News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/04

Started by JotaCC, 20 de April de 2009, 08:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Feitas as contas, tudo na mesma

No rescaldo da deslocação à Madeira, onde defrontou o Nacional, o Sp. Braga já regressou ao continente e começa já hoje a preparar a recepção ao Trofense, na próxima sexta-feira, em jogo da 26.ª jornada da Liga Portuguesa.
Depois do empate a uma bola na "Pérola do Atlântico", ficou no ar a sensação de que o resultado não foi, de todo, gratificante para os arsenalistas. Por tudo aquilo que fizeram em toda a partida, que dominaram praticamente do princípio ao fim, os Guerreiros do Minho mereciam melhor sorte, algo que não aconteceu também, devido às falhas na finalização, já que as oportunidades de golo criadas foram diversas.

Ficou também na retina de todos que as relações entre os dois treinadores - Jorge Jesus, do Sp. Braga, e Manuel Machado, do Nacional -, que já não e ram boas, continuam a deteriorar-se, com os dois técnicos a degladiarem-se verbalmente no final da partida.
No "flash interview" que se seguiu ao encontro, Jorge Jesus "picou" o seu adversário dizendo que as opções tácticas de Machado facilitaram o trabalho do Sp. Braga, ao que o treinador do Nacional respondeu dizendo que o empate serviu para dar uma "lição a uns que são demasiado fanfarrões".

Continuam a azedar as relações entre os dois, mas, no fim de contas, o que realmente importa é que as duas formações partilharam os pontos da partida e que, quando se caminha para a 26.ª jornada, o Nacional continua no quarto lugar, com 43 pontos, mais um que o Sp. Braga que, no entanto, tem vantagem sob re os insulares no total de golos. marcados e sofridos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Orlando Sá recupera no FC Porto

Por capricho do destino, não será necessário aguardar pelo arranque da nova pré-época para avistar Orlando Sá no Estádio do Dragão, na qualidade de profissional do FC Porto. Tal cenário deverá verificar-se a partir de quarta ou quinta-feira, dias em que receberá alta médica depois de se submeter amanhã a uma intervenção cirúrgica para debelar uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Quando o azar desarmou de forma inesperada o avançado, os departamentos médicos do Braga e do FC Porto debateram logo a situação, tendo acordado que a operação será realizada na Clínica Ordem da Trindade, no Porto, e conduzida, a duas mãos, pelos cirurgiões João Lourenço e José Carlos Noronha, ligados aos minhotos e portistas, respectivamente. Posteriormente à intervenção, que até pode ser encarada como uma simbólica passagem de testemunho, a recuperação será da inteira responsabilidade do FC Porto, atendendo a que o jogador pertencerá oficialmente aos portistas a partir de 2009/10. "Ainda vamos ver, mas parece-me o mais lógico, pois já não vai jogar pelo Braga esta época e será do FC Porto para o ano. Até facilitará a sua integração", testemunhou João Lourenço, o número um do departamento médico do Braga, assumindo pela primeira vez a transferência, anunciada em primeira mão por O JOGO, e classificando de "questão secundária" a autoria da operação. "É um trabalho de equipa: tem de haver sempre um ciurgião e dois adjuntos", pormenorizou. Curiosamente, esta já não é a primeira vez, nem a segunda, que João Lourenço e José Carlos Noronha se juntam num bloco operatório. "Entendemo-nos muito bem. Recordo-me, por exemplo, de termos operado em conjunto o Delibasic quando o jogador representava o Braga", adiantou.


Regresso à competição previsto para o começo de Setembro

Consumada a paragem forçada, o que resta a Orlando Sá é ter pensamento positivo e alguma capacidade de sofrimento. Uma recuperação bem feita será meio caminho andado para uma entrada com o pé direito no FC Porto e o calendário até parece ajudar. "Estamos numa boa altura, ainda temos algum tempo. O atleta deverá parar durante cinco ou seis meses, mas em Setembro já estará em condições de retomar a competição", estimou o cirurgião Lourenço, confirmando assim que o jovem avançado já estará muito perto da recuperação total quando o FC Porto der o pontapé de saída para a época 2009/10. Começou o contra-relógio.


Cuidados especiais com Rodriguez


Os problemas de sempre (lesões) na defesa do Braga repetem-se de forma consecutiva. Recém-chegado ao sector, após uma longa paragem, Rodriguez volta a centrar as atenções do departamento médico, pois saiu tocado do jogo com o Nacional. O central peruano resistiu às dores até ao fim do jogo, mas, já a frio, sentiu que a lesão requer um tratamento especial, de modo a poder actuar sem restrições na recepção ao Trofense, antecipado para a noite de sexta-feira. Hoje será reavaliado e,em princípio, nada impedirá Rodriguez de jogar, nem se poderá falar de um desfalque total de opções para o centro da defesa, apesar das baixas de Frechaut e Moisés, pois o capitão Paulo Jorge permanece às ordens do técnico Jorge Jesus. Ultrapassado, com um empate, o obstáculo Nacional, os minhotos apontam a partir desta tarde (17h00) baterias na direcção do Trofense, ao qual marcou ontem um golo, por coincidência, Yazalde, o jovem avançado que os minhotos emprestaram ao Rio Ave, em Janeiro.

O JOGO

JotaCC

Leão regressa feroz

Foi pela mão de Pedro Portela, um talento de apenas 19 anos com quem o Sporting já prolongou o contrato até 2012, que os leões partiram para a vitória, ontem, em Braga, no primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off da Liga.

Até aos dois golos, consecutivos, do ponta-direita, que levaram os lisboetas à primeira vantagem (15-16), o ABC mandou no encontro, ainda que com menos soluções - Luís Bogas, Carlos Ferreira e José Rolo lesionados - e, por consequência, mais sujeito ao desgaste físico.

Numa partida que decorria intensa, dura, com as duas defesas a jogar no limite - às vezes a ultrapassá-lo - da agressividade, esses dois tentos foram antecedidos da desqualificação de Hugo Rocha, o que dificultou mais ainda a tarefa minhota, tendo a formação de Paulo Faria tido o mérito de saber aproveitar as falhas dos bracarenses. Como os três livres de sete metros desperdiçados que se seguiram, dois deles, sublinhe-se, com defesas de Humberto Gomes (excelente exibição, em especial na segunda parte) e Ricardo Correia. O ABC ainda viria a ter um parcial na frente (20-19), mas as pernas já não permitiam mais.

Mesmo assim, e já depois de o Sporting ter tido quatro golos à maior, algumas precipitações e uma grande ponta final de Eduardo Ferreira colocaram os leões com apenas um tento à maior. Mas souberam guardá-lo, estão em vantagem e agora vão jogar em casa, na próxima quarta-feira.


Jorge Rito Mantém a ambição
"Estivemos mal na nossa defesa"

"Tivemos as dificuldades que já esperávamos, num jogo, em certos momentos, nervoso. Estivemos mal na nossa defesa, nas ajudas, nas compensações e perdemos a possibilidade de ter alguma tranquilidade ao falhar três livres de sete metros", resumiu Jorge Rito, que, mesmo derrotado, não atira a toalha ao chão: "Na quarta-feira as coisas podem mudar, pois se ganharmos volta tudo ao mesmo". E, recorde-se, um eventual terceiro jogo será em Braga.

O JOGO

JotaCC

ABC surpreendido no Sá Leite

O ABC entrou mal na discussão do "play-off" do título nacional de andebol ao perder, ontem, com o Sporting por 30-28, no Flávio Sá Leite, em Braga. Agora, só uma vitória, quarta-feira, no pavilhão dos "leões", permitirá aos bracarenses continuarem na luta pelo título.

DM

JotaCC

Portugueses vencem Corrida do Metropolitano de Lisboa

Hermano Ferreira (Maratona) e Dulce Félix (SC Braga) venceram a 18.ª edição da Corrida do Metropolitano de Lisboa, realizada entre Sete Rios e o Rossio, na distância de 15 km.

Os atletas portugueses superiorizaram-se aos dois africanos convidados, com Hermano Ferreira a vencer o queniano Víktor Bitok ao sprint, enquanto Dulce Félix cortou a meta com mais de um minuto de vantagem para a etíope Birkinesh Shiferaw

Classificações

Masculinos
1. Hermano Ferreira (Maratona), 43:51
2. Viktor Bitok (Quénia), 43:51
3. Luís Feiteira (Conforlimpa), 44:40
4. José Ramos (Conforlimpa), 44:41
5. Nelson Cruz (Caxienses), 45:26
6. António Sousa (Olimp. Oeiras), 45:27
7. Alberto Chaíça (Conforlimpa), 45:34
8. Ricardo Ribas (Maratona), 46:07

Femininos
1. Dulce Félix (SC Braga), 49:36
2. Birkinesh Shiferaw (Etiópia), 50:56
3. Filomena Costa (SC Braga), 53:19
4. Helena Sampaio (Maratona), 54:52
5. Ana Ferreira (Estreito), 55:41
6. Celina Bonfim (JOMA), 56:21
7. Beatriz Cunha (Patameiras), 56:25
8. Vera Nunes (Benfica), 56:45

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: João Pereira na mira do Anderlecht

Nos últimos dias, o defesa bracarense tem sido protagonista nas notícias do mercado belga, mas também há interesse de clubes de Alemanha e Espanha. João Pereira tem uma cláusula de 3.5 milhões de euros.

Com contrato até 2011, o Sp. Braga tem a totalidade do passe de João Pereira, o interesse do Anderlecht não é de agora.

A BOLA

JotaCC

CORRIDA DO METROPOLITANO

DULCE FÉLIX VENCE E FILOMENA COSTA FECHA O PÓDIO



Realizou-se hoje em Lisboa, a 18ª edição da Corrida do Metropolitano, numa distância de 15 km, entre Sete Rios e o Rossio. Esta prova contou com a presença 2.500 atletas.

Entre os atletas de maior categoria, encontrava-se uma atleta etíope,  Birkinrsh Shiferraw e Dulce Félix. Previa-se um despique emocionante entre esta atleta e a bracarense, o que não veio a acontecer. As atletas percorreram cerca de 5 km juntas para depois a nossa atleta impor o seu ritmo e isolar-se ganhando vantagem até ao final da corrida.

No final, Dulce efectuou o tempo de 49.36, ganhando com mais de 1minuto de avanço sobre a atleta africana. Na 3ª posição chegou a nossa jovem atleta Filomena Costa que realizou o tempo de 53.19.


CLAUDIA PEREIRA VENCE EM ESPANHA

NA "III CARREIRA POPULAR COSTA DA MORTE"

Numa organização do Jornl El Correo Gallego e Concelho de Carbalho, realizou-se hoje pela manhã, a 3ª Carreira Popular Costa da Morte que contou com a presença da nossa atleta Cláudia Pereira.

Cláudia que já havia sido 2ª classificada em anos anteriores viu hoje a oportunidade de regressar às vitórias e não a deixou fugir.

Com uma partida muito rápida, cedo se isolou das suas adversárias fazendo o restante percurso a controlar as adversárias espanholas, Paula Gonzalez e Natália Fuentes, que viriam a ser 2ª e 3ª classificada com os tempos de 30.45 3 31.22 para os cerca de 9 Km do percurso. A nossa atleta fez 29.34.



SC BRAGA / AAUM PERDE 5-4 CONTRA O CHARLEROI ACTION 21


A equipa de futsal do SCBraga/AAUM aproveitou a deslocação que efectuou à Bélgica com a finalidade de visitar o Parlamento Europeu, para disputar um jogo amigável com a equipa do Charleroi Action 21.

O jogo realizou-se na passada terça feira e os bracarenses quase surpreendiam a consagrada equipa belga.

Os belgas, campeões do seu país por 8 vezes, campeões europeus na época 2004/2005 e vice campeões europeus dois anos consecutivos (2001/02 e 2003/03), acabaram por vencer por 5-4, com 2-2 ao  intervalo.

A equipa portuguesa esteve mesmo a ganhar por duas vezes (2-1 e 3-2) e só não conseguiu melhor resultado devido a uma arbitragem algo caseira (perdoou duas expulsões a jogadores belgas).

Os golos da equipa do SCBraga/AAUM foram marcados por Sérgio, Fabrício e André Machado (2).


CAMPEÕES NA FASE FINAL DE BOCCIA

Realizou-se nos dias 18 e 19 de Abril a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia, na Grande Nave dos Desportos de Espinho, onde o Sporting Clube de Braga marcou presença da melhor forma. A esta prova somente tinham acesso os melhores jogadores das zonas norte, centro, sul e ilhas, os quais foram apurados nos campeonatos das respectivas zonas. A prova decorreu de forma excelente ao Sporting Clube de Braga, dado que em Pares sagrou-se Campeão da Fase Final, após ter vencido todos os jogos efectuados com os demais representantes apurados a nível nacional. O Par foi constituído pelos atletas José Macedo, Mário Peixoto e Eunice Raimundo. Na prova de Individuais, José Macedo foi um brilhante vencedor, após ter vencido Luís Silva (Boavista FC), na final, por 6 – 3. O seu companheiro Mário Peixoto alcançou o 3º lugar na prova após ter vencido Armando Costa (Porto) na discussão de 3º/4º lugar, por 7 – 5. O Sporting Clube de Braga conquista assim mais 2 importantes troféus, Pares e Individual, na modalidade de Boccia, desta vez títulos de referência nacional.



INICIADOS "A" SEGUEM NA LIDERANÇA

O SC Braga recebeu na 4ª jornada da  segunda fase o Leixões SC, num encontro com elevado grau de importância já que as equipas seguiam nos dois primeiros lugares com vantagem para os jovens Gverreiros do Minho.

A equipa começou a todo o gás com Alenitchev a rematar pouco ao lado do poste tendo sido mais veloz que o guarda-redes e defesas adversários. Num canto aos 8`, o SC Braga ameaçou a baliza adversária com a bola a andar perto da linha de golo. Aos 15´, o guardião leixonense deixa escapar a bola por entre as mãos após livre cobrado por Rúben mas a bola sai caprichosamente pela linha de fundo. Foi necessário esperar pelos 26` para nova oportunidade da equipa com Alenitchev a rematar com pouca potência após bom trabalho de Diogo Borges. O Leixões refresca a equipa com duas substituições aos 33`conseguindo diminuir a pressão ofensiva dos jovens Gverreiros. E foi já nos descontos da primeira parte que o Leixões executa o primeiro remata à baliza com Pedro a evitar o golo com uma boa defesa para canto.

A segunda parte mostra mais equilibrio mas mesmo assim Alenitchev colhe uma sobra para rematar com raiva, com a defesa a bloquear a intenção do avançado. Cinco minutos volvidos o Leixões acercou-se da baliza de Pedro não conseguindo o avançado fazer a emenda à boca da baliza. Pouco depois através da marcação de um pontapé de canto, os leixonenses rematam por cima do travessão. O Leixões torna a realizar uma substituição refrescando ainda mais a sua equipa. O SC Braga após estes minutos de maior pressão do adversário sobe no terreno e aos 56` está perto do golo com Alenitchtev na direita a rematar às redes laterais após cruzamento da esquerda. Três minutos depois, Alenitchev tem nova oportunidade para marcar mas falha o remate em nova insistência do lado esquerdo de Ivo. Aos 60`, José Manuel faz as primeiras substituições trocando Fábio e Rúben por Serra e Bruno Neves. Seguidamente, o Leixões aposta num remate de longe para Pedro fazer uma boa estirada para canto. Minutos depois, Pedro mostra mais uma vez as suas qualidades defendendo um livre bem executado pelos matosinhenses. A última oportunidade do jogo foi reservada para o SC Braga com Alenitchev a servir Bruno Neves à entrada da área que isolado remata frouxo para uma defesa fácil do guarda-redes.

Com este nulo, o SC Braga mantém o 1º lugar com sete pontos, seguido pelo Leixões com seis e com Beira-Mar e Vizela com quatro pontos. Um grupo bastante equilibrado com todas as equipas a manterem possibilidades de aceder à Fase Final, mas com os jovens Gverreiros do Minho a reunir maiores condições para conseguir o feito.

Equipa do SC Braga: 1 – Pedro, 2 – Tiago, 3 – Diogo Araújo, 4 – Artur Jorge e 5 – Diogo Sousa; 6 – Abel, 7 – Fábio (16 – Serra) e 8 – Rúben (15 – Bruno Neves); 9 – Alenitchev, 10 – Diogo Borges e 11 – Ivo.


JUNIORES VENCEM EM VIZELA POR 2-0 NA 29ª JORNADA


Os Juniores do S.C. Braga voltaram a vencer com mais uma boa exibição e mantém a possibilidade de estar presentes na Fase Final. Apesar de vários jogadores estarem indisponíveis devido a lesão (Peterson, Nuno Valente, Zé Manel e Anjo), o S.C. Braga desde cedo mostrou a sua personalidade dominadora. Daí resultaram vários remates nos primeiros 20 minutos, protagonizados na sua grande maioria por Toumany, Januário e Wanderson, ora parados pelo guarda-redes ora mal direccionados. A equipa mostrava jogadas de fino recorte sem que o Vizela pudesse parar a maior capacidade técnica bracarense. Os visitados só aos 24´ efectuaram o primeiro remate para uma defesa fácil de Rui Vieira. Aos 30´ de jogo, Edú recupera uma bola na esquerda e serve Toumany que com um excelente remate bate o guardião vizelense pela primeira vez. Os Gverreiros do Minho traduziam o seu poderio no marcador. Pouco depois, o Vizela executa um livre para Rui resolver de forma eficiente. Aos 35´, Januário está perto de dilatar o marcador na marcação de um livre mas falha o ângulo por pouco. O FC Vizela apesar de condenado à descida mostra brio e consegue diminuir a acutilância ofensiva do S.C. Braga, circulando um pouco mais de tempo a bola no meio-campo bracarense. Em cima do intervalo, Alex e Wanderson não acertam com as redes e levam o marcador com a margem mínima para o intervalo.

Dito é forçado a mais uma substituição devido a lesão com Toumany a dar o seu lugar a Ruca. Até aos 55`, o Vizela iguala o S.C. Braga no tempo de circulação mas rematando sempre de forma desenquadrada. Edú reclama novamente o domínio para o S.C. Braga com um remate na esquerda a roçar a base do poste. Ruca no minuto seguinte pressiona a defesa e consegue mesmo antecipar-se ao guarda-redes que acaba por evitar o segundo golo. Aos 59` é a vez de Januário servir na direita Dani que remata à figura do guardião. No minuto seguinte, o defesa vizelense falha a bola e acaba por atingir Edú, ficando uma grande penalidade por assinalar. Minutos depois, Nani vê o amarelo com o árbitro a considerar simulação do capitão na grande área. Cinco depois, Tiago Gomes é derrubado dentro de área sendo assinalada uma grande penalidade. Ruca chamado a converter remata com a bola a bater nos dois postes antes de passar a linha de golo. Estava feito o 0-2 no marcador. Logo de seguida, Januário troca com Rui (sub-17) para dar maior frescura ao meio-campo. Aos 88`, Nani tenta de livre chegar aos 0-3 mas a bola sai pouco por cima da trave, antes de ser rendido por Tiago Veiga. Aos 94`, Ruca consegue introduzir a bola na baliza mas o árbitro auxiliar anula por fora-de-jogo.

O S.C. Braga parte para a última jornada com 61 pontos, menos dois que o V. Guimarães. Para chegar à Fase Final, o S.C. Braga terá de vencer o Rio Ave e esperar que o rival não vença o encontro frente ao Merelinense.

Equipa do S.C. Braga:
1 – Rui, 2 – Tiago Gomes, 3 – Aníbal, 4 – André Campos e 5 – Alex; 6 – Wanderson, 7 – Januário (81`- Rui) e 8 – Nani (cap.; 89`- Tiago Veiga); 9 – Dani, 10 – Edú e 11 – Toumany (45` - Ruca).



ESTÁDIO AXA ABRIU-SE PARA AS ESCOLINHAS DE FUTEBOL




Bem cedo, a primeira legião de Pequenos Gverreiros marchou pela Alameda do Estádio, ávida de visitar a imponente infra-estrutura desportiva do Clube.

Primeiro ponto de passagem, o Memorial, onde os alunos, pais e professores puderam apreciar a imensa colecção de troféus conquistada pelas diversas modalidades do S.C. Braga ao longo de quase nove décadas de história. Daí à Sala de Imprensa foi um pulo onde se imaginaram no papel de craques a serem entrevistados pelos órgãos de comunicação social. Seguiu-se a visita pelas galerias dos Presidentes e das Glórias do S.C. Braga. Volvidos alguns minutos, os olhos dos Pequenos Gverreiros encheram-se de entusiasmo...estavam no relvado do Estádio Axa! Oportunidade soberana de tirar umas fotos para mais tarde recordar. Afinal, é ali que jogam os seus ídolos..."Moisés, Jorginho e Orlando!" disseram uns, "Alan, Paulo Jorge e Eduardo!" exclamaram outros mais adiante. Próxima etapa, a passagem pela tribuna presidencial e bancada de imprensa antes de avançarem para os camarotes onde pais e alunos ficaram espantados com a vista privilegiada para o Palco das Paixões.

O tempo avançava e havia que descer a bancada Poente e seguir em direcção à Nascente. Do seu interior, abriu-se o portão para outra vista deslumbrante...os Campos de Treinos! Sem mais demoras, centenas de alunos correram como sprinters de 100m em direcção a eles. Estavam a postos para mais um treino das Escolinhas de Futebol do S.C. Braga. Os pais orgulhosos rodeavam o recinto naquela que foi seguramente uma das maiores enchentes registadas nos Campos de Apoio. Os avôs aproveitavam a ocasião para trocar mais uns cromos da Caderneta Oficial.

Os alunos seguiam com os seus treinos habituados que estão a viver e a sentir a mística e espírito do Departamento de Futebol Juvenil do S.C. Braga. É aqui que se forjam os Gverreiros do Minho do futuro!


S.C.BRAGA.PT

JotaCC

João Pereira e Rodríguez no ginásio

O plantel bracarense voltou a treinar esta tarde, depois de um dia de folga, tendo em vista a preparação do jogo frente ao Trofense, da 26ª jornada da Liga Sagres, no Estádio Axa.

Jorge Jesus não pôde contar com os defesas João Pereira e Rodríguez, que sofreram ligeiros toques no jogo com o Nacional, limitando-se a fazer trabalho de ginásio. Também Stélvio Cruz não fez parte das contas do treinador do Sp. Braga, por se encontrar nos trabalhos da Selecção de Sub-21. Jorginho e Frechaut já efectuaram corrida no relvado.

O Sp. Braga volta a treinar esta terça-feira, às 17 horas, à porta fechada.

O JOGO

JotaCC

João Pereira e Rodríguez no ginásio
CONSEQUÊNCIA DE LIGEIROS TOQUES NO JOGO COM O NACIONAL
         
O plantel do Sp. Braga voltou aos treinos, depois de um dia de folga. A preparação para o jogo com o Trofense, sexta-feira, às 20.30, no Estádio Axa, começou com as ausências dos defesas João Pereira e Rodríguez, ambos com ligeiros toques sofridos no encontro com o Nacional.

A dupla permaneceu no ginásio, mas não está em causa a presença de ambos no próximo jogo. No sentido contrário, Jorginho e Frechaut já fizeram corrida no relvado, podendo o primeiro recuperar a tempo de defrontar o Trofense. Quanto a Stélvio Cruz, está ao serviço da Selecção Sub-21.

Para terça-feira está marcado um treino às 17 horas, à porta fechada.


RECORD

Bruno3429

Liga: a análise da jornada 25

A 25ª jornada deixou tudo (ou quase tudo) na mesma, no que diz respeito ao topo da tabela. Os três «grandes» venceram os respectivos compromissos e mantiveram as distâncias. O que mudou é que agora há menos uma final pela frente. E isso agrada muito ao F.C. Porto, agrada mais ou menos ao Sporting, e agrada pouco ao Benfica.

A equipa de Quique Flores recuperou moral, com a vitória folgada em Setúbal (0-4), mas perdeu algo bem mais importante: tempo de recuperação. As «águias» voltaram às goleadas, quase uma volta depois do jogo com o Marítimo, mas têm agora só cinco «finais» para recuperar algum dos lugares cimeiros (em cenários realistas para chegar ao segundo lugar).

O Sporting também tem menos uma jornada para chegar ao título, mas em contrapartida reduziu também as possibilidades de perder o segundo lugar. O triunfo em Guimarães (1-2) marcou, pela forma como foi alcançado, mas deixou também marcas. João Moutinho, Derlei e o próprio Paulo Bento vão ver da bancada o jogo com o Estrela da Amadora.

Durante cerca de 24 horas o Sporting esteve bem perto da liderança, mas o F.C. Porto, mesmo na ressaca da eliminação europeia e no primeiro jogo pós-Lucho, conseguiu garantir mais três pontos. Indiferentes ao lance polémico da primeira parte, os «dragões» arrancaram a todo o gás na segunda parte e alcançaram um triunfo folgado (0-3).

Algumas horas mais tarde era a vez do Benfica vencer. De resto, os três «grandes» venceram na mesma ronda, mais uma vez, o que tem acontecido nos últimos tempos sempre que têm todos compromissos fora de casa.

Luta europeia sem grandes avanços

Na disputa por um lugar europeu, toda a gente deu um passo em falso. Nacional e Sp.Braga anularam-se na Madeira (1-1), e os madeirenses continuam com um ponto de avanço sobre os «arsenalistas». O Marítimo podia aproximar-se, mas empatou o quinto jogo consecutivo (1-1), desta feita frente ao Belenenses (1-1).

A jornada podia, por isso, ser muito benéfica para o Leixões, só que a equipa de José Mota não passou na Figueira da Foz (0-1) e voltou a marcar passo, embora José Mota continue a achar «que é possível».

Paços de Ferreira junto à praia da tranquilidade

A jornada 25 abriu com a vitória do Paços de Ferreira na Amadora (0-2). Com este resultado, a equipa de Paulo Sérgio tem a manutenção praticamente garantida. A luta está agora restrita a Vitória de Setúbal (que perdeu com o Benfica), Belenenses (que empatou nos Barreiros), e ao Rio Ave e Trofense. Estas duas equipas defrontaram-se no domingo, e ao vencer, a formação de Vila do Conde entregou a «lanterna» vermelha à formação da Trofa.

Maisfutebol