News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Bracarense vs Braguista

Started by Luso, 13 de August de 2009, 19:23

Previous topic - Next topic

lipe

Eu nasci em Braga e torço pelo clube da minha cidade. Chamem-me Bracarense e/ou Braguista o orgulho é ENORME. Percebo o que certos foristas defendem.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

d0z3

Sou Bracarense, nasci Bracarense. não preciso de um termo inventado à pressão para me distinguir de alguém. Todos são livres de ter as suas opções pessoais e sou contra este distanciamento da cidade porque afinal o nosso clube vive de adeptos da cidade e nascidos na nossa cidade. Acho que queremos tapar o sol com a peneira.

Manuel Pereira

Bracarense-arsenalista-braguista-braguismo.
Óptimo a discussão continua, só que infelizmente, com muito comentário e pouca discussão.
Há grande distanciamento da cidade em relação ao clube, todos de acordo.
Só que era o que faltava agora era alguém dizer ou pelo menos sugerir que  o braguismo pode contribuir para esse afastamento.
Braguista soa mal? É possível!
O termo "braguista" é como o vinho verde tinto: "no início estranhasse, depois entranha-se".
O termo é recente está a fazer o seu percurso normal.
Ainda não está nos dicionários da língua? Penso que é uma questão de esperar pela(s) próxima(s) revisões e o problema fica resolvido.
Foi uma colagem a outros "ismos"? É um daqueles palpites ditos com ares doutorais "neotomistas". Até podia ter sido que não vinha mal ao mundo mas por acaso foi ao contrário.
Um dos termos que no início foi ventilado foi "bracarista" entre outros. Mas "braguista" acabou por ser mais ou menos consensual, dos que vieram à baila foi o que melhor se ajustava a necessidade sentida.
Um conjunto de adeptos do Sporting Clube de Braga achou que faltava um termo que expressasse (sem equívocos) a sua condição de adeptos do clube, entenderam que "bracarense" não era o termo, dado que bracarense é o natural de Braga.
Bracarense pode expressar as duas coisas as duas situações Natural de Braga e também adepto do Sporting Clube de Braga? Evidentemente que sim mas a confusão é possível!
No último número do Jornal do Sporting Clube de Braga o Presidente António Salvador dá um enorme contributo a causa escrevendo explicitamente braguistas e não bracarenses.
A que não o queira usar? Pois não usa!
É menos adepto do Sporting Clube de Braga? Claro que não!
... Não tem problema, não gosta não come, deixa no lado do prato!
Arsenalista, foi o termo que a comunicação social criou para os adeptos do Sporting Clube de Braga.
Parece que nunca teve grande aceitação por parte dos adeptos. Por ter conotações bélicas? Porque Londres é distante e não está muito no imaginário bracarense? Não sei nem julgo que seja importante.
O termo braguista é e será usado por quem ache que ele acrescenta algo, que no meu caso julgo que é algo muito importante.
Tem cada vez mais gente a identificar-se como tal.
A primeira prova do seu sucesso é precisamente a existência deste tópico.
Se fosse para morrer "de causas naturais" já tinha acontecido, por "causa não natural" não acredito.
O termo é ainda uma criança, uma criança que esta a crescer e a ficar cada vez mais robusta, vai amadurecer vai envelhecer e com tudo vai morrer, só que é muito provável que a sua morte não aconteça no século XXI.

Saudações braguistas

(S)oon(C)hampion(B)raga

quanto a esta questão para mim é-me totalmente indiferente o nome bracarense ou braguista.

ou até mesmo braguense ou braguês.

a questão é que o termo/palavra braguista tal como os termos benfiquista, sportinguista e portista, como aqui já foi dito, é propensa a piropos, tal como:

"em cada benfiquista há um chupista"

já muito apreguado pelos estádios de portugal afora e que se pode associar a qualquer denominação acabada em ISTA

e que, sinceramente, este topico é uma questão sem a mínima importância, tirando o facto do termo "braguista" poder se associado com conotações negativas como já foi dito, ao contrario do termo/palavra bracarense, e as citadas por mim braguense e braguês
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

mágicoBRAGAallez


krugger

Quote from: Adepto on 17 de August de 2009, 02:30
quanto a esta questão para mim é-me totalmente indiferente o nome bracarense ou braguista.

ou até mesmo braguense ou braguês.

a questão é que o termo/palavra braguista tal como os termos benfiquista, sportinguista e portista, como aqui já foi dito, é propensa a piropos, tal como:

"em cada benfiquista há um chupista"

já muito apreguado pelos estádios de portugal afora e que se pode associar a qualquer denominação acabada em ISTA

e que, sinceramente, este topico é uma questão sem a mínima importância, tirando o facto do termo "braguista" poder se associado com conotações negativas como já foi dito, ao contrario do termo/palavra bracarense, e as citadas por mim braguense e braguês

Acho k são promenores....

MAs se falarem, deixa falar, é pk já incomodamos.....