News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/06

Started by david, 11 de June de 2009, 06:19

Previous topic - Next topic

david

Futebol > Nacional > LIGA SAGRES > Braga 

Paulo Jorge reforça o campeão cipriota
DEFESA-CENTRAL DE 28 ANOS VAI ASSINAR PELO APOEL 

Paulo Jorge já se encontra em Nicósia para assinar contrato com o APOEL, campeão do Chipre em 2008/09 e apurado para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O acordo é válido por duas épocas - precisamente o tempo que resta da sua ligação ao Sp. Braga - e ficará assinado na sexta-feira, altura em que serão dados por concluídos os exames médicos. Seja como for, os cipriotas já assumiram a contratação no site oficial.

"O que posso dizer neste momento é que não esquecerei nunca o Sp. Braga e todos aqueles que me ajudaram a ser aquilo que sou hoje. Tive a felicidade de crescer como homem e jogador no clube do coração e isso perdurará na minha memória", registou em declarações a Record e já com a voz embargada: "É triste abandonar o clube pelo qual nos apaixonamos, mas os bracarenses vão perceber que estou perante um novo desafio. Acredito que serei feliz e não tenho dúvidas que o Sp. Braga continuará a trilhar um caminho de sucesso."

Custos...

A SAD do Sp. Braga não colocou entraves quando foi colocada perante a hipótese do negócio e, no imediato, não será ressarcida com qualquer verba. Poupa dois anos de salários e fica detentora de 50 por cento do passe para se salvaguardar numa eventual venda.

Companheiro de Nuno Morais



Paulo Jorge vai ser companheiro de Nuno Morais, o defesa-central português ex-Penafiel e Marítimo que também passou pelo Chelsea. Morais, de 25 anos, foi mesmo considerado o melhor central da liga cipriota na temporada finda.

Em contraciclo, o experiente Paulo Jorge realizou a pior das suas sete temporadas como profissional do Sp. Braga. Tramado pelas lesões, realizou apenas um jogo para a Liga, em Vila do Conde, na 27.ª jornada.



Data: Quinta-Feira, 11 Junho de 2009 - 3:56 

Bruno3429

Paulo Jorge em Chipre
ANDRÉ MORAIS

O Braga acaba de perder o seu capitão, pese embora não tenha sido ele a usar a braçadeira no único jogo que disputou no campeonato findo. Paulo Jorge já assinou pelo Apoel, clube campeão do Chipre, um contrato válido por duas época. A partida do jogador corresponde ao desejo de este experimentar um campeonato estrangeiro e foi precipitada pelo excesso de concorrência que existia em Braga. Mesmo desconhecendo as opções de Domingos, Paulo Jorge sabia de antemão que Moisés e Rodriguez têm tudo para se manter como primeiras opções na nova época. Há ainda André Leone, cujo excelente final de temporada lhe garante também bastantes minutos de utilização.

Paulo Jorge esteve lesionado nos primeiros oito meses de 2009/10 e nunca mais recuperou o tempo perdido, registando posteriomente outras pequenas lesões. Esteve cinco vezes no banco de suplentes e só teve oportunidade de jogar no nulo em Vila do Conde. Completamente recuperado, o ex-capitão não esquece que passou uma época na sombra e, com 28 anos, não quer arriscar passar outra semelhante, sob pena de ficar esquecido. "A época foi para esquecer. Para recordar, apenas por aquilo que o Braga fez, porque a nível pessoal, foi muito mau", disse recentemente a O JOGO. O convite do Apoel surgiu então na altura ideal. Apesar da hesitação natural de quem só conheceu o Braga enquanto sénior, acabou mesmo por aceitá-lo. É o fim de uma ligação que começou em 1999/00, na equipa B. O Apoel já ontem confirmou no site oficial a transferência. O Braga deve fazê-lo hoje.

A SAD não será compensada de imediata, uma vez que o jogador saiu a custo zero, mas com o Braga a manter 50% dos direitos económicos. Os cipriotas andavam no mercado à procura de um defesa e decidiram-se pela experiência de Paulo Jorge, predicado que consideram essencial para tentar entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, como aconteceu com os rivais do Anorthosis. Nuno Morais será, provavelmente, o parceiro de Paulo Jorge no eixo da defesa dos campeões. Hélio Pinto e Paulo Costa são os outros portugueses, que se estreou no mercado nacional com Ricardo Fernandes, agora no Metalurg, da Ucrânia.


Matheus ganha alento

A mais que provável saída de Jorge Jesus pode alterar um cenário até aqui provável: a saída de Matheus. O brasileiro estava descontente por ter jogado tão poucas vezes como titular e nenhuma na posição que prefere: extremo-esquerdo. A vontade de partir já havia sido comunicada e o Marítimo até se apresentou como potencial interessado no concurso do jogador. Matheus brilhou no Setúbal com Carlos Carvalhal e não enjeitaria voltar a trabalhar com o técnico.

Contudo, a entrada de Domingos para a estrutura técnica abre novas esperanças de afirmação ao atacante. O ex-treinador da Académica oscila entre o 4x4x2 e o 4x3x3, este último claramente o esquema que Matheus prefere. Por isso, o jogador está a repensar e vê agora a continuidade com melhores olhos.

A SAD é que perderá a possibilidade de realizar um bom encaixe com a transferência, mas António Salvador sabe que há outros activos que podem ser rentabilizados, alguns até de forma inesperada, com sucedeu com Paulo Jorge.


Primeiro jogo de pré-época contra o Freamunde

Não será bem uma superstição, mas antes um estreitar de boas relações. O Braga começa a pré-época da mesma forma que no ano passado: contra o Freamunde. Assim, dia 11 os arsenalistas recebem os capões, no primeiro jogo-treino agendado.


Rui Lopes também de saída dos quadros arsenalistas

O Braga comunicou a Rui Lopes, extremo que esteve cedido ao Ribeirão, que é livre para decidir o seu futuro, uma vez que não pretende accionar a renovação de contrato. O extremo é mais um que abandona os quadros arsenalistas, depois de Sibidé e Forbes.

O Jogo

Bruno3429

Jogo de paciência por Jesus
LUIS ANTUNES

Benfica e Braga mantêm um jogo de paciência. Os minhotos continuam irredutíveis. As águias desejam baixar o valor e até possuem uma forma menos dispendiosa de resgatar o treinador, mas querem resolver tudo a bem.

Tudo não passará de uma questão de tempo e de jogo estratégico para a consumação de um negócio que colocará Jorge Jesus na liderança do Benfica na próxima temporada.

A questão centra-se, naturalmente, na compensação financeira que os bracarenses desejam obter pela saída do técnico - cerca de 900 mil euros - e que os encarnados pretendem negociar e baixar consideravelmente.

Até ao momento, António Salvador, líder do emblema arsenalista, manteve-se irredutível em receber aquele montante. Uma verba que as águias consideram demasiado onerosa.

Ao que apurámos, a sociedade que gere o futebol da Luz tentou persuadir o responsável bracarense a reduzir substancialmente o preço, com a cedência de um ou dois atletas. No entanto, a tentativa de Luís Filipe Vieira não foi bem sucedida.

De momento, os canais de negociação continuam em aberto e as partes - Jorge Jesus incluído - ambicionam atingir um entendimento total.

Todavia, o JN sabe que os dirigentes do Benfica possuem um plano B e, caso o impasse perdure, equacionam a possibilidade de enveredar por um mecanismo legal distinto, superando o diferendo de forma menos onerosa.

A mudança de treinador parece potenciar a movimentação de atletas na órbita do clube. Ontem, a Imprensa francesa fazia eco de um alegado interesse dos encarnados em Tixier, antigo lateral da União de Leiria, agora no Havre, e Salim Arrache, médio ofensivo franco argelino ligado ao Marselha.

Por outro lado, Bruno Meireles, elemento da OML Sport&Marketing que representa Rasmus Bengtsson, lateral sueco do Trelleborgs, referiu ontem que o clube da Luz sondou o atleta. "O Benfica já fez perguntas sobre Rasmus Bengtsson e vai realizar observações ao jogador", destacou, em declarações à agência Lusa.

Apesar das inúmeras notícias ontem difundidas, o JN sabe que nenhum dos atletas possui grandes chances de entrar na Luz. Alguns dos nomes estão, de facto, referenciados no departamento de prospecção, mas a prioridade benfiquista encontra-se centrada noutros alvos.

Jornal Notícias

JotaCC

Jesus terá contrato por objetivos
SALÁRIO BAIXO NA LUZ MAS COM PRÉMIOS ELEVADOS SE CONSEGUIR CHEGAR AOS TÍTULOS
   
O contrato de duas épocas de Jorge Jesus com o Benfica irá incidir sobretudo nos objetivos a alcançar pelo técnico enquanto estiver na Luz. Na prática, o sucessor de Quique Flores terá um dos salários mais baixos dos últimos anos no clube encarnado, auferindo aproximadamente menos um milhão de euros que o espanhol que na última época comandou os destinos da equipa benfiquista.

O salário de Jorge Jesus, de 54 anos, estará cifrado em cerca de 500 mil euros, mas contempla bónus chorudos caso o treinador português consiga alcançar alguns objetivos a que se propõe. Aliás, já no Sporting de Braga o técnico fez questão de colocar algumas cláusulas que o premiavam financeiramente se os minhotos atingissem determinados patamares, quer no campeonato quer nas competições europeias.

O prémio mais elevado será, obviamente, a conquista do campeonato. Mas também o segundo lugar tem um extra previsto, embora significativamente inferior. Mesmo assim, o apuramento para a pré-eliminatória da Champions com o lugar de vice-campeão permitirá a Jesus receber um montante além do salário. Segue-se depois as competições europeias.

Ao chegar a determinada fase da Liga Europa, o ex-treinador do Braga atinge um dos objetivos. Contudo, neste campo só estão contemplados prémios a partir dos quartos-de-final da prova. ATaça de Portugal e a Taça da Liga também oferecem prémios monetários a Jesus e restante equipa técnica, mas apenas em caso de conquista das referidas competições. Mesmo assim, estes extras em nada se aproximam dos existentes para campeonato e Liga Europa.

Contacto permanente

Embora ainda não seja oficial, Jorge Jesus já está a projetar e planificar a próxima época noBenfica juntamente com os responsáveis benfiquistas, tal como Record anunciou. Os alvos a atacar no mercado estão a ser levados em linha de conta com o aval do treinador e dirigentes mas também face à menor disponibilidade financeira das águias, em relação a temporadas anteriores. Dispensas e empréstimos também estão a ser analisadas pelo novo treinador.

Salvador não quer jogadores no negócio

O negócio entre Benfica e Sporting de Braga não deverá ter outras contrapartidas a não ser dinheiro. Nos primeiros contactos entre Luís Filipe Vieira e António Salvador, o presidente benfiquista tinha colocado em cima da mesa a possibilidade de ceder alguns jogadores aos minhotos, por forma a amortizar a verba de 700 mil euros fixada na cláusula de rescisão, tendo Jesus abdicado dos 200 mil euros a que tinha direito. Desta forma, a transferência deverá ser concluída apenas com "dinheiro vivo".

RECORD

JotaCC

Jesus adiado por causa dos feriados

O acordo está quase fechado, mas os feriados, de ontem e de hoje, travaram o anúncio oficial da contratação de Jorge Jesus. As partes já acertaram o valor a pagar pelos encarnados ao clube arsenalistas, mas ainda não estão definidos os moldes de pagamento, como o DN avançou.

O acerto deverá ser apenas concluído amanhã, sendo que não está descartada a possibilidade de Jesus ser apresentando sexta-feira, mas segundo o DN apurou é bem possível que o técnico português seja apenas apresentado como novo timoneiro das águias na próxima segunda-feira.

Recorde-se que o Sporting de Braga pretendia 750 mil euros pela desvinculação de Jorge Jesus, mas o Benfica pretendia pagar essa verba com a inclusão de jogadores. O acordo está feito, sendo que ambas as partes cederam. Falta mesmo só limar algumas arestas, nomeadamente na forma de pagar a verba acordada.


DN

JotaCC

Jorge Jesus terá um contrato por objectivos

O ex-treinador bracarense e futuro técnico principal dos "encarnados" irá assinar um contrato baseado sobretudo nos prémios por objectivos, sendo que irá auferir um dos salários mais baixos comparativamente com os últimos treinadores do clube da Luz, recebendo cerca de 1 milhão de euros a menos do que Quique Flores, ao qual vai suceder.

A duração do contrato de duas épocas de Jorge Jesus, que irá auferir cerca de 500 mil euros, vai contemplar prémios por objectivos bastante generosos para o treinador e a sua equipa técnica, caso a equipa venha a conseguir concretizar certas etapas contempladas nesses mesmos objectivos, a nível interno e externo.
O prémio mais elevado corresponderá à eventual conquista do campeonato nacional, sendo que o segundo lugar também será alvo de um prémio monetário, embora largamente inferior aquele destinado ao título de campeão.

Nas competições europeias estarão previstos prémios apenas se o Benfica alcançar pelo menos os quartos de final da agora denominada Liga Europa (anterior Taça UEFA).

Igualmente em relação às restantes competições de foro interno, Taça de Portugal e Taça da Liga, estarão previstos prémios relativamente à sua conquista, mas estes situar-se-ão largamente inferiores aqueles acima referidos.
Tal como já havia acontecido no Sporting de Braga, Jorge Jesus terá assim o seu contrato delineado principalmente por prémios de objectivos, característica que, aliás, fez questão que estivesse compreendida no seu anterior contrato com o clube bracarense.

A mudança de Jesus do Braga para o Benfica estará avaliada aproximadamente em 700 mil euros, valor que consta na sua cláusula de rescisão, constando-se ainda que Jorge Jesus irá abdicar de cerca de 200 mil euros aos quais tinha contratualmente direito caso uma transferência eventualmente se efectivasse.


O JOGO

JotaCC

João Pereira na mira francesa

O lateral-direito bracarense está na lista de PSG, Rennes e Lens. Em Espanha também há interessados.

Franceses rendidos a João Pereira

A boa temporada de João Pereira ao serviço do Sp. Braga não passou despercebida em França, onde o jogador está referenciado como potencial reforço de vários clubes da primeira liga.

Também em Espanha, campeonato onde João Pereira já esteve perto de jogar, há vários emblemas atentos à evolução do jogador.

João Pereira tem contrato válido com o Sp. Braga até 2011, mas caso apareça uma boa proposta, os dirigentes minhotos estão dispostos a negociar.

A BOLA

Pé Ligeiro

Apoel confirma acordo com Paulo Jorge
CONTRATO VAI SER ASSINADO SEXTA-FEIRA 


O APOEL, do Chipre, anunciou no site oficial ter chegado a acordo com Paulo Jorge por duas temporadas. O jogador já está na capital cipriota e o contrato vai ser assinado sexta-feira.

Paulo Jorge raramente foi opção para  Jorge Jesus por causa das lesões que o limitaram desde o início da temporada, tendo apenas alinhado em um jogo da liga.


IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Eduardo deseja «as maiores felicidades» a Jesus

O guarda-redes Eduardo falou sobre a possível saída de Jorge Jesus do comando técnico do Sp. Braga para o Benfica. «É um excelente treinador, já com créditos firmados. Se for para o Benfica, será bom para a carreira dele, pois vai estar num clube que lhe permite lutar por títulos», afirmou.

Falando à Renascença, Eduardo lembrou, no entanto, que «a competência só não chega, também é preciso ter sorte». «Por isso, desejo-lhe as maiores felicidades e só digo que não ganhe quando jogar frente ao Sp. Braga», atirou.

IN ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!