News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Clubes com salários em atraso em Maio ficam fora das competições profissionais

Started by Cici, 28 de April de 2009, 19:43

Previous topic - Next topic

Cici

A notícia já tem mais de um mês, mas a ouvir o Herminio Loureiro agora na tv lembrei-me de pesquisar este assunto. Aqui fica a noticia da TSF do passado dia 9 de Março:

Clubes com salários em atraso em Maio ficam fora das competições profissionais na próxima época

A direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu, esta segunda-feira, propor à assembleia-geral que os clubes com salários em atraso em Maio fiquem fora das competições profissionais na próxima temporada.

Numa reunião realizada esta segunda-feira, a direcção da LPFP decidiu que os clubes com salários em atraso em Maio ficam impedidos de alinhar nas competições profissionais, nomeadamente na Primeira Liga e Liga de Honra, na próxima época.

O presidente da LPFP disse que esta medida foi decidida em nome da credibilidade do futebol e visa evitar que se repitam situações de salários em atraso.

«Nenhum clube com salários em atraso em Maio de 2009 poderá disputar as competições profissionais na época 2009/2010», disse Hermínio Loureiro.

O presidente da Liga de Clubes reconheceu que esta medida pode significar menos equipas no futebol profissional, mas lembrou que isso acontece «noutros sectores de actividade e noutros campeonatos».

Outra medida proposta pela direcção da LPFP passa por impedir a realização de "clássicos" e "derbys" nas primeiras quatro jornadas ou em jornadas consecutivas.

As medidas aprovadas pela direcção da LPFP esta segunda-feira terão ainda de ser discutidas e votadas numa assembleia geral, que reúne 32 clubes.

Hermínio Loureiro mostrou acreditar, pelas «conversas» que tem mantido com dirigentes dos clubes, que as medidas propostas vão ser aprovadas em assembleia-geral.

Confrontado com as decisões tomadas na reunião da LPFP, o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol aplaudiu, mas defendeu um maior envolvimento do sindicato.

«A nossa proposta, que se traduz em ser o sindicato a apresentar uma declaração à Liga dos clubes incumpridores  e, por sua vez, a Liga a exigir a esses clubes o comprovativo do pagamento, é mais séria», considerou.

Joaquim Evangelista defendeu ainda que a «comissão mista entre elementos dos sindicatos e da Liga» devia «acompanhar» o pagamento de salários «não só no início, mas durante a própria competição».
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1165325

Sendo que na 1ª Liga equipas nesta situação é o Estrela Amodora e o V. Setúbal, quer isto dizer que, provavelmente serão estas a descer de divisão ou até mesmo à extinção? E se estas sairem, equipas que agora estão em último como o Trofense e Belenenses, continuam para a próxima época.

Cici

Metade dos clubes tem salários em atraso

Metade dos clubes que disputam as ligas profissionais de futebol tem salários em atraso. O caso mais grave é o do Estrela da Amadora, com sete meses por pagar. Hermínio Loureiro, líder da Liga de Clubes, admite a mancha e aponta soluções.
(...)
O problema, além da dimensão social, tem provocado greve aos treinos, num clube já habituado a ser notícia por sucessivos incumprimentos, mas que consegue "fintar" os regulamentos e manter-se em competição, apesar de os jogadores puderem rescindir em bloco. "É uma situação que mancha a imagem do futebol português, mas a Liga tem em marcha soluções que vão apertar o cerco aos incumpridores", realça, ao JN, Hermínio Loureiro, o presidente da Liga.

O organismo já anunciou a intenção de impedir o acesso às provas profissionais da época 2009/ /10 a quem tiver salários em atraso em Maio. A medida, confirmou Hermínio Loureiro, vai a votos em assembleia geral, até ao início de Maio.
(...)
Além do Estrela da Amadora, igualmente complicada é a situação do Vitória de Setúbal, com quatro meses em atraso, há ainda os casos de Belenenses e Leixões, ambos com dois meses por pagar, enquanto o trio Nacional, Marítimo e Académica tem um mês em atraso, embora exista um acordo com os jogadores de receberem apenas, ao dia 20 de cada mês, o salário do período anterior. Numa nuance que virou moda em alguns clubes, a Naval já tem pago os salários a prestações. Nesta altura, o clube da Figueira da Foz tem parte do mês de Março por pagar, o que espera fazer na próxima semana. Já o Paços de Ferreira "saltou" da lista dos incumpridores, ao pagar o mês de Março.
(...)
Apesar de metade não pagar a tempo e horas, há jogadores nos plantéis dos clubes incumpridores que têm salários em dia, dado que estão em situação de empréstimo e os vencimentos são pagos, regra geral, pelas equipas de origem.

JN

Afinal, além do Estrela e do Setúbal ainda são vários os clubes em risco de não poderem continuar na 1ª Liga no próximo ano.

ruilopes

com um acordo com os jogadores tudo se resolve ;)
em Agosto já tudo está saldado  .--- é futebol portugues no seu melhor!!

P.s. Alguem conhece algum trabalhador que não recebe há sete meses e continua a trabalhar?

Cici

Afinal parece que a Liga já não quer impedir clubes com salários em atraso de estar no campeonato, quer antes retirar pontos. Bem que me parecia que não iam ser tão radicais ::) mas parece que ainda não há consenso, se retirarem só pontos então é que a situação não muda, mas se forem radicais e impedirem de competir muitos clubes ainda se extinguem.

Reunião da Assembleia da Liga promete ser polémica
04-05-2009

Na reunião da Assembleia Geral da Liga, que decorre esta segunda-feira a partir das 15:00, a direcção do organismo que gere o futebol profissional quer penalizar os clubes com salários em atraso, mas a proposta é contestada não só por alguns clubes como também pelo sindicato dos jogadores.

A proposta pode ser bem intencionada, mas está longe de gerar consenso. A direcção de Hermínio Loureiro pretende impedir a inscrição dos clubes que tenham ordenados em atraso até final de Maio.

Hermínio Loureiro defende que ao terceiro mês sem pagamentos, o clube infractor comece a perder pontos.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, diz que o pior é o facto dos clubes serem penalizados, mas não haver a garantia de que os ordenados sejam realmente pagos.

TSF

SimpLe-Kid

Assembleia Geral acabou por ser suspensa
QUANDO ERA PARA DISCUTIR INCUMPRIMENTO SALARIAL
      

A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que tinha previsto discutir a questão do incumprimento salarial por parte de alguns clubes, acabou por ser suspensa esta noite, depois de uma proposta apresentada nesse sentido pelo Portimonense. A AG terá agora que ser concluída até 30 de maio.

Os restantes pontos em agenda, que já tinham sido objecto de análise pela direcção da Liga, foram aprovados por larga maioria, pelo que os clubes incumpridores têm de regularizar a situação, sob pena de não poderem ser inscritos nos campeonatos profissionais da próxima época. Foi ainda aprovada a criação de uma comissão de avaliação para estudar normas a aplicar quanto à situação de incumprimento salarial.

A comissão de avaliação, que já tinha sido responsável pela elaboração dos calendários, é composta por FC Porto, Sporting, Benfica, Vitória de Guimarães, Gil Vicente, Marítimo, Gondomar, Sporting de Braga, Leixões e Portimonense, este enquanto clube proponente.

in record.pt
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]