News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Não há espaço para o erro...

Started by Zé, 11 de May de 2009, 23:49

Previous topic - Next topic

Na fase em que estamos, ter capacidade financeira é o fiel da balança, para o sucesso ainda maior que podemos ter ou, o voltar ao passado, ie, jogar para não descer de divisão. Peço que fixem este aspecto... Anos consecutivos na europa, isto é, o sucesso desportivo alcançado pelo SCB, a consolidação dos resultados desportivos, implica que o SCB tenha cada vez maiores orçamentos. A venda de jogadores e a recente sponsorização da AXA contribuiram para disfarçar e anular os défices correntes... no entanto, o SCB tem que contar com receitas regulares e não com receitas "extraordinárias" como actualmente tem acontecido.
Actualmente o SCB tem uma larga folha de vencimentos e qualquer acto de gestão mal calculado pode implicar repercussões graves, dificilmente recuperáveis.
Vender ou não um jogador, estar dependente de um empresário, estar condicionado e não controlar as variáveis do negócio pode ser danoso para as nossas pretensões. Se antes a venda de um jogador por 1 milhão euros permitiria o equilíbrio orçamental, actualmente esta verba não chega para mandar tocar um cego...

Pode parecer um paradoxo, mas...Actualmente o SCB deve ser a equipa portuguesa onde as exigências são maiores. Aceito que me digam que há equipas com orçamentos muitas vezes superiores ao nosso e  exigências treendas... é verdade que as há. Todavia estas equipas poderão ter eventualmente uma "almofada" tanto financeira como temporal que lhes permita lutar consecutivamente pelos seus objectivos. A realidade do SCb é que não há espaços para o erro.

... a pressão para tentar um título cada vez mais se vai acentuando e a constatação que poderá ser uma realidade, mesmo ali ao virar da esquina, está presente nas nossas mentes e corações...
Como disse num outro post, há vários factores que contribuem para alcançar o sucesso, e entre eles a necessidade de contratar um bom plantel.
como não há dinheiro para contratar "jogadores de elite", dinheiro esse só ao alcance de um FCP, SLB ou SCP... temos que ser cada vez mais rigorosos nas prospeções, ie, temos que contratar barato e ao mesmo nível dos nossos adversários directos. Dito por outras palavras, temos que ter os melhores jogadores e a preço de saldo. A probablidade de errar na prospecção é cada vez maior pela simples razão que o nível é cada vez maior. E se eventualmente conseguirmos bons jogadores,e estes darem nas vistas,  é altamente provável que estes sejam cobiçados e alvo de propostas por parte de clubes com outros argumentos... Nós, o SCB, não teremos com certeza argumentos financeiros para satisfazer a natural pretensão de um jogador na mó de cima.

Será que vamos assistir a nova revolução no plantel?
Temos no plantel muitos jogadores com categoria para jogar nos melhores campeonatos mundiais. Quando me lembro que Ricardo joga em Espanha, então o Eduardo jogaria onde?
Eduardo, João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Luís Aguiar, Meyong são jogadores com a cotação em alta. Será que vamos ficar sem estes jogadores?
As questões que levanto são as seguintes:
O SCB precisa de realizar dinheiro, vendeendo jogadores, para suportar o orçamento, ou este aspecto deve ser relegado e a prioridade deve ser o objectivo de tentar um título, apostando tudo nisso, mesmo que isso implique o descarrilamento das contas.
Coloquem-se no lugar de António Salvador, se vocês tivessem o poder de decisão, o que fariam? Vendiam ou não estes jogadores? Venderiam outros? Quem contratariam?
Será que a equipa teria o mesmo nível competitivo com as contratações que preconizam?


Força Gverreiros

Zeus

Se não me engano os contratos que o braga faz com os atletas são contratos por objectivos, logo não acho que estejamos constantemente a subir o orçamento de época para época, como muita gente diz. Como já foi dito várias vezes pelo próprio JJ ele veio para braga ganhar menos do que o que auferia no Belenenses.
Toda a gente se lembra o que se passou no ano passado com a renovação do P.santos, o braga não dá o que os jogadores querem, por e simplesmente o braga dá-lhes condições de conseguirem algo que noutros clubes dificilmente conseguiriam, e isso é muito importante para um jogador.
É lógico que o nosso orçamento não é pequeno, mas não acredito que as coisas estejam a caminhar para um endividamento.
Quanto as vendas está mais que provado que quando aparecer a oportunidade tem que se vender, não podemos correr o risco do jogador se desmoralizar a ele e criar focos de instabilidade na equipa.
E neste momento podemos vender 2 ou 3 jogadores sem grandes problemas, acho que o mais dificil de colmatar seria mesmo o L.aguiar, mas há-de aparecer outro.........e o primeiro a vender por mim era já o JPereira......  ;)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

ric

mais uma boa temática trazida aqui pelo Zé.

para responder á questão, falta uma questão importante, ou melhor duas:

1- Não sabemos efectivamente os montantes das receitas /TV, sponsors, bilheteira, quotizações)
2- desconhcemos em absoluto os montantes salariais e neste caso a relação preço/qualidade/rendimento

sem estas premissas não poderemos, com total isenção e confiança  avançar por um outro caminho.

tenho para mim que o balanceamento entre a nossa capacidade financeira ( e de endividaento) deve ser aferida e posteriormente acentuar as mais valias ganhas, quer em termos financeiros quer em desportivos. E estes últimos estão intimamente relacionados com os outros.

é inquestionável que o seucesso desportivo traz sucessos de receitas. veja-se o caso do Porto e a sua caminhada de afirmação.
Ao Braga falta precisamente AFIRMAÇÃO  e ocupra um espaço no coração das pessoas. Ora isto faz-se com uma poltica de divulgação , logo com metas longas em tremos de resultados concretos 8au,mento de sócios pagantes).

E para conquistar estes apoios temos de ter equipa, de mostrar futebol e abrir portas do estádio de forma a que o Braga vá ter com as pessoas.

Ora esta relação esforço/resposta da região ainda me parece muito longe do idealizado por AS. E neste capítulo, AS pode vacilar... Ao dar "circo" de grande quilateao povo e não encher o "coliseu", os guerreiros não podem continuar a ser os melhores... 

E por aqui me fico... para já

Sim é verdade que não temo dados para analisar a questão, no entanto não se trata disso.
O que está em causa é o objectivo estratégico que o SCB deve estabelecer e as estratégias para o alcançar
Dito por outras palavras, e relativamente a este tópico, o SCB, na minha opinião, saltou nesta temporada alguns patamares rumo ao topo. No entanto já assistimos no passado a algo semelhante e infelizmente,  o SCB caiu uns degraus no dito patamar muito devido a erros, nomeadamente na escolha do treinador.
Lembro que na altura eu comparava o SCB a um carro de Fórmula 1 e como piloto tinha um piloto de karting...

Só desejo que os erros do passado sirvam para tirar ilações e não se repitam.
Força Gverreiros

ric