News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 08/05

Started by Bruno3429, 08 de May de 2009, 01:34

Previous topic - Next topic

Bruno3429

António Salvador: O presidente da Europa
JOÃO FARIA

O Sporting de Braga pode confirmar, na segunda-feira, mais um apuramento para as competições europeias. Será a quinta qualificação consecutiva do clube minhoto, na presidência de António Salvador, um líder talismã.

A um pequeno passo de garantir o apuramento para a nova Liga Europa, o Sporting de Braga está na iminência de carimbar, já na próxima jornada, a quinta qualificação europeia consecutiva, acentuando uma tendência que virou regra, desde que António Salvador chegou à presidência.

Em seis anos de liderança, o empresário bracarense, de 38 anos, tornou um hábito a meta europeia. Até Fevereiro de 2003, altura em que António Salvador tomou posse pela primeira vez, o Braga conseguira um total de seis qualificações. Além de ter salvo a equipa da despromoção, na meia temporada de estreia (14.º lugar), projectou-a para outros voos. Nas quatro épocas seguintes, o Braga foi sempre às provas da UEFA, mesmo na temporada passada, em que, depois do 7.º lugar na Liga, isso só foi possível através da participação na Taça Intertoto, a tal prova que o clube ganhou, por ter sido, entre os participantes, o que chegou mais longe na Taça UEFA (oitavos-de-final).

A três jogos do final da Liga, o Braga ocupa a quinta posição, com 46 pontos, mais sete do que o Leixões, que é o sexto, e só ainda não se qualificou, porque o Paços de Ferreira chegou à final da Taça de Portugal e está automaticamente apurado, em virtude de o seu adversário ser o F. C. Porto, que vai ficar, pelo menos, no segundo lugar. O novo apuramento está apenas à distância de um triunfo, que pode ser garantido já na segunda-feira, no Restelo (19.45 horas, SportTV1), com o Belenenses. Se derrotar os azuis, o apuramento é certo, mas até o empate pode chegar, desde que o Leixões, na véspera, não vença a Académica. No limite, até a derrota pode garantir a festa dos minhotos, desde que o Leixões também perca e o Marítimo não vença em Paços de Ferreira.

Jornal Notícias

Bruno3429

Rodríguez em Belém
ESTÁ CLINICAMENTE RECUPERADO E REAGE BEM AOS TREINOS NO RELVADO 
 


Não se trata de ser imprescindível, mas os bracarenses apostam na reabilitação de Rodríguez para o embate de segunda-feira, com o Belenenses. O peruano, de 25 anos, recupera de uma lesão muscular nos músculos posteriores da perna direita e as últimas avaliações clínicas foram favoráveis. Paralelamente aos exames, a resposta do central no treino de campo tem sido positiva, pelo que a recuperação para Belém é um cenário em aberto. E se realmente se apresentar em condições, será a aposta de Jesus para manter o sector defensivo consistente.

Rodríguez será a melhor solução para uma parte final da competição em que os bracarenses apostam na conquista do 4.º lugar, mas após um período verdadeiramente negro há outras opções: Paulo Jorge usou a experiência dos seus 28 anos com o Rio Ave, num jogo que marcou a sua estreia na presente época; e Frechaut, de 31 anos e o central mais utilizado do plantel com 18 jogos, continua a treinar-se sem limitações. Para já, e em função da boa resposta que deu, só Leone, de 30 anos, está de "pedra e cal".

Record

Bruno3429

Chegar ao topo com muito trabalho

Eduardo, guarda-redes do Sporting de Braga, chegou à baliza da selecção nacional. José Costa, atleta do ABC, é uma das principais referências do andebol nacional, também com direito à camisola das quinas. Apresentaram-se como dois exemplos de vida, num colóquio que decorreu no Estabelecimento Prisional de Braga, que contou com a presença de vários reclusos. Muitos deles com a camisola do Sp. Braga, em sinal de afecto pelo clube.

Durante mais de uma hora, Eduardo e José Costa partilharam algumas vivências pessoais, vincando o grande suporte da família para aguentar os momentos mais complicados. "Passei por muita coisa até chegar esta etapa. Mas nunca desisti, acreditei sempre que era possível alcançar os meus objectivos. O importante é nunca desistir e trabalhar para ser cad a dia melhor", contou Eduardo. José Costa realçou que "às vezes é mais difícil aguentar na mó de cima, porque a pressão é muito grande de todos os lados".

A troca de argumentos foi frutífera, com os presentes a revelarem curiosidade sobre o futuro de Eduardo. À margem da carreira, o guarda-redes revelou que está a completar o 12.º ano de escolaridade, ao abrigo do programa Novas Oportunidades. José Costa, por sua vez, disse que teve "a sorte de encontrar o andebol" para desenvolver a sua carreira.
Esta iniciativa foi desenvolvida pelo grupo de voluntariado do Seminário Conciliar de Braga, em conjunto com os professores de Educação e Formação de Adultos da Escola EB2,3 André Soares. No final, os reclusos entregaram lembranças aos dois convidados.



Eduardo deseja um título pelo Braga

A popularidade do guarda-redes Eduardo está no auge, pelo menos, no seio da comunidade bracarense. O atleta foi a principal estrela no colóquio subordinado ao tema "O Desporto na Saúde", promovido pela Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde. A sessão contou com dezenas de participantes e motivou muitas questões por parte dos mais jovens. Apesar do tema do debate incidir nos cuidados da alimentação, isso passou para segundo plano.

As questões dos mais jovens voltaram-se para a carreira de Eduardo, a chamada à selecção nacional e... o seu futuro. Mas o atleta jogou sempre à defesa. Primeiro disse que não respondia a questões fora do tema. Mais tarde, no Estabelecimento Prisional de Braga, acabou por desabafar o seu desejo para o futuro. "Aquilo que mais gostava era conquistar algo, um título, p elo Sporting de Braga. Isso era o que mais gostaria de alcançar", salientou.

De resto, Eduardo deixou alguns conselhos aos mais jovens. "Sou de uma família de fumadores, mas nunca tive esse hábito. Todos sabemos que o tabaco é prejudicial à saúde, além de o evitarmos, devemos transmitir essa mensagem para os nossos pais e amigos", realçou o futebolista do Sporting de Braga.

Plantel goza folga esta sexta-feira

O jogo do Sporting de Braga com o Belenenses realiza-se segunda-feira e Jorge Jesus decidiu dar folga aos jogadores esta sexta-feira.
No treino de ontem, Stélvio foi testado no meio-campo, sendo a opção viável para render Vandinho, que se lesionou no jogo em Vila do Conde. O avançado Matheus abandonou o treino com queixas, mas deve estar apto para o jogo no Restelo.


Correio Minho

Bruno3429

Moutinho (e seis portistas) no «onze» ideal do campeonato

João Moutinho ganhou por agora lugar no «onze» ideal da Liga, que reflecte a votação dos leitores do Maisfutebol a partir de uma selecção da redação de jogadores para cada posição.

A votação vai decorrer até uma semana depois da final do campeonato e toda a gente pode participar. Basta clicar nos links relacionados, para aceder à votação e ver como está o «onze».

Por agora, há seis jogadores do F.C. Porto, dois do Sporting, um do Leixões, um do Sp. Braga (João Pereira) e um do Benfica entre os eleitos. Está de acordo! Participe e ajude a fazer a melhor equipa.

Maisfutebol

Bruno3429

Eduardo (SC Braga) e José Costa (ABC) na prisão de Braga     


Os atletas do bracarense, Eduardo, do Sporting de Braga e José Costa do ABC deslocaram-se ao estabelecimento prisional de Braga, a convite Grupo de Voluntariado do Seminário Conciliar de Braga, juntamente com Professores de Educação e Formação de Adultos da Escola EB/2,3 André Soares para debater o tema "Rasgar Horizontes".

Durante cerca de uma hora os dois jogadores responderam a várias perguntas dos reclusos que se mostraram muito interessados, principalmente, na vida desportiva dos dois jogadores.

O guarda-redes bracarenses teve de responder a algumas questões embaraçosas, com o "frango" contra o Paris S. Germain e ainda a possibilidade de se transferir para o FC Porto.

O internacional bracarense não fugiu à primeira questão, referindo "que todos os bons guarda-redes tem dias maus", acrescentado que «não foi um bom momento», pois sentiu que prejudicou a sua equipa. Quanto à possibilidade de ingressar nos azuis e brancos, Eduardo, apenas referiu que é jogador do Sporting de Braga. No final os dois atletas deixaram uma mensagem de esperança aos reclusos, até porque ambos tiveram de «lutar muito» para chegarem ao topo.

Os dois jogadores receberam ainda algumas lembranças feitas pelos reclusos daquele establecimento prisional.


Eduardo na Escola Profissional Amar Terra Verde       

O guarda-redes do Sporting de Braga, Eduardo deslocou-se à  Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, para participar num colóquio sobre "O Desporto na Saúde".

Uma iniciativa integrada nas Jornadas de Saúde da EPATV onde o internacional bracarenses respondeu a muitas perguntas dos alunos daquele estabelecimento de ensino sobre a sua carreira desportiva e os cuidados que os atletas devem ter com a alimentação. César Peixoto, outro dos arsenalistas convidado para este colóquio, não compareceu por razões pessoais.

Maisactual

Bruno3429

Só 10 ainda resistem a época assombrada
ANDRÉ MORAIS

São cada vez menos os jogadores bracarenses à disposição de Jorge Jesus. No total da época, só dez nunca deram dores de cabeça ao treinador, sendo que dois são os guarda-redes Eduardo e Mário Felgueiras. A margem de manobra do treinador é cada vez menor, e ontem mesmo foi Matheus a abandonar mais cedo o treino por força de um traumatismo na tíbia esquerda. Assistido, o avançado saiu a mancar, com essa zona protegida. Matheus estava a readquirir a melhor forma e até é provável que recupere a tempo, mas a lesão complica, no mínimo, a preparação para o jogo que pode carimbar o apuramento europeu. Ao todo, são 15 os jogadores que já estiveram indisponíveis mais do que uma vez. De todos, só Edimar não parou por lesão, mas os seis meses que a FIFA o impediu de jogar não foram preocupação menor. Nesse caso, valeu a Jesus que Evaldo nunca quebrou. João Pereira, Filipe Oliveira, Stélvio, Mossoró, Alan e Renteria são os outros resistentes, havendo o caso de Matheus, que também faz parte desta lista, mas carece ainda de reavaliação.


Rodriguez visto a correr

Lesionado há mais tempo, Rodriguez voltou hoje a fazer corrida na companhia do recuperador Márcio Sampaio. Os passos largos dados pelo peruano contrastam com os de Jorginho, que ficou no ginásio. Novidade foi também o aparecimento de Meyong a correr ao lado do fisioterapeuta Francisco Miranda. O camaronês não sentiu dores, e a recuperação prossegue a bom ritmo. Destes três, só Rodriguez acalenta a esperança de poder jogar em Belém. Mas muito reduzida.


Edimar pode ser titular

Edimar e Paulo César foram as surpresas num treino táctico em que Jorge Jesus confirmou a escolha de Stélvio para o lugar do lesionado Vandinho. Paulo César começou ao lado de Renteria, vendo premiadas as boas entradas contra Trofense e Rio Ave. Quanto a Edimar, uma eventual titularidade não pode deixar de constituir uma enorme surpresa, uma vez que só jogou uma vez até ao momento. A verdade é que Evaldo tem perdido fulgor, e Jorge Jesus quer saber em que ponto está Edimar, disponível desde Janeiro.


Jesus irritado com falta de concentração

Ser titular é sempre um desejo, mas acarreta outras responsabilidades que nem sempre são cumpridas com sucesso. No exercício de ontem, Jorge Jesus estava preocupado com a forma como as equipas defendiam e cortavam linhas de passe. O treinador não admitiu distracções nem situações de relaxamento, e alguns dos jogadores ficaram com as orelhas a arder. Stélvio foi o mais visado, mas, neste caso, porque Jesus quer entrosá-lo bem com a equipa. Para Leone e Mossoró, as reprimendas foram mais duras.


Bilhetes para o Benfica já à Venda

O último jogo grande do Braga em casa custa entre dez e 12 euros para os sócios arsenalistas, dependendo se o bilhete é para as laterais ou centrais do Estádio AXA. Público em geral, onde se incluem os adeptos do Benfica, terá de pagar entre 30 e 60 euros. Os bilhetes já estão à venda, embora a Liga ainda não tenha confirmado o dia e o horário em que o jogo terá lugar. Esta será a despedida dos guerreiros dos jogos em Braga esta época. Na última jornada, o Braga viaja até ao Estádio do Dragão.

O Jogo

Bruno3429

António Salvador e UCP vencem 'Mérito Bracarense'


António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga e empresário do ramo da construção civil, e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) são os premiados com o galardão 'Mérito Bracarense', nas vertentes Individual e Colectivo — revelou ontem a Direnor, entidade que promove os Galardões 'A Nossa Terra'.
Esta categoria de galardão — recorde-se — foi instituída, pela primeira vez há oito anos, dando assim ao público a possibilidade de eleger um cidadão ou entidade considerados merecedores de reconhecimento.

A votação foi efectuada mediante o preenchimento de um cupão inserido diariamente nos jornais 'Correio do Minho' e 'Diário do Minho', através dos quais os leitores ficaram automaticamente habilitados ao sorteio de um cheque viagem.
O sorteio, que teve lugar na sede da Direnor no final da tarde de ontem, premiou Cláudia Ferreira Gomes, residente na Praça do Comércio, em Braga.

A entrega do cheque viagem e dos prémios de 'Mérito Bracarense' decorrerá na cerimónia pública dos Galardões 'A Nossa Terra' que sobe ao palco do grande auditório do Parque de Exposições de Braga já no próximo dia 15 de Maio, pelas 21 horas.

Sobre os galardoados...

António Salvador da Costa Rodrigues nasceu em Braga, em 1970. Empresário de profissão, tem vindo a desenvolver um grupo empresarial (Britalar) bem sucedido, com volume de negócios superior a 50 milhões de euros e intervenção em diferentes áreas, como a construção, tu-rismo e saúde. O seu percurso no associativismo desportivo, iniciou-se com o G.D. Bairro da Misericórdia com experiência enriquecedora e mérito reconhecido. É presidente do S.C.Braga desde Fevereiro de 2003.

Criada em 1967, ao abrigo da Concordata entre a Santa Sé e Portugal, a Universidade Católica Portuguesa constitui uma unidade académica e administrativa, descentralizada em quatro centros regionais: Braga, Porto, Beiras e Lisboa. Com recursos próprios, a UCP-Braga disponibiliza ofertas formativas nas áreas da Filosofia, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Artísticos e Culturais, Psicologia, Ciências da Comunicação, Ciências da Informação e da Documentação (na Faculdade de Filosofia), Teologia, Estudos Bíblicos, Ética Cristã e Animação Sócio-Religiosa (na Faculdade de Teologia), Serviço Social e Tecnologias de Informação e Comunicação (na Faculdade de Ciências Sociais).

Correio Minho

JotaCC

MAPA DE JOGOS – FUTEBOL JUVENIL (9 e 10 de Maio)

Com a equipa de Iniciados A à espera do sorteio para a Fase Final, as atenções centram-se na meia-final da Taça AF Braga em Juvenis, com o SC Braga a defrontar o Moreirense. A equipa B (na foto) esteve bem nos confrontos realizados frente ao adversário no Campeonato Distrital e aponta baterias à final.

Nos Infantis, depois da festa do título da turma B, as restantes turmas tudo farão para no final conseguir idêntico objectivo.

Abaixo o mapa de jogos:

·         Juvenis "B": Moreirense vs SCB – Sábado às 16h no Estádio D. Mª Teresa (Sª Martinho de Sande);

·         Iniciados B: SCB vs Arnoso Stª Maria – Domingo às 10h no Campo das Camélias;

·         Iniciados C: SCB vs S. Veríssimo – Sábado às 16h no Campo Jogos de Lomar;

·         Infantis A: Esposende vs SCB – Sábado às 16h no Estádio Padre Sá Pereira;

·         Infantis B: Prado vs SCB – Domingo às 9h30m no Pq. Jogos do Faial;

·         Infantis C: SCB vs B. Misericórdia – Sábado às 9h30m no Campo Jogos de Fraião;

·         Infantis D: SCB vs Os Craques – Sábado às 11h00m no Campo Jogos de Fraião;

·         Escolas A: Esc. F. Pires vs SCB – Domingo às 9h30m no Campo Alto Cistal;

·         Escolas B: Esc. F. Pires vs SCB – Domingo às 11h no Campo Alto Cistal;

·         Escolas C: Merelinense vs SCB – Sábado às 9h30m no Campo Treinos Merelim.



ESCOLINHAS FICAM EM 7º LUGAR NA GUIMARÃES CUP


Ao longo de três dias, uma turma do escalão Pré-escolas de não-competição, marcou presença no I Torneio Internacional – Guimarães Cup, organizado pelo "Os Sandinenses". O torneio contou com a participação de 14 clubes que apresentaram três equipas nos escalões de 2001, 2000 e 1998/99. O desenvolvimento do torneio fez-se em três fases distintas. Numa primeira fase de grupos, no qual constavam SC Braga, CC Taipas, FC Porto e Sporting CP, disputado em sistema de liguilha. O primeiro jogo realizado foi com o Sporting CP, durante o qual os nossos Peqvenos Gverreiros demonstraram motivação, mas aos 5 minutos já perdiam por três bolas a zero. Contudo, mantiveram presente que estavam ali para se divertirem e dar o máximo dentro de campo. A resposta foi imediata com portentoso remate do nosso avançado a fazer o 1-3. A comemoração foi efusiva e o golo um ponto de partida para se encontraram ainda mais com a seu papel no jogo. Até ao final da partida, aos 40 minutos, o SC Braga foi batido por mais três vezes fixando o resultado final de 6-1 a favor dos contrários. Nada estava perdido, pelo contrário, mais uma vez ganharam experiência nas questões relacionadas com o jogo forma. Após qualquer jogo disputado durante a manhã, a legião era encaminhada para as bancadas para assistir aos jogos das outras equipas, observando jogadas e golos de excelente recorte e participar na animação que se fazia sentir levada a cabo pelo speaker e DJ de serviço.

Quando a fome começava a apertar, as equipas de forma escalonada, almoçavam na tenda de campanha montada para o efeito, onde mais uma vez confraternizavam com os atletas das outras equipas e restabeleciam energias. Durante a tarde realizavam-se mais jogos, pelo que antecedendo estes, os Peqvenos Gverreiros descansavam nas bancadas esperando ansiosamente pelo próximo embate.

Seguiu-se o CC Taipas, com o SC Braga a praticar um futebol bonito com lances dignos de realce e de forma categórica colocou-se em vantagem por duas bolas a zero. O CC Taipas chega ao 2-1 e a partir daí a equipa acusou o cansaço, até que no último minuto, num acto de desespero e vendo a bola quase a entrar na nossa baliza, David, que até então tinha estado irrepreensível, usando a mão impede que a bola entre na baliza. Prontamente o árbitro assinala pontapé de grande penalidade com o jogador do Taipas a fazer o golo do empate, com a partida a chegar ao seu final de imediato. Um sabor amargo e difícil de digerir. Os jogadores cumprimentaram os contrários, a sua comitiva e responderam à ovação que se fazia ouvir desde a bancada levada a cabo pela mancha vermelha que nos apoiava.

Terminado o primeiro dia de prova, os jogadores foram para a tenda de campanha onde os esperava o lanche e mais um momento de socialização entre todos os envolvidos no evento. Regressaram a suas casas com os seus pais, exaustos, mas felizes por terem tido um dia memorável e repleto de actividade saudável.

No segundo dia, bem cedo, realizou-se o último jogo da fase de grupos contra o FC Porto. A vontade estava expressa nos rostos dos Peqvenos Gverreiros e os níveis de ansiedade completamente controlados, visto que a experiência do dia anterior tinha sido francamente positiva e os alunos já estavam familiarizados com a dinâmica estabelecida.

O jogo foi muito bem disputado, dando a entender à assistência que poderíamos ter levado de vencido o jogo. Contudo a nossa equipa não aguentou o ritmo de jogo implementado pelo adversário, perdendo por 6-3 apesar de ter oportunidades com 3-2 no marcador.

Terminado o jogo, era hora de almoçar, porque da parte da tarde, seguia-se o Boavista FC, quarto classificado do grupo 2. A equipa estava confiante que iria realizar um bom jogo e garantir a vitória para que dessa forma pudesse disputar o jogo que determinaria o 4º e 5º lugares. Desde cedo se notou desconcentração e algum cansaço na maioria dos jovens alunos, fazendo-se algumas alterações, mas sem efeito no marcador. Aos 10 minutos de jogo o SC Braga perdia por três bolas a zero sem grande poder de resposta. O Boavista aproveitou os erros defensivos e o jogo terminou com a derrota por cinco bolas a zero, sendo exagerada e não demonstrativa da assimetria existente entre as duas formações. Restava pensar no último jogo que se iria disputar na manhã do dia seguinte com o CC Taipas para tentar obter o 7º lugar. Estava prometido um grande jogo, pelo facto de ter ocorrido um empate de forma algo injusta no primeiro encontro. O tira-teimas foi disputado com muita "garra" por todos os intervenientes, ao ponto de aos 5 minutos o SC Braga estar a perder por dois golos, resultado mais uma vez de duas falhas do nosso guarda-redes. Foi a partir deste momento que verdadeiramente os Peqvenos Gverreiros se consciencializaram que tinham de reverter a situação. Compenetraram-se, cooperaram e só pensavam no bom que seria presentear a "mancha vermelha" com o 7º lugar. Em poucos minutos começou a mudança no marcador com um golo de raiva de David fora da área com grande estilo e indefensável. A sua comemoração perante os adeptos foi exuberante colocando o dedo indicador na boca, como dizendo, "calem-se que a reviravolta está prestes a acontecer". E assim foi, sucessivamente a bola entrou na baliza do Taipas até fixar o resultado final em seis bolas a duas a nosso favor.

Esta vitória foi merecida, depois do desempenho que tiveram durante todo o torneio, debatendo-se com equipas que têm outra filosofia desportiva que vai muito além da animação. Terminado o jogo, os alunos apenas se concentravam no momento de receber os prémios de participação. A cerimónia foi bem organizada, com todas as equipas perfiladas perante a assistência que superava as duas mil pessoas. As ovações foram inúmeras e mais uma vez se fez sentir os acompanhantes da legião, ostentando cachecóis e bandeiras do clube.

É certo que todos os alunos, o treinador e os pais se ressentiam do cansaço acumulado dos três dias, mas igualmente certo é que a saudade já se fazia sentir.

A todos aqueles que estiveram presentes neste evento e aos que nos proporcionaram a nossa participação, um muito obrigado pelo apoio e confiança demonstrados.

E para vocês Peqvenos Gverreiros, continuem com essa felicidade e gosto demonstrado pelo futebol e pelo vosso clube, o SC Braga!

JotaCC

Juvenis do ABC discutem o apuramento para a fase final

A equipa de juvenis do ABC está apostada em revalidar o título nacional. De hoje até domingo disputa-se a fase de acesso à final.

O ABC mede forças com Madeira, FC Porto e S. Bernardo. Os jogos vão decorrer no Pavilhão Flávio Sá Leite.

Raúl Maia, treinador da equipa bracarense, assume a luta pela presença na fase final mas realça a importância de manter o maior número de jogadores em competição

A primeira jornada da fase intermédia está agendada para esta sexta-feira.

O jogo de abertura, está agendado para as 18 horas, entre FC Porto e S. Bernardo.

O ABC joga às 20 horas com a equipa da Madeira.

ANTENA MINHO