News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/07

Started by JotaCC, 06 de July de 2009, 06:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

César Peixoto: «Exigem muito de mim»
NÃO VACILA PERANTE ALGUMAS CRÍTICAS
   
"Tira o César Peixoto" - com origem na bancada junto aos bancos, este foi um dos gritos mais ouvidos durante a última época, sempre da boca do mesmo adepto. Mas Jorge Jesus quase nunca lhe deu ouvidos e o visado acabou por ser um dos jogadores mais utilizados do plantel e com melhor rendimento.

Aos 29 anos, César Peixoto não acusa as críticas e considera que tem ainda muito mais para dar. "Estou sempre descontente com o que faço, quero sempre mais e mais e estou, por isso, esperançado em fazer uma época ainda melhor do que a do ano passado", referiu a Record. "Fizemos uma época de grande nível mas a equipa base está cá e temos todas as condições para fazermos outra boa época", acrescentou.

"Tenho a noção que o meu tipo de futebol pode não agradar sempre aos adeptos. Tanto me consideram um grande jogador como logo a seguir já me criticam, o que acontece porque as pessoas exigem muito mais de mim, se calhar mais do que qualquer outro colega, o que talvez se explique com o facto de ter passado por grandes clubes", desenvolveu.

"Obviamente, sinto as críticas, sou humano, mas não irei mudar a minha forma de jogar pois não sei jogar de outra maneira e foi assim que tenho conseguido uma boa carreira", sublinhou, desconfiado de que esse percurso "podia ter sido melhor se não tivessem acontecido algumas lesões". O fim ainda está longe, porém. "Ambiciono mais um bocado e os apupos ou os aplausos não me afetam, é algo que faz parte do futebol", concluiu.


RECORD

JotaCC

Linz fica no Minho

Está desfeito o mistério, pelo menos por enquanto, uma vez que o próprio reconhece que depois de começar a competição tudo pode mudar de figurino. De qualquer forma, até Dezembro, Linz garante que vai ficar em Braga. "Vou continuar. Adorei a primeira semana e estou muito optimista. Fico aqui", disse.

A SAD não enjeitará propostas, mas de momento não há nada em carteira. E a vontade de Domingos é contar com o austríaco, porque sabe que só ele e Meyong poderão interpretar à risca uma táctica com apenas um avançado, goleador de preferência. A menos de um ano de terminar contrato, Linz também já meteu na cabeça que o melhor é fazer uma grande época para, com o passe na mão, poder escolher um bom clube, que até pode ser o Braga, desde que se sinta feliz e António Salvador o convide a renovar. "É muito cedo para se saber. Só depois de ver como me corre a época é que poderei saber se tenho interesse ou não", clarificou.

A mudança para o Grasshopers, a meio da época transacta, foi boa para o jogador recuperar confiança, mas a liga suíça não ofereceu valorização. De tal forma que propostas concretas só do Japão, Chipre e Turquia, todos campeonatos secundários e para os quais Linz só avançaria com um ordenado milionário. Brilhar em Braga é o melhor caminho para relançar o seu nome e voltar à selecção, onde não joga desde o Euro'2008.

"Estou muito motivado. Estou a gostar do comportamento dos colegas e da equipa técnica, mas o que mais me agrada são os treinos, bem ao meu estilo", explica. E com razão. No sábado, por exemplo, levou com um banho de remates à baliza, precisamente aquilo que mais gosta de fazer. "Os treinos têm muita bola e jogos entre várias equipas. São sempre virados para o ataque e divertidos. Eu adoro", prosseguiu. "Disseram-me que Domingos foi um goleador no passado. Se calhar é por isso que treina assim. A verdade é que todo o grupo gosta", encerrou.

Apesar de o novo treinador trabalhar preferencialmente em 4x3x3, o jogador diz-se apostado em provar que Jorge Jesus estava errado quando disse que Linz não poderia jogar em 4x4x2. "Jogo em que sistema o treinador quiser. E não tenho um modelo preferido. Quero é jogar", frisou.

Para já, parte em vantagem sobre Meyong, uma vez que este ainda não está completamente recuperado.



Peña ainda à procura do ritmo certo

Louis Angelo Peña é, diariamente, o jogador que mais curiosidade desperta junto dos adeptos que avidamente querem conhecer as caras novas. Ney, Fernando Alexandre e Diogo Valente são conhecidos no meio e só o venezuelano é uma novidade completa. Penã apresenta bons índices físicos, naturais de quem esteve a competir recentemente, mas ainda procura o ritmo certo de jogo. O futebol europeu é muito mais rápido do que o sul-americano e dispensa os preciosismos a que o craque está habituado. Tecnicamente o jogador já deu provas de grande qualidade e mostrou também que é ambidestro, tal como Luis Aguiar, o 10 que vem substituir. A integração táctica é agora fundamental para se averiguar se pode ou não entrar directamente na primeira equipa ou se terá de esperar.

Na Venezuela, Peña jogava quase sempre num 4x4x2, com linhas paralelas, o que lhe dava muito espaço para pensar entre o meio-campo e o ataque. Em Braga será mais apertado pela pressão adversária e estrategicamente deverá funcionar como médio interior, com a responsabilidade também de fechar as subidas dos laterais.



Rodriguez e Kalaba hoje

A sessão vespertina de hoje já deve contar com as presenças de Rodriguez e Kalaba, uma vez que o dia 6 foi a data limite oferecida pelo Braga para o prolongamento das férias dos jogadores internacionais por Peru e Zâmbia, respectivamente. Possebon  é que não deve trabalhar. O ex-Manchester United aparecerá na quarta-feira.


Mais três emprestados

Três dos melhores produtos da última equipa júnior já terão colocação na II Divisão. O médio brasileiro Wanderson e o também médio Edu deverão rumar ao Ribeirão, ao abrigo do protocolo existente com o Braga. Já o avançado Zé Manel, que jogou contra o FC Porto na última jornada da Liga Sagres 2008/09, vai representar o Merelinense.


Regresso em dose dupla


Depois da folga de ontem, Domingos arranca hoje com a segunda semana de preparação, que inclui o primeiro jogo-treino da pré-época, quinta-feira contra o Freamunde. Até lá haverá sempre doses duplas, a começar por hoje, às 10 e 17 horas. Há quatro lesionados para reavaliar: Matheus, Jorginho, Petersson e Moisés.

O JOGO

JotaCC

Uma nova equipa já ao ataque


É uma nova equipa já ao ataque e à imagem da próxima época. Ao fim de uma semana de trabalhos, Domingos Paciência começa a dar forma a um plantel ainda 'pesado' e com jogadores excedentários, mas já com o selo do novo treinador. Apesar das indefinições - há 30 atletas no grupo - na nova equipa começam já a notar-se quebras com o passado e desenha-se, aos poucos, um Sp. Braga à imagem de Domingos Paciência.

O treinador exige dedicação, serenidade durante os treinos, empenho, uma equipa personalizada e com futebol de ataque, e as primeiras sessões de trabalho da época têm mostrado isso mesmo. Longas horas carregadas de esforço e golos.

Aliás, o último treino da primeira semana de trabalho da era Domingos revelou-se a primeira sessão táctica da época, com o técnico a testar o esquema que deverá apostar em Braga: 4x3x3, alternando, no entanto, com experiências em 4x4x2, mas sempre com o alvo apontado ao ataque. E os jogadores têm dado espectáculo e revelam pontaria afinada na direcção da baliza.

Com especial destaque às movimentações com extremos, Domingos exige rapidez nas transições e testou um conjunto que poderá mesmo ser candidato nas primeiras escolhas da nova é poca: João Pereira, Ney, Leone e Evaldo na defesa; Vandinho, Mossoró e César Peixoto no meio-campo; Alan e Diogo Valente nas alas e Meyong no eixo.

A verdade é que Domingos tem soluções de sobra para todos os sectores e um longo leque de opções, num processo de selecção ainda sem fim à vista nesta primeira fase. A única certeza é que estes 30 jogadores partem para o estágio de pré-época, que decorre em Portimão, a partir de quinta-feira.

Dispensas de jogadores só depois do estágio

O empréstimo de Stélvio à União de Leiria deixa o plantel do Sp. Braga com 30 jogadores, número que não deverá emagrecer nos próximos dias. Domingos Paciência tem um vasto leque de atletas e um processo de selecção ainda sem fim à vista, mas certo é que o novo técnico pretende observar os atletas durante o estágio de pré-época em Portimão e, só depois, é que estão previstas decisões no capítulo de dispensas de jogadores.

Para Portimão - onde irá decorrer o estágio até ao dia 18 - o técnico vai levar os 30 jogadores. Nesta fase, a certeza é de que, pelo menos, cinco atletas vão prosseguir carreira em outros clubes, por empréstimo ou venda de activos como Eduardo, João Pereira ou Evaldo.



ABC: Novos talentos para singrar


Está em marcha um processo de reformulação no plantel do ABC para a época 2009/10. No seio dos adeptos constata-se alguma apreensão face a saída de jogadores como José Costa (Pilotes Posada), Dario Andrade (FC Porto) e Hugo Rocha (Sporting). Estes jogadores foram os pilares na última época, mas a sucessão já está a ser preparada com o devido rigor. Fazendo jus à condição do clube com uma excelente escola da formação, o ABC abre as portas aos jovens da cantera.

Mário Antunes, Fábio Peixoto, Hugo Rosário e João são alguns jovens que estão na forja para darem o salto para a equipa principal. "Esta história dos ciclos não não nos assusta. O ABC sempre foi um clube de projecção para os mais jovens. Em 2004, por exemplo, também vimos sair grandes jogadores, mas entraram outros que acabaram por singrar. Recordo que saiu o Álvaro Martins e entrou o Dario Andrade, saiu o Galambas e entrou José Costa, perdemos o Kostesky e ganhamos o Luís Bogas" — sustentou Luís Teles — "não nos causa qualquer problema o fecho do ciclo", sublinhou o presidente do ABC.

Para Luís Teles, a qualidade exibida pelos atletas na formação deve ser aproveitada, servindo de exemplo para os mais jovens as referências dos jogadores formados no próprio clube.
O técnico, Jorge Rito, tem assim definida a estrutura da equipa para a nova época, integrando os dois reforços já confirmados: o guarda-redes Hugo Figueira (ex-Belenenses) e o macedónio Levko Naumoski.

Um fenómeno desportivo com dificuldade nos apoios

O ABC vive momentos atribulados no âmbito financeiro. O contrato com dois dos principais "sponsors" chegou ao fim e a batalha travada nas ruas pela angariação de novos apoios revela-se "muito complicada". Luís Teles aponta a vertente financeira como "a grande questão de fundo", perante o futuro de um dos principais clubes de andebol em Portugal. A recente conquista da Taça de Portugal é, apenas, mais um exemplo do sucesso desportivo do clube bracarense, sem esquecer os títulos nacionais na categoria de juvenis e infantis.

Apesar dos sucessos desportivos, de onde se destaca o papel desenvolvido na área da formação, o retrocesso financeiro é quase nulo. Luís Teles fala numa "concorrência" com o futebol, advertindo como sendo um "mundo à parte". Mas está em crer que a sociedade de Braga está voltada apenas para um lado.

"O sucesso desportivo do ABC é notório. Nos últimos vinte anos o ABC é uma equipa de sucesso, em termos organizativos está a melhorar. Criámos uma nova imagem que revela a frescura do clube. Mas a análise tem de ser fria e não temos conseguido o retorno que esperávamos. Temos chamado ao pavilhão uma grande quantidade de adeptos, além daquela coluna composta por adeptos ferrinhos. E será ainda maior graças aos protocolos que afirmámos, nomeadamente com a Universidade do Minho. Mas na parte da zona do tecido empresarial de Braga estamos um pouco aquém da nossa expectativa. A Câmara apoia em 200 mil euros/época para a formação.
Esse apoio tem retorno extraordinário e temos expectativas normais em ver esse apoio aumentado" — salientou.

"Em relação ao restante, o ABC precisa de angariar mais trezentos mil euros no mínimo, para ter uma equipa minimamente competitiva. Falo em 300 ou 350 mil euros se entrar numa competição europeia. Se comparar este orçamento de um clube que é campeão nacional 13 vezes nos últimos vinte anos, ganha dez taças, cinco supertaças, e campeã por cerca de vinte vezes nos escalões de formação, outra qualquer equipa do unive rso de outra modalidade, poderíamos considerar o ABC um fenónemo desportivo. O caricato é que este fenómeno tem uma dificuldade terrível e uma quota de insucesso significativa na angariação desta verba, que aparentemente até parece ridícula com o mundo do futebol, mas não queremos estabelecer comparações. É um mundo à parte", vincou.

"O orçamento de uma época é de 300 mil euros para uma cidade de 200 mil habitantes num ano. Estamos a falar de trinta mil euros por mês. Se conseguíssemos contabilizar vinte empresas daria mil e quinhentos euros por empresa por mês para conseguir capitalizar o ABC. Muitas vezes o que está em causa não é dinheiro vivo, mas a troca de serviços. Estamos a falar da possibilidade de ter uma carrinha para o transporte dos atletas. Seguros dos atletas e ter gasóleo para transportar os atletas. Existe alguma mágoa e desolação de não conseguir criar mecanismos que pudesse arrastar essas empresas para o ABC", apontou o dirigente do clube bracarense, preocupado com a actual situação.

Fábio tem propostas de todos grandes clubes

O lateral-esquerdo do ABC, Fábio Magalhães, está agitar o mercado no andebol. O atleta tem mais um ano de contrato com o emblema bracarense, mas pauta-se como um alvo apetecível dos principais clubes portugueses. Os números já acenados ao atleta de Braga, naturalmente, são atractivos. O Sporting é o clube que está mais adiantado na corrida para segurar os serviços do jovem internacional AA, mas não está sozinho nessa caminhada. E o ABC promete fazer valer o contrato que ainda prevalece com o atleta.

"O Fábio Magalhães diz respeito a um assunto que tentamos lidar de uma forma muito cordial. É um jogador com contrato com o ABC, é um atleta muito respeitado pelo clube, é um jovem excelente. Até esta data teve sempre o cuidado de respeitar a ligação com o ABC.

Naturalmente é um jovem com aspirações, afirmou-se recentemente como um atleta de grande potencial e com uma evolução rápida. Pode ter aspirações a assumir outro tipo de projectos que o ABC no momento não consegue dar. Mas sobre essa matéria, é muito claro que qualquer clube interessado no atleta — e confirmo que estão todos os grandes clubes interessados no Fábio — devem falar com o ABC", sustentou Luís Teles na entrevista exclusiva ao Correio do Minho.

O presidente do ABC recusa outro cenário que não passe por uma intervenção directa do clube, na defesa dos direitos desportivos sobre o jogador. "Só apresentando uma proposta em que o ABC sinta que todas as partes estarão ressarcidas do trabalho desenvolvido, e satisfeitas, se possa desenvolver uma saída pacífica e aceitável para todas as partes", focou.

Acrescenta ainda que não está disposto a quebrar a ética desportiva, relacionada com "o zum-zum à volta da rescisão de contrato". Deixa patente que o ABC não será "coniventes com essa situação" e ameaça, "se isso acontecer cá estaremos para responder na altura e isso será nas insti- tuições próprias". Luís Teles continua a aguardar por contactos, algo que ainda não sucedeu de uma forma directa em relação a Fábio Magalhães, ou garante que o jogador permanecerá no ABC.

"Não aceitamos situações em que a ética desportiva não seja cumprida. É um ponto de honra para o ABC que os contratos sejam cumpridos. Nunca fizemos vis--à-vis em relação a nenhum clube e nem aceitamos que o façam ao ABC ou aos nossos atletas. Respeitamos todos os atletas e esperamos que todos nos respeitam. É fundamental que isso seja garantido", avisou o presidente do ABC .

CORREIO DO MINHO

nandes







Yazalde e Jorginho no estágio para provar valor


Dispensa de Stélvio, cedido ao U. Leiria, não fere intenções de Domingos Paciência, que só quer e só vai riscar (mais) nomes depois do estágio

Os responsáveis arsenalistas vão mesmo esperar pela realização do estágio de pré-época, no Algarve, para acertarem com o técnico Domingos Paciência a lista de jogadores que, definitivamente, não vão entrar nos planos do clube para a nova temporada.

A saída de Stélvio, que anteontem acertou os termos de uma cedência por um ano ao União de Leiria, não rompeu, propriamente, com as intenções do novo treinador do Sp. Braga, que reserva para a próxima semana a elaboração da lista de dispensas.

Ou seja, o que A BOLA noticiou há dias, continua a valer. Domingos vê nas manobras de preparação que vão decorrer em Portimão a partir de quinta-feira o cenário mais ideal à avaliação rigorosa ao plantel. Por isso, todas as opções que, hoje, vão retomar os treinos em Braga, após uma curta pausa nos trabalhos, têm lugar a bordo do autocarro do clube que levará a equipa minhota para o Algarve, e quem estiver à espera de garantir empréstimos no clube arsenalista, tem mesmo de aguardar pelo final do estágio, que termina no dia 18.

Yazalde e Jorginho são, nesta altura, dois nomes que convocam a cobiça de diversos clubes da Liga. Mesmo assim, ninguém deve seguir o exemplo de Stélvio até ao final do estágio da pré-temporada.


In A Bola


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Bruno3429

Rodríguez integra trabalhos
PERUANO FOI A NOVIDADE NO REGRESSO AOS TREINOS 

 

Após um dia de folga, o Sp. Braga retomou hoje os trabalhos já com a presença do central peruano Rodríguez.

No treino matinal orientado por Domingos não participaram o brasileiro Possebon e o zambiano Kalaba. O primeiro aguarda pela validação do seu seguro para poder começar a treinar, depois de ter sido cedido ao clube bracarense pelo Manchester United.

César Peixoto não treinou devido a um problema físico ligeiro e o mesmo aconteceu com Moisés, Peterson e Jorginho.

Record

nandes

                               


                                         


Rodriguez inicia treinos com o plantel


O central peruano, que esteve ao serviço da selecção do seu país, iniciou esta segunda-feira os treinos com o restante plantel bracarense. Já Kalata, internacional pela Zâmbia, ainda não está à disposição de Domingos Paciência.

César Peixoto e Mateus não subiram ao relvado na sessão desta manhã, tal como Moisés e Peterson que voltaram a realizar trabalho de ginásio.

Possebon, brasileiro emprestado pelo Manchester United, deverá iniciar os treinos na próxima quarta-feira, altura em verá resolvidos problemas de ordem administrativo.

Os arsenalistas regressam aos trabalhos esta tarde, por volta das 17 horas, de novo no relvado anexo ao Estádio AXA.


In A Bola


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Pé Ligeiro

Primeiro treino para PossebonPor Germano Almeida

O médio-defensivo Rodrigo Possebon, em Braga por empréstimo do Manchester United, cumpriu esta tarde o primeiro treino às ordens de Domingos Paciência.

O jogador italo-brasileiro, de 20 anos, chegou quinta-feira à cidade dos Arcebispos e foi apresentado no dia seguinte. Esta tarde, subiu ao relvado integrado no restante plantel, para realizar o seu primeiro treino no grupo 'arsenalista'.

A sessão vespertina assinalou, ainda, a integração nos trabalhos do médio Kalaba, de regresso de período de férias após ter representado a selecção da Zâmbia.

IN ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!