News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 26/03

Started by Bruno3429, 26 de March de 2009, 07:29

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorginho voltou aos trabalhos
LUÍS AGUIAR AINDA AUSENTE 

 

A principal novidade no treino de ontem foi a presença de Jorginho, jogador que esteve alguns dias ausente dos trabalhos por motivos particulares. O brasileiro integrou a sessão na sua totalidade, passando a entrar nas opções de Jorge Jesus para o jogo-treino de sábado com o Aves. Quem continua no Uruguai é Luís Aguiar, também devidamente autorizado pela SAD do Sp. Braga.

Para hoje está agendado mais um treino (16.30) à porta aberta, mas antes terá lugar uma visita a um estabelecimento de ensino do concelho. Neste caso, a escolha recaiu sobre a Escola EB 1 de Lamaçães, com início marcado para as 14.30.

Record

Bruno3429

Emprestar muito lucrar ainda mais
PEDRO ROCHA

O fim da equipa B em Braga significou o começo de uma admirável nova era em matéria de valorização de jogadores. Rodar em clubes de escalões secundários ou até mesmo em equipas da primeira Liga tem sido a luz ao fundo do túnel para muitos atletas oriundos da formação e até mesmo para os menos utilizados da equipa profissional, e o sucesso desta política tem sido grande, tanto para os profissionais como para o Braga. Basta pensar que no actual plantel às ordens de Jorge Jesus constam três ex-emprestados: Eduardo, Matheus e Orlando Sá. Se o regresso a casa dos dois primeiros, ambos cedidos ao Setúbal, sempre foi visto como um cenário previsível, já o caso de Orlando Sá é um caso surpreendente. Quem seria capaz de imaginar que alguém cedido ao recôndito Maria da Fonte (Póvoa de Lanhoso) seria capaz de regressar a Braga pela porta grande para lutar pela titularidade com Meyong, Renteria e Paulo César? E quem apostaria que na mesma época seria chamado à Selecção Nacional? A moda pegou de tal forma que nesta altura pode mesmo falar-se de uma curiosa diáspora arsenalista. Ao todo, há 19 jogadores pertencentes aos quadros do clube minhoto espalhados por oito clubes nacionais e um suíço, e pelo menos metade são casos bem sucedidos. Roland Linz reencontrou-se com os golos, tendo marcado quatro noutros tantos jogos pelo Grasshopper; Kieszek agarrou a baliza do Setúbal há duas jornadas e só uma "hecatombe" poderá afastá-lo; Yazalde tem aproveitado a passagem pelo Rio Ave para provar que a fama de avançado promissor era, afinal, muito mais do que uma miragem; por fim, Madrid poderá ser visto como um bom reforço para a nova época se não se transformar em mais um excelente negócio.


OS EMPRESTADOS

GRASSHOPPER

Roland Linz


FC PORTO

Andrés Madrid


RIO AVE

Yazalde


SETÚBAL

Kieszek


GIL VICENTE

Kazeem

Kalaba


PORTIMONENSE

Philco

Anilton Júnior


LEIRIA

João Pedro


VALDEVEZ

Diego

Rúben


RIBEIRÃO

Diego Silva

Sibide

Rui Lopes

Pizzi

Forbes

Abdou

Palmeira

Mendes


INQUÉRITO ONLINE
Orlando Sá está a ser utilizado da melhor forma no Braga?

Carinho pela formação? Adeptos do futebol do jovem avançado? As razões são várias, a certeza é única: a esmagadora maioria avisa Jorge Jesus que Orlando Sá deveria ser utilizado mais tempo e em mais jogos. A lesão de Meyong parece ter criado mais espaço para o jogador que o Maria da Fonte (II Divisão) ajudou a crescer.

SIM 33%

NÃO, deveria jogar mais tempo 67%

N.º de participantes: 642


Anilton virou rei em Portimão

Contratado ao Aves em 2008, com a fama de bom central, Anilton revelou-se um "flop" em Braga, onde foi pontualmente utilizado pelos técnicos Jorge Costa e Manuel Machado, mas é um caso bem sucedido na condição de emprestado, sendo o jogador mais rodado da legião de emprestados com a chancela arsenalista - soma 18 jogos, distribuídos por 1551 minutos. Depois de uma curta aventura ao serviço dos romenos do Pandurii, o defesa aceitou esta época rumar ao Sul do país para representar o Portimonense e depressa conquistou um lugar ao sol. Nem a recente troca de Vítor Pontes por Jorge Vidigal no comando técnico do clube algarvio roubou a titularidade ao brasileiro. Utilizado também em 18 jogos, o avançado João Pedro, do Leiria, parece rivalizar com Anilton em número de jogos na Liga Vitalis (também tem 18), mas só leva 851 minutos jogados na Liga Vitalis, sinal de que funciona mais vezes como "arma secreta" a partir do banco de suplentes.

Trutas crescem no Ribeirão

Transformado em clube-satélite desde o começo da época, o Ribeirão, da II Divisão Série A, é a nova Meca para os ex-juniores. O Braga não perdeu tempo e exportou para o clube oito jogadores: Diego Silva, Sibide, Rui Lopes, Pizzi, Forbes, Abdou, Palmeira e Mendes. Para a maioria deles, tem valido a experiência, mais pelos conhecimentos adquiridos nos treinos do que em competição. Demasiado verdes para jogarem com frequência numa prova extremamente dura, os ex-juniores têm jogado pouco Já no Valdevez, também da II Divisão, o médio Diego tem sido uma agradável surpresa.

O Jogo

Bruno3429

Jesus estuda alternativa para castigo de Luís Aguiar

Foi em ambiente descontraído mas com trabalho sério que o plantel do Sp. Braga voltou ontem a evo-luir nos relvados em anexo ao Estádio Municipal. Um treino que já contou com a presença de Jorginho. O médio brasileiro regressou ao grupo e treinou sem limitações depois de ter-se au-sentado nos últimos dias, onde se deslocou ao Brasil para tratar de assuntos pessoais. Jorginho que pode ser uma das alternativas de Jesus para o jogo no Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal, no lugar de Luís Aguiar, que tem de cumprir um jogo de castigo, depois de ter completado uma série de cinco amarelos, no último jogo disputado com a Académica.

O médio uruguaio é que continua ausente (viajou para o Uruguai e só deve voltar lá para am anhã).
Cada vez mais perto da recuperação, o central Paulo Jorge voltou ontem a fazer alguns exercícios com bola, embora de forma condicionada. À parte, Baylón e Cristiano também recuperam de lesões.
Já Moisés, Frechaut e Meyong ficaram em tratamento apenas no ginásio.

Sem Eduardo, Orlando Sá, Stélvio, Rentería e Rodrigues, nas selecções, Jorge Jesus voltou a chamar vários juniores para ajudar a compôr o grupo, acabando a sessão com a tradicional peladinha, onde foi já esboçado um onze para o jogo amigável de sábado, em casa, às 10h30, com o Aves.
O plantel volta a treinar hoje às 16h30. Antes alguns jogadores vão visitar o Centro Escolar de Lamaçães, em mais uma campanha de charme dos guerreiros.

Correio Minho

JotaCC

TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 16H30 À PORTA ABERTA

O SC Braga treina hoje, às 16h30 nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.


S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Nenhum campeão defende título, portuguesas podem ser melhores europeias

Campeã europeia de corta-mato em Dezembro último, em Bruxelas, a selecção nacional feminina tentará confirmar esse êxito, através de uma boa classificação, no Campeonato do Mundo que sábado se disputa em Amã.

Na capital da Jordânia, nuns Mundiais em que não estarão nenhum dos campeões em título nem sequer vencedores de edições anteriores, a tarefa para os portugueses não será fácil, atendendo a mais um esperado domínio por parte das selecções africanas, sobretudo as do Quénia e da Etiópia.

Portugal não contará em femininos com a sua primeira figura, a vice-campeã europeia, Jessica Augusto, desistente no recente Campeonato de Portugal, e é também previsível que algumas das atletas estejam em fase decrescente de forma, depois de uma época invernal muito intensa.

Inês Monteiro, medalha de bronze no Europeu e campeã nacional, é a líder natural desta equipa, um sexteto, que voltará a contar com a vice-campeã nacional Anália Rosa, que chegou a ser 12ª no Mundial de 2003 e regressa agora a esta competição depois de dois anos de ausência.

Ana Dias, Sara Moreira (recente vice-campeã europeia de 3.000 metros em pista coberta) e Dulce Félix deverão completar a equipa, em que contam as quatro melhores atletas para a classificação. Elisabete Lopes completa o grupo de seis.

São 13 os países com pelo menos quatro atletas inscritas, mínimo para pontuar, mas apenas três são europeus: Além de Portugal, Grã-Bretanha e Espanha, as duas rivais das lusas pelo título "oficioso" de melhor selecção europeia no Mundial, que em 2008 ficou com as britânicas.

Na época passada, Portugal foi oitavo (entre 12 selecções), também não contando com Jessica Augusto, que então desistiu. Inês Monteiro, no 34º lugar, foi a melhor portuguesa e a selecção nacional foi a segunda europeia, depois da Grã-Bretanha, mas a um distância considerável, de quase 50 pontos.

Superar as britânicas (o grupo não é tão forte, este ano) e ficar mais perto do pódio (na luta directa com britânicas, marroquinas e eritreias, principalmente) é o que se pode pedir hoje em dia da selecção nacional, que em tempos já foi campeã do Mundo (em 1994, com Conceição Ferreira, Albertina Dias, Fernanda Ribeiro, Mónica Gama, Carla Sacramento e Ana Paula Oliveira).

Já no sector masculino as hipóteses de uma boa classificação portuguesa são bem mais ténues, mas fazer melhor que em 2008 até é bem provável, porque os inscritos passaram de nove para seis, por país, o que pode ajudar à subida de alguns "furos" na classificação individual.

Na época passada, o melhor luso foi Licínio Pimentel, na 72ª posição, no que foi a mais fraca classificação de sempre do melhor atleta português na competição. Em qualquer das edições anteriores, o primeiro português entrou sempre mais bem classificado, destacando-se no historial os três triunfos de Carlos Lopes, o mais "velho" vencedor de sempre, com 38 anos na sua despedida, em 1985.

O actual campeão nacional, Rui Pedro Silva, lesionado há um ano, estará agora presente, no que é uma evidente mais-valia para uma selecção em que é notória a falta de experiência, se comparada com as formações que contavam com nomes como Lopes, Fernando Mamede, Ezequiel Canário, Paulo Guerra, Eduardo Henriques ou Domingos Castro, o atleta com mais Mundiais no currículo, totalizando 18.

Em 2008 Portugal foi apenas 12º (entre 15 selecções), a segunda pior classificação desde 1981 (13º em 2004). Embora se espere um melhor comportamento global da selecção, o facto de haver mais selecções inscritas (23 com pelo menos quatro atletas) pode impedir uma melhoria na classificação colectiva.

Da Europa apenas estarão com equipa Portugal, Espanha, França e Grã-Bretanha, o que indica bem o desinteresse a que chegou o confronte entre os europeus e os melhores do Mundo, optando aqueles por jogar tudo no campeonato continental, em Dezembro.

Em Amã, nenhum dos já campeões mundiais estará presente, o que poderá ser um estímulo competitivo adicional, a nível individual.
No sector masculino, o etíope Kenenisa Bekele, seis vezes vencedor nos últimos sete anos, está lesionado, e o eritreu Zerzenay Tadesse, vencedor em 2007, também não alinhará. No sector feminino, nenhuma das quatro anteriores campeãs que se mantêm em actividade se inscreveu, nomeadamente a etíope Tirunesh Dibaba, campeã em título.

O Quénia (22 títulos masculinos colectivos nas 24 últimas edições) e a Etiópia voltam a ser grandes favoritos, individual e colectivamente. Meselech Melkamu (já foi terceira), Gelete Burka e Linet Masai (já foi segunda), no sector feminino, e Leonard Komon, Tariku Bekele e Gebr Gebremarian (já foi segundo), no masculino, são os principais nomes, mas as duas provas têm um lote muito alargado de potenciais vencedores, se bem que essencialmente das duas potências.

Os portugueses, com indicação de presenças anteriores:

Femininos:
Inês Monteiro 5 (+1c+2j)
Anália Rosa 6 (+4c+1j)
Ana Dias 9 (+1c+1j)
Sara Moreira 1
Dulce Félix 1 (+2j)
Elisabete Lopes 1 (+1c)

Masculinos:
Rui Pedro Silva 1 (+4c+1j)
José Rocha 1 (+1c)
Eduardo Mbengani estreante
Licínio Pimentel 2 (+1c)
Hélder Ornelas 4 (+3c)
Manuel Damião 2 (+4c+1j)
Juniores:
Daniela Cunha 1j
José Costa estreante
(c para crosse curto, j para participação em juniores)

Programa-horário:
Sábado, 28 de Março

(hora de Lisboa, mais duas horas em Amã)
12:30 - Juniores femininos
13:00 - Juniores masculinos
13:40 - Seniores femininos
14:30 - Seniores masculinos

O JOGO

Bruno3429

Moisés às ordens de Jesus
RECUSA CANDIDATURA FORMAL AO QUARTO LUGAR 


O central Moisés confirmou esta quinta-feira estar praticamente recuperado da lesão que o afasta do onze do Sp. Braga já há um mês e meio, recusando ao mesmo tempo a candidatura formal da equipa ao quarto lugar da Liga.

O brasileiro, operado a uma pubalgia a 9 de Fevereiro após ter contribuído para a vitória em Alvalade, frente ao Sporting, voltou esta semana a integrar os treinos sem limitações mas de forma progressiva. Moisés admite que a paragem no campeonato "foi boa para recuperar a 100 por cento" e assim ficar à disposição de Jorge Jesus para as restantes oito jornadas.

O defesa de 29 anos considerou que até final do campeonato a equipa vai pensar jogo a jogo, com o intuito de "vencer cada partida", recusando assumir claramente que o objetivo passa por garantir o quarto lugar que ocupa atualmente, com mais um ponto que o Nacional, dois que o Leixões e três que o Marítimo.

"O primeiro objetivo é o V. Setúbal e depois vencer cada partida", repetiu, durante a visita da comitiva do Sp. Braga ao Centro Escolar de Lamaçães, onde o clube angariou 100 novos sócios. Ainda assim, Moisés defendeu que o Sp. Braga tem "valor para jogar em qualquer competição" e que "isso já ficou demonstrado".

Quanto à recente eliminação da Taça UEFA, com com o Paris Saint-Germain, o defesa que passou pela Rússia e que esteve com um pé no Sporting garante que tal facto não afetou o plantel: "Saímos por um detalhe, tínhamos condições para continuar."

O Sp. Braga vai aproveitar a paragem na Liga Sagres para defrontar o Desportivo das Aves, da Vitalis, sábado, às 10:30, no Estádio Municipal de Braga, com entrada gratuita.


Record