News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 23/05

Started by Bruno3429, 23 de May de 2009, 08:02

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Luís Aguiar "facilita" as opções de Jesus
LESÃO LIMITA GRUPO A SERVIÇOS MÍNIMOS 


Ainda há uma esperança de Luís Aguiar, de 23 anos, poder recuperar para o jogo do Dragão, mas Jorge Jesus já estará a equacionar a possibilidade de não contar com o uruguaio. Uma tendinopatia no joelho direito limitou o médio do Sp. Braga a tratamento, ginásio e treino condicionado no dia de ontem, colocando muitos pontos de interrogação em relação à sua disponibilidade.

Isso leva a que o técnico arsenalista passe a contar com apenas 10 jogadores de campo, ficando com a tarefa facilitada para formar a equipa titular. À frente de Eduardo, o único que terá uma alternativa do plantel principal no banco, estarão Filipe Oliveira, Rodríguez, Leone, Evaldo, Frechaut, Alan, Edimar, César Peixoto, Rentería e Matheus. Ao lado do guardião suplente Mário Felgueiras deverão estar somente juniores.

Problemas que Jorge Jesus não contaria ter nesta altura, já que o plantel principal do Sp. Braga é formado por 25 jogadores. Nove lesionados e três castigados limitam o grupo aos serviços mínimos, ainda para mais com a necessidade imperiosa de vencer o FC Porto para ainda sonhar com a subida ao 4.º lugar da Liga. Uma situação que só será possível em caso de derrota do Nacional diante do Sporting, em Alvalade.


Semana difícil

Depois de uma época marcada por boas recordações, quer no campeonato quer na Europa, onde se sagrou vencedor da Taça Intertoto, Jorge Jesus tem na preparação do jogo com os azuis e brancos um dos momentos mais conturbados. Encarando o encontro com os dragões como sendo provavelmente o último no comando da equipa, este não seria o final de capítulo que mais desejaria. Só uma vitória ou até mesmo um empate poderão minimizar os estragos.

Um cenário que, no entanto, não será suficiente para desalentar o treinador arsenalista.

Record

Bruno3429

A cantera resolve
PEDRO ROCHA

Por capricho do destino, a equipa de juniores do Braga estará mais representada do que nunca na última jornada do campeonato, e logo em casa do tetracampeão nacional FC Porto. Uma onda gigantesca de lesões, que abrange Paulo Jorge, Stélvio Cruz, Moisés, Vandinho, Bruno Tiago, Luis Aguiar, Jorginho, Meyong e Orlando Sá, conjugada com três castigados-surpresa (João Pereira, Mossoró e Paulo César), vai condicionar, em tamanhos industriais, as escolhas de Jorge Jesus, sendo irreversível o recurso a jogadores das camadas jovens, como solução. Chamados recentemente para os jogos com o Belenenses e o Benfica, Dani, Zé Manel e Januário são os principais suspeitos; restam três surpresas. Nada disto vem a calhar, quando, matematicamente, os arsenalistas ainda podem lutar pelo quarto lugar, actualmente ocupado pelo Nacional, e a única boa notícia possível é que tal cenário só poderá melhorar ligeiramente caso Luis Aguiar recupere de uma tendinite no joelho direito. Ontem, a dois dias do "assalto" ao Estádio do Dragão, o uruguaio voltou a trabalhar à parte do grupo, alternando tratamento com exercícios específicos no relvado e no ginásio. Para já, as contas são cristalinas: o treinador do Braga só tem 11 jogadores de campo ao dispor, para além dos guarda-redes Eduardo e Mário Felgueiras, pelo que terá de recorrer a cinco ou seis juniores.


Luís Martins em Londres

Contratado no começo da época, por indicação do manager Carlos Freitas, para coordenar o sector da formação, Luís Martins terá de "acelerar" para poder assistir, ao vivo ou pela televisão, ao FC Porto-Braga, na esperança de presenciar o baptismo de algum júnior. O ex-profissional do Sporting está a frequentar um curso de treinadores organizado pela Federação Inglesa de Futebol, certificado pela UEFA, e só regressa de Londres precisamente no domingo.


Paulão é bem-vindo

Em fim de contrato com a Naval, Paulão poderá estar a caminho de Braga. O defesa brasileiro, de 26 anos, despertou há algum tempo a atenção de Jorge Jesus e já terá sido contactado pelos minhotos no sentido de negociar um contrato, não estando a sua aquisição dependente da continuidade do actual treinador do Braga. Apontado como provável sucessor de Jesus, Domingos Paciência também não deverá colocar objecções à entrada do central, por se tratar de um dos defesas mais regulares do campeonato. Diego Ângelo, companheiro de Paulão na Naval, é outro defesa apreciado pelos responsáveis bracarenses, mas a compra do seu passe, estimado em 1,5 milhões de euros, está totalmente fora de hipótese. Já na Madeira, correu ontem o rumor de que o lateral Alonso, de saída do Nacional, também poderá interessar ao Braga.


Um lateral cheio de mérito

Agraciado em Dezembro com o Prémio de Mérito Carlos Baptista, destinado a distinguir o melhor jogador da formação que se destaque tanto a nível desportivo como no domínio escolar (já completou o 12.º ano), Dani é um exemplo para os juniores do Braga, ou não fosse ele o capitão de equipa. O lateral-direito ingressou nos infantis do Braga há oito anos e desde então não quis outra coisa (leia-se, clube), percorrendo ao mesmo tempo todos os escalões da Selecção Nacional, desde os sub-15 até aos sub-19. Natural de Braga e absolutamente apaixonado pelo clube, já absorveu há muito tempo a mística arsenalista.

 
Craque em todos os sentidos

A contratação de Januário teve relação directa com a chegada de Luís Martins à formação do Braga. O antigo profissional do Sporting conhece bem este extremo e médio-ofensivo e não descansou mal percebeu que o clube de Alvalade poderia libertá-lo. Capaz de actuar tanto nas alas como nas costas dos avançados, tudo graças à sua mobilidade e atributos técnicos, o ex-leão encanta nas bolas paradas, sendo um exímio cobrador de livres directos. Natural de Olhão, chegou a Alvalade bem cedo, para os iniciados, pelo que "cresceu" rapidamente, estando habituado a qualquer desafio. O Dragão não irá impressioná-lo.


Orlando Sá em potência

Há mais para além de Orlando Sá, que está, como é sabido, a caminho do FC Porto, nos quadros do Braga. Segundo melhor marcador dos juniores, com nove golos, atrás do senegalês Tomani, que soma 15, Zé Manel é um caso de sucesso imediato. Contratado há um ano ao Merelinense, clube da III Divisão, Série A, e onde até já alinhava pelos seniores, o ponta-de-lança impressiona tanto pela velocidade como pelo poder de fogo, sendo dono de um pé direito digno de respeito, capaz de levar à desgraça o guarda-redes mais atento do planeta. Atendendo à posição que ocupa, é uma preciosidade.


Porta fechada como habitualmente

Descontando a disponibilidade de Luis Aguiar, que voltou a trabalhar à parte do grupo, é fácil arquitectar um onze com apenas... 12 jogadores disponíveis. Apesar disso, o treino de hoje será à porta fechada.


Serão mil no dragão

Todos a 12 euros, os mil bilhetes que o Braga solicitou ao FC Porto serão hoje totalmente vendidos. Ontem, apenas restavam pouco mais de uma centena, e não será pedido qualquer reforço. Com o quarto lugar à vista, os adeptos arsenalistas estarão no Dragão em bom número.

O Jogo



Bruno3429

Heróis da Taça jogavam de olhos fechados


Já passaram 43 anos. "Mas parece que foram 43 dias". Foi assim que o ex-jogador Mário começou por abordar as memórias da famosa conquista da Taça de Portugal, em 1966. Numa iniciativa do Correio do Minho/Antena Minho, algumas das principais figuras dessa equipa juntaram-se ontem, para celebrar a passagem do 43.º aniversário.

Pelo meio de inúmeras histórias — sempre reinante a boa disposição — o guarda-redes, Armando, recordou momentos difíceis antes da entrada em campo para disputar a final da Taça. "Passei algumas dificuldades, porque estava com diarreia. Mas depois de um lance em que agarrei a bola, disse para mim: que se lixe isto, temos de conqusitar a Taça".

O Sporting de Braga cum-priu uma etapa brilhante na Taça, deixando pelo ca-minho equipas como o Spor-ting e Benfica (nos anos de maior glória). Os dias que antecederam a final da Taça com o Setúbal foram vividos de uma forma intensa. "Estivemos uma semana em estágio, no Hotel Bom Jesus... a beber água. Foi uma semana maravilhosa". A viagem de Braga para Lisboa foi de autocarro, mas o regresso já foi de avião. "Foi a minha pri-meira viagem de avião" — contou Mário — "do Porto para Braga já viemos de autocarro e à chegada a Tadim encontramos um mar de gente à nossa espera. Na cidade as ruas e as varandas estavam todas enfei-tadas", disse José Maria.

Armando assumia-se como o líder da equipa. Diz que era um guarda-redes diferente "calmo e sereno", "sem ser espalhafatoso". De resto, "era o líder da equipa", refere José Maria. "Estava sempre a dar ordens". O antigo lateral-esquerdo, por sua vez, não escapa à fama de "durão". Impunha respeito aos adversários, "o pior é que culpava sempre o jogador que estava mais perto quando o Armando sofria golo", reparou Mário.
O momento alto da final, indiscutivelmente, foi o tal golo de Perrichon que garantiu a vitória. "O Perrichon era um jogador completo, no um para um ganhava sempre".

Mário actuava como médio, contou que foi quem inventou o cabeceamento ao primeiro poste. "Quando fui para a tropa, fui cedido ao Aves. Nesse ano, como gostava de fazer golos, o treinador ensaiou a jogada ao primeiro poste. Nesse ano, pelo Aves, marquei 41 golos. Depois, no ano a seguir, treinei a mesma jogada no Braga. E, depois, foi o Humberto Coelho (Benfica) a copiar essa jogada", destacou Mário.
A conclusão do encontro resulta numa memória viva do ano de 1966, perante uma equipa "que até jogava de olhos fechados".


Correio Minho

JotaCC

Jorge Jesus chama cinco juniores

Apenas com 11 jogadores de campo disponíveis do plantel principal, o técnico do Sp. Braga, Jorge Jesus, chamou cinco juniores à convocatória para o encontro deste domingo diante do FC Porto.

Paulo Jorge, Moisés, Jorginho, Meyong, Stélvio, Vandinho, Orlando Sá e Bruno Tiago estão lesionados, João Pereira, Mossoró e Paulo César castigados. Como tal, oportunidade a cinco juniores: Dani, Januário e Zé Manuel repetem a convocatória da semana passada, enquanto Aníbal e Nani são novidades.

O médio Luís Aguiar, que se lesionou no treino da passada quinta-feira, está convocado, mas apenas jogará em última instância, pelo que iniciará o jogo diante dos campeões nacionais no banco de suplentes.

Lista completa de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;

Defesas: Dani, André Leone, Evaldo, Edimar, Rodriguez e Aníbal;

Médios: Filipe Oliveira, Frechaut, César Peixoto, Luís Aguiar, Nani e Januário;

Avançados: Alan, Renteria, Matheus e Zé Manel.


Jorge Jesus e «o jogo mais fácil da carreira»

Para Jorge Jesus, o jogo deste domingo frente ao FC Porto será o mais fácil da carreira, uma vez que só tem 11 jogadores do plantel principal disponíveis. «Desta vez não será difícil escolher», salienta, recusando, porém, a ideia de participar na festa dos campeões nacionais.

Os arsenalistas podem apresentar-se desfalcados, mas... «Vamos ao Dragão para vencer», disse Jorge Jesus em conferência de imprensa realizada ao início desta tarde. «Vamos participar no jogo mas não na festa», garante o técnico, que considerou este como o encontro mais fácil da sua carreira. «Só tenho 11 jogadores disponíveis, por isso desta vez não será difícil escolher», justificou.

Sem querer falar sobre a possibilidade de vir a ser o futuro técnico do Benfica - «Tenho contrato por mais um ano e não vale a pena estar a insistir numa situação que desconheço», explicou -, Jorge Jesus considerou ainda que a sua equipa fez «um bom campeonato, dentro dos objectivos propostos pela SAD».

A BOLA

JotaCC

Jorge Jesus obrigado a convocar 5 juniores
ARSENALISTAS DESFALCADOS NA VISITA AO DRAGÃO

   
O Sporting de Braga desloca-se domingo ao Estádio do Dragão com uma equipa fortemente desfalcada, pelo que Jorge Jesus foi obrigado a incluir 5 jogadores juniores na lista de convocados para o derradeiro encontro do campeonato desta época.

Danny (defesa-direito), Aníbal (defesa central), Nani (médio), Januário e Zé Manuel (avançados) são os jovens chamados pelo técnico arsenalista, numa lista que inclui ainda Luís Aguiar, que não está igualmente nas condições ideiais para ser utilizado.

"O Luís Aguiar foi convocado mas vai para o banco e só será utilizado se não tiver alternativas", revelou Jorge Jesus, acrescentando que este "será o jogo mais fácil" da sua carreira por só contar "com 11 jogadores".

Ainda sobre o embate com os campeões nacionais, o treinador dos minhotos garantiu que não pretende facilitar a tarefa dos portistas, que querem celebrar a conquista de mais um título. "Vai ser um jogo de festa e vamos participar no jogo mas não queremos participar na festa", assegurou.

Já quanto ao tema da sua saída dos bracarenses para assumir o comando do Benfica na próxima temporada, Jesus não quis fazer qualquer comentário, limitando-se a lembrar que tem contrato com o Braga. Da mesma forma, não comentou as declarações que Manuel Machado fez a seu respeito.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: Rodríguez, Evaldo, André Leone, Danny e Aníbal.

Médios: Frechaut, César Peixoto, Luís Aguiar, Filipe Oliveira, Nani e Edimar.

Avançados: Alan, Rentería, Matheus, Januário e Zé Manuel.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Jesus não fala sobre o Benfica e chama cinco juniores

O plantel do Sp. Braga acaba a temporada dizimado pelas lesões. Jorge Jesus só tem 13 jogadores disponíveis e foi obrigado a convocar cinco juniores para a deslocação ao Estádio do Dragão. O uruguaio Luis Aguiar está entre os eleitos mas vai para o banco e «só joga se tiver mesmo de ser».

Danny (defesa-direito), Aníbal (defesa central), Nani (médio), Januário e Zé Manuel (avançados) são os jovens chamados por Jorge Jesus. «Vai ser um jogo de festa e vamos participar no jogo sem participar na festa», disse o técnico que, uma vez mais, se recusou a comentar a anunciada saída para o Benfica.

«Tenho contrato com o Sp. Braga», resumiu.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;

Defesas: Rodríguez, Evaldo, André Leone, Edimar, Danny e Aníbal;

Médios: Frechaut, César Peixoto, Luís Aguiar, Filipe Oliveira e Nani;

Avançados: Alan, Rentería, Matheus, Januário e Zé Manuel.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jesus diz que não vai ao Dragão para participar na festa     

O técnico do Sporting de Braga considerou que o jogo de amanhã ante o FC Porto, marcado para o Estádio do Dragão, às 19h45 é um dos mais fáceis da sua carreira. Jorge Jesus apenas tem onze jogadores disponíveis para defrontar os azuis e brancos, mas mesmo assim acredita que pode vencer a formação de Jesualdo Ferreira. «Vamos ao Dragão com a intenção de vencer e esperar pelo resultado do Nacional em Alvalade, porque ainda podemos ficar no quatro lugar. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas para mim em termos de escolha do onze é o jogo mais fácil da minha carreira, pois apenas tenho onze jogadores disponíveis», adiantou o técnico na conferencia de imprensa desta manhã para abordar o confronto com o FC Porto.

Jorge Jesus voltou a fugir às questões mais polémicas, como a sua provável ida Benfica na próxima temporada e a guerra com Manuel Machado. O técnico dos arsenalistas fez uma análise positiva da temporada lamentando apenas não ter chegado mais longe na Taça UEFA. Quanto aos convocados para o jogo com o FC Porto chamou os seguintes jogadores:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras
Defesas: Evaldo, Rodriguez, Filipe Oliveira, Dani, Anibal, Edimar e Andrés Leonel
Médios: Luís Aguiar, Januário, Frechaut, Nani e Alan
Avançados: Renteiria, Zé Manel e Matheus.

MAIS ACTUAL

JotaCC

Jorge Jesus diz que jogo com FC Porto vai ser "o mais fácil" da carreira

O treinador do Sporting de Braga considerou o jogo com o FC Porto, da última jornada da Liga de futebol, o "mais fácil" da sua carreira e, acerca do propalado ingresso no Benfica, disse ter mais um ano de contrato.

Para Jorge Jesus, o desafio de domingo no Estádio do Dragão, onde se decidirá se a equipa bracarense consegue alcançar a quarta posição, será o "mais fácil" da sua carreira como treinador".

"Só tenho 11 jogadores e não é difícil escolher uma equipa", disse.

A equipa "arsenalista" tem oito lesionados e três castigados, pelo que Jorge Jesus teve que chamar cinco juniores para completar a lista de convocados.

Ainda assim, referiu na conferência de imprensa de antevisão do desafio, que a equipa vai entrar com "um sentido muito forte de que pode vencer o jogo", defendendo que essa é uma característica das equipas que treina.

Jorge Jesus aproveitou ainda para "dar os parabéns" a Jesualdo Ferreira "por mais um título", considerando que a turma portista foi a "melhor tacticamente" do campeonato.

Sobre o jogo, frisou que vai ser "difícil" até porque as opções para mudar durante o encontro são muito limitadas.

"Não vamos poder fazer quase nenhuma alteração, porque no banco vão ser quase todos juniores que pouco ou nada trabalharam comigo", lamentou.

Luís Aguiar foi convocado apesar de não estar recuperado a "100 por cento" da lesão contraída quinta-feira num joelho.

"Vai sentar-se no banco, mas não está em condições, espero que não seja preciso lançá-lo", afirmou.

Mas o treinador disse acreditar que "o primeiro 'onze'" vai bater-se de igual com a equipa portista e avisou que o Sporting de Braga vai participar no jogo, "mas não na festa" e que vai "tentar ganhar".

Jorge Jesus fez depois um balanço da época, referindo ter ficado "muito contente" mas admitiu que a equipa podia "ter chegado um pouco mais à frente".

"Vencemos a Taça Intertoto e fizemos grandes jogos na Europa, o Braga dignificou o clube e Portugal e isso, para mim, foi muito importante. Apurámos a equipa para a Taça UEFA, estamos muito contentes com a época que fizemos, assim como a administração, mas podíamos ter feito melhor", frisou.

O técnico lembrou que se tivesse eliminado "o Paris Saint-Germain na Taça UEFA, tinha sido um feito 'hiper'" na sua carreira e na do Braga também.

Jesus recusou ainda comentar as notícias que o dão como próximo treinador do Benfica.

"Não há telenovela nenhuma, tenho mais um ano de contrato com o Braga e não comento coisas que desconheço. Não vamos falar mais sobre isso", pediu.

Em caso de vitória, a equipa minhota pode ainda chegar ao quarto lugar, ainda que tenha que esperar que o Nacional não pontue em Alvalade, ante o Sporting.

Em causa está o regresso aos trabalhos na próxima temporada já que, se ficar em quinto lugar, o Braga terá de disputar a segunda ronda de qualificação para a Liga Europa, cujos jogos estão marcados para 16 e 23 de Julho.

O jogo tem lugar no Estádio do Dragão, no Porto, domingo, às 19:00, e será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.

Jesus chama cinco juniores aos convocados

O treinador do Sporting de Braga chamou cinco juniores para completar a lista de convocados para o jogo com o FC Porto, no Estádio do Dragão, domingo, da última jornada da Liga de futebol.

As novidades são Aníbal (defesa central) e Nani (médio), uma vez que Dani (defesa direito), Januário (médio ofensivo) e Zé Manel (avançado) já tinham sido chamados para a recepção ao Benfica, na ronda anterior. Os dois últimos também foram à deslocação ao Restelo, na 28.ª jornada.

Além dos muitos lesionados - Paulo Jorge, Moisés, Jorginho, Meyong, Stélvio, Vandinho, Orlando Sá e Bruno Tiago -, Jorge Jesus não conta igualmente com João Pereira, Mossoró e Paulo César (todos castigados), pelo que o técnico conta com apenas 11 jogadores de campo disponíveis.

Luís Aguiar, que se lesionou quinta-feira no joelho direito, foi chamado mesmo sem estar completamente recuperado, como admitiu hoje o treinador na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Por isso, revelou, o médio uruguaio, ex-FC Porto, vai sentar-se no banco de suplentes e só será utilizado em última instância.

O Sporting de Braga é quinto classificado com 49 pontos e vem de uma derrota caseira com o Benfica (3-1), enquanto o FC Porto é primeiro e já campeão nacional com 69 pontos e venceu o Trofense fora (4-1), na última jornada.

Em caso de vitória, a equipa minhota pode chegar ao quarto lugar, ainda que tenha que esperar que o Nacional não pontue em Alvalade, ante o Sporting.

O jogo tem lugar no Estádio do Dragão, no Porto, domingo, às 19:00, e será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.

A lista completa dos convocados (18) do Sporting de Braga:

- Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

- Defesas: André Leone, Evaldo, Edimar, Filipe Oliveira, Rodriguez, Dani e Aníbal.

- Médios: Frechaut, César Peixoto, Luís Aguiar, Nani e Januário.

- Avançados: Alan, Renteria, Matheus e Zé Manel.

O JOGO