News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Complexo desportivo da Ponte - que futuro?

Started by ric, 05 de May de 2009, 18:25

Previous topic - Next topic

ric

a poucos meses das eleições autarquicas, este tema pode ganhar animação.

fala-se do eventual fecho do PEB e questiona-se o que fazer á grande nave e área envolvente com campo das camélias.

Não conheço o que os partidos se propoem fazer nesta matéria mas, o adepto e cidadão que vos escreve acha que o ideal seria criar-se naquele espaço um grande centro de actividade desportiva e de lazer. teriamos dois polos desportivos em Braga . Um de desporto de alto rendimento composto pelo AXA e piscina olimpica. Outro, na Ponte composto pelo emblemático 1º de maio, piscina adjacente, campo da ponte, pavilhão ABC e terrenos do PEB.


penso mesmo que a Agro, a nossa grande feira regional e nacional pode ser perfeitamente "mandada" para o Porto desde que haja acordo entre exponor e PEB. termos um parque de feiras antiquado e sem condições é coisa que deve ser bem ponderada e , sinceramente, para feiras o nosso PEB é uma aberração...se o avaliarmos face a outras áreas congéneres e com dignidade de parque de exposições.

é por isso que esta zona, uma mina de ouro para a imobiliária, poderia ser bem "desviada" para o lazer e o bem estar dos municipes. E o SCBraga poderia aproveitar criando um grande complexo desportivo que por estar no centro da cidade teria todas as condições de sucesso 8já que eu não acaredito muito na Academia tendo em conta os custos envolvidos e a logistica em seu torno).

A modos de "apalpar o terreno " e a sensibilidade dos foristas, o que acham que por ali se poderia fazer? sabem se os partidos já demonstraram alguma ideia para aquele espaço?

krugger

#1
Quote from: ric on 05 de May de 2009, 18:25
a poucos meses das eleições autarquicas, este tema pode ganhar animação.

fala-se do eventual fecho do PEB e questiona-se o que fazer á grande nave e área envolvente com campo das camélias.

Não conheço o que os partidos se propoem fazer nesta matéria mas, o adepto e cidadão que vos escreve acha que o ideal seria criar-se naquele espaço um grande centro de actividade desportiva e de lazer. teriamos dois polos desportivos em Braga . Um de desporto de alto rendimento composto pelo AXA e piscina olimpica. Outro, na Ponte composto pelo emblemático 1º de maio, piscina adjacente, campo da ponte, pavilhão ABC e terrenos do PEB.


penso mesmo que a Agro, a nossa grande feira regional e nacional pode ser perfeitamente "mandada" para o Porto desde que haja acordo entre exponor e PEB. termos um parque de feiras antiquado e sem condições é coisa que deve ser bem ponderada e , sinceramente, para feiras o nosso PEB é uma aberração...se o avaliarmos face a outras áreas congéneres e com dignidade de parque de exposições.

é por isso que esta zona, uma mina de ouro para a imobiliária, poderia ser bem "desviada" para o lazer e o bem estar dos municipes. E o SCBraga poderia aproveitar criando um grande complexo desportivo que por estar no centro da cidade teria todas as condições de sucesso 8já que eu não acaredito muito na Academia tendo em conta os custos envolvidos e a logistica em seu torno).

A modos de "apalpar o terreno " e a sensibilidade dos foristas, o que acham que por ali se poderia fazer? sabem se os partidos já demonstraram alguma ideia para aquele espaço?


Sinceramente se algum partido já apresentou uma solução para o PEB desconheço, o k sei é que está inserido numa zona com as condições instaladas k já foram referidas, o estadio, o Sá Leite,a piscina o campo,era capaz de acrescentar um espaço k para mim está completamente subvalorizado e a meu ver muito mal pk poderia ser algo de magnifico no centro da cidade que é o Parque da Ponte, quem lá passa vê aquilo sem jeito nenhum, antro até de muita premiscuidade, penso que se formos enveredar pela utilização do espaço onde o PEB está inserido para o bem da cidade e dos seus habitantes penso k poderiamos fazer algo em grande e revitalizar toda aquela area, ficaria magnifico, lavavamos a cara á zona, revitalizamos um espaço verde unico, o Parque da ponte, ficaria inserido no grande complexo que poderia aglutinar o 1º de Maio, o Sá Leite, a piscina, o campo da ponte e o Parque da Ponte, acho k um arquitecto com 2 dedos de testa com as condições já instaladas e com o espaço k pode ser reutilizado conseguiria fazer algo de magnifico.

É evidente k tal façanha não seria barata, talvez os tempo não serão os adequados para tal empreitada, mas tb sou sincero se é para entregar o espaço a meia duzia de empresas amigas, ou fazer algo de inutil por mim esperava-se, tentava-se rentabilizar o espaço da melhor forma para k os seus custos de manutenção fossem minurados, e esperava por uma altura de maior fulgor orçamental para fazer o arranjo urbanistico k aquela zona merece, já está assim à tanto tempo que não é por mais 1 ou 2 mandatos que alguem morre, a fazer k se faça algo de util para nós, habitantes de Braga, usufruirmos, para ser mais um mono deixem estar quieto.


FORÇA BRAGA !!!!

ruis

À cerca deste tema já pensei nisso muitas vezes e a solução que proponho é a seguinte:
Reabilitar o Pavilhão do Parque de exposições, o chamado pavilhão de desportos, e transformá-lo na nova casa do ABC de Braga, visto que o ABC é a equipa que enche mais pavilhões em Portugal nos jogos de andebol e era forma de aumentar o número de espectadores nos jogos. O Pavilhão Flávio Sá Leite, como se falou á uns tempos atrás, acolhia as equipas de desporto do centro cultural de Sto. Adrião.
O Estádio 1º de Maio, na minha opinião, está ao abandono desde que o Sp. de Braga deixou de lá jogar.
Para reabilitar e dinamizar, devia-se transformar num espaço multiusos, que possa acolher grandes eventos, como espectáculos musicais, e avançar com os famosos estúdios de bandas de garagem.
Outra alternativa a tudo isso é o S.C.Braga negociar com a Cãmara para construir a Academia do S.C.Braga, transformando o Estádio 1º de Maio como estádio próprio e aproveitar  o campo da ponte, o pavilhão de desportos e construir mais 2 campos no  recinto da feira.
Tudo isso envolve dinheiro! A solução passaria em a câmara pagar uma parte dos custos, o braga pagar outra parte e arranjar um patrocínio que queira patrocinar a academia do S.C.Braga, tal como alguns clubes fizeram (académica, Sporting, Benfica, etc.)

FIDELIS

Pelo que sei o parque do Picoto é para avançar englondo toda a zona do parque da ponte
não sei se isso engloba ou não o PEB mas aquela zona vale ouro
o destino obvio seria um grande parque arborizado que compreendesse de igual modo uma zona de desporto
não sei se é alernativa construir naquele local a academica do SCB até porque o estadio é camarário e considerado monumento nacional pelo que dificilmente seria "doado" ao Braga
apenas espero, sem grandes esperanças, que se aproveite a zona em prol da cidade

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Nuno À-Braga

#4
Quote from: ric on 05 de May de 2009, 18:25
penso mesmo que a Agro, a nossa grande feira regional e nacional pode ser perfeitamente "mandada" para o Porto desde que haja acordo entre exponor e PEB.

Mandar a Agro para o Porto???!!!
Tiros nos pés?

Por má que a Agro seja, não me parece minimamente razoável que enviemos o que quer que seja para uma região em diversas áreas concorrente à nossa!!! Se nos "atrevemos" a dar sugestões (e muito bem) a quem de direito, tenhamos noção da realidade com que tais pessoas se deparam.
Se me dissessem: "vamos embarcar num projecto dum novo PEB ou de reformulação do mesmo ou de criação de um PEB/PEM (M de Minho) de âmbito regional" tudo bem; mas, para enriquecermos os outros, ainda por cima os reis do centralismo, já basta sermos desde sempre o distrito mais sacrificado em termos de captação e distribuição da riqueza.

Falando do principal assunto em causa no tópico...
Julgo que o Complexo da Ponte e, pelo que entendi, PEB incluído, devem continuar a servir como EQUIPAMENTO (logo, não passíveis de construção de habitação), e julgo que DEVIAM vir a ser enquadrados na continuação do futuro "Parque Urbano do Picoto" e do "Parque da Ponte".
Especificamente em relação aos campos de futebol (Ponte + 1º de Maio + 2 nas Camélias), julgo que deveriam continuar a ter a mesma função de agora e, quando não estivessem a ser utilizados, deveriam ser disponibilizados à População, a exemplo do Complexo da Rodovia.
O Estádio 1º de Maio deveria levar uma grande reformulação no sentido da sua INTENSA disponibilização à população em geral.

O S.C.Braga, se quer um complexo de treinos, tem de deixar de depender tanto da Câmara Municipal de Braga e ir criando condições para que, nem que seja a longo prazo (digamos 5-10 anos), conseguir construir o seu próprio complexo (devia seguir o exemplo dos japoneses Urawa Reds) e não embarcar em jogos sujos de politiquices (não política) tal como já foi feito pelo Sr.Salvador relativamente à construção dum complexo alegadamente em terrenos de um conhecido construtor, misturando assim o Braga em assuntos aparentemente suspeitos.
Não obstante, a C.M.B. poderia sempre apoiar a iniciativa em termos logísticos, de redução de taxas, de facilitação de negociações e quiçá até de cedência de terrenos que reverteriam para si após algumas décadas. Mas não no PEB. Quanto muito nas Camélias apenas. Mas também não me parece bom sítio para o S.C.Braga.

ric

para mim, acho que ter uma infraestrutura como a grande nave e o PEb só para uma feira de expressão é um sorvedouro de dinheiro. Além disso, esta infraestrutura , comparada com outras exclusivamente dedicada a feiras fica a anos luz. O PEB parou no tempo, a grande nave é um mamarracho que se deixou ultrapassar pelas áreas super atraentes e multifuncionais dos pavilhões da exponor.
Sincer<mente não me repugna que a NOSSA Agro possa ser desviada para a exponor assim como entendo que não poderemos competir com um novo aerodromo pois estamos a 20m de um outro grandioso. Eu acho que as infraestruturas ou são dedicadas a áreas especificas e temos profissionalismo e aproveitamento ou então não vale a pena ter este tipo de estrutura. podemos investir noutras áreas e olha que via com muito melhores olhos, uma área empresarial tipo Tagus Parque de forma a criar riqueza, trabalho e futuro para a nossa região. Um feira jeitosa ( a Agro) e outras de nível muito baixo não me parece que sejam suficientes para manter uma estrutura destas. E sabendo - pelo que me parece- que há muitos anos que o PEB não é rentável valerá a pena ter este elefante branco??? se se quiser manter esta feira implemente-se outras estruturas, crie-se num local exterior á cidade, com infraestruturas . Mas será que teremos o nosso espaço? será que os expositores de uma feira de lazer v~em a Braga e á exponor? será que as empresas de tecnologia querem estar na feira de Braga e na Exponor??? sinceramente, se temos um tecido empresarial muito fraco e se a nossa região é sobretudo de serviços, temos de inventar outras realizações que nos tragam mais valias....

Sobre o Parque mantenho o que disse.... um espaço amplo dedicado ou ao público em geral ou então directamente vocacionado para a competição via SCBraga.

para mim a Academia nos moldes que se queriam é um projecto a ficar na gaveta.

easy_scb

Podiam seguir o exemplo dos espanhois....o multiusos deles recebe de tudo! Comcertos sejam eles de bandas ou recepçao ao caloiro, já lá houve campeonatos de quickboxing enfim...é um espaço bem aproveitado...e o PEB tem condiçoes para ser mais e melhor dado que dali ao centro da cidade é um pulinho..

disco infiltrator

Se não tivessemos a Câmara que temos e as negociatas que lhe são características, já há muito que poderiamos ter um verdadeiro parque da cidade na Ponte. Um espaço onde as famílias pudessem passear, fazer desporto e usufruir de uma àrea verde numa cidade onde cada vez mais impera o betão.

Não sei se é estratégia manter aquilo quase abandonado para mais tarde surgir lá uma urbanização ou se aquilo puramente está abandonado e não merece a atenção daquela gente.

Caso se optasse por um bom estádio, confortável, com toda a estrutura e feito à nossa medida sobraria ainda dinheiro para parques desportivos, piscinas olímpicas, pavilhões, estacionamento etc etc

Optou-se por construir aquela coisa a que chamam estádio, que não tem o menor conforto nem acessos mas é um verdadeiro sorvedouro de dinheiro. Nunca o SCB pediu um estádio daqueles e nem foi ouvido nem achado durante a fase de projecto e construção.....Ficou a câmara totalmente endividada para os próximos anos por causa dum pseudo-estádio que em nada veio beneficiar o SCB....

Com uma câmara que verdadeiramente se preocupasse com a população e não apenas com negociatas, há muito que teriamos um belo espaço no parque da ponte.....E o 1º de Maio? Que utilidade tem agora aquele estádio? 

JORGEXINA

#8
A mim faz me uma confusão enorme o estado em que está o parque da ponte e o Estádio 1º de Maio! Toda aquela zona tem um potencial ENORME! Que devia ser aproveitado!!
Receio tb, tal como foi dito que este abandono seja uma estratégia para entregar aquilo aos senhores do betão.. O que em nada me admirava, nós ja parecemos os habitantes de Felgueiras, somos roubados a força toda e anda tudo a aplaudir de pé determinadas pessoas, com  o argumento que já fez muita coisa em Braga. Mas se em 20 anos não o fizesse, muito mau seria...

Mas voltando ao parque, penso que poderia ser feito um projecto em que todas as partes sairiam beneficiadas!!! A cidade, o Clube e principalmente os habitantes de Braga. Acho da maior importância remodelar aquele espaço.
Qto ao PEB, para mim é um espaço obsoleto que não traz mais valias a cidade, já foi o tempo! E ou gastam uma fortuna lá, ou continua a não servir para nada! Resumindo por mim ia abaixo! Até pk, para fazer dali um verdadeiro parque da cidade/parque desportivo, não poderíamos ficar lá com aquele mono!

A minha ideia seria os terrenos do Estádio 1º de Maio, pavilhão Flávio Sá Leite, campo de treinos relvado e parque da ponte ficarem como área publica, quer de lazer quer turística!!! Onde seria restaurado o 1º de Maio, criando uma praça/jardim com quiosques/esplanada que desse uma "pequena" vida (turística/lazer) ao parque nos actuais terrenos do Flávio Sá Leite* e campo relvado. Sendo que o parque propriamente dito seria aumentado até ao rio Este e até ao PEB (incluído) destruindo os edifícios que lá existem, salvo erro da EDP e PEB, claro está. O Estádio 1º de Maio seria um monumento útil, um espaço para o publico desfrutar, com o relvado sintético em que qq 1 pudesse ir para lá dar uns toques, tal como na rodovia e pista para que quisesse dar umas corridas.
Ficando o outro lado com um parque de estacionamento comum (zona dos carrinhos de choque no S.João). E o centro de treinos do S.C.Braga, que seriam nos actuais terrenos adjacentes ao PEB, piscinas e Camélias. Em que há espaço para fazer 3 campos, sendo 1 com bancada e pista de atletismo e um pequeno pavilhão para as modalidades amadoras, ficando o do Parque Norte para o ABC e Hóquei de Braga!

*O ABC já merece um pavilhão melhor a muito tempo, penso que com a construção do pavilhão no parque norte eles iram para lá.



http://img27.imageshack.us/img27/6899/parquedaponte.jpg

Verde - Zona publica
Vermelho - Centro de Treinos
Azul - parque de estacionamento comum
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

imperador

Sei que o pessoal só se interessa pelo desporto-rei, mas existe um desporto em Braga, que apesar de mal amado e ignorado pelos adeptos já deu muitos títulos (muitos deles internacionais) ao nosso clube.

Estou a referir-me ao Atletismo que movimenta diariamente muitos praticantes no nosso 1º de Maio e no Inverno possui a única pista coberta do Norte do país, acabar com isso era acabar com algumas das escassas condições que a cidade tem para a prática do Atletismo competitivo.
Braguista a 100%.

JR1287

Lamento ser desmancha-prazeres, mas é óbvio que o destino daquela área é a construção civil!!!!!!!!!!! Vale ouro, e já devem andar todos os construtores em negociatas, umas às claras, outras nem por isso... Não vale a pena iludirmo-nos...

ric

Estamos á porta das eleições.
Vou tentar que o Superbraga possa solicitar aos partidos concorrentes á CMB que nos transmitam o seu pensamento sobre este assunto

krugger

Quote from: ric on 20 de May de 2009, 10:07
Estamos á porta das eleições.
Vou tentar que o Superbraga possa solicitar aos partidos concorrentes á CMB que nos transmitam o seu pensamento sobre este assunto

Optimo, pelo menos já ficamos a saber quais os projectos que as diferentes forças politicas têm para a zona, se é k têm.

joaobl03

Quote from: ric on 20 de May de 2009, 10:07
Estamos á porta das eleições.
Vou tentar que o Superbraga possa solicitar aos partidos concorrentes á CMB que nos transmitam o seu pensamento sobre este assunto

O Mesquita já nós conhecemos mas era interessante saber o que têm em mente o Ricardo Rio para apoiar o nosso clube e o desporto Bracarense em geral . 
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

SC_BRG

peb que continue a ser peb,mas remodelado, a cidade precisa e isto não é só futebol nem scb. O campo da ponte é que podia servir a cidade e todos os seus clubes e modalidades.

JotaCC

Parque da Ponte com obras até Junho

A Câmara Municipal de Braga quer restituir a "dignidade" ao Parque Urbano da Ponte, um dos locais da história e memória dos bracarenses. As obras Já avançaram, prevendo-se um investimento de dois milhões de euros.

As obras, já em curso, no Parque Urbano da Ponte vão impedir, durante os próximos  meses, o acesso do público àquele pulmão da cidade. A requalificação urbanística deste parque da cidade, com um volume de obras orçadas em mais de dois milhões de euros, leva a que, depois de amanhã, todo o espaço de usufruto público fique vedado aos habituais frequentadores e moradores do lugar da Ponte.

Subjacente a esta decisão da Câmara Municipal de Braga está, segundo João Paulo Mesquita, do Gabinete da Presidência, a "prevenção" de eventuais acidentes, além de permitir que as obras "evoluam de forma mais célere, para que a sua conclusão se faça mais rapidamente". A única excepção prende-se com o acesso livre à Videoteca Municipal, que será feita a partir do Estádio 1º de Maio.

De momento, apenas os edifícios-sede de duas associações para seniores - "Amigos da Ponte" e "Amigos do Parque" - se encontram praticamente concluídos, tendo-se já iniciado com os trabalhos de um auditório ao ar-livre e um bar panorâmico junto ao lago.

A requalificação do Parque da Ponte contempla, igualmente, a renovação da antiga Biblioteca do Parque, uma construção dos anos 40, que irá, futuramente, acolher as instalações de segurança e sanitários de uso público.

Tratando-se de uma área urbana de lazer por "excelência", mas que tem sido votada ao abandono, situação que perdura há já quase uma década, a autarquia bracarense aposta na sua revitalização, mediante uma intervenção "profunda" que contempla, ainda, a recuperação de canteiros existentes, o redimensionamento dos percursos pedonais, a criação de um circuito de manutenção com pavimento, em betão betuminoso, um parque de merendas e ainda a remodelação da iluminação pública.

O espaço exterior da Ponte espera, igualmente, obras de intervenção. De acordo com Ilda Carneiro, vereadora do Ambiente, "o concurso para intervenção nesta área do parque vai ser aberto nos próximos dias, prevendo-se a sua conclusão em simultâneo com as restantes obras".

Além do tratamento paisagístico e ambiental, o projecto prevê também a criação de um espaço de estacionamento automóvel.


disco infiltrator

.....que bem que fazem as eleições....melhor ainda quando são eleições que ameaçam o poleiro de muitas dessas figuras..

SimpLe-Kid

Quote from: disco infiltrator on 27 de May de 2009, 22:47
.....que bem que fazem as eleições....melhor ainda quando são eleições que ameaçam o poleiro de muitas dessas figuras..

Eu já disse que devia haver eleições todos os anos... assim as coisas andavam muito melhores.

Desculpem o off-topic.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]