteve ao serviço da Selecção Nacional sub-21 onde conquistou o sétimo lugar e vai agora representar o Sporting.

Antena Minho

Bruno3429

"Não tenho nada a ver com a preparação do Braga"

O ex-treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus refuta as críticas de que foi alvo por parte do presidente do clube minhoto quanto à planificação da pré-época.
António Salvador responsabilizou o treinador do Benfica pela eliminação do Sp. Braga das provas europeias às mãos do Elfsborg, acusação de que Jesus se demarca em toda a linha, esclarecendo que não teve qualquer a responsabilidade da planificação da temporada, ao contrário do que foi dito por Salvador.

"Vocês sabem qual é a intenção. Não tive responsabilidade na preparação do Braga. Não fui eu que marquei o estágio, nem a data de início dos trabalhos. Não tenho nada a ver com a preparação do Braga. Só o presidente do Braga sabe qual foi a sua ideia", afirmou Jorge Jesus, ontem, durante a conferência de imprensa, quando foi confrontado com as críticas de António Salvador. "Não sirvo de escudo a ninguém", atirou ainda o ex-técnico do Braga em resposta ao dirigente.

Desta feita, Jorge Jesus demarcou-se por completo das acusações que foi alvo pela parte de António Salvador que na passada segunda-feira focou que o rendimento do Sporting de Braga na primeira pré-eliminatória da Taça UEFA ficou aquém do esperado, dado que a equipa necessitava de mais tempo de preparação. "O planeamento foi mau, pois quatro semanas é pouco para preparar o primeiro jogo oficial da época. Esse planeamento foi feito pelo treinador que estava cá na altura", apontou Salvador, numa alusão clara a Jorge Jesus.


Linz de saída para estrangeiro

É ponto assente que Roland Linz não fará parte dos planos de Domingos Paciência no plantel do Sporting de Braga. E a SAD do clube arsenalista até admite a possibilidade de negociar o passe do futebolista o mais breve possível, tendo em linha de conta que o jogador só tem contrato por mais uma época com o Braga, o que significa que a partir de Dezembro pode sair sem prestar contas à formação bracarense. Porém, António Salvador ainda espera rentabilizar o investimento feito na compra de uma parte do jogador, em cerca de 900 mil euros, quando o recrutou há duas temporadas ao Boavi sta.

No primeiro ano em Braga, Linz fez as delícias dos adeptos, pautando-se como o artilheiro da equipa. Facturou onze golos em 27 jogos, assumindo-se como titular indiscutível. Porém, em 2008/09 o internacional austríaco não convenceu Jorge Jesus e foi colocado a rodar no Grassho-pers (Suíça). O clube suíço teve a possibilidade de accionar o direito de opção do jogador, mas não concretizou essa intenção.
O ponta-de-lança, 28 anos, tem em carteira algumas propostas de clubes estrangeiros e até ao final do mês de Agosto será o próprio a decidir o seu futuro.



ABC critica "fuga" de Fábio Magalhães para o Sporting

"Muito mal vai o andebol", foi desta forma que o presidente do ABC, Luís Teles, reagiu ao Correio do Minho, quando confrontado a comentar a saída de Fábio Magalhães para o Sporting. Esta novela arrastou-se durante várias semanas, apesar do desfecho ser previsível, depois do atleta ter apresentado uma carta no clube para a rescisão unilateral ao abrigo da lei 28/98 dos contratos desportivos (art.º 29) que traduz o pagamento ao clube do valor que o atleta tinha a receber até ao final do contrato existente. Ou seja, o ABC vai receber o valor do subsídio que Fábio Magalhães teria a auferir no clube pelo contrato que tinha até Julho de 2010.

A administração da SAD do ABC emitiu ontem um comunicado "repudiando" a "atitude" do atleta e regista ainda "a falta de ética desportiva do clube que aliciando e contratando um atleta com contrato assinado de boa fé até ao final da época 2009/10, provocou este desenlace".
De acordo com o ofício do ABC "o andebol nacional e a presente época ficam marcados negativamente" com este precedente "quer no comportamento dos intervenientes na modalidade".

'Na verdade, o comportamento de alguns elementos deste clube contribuiu para uma situação seguramente rara ou inédita e demonstrativa de falta de escrúpulos que condenamos veementemente', refere o comunicado.
Fábio Magalhães, que ajudou a selecção de sub-21 a conquistar o sétimo lugar no Mundial do Egipto, tinha contrato com o ABC até final de 2009/2010, mas apresentou em Julho a carta de rescisão unilateral.
O clube minhoto recorda que ao longo da época 2008/2009 foi dado a Fábio Magalhães uma 'proposta de renovação do seu contrato por mais uma época, com aumento condizente com o elevado potencial demonstrado'.
'Foi transmitida a vontade do clube na melhoria significativa das suas condições para as época de 2008/2009 e 2009/2010, fruto de uma melhoria significativa no desempenho do atleta que o levou à Selecção Nacional A', refere o comunicado.
O ABC diz ainda que criou todas as condições para o jogador conseguir conciliar os estudos na Universidade do Minho, no curso de enfermagem, com os treinos bi-diários e competição ao mais alto nível.

Fábio Magalhães apresentou em Maio o pedido de desvinculação do ABC e em Julho, tirando partido de uma "janela" na lei dos contratos de trabalho desportivos, entregou a sua carta de rescisão unilateral.
O ABC lamenta ainda que, ao contrário dos regulamentos das ligas profissionais, que penalizam este tipo de situações, os da Federação de Andebol de Portugal (FAP) não as prevejam nem as enquadrem.

Correio Minho

Bruno3429

Sp. Braga segura Wanderley e tenta Adriano

O Sporting de Braga já chegou a acordo com o atacante Wanderley, que representa o Cruzeiro. Agora, a SAD arsenalista tem de chegar a acordo com o emblema brasileiro. Adriano, ligado ao FC Porto, é outro dos nomes em cima da mesa. De saída está Roland Linz, que deve rumar ao estrangeiro.

Diario Minho

Bruno3429

Andebol
ABC lamentou rescisão unilateral de Fábio Magalhães


O Clube bracarense condenou ainda a falta de ética do Sporting, clube pelo qual Fábio Magalhães assinou, no aliciamento do jogador.

"Na verdade, o comportamento de alguns elementos deste clube contribuíram para uma situação seguramente rara ou inédita e demonstrativa de falta de escrúpulos que condenamos veementemente", refere o comunicado do ABC.

Fábio Magalhães, que ajudou a selecção de sub-21 a conquistar o sétimo lugar no Mundial do Egipto, tinha contrato com o ABC até final de 2009/2010, mas apresentou em Julho a carta de rescisão unilateral, de acordo com a lei 28/98 do contrato desportivo, designadamente o art. 29.º.

"Consideramos que, com este precedente, o andebol nacional e a presente época ficam marcados negativamente, quer nas relações entre clubes, quer no comportamento dos intervenientes na modalidade", refere o ABC.

O clube minhoto recorda que ao longo da época 2008/2009 foi dado a Fábio Magalhães uma "proposta de renovação do seu contrato por mais uma época, com aumento condizente com o elevado potencial demonstrado".

"Foi transmitida a vontade do clube na melhoria significativa das suas condições para as época de 2008/2009 e 2009/2010, fruto de uma melhoria significativa no desempenho do atleta que o levou à Selecção Nacional A", refere o comunicado.

O ABC diz ainda que criou todas as condições para o jogador conseguir conciliar os estudos na Universidade do Minho, no curso de enfermagem, com os treinos bi-diários e competição ao mais alto nível.

Fábio Magalhães apresentou em Maio o pedido de desvinculação do ABC e em Julho, tirando partido de uma "janela" na lei dos contratos de trabalho desportivos, entregou a sua carta de rescisão unilateral.

O ABC lamenta ainda que, ao contrário dos regulamentos das ligas profissionais, que penalizam este tipo de situações, os da Federação de Andebol de Portugal (FAP) não as prevejam nem as enquadrem

Publico

Bruno3429

Fábio Magalhães rescinde contrato
ABC critica falta de ética dos Leões


O ABC lamentou e condenou esta quarta-feira a rescisão unilateral do andebolista Fábio Magalhães, que ajudou a selecção de sub-21 a conquista o sétimo lugar no Mundial do Egipto, bem como condenou a falta de ética do Sporting, clube pelo qual o jogador assinou.

"O comportamento de alguns elementos deste clube contribuíram para uma situação seguramente rara ou inédita e demonstrativa de falta de escrúpulos que condenamos veementemente", disse o ABC em comunicado.

Fábio Magalhães tinha contrato com o ABC até ao final da época 2009/10, mas no passado mês de Julho apresentou a  sua carta de rescisão unilateral.

Correio da Manhã

Bruno3429

"Não sirvo de escudo para ninguém..."
R. F.

Mal ouviu a questão sobre António Salvador, que o acusa de ter planeado mal o início de época do Sporting de Braga, Jorge Jesus olhou para o assessor Ricardo Maia e não conseguiu evitar um enorme sorriso irónico.

Colocou as mãos na testa, baixou a cabeça, e até deu a sensação de que nada iria responder. Puro engano, foi directo ao assunto. "Vocês [jornalistas] são homens do futebol e o que vou responder é que todos perceberam perfeitamente a sua intenção. Não tive nada a ver com a marcação do início da pré-época, nem com o agendamento ou organização do estágio do Braga. Só o seu presidente é que pode responder sobre isso ou outras ideias. Eu não sirvo de escudo para ninguém...", argumentou, acrescentando que não irá fazer mais comentários sobre o assunto.

O líder minhoto afirmou, também, que Jesus terá sido o culpado pelo número elevado de lesões ocorrido no plantel bracarense, no arranque da temporada. No entanto, o treinador encarnado já não falou sobre o tema, preferindo apenas centrar-se na nova equipa. Também não comentou o facto da equipa de Domingos ter sido afastada da Europa.

Jornal de Notícias

nandes




Adriano para fechar o arsenal  


Há espaço no plantel para um goleador e brasileiro é solução que está à vista. Riscado no Dragão, tem oportunidade de relançar carreira.

Os minhotos vão aproveitar as últimas oportunidades de Verão para arrumarem melhor o plantel à medida das ideias de Domingos Paciência e, nesta altura, a formação do Sp. Braga está aberta à entrada de, pelo menos, mais uma opção para o ataque.

Osvaldo acaba de chegar e pode oferecer aos nortenhos mais mobilidade na frente, aumentando, especificamente, a concorrência para Alan, mas no entendimento dos arsenalistas ainda há espaço para outra solução ofensiva, para um jogador com rotinas na caça do golo e, nesse segmento, o nome mais emergente é o de Adriano Louzada.

A boa relação entre os minhotos e o FC Porto é importante para a realização de qualquer negócio, mas não é menos fundamental a vontade do brasileiro, que nos últimos tempos recusou várias propostas, tanto de clubes portugueses como de outros emblemas europeus, optando por não jogar, mantendo, ainda assim, a ligação aos campeões nacionais.

In A Bola

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Bruno3429

Sporting rejeita acusações do ABC
LEÕES GARANTEM QUE O JOGADOR ESTAVA LIVRE 

 
O diretor-executivo das modalidades do Sporting, Mário Patrício, rejeitou a acusação do ABC de Braga de "falta de ética" na contratação do andebolista Fábio Magalhães.         

"O atleta estava livre, a equipa técnica entendeu que se trata de um valor seguro do nosso andebol e fizemos-lhe a vontade", afirmou Mário Patrício à Lusa.

Segundo este dirigente, o Sporting não quis, nem quer, "alimentar polémicas", tanto mais que "o atleta estava a competir ao serviço do país" no Mundial Sub-21 disputado no Egipto - onde ajudou Portugal a conquistar o sétimo posto.

Para o dirigente leonino, a história da contratação de Fábio Magalhães poderá ser um dia contada por ele aos netos:"Fizemos uma proposta ao ABC para aquisição do atleta, mas eles acharam que era demasiado baixa para os valores que pretendiam e recuámos". Em junho, Fábio Magalhães desvinculou-se do ABC e apareceu ao Sporting "livre", reavivando "o interesse" pelo atleta, o que culminou com um "acordo fácil entre as partes", garantiu Patrício.         

"Antes de ele ter rescindido unilateralmente com o ABC, voltámos a contactar o clube para chegarmos a um acordo, mas recusaram", revelou o diretor-executivo das modalidades dos leões. Posteriormente, depois de o clube de Alvalade ter sido contactado pelo atleta, procederam-se as diligências necessárias para confirmar que ele estava livre de qualquer vínculo com o clube minhoto.         

Diligências essas que consistiram em "contactar a Federação de Andebol de Portugal" para apurar se o jogador "estava livre de qualquer vínculo com outro clube", o que "foi confirmado" pelo organismo que rege a modalidade.         

O dirigente verde e branco considera que o Sporting "agiu corretamente" neste caso e que se limitou a "defender os seus interesses", tal como os responsáveis pelo ABC fizeram "para defender os seus", e que a contratação do andebolista só foi possível porque este "escolheu jogar no Sporting".         

Por fim, Mário Patrício elogiou a postura de Fábio Magalhães, "um jovem de grande valor", de apenas 21 anos e "enorme margem de progressão", com muito "para dar ao Sporting" no presente e no futuro, à medida que ganhar "maior maturidade e experiência".

Record

Bruno3429

Sporting recebe o líder Sp Braga e Benfica regressa a Guimarães

Na segunda jornada da Liga portuguesa de futebol, o Sporting recebe sábado o líder isolado da classificação, o Sporting de Braga, enquanto, domingo, o Benfica regressa a Guimarães e o FC Porto recebe o Nacional.

A surpreendente liderança do Sporting Braga (1-0 à Académica) ao fim da primeira jornada, marcada por sete empates e uma vitória apenas, irá ser testada na deslocação dos minhotos a Alvalade, perante um Sporting que vem de um empate (2-2) comprometedor com a Fiorentina, naquela que foi a sua melhor exibição desta época.

Se o resultado não foi positivo em relação ao desfecho do "play-off" de acesso à Liga dos Campeões, já a exibição realizada frente aos italianos restituiu confiança e moral a uma equipa que fez uma pré-epoca apagada e que tem o estímulo extra de poder pular para a liderança do campeonato, caso vença a equipa bracarense.

O Benfica volta a Guimarães, onde venceu por 2-0 recentemente para o Torneio daquela cidade, numa fase em que o seu treinador continua em estado de graça e os seus adeptos eufóricos com a promissora pré-epoca feita, apesar do inesperado empate (1-1) frente ao Marítimo na jornada inaugural no Estádio da Luz.

O tetracampeão em título FC Porto também não entrou com o pé direito na Liga, ao empatar em Paços de Ferreira e perder Hulk, que foi expulso, para os próximos dois jogos, o primeiro dos quais frente ao Nacional, no dragão.

A jornada arranca sexta-feira no Estádio do Algarve e vai pôr frente a frente os dois recém-promovidos da Liga de Honra, o Olhanense, de Jorge Costa, e a União de Leiria, de Manuel Fernandes.

Domingo, a Académica, única equipa que conheceu o sabor da derrota na jornada de abertura, vai poder rectificar essa entrada com o pé esquerdo frente a um Paços de Ferreira moralizado pelos dois pontos que roubou ao campeão.

O Marítimo, que foi à Luz travar o Benfica, e o Rio Ave recebem Leixões e Vitória de Setúbal, respectivamente, enquanto o Belenenses terá a visita da Naval 1.º Maio, numa partida que fechará a segunda jornada, segunda-feira.


O Jogo