News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 27/02

Started by Bruno3429, 27 de February de 2009, 06:46

Previous topic - Next topic

Mac

 
SP.BRAGA CONFIRMA-SE NA EUROPA
27 de Fevereiro de 2009
O mais difícil já estava feito, é certo, mas nestas coisas de eliminatórias nunca se sabe. Ele há reviravoltas como o diabo e a história das competições europeias está cheia delas. Com 3-0, o Sp.Braga apresentava-se já com um pé nos "oitavos", mas faltava o outro para garantir estabilidade, que o pé-coxinho nunca foi solução e "levar com os pés" ainda menos.

Foi, pois, com legítima esperança e muita cautela à mistura que os minhotos guerreiros demandaram Liège. Na equipa, as alterações julgadas mais convenientes: Stélvio em vez de Fréchaut, lesionado, e com Jorginho no lugar de Alan, cuja modéstia exibicional na Figueira da Foz levara Jorge Jesus a baixá-lo ao banco para o necessário trabalho de auto-crítica. Em contrapartida, regressaram Peixoto e Meyong.

Como se previa, o início pertenceu aos da casa, com o seu meio-campo mais pressionante, sobretudo através do flanco direito, confirmando-se Dalmat, que já em Braga dera nas vistas, como uma das principais referências da equipa. Várias foram as solicitações para o duo da frente, De Camargo e Mbokani, mas Eduardo e seus companheiros de sector estiveram então sempre muito seguros.

Também com um "miolo" muito dinâmico, o Sp.Braga, aos poucos, saberia equilibrar as operações, com Luis Aguiar a encher o campo e Vandinho, mais recuado, a revelar grande eficácia nas recuperações. Não foram muitas as vezes em que o ataque dos bracarenses incomodou a sério Balat, mas a verdade é que a equipa conseguiu levar o jogo para zonas distantes da sua baliza, como convém.

Mais aberta foi a contenda, após o descanso. Renteria ainda deu um ar da sua graça, mas foi o Standard que se mostrou mais inconformado. Por várias vezes, os belgas tiveram ocasião para desfeitear Eduardo, sobretudo Mbokani, que chegou a atirar a bola ao poste. Reagiu Jorge Jesus, fazendo entrar Alan (o tal...), que, logo a seguir, desperdiçou excelente ensejo.

A partida estava agora mais animada, para o que contribuiram as substituições de um lado e de outro, visando o reforço dos dois ataques. De Camargo podia ter marcado mas, a seguir, Mbokani marcou mesmo. Era o prémio para tanta teimosia. Contudo, o Braga já nos habituou à sua irreverência e qualidade. Já perto do final, Luis Aguiar teria ocasião de empatar, com um golo de superior execução. Desnecessário para a eliminatória, mas importante para a imagem e, claro, para as contas da UEFA. Agora, vêm aí os franceses do PSG. Já sem Pauleta, mas com outros napoleões...
RUI TOVAR

JotaCC

Pauleta analisa equipas de Braga e PSG

Pauleta considera que o Sporting de Braga tem bons jogadores em todos os sectores

Pauleta antevê uma eliminatória equilibrado entre PSG e Sporting de Braga.
Se existe alguém com grande conhecimento do próximo adversário do Sporting de Braga na taça UEFA é Pedr Pauleta.
O antigo jogador alinhou durante cinco épocas no clube francês e neste momento trabalha como olheiro do Paris Saint-Germain.

Actualmente, a equipa gaulesa ocupa o segundo lugar do campeonato francês e Pauleta reconhece-lhe muito valor: "É uma equipa que, à semelhança do Sporting de Braga, está a fazer uma boa época com jogadores de bastante qualidade que chegaram este ano e que têm feito a diferença".

No entanto, do outro lado do campo, nesta eliminatória, estará o Sporting de Braga, uma formação à qual Pauleta faz também muitos elogios: "É uma equipa muito forte tacticamente, tem jogadores de muita boa qualidade em todas as linhas e portanto está a fazer um excelente trabalho".

Assim, o ex-PSG antevê uma eliminatória renhida entre as duas equipas: "Vai ser uma eliminatória bastante equilibrada entre duas equipas que estão a fazer excelentes temporadas tanto no campeonato como na taça UEFA".

RTP

JotaCC

Sócios "arsenalistas" orgulhosos com campanha europeia

Os sócios do Sporting de Braga estão orgulhosos da equipa de futebol, que se qualificou quinta-feira para os oitavos-de-final da Taça UEFA, e confiantes na eliminação do próximo adversário, o Paris Saint-Germain (PSG).

Para António Lopes, sócio nº 99 do Sporting de Braga, que está pela terceira vez nos "oitavos" de uma prova europeia, a sua satisfação prende-se com o facto de, "finalmente, ver o Sporting de Braga a jogar futebol de acordo com aquilo que é: um enorme clube".

"A partir de agora, tudo é possível. Prefiro, de longe, jogar com o PSG do que com os alemães (os franceses eliminaram o Wolfsburgo), que são brutos a jogar futebol e nós não nos damos com brutos", disse à Agência Lusa António Lopes.

O associado bracarense está optimista: "sou muito crente. Acredito todas as semanas que me vai sair o euromilhões, porque é que não havia de acreditar que eliminamos o PSG", questionou.

Apesar de estar "muito contente com esta qualificação", sobraram de António Lopes algumas críticas para a direcção presidida por António Salvador.

"Prefiro estádios cheios, com prejuízo, do que o contrário. Tem que se aproveitar esta maré", aconselhou, lançando mesmo o "desafio" de que o objectivo para 19 de Março, na recepção ao PSG, seja encher o Estádio Municipal de Braga "e não obter lucro".

Ao seu lado, Inês Lopes, sua filha, sócia nº 14.235, corrobora a sua opinião. "Não podia estar mais satisfeita e orgulhosa. Tem sido um percurso brilhante, em que para ser perfeito só faltou a vitória frente ao Milan (derrota por 1-0 em San Siro, sobre o fim)", frisou.

Sobre as possibilidades da equipa na prova, Inês não tem dúvidas: "acho que o Braga pode ir tão longe quanto quiser. Se possível, até à Turquia, seria um sonho concretizado", disse, numa alusão ao local da final, na qual, garante, marcará presença se a equipa comandada por Jorge Jesus lá chegar.

"Já provámos que sabemos jogar futebol, por isso, venha quem vier, estaremos preparados e sem medo", avisou.

Já para João Costa, 27 anos e 11 de sócio, o orgulho e a satisfação advêm do facto de o Sporting de Braga "ter igualado a sua melhor prestação na Europa", repetindo os feitos de 1997/98 e 2006/07.

De agora em diante, previu, "acho que com um bocadinho de sorte ainda podemos passar mais uma eliminatória", sendo que, se isso acontecer, "depois não há sorteios fáceis", notou o sócio 4.927.

Mas nem só de optimismo se pinta a realidade bracarense. Eduarda Fontes, sócia "com as quotas atrasadas" e com uma 'costela' benfiquista, é um desses casos.

"Vai durar mais 15 dias", atirou, comentando o percurso da equipa na Taça UEFA e as expectativas quanto ao embate com o PSG.

Ainda assim, considera-o "histórico". "Dou os parabéns aos jogadores e treinador", endereçou, não querendo destacar nenhum jogador em especial: "destaco todos em conjunto", disse.

O Sporting de Braga qualificou-se quinta-feira para os oitavos-de-final da Taça UEFA, ao eliminar os belgas do Standard de Liège, com vitória em casa (3-0) e empate (1-1) na Bélgica.

O JOGO

Pé Ligeiro

Sp. Braga campeão da Taça Intertoto

Com a passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA, assegurada quinta-feira ante o Standard de Liège, o Sporting de Braga é o vencedor final da edição 2008 da Taça Intertoto, anunciou hoje o sítio oficial da competição.

O vencedor desta competição é a equipa que chega mais longe na Taça UEFA e com a eliminação quinta-feira de Deportivo da Corunha, Aston Villa e Estugarda, os outros clubes que restavam, o Sporting de Braga é, oficialmente, o campeão da Taça Intertoto 2008 e deverá receber em breve o respectivo troféu.

O Sporting de Braga junta-se assim a FC Porto, Benfica e Sporting no restrito grupo de clubes portugueses que venceram uma prova europeia.

A equipa minhota já era, também, a equipa portuguesa que mais longe conseguiu chegar na Taça UEFA depois de qualificada via Taça Intertoto.

A outra equipa nacional a chegar à UEFA por esta via foi a União de Leiria, em 2007, mas quedou-se pela primeira eliminatória.

O Bordéus, em 1995, foi o clube que mais longe chegou, tendo atingido a final da Taça UEFA, mas perdendo-a depois para o Bayern de Munique.

A Taça Intertoto deriva de um antigo torneio internacional realizado no Verão e, em 1995, passou para a alçada da UEFA que a incorporou no seu calendário com o nome de Taça Intertoto.

A Intertoto passou a ser uma espécie de 'tábua de salvação' para os clubes classificados logo atrás dos lugares que dão acesso às competições europeias nos respectivos países.

O Sporting de Braga, por exemplo, foi sétimo classificado em 2007/08.

IN OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Andrezinho vai parar duas semanas
BRASILEIRO FALHA DÉRBI COM SP. BRAGA 

 
O defesa Andrezinho vai falhar o dérbi com o Sp. Braga, que encerra a jornada 20 da Liga Sagres na noite de segunda-feira.

O brasileiro foi reavaliado pelo departamento clínico do V. Guimarães, que confirmou a existência de um problema muscular que aconselha a paragem do jogador por, pelo menos, duas semanas.

Entretanto, os vimaranenses vão prolongar o estágio em Quiaios até domingo, dia em que o técnico Manuel Cajuda vai fazer a antevisão do jogo com os arsenalistas.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Mesquita Machado satisfeito com conquista
AUTARCA EXULTA COM TAÇA INTERTOTO 

 

O presidente da Câmara Municipal de Braga e antigo presidente do clube local, Mesquita Machado, ficou hoje "extremamente satisfeito" com a notícia de que o Sporting de Braga venceu a Taça Intertoto.

"Fico extremamente satisfeito. Ainda bem, porque o Sporting de Braga está a ter um comportamento brilhante nas competições europeias e faltava-lhe um troféu internacional", disse Mesquita Machado à Agência Lusa, depois de ter admitido que ainda não tinha conhecimento da notícia.

O autarca, que já foi presidente da Direção e da Assembleia Geral do clube minhoto, considera que a equipa comandada por Jorge Jesus "pode chegar longe" na Taça UEFA.

"Está a jogar bom futebol e não é impossível eliminar o Paris Saint-Germain, embora não seja fácil", afirmou.

Mesquita Machado revelou que vai assistir ao jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da competição que se disputará em Paris a 12 de Março. "Lá estarei, com certeza", frisou.

Apesar de não ter uma final a exemplo de outras provas, é declarado vencedor desta competição, que apura várias equipas para a Taça UEFA, o clube que chegar mais longe na segunda principal competição de clubes europeia.

Com a eliminação, nos 16 avos-de-final de Deportivo da Corunha, Aston Villa e Estugarda, os outros clubes que restavam em prova, o Sporting de Braga foi, oficialmente, declarado campeão da Taça Intertoto'2008, devendo receber brevemente o respectivo troféu.

O Sporting de Braga junta-se assim a FC Porto, Benfica e Sporting no restrito grupo de clubes portugueses que venceram uma prova europeia, tornando-se na primeira a vencer a Taça Intertoto.

O Sporting de Braga eliminou quinta-feira os belgas do Standard de Liège com um total de 4-1 nas duas mãos (3-0, 1-1).

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Responsáveis vitorianos esperam forte apoio em Braga

O "derby" de segunda-feira entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, da 20ª jornada da Liga Sagres, já mexe e os responsáveis vitorianos esperam um forte apoio à equipa no estádio do rival.

Segundo Alberto Oliveira, vice-presidente do Vitória de Guimarães, deverão marcar presença em Braga entre 1.500 a 2.000 adeptos vitorianos.

"Vamos fazer um bom resultado, não tenho dúvidas nenhumas. A equipa técnica e os jogadores estão confiantes. É uma boa oportunidade para dar a volta ao texto", referiu o dirigente em declarações à Agência Lusa.

À venda até segunda-feira, dia do jogo, vão estar 1.000 bilhetes ao preço unitário de 10 euros. No primeiro dia de venda, quinta-feira, foram vendidos apenas cerca de uma centena, informaram os serviços vitorianos, mas faltam ainda as claques e os grupos organizados, notaram.

O vice-presidente do Vitória pretende evitar o que se passou no ano passado, em que muitos dos cerca de 2.500 adeptos só viram a segunda parte.

Por isso, responsáveis dos dois clubes minhotos devem reunir-se ainda hoje, juntamente com a Polícia de Segurança Pública (PSP), "para que as coisas corram pelo melhor".

"Desejo que, mal cheguem a Braga, os adeptos sejam revistados e entrem logo no estádio. Não devem ser empatados", disse Alberto Oliveira.

O dirigente confia que, uma vez mais, a equipa será acompanhada de uma grande falange de apoio em Braga. "A Braga vai sempre muita gente. O ano passado tivemos lá cerca de 2.500 pessoas e este ano vão ser entre 1.500 a 2.000", afirmou.

Na época passada, à 21ª jornada, o Vitória de Guimarães foi a Braga empatar (0-0), em plena luta pelo terceiro lugar, posto que já ocupava e que manteria até final.

O Sporting de Braga era então o oitavo classificado (terminaria em sétimo), naquela que foi uma das mais conturbadas épocas dos últimos anos no clube "arsenalista", com vários treinadores a passar pelo comando técnico da equipa.

Actualmente, porém, a realidade quase se inverteu: o Vitória de Guimarães é oitavo classificado, a oito pontos do quinto, o último que pode garantir presença nas competições europeias, o objectivo desde cedo traçado pelos responsáveis vitorianos.

A equipa atravessa uma crise de resultados, tendo registado na última semana três derrotas consecutivas, duas para a Liga (Nacional e Trofense, esta última em casa) e uma para a Taça de Portugal, prova em que foi eliminada em casa pelo Estrela da Amadora.

Já o Sporting de Braga está em "alta": pratica um futebol atractivo, é quinto classificado, com 32 pontos, a cinco dos segundos, Benfica e Sporting, e a apenas três do quarto, o Leixões.

Além da boa campanha na liga, o clube "arsenalista" está a fazer carreira também na Taça UEFA. Quinta-feira qualificou-se os oitavos-de-final da prova, depois de eliminar os belgas do Standard de Liège, e vai agora defrontar os franceses do Paris Saint-Germain.


IN OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!