News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/04

Started by Carvalhinha, 22 de April de 2006, 12:04

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

Jesualdo Ferreira
"O Braga ainda não é sólido para ser candidato ao título"


Jesualdo Ferreira abordou ontem pela primeira vez as declarações de Nem, que no rescaldo da derrota em casa com o Paços de Ferreira, disse que alguns jogadores "deveriam ter vergonha". "O 'balneário' do Braga não gosta de perder", começou por referir o treinador , apresentando mais argumentos: "Habituou-se a ganhar, tem uma cultura de vitória e reage, perante o empate e a derrota, com alguma dificuldade. O que é óptimo. Em dois, três jogos, escapou-se o outro objectivo que pretendíamos; ao perder há reacções naturais, os 'balneários' têm muitas sensibilidades. É um assunto que está resolvido", garantiu.

É, por isso, com total optimismo que Jesualdo encara a deslocação a Coimbra: "Mais um jogo extremamente difícil. Aliás, nunca tivemos jogos fáceis. A Académica está em dificuldades, mas vamos com o espírito de sempre: para ganhar. Queremos mais pontos, queremos chegar mais acima um bocado".

Ontem fez três anos que Jesualdo Ferreira assumiu o comando técnico do Braga. Motivos de sobra para sentir orgulho e recordar uma fase inicial complicada: "Foi uma altura difícil, faltavam seis jornadas, o Braga estava abaixo da linha-de-água e o jogo que se seguia era o Benfica. Felizmente, conseguiu-se garantir a permanência. Foram três anos seguidos de classificações para a UEFA, de algum sucesso, e eu não gostaria que se retirasse tudo de bom o que o Braga fez só pelo facto de no ano passado e este ano não termos chegado ao que as pessoas gostariam que acontecesse. O Braga cresceu muito, mas ainda não conseguiu ser suficientemente sólido para ser candidato ao título, como em determinada altura nos quiseram fazer pôr esse disco".

A terminar, Jesualdo Ferreira manifestou "orgulho" por estar num grande clube e com grandes jogadores, mas não adiantou se continua pelo menos por mais uma época. "Neste momento, não sei, não posso dizer nada, vamos ver", confidenciou.

Vasco da Gama quer Nem  mas a prioridade é do Braga

Nem dá prioridade ao Braga. O Vasco da Gama está interessado nos serviços do central brasileiro e fez saber do seu interesse ao atleta através de um emissário que desde o final da semana passada se encontra em Portugal, tendo assistido ao Braga-Paços de Ferreira, mas Nem respondeu que só depois do final da Liga iria decidir o seu futuro. Por outro lado, importa referir que o Vasco da Gama não é o único clube que manifestou a intenção de contar com os préstimos do defesa, que já terá sido directamente contactado pelo técnico de outro clube brasileiro de nomeada, mas de um Estado diferente. Nem não confirma nem desmente os contactos, mas tem deixado claro que a prioridade é do Braga, onde está a cumprir a terceira época e se sente bem. Aliás, os primeiros contactos para a renovação do vínculo por mais uma época já foram estabelecidos entre a SAD e o futebolista, esperando-se um epílogo para breve.

Treino sem  novidades

O Braga efectuou ontem um único treino, sem grandes novidades. Cesinha, Davide, Cândido Costa e Filipe prosseguiram o período de reintegração progressiva, enquanto Marinelli, Hugo Leal e Delibasic efectuaram tratamento e trabalho de ginásio. Para hoje de manhã (10h00) está agendado mais um ensaio, de novo à porta fechada.

In O Jogo

nandes


A triologia europeia       


Jesualdo Ferreira fez três anos à frente do comando técnico do Sporting Clube de Braga. O técnico minhoto está às portas de alcançar a terceira presença consecutiva na Taça UEFA. Para além disso, e até ao final da temporada, tem a possibilidade de quebrar o recorde de pontos somados.


No dia 21 de Abril de 2003 Jesualdo Ferreira era apresentado como o novo treinador do Sporting Clube de Braga, dias depois de ter assistido in loco a um à conquista de um ponto em Aveiro, sob a batuta de Toni, técnico interino e que actualmente comanda o Estrela da Amadora. Face à posição ocupada pela formação arsenalista na momento, chegou com o ensejo claro de garantir a permanência. A missão foi conseguida. Depois seguiram-se duas temporadas nos lugares cimeiros da classificação, alcançado presenças na Taça UEFA. A terceira temporada completa está na sua recta final, e a presença europeia avizinha-se novamente... pela terceira vez consecutiva, redundando numa triologia inédita.

Na sua primeira época orientou a equipa em seis desafios, vencendo um, empatando três e averbando duas derrotas. Conquistou seis pontos e o saldo de golos marcados e sofridos foi equilibrado (9-9).
Em 2002/03 Jesualdo Ferreira colocou o Sporting Clube de Braga no quinto lugar. Em 34 jogos obteve quinze triunfos, nove empates e dez derrotas. A época ficou marcada por uma grande transformação no plantel, facto que teve seguimento no ano seguinte. Na temporada em curso, as transformações mantiveram-se essencialmente devido às vendas.
Na carreira ao leme dos minhotos o saldo é bastante positivo, quer em número de objectivos alcançados, quer sob o ponto de vista das estatísticas.

Com três jornadas por realizar até ao final da época, onde o Sporting Clube de Braga defronta Académica, Gil Vicente e Sporting, Jesualdo Ferreira pode ainda quebrar o recorde de pontos conquistados, que pertence à última época, onde os arsenalistas terminaram a Liga com 58 pontos somados. Para isso está obrigado a vencer pelo menos dois dos três desafios que faltam.
Pode igualmente atingir o número máximo de vitórias, já que até à 31 jornada igualou os números atingidos em 2004/05, onde conquistou 16 triunfos.
A actual época fica igualmente marcada pela melhor performance em termos defensivos, com apenas vinte golos sofridos, todavia a produção ofensiva está afastada dos números anteriores, já que leva menos 11 golos do que no ano transacto.
 


In Correio do Minho



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL