News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 22/05

Started by Bruno3429, 22 de May de 2009, 07:43

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Luís Aguiar causa apreensão
ABANDONOU O TREINO COM QUEIXAS NO JOELHO 
 

Mais um motivo de preocupação para Jorge Jesus a dois dias do jogo com o FCPorto. Luís Aguiar, de 23 anos, que até ontem era um dos poucos resistentes à onda de lesões que assola o plantel, levou um toque no joelho direito no decorrer do treino e teve de abandonar o relvado mais cedo que os seus companheiros. Para já, não está em causa a presença do uruguaio no Dragão, embora só hoje, após uma reavaliação, seja possível ter uma ideia mais exata no que respeita ao problema que afetou o médio arsenalista.

Seja como for, esta circunstância já é suficiente para causar apreensão ao treinador do Sp. Braga, olhando a que são escassas as opções para o embate com os tetracampeões nacionais. Contando com o uruguaio, passam a ser nove os impedidos por lesão e três por castigo, deixando Jorge Jesus limitado a 3 guarda-redes e 10 jogadores de campo. Neste caso, a equipa titular teria de ser formada por Eduardo, Filipe Oliveira, Rodríguez, Leone, Evaldo, Frechaut, Alan, Edimar, César Peixoto, Rentería e Matheus. Sobrariam os guardiões Mário Felgueiras e Cristiano. Garantida está, assim, a chamada de muitos juniores.

Quebra

Depois de ter sido o melhor marcador dos arsenalistas na campanha europeia (7 golos), a verdade é que o final de época de Luís Aguiar não tem sido entusiasmante. O uruguaio perdeu a titularidade nos últimos jogos e só o castigo de Mossoró lhe tinha garantido uma presença no onze no jogo com os portistas. Um cenário que ainda não está colocado de parte.


Record

Bruno3429

Sporting de Braga conquistou a Taça de Portugal há 43 anos

Completa-se hoje 43 anos que o Sporting de Braga conquistou a sua primeira e única Taça de Portugal. Aconteceu a 22 de Maio de 1966, depois de uma vitória por 1-0, na final, sobre o Vitória de Setúbal.

As memórias da final da Taça de Portugal de 1966 ainda estão bem vivas no seio de muitos bracarenses...

O Estádio do Jamor foi palco de uma final memorável, com o Sporting de Braga a derrotar o Vitória de Setúbal, a 15 minutos do final, com um golo assinado por Perrichon.

Armando, Mário, Juvenal, Coimbra, José Maria, Canário, Luciano, Bino, Adão, Estevão e Perrichon, são os nomes que entraram para a história.

O treinador era Rui Sim-Sim.

Nesse ano, o Sporting de Braga fez furor na Taça, deixou pelo caminho o Sporting na meia final e o Benfica que tinha sido campeão Europeu.

As recordações desses momentos serão transmitidas na primeira pessoa por Armando, José Maria, Juvenal, Bino e Mário, os convidados especial do Programa Hora Arsenalista (19 às 20 horas). 

Antena Minho

Bruno3429

Luís Aguiar pode ser mais uma baixa para o Dragão

O centro-campista Luís Aguiar sofreu, ontem de manhã, uma lesão no joelho direito e poderá falhar o jogo de domingo, no Dragão. A confirmar-se o impedimento, serão 12 os ausentes na equipa arsenalista.

Diario Minho

Bruno3429

Aguiar parou
MÓNICA SANTOS

Luis Aguiar lesionou-se no treino de ontem e deixou o Braga com apenas 11 jogadores de campo disponíveis para o jogo com o FC Porto. A mestria de Jorge Jesus perante os desafios tácticos será posta à prova como nunca antes esta época, na partida de consagração do tetracampeão e, se o fim de tarde será de festa para a equipa do técnico tricampeão Jesualdo Ferreira, o mesmo já não sucede com os bracarenses, que ainda têm algo a ganhar, neste campeonato. Em rigor, deverá dizer-se que lhes sobra algo para recuperar, porque esse é o verbo que se aplica à relação da SAD minhota com o quarto lugar, perdido para o Nacional na recta final da competição.

O médio-ofensivo uruguaio é uma das figuras-chave da grande época que conduziu o Braga aos oitavos-de-final da última edição da Taça UEFA, um percurso prematuro, por ter implicado a disputa da Taça Intertoto, cuja factura está a ser paga nas jornadas finais do campeonato, com o risco de implicar, de novo, um esforço extraordinário, na nova época. A extinção da Taça UEFA, que dará lugar à Liga Europa, e a queda de Portugal no ranking - circunstância à qual o Braga é alheio, uma vez que fez um percurso notável - fazem com que o quinto classificado tenha de disputar três pré-eliminatórias, a duas mãos, para chegar à fase de grupos da nova competição. Já para o quarto classificado, actualmente o Nacional, o caminho será mais curto e a diferença garante um tempo precioso para preparar a equipa - aquele que faltou aos bracarenses, obrigados a acelerar, no Verão passado.

Com o Nacional de visita a Alvalade, na ronda final, a distância de três pontos ainda está, matematicamente, ao alcance, desde que o Braga consiga superar o FC Porto tetracampeão e as suas próprias limitações, que não param de aumentar. A última surgiu no treino matinal de ontem. A lesão de Luis Aguiar deixa apenas 11 jogadores de campo disponíveis para o Dragão e abre vaga para mais um júnior, no banco dos suplentes de Jorge Jesus.


12 ausências no Dragão

João Pereira castigado

Paulo Jorge lesionado

Stélvio lesionado

Moisés lesionado

Vandinho lesionado

Bruno Tiago lesionado

Luis Aguiar lesionado

Mossoró castigado

Jorginho lesionado

Meyong lesionado

Paulo César castigado

Orlando Sá lesionado


Provocações e opções raras para o Dragão

Ultrapassado, quase em silêncio, o vendaval provocado pelas notícias do acordo entre o Benfica e Jorge Jesus para a próxima temporada, em plena contagem decrescente do confronto das equipas, no campeonato, a tranquilidade quase regressou ao Estádio AXA, perturbada apenas pela onda de lesões e de castigos que deixa o treinador quase sem alternativas para o último encontro do campeonato. A perda de Luis Aguiar constitui mais uma dor de cabeça para o treinador, que, ontem, foi alvo de uma provocação do treinador do Nacional e ex-treinador do Braga. "Não escondo que me dá um certo gozo ficar à frente do mestre da táctica", afirmou Manuel Machado, em entrevista a um jornal desportivo. As declarações não mereceram qualquer alteração à rotina bracarense: se houver resposta de Jorge Jesus, ficará para a conferência de imprensa de amanhã - há uma semana, fintou o tema Benfica - ou, eventualmente, para domingo: se o Braga conseguir igualar os 52 pontos do Nacional, recuperará o quarto lugar, uma vez que tem vantagem no confronto directo com a equipa de Manuel Machado.


Linz disposto a regressar

À distância, Roland Linz revê em paz o filme da passagem recente pelo plantel do Braga e antecipa um futuro "diferente", caso venha a cumprir no AXA o último ano do contrato com a SAD presidida por António Salvador. O melhor marcador do Grasshoppers - cedido, em Janeiro, ao clube suíço, assinou sete golos - mantém tudo "em aberto" para a nova temporada, mas, garante que, se ficar, com ou sem Jorge Jesus, o passado não será um problema: "Tivemos problemas, mas, somos homens, podemos resolvê-los. Não tenho nada contra ele". Depois das férias, apresentar-se-á em Braga. "Ficar não é um problema", garante o goleador austríaco.

Equipados pela Lacatoni

Nem toda a preparação da próxima época do Braga está sujeita à definição da classificação. No que respeita a equipamentos, o trabalho está adiantado. A SAD está prestes a celebrar um acordo com a Lacatoni para esta marca portuguesa voltar a vestir o plantel. Guimarães, Belenenses, Marítimo, Setúbal, Rio Ave, Trofense e Olhanense equipam Lacatoni.


Inquérito@nline
O Braga deve negociar com o clube turco Gaziantespor a venda do passe de Roland Linz?


A passagem de Roland Linz pelo Braga pode não ter sido pacífica, mas, no plantel de Jorge Jesus, tal como no dos suíços do Grasshoppers, o austríaco deixou a marca que interessa: golos. Os adeptos contam com ele.

Não, deve ser incluído no plantel de 2009/10 | 52%
Sim | 48%
-
Nº de participantes: 688

O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga: Taça mora em Braga há 43 anos

Armando, Mário, Juvenal, Coimbra, José Maria, Canário, Luciano, Bino, Adão, Estêvão e Perrichon. São nomes que figuram na história viva do Sporting de Braga. Entre outros. Há 43 anos garantiram para o clube bracarense a conquista da Taça de Portugal. O troféu de maior prestígio que reside na montra do clube minhoto. Foi a 22 de Junho de 1966.

As recordações ainda estão bem vivas no seio de muitos bracarenses. E, principalmente, dos jogadores que fizeram história no clube. 'Ainda hoje fico emocionado, foram momentos muito marcantes', contou Armando, o guarda-redes histórico do Sporting de Braga, que chegou a vestir a camisola da Selecção Nacional, um dos heróis da final que se disputou no Estádio do Jamor, perante uma plateia de 35 mil espectadores.

José Maria — outra figura mítica — dá conta que 'nestes anos todos nunca mais o clube conseguiu uma coisa igual... o que é pena'. Mas, naquela altura, contou 'tínhamos uma grande equipa e sobretudo um grupo muito unido', realçou.

Juvenal mantém viva a memória dos festejos, no regresso a Braga 'com muita gente à espera da equipa'. Estas e outras histórias serão partilhadas pelos heróis de 1966 do Sporting de Braga, depois de terem aceite o desafio do Correio do Minho/Antena Minho, para assinalar a passagem de 43 anos depois da conquista da Taça de Portugal.

Foi a 22 de Maio de 1966 que estes jogadores escreveram a letras de ouro o nome do Sporting de Braga na história do futebol português ao arrecadarem a Taça de Portugal. Pelo caminho, na meia-final, deixaram ficar o Sporting (vencedor do campeonato da época) e também Benfica. 'Na altura todos fizeram uma enorme festa, mas eu concentrei-me apenas na final. Eu queria mais.
Queria ganhar a Taça', assegurou Armando, o ex-guarda-redes.

Heróis de 1966 juntam-se para recordar histórias

O programa 'Hora Arsenalista', a ser emitido na Rádio de Braga/Antena Minho, apresenta como convidados para a edição desta sexta-feira (19 às 20 horas) cinco jogadores que estiveram presentes na final da Taça de Portugal, em 1966. Armando, Juvenal, José Maria, Bino e Mário foram desafiados para recordar o maior feito da história do Braga, sendo os principais protagonistas. Esta é uma forma de homenagear, ainda, os antigos jogadores que mantêm a ligação ao clube do coração. Ainda hoje residem na cidade de Braga e não perdem a actualidade do clube.

O Sporting Clube de Braga, 11.º classificado no Campeonato Nacional do ano 1965/66, conquistou a 26ª edição da Taça de Portugal, deixando pelo caminho equipas como a Ovarense, o Atlético, os Açoreanos do Lusitânia, o Benfica (Campeão Europeu) e o Sporting (vencedor do campeonato da época). Na final, coube o duelo com o Vitória de Setúbal que pouco tempo antes tinha obtido uma vitória sobre o Braga por 7-1.
O programa 'Hora Arsenalista' regista desta feita uma emissão especial, dedicada à conquista da Taça de Portugal, com os heróis de 1966 a assumirem o papel de protagonistas.

Correio Minho

JotaCC

Jesus só tem 10 jogadores de campo

Cenário negro em Braga. Confirmada a lesão num joelho de Luís Aguiar, os minhotos só têm 10 jogadores de campo disponíveis. E César Peixoto pode vir a jogar a «10» no Dragão.

César Peixoto pode jogar mais perto dos avançados 

O boletim clínico do Sp. Braga mais parece a convocatória para um jogo: Paulo Jorge, Moisés, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, Jorginho e Orlando Sá. Junte-se os castigos a João Pereira, Mossoró e Paulo César e está bom de ver que Jorge Jesus não vai ter tarefa fácil para fazer o onze que disputará o encerramento do campeonato frente ao FC Porto.

Neste cenário, o treinador que vai mudar-se para o Benfica na próxima temporada, vai ter de socorrer-se da imaginação. E César Peixoto pode ser a maior novidade, ao apresentar-se como médio ofensivo.

A BOLA

JotaCC

Benfica vai trocar pós-moderno pelo treinador do povo

O Benfica vai trocar um treinador pós-moderno (Quique Flores) por um treinador do povo (Jorge Jesus). Depois do fracasso que acabou por ser a aposta no sobrinho de Lola Flores e afilhado de Di Stéfano, Luís Filipe Vieira e Rui Costa viraram-se para um proletário, alguém que não tem a imagem cuidada e o discurso e os gestos polidos do espanhol, mas que vive e respira futebol e tem sabido vender a força e a qualidade do seu trabalho.
As diferenças percebem-se até quando eles estão no "banco". Quique contrariou, em Braga, a imagem habitual de serenidade. Mas tem por hábito manter-se quietinho a ver os jogos, enquanto troca impressões com o adjunto espanhol. Jesus é um furacão. Percorre quilómetros ao longo da linha, para trás e para a frente, sempre a gritar e a esbracejar lá para dentro, não sendo raro vê-lo

aos pontapés às garrafas de água. Não troca impressões com ninguém, assumindo a tarefa com total autocracia. A única imagem que guardamos dele sem a habitual altivez foi quando surgiu envolvido entre as vítimas da crise do BPP, justificadamente preocupado com as poupanças de uma vida.
Quique chegou ao Benfica com o rótulo de detalhista e estudioso, à imagem de Rafa Benítez, de quem dizem ser seguidor. Mas tal associação ficou longe de se confirmar, como se o espanhol tivesse entendido que o grau de exigência que a prova comporta não o obrigava a dispensar-lhe toda a sua atenção. Hoje, já deve ter percebido que teria sido bem melhor tentar apreender as nossas idiossincrasias, bem como procurar adequar as suas ideias e opções aos recursos disponíveis, o que não aconteceu.
De Jesus, costuma falar-se da sua vertente astuta, que é verdadeira, mas que não retrata toda a sua gama de recursos. Prova disso são os elogios que recebe da maioria dos jogadores que já passaram pelas suas mãos.
Jesus é um autodidacta. Foi um jogador mediano (com passagens pelo Belenenses e pelo Sporting, entre vários outros clubes, como o Amadora, de onde é natural, e o Olhanense, que representou na última vez em que os algarvios estiveram na I Divisão), e não faz parte da nova vaga de treinadores com canudo. Mas, mesmo agora, com 54 anos, procura manter-se actualizado sobre os novos processos de treino, designadamente através do recurso à Internet. Foi a sede de conhecimento que bem cedo o levou até Barcelona para se inteirar da forma de trabalhar de Cruyff.
Também passou por Itália, onde estagiou com Alberto Malesani (que então treinava o seu amigo Rui Costa na Fiorentina, e há um ano esteve na mira do Benfica). Mas o treinador holandês foi a principal referência de Jesus, durante muito tempo. (Foi essa ligação ideológica que o fez auto--intitular-se "Cruyff português", quando, nos anos 90, treinava um Felgueiras que sobressaía por apostar no romântico 3x4x3). Aproveitando um Sérgio Conceição prestes a explodir, o clube do Vale do Sousa fez uma primeira volta espectacular, mas acabou por ser despromovido à II Divisão.
Antes disso, Jesus tinha-se estreado no Amora, onde se sagrara campeão da III Divisão.
Recentemente, veio a público dizer que foi ali, no modesto clube seixalense, que se tornou no primeiro treinador a nível mundial a experimentar a defesa à zona. A necessidade de deixar bem vincado o seu lado inovador fê-lo afirmar, recentemente, que existem cinco, e não quatro, momentos num jogo. Aos já instituídos (organização defensiva, transição defesa-ataque, organização atacante e transição ataque-defesa) acrescentou o das bolas paradas. Este tipo de afirmações, desassombradas ou hiperbolizadas, conforme as opiniões, são uma marca vincada do seu carácter algo fanfarrão e presunçoso. Isso nota-se até no modo como fala invariavelmente na primeira pessoa, e no modo como reclama os méritos que outros preferem dividir com o colectivo. A sua personalidade fez-lhe ganhar anticorpos, mesmo entre a classe, como aconteceu há um ano com Manuel Machado, que Jorge Jesus substituiu no Braga. A história parece repetir-se agora, a ser verdade que Quique não gostou de saber que Jesus conversou com os responsáveis do Benfica antes de o futuro do espanhol estar oficialmente decidido. No início da época, já tinha entrado em rota de colisão com o treinador do Portsmouth, acusando Redknapp de ser limitado tacticamente. "Para mim, os treinadores ingleses não conhecem nada do futebol actual", chegou, então, a dizer.
Ao longo dos quase 20 anos de carreira que já conta, Jesus foi assimilando conhecimentos e experiência, mantendo a sagacidade no "banco" que lhe foi valendo adeptos nos diversos clubes. Mais importante do que os sistemas utilizados (foi evoluindo do 3x4x3 para o 4x3x3 e para o 4x2x3x1, até chegar ao 4x4x2 em losango em que começou a investir, há três épocas, no Belenenses), importa destacar o seu modelo de jogo, mesmo que Jesus admita que, por vezes, é incompreendido. "O treinador é como um pintor. Quando a Paula Rego descreve um quadro que pintou, só ela é que está a ver aquilo. Eu sou como a Paulo Rego", reclamou.
Jesus aposta numa defesa zonal tanto em termos de organização como nas bolas paradas, com o posicionamento sempre em função da bola. Excepcionalmente, concede uma marcação individual, como quando Rentería marcou Crouch nos cantos. Os dois laterais são ofensivos, embora um (Evaldo, no Braga) seja mais contido, e tenha de fechar no meio. O médio-defensivo deve ter estatura razoável, ser ágil e ter qualidade de jogo, tanto no capítulo do passe como no posicionamento táctico, que nunca é demasiado rígido. Características que parecem ir ao encontro de Ramires, o mais recente reforço do Benfica. Os médios-interiores são essenciais nas coberturas aos laterais e nas transições, uma preocupação permanente, embora doseada com períodos de circulação de bola. Rúben Amorim, que já foi seu jogador no Belenenses, deverá ser, por isso, uma pedra importante. Nas costas dos avançados, ganhou destaque em Braga a capacidade de basculação de Luís Aguiar, preocupação que, na Luz, poderá servir para potenciar o futebol de Aimar. O ataque é constituído por duas unidades móveis (embora um procure mais as zonas de finalização), restando a dúvida se Cardozo será compaginável com este pressuposto. No fundo, Jesus procura armar uma equipa equilibrada, designadamente do ponto de vista defensivo, mas sempre sem abdicar da qualidade de jogo e da procura do risco e do espectáculo.
Conclusão: em termos de conhecimentos e experiência, Jesus está mais do que habilitado para ajudar o Benfica a melhorar o seu rendimento, embora precisando para isso que o plantel sofra ligeiros ajustes, que ainda por cima estarão dependentes de algumas vendas tidas por obrigatórias. Jesus tem ainda a vantagem de conhecer bem o terreno minado em que muitas vezes se transforma o futebol português. A dúvida é se ele terá suporte psicológico para lidar com a pressão inerente a treinar um clube como o Benfica, onde já se sabe que o grau de exigência é sempre maior quando o treinador é português. Na Luz, os seus habituais problemas de sintaxe podem torná-lo num alvo fácil de chacota. Mas até nisso se percebe a aposta num treinador do e para o povo...


PUBLICO

JotaCC

Sucessor de Quique deverá ser confirmado na próxima semana
Vieira e Salvador já falaram sobre Jesus



Luís Filipe Vieira e António Salvador mantiveram uma conversa telefónica esta semana, começando a desanuviar-se o caminho para a confirmação oficial de Jorge Jesus como treinador do Benfica, na próxima época.

Tal como o CM anunciou em primeira mão, existe um pré-acordo entre o presidente do Benfica e o técnico português para que este assuma o comando técnico da equipa encarnada na próxima época, mas Jorge Jesus tem no seu contrato com o Sporting de Braga uma cláusula que o obriga a pagar um milhão de euros ao clube minhoto se quiser sair antes do final do contrato, que só expira na próxima época.

Perante o valor da cláusula e as más relações que subsistem neste momento entre os líderes dos dois clubes, na sequência de divergências entre o clube da Luz e a empresa de construção Britalar, propriedade de António Salvador, levantaram-se dúvidas quanto à concretização do pré-acordo estabelecido entre Vieira e Jorge Jesus.

Contudo, fonte próxima do líder encarnado contou ao CM que o presidente do Benfica soube "separar as águas" e telefonou a António Salvador para lhe dar conta do interesse do seu clube no técnico e tentar desbloquear a situação. "Só após a última jornada deverá haver novidades sobre o assunto", confidenciou a mesma fonte ao CM.

O CM sabe que esta reaproximação entre Vieira e Salvador poderá ter também repercussões positivas no diferendo que levou Britalar e Benfica a interporem, um contra o outro, acções em tribunal. O primeiro julgamento está marcado para o próximo dia 2 de Junho.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

BOLETIM CLÍNICO
2009-05-22

Paulo Jorge

Mialgia na face posterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.

Stélvio

Rotura muscular da região posterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Moisés

Rotura do músculo gémeo interno da perna esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Vandinho

Lesão de grau II do ligamento lateral interno do joelho esquerdo.  Efectua tratamento e trabalho em ginásio.

Bruno Tiago

Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Luís Aguiar

Tendinopatia da pata de ganso do joelho direito. Efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Jorginho

Tendinopatia dos adutores da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Meyong

Sequelas de cirurgia de fractura do quinto metatarso do pé esquerdo.  Efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio.

Orlando Sá

Rotura de ligamento cruzado anterior do joelho direito. Cumpre programa de reabilitação.


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JORGE JESUS SÁBADO ÀS 13H30

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, estará na sala de imprensa do Estádio AXA sábado, dia 23 de Maio, às 13h30, para projectar o encontro com o FC Porto, agendado para as 19h00 de domingo, a contar para a 30ª jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam antes, numa sessão que decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

S.C.BRAGA.PT

JotaCC

30ª Jornada: confira convocados, lesionados e castigados

Domingo
F.C. Porto - Sp.Braga, 19h00

F.C.PORTO
Convocados:
Lesionados: Lucho

SP. BRAGA
Convocados:
Lesionados: Meyong, Orlando Sá, Moisés, Vandinho, Luis Aguiar, Paulo Jorge, Stélvio e Jorginho
Castigados: João Pereira, Mossoró e Paulo César .

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Luís Aguiar deve falhar jogo com o FC Porto



Luís Aguiar corre sérios riscos de não recuperar para a deslocação ao Dragão, sábado (19h45) (rectifico o erro do jornalista domingo as 19h), depois de ontem ter feito uma lesão nos tendões do joelho.

O Sp. Braga luta pelo quarto lugar, ocupado pelo Nacional, mas para isso precisa de vencer no Dragão e esperar que os insulares percam em Alvalade, com o Sporting.

Jorge Jesus tem um cenário muito complicado ao ter apenas 10 jogadores de campo disponíveis. Para além do elevado número de lesões que já existiam no plantel, Luís Aguiar lesionou-se no treino de ontem, tendo feito uma tendinite anserina, como revela o boletim clínico divulgado pelo clube.

Meyong, já em fase mais avançada de recuperação, ainda trabalha condicionado, mas poderá ser chamado ao banco de suplentes, caso o técnico assim o entenda.

Ausentes do desafio com o FC Porto ficam Paulo Jorge, Vandinho, que fizeram tratamento e trabalho de ginásio. Stélvio, Moisés Jorginho e Bruno Tiago que prosseguem tratamento e dividam a sessão de trabalho entre ginásio e relvado. E Orlando Sá que já terminou a época há muito, limitando-se a cumprir programa de reabilitação.

E por castigo falham João Pereira, Mossoró e Paulo César.

A BOLA

JotaCC

Jesualdo: «Temos interesse absoluto em vencer o último jogo»

O F.C. Porto encerra a participação na Liga frente ao Sp. Braga, no próximo domingo, num jogo que Jesualdo assegura ter «interesse absoluto» em vencer. O técnico quer ir de consciência completamente tranquila para os festejos com os adeptos na chamada Via-Tetra, que passa pela Avenida dos Aliados e pela Praça do Infante, na Ribeira.

«Vamos ter o estádio lotado e temos interesse absoluto em ganhar o jogo, para depois festejarmos no coração da cidade com os adeptos. Queremos ser uma equipa eficaz, que consiga entrar dentro do público e trazê-lo para o relvado. Os jogadores estão muito motivados, estão desejosos de acabar a época, sim, mas a ganhar.»

Por isso a Taça de Portugal fica para mais tarde. «O que eu vou fazer no próximo jogo não tem nada a ver com a final da Taça, tem a ver com o jogo com o Sp. Braga. A Taça é uma semana depois, por isso o jogo com o Sp. Braga não se projecta na final da Taça. Pontualmente aqui e ali pode haver jogadores diferentes, mas basicamente vai jogar a equipa que eu considerar melhor para este jogo.»

Ora também por isso, porque a equipa quer concentrar-se apenas nesta partida e proporcionar aos adeptos um fartote de bola, Jesualdo espera que seja um bom jogo. «As duas equipas, F.C. Porto e Sp. Braga, abrem perspectivas para um bom jogo. O Sp. Braga tem sido uma equipa positiva e isso ajusta-se ao que tem sido o F.C. Porto. Queremos encerrar o campeonato com uma boa exibição e uma vitória.»

Eduardo e Maicon não merecem reacção

Durante a conversa com os jornalistas, Jesualdo foi confrontado com um eventual regresso de Renteria ao F.C. Porto, bem como as possíveis chegadas de Eduardo e Maicon. O técnico, como é habitual, não fez qualquer comentário sobre estas situações. «Nunca falo de jogadores de outras equipas», terminou Jesualdo.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Luís Aguiar deverá falhar Dragão

O médio uruguaio Luís Aguiar, do Sporting de Braga, está lesionado e deverá falhar domingo, no Estádio do Dragão, o embate com o tetracampeão FC Porto, na 30.ª e última jornada da Liga Sagres.

O jogador, 23 anos, lesionou-se no treino de quinta-feira e hoje o boletim clínico da equipa publicado no sítio do clube revela que sofre de uma "tendinopatia da pata de ganso do joelho direito" e efectuou tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado.

O internacional uruguaio está em dúvida para alinhar no Estádio do Dragão, naquele que seria o nono impedimento por lesão que o treinador Jorge Jesus enfrentaria.

Além de Aguiar, constam como lesionados ou ainda com sequelas de lesões Paulo Jorge, Stélvio, Moisés, Vandinho, Bruno Tiago, Jorginho, Meyong e Orlando Sá.

Se a estes jogadores se juntarem os castigados João Pereira, Mossoró e Paulo César, e a confirmar-se a ausência do ex-portista, resulta que Jesus não pode contar com 12 elementos para a despedida da época.

O treinador, que sábado, às 13:30, faz a antevisão da partida, terá assim apenas 10 jogadores de campo disponíveis, mais três guarda-redes, um deles ainda júnior, tendo que fazer uso de vários jogadores daquela equipa de formação para completar a lista de convocados.

Será, pois, um Sporting de Braga depauperado aquele que se vai apresentar no Dragão, mas ainda a almejar a quarta posição, tendo para isso que vencer o FC Porto e esperar que o Nacional perca em Alvalade, ante o Sporting.

Em causa está o regresso aos trabalhos na próxima temporada já que, se ficar em quinto lugar, o Sporting de Braga terá de disputar a segunda pré-eliminatória da Liga Europa, a 16 e 23 de Julho.

O JOGO