News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 16/04

Started by Bruno3429, 16 de April de 2009, 07:27

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Razia só deixa uma dupla
ANDRÉ MORAIS

O Braga já confirmou o cenário avançado ontem a respeito da lesão de Orlando Sá. O jogador rompeu mesmo o ligamento cruzado anterior do joelho direito e a paragem será longa: cerca de seis meses. Sem Orlando Sá, restam Renteria e Paulo César para o ataque. No plantel não há mais avançados disponíveis. Longe vão os tempos em que houve seis. Por diferentes razões, Linz, Meyong e Jorginho também deixaram de ser opção. Que jeito dariam nesta altura.

A primeira baixa foi Linz. O austríaco não pegou com Jorge Jesus e este explicou que o novo esquema da equipa não se adaptava ao jogador. Foi emprestado ao Grasshopers, da Suíça. Seguiu-se Meyong, que fracturou o o quinto metatarso do pé esquerdo em Liège, e mais recentemente Jorginho, com uma tendinopatia.

Orlando Sá até nem tem sido o favorito de Jorge Jesus, mas a aposta no futuro jogador do FC Porto intensificava-se à medida que este também melhorava. Nos últimos jogos, o internacional português até fez dois golos: no primeiro deu o empate na Amadora. No segundo começou a goleada ao Setúbal.

Agora, Renteria e Paulo César terão de aguentar até ao fim, mas Jorge Jesus já pensa em soluções alternativas, pois em seis jogos tudo pode acontecer. Aliás, os dois já têm três cartões amarelos e a suspensão pode tornar-se uma infeliz realidade. Mossoró e Matheus são as alternativas forçadas mais prováveis. Chamar um júnior é uma solução mais remota.


Operação a cargo do Braga recuperação a meias

Apesar de Orlando Sá se tornar dragão no final da temporada, a cirurgia (ainda não foi marcada) está completamente a cargo do Braga. É o departamento clínico dos minhotos que está a tratar o jogador e será também este que iniciará a longa recuperação que só terminará... no FC Porto. É que Orlando Sá muda de clube no primeiro dia de Julho e a fase final do tratamento já será feita no Olival. Os dois clubes estarão, nessa altura, em sintonia. Para que nada falhe.


Cirurgias da época

Seis lesões graves de defesas e avançados


Tipo de lesão Tempo de paragem

Paulo Jorge Fractura do 5.º metatarso 8 meses

Rodriguez Luxação do ombro esquerdo 3 meses

Moisés Pubalgia 3 meses

Meyong Fractura do 5.º metatarso 6 meses

Frechaut Hérnias discais dorsais 2 meses

Orlando Sá Rotura de ligamentos 6 meses


Convocatória para os próximos jogos já definida

Sem Orlando Sá, Jorge Jesus ficou apenas com 19 jogadores disponíveis, sendo que um é o terceiro guarda-redes da equipa, Cristiano. Subtraia-se esse e encontramos os 18 convocados para o jogo com o Nacional e, provavelmente, para os seguintes. É que não há mais ninguém disponível e, futuramente, o treinador pode ter de recorrer aos juniores para suprimir mais baixas, sejam por castigo ou lesão. Jorginho será o único profissional com possibilidades de recuperar até ao final do campeonato.


Nacional começa na sexta-feira e termina domingo

O jogo com o Nacional só terminará domingo, dia do regresso a Braga. Os minhotos viajam para a Madeira na sexta-feira, depois do almoço, mas só devem regressar no dia seguinte. Não se pode falar de um estágio, mas não é normal a equipa ficar reunida tanto tempo a propósito de um só jogo. Diminuir o cansaço é o objectivo do programa da viagem.


Dúvida nos nomes para preencher meio-campo

Com a defesa e o ataque definidos de antemão, ou não houvesse muitas outras soluções, é no meio-campo que Jorge Jesus continua a rodar a equipa. Para esta semana, o treinador tem algumas dúvidas. Luis Aguiar é intocável no meio, mas as posições mais interiores têm cinco candidatos para dois lugares. Matheus, César Peixoto e Edimar disputam a esquerda. Alan e Mossoró batem-se pela direita.

O Jogo

Bruno3429

Chegou a pontaria para todos os gostos
SEIS JOGOS SEGUIDOS A MARCAR
 
 
O golo de Luís Aguiar frente ao Marítimo confirmou a tese: não há guarda-redes que resista à força dos guerreiros do Minho! Pelo menos nos últimos dois meses... São já 6 jogos consecutivos sempre a marcar para a Liga, um recorde esta temporada, visto que no melhor período a equipa de Jorge Jesus tinha conseguido faturar em apenas 3 jornadas seguidas (da 6.ª à 8.ª).

A lesão de Meyong causou bastante apreensão, mas o coletivo mostrou estar à altura de atacar as adversidades. Paulo César entrou no onze e marcou por três vezes desde a derrota com o Leixões. O desaire despertou a veia goleadora e, para além do avançado brasileiro, houve mais seis companheiros a mostrar pontaria afinada: Rentería e João Pereira festejaram frente à Naval; Orlando Sá brilhou com o Estrela da Amadora; Rodríguez e César Peixoto silenciaram o V. Setúbal;Luís Aguiar deu esperança, na última ronda, com o Marítimo.

Os tentos para todos os gostos têm ajudado a subir na tabela e, em caso de vitória frente ao Nacional, o Sp. Braga iguala a melhor série de resultados da temporada: 4 triunfos e 3 vitórias. Depois do adeus à Taça UEFA, faltava este último fôlego para atacar o 4.º lugar.


Orlando Sá de fora 6 meses
JOVEM INTERNACIONAL SERÁ SUBMETIDO A CIRURGIA 

 
O avançado do Sp. Braga, Orlando Sá, irá ficar de fora dos relvados nos próximos seis meses.

Um exame realizado esta quarta-feira confirmou uma ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho direito, o que levará o jogador a ser submetido a uma cirurgia, ainda sem data marcada.

Segundo a Lusa, o joelho do jovem internacional encontra-se inchado o que impede o avanço para uma intervenção cirúrgica para já.

Record

Bruno3429

Sp. Braga: Rotura afasta Orlando Sá seis meses


Está confirmado o pior cenário. Orlando Sá vai ser operado e irá ficar afastado dos relvados seis meses. O jovem avançado viu, ontem, o exame de diagnóstico realizado pelo departamento médico do Sporting de Braga confirmar a pior notícia - uma rotura de ligamento cruzado anterior do joelho direito - lesão que obriga a uma intervenção cirúrgica, cujo tempo de recuperação ronda os seis meses.

De acordo com o departamento médico arsenalista, Orlando Sá deverá ser operado na próxima semana, uma vez que o joelho do avançado internacional está ainda inchado, impossibilitando, por enquanto, a cirurgia.
Recorde-se que Orlando Sá lesionou-se no treino da passada segunda-feira - que iniciou a preparação para o jogo com o Nacional - num lance com Jean, atleta juvenil em testes na equipa júnior, que o obr igou a abandonar a sessão de trabalho mais cedo. No entanto, a gravidade da lesão só ontem foi dada a conhecer, confirmando-se uma rotura e a necessidade de cirurgia.

Certo é que Orlando Sá falha o resto da temporada e não irá mais vestir a camisola do Sp. Braga. E terá em dúvida a pré-época já com as cores azuis e brancas do FC Porto.
O azar bateu à porta do jovem avançado no momento mais alto da carreira. O ponta-de-lança tem estado em destaque na equipa mi-nhota, muda-se para o Dragão no final da época, atravessou um bom momento de forma com a chamada à selecção A e a exibição ao serviço dos sub-21 no Torneio da Madeira, soma dois golos pelo Sp. Braga e tem sido uma das apostas de Jorge Jesus na frente do ataque.
Orlando Sá só deverá estar a cem por cento no arranque da época 2009/10.

Correio Minho

Bruno3429

Sporting de Braga - Orlando Sá com lesão ligamentar no joelho       

O futebolista do Sporting de Braga, Orlando Sá, tem uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, informou hoje o clube minhoto no seu sítio oficial, não estimando o tempo de paragem do jogador.

O jovem ponta-de-lança nem sequer esteve no treino depois de uma pancada sofrida segunda-feira que o obrigou desde logo a abandonar o apronto "arsenalista".  O boletim clínico colocado no sítio do clube não precisa se a lesão diz respeito a uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, a situação mais grave, ou a uma entorse, que poderá ser debelada mais rapidamente, informando ainda que o jogador "efectua tratamento". Em qualquer dos casos, o internacional português, recentemente apontado como reforço do FC Porto na próxima época, deverá perder a deslocação à Madeira, sábado, para defrontar o Nacional, e ter o resto da temporada em risco a confirmar-se o pior cenário. Do boletim constam ainda Frechaut (submetido sábado a uma intervenção percutânea para tratamento de hérnias discais dorsais e que não deverá jogar mais esta temporada), Moisés, Bruno Tiago, Jorginho e Meyong.

Maisactual


Bruno3429

Orlando vai parar três a seis meses
MANUEL LUÍS MENDES

Confirmou-se o pior cenário para o avançado do Braga, Orlando Sá, já que os exames complementares que o atleta fez, esta quarta-feira, lhe diagnosticaram uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, problema sofrido durante o treino de segunda-feira.

Assim, o jovem avançado - faz 21 anos no próximo dia 26 de Maio -, estará ausente da competição durante um prazo de três a seis meses, tempo de duração médio da recuperação de uma lesão deste tipo.

O futebolista vai ficar entregue ao departamento médico dos bracarenses que irá agendar, agora, o dia da intervenção cirúrgica. Depois, Orlando Sá cumprirá as etapas de recuperação no Braga, apesar de existir um pré-contrato com o F. C. Porto, cujos contornos se desconhecem, pelo que, neste contexto, há quem admita a hipótese deste ser "retido" até o atleta se encontrar apto para competir.

Tudo isto dependerá da evolução da lesão. É que, por exemplo, o seu colega de equipa, Jorginho, teve o mesmo problema, mas no joelho esquerdo, em Fevereiro de 2008 e, volvidos três meses, já estava a ser convocado, em função de "uma recuperação fantástica", conforme salientou, na ocasião, o técnico António Caldas. Nesta perspectiva mais optimista, Orlando Sá poderá voltar em pleno no início da próxima época, logo, a tempo de dar o seu concurso aos dragões, mantendo-se, em tal quadro, o vínculo programado.

Ontem, o treino matinal foi à porta fechada, tendo Jorge Jesus ensaiado a táctica para o jogo de sábado, no Funchal, com o Nacional. O técnico não pôde contar, no ensaio, também, com Frechaut, Moisés, Bruno Tiago, Jorginho e Meyong, todos lesionados.

Hoje há novo treino, à porta fechada, e, amanhã, Jorge Jesus falará sobre o importante jogo da Madeira, com o Nacional.

Jornal Notícias

JotaCC

Sp. Braga: Orlando Sá não joga mais esta época

O avançado português Orlando Sá, do Sp. Braga, lesionou-se gravemente no joelho e vai falhar o resto da temporada.

Orlando Sá, avançado do Sp. Braga, vai ser operado depois dos últimos exames terem confirmado as piores expectativas, uma rotura de ligamentos no joelho direito.

O exame diagnóstico realizado  confirmou uma ruptura do ligamento cruzado anterior que obrigará a uma intervenção cirúrgica, ainda sem data marcada, que afastará o jogador da competição, pelo menos, para os próximos seis meses.

O GOLO

JotaCC

Sporting de Braga

Lesão afasta Orlando Sá seis meses

O avançado Orlando Sá, do Sporting de Braga, tem uma rotura de ligamento no joelhor direito e vai ser operado, disse hoje fonte oficial do clube da Liga portuguesa de futebol. O exame de diagnóstico complementar ontem realizado confirmou uma ruptura do ligamento cruzado anterior que obrigará, nos próximos dias, a uma intervenção cirúrgica e que poderá deixar Orlando Sá afastado dos relvados perto de seis meses.
Orlando Sá lesionou-se num choque com um colega de equipa no treino de segunda-feira, que o obrigou a abandonar o apronto, mas a extensão da gravidade da lesão só ontem foi conhecida.
Segundo a mesma fonte, o joelho do jovem internacional português 'ainda está inchado', o que impossibilita a operação de imediato, obrigando o departamento clínico «arsenalista» a esperar pela evolução da situação.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sporting Braga: Orlando Sá vai ser operado e pára vários meses

O avançado Orlando Sá , do Sporting de Braga , tem uma rotura de ligamento no joelho direito e vai ser operado , disse hoje à Agência Lusa fonte oficial do clube da Liga portuguesa de futebol.

O exame de diagnóstico complementar  realizado confirmou uma ruptura do ligamento cruzado anterior que obrigará, nos próximos dias, a uma intervenção cirúrgica e que poderá deixar Orlando Sá afastado dos relvados perto de seis meses .

Orlando Sá lesionou-se num choque com um colega de equipa no treino de segunda-feira, que o obrigou a abandonar o apronto, mas a extensão da gravidade da lesão só hoje foi conhecida. Segundo a mesma fonte, o joelho do jovem internacional português « ainda está inchado», o que impossibilita a operação de imediato, obrigando o departamento clínico "arsenalista" a esperar pela evolução da situação.

O ponta-de-lança chamado recentemente por Carlos Queiroz à Selecção principal e apontado como reforço do FC Porto na próxima época perde, assim, o resto da temporada, só devendo estar apto no início da Liga 2009/2010.

LUSA

JotaCC

Fim da época para Orlando Sá

   

Orlando Sá pode ter vestido a camisola do SC Braga pela última vez. O jogador arsenalista contraiu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, obrigando a paragem de cerca de 4 meses.

Estando quase certa a saída do jogador para o FC Porto, Orlando Sá poderá ter feito o seu último jogo no Braga contra o Marítimo. O jogador não deverá escapar à sala de operações, iniciando depois um processo de recuperação que rondará os 4 meses.

ZEROZERO

JotaCC

Bogas, seis meses depois, ainda não deve jogar

Luís Bogas, lateral-esquerdo do ABC e uma das principais figuras da equipa, não deverá jogar contra o Sporting, no próximo domingo, no primeiro encontro dos quartos-de-final do play-off da Liga de andebol. O meia-distância lesionou-se com muita gravidade no passado dia 8 de Outubro, num jogo em que o Águas Santas venceu em Braga, para a sexta jornada da fase regular, tendo partido o braço esquerdo (rádio e cúbito), o que o levou à mesa da sala de operações, no Hospital de São Marcos, em Braga, tendo, na altura, sido previsto um período nunca inferior aos quatro meses, para voltar a jogar.

A verdade é que já lá vão seis meses e o atleta, de 29 anos, não está ainda totalmente recuperado, pelo que a sua presença no jogo de domingo, em Braga, está praticamente descartada. Tal como a do guarda-redes Carlos Ferreira, igualmente lesionado, e que também tem ainda pela frente algum tempo de recuperação.

No Sporting da Horta, o pivô Eduardo Arcuri, que também esteve parado largos meses, já treina e tem algumas possibilidades de jogar frente ao FC Porto.


O JOGO

JotaCC

Exames confirmam rotura de ligamentos

Orlando Sá termina época

Orlando Sá, avançado do Sp. Braga, vai ser operado depois dos últimos exames terem confirmado as piores expectativas, uma rotura de ligamentos no joelho direito.

O exame diagnóstico realizado ontem confirmou uma ruptura do ligamento cruzado anterior que obrigará a uma intervenção cirúrgica, ainda sem data marcada, que afastará o jogador da competição, pelo menos, para os próximos seis meses.

RR