News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 10/02

Started by Bruno3429, 10 de February de 2009, 07:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Candidatura entregue com classe

Amanhã acordou cinzenta, mas os bracarenses traziam um sorriso de orelha a orelha. A classe demonstrada em Alvalade, sem recurso a playstation, apenas pelo requinte, pelo banho táctico, o olhar laminado que atirou o leão ao tapete, trouxe o Sporting de Braga para a ribalta, com a entrega, numa bandeja de prata, de uma candidatura à melhor classificação de sempre no campeonato nacional. Na boca dos arsenalistas está também outra missiva, que não lhes sai da memória: os jogos na Luz e em casa com o FC Porto. Dois embates, seis pontos, que em jogo limpo já os Gverreiros eram líderes...

Em construção está uma armada poderosa, capaz de jogar de olhos fechados e movida a um combustível típico das naves espaciais. No crescimento de algumas unidades, nomeadamente no plano táctico, emerge um Braga de toda a linha. Em Alvalade ficou também provado que o 4x1x3x2 clássico de Jorge Jesus é a fórmula a seguir, devido ao peso/perigo que representa a dupla Meyong e Rentería, não só no labor frente aos centrais contrários, mas também pela profundidade que dão nos corredores laterais, permitindo a unidades mais recuadas surgirem com facilidade na cara do golo.

À vista desarmada tira-se o chapéu ao crescimento e ao equilíbrio que oferec e Vandinho. O dínamo do meio-campo é actualmente um dos primeiros elementos na construção do jogo, com melhor coeficente de passe e com a velocidade necessária para colocar a funcionar o carrossel do Sporting Clube de Braga, onde Luís Aguiar assume uma posição cerebral. É a mente e o olhar de toda a mecanização minhota, para além de apresentar um calibre técnico de raro requinte.

Certo é que a treze jornadas do final da Liga Portuguesa há jogos que podem decidir a favor dos minhotos. Os ingredientes estão todos lá e o Sporting Clube de Braga pode abrir as asas e lançar-se em busca da melhor classificação de sempre no campeonato nacional.
Na Pedreira vão acontecer desafios decisivos, mais até do que aqueles que podem atrapalhar o comportamento arsenalista fora do Estádio Municipal de Braga. Há também, acima de tudo, um puzzle que pode sorrir a favor do conjunto de Jorge Jesus e que se prende com os inúmeros embates entre as formações do topo da tabela até ao final do campeonato.
Para as últimas duas jornadas está reservada a sobremesa, com os arsenalistas a medirem forças com os dois actuais primeiros classificados. O passado recente obriga a alguma temperança, todavia o sonho comanda a vida e abrir as asas é possível.


"Já merecíamos vencer um jogo grande da Liga"

A recente renovação de Frechaut até ao final da época 2010 é sinónimo da confiança que o Sp. Braga deposita no internacional português, um dos capitães da equipa. Jorge Jesus também não esconde a sua admiração pela polivalência do médio/ala direito/defesa-central, sempre pronto para assumir a responsabilidade, quando Moisés, Rodriguez, João Pereira, Vandinho... não podem jogar. Em Alvalade, uma gastroentrite atirou-o para o banco. Mesmo assim, adoentado, foi a ele que Jesus se socorreu quando Moisés 'quebrou' aos 91 minutos de jogo. Frechaut teve assim oportunidade de entrar para a lista dos 'guerreiros' que reescreveram a história, após a última vitória na casa do leão, na longínqua época 00/01.

Um triunfo que o Braga já merecia, destacou Frechaut. "Temos equipa para nos batermos de igual para igual com qualquer 'grande' em Portugal, apesar dos jogos anteriores t ermos tido alguns dissabores. Se calhar pelas derrotas com o Benfica e FC Porto, este triunfo com o Sporting teve um sabor especial, porque vínhamos a merecer vencer um jogo grande da Liga. Contra o Porto e Benfica merecíamos outros resultados, felizmente obtivemos em Alvalade aquilo porque lutamos e acho que foi justíssimo", referiu após o jogo.

Contudo, Frechaut coloca também água na fervura, quando lhe falam no título. "Foi mais um jogo, vencemos, estamos felizes, mas há que manter os pés bem assentes, olhar em frente e continuar a trabalhar", disse, apontando já baterias ao próximo adversário.
"A nossa política em Braga é trabalhar dia a dia, sempre com o objectivo de sermos mais fortes. O Sporting já passou e temos sábado já outro jogo muito difícil, frente ao Leixões, que é um adversário directo neste momento e temos que os vencer", finalizou Frechaut.


Correio Minho

Bruno3429

Agora ou nunca
VITÓRIA EM ALVALADE RELANÇA O SONHO DA CHAMPIONS 


Jorge Jesus lá vai dizendo que não é um sonhador e que não possui as mesmas armas que os grandes para discutir o título ou um lugar na Champions, mas a verdade é que à saída da 17.ª jornada da Liga o Sp. Braga demonstrou que tem argumentos e condições para se bater com os poderosos do futebol português. A exibição e resultado de Alvalade deixaram claro que os arsenalistas possuem um conjunto eficaz e com diversas opções, capaz de suplantar os obstáculos que terá pela frente à entrada do último terço do campeonato.

O ciclo terrível que a equipa de Jesus teve de enfrentar no arranque de 2009, com os três grandes, além de Belenenses e Paços de Ferreira, foi ultrapassado com nota positiva: 9 pontos em 15 possíveis. Os únicos perdidos foram nos polémicos embates com Benfica e FC Porto, o que diz bem da motivação dos guerreiros do Minho nesta altura.

Encontrando-se num período ascensional, o Sp. Braga terá até à Páscoa um calendário teoricamente mais favorável, podendo recuperar a totalidade ou pelo menos parte dos 9 pontos cedidos na primeira volta, frente aos mesmos adversários. Contudo, isso só será possível mediante uma carreira mais regular, especialmente com mais vitórias conquistadas fora de portas.

No entanto, é importante salientar que, nesta fase, os arsenalistas terão de defrontar os belgas do Standard de Liège nas duas mãos dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, e com naturais ambições.


Record

Bruno3429

O melhor Renteria europeu
BRUNO CABRAL

Paulatinamente, Renteria tem vindo a mudar a opinião de muitos que o rotulavam como um avançado pouco produtivo e perdulário. Consequência evidente das exibições e números que tem obtido ao serviço do Braga esta temporada. Há mesmo vários motivos que fazem desta a sua melhor época no futebol europeu, ao qual chegou a meio de 2006/07, para representar o FC Porto: mais tempo de utilização, estatuto de titular indiscutível e golos com maior frequência. Peça basilar na equipa de Jorge Jesus - permaneceu no onze, em detrimento de Meyong, mesmo quando o técnico decidiu jogar com cinco médios e apenas um avançado contra Benfica e FC Porto -, só falhou duas jornadas na Liga Sagres e, contabilizando todas as competições, já fez quase tantos jogos oficiais esta época quantos os que realizou em 2007/08, com a camisola dos franceses do Estrasburgo. Incluindo as duas que fez pela selecção da Colômbia, na qualificação para o Mundial'2010, Renteria já participou em 23 partidas, apenas menos cinco do que em toda a temporada passada - na passagem efémera pelo FC Porto efectuou escassos seis jogos, apenas um completo. Neste contexto, o tempo de utilização é, por isso, esclarecedor: 1780 minutos (08/09); 1896 (07/08); e 119 (06/07). E ainda faltam quatro meses para o final desta época. No que diz respeito ao capítulo dos golos, o cenário também é favorável ao Renteria versão arsenalista. Depois de nunca ter marcado ao serviço dos dragões em jogos oficiais e de, na passagem por terras gaulesas, ter feito o gosto ao pé por oito vezes, o internacional colombiano está bem embalado para superar o seu melhor registo na Europa, uma vez que já leva cinco tentos apontados pelo Braga: dois na Taça UEFA e três no campeonato. Na competição internacional, marcou um dos três golos com que o Braga despachou os ingleses do Portsmouth (3-0) e facturou, na Holanda, diante do Heerenveen, num jogo em que a equipa portuguesa venceu, por 2-1. Na Liga Sagres, demorou a afinar a pontaria - estreou-se a marcar apenas na jornada 12, em casa frente ao Rio Ave -, mas este mês obteve algo que nunca tinha conseguido desde que chegou ao futebol europeu: facturar em dois jogos consecutivos. Na semana passada, marcou ao Paços de Ferreira e, no domingo, em Alvalade, fez o mesmo ao Sporting. Certeiro na carreira de tiro (quem diria?), apetece mesmo perguntar: Será o colombiano a pôr um ponto final no período de imbatibilidade do leixonense Beto?


No FC Porto até 2011

Renteria chegou ao FC Porto em 2007, mas nunca conseguiu afirmar-se de azul e branco, algo que se tornou ainda mais difícil depois de ter desperdiçado, na Luz, um golo que valeria a decisão do título. Emprestado por duas vezes a clubes diferentes, tem mais dois anos de contrato com os Dragões.


Vitória no tribunal por João Alves
ANDRÉ MORAIS

A transferência do flaviense João Alves do Braga para o Sporting já remonta a 2005, mas só ontem parece ter ficado encerrada. É que o Tribunal Judicial de Chaves indeferiu o pedido do clube transmontano no sentido de receber uma compensação financeira pelos anos de formação e pela dita transferência, validando o acordo então estabelecido entre as partes.

A FIFA prevê, efectivamente, o pagamento de compensações financeiras aos clubes formadores, mas o Braga alegou que havia chegado a acordo com o Chaves relativamente aos montantes a pagar, tendo estes sido já liquidados. Foram 125 mil euros, pagos na íntegra ao clube, no tempo em que este era liderado por Mário Carneiro. "Fizemos o acordo e o Braga pagou aquilo que ficou combinado. O valor era inferior ao que a FIFA prevê, mas foi esse o acordo feito", confirmou este ex-presidente.

O novo presidente do clube flaviense, Marcelo Delgado, não concordou com o referido acordo e pediu ao tribunal para o anular, pois pretendia receber outro montante. O Tribunal Judicial recusou, mas a sentença é passível de recurso, situação a que o Chaves pode então ainda recorrer.


Moisés operado a uma pubalgia
A.M./J.L.

A substituição forçada de Moisés em Alvalade correspondeu a um agravamento da pubalgia que afectava o jogador há algum tempo. Por isso, o departamento clínico do Braga tomou a decisão que tentava adiar ao máximo: a cirurgia. O defesa foi ontem mesmo operado no Hospital da Trofa, tendo alta hoje para iniciar processo de recuperação. Não se sabe ainda quanto tempo vai parar o defesa brasileiro, mas é certo que perderá alguns jogos importantes. Com Rodriguez também parado, adquire assim mais importância a recuperação total de Paulo Jorge.

Curiosamente, ontem mesmo Moisés elogiou a prestação da equipa em Alvalade e desmentiu que já se pense na conquista do campeonato. "Não ando com a questão do título na cabeça, pois sabemos que existem três grandes clubes que normalmente disputam o campeonato", vincou.

Moisés cumpre a primeira época no Braga, onde afirma sentir-se bem. "Já se especulou sobre a saída, mas não ligo a isso. Mas, é claro que tenho ambições maiores."


Operação Leixões arranca hoje

O Braga vai abrir hoje à tarde as portas do campo de treinos, numa sessão que marca o arranque da preparação para a recepção ao Leixões, no próximo sábado. Esta é uma boa notícia para os associados do clube, que poderão aplaudir os atletas depois da vitória em Alvalade. O primeiro treino da semana servirá, ainda, para avaliar a condição física de Paulo César. O avançado padece de um problema muscular no gémeo da perna esquerda e está desde a semana passada entregue ao departamento médico, tal como o central Rodriguez.


O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga: Moisés operado a uma pubalgia
HUGO DELGADO/LUSA

O site oficial do Sp. Braga informa que o central Moisés foi operado nesta segunda-feira a uma pubalgia. A intervenção cirúrgica decorreu no Hospital Privado da Trofa, sendo que segundo a nota oficial «foi um sucesso». O brasileiro de 29 anos deve ter alta esta terça-feira, começando de imediato a recuperação da operação.

O central tinha trabalho limitado durante as últimas semanas, sendo que foi dado como apto para a deslocação a Alvalade. Na vitória sobre o Sporting, porém, Moisés acabou por se ressentir da lesão perto do final do jogo, tendo mesmo que ser substituído por Frechaut já em período de descontos. Por isso resolveu-se pela intervenção cirúrgica.

O site do Sp. Braga não adianta o tempo de paragem, mas é praticamente seguro que o brasileiro não vai poder ser opção durante pelo menos um par de semanas. Moisés junta-se a Rodriguez entre os centrais que estão a recuperar de operação e que não são opção para Jorge Jesus. Curiosamente são a dupla que começou a época como titular.


Maisfutebol

Bruno3429

Termómetro
FC Porto mais candidato

A conclusão é inequívoca: os argumentos do FC Porto para a conquista do título estão reforçados numa hipotética bolsa de apostas dos adeptos na passagem de Janeiro para Fevereiro - período a que também correspondeu a subida dos portistas à liderança da Liga Sagres. De facto, a consulta do início deste mês atribui um mais claro favoritismo aos dragões - mesmo sem que tenha sido contemplado para este estudo o empate no último FC Porto-Benfica.

O FC Porto aumentou o favoritismo em mais 1,5 pontos percentuais. É verdade que no estudo da Eurosondagem coube uma maior subida de cotação ao Benfica, da ordem dos 2,2 pontos, mas o diferencial entre os rivais do clássico do último domingo é largo: 32% apostam que as faixas de campeão serão entregues aos portistas; 21,8% optam por acreditar que acabarão por ser envergadas pelos encarnados.

Elemento essencial da amostra: embora mantenha a terceira posição no naipe de favoritos, o Sporting deu um trambolhão de Janeiro para Fevereiro: recuou 9,9%, sendo agora de 20,5% os adeptos a acreditarem que será possível chegar ao título.

A avaliação do Termómetro não deixa, entretanto, de ser igualmente bastante favorável ao Sporting de Braga. Depois de boas exibições - e polémica - nos jogos com o Benfica e o FC Porto, a equipa minhota patenteou excelente rendimento e venceu em Alvalade, dando um pulo de 7,1% na comparação com o mês anterior. O Braga é agora a aposta de 11,8% de portugueses para a atribuição do título.

O "ranking" de favoritismo, acredita-se, é em muito influenciado não apenas pelos últimos resultados mas também pela perspectivação do que ainda falta jogar no Campeonato - não sendo negligenciável na avaliação a deslocação do Sporting ao Dragão e a visita do Benfica a Alvalade. Dado adquirido é haver uma (boa) flutuação, ao ponto de no espaço de um mês ter subido dos 10,8 para os 12,9 a percentagem de portugueses que não faz qualquer vaticínio, embora sob a alegação de que não sabem ou não respondem. Mais do que um dever de reserva estarão, antevê-se, conscientes de um campeonato aberto como poucos tantos têm sido os resultados surpresa.


Jorge Jesus: treinador em alta

As últimas (grandes) exibições do Braga levam ao reconhecimento dos méritos do treinador. Jorge Jesus deu um pulo nas preferências, passando do terceiro lugar para a liderança - subiu 5,7%. A quebra mais acentuada no "ranking" foi protagonizada por Paulo Bento, que inflectiu 4,7% e passou para segundo. Apesar da liderança do campeonato, Jesualdo Ferreira caiu 2,7% e é agora o terceiro treinador entre os mais apreciados. Quem mantém a quarta posição, ainda que valorizado em 3,6%, é Quique Flores. Ou seja: a classificação das equipas não tem correspondência directa com a apreciação que se faz dos respectivos treinadores.


O Jogo
 

Bruno3429

#5
MOISÉS OPERADO
ESCLARECIMENTO CLÍNICO


O defesa-central Moisés foi operado com sucesso esta noite, no Hospital da Trofa, a síndrome pubálgico. O atleta terá alta hospitalar amanhã, iniciando o processo de reabilitação.

Braga, 9 de Fevereiro de 2009

O Director Clínico do SC Braga

Dr. João Pedro Araújo


TREINO TERÇA-FEIRA ÀS 15h30 À PORTA ABERTA

O SC Braga treina terça-feira, dia 10 de Fevereiro, às 15h30 nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.


FÚRIA DOS GVERREIROS DÁ TRIUNFO AOS INICIADOS "A"

O SC Braga recebeu no passado sábado o FC Vizela em jogo a contar para a 18ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores C. Estava em discussão o 2º lugar da prova com os jovens Gverreiros do Minho a 1 ponto de distância do adversário que seguia há algum tempo na vice-liderança. Motivado pela excelente segunda volta, o SC Braga procurou o golo desde o apito inicial para colocar ainda mais pressão do lado do adversário.

Aos 10', Alenitchev dá o primeiro sinal de aviso com um cabeceamento por cima da baliza. Cinco minutos volvidos e é o defesa Fábio a apostar no seu remate do lado direito com a bola a sair ao lado do poste. Na melhor jogada da primeira parte aos 22', Fábio isola Rúben na direita que coloca a bola milimétricamente nos pés de Diogo Borges que desperdiça na pequena área uma grande oportunidade para inaugurar o marcador. A bola sai muito por cima quando os adeptos presentes já gritavam golo. O SC Braga mandava no jogo sem que o FC Vizela conseguisse rematar à baliza e com reduzida circulação de bola no meio-campo bracarense. O guarda-redes contrário por várias vezes saiu da área a anular jogadas de perigo da frente atacante do SC Braga. À meia hora de jogo, é a vez de Diogo Sousa testar o seu remate mas a bola torna a sair por cima da barra. Mesmo a terminar a primeira parte, o SC Braga aumenta ainda mais a pressão junto da área adversária com a bola por diversas vezes à disposição para o remate triunfal, mas sem que os avançados lhe conseguissem chegar. Valeu também uma vez mais o mérito do guarda-redes vizelense a anular a jogada.

A segunda parte começa mais morna e aos 43' e na primeira jogada de ataque, o FC Vizela numa boa jogada colectiva aponta o primeiro golo do jogo. Numa jogada tirada a papel químico do lance protagonizado pelo SC Braga aos 22', o Vizela adianta-se apesar da total injustiça do resultado. O mister Zé Manel pouco satisfeito com os acontecimentos, tira Diogo Sousa e aposta em Bruno Neves para alargar a frente de ataque. No minuto seguinte, após um livre na esquerda, Artur Jorge nas alturas cabeceia outra vez por cima da barra. O SC Braga parecia destinado a não acertar com a baliza adversária. Mais claro isso ficou, quando aos 49', Ivo ao dominar uma sobra à entrada da área descaido na esquerda, remata para mais uma defesa do guardião que contou ainda com a preciosa ajuda do poste para evitar o golo do empate. A defesa fez o resto do trabalho ao sacudir para longe o esférico. Passados 4 minutos, o SC Braga procede a nova substituição com a entrada de Diogo Oliveira para o lugar de Abel. Aos 55', a bola vai à barra do Vizela mas o árbitro auxiliar já havia sancionado o lance com fora-de-jogo. O Vizela sobe no terreno pois com tanto balanço ofensivo do SC Braga havia espaço para explorar no meio-campo bracarense. O destino parecia traçado mas assim não entenderam os jovens Gverreiros do Minho que acreditaram mais que nunca nas suas capacidades. Em mais uma jogada, Diogo Araújo de cabeça faz a bola sair um pouco ao lado da baliza mas estava dado o mote pois logo de seguida, aos 63,' e após uma boa desmarcação, Alenitchev ultrapassa o guarda-redes e enfia a bola de encontro às redes adversárias. Finalmente um momento de festa ainda que o resultado não fosse de todo satisfatório.

Na jogada imediatamente a seguir e após uma recuperação de bola, Borges cabeceia ao lado numa jogada bastante vistosa com centro de Diogo Oliveira que colocou a defesa do Vizela em apuros. O Vizela tenta sair em contra-ataque e numa situação arranca o segundo amarelo a um jogador bracaranse, Artur Jorge. O primeiro havia sido a Alentitchev ao tirar a camisola e festejar efusivamente o golo. Logo de seguida, o Vizela cria uma oportunidade na área bracarense mas o capitão Artur Jorge corta o lance mas sai lesionado do mesmo.. Ao conseguir equilibrar a partida na parte final, o Vizela parece estar a minutos de se manter no 2º lugar. Em cima da hora, Diogo Araújo tenta de muito longe a sua sorte mas a sua bomba sai para fora junto ao poste.

Porém, o momento do jogo estava reservado para o final da partida. Com 4' de compensação para jogar, o SC Braga chega ao golo do triunfo com sacrifício mas também muito talento. Alenitchev faz um passe magistral de desmarcação para Diogo Borges que, ao aperceber-se da saída do guarda-redes, executa um fenomenal chapéu dando os justíssimos três pontos à equipa que mais fez por justificar a actual vice-liderança, provocando o delírio na "Ponte".

O SC Braga tem agora 43 pontos, mais dois que o Vizela e também a dois pontos do V. Guimarães, pressionando o rival que segue na frente mas com menos um jogo.

Equipa do SC Braga: 1 - Pedro; 2 - Fábio, 3 - Diogo Araújo, 4 - Artur Jorge (Cap.) e 5 - Eira; 6 - Abel, 7 - Diogo Sousa e 8 - Rúben; 9 - Alenitchev, 10 - Diogo Borges e 11 - Ivo.


ESCOLINHAS 2000 INICIARAM PARTICIPAÇÃO NA MINI-LIGA

No passado dia 7 de Fevereiro, a turma das Escolinhas de Futebol do ano de 2000 realizou o primeiro jogo da Mini-Liga. O jogo realizou-se no Campo de Jogos de Espinho frente à Escola de Futebol Fernando Pires

Chegados ao campo, sentia-se um clima de ansiedade natural, pelo facto de a maior parte dos alunos disputarem pela primeira vez um jogo de futebol em ambiente próximo da vertente competitiva. Após uma breve palestra do treinador Zé Miguel e dos exercícios de aquecimento, os capitães das duas equipas trocaram os galhardetes e participaram no sorteio do campo.

A primeira parte do jogo teve algumas oportunidades de golo para ambas as equipas, embora se tenha registado um só golo a favor da equipa contrária. Os jogadores desenvolveram o seu futebol, ainda em estado embrionário, contudo, aqui e ali, aplicaram algumas situações que são trabalhadas nos treinos. Os níveis de atenção e concentração foram positivos, o que permitiu evitar mais situações de golo ao adversário. O jogo foi muito disputado no meio-campo, havendo grande luta pela posse e manutenção da bola. Finda a primeira parte, os jogadores refrescaram-se, exprimiram as suas alegrias e frustrações. Fez-se uma pequena resenha do sucedido e reforçou-se o bom desempenho em termos colectivos.

A segunda parte iniciou-se com o pontapé inicial levado a cabo pela Escola Fernando Pires. O jogo manteve as características da primeira parte, contudo com mais falhas técnicas devido ao cansaço acumulado dos alunos ainda pouco habituados a este ritmo.

Os Pequenos Gverreiros sofreram o segundo golo contra a corrente do jogo logo depois de terem rematado uma bola à trave. Foi um momento alto do jogo que empolgou a assistência afecta ao SC Braga e se sentiu incrédula com o azar dos miúdos. Aproveitamos para agradecer a presença e colaboração dos encarregados de educação, que se evidenciam como um pilar fundamental na formação de jovens jogadores de futebol.

O jogo terminou com resultado favorável para a equipa contrária (2-0), mas a felicidade expressava-se nos rostos de cada um. No final foi visível o espírito de fair-play com os alunos de ambas as escolas a saudarem-se vivamente. As crianças muitas vezes dão o exemplo aos mais velhos e mostram o melhor que existe no ser humano.


SCBraga.pt

JotaCC

Sp. Braga: Pubalgia afasta Moisés



O defesa-central brasileiro Moisés, do Sp. Braga, foi operado  a uma pubalgia, no Hospital da Trofa, enfrentando período de inactividade superior a um mês.

De acordo com nota emitida no site oficial do clube minhoto, a intervenção decorreu com «sucesso» e o jogador, de 29 anos, «terá alta hospitalar amanhã», iniciando, então «o processo de reabilitação».

Moisés treinou-se de forma condicionada nas últimas semanas e, no jogo de domingo, com o Sporting, acabou por ser substituído já em período de descontos por Frechaut.

Com a paragem de Moisés e com Rodriguez a recuperar de intervenção cirúrgica ao ombro, André Leone e Paulo Jorge são, agora, os únicos centrais de 'raiz' à disposição de Jorge Jesus.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga - Moisés operado a pubalgia



O defesa central brasileiro Moisés, futebolista do Sporting de Braga, foi operado ontem  no Hospital da Trofa a uma pubalgia, informa a página oficial do clube minhoto na Internet. 

O jogador, 29 anos, treinou de forma condicionada nas últimas semanas e, no jogo de domingo, com o Sporting (vitória dos minhotos por 3-2), acabou por ressentir-se da lesão perto do fim da partida, sendo substituído já em período de compensação por Frechaut.

Segundo a nota clínica colocada no sítio do clube, que não avançou com o tempo estimado de paragem do atleta, a intervenção cirúrgica foi considerada um "sucesso", devendo Moisés ter alta hospitalar na terça-feira, iniciando o processo de reabilitação.

Além de Moisés, também Rodriguez, operado no início de Janeiro a uma lesão no ombro, está inoperacional para o treinador bracarense.

Neste momento, Jorge Jesus, tem apenas disponíveis os defesas centrais André Leone e Paulo Jorge, que regressa depois de uma longa paragem devido a lesão contraída no princípio da época, além de Frechaut, que tem jogado adaptado a essa posição. 

RTP

JotaCC

Jorge Jesus e Paulo Bento na sombra de Jesualdo

A altura não será propriamente a ideal, porque a alta competição ferve e o FC Porto está nas frentes principais e com horizontes rasgados, mas o facto é que, a Norte, já há muito se entrou no plano da projecção de cenários, para o campo da discussão aberta: quem sucede a Jesualdo?, questiona-se, sem grandes reservas.

Nada demais injusto para o técnico do FC Porto. Mas as coisas funcionam assim, e poucos duvidam que, mesmo com uma chuva de títulos a fechar a época, o dragão não mude de comandante. É tempo de antecipar, e nesta altura, Jorge Jesus e Paulo Bento (a ordem é indiferente, até porque apenas se teoriza...) são os homens de quem se fala. E muito.

A BOLA

JotaCC

Moises defesa central do Sporting de Braga foi operado     

Moisés, defesa central do Sporting de Braga, foi operado ontem no Hospital da Trofa a uma pubalgia, informa a página oficial do clube minhoto na Internet.

O jogador, 29 anos, treinou de forma condicionada nas últimas semanas e, no jogo de domingo, com o Sporting acabou por ressentir-se da lesão pero do fim da partida, sendo substituído já em período de compensação por Frechaut.

O departamento clinico do Sporting de Braga não avançou com o tempo previsto de paragem do atleta

A intervenção cirúrgica foi considerada um sucesso, devendo Moisés ter alta hospitalar nesta terça-feira, iniciando o processo de reabilitação.

Além de Moisés, também Rodriguez, operado no início de Janeiro a uma lesão no ombro, está inoperacional para o treinador bracarense.

Neste momento, Jorge Jesus, tem apenas disponíveis os defesas centrais André Leone e Paulo Jorge, que regressa depois de uma longa paragem devido a lesão contraída no princípio da época, além de Frechaut, que tem jogado adaptado a essa posição.

ANTENA MINHO

JotaCC

Moisés operado quer uma vaga entre os "grandes"



Capitão arsenalista foi 'alvo' de uma intervenção cirúrgica, com sucesso. Antes concedeu uma entrevista a Bola Branca, esta segunda-feira...

O defesa central Moisés foi operado com sucesso esta segunda-feira à noite, no Hospital da Trofa, a um síndrome pubálgico. O atleta do Sp.Braga terá alta hospitalar hoje, iniciando o processo de reabilitação.

Antes da intervenção, Moisés concedeu uma entrevista a Bola Branca. A equipa bracarense subiu ao 5º lugar com 29 pontos, os mesmos do Nacional que goleou na Figueira, a Naval, por 4-0. Está a escassos 6 pontos do primeiro classificado.

Moisés diz que não pensa no título, mas garante que o Braga vai tentar intrometer-se entre os três chamados grandes.

No espaço de menos de um mês, o Braga defrontou os três grandes, tendo ganho apenas ao Sporting.
Ainda assim, Moisés considera que tacticamente o jogo com o Sporting foi o mais difícil.

Aos 29 anos, Moisés é um dos melhores defesas centrais do campeonato.
Brasileiro, com experiência de grande clube, Moisés está encantado em Braga,a pesar de reconhecer ter existido no mercado de Janeiro algumas especulações em relação ao seu futuro.

RR

JotaCC

A equipa
Candidato

O Sporting de Braga passou com distinção mais um teste de nº 1 nível, contribuindo para a aproximação relativa entre mais equipas no topo da tabela.

Nunca foi e ainda não será um candidato ao título, porque lhe falta o 'instinto matador' dos clubes grandes frente a adversários menos estimulantes, mas a tendência das jornadas anteriores não se dissolveu. Antes se desenvolve em evolução constante: uma equipa que pensa e actua como um todo, com fluência, equilíbrios, rigor táctico e facilidade de desdobramento automático em campo, qualidade individual e experiência q.b., sob o comando do melhor treinador português a trabalhar no País.

João Querido Manha

   

A táctica
Braga, onde podias estar...

Ao terceiro jogo com um grande em quatro jornadas, o Sp. Braga apanhou finalmente um árbitro isento e ganhou. Como disse Jorge Jesus, o Braga não fez "mais nem menos do que havia feito em jogos recentes", e o próprio Paulo Bento teve a honestidade de reconhecer o mérito do adversário e de lhe elogiar a "organização".

Que é, sem dúvida, a imagem de marca das equipas de Jesus. Em Lisboa viu-se um Braga-harmónio, senhor do jogo, com uma personalidade de ferro. A maneira como reagiu ao empate revelou a ambição do treinador. Vergonhosamente roubado na Luz e em casa com o FC Porto, bem podia o Sp. Braga estar agora a fazer outras contas.


André Pipa

CORREIO DA MANHA

JotaCC

#12
CADERNETA DE CROMOS DO SC BRAGA

O SC Braga acaba de lançar a sua Caderneta de Cromos.

Esta Caderneta contém todos os atletas do Futebol Profissional, Futebol Formação, Atletismo, Bilhar, Futsal, Voleibol, Basquetebol e Natação.

Podes adquirir já a tua e coleccionar todos os cromos dos Gverreiros do Minho.

A Caderneta tem o valor unitário de 5€ e cada saqueta de cromos têm o valor de 0.50€.

Garante já a tua e sê o primeiro a termina-la, assim ficarás com todos os cromos dos Gverreiros do Minho de 2008/2009.

O SC Braga tem ao teu dispor vários locais de venda onde podes encontrar a tua Caderneta.

·         Loja SCB Braga Parque

·         Centro de Atendimento aos Sócios nas Galerias do Bingo

·         Secretaria do Clube no Estádio 1º de Maio

·         Bilheteiras do Estádio AXA

·         Postos REPSOL – Piscinas I, Piscinas II e Ferreiros

·         Núcleos SC Braga

Garante já a tua Caderneta e mostra que és um verdadeiro Gverreiro do Minho!



SC BRAGA x LEIXÕES

SC Braga x Leixões
18.ª Jornada da Liga Sagres
14 de Fevereiro, 18h00

Pelo BRAGA ... com Amor!

Os bilhetes para assistires ao jogo entre o SC Braga e o Leixões, a contar para a 18ª jornada já estão disponíveis! Este jogo terá lugar no dia 14 de Fevereiro, às 18h00, no Estádio AXA.

Adquire o teu ingresso nos locais habituais:

- Bilheteiras do Estádio AXA
- Centro de Atendimento ao Sócio, nas Galerias do Bingo
- Secretaria do Clube no Estádio 1º de Maio
- Loja SCB no Braga Parque

Adquire já o teu bilhete:

Sócios:
Central Poente (cativo) – 5€
Central Poente – 5€
Central Nascente  - 5€
Lateral Poente – 4€ (B1 e B6)
Lateral nascente – 4€ (A1)
Centrais Superiores (Nascente e Poente) – 4€
Sub 21 – 1€ (C3 e C11)
Sub 14 + Acompanhante – 2€ (C3 e A11)

Público:
Central Poente (cativo) – 30€
Lateral Poente – 15€
Lateral Nascente – 15€ (A7 e A8)
Central Superior Poente – 15€
Central Superior Nascente – 15€

Os sócios poderão ainda assistir a este jogo adquirindo o Lugar Anual 2ª volta desde 10€.

Compra já o teu bilhete! O teu apoio é fundamental para galvanizar os Gverreiros do Minho para mais uma vitória.



LEGIÃO JÚNIOR ARRANCA TRIUNFO NA BATALHA DO MONDEGO


A equipa de juniores do SC Braga conseguiu mais uma vitória fora de portas, desta feita frente à Académica de Coimbra, que assim perdeu pela primeira vez em casa esta época. O SC Braga teve dos melhores inícios de jogo da época, com as oportunidades de golo a sucederem-se mas sem haver sucesso na concretização, com Nuno Valente em plano de destaque, apesar da sua lesão ainda na primeira parte. Aos 4', Toumany não desiste da bola aparentemente controlada pelo guarda-redes adversário, consegue interceptá-la e de imediato serve Nuno Valente que remata fraco e permite a recuperação do guarda-redes que se encontrava fora da baliza. Aos 9', novamente Nuno Valente a levar perigo às redes contrárias com um remate perigosíssimo à baliza, após uma excelente jogada Edú, que, após ultrapassar quatro opositores, serve o seu colega que se encontrava melhor posicionado à entrada da área. Os ataques iam-se sucedendo para os nossos guerreiros e aos 11' é a vez de Toumany desperdiçar mais uma ocasião quando após um cruzamento do corredor esquerdo, cabeceia à figura do guarda-redes dentro da pequena área. Aos 14', Edú que realizou uma das melhores exibições da temporada, após uma jogada individual sobre o corredor esquerdo, dispara uma "bomba" de fora da área, tirando tinta ao poste da baliza da Académica.

Aos 17', Nuno Valente dá indicações para o banco solicitando a sua substituição, uma vez que a lesão inicial já o condicionava de tal forma que não permitia que ele continuasse em campo, perdendo o SC Braga uma das melhores unidades da sua equipa nesta tarde. Dito coloca Pedro Soares em campo que deu excelente conta de si nesta partida apesar de menos utilizado nos últimos jogos. Após estes 20' iniciais, a Académica começou a equilibrar um pouco mais o jogo, mas os defesas bracarenses juntamente com o guarda-redes Cristiano iam dando conta do recado, anulando todas as acções ofensivas dos "estudantes". Aos 32', Pedro Soares consegue recuperar a bola em zona intermédia e com um passe de grande precisão e qualidade desmarca Zé Manel, que após driblar o defesa, remata não muito forte mas extremamente colocado à baliza contrária, fazendo o único e merecido golo da partida, tirando a bola do alcance do guarda-redes. Até final da 1ª parte, o sinal mais continuou sempre a ser do SC Braga, mas numa toada mais calma, controlando melhor o ritmo de jogo, mas sem perder objectividade no seu jogo, dispondo de mais ocasiões favoráveis para o dilatar do resultado.

Na 2ª parte esperava-se uma reacção mais enérgica da Académica de Coimbra e foi o que aconteceu realmente, obrigando a equipa do SC Braga a jogar mais recuada e a errar mais vezes nas transições ofensivas.

Os jovens Gverreiros do Minho tiveram menos ocasiões para chegar ao golo, mas mesmo assim, a primeira ocasião pertenceu ao SC Braga. Aos 65', após uma combinação ofensiva no corredor direito, Dani aparece isolado já dentro da área e sem oposição remata por cima da baliza academista. A Académica criava perigo através de lances de bola parada e remates exteriores, mas raramente conseguia em "jogo corrido" criar situações de finalização. Apesar disso era o adversário que estava por cima no jogo, e, numa série de quatro cantos consecutivos, valeu Cristiano a resolver as situações que se lhe deparavam com a qualidade que lhe é reconhecida.

Em resposta a este maior assédio da Académica, o SC Braga através de ataques rápidos ou de jogadas individuais, principalmente por Edú, ia colocando em respeito a defensiva contrária, e aos 69', o médio guerreiro consegue libertar-se dentro da área dos defesas opositores e rematar perigosamente à baliza, novamente muito próximo do poste. Até final, os jovens Gverreiros do Minho bateram-se bravamente para defender a vantagem no marcador e só mesmo em lances de bola parada é que as redes foram ameaçadas, mas a grande coesão e solidariedade defensiva permitiram ter sucesso na maior parte dessas disputas, conseguindo assim mais uma vitória fora de portas, num campo extremamente complicado, onde ainda ninguém tinha ganho e onde só por uma vez os pontos se dividiram.

O SC Braga mantém-se no 2º lugar com 44 pontos, a dez de distância do FC Porto, mas agora com mais 3 pontos que o Vitória de Guimarães que empatou no campo do Gil Vicente, o próximo adversário da 22ª jornada que se disputará no dia 21 de Fevereiro.

Equipa do SC Braga: 1 – Cristiano; 2 – Dani, 3 – Aníbal, 4 - André Campos e 5 – Tiago Gomes; 6 – Wanderson, 7 – Peterson e 8 - Nuno Valente (17' - Pedro Soares e 81' - Alex), 9 - Zé Manel 66' (14 - Hugo), 10 – Edu e 11 – Toumany.


RESULTADOS – FUTEBOL JUVENIL (7 e 8 de Fevereiro)


O passado fim-de-semana esteve recheado de boas exibições e resultados para os escalões de futebol juvenil do SC Braga. Os Juniores venceram em Coimbra por 1-0, aumentando para três pontos a distância para o 3º classificado, o V. Guimarães. A equipa de Juvenis A mostrou o seu valor ao bater o Diogo Cão por 2-0, um resultado enganador face às muitas ocasiões desperdiçadas pelos jovens Gverreiros. Os Iniciados A são o destaque da ronda face à recuperação notável frente ao FC Vizela, mostrando as suas competências ao encarnarem na perfeição o verdadeiro espírito dos Gverreiros do Minho. Os Juvenis B empataram fora perante um dos candidatos à vitória no Campeonato Distrital de Juvenis da AF Braga e os Iniciados B mantém a liderança da sua série face ao triunfo em Esposende. Destaque ainda para as goleadas expressivas dos Infantis B, Infantis C e Escolas B.

Abaixo todos os resultados:

·         Juniores:       Académica - 0 SCB – 1;

·         Juvenis A:      SCB - 2 Diogo Cão – 0;

·         Juvenis B:      Moreirense FC - 0 SCB – 0;

·         Iniciados A:     SCB - 2 FC Vizela – 1;

·         Iniciados B:     Esposende – 0 SCB – 1;

·         Iniciados C:    Ninense - 0 SCB – 5;

·         Infantis A:       Marinhas - 2 SCB – 3;

·         Infantis B:       Marinhas - 0 SCB – 27

·         Infantis C:       SCB - 14 FC Amares – 0;

·         Infantis D:       SCB - 0 Aveleda – 4;

·         Escolas A:      Stª Maria - 3 SCB – 2;

·         Escolas B:      Stª Maria - 0 SCB – 22;

·         Escolas C:      SCB - 7 A.F. Amares – 1;



JUVENIS "A" VENCEM DIOGO CÃO POR 2-0

Os Juvenis A orientados por Barroso bateram no passado Domingo a equipa do Diogo Cão por 2-0, em jogo disputado no emblemático Estádio 1º de Maio. Um resultado lisonjeiro para os visitantes já que além dos golos apontados por Zé Pedro, na primeira parte e Lomba na segunda, viram o SC Braga rematar três bolas aos postes e uma na barra. Com esta vitória, o SC Braga aproximou-se do adversário que está na 7ª posição da geral com mais dois pontos. Segue-se a deslocação a Freamunde onde uma vitória deixará a equipa mais próxima da zona central da classificação.

S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Sp. Braga: Moisés já teve alta

O brasileiro Moisés, ontem operado a problema na púbis, recebeu esta terça-feira alta hospitalar, devendo amanhã iniciar período de recuperação. O regresso à competição, porém, nunca será inferior a um mês.

Moisés enfrenta paragem nunca inferior a um mês

O técnico Jorge Jesus teve, assim, menos uma unidade à disposição no treino desta tarde, no qual, aliás, apenas estiveram 17 jogadores. Aos cinco ausentes nos trabalhos das selecções (Eduardo, Orlando Sá, Stélvio, Meyong e Renteria) juntam-se ainda os lesionados Rodriguez e Paulo César (este marcou presença no relvado, mas apenas realizou corrida, sendo certo que não estará disponível para a recepção ao Leixões).

Paulo Jorge foi igualmente ausência notada no relvado (ficou-se pelo ginásio), onde marcou presença o jovem peruano Baylon, pela primeira vez desde que fracturou o perónio, em Novembro passado.

De salientar ainda a visita de Lewis, antigo avançado que em Portugal jogou no Académica, Boavista, Felgueiras e Desp. Chaves, entre outros. O antigo internacional de Trindade e Tobago trouxe para Braga o jovem Shaddon Winchester, a prestar provas na equipa de juvenis, mas esta tarde aproveitou para cumprimentar Jorge Jesus, com quem trabalhou no Felgueiras, assim como Manuel Casaca, seu companheiro no Boavista.

A BOLA

JotaCC

Nomeações 18ª jornada: Pedro Proença de fora

O lisboeta Pedro Proença não foi nomeado para qualquer partida da Liga nacional, assim como da Liga de Honra. Depois de arbitrar o clássico F.C. Porto-Benfica, o juiz da capital ficou de fora da jornada 18 dos campeonatos profissionais.

Assim, o bracarense Cosme Machado vai arbitrar o Benfica-Paços de Ferreira, jogo da 18ª jornada da Liga, que terá lugar no Estádio da Luz. As nomeações para a terceira ronda da segunda volta levam o madeirense Elmano Santos ao terreno do líder. O juiz irá arbitrar o F.C. Porto-Rio Ave, que, tal como a partida da Luz, se realiza no domingo.

O derby lisboeta entre Belenenses e Sporting, sábado, no Restelo, será ajuizado por Pedro Henriques, árbitro da capital.

O Nacional-V. Guimarães a abre a jornada e terá a presença de Olegário Benquerença, de Leiria.

sexta-feira
Nacional-V. Guimarães, Olegário Benquerença (Leiria)

sábado

Marítimo-E. Amadora, André Gralha (Santarém)
Sp. Braga-Leixões, Duarte Gomes (Lisboa)
Belenenses-Sporting, Pedro Henriques (Lisboa)

domingo

Trofense-Naval, Bruno Paixão (Setúbal)
Benfica-Paços de Ferreira, Cosme Machado (Braga)
F.C. Porto-Rio Ave, Elmano Santos (Madeira)

segunda-feira

V. Setúbal-Académica, Rui Costa (Porto)

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Pedro Proença de fora e Pedro Henriques no "derby" lisboeta

A 18ª jornada da Liga Sagres já tem os árbitros dos jogos definidos. No "derby" lisboeta que opõe Belenenses e Sporting foi nomeado o árbitro Pedro Henriques, o Benfica-P. Ferreira vai ser arbitrado por Cosme Machado e a partida do FC Porto frente ao Rio Ave terá como árbitro Elmano Santos.

Destaque para a ausência de Pedro Proença, árbitro do clássico do Dragão, que ficou fora das escolhas da Comissão de Arbitragem da Liga, talvez como "castigo" directo pelo facto de ter assinalado uma grande penalidade inexistente.

Nomeações:


Sexta-feira

Nacional-V.Guimarães, Olegário Benquerença (Leiria) 20h30

Sábado

Marítimo-E. Amadora, André Gralha (Santarém) 16h00
Sp. Braga-Leixões, Duarte Gomes (Lisboa) 18h00
Belenenses-Sporting, Pedro Henriques (Lisboa) 20h30

Domingo

Trofense-Naval, Bruno Paixão (Setúbal) 16h00
FC Porto-Rio Ave, Elmano Santos (Madeira)19h00
Benfica-P. Ferreira, Cosme Machado (Braga) 20h45

Segunda-feira

V.Setúbal-Académica, Rui Costa (Porto) 19h45


O Jogo

Bruno3429

Pedro Proença fica fora das nomeações
CA DA LIGA ANUNCIA ÁRBITROS PARA A 18.ª JORNADA 


O lisboeta Pedro Proença, que arbitrou o polémico clássico entre o FC Porto e o Benfica, é o grande ausente da lista de nomeações para a 18.ª jornada dos campeonato profissionais, hoje revelada pela Comissão de Arbitragem da Liga.

Pedro Henriques, também lisboeta, foi o árbitro escolhido para dirigir o dérbi da capital entre o Belenenses e Sporting. Já Elmano Santos, da Madeira, estará no FC Porto-Rio Ave, enquanto o bracarense Cosme Machado foi nomeado para o Benfica-P. Ferreira.

Lista de nomeações (18.ª jornada):

LIGA SAGRES

- Sexta-feira (13 fevereiro):

Nacional - Vitória de Guimarães, Olegário Benquerença (Leiria)

- Sábado (14 fevereiro):

Marítimo - Estrela da Amadora, André Gralha (Santarém)

Sporting de Braga - Leixões, Duarte Gomes (Lisboa)

Belenenses - Sporting, Pedro Henriques (Lisboa)

- Domingo (15 fevereiro):

Trofense - Naval 1.º Maio, Bruno Paixão (Setúbal)

FC Porto - Rio Ave, Elmano Santos (Madeira)

Benfica - Paços de Ferreira, Cosme Machado (Braga)

- Segunda-feira (16 fevereiro):

Vitória de Setúbal - Académica, Rui Costa (Porto)


Record