News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 13/03

Started by Bruno3429, 13 de March de 2009, 06:55

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luz de Paris não foi suficiente para ofuscar o Sporting de Braga

O rigor táctico e a cabeça fria da equipa comandada por Jorge Jesus fizeram a diferença num jogo em que os franceses só acordaram na segunda parte

Jorge Jesus tinha pedido um empate com golos, mas saiu certamente feliz do Parque dos Príncipes, depois de empatar a zero com o segundo classificado da Liga francesa, o Paris Saint-Germain. Os minhotos dominaram a primeira parte e aguentaram, na segunda, um PSG que tentou revoltar-se sem sucesso. O ritmo imparável, o rigor táctico e a cabeça fria dos minhotos voltaram a fazer a diferença, em mais uma jornada de excelência europeia do Sporting de Braga.
O nulo que o Braga leva de Paris abre boas perspectivas para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. E também prova que a equipa de Jorge Jesus segue a um ritmo empolgante nas competições europeias, frente a adversários com mais história e superior poderio financeiro. Afinal, é o nono jogo do Braga sem perder ao mais alto nível na Europa e o adversário de ontem é a equipa do momento em França.
Não houve golos na primeira parte, mas a máquina bracarense funcionou de forma consistente. Jorginho tentou aproveitar a oportunidade que lhe foi dada no ataque e, apesar de acusar falta de ritmo, conseguiu fazer uma parelha interessante com Renteria. O central Rodríguez, de volta após dois meses de lesão, trouxe o suplemento de qualidade que a defesa do Braga não tinha desde a lesão de Frechaut. E o meio-campo dos minhotos não se desconcentrou nem por um minuto, tapando todos os caminhos ao adversário. Não admira, por isso, que o PSG tenha demorado muito tempo para chegar à área do Braga. É que a equipa de Paul Le Guen não conseguia soltar-se das amarras defensivas e só de bola parada podia ameaçar a baliza de Eduardo.
Mesmo com uma atitude mais cautelosa que o habitual, o Braga conseguiu impor o seu jogo antes do intervalo. Não foi, por isso, de estranhar que a primeira oportunidade de golo tivesse pertencido aos comandados de Jorge Jesus. Renteria isolou-se muito bem, mas adiantou demasiado a bola, permitindo a intervenção do guarda-redes do PSG aos seus pés, aos 27 minutos.
Os franceses, com o médio Sessegnon a entusiasmar as bancadas, tentaram assustar nos livres. Mas não tiveram arte para marcar nem para aproveitar uma saída má de Eduardo, antes do intervalo.
Bem diferente foi a atitude da equipa de Paul Le Guen no segundo tempo. Ainda antes de o treinador francês mexer na equipa, o PSG fez-se notar com um futebol mais agressivo. E só não chegou ao golo porque o guarda-redes do Braga estava atento. Na sequência de um canto, Chantôme cabeceou em zona frontal e Eduardo varreu o perigo com uma defesa espectacular.
Se já era difícil, a entrada de Giuly redobrou os trabalhos de marcação do Braga, proporcionando a Rothen um remate venenoso devolvido pelo poste. Mas o Braga foi sustendo com muita solidariedade e rigor táctico as investidas dos franceses. Além disso, a equipa minhota não abdicou de incomodar em contra-ataque, mostrando os atributos com os quais tem deixado meia Europa de boca aberta nas anteriores eliminatórias. Um pontapé forte de Luís Aguiar, melhor marcador do Braga na Taça UEFA, com seis golos, fez a equipa acreditar na vitória.
O mesmo efeito teve o futebol egoís-
ta de Mossoró, que entrou na partida após a lesão de Renteria. Daí a equipa portuguesa ter terminado o jogo na área dos franceses. Para coroar uma exibição muito positiva, só faltaram mesmo os golos, que ficaram adiados para o encontro decisivo da segunda mão, na próxima quinta-feira, em Braga.

Paris Saint-Germain 0-Sp. Braga 0

Jogo no Parque dos Príncipes, em Paris.

Assistência cerca de 35.000 espectadores.
PSG Edel 6, Ceará 6, Camara 5, Traore 6, Armand 6, Makelele 0 (Giuly 6, 58'), Clément 5, Chantôme 6 (Kezman 6, 69'), Rothen 6, Sessegnon 6 e Luyindula 5 (Hoarau 6, 58').
Sp. Braga Eduardo 7, João Pereira 6, Rodriguez 6, Leone 6, Evaldo 6, Vandinho 7, César Peixoto 5 (Stélvio Cruz 6, 58'), Luís Aguiar 6, Alan 6, Jorginho 6 (Paulo César 5, 70') e Renteria 5 (Mossoró -, 84').
Árbitro Matteo Trefoloni 7, de Itália.
Amarelo Camara (32').


Positivo|Negativo


Vandinho
Disponibilidade total, remate fácil, polivalência - andou de costa a costa - e precisão garantiram ao médio uma noite de luxo e ajudam o Braga a acreditar no sonho dos quartos-de-final.

Eduardo
Justificou os elogios do treinador do PSG com duas defesas de nível superior, como a que travou o cabeceamento de Chantôme na primeira parte.

Giuly
Muito irrequieto, mexeu com o jogo do PSG e proporcionou alguns sustos aos defesas do Braga.

Renteria
Desperdiçou a melhor a oportunidade de golo da partida, depois de se ter isolado na cara do guarda-redes.



Reacções

Jorge Jesus
Treinador do Braga


"Em termos ofensivos, na primeira parte estivemos bem, conseguimos criar algum perigo e ser mais equipa que o PSG. Na segunda parte, houve um PSG mais forte. Mas o PSG teve uma oportunidade de golo na segunda parte pelo Rothen, mais do que isso não teve. Tenho a certeza que em Braga vamos ser mais fortes ofensivamente. É um resultado que permite às duas equipas poderem pensar em passar. Está tudo em aberto."

Alan
Jogador do Braga

"Joguei a bola no meio de dois defesas, um deles meteu o braço, mas o árbitro interpretou-o como um lance normal e mandou seguir. Para mim, foi falta. O empate deixa tudo em aberto para o jogo em Braga. Mostrámos que temos qualidade e em casa vamos resolver tudo.


Resultados

Oitavos-de-final da Taça UEFA

CSKA Moscovo-Shakhtar Donetsk 1-0
Dínamo Kiev-Metalist 1-0
Hamburgo-Galatasaray 1-1
Werder Bremen-St. Étienne 1-0
Manchester City-Aalborg 2-0
Marselha-Ajax 2-1
Udinese-Zenit 2-0
PSG-Braga 0-0

PUBLICO

JotaCC

Nulo que sabe a vitória

O Sp. Braga empatou sem golos frente ao Paris SG no Parque dos Príncipes, num encontro da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, um resultado positivo que permite à equipa portuguesa decidir a eliminatória em casa. Os comandados de Jorge Jesus voltaram a mostrar o seu valor nas competições europeias, principalmente na primeira parte, em que controlaram por completo a partida.

Jorge Jesus apresentou um onze praticamente na máxima força, com registo para o regresso de Rodriguez ao centro da defesa e para a titularidade de Jorginho, que actuou na frente de ataque ao lado de Renteria. O Braga exibiu-se em grande nível no primeiro tempo, controlando por completo o encontro, perante um adversário algo atordoado com a qualidade de jogo apresentada pela equipa portuguesa no Parque dos Príncipes. Renteria causou muitas dificuldades à defensiva adversário, e teve mesmo uma grande oportunidade para marcar aos 26 minutos após um bom passe de Jorginho, mas adiantou em demasia a bola e permitiu a saída ao guarda-redes contrário. A pressão alta exercida pela equipa de Jorge Jesus permitiu muitas recuperações de bola bem longe da baliza de Eduardo, que teve muito pouco trabalho nos primeiros 45 minutos.

O PSG apenas por alguns minutos já perto do final da primeira parte conseguiu chegar com mais perigo à área do Braga, mas apenas através de lances de bola parada ou de lançamentos longos a partir da sua defesa. O intervalo chegou com um nulo no marcador, mas com os arsenalistas a deixarem em silêncio o Parque dos Príncipes.

A equipa bracarense entrou pior na segunda parte, com o PSG a criar nos primeiros minutos duas claras ocasiões de golo, e foi a vez de Eduardo brilhar a grande altura ao negar o golo francês. O jogo era mais intenso nesta altura, com rápidos contra-ataques de parte a parte, e nesse tipo de futebol o Braga sentiu mais dificuldades, tendo cometido mais falta perigosas que foram sendo aproveitadas para criar calafrios ao guarda-redes internacional português. Aos 61 minutos Rothen enviou a bola ao poste esquerdo da baliza de Eduardo, numa altura em que o domínio da partida pertencia claramente aos parisienses.

Já com Stelvio e Paulo César, nos lugares de César Peixoto e Jorginho, o Braga conseguiu desacelerar o jogo e voltou a afastar o perigo da sua baliza, apesar de não mais ter exibido a qualidade do primeiro tempo. O PSG voltou a causar perigo aos 76 minutos, com o recém-entrado Kezman a rematar bem dentro da área, mas ao lado da baliza, naquele que foi o último lance de golo da partida.

O Braga voltou a assinar uma boa exibição na Taça UEFA, mostrando grande personalidade, e leva para Braga a decisão desta eliminatória a disputar já na próxima semana.

ZEROZERO

JotaCC

César Peixoto: "Temos o sonho de passar e fazer história no clube"

César Peixoto quer fazer história no Sp. Braga e a exibição conseguida esta noite em Paris permite pensar em concretizar o sonho do jogador.

"Fizemos um bom jogo, num campo difícil. A eliminatória está em aberto, apenas disputámos a primeira parte", referiu o jogador que destaca a importância de jogar a segunda-mão da eliminatória em casa. "É uma vantagem importante disputar a segunda-mão em casa, depois de um bom resultado fora".

Se o Sp.Braga conseguir ultrapassar o Paris Saint-Germain, a qualificação para os quartos-de-final da Taça UEFA é um marco histórico para o clube. E O jogadores só pensam em passar do sonho para a realidade: "Temos o sonho de passar e fazer história no clube. Está nas nossas mãos".


João Pereira: "Vamos ver se conseguimos ganhar o jogo em casa"

O lateral bracarense considera que o jogo "correu bem" para o Sp.Braga e que o empate a zero deixa a formação portuguesa com "boas hipóteses" de chegar aos "quartos".

"Foi um jogo que nos correu bem. Saímos daqui com um empate que deixa tudo em aberto para a próxima mão. Vamos ver se conseguimos ganhar em casa", referiu João Pereira no final da partida da primeira-mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

Embora o empate seja um resultado positivo para o Sp.Braga, João Pereira não esquece que os bracarenses não estão em vantagem na eliminatória e que o Paris Saint-Germain é uma equipa a ter conta: "Continua tudo a 50 por cento para casa equipa. O Paris Saint-Germain é uma grande equipa, mas nós gostamos de fazer grandes exibições em casa e é isso que vamos tentar fazer".

INFORDESPORTO

JotaCC

Sporting de Braga empata frente ao Paris Saint-Germain
Primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA

No âmbito da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, o Sporting de Braga defrontou esta quinta-feira o Paris Saint-Germain, um jogo que terminou nulo. A formação minhota mantém a esperança de passar à fase seguinte.

Na primeira parte do encontro, o Braga mostrou-se superior, criando algumas oportunidades de golo, no entanto, não conseguia ultrapassar a linha defensiva do Paris Saint-Germain.

Os parisienses tomaram o controlo do jogo, no segundo tempo, e estiveram perto de marcar, tendo o Braga descido no terreno. A equipa de Jorge Jesus mostrava-se cansada mas, ainda assim, conseguiu manter o nulo até ao final.

A segunda mão da eliminatória disputa-se já na próxima semana, no Minho, sendo um encontro que o Braga terá de vencer se quiser passar aos quartos-de-final da Taça UEFA e fazer história no clube.


FABRICA DE CONTEUDOS

JotaCC

CLASSE EM PARIS


O SC Braga deu mais uma demonstração de enorme qualidade frente ao PSG, em jogo da primeira mão dos 1/8 avos de final da Taça UEFA. Num Parque dos Príncipes com mais de sete mil adeptos do SC Braga nas bancadas, os Gverreiros do Minho voltaram a apresentar-se em grande nível perante o segundo classificado do campeonato francês, tendo disputado a partida olhos nos olhos com o adversário.
Com este nulo, está tudo em aberto para o encontro da segunda mão, a disputar no dia 19 de Março no Estádio AXA, sendo importantíssimo o apoio de todos os sócios e adeptos para que o SC Braga consiga escrever mais uma brilhante página no seu historial europeu.
Ficha de jogo

Primeira mão dos oitavos-de-final.
Parque dos Príncipes, em Paris.
Árbitro: Matteo Trefoloni (Itália)

PSG
Edel, Ceara, Camara, Traore, Armand, Makelele (Giuly, 58), Clement, Chantome (Kezman, 69), Rothen, Sessegnon e Luyindula (Hoarau, 58)

SC Braga
Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Leone, Evaldo, Vandinho, César Peixoto (Stélvio Cruz, 58), Luís Aguiar, Alan, Jorginho (Jorginho, 70) e Renteria (Mossoró, 84)

Cartão amarelo: Camara (32)


TREINO HOJE ÀS 17H30 À PORTA ABERTA

O SC Braga treina hoje, sexta-feira, dia 13 de Março, às 17h30 no Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.

S.C.BRAGA.PT

Bruno3429

Domingos lembra que nunca perdeu com Jorge Jesus

O treinador da Académica, Domingos Paciência, "provocou" esta sexta-feira o téncico do Sp.Braga, em véspera do jogo da 22ª jornada da Liga Sagres, lembrando que nunca perdeu com Jorge Jesus e que leva vantagem em confrontos directos.

"Duelos entre quem gere equipas, levo vantagem, neste momento, à frente da União de Leiria e da Académica. Não é por aí que os jogos se ganham, mas espero bem manter essa invencibilidade", salientou o técnico na antevisão do jogo contra os bracarenses, a contar para a 22ª jornada da Liga portuguesa.

"Se a Académica ganhar um jogo fora, consegue a manutenção e este jogo é muito importante neste sentido. A Académica consegue 27 pontos e, com os jogos que temos em casa, teremos alcançado esse objectivo. Vamos jogar em Braga com esse objectivo", acrescentou.

Domingos admitiu que a irregularidade da Académica são os jogos fora de casa, não conseguindo ganhar, mas tem a vantagem sobre os "arsenalistas", que vêm de um jogo desgastante na Taça UEFA, quinta-feira, contra o Paris Saint-Germain (0-0), e de o seu plantel estar na máxima força, já com Amoreirinha recuperado.

"Sabemos das dificuldades que nos esperam, perante uma grande equipa, com um grande plantel, que está a fazer um bom campeonato. Juntando a isso, há um passado em que a Académica, em 35 jogos efectuados contra o Sp.Braga, já perdeu 21, empatou 7 e ganhou outros 7. Os números não ajudam, mas não nos atemorizam. Vamos com o pensamento na vitória e que sejamos mais fortes", advertiu o treinador dos "estudantes".

O Sp.Braga, segundo Domingos, é um plantel com muita qualidade e motivado por aquilo que tem feito. "Vamos ter um Braga muito forte no jogo de domingo", reforçou, desvalorizando o jogo a meio da semana dos "arsenalistas".

O técnico comparou-os aos chamados "três grandes do futebol português" e opinou, em relação ao desempenho das diferentes equipas no campeonato, que "se calhar seria o ano em que o Sp.Braga teria mais hipóteses de ganhar o campeonato", fazendo a analogia ao ano em que o Boavista venceu o campeonato nacional, justificando com a irregularidade das equipas "grandes".

"O Sp.Braga tem um bom plantel, uma boa equipa, agora vai depender do que vai acontecer daqui para a frente, sabendo que o FC Porto é uma equipa mais consistente, cada vez melhor, perfilando-se como um sério candidato ao título", concluiu.

Em relação às criticas do director desportivo do Braga, Carlos Freitas, e do treinador Jorge Jesus, sobre o facto de a Académica recusar o adiamento do jogo entre as duas equipas, o presidente da Académica, José Eduardo Simões, esclareceu, durante a apresentação do Seminário sobre Psicologia do desporto, que os dirigentes bracarenses não fizeram qualquer contacto com os seus homólogos de Coimbra a pedir o adiamento.

O Jogo