News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 14/08

Started by Bruno3429, 14 de August de 2009, 07:30

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Wanderley: «É de Portugal? Não há novidades...»
AVANÇADO ANSEIA PELA ACORDO COM O CRUZEIRO 

   
"É de Portugal? Não há novidades..." Eram 21.50 de ontem quando Wanderley falou, pela primeira vez, sobre a sua possível transferência para o futebol português. Record chegou à fala com o avançado de 20 anos do Cruzeiro através de António Melane, jornalista do estado de Minas que lhe passou o telemóvel logo após o treino da tarde, na Toca da Raposa. E Wanderley acabou por abrir o coração. "Quero muito ir para Portugal e jogar no Sp. Braga. É um clube grande e que luta pelos primeiros lugares do campeonato", resumiu, confessando-se ansioso:"Os clubes estão a conversar e o Sp. Braga é uma boa vitrina para mostrar as minhas qualidades na Europa. Uma vez que o Cruzeiro está na disposição de me vender ou emprestar, pode ser que tudo se resolva. Luto por isso."

Com o Cruzeiro, o avançado tem mais 3 anos de ligação, tendo iniciado a mesma há um ano quando um grupo de empresários o adquiriu ao Ponte Preta por cerca de 800 mil euros e o colocou no Cruzeiro. A maior fatia do seu passe pertence ao clube de Minas Gerais, mas a empresa Energysports e o empresário André Cruz (antigo central do Sporting) também têm percentagens.

Até ao momento, no Cruzeiro, realizou 21 jogos e marcou 4 golos. Não é um rendimento brilhante, daí a disposição do clube em recuperar investimento. E o Funchal era o seu destino. "Acabei de fechar negócio com o Marítimo, vendendo 40 por cento do passe por 750 mil euros", chegou a dizer Eduardo Maluf, responsável do Cruzeiro. A verdade é que o negócio não evoluiu e o Sp. Braga está agora perto de o conseguir. "Acho que vai dar certo. Entre o Sp. Braga e o atleta não há problema", garante André Cruz, o empresário que o "criou" até aos 14 anos, em Campinas, na Escola de Futebol Chuteira de Ouro.

Record

Bruno3429

Viana deve poder jogar

Hugo Viana ainda não tem certificado internacional, mas tudo aponta para que este chegue hoje, a tempo de viabilizar a utilização do jogador amanhã. A notícia agrada a Domingos, que entende que o último reforço da equipa já tem condições para ser convocado, o que não significa que esteja em pleno e pronto a jogar 90 minutos.


Internacionais aceleram

Eduardo e Meyong já integraram a sessão vespertina de ontem. Regressados das respectivas selecções, aceleraram para não perderem mais treinos para o jogo com a Académica. O caso do português é gritante, uma vez que aterrou no Porto muito perto da hora do apronto. O venezuelano Peña já estará hoje na selecção de sub-20.


Wanderley num impasse

O negócio por Wanderley está num impasse. O Braga continua a ter no brasileiro o preferido para o ataque, mas da parte do Cruzeiro ainda não há cedência no que respeita aos valores a pagar. Os esforços junto do empresário do jogador continuarão a ser feitos, mas a SAD tem outros jogadores em carteira, para o caso de não conseguir assinar com o brasileiro.


Briosa é a melhor amiga para abençoar estreia
ANDRÉ MORAIS

As ironias que os sorteios quase sempre reservam não podiam ter sido mais certeiras no que toca ao Braga. Domingos Paciência estreia-se pelos minhotos na Liga Sagres contra o clube que o projectou decisivamente como treinador: a Académica. Um sinal aparentemente positivo, visto que o conhecimento do treinador sobre os jogadores da Briosa é quase total e isso pode ajudar a delinear uma estratégia bem sucedida. Domingos bem precisa de uma vitória, para que os adeptos e a própria equipa esqueçam definitivamente a desilusão europeia e embalem para um campeonato que nos objectivos de SAD, treinadores e jogadores ninguém admite abaixo do quarto lugar.

Se a Académica surge neste plano como adversário ideal, uma breve resenha histórica encarrega-se de o confirmar. Os estudantes não ganham em Braga há exactamente 42 anos. Objectivamente não podemos dizer que sejam a equipa da Liga Sagres com maior jejum na terra do Bom Jesus, mas na prática é disso mesmo que se trata. Nacional e Naval nunca ganharam em casa do Braga, mas são recentes primodivisionários e isso parece justificação suficiente. Depois há ainda o Olhanense, que durante 34 anos não teve sequer a oportunidade de o tentar, uma vez que andou sempre por escalões secundários. Em termos absolutos, também poucas equipas têm sido tão simpáticas para os bracarenses como a Briosa. Desde 2002/03 que o Braga não perde com este adversário, seja no Minho ou em Coimbra. E há 12 jogos consecutivos que marca sempre.

Por tudo isto, Domingos pode ter esperança num grande arranque. Até porque a Académica não está num plano físico superior como o Elfsborg e porque a própria equipa está mais serena e identificada com os novos métodos de treino e esquemas de jogo. Desta vez houve tempo para ensaiar o onze.


Equipas há mais tempo sem ganhar em Braga

CLUBE ÚLTIMA VITÓRIA

Nacional Nunca ganhou

Naval Nunca ganhou

Olhanense 1948/49

Académica 1966/67

Rio Ave 1999/00

Belenenses 2001/02


Equipas há mais tempo sem ganhar ao Braga

CLUBE ÚLTIMA VITÓRIA

Naval Nunca ganhou

Olhanense 1948/49

Académica 2002/03

Nacional 2005/06

Belenenses 2006/07

Paços de Ferreira 2006/07

O Jogo

Bruno3429

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE DOMINGOS PACIÊNCIA SEXTA-FEIRA ÀS 16H30  

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, estará na sala de imprensa do Estádio AXA sexta-feira, dia 14 de Agosto, às 16h30, para projectar o encontro com a Académica, a contar para a primeira jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam depois, às 17h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

SCBraga

Bruno3429

Futebol: Arranque das competições oficiais
Direitos televisivos da Liga valem 50 milhões


Os direitos televisivos detidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a época 2009/2010 valem cerca de 50 milhões de euros. Segundo fonte da Liga, "trata-se de um valor indicativo que resulta do somatório dos montantes pagos aos vários clubes das I e II Ligas". Segundo apurou o CM, o Benfica é quem mais recebe, cerca de oito milhões por época, e os recém-promovidos União de Leiria e Olhanense vão arrecadar 1,2 milhões cada um.


São números que ficam muito aquém dos praticados no campeonato espanhol, onde só o Real Madrid ganha, por época, 114 milhões de euros. Em Inglaterra, a Premier League vendeu os direitos em bloco por 3,331 milhões de euros para os próximos 3 anos e a Liga italiana prepara-se para arrecadar um mínimo de 895,8 milhões de euros em direitos TV relativos à época de 2010/11 e um mínimo de 927 milhões de euros relativos a 2011/12.

Pela primeira vez serão transmitidos pela televisão dois jogos da II Liga todas a semanas. O pontapé--de-saída deu-se ontem com Beira-Mar-Sporting da Covilhã, transmitido pela Sport TV1.

"Empenhei-me pessoalmente na transmissão dos jogos da Liga Vitalis (II Liga), porque é preciso reforçar a visibilidade dos patrocinadores daquela competição e dar novas oportunidades aos jogadores mais jovens", afirmou ao CM o presidente da Liga, Hermínio Loureiro.

A Sportinveste licenciou os direitos de transmissão dos jogos da Liga à Sport TV, empresa de Joaquim Oliveira, que, por sua vez, os sublicenciou à RTP por cerca de 16 milhões de euros em dinheiro, aos quais foi acrescentada a cedência de transmissão dos Jogos de Pequim (em Agosto do ano passado) e alguns jogos da fase final do Mundial de 2010 na África do Sul. No total, o pacote em jogo valerá cerca de 20 milhões de euros. O negócio, assinado em Julho do ano passado e válido para duas épocas, dá o direito à Sport TV de fazer a primeira escolha, nos jogos a transmitir em cada jornada. A RTP tem a segunda escolha e direito a um jogo dos grandes por cada jornada. A Sport TV escolheu transmitir os jogos do Benfica nas duas próximas Jornadas, enquanto a RTP optou pelo Sporting, que vai ao Nacional da Madeira no domingo e depois recebe o Braga.

2,5 MILHÕES NOS ESTÁDIOS

A assistência acumulada dos jogos da Liga na época passada cifrou-se em quase 2,5 milhões de pessoas (o número exacto foi 2 493 658), de acordo com os dados oficiais revelados pela Liga de Clubes. A média de espectadores por jogo foi de 10 390, o que representou uma quebra face aos 11 212 da época 2007/08. O FC Porto foi o clube que mais espectadores registou em casa nas duas épocas, seguido de Benfica e Sporting. Os três grandes representam cerca de 60 por cento do total.

SAIBA MAIS
ESTRELA FOI O PIOR


O clube que registou pior assistência na época transacta foi o Estrela da Amadora com 19 213 espectadores em 15 jogos, menos do que a assistência dos grandes numa só partida.

581 443

Foi o total de espectadores que assistiram aos jogos da Liga do FC Porto no Dragão na época passada, o que dá uma média de 38 763 por partida. Pelo segundo ano o FC Porto liderou.

535 480

As partidas do Benfica no Estádio da Luz a contar para a Liga foram presenciadas por este número de espectadores. A média de espectadores dos encarnados foi de 35 698.

SPORTING EM TERCEIRO

O Sporting foi o clube grande com menos espectadores em casa nos jogos da Liga. A assistência acumulada foi de 397 756, o que dá uma média de 26 517 por encontro.

8

Número de clubes da Liga inglesa cuja média de assistência por jogo foi superior à do FC Porto. São eles Man. United (lidera com média de 75 034), Arsenal, Newcastle, Liverpool, Man. City, Chelsea, Sunderland e Aston Villa.

344 902

A Liga de Honra teve este número de espectadores acumulados na época transacta, o que dá uma média de apenas 1437 pessoas por cada uma das 240 partidas da competição.

ÁRBITROS MAIS RIGOROSOS COM VIOLÊNCIA

Os árbitros têm indicações para serem mais rigorosos na punição de lances violentos, principalmente as cotoveladas em bolas disputadas por alto. Contestar o árbitro ou pedir cartão amarelo para um adversário será também sancionado de forma mais rigorosa.

Segundo Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, estas foram algumas das recomendações dadas aos juízes para esta época, com o objectivo de "combater o jogo violento".

O dirigente afirmou que os árbitros terão maior atenção ao "uso de cotovelos nas entradas no ar, em salto, que possam fazer perigar a integridade física, nomeadamente na cara dos jogadores".

Vítor Pereira revelou ainda que foi pedido mais rigor em "questões de carácter comportamental". "Quando o jogador contesta decisões do árbitro é imediatamente advertido, assim como quando pede, agitando a mão, um cartão amarelo para o adversário", afirmou.

Os árbitros foram também instruídos para prestar especial atenção aos "agarrões e empurrões dentro da área, nos pontapés-de-canto e livres".

Vítor Pereira acredita que nesta época os árbitros serão mais contestados porque "a luta pelo título será mais apertada, tal como a luta pela Europa, onde haverá menos lugares". Em entrevista à Lusa, o dirigente estabeleceu um objectivo: "Vamos arbitrar cerca de 500 jogos e se se conseguir que em menos de 50 haja influência directa no resultado será um número interessante."

Correio Manhã

JotaCC

Wanderley complica-se

O Sp. Braga continua no mercado mas o reforço da consistência da equipa depende sempre do possível volume de vendas que o clube pode realizar antes do fecho das inscrições.

Atendendo ao eco da temporada passada, os jogadores mais valiosos do plantel são Eduardo, João Pereira, Rodriguez e o internacional camaronês Meyong, mas até agora não surgiu qualquer proposta concreta relativamente a estes jogadores.

Realizar uma maquia considerável (dois milhões de euros) com a venda de qualquer destes nomes daria para um investimento simpático e para o generoso aumento de competitividade da equipa, sobretudo a nível ofensivo. É dentro dessa determinação — vender antes de comprar — que se afigura por agora bastante complicada a aquisição do brasileiro Wanderley, dos quadros do Cruzeiro.

A BOLA

Bruno3429

ANÁLISE: Cinco dúvidas sobre a Liga (I)
O penta e os objectivos dos clubes médios



Penta ou nem por isso?
A dúvida maior, evidentemente.


No dia em que começa a Liga, acho que o F.C. Porto fez o suficiente para partir de consciência tranquila. Pode não chegar ao penta, claro, mas estruturou-se para o tentar. Seria melhor ter Lucho e Lisandro (a propósito, é capaz de ser hoje o segundo melhor jogador argentino, a seguir a Messi e, para mim, à frente de Aguero), mas existem opções que fazem sentido. Podem falhar, mas isso pode sempre suceder. Lucho, por exemplo, chegou a Marselha fez um autogolo e lesionou-se. De caminho juntou dinheiro que deveria ser suficiente para melhorar os resultados financeiros e garantir equilíbrio em caso de para o ano não haver Liga dos Campeões.

O Sporting também fez o essencial: manteve a estrutura e garantiu que não haverá abalo financeiro. Tem jogadores com boa margem de progressão, aposta num princípio de época sem casos e na solidez da relação presidente-treinador. Pouco empolgante? Sem dúvida, mas pode funcionar.

O Benfica arrisca tudo. Novos jogadores, dinheiro e o regresso a uma receita antiga: um treinador português. Antes Fernando Santos, agora Jorge Jesus. Quem viu a equipa jogar na pré-época diria que grande parte do trabalho está realizado. Por mim, continuo a achar que é cedo.

Já o disse em outro artigo: não acho que qualquer dos grandes tenha melhorado de forma significativa o valor do plantel. Mas isso não significa que não possam construir equipas mais fortes e, sobretudo, jogar mais futebol. Quem souber ler perceberá a ideia, estou seguro.


2.Domingos fará melhor do que Jesus?

Por ingenuidade ou excesso de confiança, Domingos colocou-se numa posição incómoda. O Sp. Braga está obrigado a fazer melhor do que na época passada ou o fantasma de Jorge Jesus perseguirá treinador e dirigentes. Mas a questão é mais abrangente. Será que os clubes médios estão em condições de fazer melhor do que os grandes, como num passado recente? Sinceramente, duvido. Olho para Sp. Braga, V. Guimarães, Nacional e Marítimo e não vejo a força de outras temporadas. Não acho que sejam más equipas ou que tenham treinadores fracos. Nada disso. Só não sinto a ambição e a solidez. Sem o Boavista, com V. Setúbal e Belenenses a apostarem apenas na sobrevivência, falta um projecto novo. Falta convicção. E talvez dinheiro, claro.


3.Quem serão os melhores?

Candidatos a futebolista do ano há muitos. Todos os reforços do Benfica, para os adeptos «encarnados». Caicedo, Matías Fernandez, ainda João Moutinho e Liedson, para os sportinguistas. Outra vez Bruno Alves, Hulk, Raul Meireles e um ou outro argentino para os portistas. O conceito de melhor jogador da Liga é diferente para treinadores, adeptos e jornalistas. Se olharmos para as escolhas dos últimos três anos (Simão Sabrosa, Lucho Gonzalez e Bruno Alves) percebemos que os técnicos gostam de verdadeiros futebolistas de equipa. E também reparamos que nunca ninguém conseguiu vencer no primeiro ano de campeonato. O que nos leva para nomes que já andam por cá. Bruno Alves, sem dúvida. Mas também Raul Meireles e Hulk. Quem sabe Rodriguez, se não tiver lesões. Apostar em Fernando talvez seja arriscado. No Sporting, Liedson ou João Moutinho. Difícil ver outro. No Benfica, Luisão será sempre uma boa escolha, assim como Cardozo e até Aimar, se redescobrir a regularidade. Só uma vez o melhor do ano não pertenceu ao campeão.


Maisfutebol

JotaCC

Vender antes de garantir Wanderley

Os bracarenses estão à procura de reforços para assegurar uma consistência suficiente para garantir um lugar nas competições europeias da próxima época mas é provável que os "arsenalistas" tenham de vender primeiro antes de ir ao mercado.

Com as prestações da temporada transacta, os jogadores mais cotados dentro da formação de Domingos Paciência são Eduardo, João Pereira, Rodriguez e Meyong mas, até à data, ainda não surgiram quaisquer propostas por estes jogadores.

Uma eventual venda de qualquer um destes activos, avaliada em dois milhões de euros, possibilitaria a compra de um reforço atacante para um sector debilitado na equipa bracarense. Nesse sentido, é muito provável que o Sp. Braga venda um dos seus jogadores mais valiosos antes de ir ao mercado brasileiro em busca de Wanderley, avançado brasileiro do Cruzeiro.

O JOGO

JotaCC

«A equipa está melhor» - Domingos

O técnico do Sporting de Braga, Domingos Paciência, considera que a «equipa está melhor» e por isso tem como objectivo «iniciar o campeonato a vencer a Académica», que reconhece ser uma formação muito «difícil» de defrontar.

«A equipa está melhor do que há duas semanas atrás, está mais entrosada e há jogadores que estão em melhor momento de forma», explicou o treinador dos arsenalistas.

Para Domingos, objectivo para a primeira jornada da Liga passa por «vencer a Académica», equipa que treinou de 2007 a 2009. «É uma equipa difícil que joga muito bem fora de casa e joga bem no contra-ataque», referiu o técnico.

Depois de falhado o objectivo de aceder à fase de Grupos da Liga Europa, devido à eliminação na terceira pré-eliminatória diante o Elfsborg, Domingos assumiu que «agora a equipa vai aplicar-se nas competições nacionais e fazer o melhor possível».

A BOLA

JotaCC

Domingos: "Estamos mais entrosados"

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, disse esta sexta-feira que a "equipa está melhor e tem como objectivo inicial, começar o campeonato a vencer a Académica", que considera um obstáculo difícil de defrontar.

Domingos acrescentou ainda a ideia que "A equipa está melhor do que há duas semanas atrás, está mais entrosada e há jogadores que estão em melhor momento de forma".

Para o técnico dos "arsenalistas", o desejo por agora passa por ganhar aos "estudantes", formação que orientou entre 2007 e 2009. "É uma equipa difícil que joga muito bem fora de casa e joga bem no contra-ataque", finalizou.

Para Domingos Paciência, o objectivo é fazer uma boa figura nas competições nacionais dado que a passagem à fase de Grupos da Liga Europa, ficou pelo caminho.

O JOGO

JotaCC

Domingos: «A equipa está mais confiante»
TÉCNICO DO BRAGA ASSEGURA QUE O RITMO É OUTRO
      
O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, afirmou na antevisão da 1.ª jornada do campeonato, que "a equipa está muito melhor do que há duas semanas, mais confiante e com outro ritmo", razão pela qual está "preparada para começar o campeonato".

O técnico anunciou que o Sporting de Braga será "uma equipa diferente" da eliminatória da Liga Europa frente ao Elfsborg, visto que tem mais duas semanas de trabalho e um total de 6 jogos que a tornaram "mais solta e com mais velocidade".

"Sinto que a equipa está muito mais confiante", repisou o treinador que substituiu Jorge Jesus no comando técnico dos arsenalistas.

O sorteio ditou que o primeiro adversário do técnico seja precisamente a sua anterior equipa, mas Domingos desvalorizou a vantagem de conhecer bem a equipa de Coimbra.

"Pelos dois anos que lá passei conheço bem a Académica, que é uma equipa difícil, sobretudo a jogar fora, com jogadores rápidos nas transições, referiu o atual treinador do Sp. Braga, para quem começar o campeonato em casa "é bom", apesar das dificuldades que espera encontrar frente à anterior equipa.

Sobre a eliminação da Liga Europa, Domingos Paciência lembrou que o sorteio "não foi favorável", reconhecendo ter ficado "triste pelo falhanço por não ter atingido a fase de grupos" dessa competição europeia, que era "um dos objectivos da época".

Esquecido esse objectivo, Domingos aponta outros que passam "pela aposta nas competições internas", campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Questionado sobre se a equipa pode tirar vantagens da precoce eliminação europeia, poupando esforço e concentração para a Liga, o treinador disse "não querer pensar que há derrotas que venham por bem", mas admitiu que "há jogos complicados a seguir às competições europeias".

Para a receção aos "estudantes", sábado, às 21:15, o treinador promete alterações na equipa titular, uma vez que havia "jogadores lesionados que agora podem ser opção".

Sobre eventuais reforços, Domingos Paciência hesitou na resposta, mas esclareceu que "o plantel se mantém em aberto até ao fim do mês", quer para saídas quer para entradas.

"Estamos a trabalhar para estruturar a equipa o mais rapidamente possível, mas é natural que até 31 de Agosto possam surgir saídas e entradas", rematou.

RECORD

JotaCC

Domingos convoca 18 para o «reencontro» com a Académica
Treinador do Sp. Braga não pode contar com três jogadores por lesão.

Domingos Paciência chamou 18 jogadores para o encontro entre o Sp. Braga e a Académica, a primeira partida da Liga 2009/10, informa o site oficial do clube.

O técnico não pode contar com Filipe Oliveira, que recupera de uma mialgia, Peterson, que foi operado, e Linz, que faz tratamento e trabalho condicionado no ginásio, devido a síndrome femoropatelar.

Convocados
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: João Pereira, Frechaut, Paulão, Rodriguez, Moisés, Evaldo;
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Hugo Viana, Diogo Valente;
Avançados: Matheus, Alan, Yazalde, Paulo César e Meyong.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Hugo Viana estreia-se em convocatórias oficiais

O técnico Domingos Paciência optou por chamar 18 jogadores para a recepção de sábado à Académica, com destaque para a estreia de Hugo Viana nas convocatórias dos bracarenses.

Domingos deixou de fora por opção deste embate com os «estudantes» os seguintes jogadores: os defesas Ney e André Leone e os médios Fernando Alexandre, Kalaba e Possebon.

Também de fora, mas por lesão, ficaram o defesa Filipe Oliveira, o médio Joseph Peterson e o ponta-de-lança Roland Linz.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo, Kieszek;

Defesas: João Pereira, Frechaut, Paulão, Rodriguez, Moisés, Evaldo;

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana;

Avançados: Matheus, Diogo Valente, Yazalde, Paulo César e Meyong.


A BOLA