News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 08/02

Started by Bruno3429, 08 de February de 2009, 07:45

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros disponíveis para atacarem o leão

O Sporting de Braga visita hoje Alvalade e, se jogar como na Luz e não houver «factores alheios», como diz Jorge Jesus, tem todas as possibilidades para vencer o encontro. Em Guimarães, é o Vitória a travar uma "luta europeia" com o Marítimo.


Diario Minho

Bruno3429

Aí está a prova dos nove!

Jorge Jesus passou aos jogos psicológicos. A deslocação a Alvalade é um verdadeiro teste a diversas condicionantes: o Sporting de Braga procura os primeiros pontos esta temporada no confronto com os candidatos ao título, espera-se na capital do Minho que o jogo seja limpo e com uma arbitragem isenta. O que está em jogo é muito e, para iniciar um novo capítulo, o timoneiro dos minhotos retira a pressão e destaca que o Sporting de Braga "vai lutar pelo quarto ou quinto lugar", uma vez que "a diferença já é considerável para equipas que perdem poucos pontos".

Cenário - parte i

Um triunfo pode colocar o Sporting de Braga na rota dos primeiros lugares, até porque a diferença pontual para o Sporting são sete pontos. A derrota deixa o conjunto arsenalista longe, mas a conquista dos três pontos coloca a formação de Jorge Jesus nos calcanhares dos leões. Logo, o técnico defende que em Alvalade o objectivo passa pela vitória, mas ao nível de luta na Liga Jesus retira a pressão aos jogadores.

Cenário - parte ii

Outro dos temas de conversa, na conferência de antevisão foi a ausência de Liedson e Jorge Jesus não escondeu que "é melhor para o Braga" não jogar o brasileiro, contudo o técnico destaca que jogadores dos minhotos vão estar em dúvida até à hora do jogo. Sem especificar os olhares apontam para Moisés e César Peixoto. Nos bracarenses a principal nota nos eleitos é o regresso do capitão Paulo Jorge, que ainda não jogou esta temporada. O brasileiro Matheus também foi chamado, num lote de 21 jogadores.
Por último, Jorge Jesus garantiu que o árbitro Jorge Sousa dá "confiança" e que já tinha dito que "é o que está em melhor momento".
Aí está a prova dos nove!

Correio Minho

Bruno3429

A razão da revolta de Jesus
MIGUEL PATACO

É um Braga "optimista e confiante" aquele que vai subir esta noite ao relvado do Estádio de Alvalade, mesmo depois das recentes, e polémicas, derrotas com Benfica e F. C. Porto. Jorge Jesus reconhece que, agora, os arsenalistas só podem lutar pelo "quarto ou quinto posto", mas não esquece a revolta de não poder disputar os primeiros lugares.

"Temos as melhores expectativas, porque vamos jogar com um adversário que está à nossa frente, um candidato ao título e que atravessa uma fase boa. Mas nós também estamos num bom momento e há grande optimismo e confiança em fazer uma boa exibição", afirmou o treinador bracarense, na antevisão do duelo com o Sporting, não escondendo que a ausência de Liedson nos leões é uma boa notícia: "Não vou mudar a nossa estratégia, mas também não vou dizer que o Liedson não é jogador fundamental no ataque do Sporting. Para nós, é melhor que não jogue". "O Sporting está mais forte do que na época passada, já que se reforçou para se aproximar mais do topo", acrescentou o treinador bracarense.

O Braga está a cinco pontos do Sporting na tabela classificativa e Jorge Jesus voltou a admitir, ontem, que o clube minhoto não pode sonhar muito alto: "O Braga vai jogar para o quarto ou o quinto lugar, face à desvantagem que tem em relação aos três grandes e, sobretudo, aos dois primeiros. Sei o que quero, sei o valor da minha equipa, mas não sou sonhador. Sou realista", realçou, antes de explicar a razão: "Bastava ter empatado os jogos com o Benfica e o F. C. Porto e estaríamos a disputar os primeiros lugares. O Braga está claramente entre os melhores e a minha revolta é não poder estar a lutar pelos lugares de topo do campeonato".

Sem querer voltar a abordar as arbitragens dos dois jogos anteriores contra os grandes, Jesus voltou a manifestar a "máxima confiança" nos juízes. " Sobre o árbitro Jorge Sousa, já disse publicamente que é o melhor do campeonato".

Paulo Jorge foi convocado pela primeira vez para a Liga 2008/09, depois de ter fracturado um dedo do pé em Agosto do ano passado. O capitão integra a lista de 21 jogadores chamados por Jorge Jesus, onde se destacam as dúvidas quanto à disponiblidade de Frechaut, afectado, anteontem, por uma gastroenterite, e do central Moisés.


Jornal Notícias

Bruno3429

O outro que também conta para o título
MÁRIO DUARTE

Em dia de clássico no Dragão, e com a certeza, portanto, que haverá perda de pontos à sua frente, Sporting e Braga discutem hoje, ao cair da noite, em Alvalade, a aproximação ao topo da classificação que, apesar de saberem não poder alcançar hoje, ambicionam ocupar no final do campeonato.

Os leões, candidatos crónicos à conquista do título a cada temporada que passa, foram "vices" nas últimas três edições da Liga e querem fazer mais e melhor, sendo o título o objectivo primordial para 2008/09, assumido desde o primeiro instante e consubstanciado no reforço efectivo do plantel orientado por Paulo Bento.

O Braga, forte candidato... aos lugares europeus, tem encetado uma caminhada (surpreendente - ou nem por isso - mas sobretudo meritória) europeia e, apesar de alguns percalços a nível interno, a forma como se bateu nos recentes confrontos com Benfica e FC Porto - e a forma como os perdeu, com a arbitragem a ser, mais uma vez, o centro das atenções pelos piores motivos - levaram o técnico Jorge Jesus a deixar escapar uma inconfissão: daquela forma - com erros dos árbitros em favor dos "grandes", só podia sonhar em ser campeão... na Playstation. Ficou, porém, descortinado um sonho, um objectivo, uma ambição ainda não pronunciada: o Braga não descura a possibilidade de surpreender (também no plano interno) e intrometer-se na luta pelo título confinada (ou, nos últimos tempos, alargada) a três.

Seja como for, o jogo de hoje promete, pondo frente a frente as equipas que melhor consistência defensiva apresentam no campeonato (oito golos consentidos nos 16 jogos já disputados, o que perfaz uma média de meio golo por jogo), sendo o Sporting ligeiramente mais eficaz na concretização (19 golos contra 16). Os leões já perderam oito pontos em casa, os arsenalistas conquistaram sete na condição de forasteiros.

Separados por cinco pontos e ainda com confrontos directos com os adversários acima na classificação, os dois Sportings que hoje disputam os três pontos em Alvalade prometem um bom jogo de futebol, pela qualidade dos intervenientes, e a recuperação de alguns pontos para o topo - afinal, alguém perde pontos no Dragão...


Sporting - Braga
Estádio José Alvalade


19h00 RTP 1

Árbitro Jorge Sousa (AF Porto)

Assistentes José Ramalho e José Luís Melo


Treinador

Paulo Bento

1 Rui Patrício GR

78 Abel LD

3 Carriço DC

4 Polga DC

12 Caneira LE

26 Rochemback MD

7 Izmailov MO

10 Simon VUkcevic MO

28 João Moutinho MO

23 Postiga AV

11 Derlei AV

-

16 Tiago GR

5 Pedro Silva LD

13 Tonel DC

6 Adrien MD

25 Pereirinha MO

30 Romagnoli MO

22 Tiuí AV


Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

5 Moisés DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

21 César Peixoto MO

18 Renteria AV

19 Meyong AV

-

24 Mário Felgueiras GR

44 Leone DC

13 Stélvio MD

10 Jorginho MO

7 Mossoró MO

99 Matheus MO

11 Orlando Sá AV



A figura do Braga
Eduardo
Tem na mão a razão de Queiroz


Para Eduardo, este não será um jogo qualquer. Em primeiro lugar, porque será sempre o último antes da provável estreia como titular na selecção portuguesa. A responsabilidade acresce pelo fantástico desempenho de Beto no jogo de sexta-feira. Carlos Queiroz ignorou o guarda-redes do Leixões e nas mãos de Eduardo está agora suspensa a razão do seleccionador. Um bom jogo afastará os fantasmas e confirmará o indiscutível mérito de quem vive a melhor fase de sempre e até já bateu um recorde de Paulo Santos na Cidade dos Arcebispos ao estar 632 minutos sem sofrer golos. Em Braga, ninguém tão constante como ele. A equipa tem a melhor defesa do campeonato e agradece-lhe essa liderança (partilhada com o adversário), o olhar atento e as acções determinadas e destemidas. Contra o Sporting, este transmontano que começou no Mirandela revive a memória fantástica de 2007/08 quando foi figura na final da Taça da Liga.


Domadores de leões
ANDRÉ MORAIS

Há pelo menos cinco guerreiros que dão ânimo à região. Todos sabem o que é marcar ao Sporting e já o fizeram em ocasiões fulcrais. Hoje é dia de tentar repetir a proeza, até porque se o Braga ainda quiser entrar na discussão pelos três primeiros lugares, uma vitória é obrigatória. Se isso não acontecer, não será por desconhecimento de causa.

Se aspecto psicológico contar, então o Braga tem tudo para ganhar. Para a maioria dos leões, as caras de alguns adversários são sinónimos de terror. Matheus é o exemplo mais recente. Jorginho o mais vincado. Na época passada, o extremo que agora é habitualmente suplente, incendiou Alvalade à quinta jornada. O seu golo não chegou para a vitória, mas foi decisivo para a má campanha leonina. Perto do final da aventura em Setúbal voltou a defrontar o Sporting, mas no Bonfim. Não marcou, mas venceu por 1-0. Foi o segundo dos quatro jogos de toda a época no qual os leões não ganharam aos sadinos.

Os danos provocados por Jorginho são ainda mais profundos. Não há nenhum adversário a que tenha marcado tantas vezes desde que chegou a Portugal: dois no Setúbal, um pelo FC Porto e o último já em Braga. O mais marcante foi o remate certeiro com que bateu Ricardo em Alvalade em 2005/06. Estávamos na recta final do campeonato e o FC Porto festejou nessa noite o campeonato.

Na lista surgem também Alan, Frechaut e Meyong. Os últimos marcaram em jogos de vitórias tranquilas. O primeiro, quando estava no Marítimo, tinha no Sporting a vítima preferida. Facturou dois anos seguidos em vitórias épicas: a primeira garantida no último minuto, a segunda foi a maior dos madeirenses contra os verdes: 3-0 em 2004/05.


Frechaut
Defrontou o Sporting pelo Setúbal e Boavista, mas só pelo Braga marcou. Foi na 10.ª jornada da época passada e depois da goleada por 3-0, os leões caíram do terceiro para o quinto lugar da Liga.


Alan
O Sportig foi, quando brilhava no Marítimo, um alvo preferencial. Marcou no último minuto em 2003/04 na vitória por 2-1 e repetiu na época seguinte na goleada por 3-0. Sempre nos Barreiros.


Jorginho
Pelo Setúbal roubou cinco pontos em 2004/05, com golos nos dois jogos. Pelo FC Porto fez pior e marcou em Alvalade o golo que valeu o título de 2005/06. Em Braga também facturou na época passada.


Matheus
Emprestado ao Setúbal, quase venceu a equipa de Paulo Bento em Alvalade. Marcou aos 76', mas Purovic empatou. Foi o primeiro dos quatro jogos de 2007/08 que o Sporting não ganhou aos sadinos.


Meyong
Também foi pelo Setúbal que o matador caçou os leões. Fez dupla com Jorginho em 2004/05 e fechou o resultado que o agora outra vez colega abriu. Desde então eclipsou-se em jogos grandes.


Eduardo também sabe como amansar a fera

Liedson não joga, Polga está lá atrás e só Izmailov encarará frequentemente de frente com aquele que foi o seu carrasco na final da Carlsberg Cup de 2007/08. Eduardo defendeu penáltis dos três jogadores do Sporting no Estádio do Algarve e ofereceu a primeira edição da prova ao Setúbal. Já antes, no jogo do campeonato que os leões perderam no Sado, o guarda-redes foi destaque ao defender tudo. Um herói à prova de bala que, tal como os colegas da frente, sabe como amansar a fera leonina.


Jorge Jesus
"Jorge Sousa é o melhor"


As queixas sentidas contra Benfica e FC Porto não provocam desconfiança em relação à arbitragem de Alvalade. "Jorge Sousa é o melhor", opinou Jorge Jesus, também satisfeito por ver Liedson ausente: "É muito melhor não jogar."

Dúvidas desfeitas, o treinador acredita que para pontuar basta repetir os bons jogos do passado recente. "Se jogarmos como na Luz, e sem factores alheios, temos possibilidades", vincou, garantindo que não pensa em mais do que o quarto lugar: "Sou realista face à desvantagem que temos."

Por fim, um elogio ao seleccionador nacional pela convocatória de Orlando Sá. "Estou de acordo e fico satisfeito", resumiu.


Oito meses depois... eis o capitão de volta!


Paulo Jorge é a grande novidade na lista alargada de convocados divulgada ontem por Jorge Jesus. O capitão é um regresso saudade, uma vez que não entrava nas contas há quase oito meses. Paulo Jorge esteve no banco na visita ao Sivasspor, ainda em Julho, naquele que foi o primeiro jogo da época, para a Taça Intertoto. Depois lesionou-se e enfrentou uma longa recuperação que agora está completa. O próximo passo é ganhar ritmo e, por isso, Paulo Jorge não jogará hoje. Mas, se algum problema afectar os habituais titulares, lá está ele para se estrear.


Frechaut está em dúvida

As dúvidas em torno de Moisés ganharam relevância quando se soube que Frechaut passou mal a noite de sexta-feira para sábado. O outro central está a contas com uma gastrenterite e viajou para Lisboa à condição. Ontem o mal-estar de Frechaut continuava a sentir-se e a recuperação do jogador é imprevisível. Leone está de prevenção para o onze.

O Jogo

Bruno3429

Isabel Figueira e Diana Chaves desfilam para César Peixoto

Não é a primeira vez que a ex-mulher e a atual namorada do futebolista do Sp. Braga se cruzam na passarela, mas o próximo encontro acontecerá numa data muito especial. Isabel Figueira e Diana Chaves vão desfilar no Dia dos Namorados no evento 'Namorar Portugal 2009', em Vila Verde, e na assistência deverá estar César Peixoto. Uma situação que para alguns poderá ser constrangedora, mas não para a ex-mulher do internacional português, a apresentadora do Top+. 'Quando as coisas são bem resolvidas estas situações não levantam qualquer tipo de problema. Além do mais, sou profissional e quando estou a desfilar nem vejo quem está a assistir', afirmou Isabel Figueira ao 'Correio da Manhã', acrescentando que só aceitou desfilar no próximo dia 14 porque não tem namorado. 'Se tivesse alguém não desfilava neste dia', garantiu. Resta agora saber para quem é que César Peixoto terá mais olhos...


Record

Bruno3429

ABC embala e recupera
Madeira em bom plano
CARLOS FLÓRIDO

No andebol, talvez mais até do que nas restantes modalidades, as vitórias começam numa boa defesa. Ontem, em Águas Santas, essa teoria foi demonstrada com propriedade pelo ABC, que desde a retaguarda construiu a mais simples das três vitórias consecutivas que leva no Campeonato da Liga, para o qual não perde desde 7 de Dezembro.

Mais do que responder à "desfeita" da primeira volta, quando os maiatos ganharam em Braga, a equipa de Jorge Rito mostrou ter superado de vez os problemas gerados pelas lesões de elementos fundamentais e ainda estar a tempo de lutar pelo segundo lugar da fase regular, tendo o terceiro já ao seu alcance. Tranquilamente, tal como ontem se viu no jogo, os bracarenses vão provando que é melhor contar com eles quando se discutir o título.

Em Águas Santas, já ficou subentendido, a história escreveu-se depressa. Hugo Rocha, Eduardo Ferreira e Fábio Magalhães formaram um "muro" que tornou o 5x1 bracarense quase intransponível, praticamente limitando a equipa da casa aos remates de primeira linha. Como Bruno Dias apanhou 11 das 18 bolas de meia-distância dos maiatos - e ainda travou três contra-ataques em seis -, é fácil perceber como o resultado se inclinou para o ABC logo a partir dos dez minutos.

Os pupilos de Rito geriram sempre uma vantagem de três ou mais golos e dilataram-na nos minutos finais, quando o adversário se "rendeu" de vez.

No Funchal, o Madeira venceu com à vontade o Sporting da Horta.


Águas Santas 19 | ABC 28
Pavilhão do Águas Santas


1º árbitro | João Moreira

2º árbitro | Alberto Cerqueira


Alexandre Teixeira Gr

André Sousa Gr

Armando Pinto 3

Ricardo Pesqueira -

Jorge Carvalho 5

Tiago Heber 2

Nuno Pimenta 1

Jaime Barreiros 1

Tiago Andrade -

Pedro Solha 4

Pedro Neto 1

Vasco Nogueira 1

Juan Couto -

Klyton Eusébio 1

Treinador | Paulo Queirós


Gr Ivo Silva

Gr Bruno Dias

- José Rolo

1 Fábio Antunes

4 Tiago Pereira

4 Eduardo Salgado

7 Dario Andrade

4 José Costa

3 Hugo Rocha

- Eduardo Ferreira

3 Eduardo Gaifém

2 Fábio Magalhães

nj Manuel Sousa

nj Jorge Rodrigues

Treinador | Jorge Rito


Ao intervalo | 11-14

Marcha do marcador | 3-2 (5'); 4-5 (10'); 5-7 (15'); 7-11 (20'); 9-12 (25'), 11-14 (30'); 12-17 (35'); 13-19 (40'); 15-20 (45'); 16-22 (50'); 19-23 (55'); 19-28 (60')


Resultados | 23ª jornada

Valongo 1-5 FC Porto

Oeiras 2-1 Gulpilhares

Porto Santo SAD 4-2 Carvalhos

Candelária 4-4 Barcelos

Benfica 5-1 HA Cambra

Oliveirense 4-3 Nortecoope

Juventude de Viana 4-3 HC Braga SAD


Próxima jornada | 24ª
14/02 Carvalhos-Oeiras (18h30); HA Cambra-Candelária (18h00); Nortecoope-Benfica (21h00); J. Viana-Valogo (21h30)

18/02 (21h00) Gulpilhares-FC Porto; Barcelos-Porto Santo SAD; HC Braga SAD-Oliveirense

Em atraso da 15ª jornada

11/02 (21h00) J. Viana-Porto Santo SAD


Classificação
J V E D GM-GS P

1º FC Porto 23 17 4 2 119-51 55

2º Benfica 23 15 3 5 93-47 48

3º Oliveirense 23 14 6 3 70-45 48

4º J. Viana 22 14 5 3 101-57 47

5º HC Braga SAD 23 8 11 4 66-59 35

6º Candelária 23 11 1 11 64-57 34

7º Porto Santo SAD 21 7 9 5 49-47 30

8º Barcelos 23 8 5 10 47-63 29

9º Oeiras 23 8 4 11 61-69 28

10º Gulpilhares 22 7 4 11 48-55 25

11º Nortecoope 23 5 9 9 67-85 24

12º Valongo 23 7 1 15 68-89 22

13º HA Cambra 23 4 3 16 39-79 15

14º Carvalhos 23 0 3 20 39-128 3


O Jogo

JotaCC

Jorge Jesus diz que equipa vai a Alvalade para ganhar      

O treinador do Sporting de Braga garantiu  que a equipa vai entrar para ganhar ao Sporting, no jogo da 17ª jornada da Liga de futebol, domingo, no Estádio de Alvalade. De acordo com Jorge Jesus, as expectativas para o jogo "são as melhores", porque a sua equipa vai jogar com um adversário que está à sua frente e é candidato ao título. "Mas estamos a atravessar uma boa fase, temos demonstrado isso nos últimos jogos e estamos muito confiantes para fazer outro grande jogo", disse Jorge Jesus. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo de Alvalade, Jesus previu que, "seguramente, tal como nos jogos contra Benfica e FC Porto, a equipa (Braga) vai dividir o jogo".

O técnico desvalorizou ainda uma eventual vantagem da equipa minhota sobre a "leonina" por esta ter jogado a meio da semana, com o FC Porto, para a Taça da Liga.

"Se tivesse sido na quinta-feira acreditava que sim, mas como foi na quarta-feira acho que dá para recuperar a equipa, até porque com o FC Porto houve apenas um nicho [de jogadores da equipa habitualmente titular] que jogou. Acho que não vai ter influência alguma", considerou.

Sobre o embate com a turma sportinguista, o treinador "arsenalista" admitiu temer "o valor da equipa do Sporting".

"Está mais forte que o ano passado, reforçou-se para estar mais perto do vencedor do campeonato, tal como o Benfica", disse.

A ausência do avançado sportinguista Liedson, por lesão, não vai mudar a estratégia do Sporting de Braga.

"Não vamos dizer que o Liedson não é um jogador de grande importância no ataque do Sporting, claro que é, e é muito melhor para nós que ele não jogue, mas também temos jogadores importantes que não vão poder jogar", revelou.

MAIS ACTUAL

JotaCC

Juventude de Viana vence dérbi do Minho     

A Juventude de Viana venceu ontem o Hóquei de Braga por 4-3, em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, consolidando assim o terceiro lugar da classificação.

A outra formação minhota, o Óquei de Barcelos, foi empatar a quatro golos no recinto do Candelária e é sexto, logo atrás do Hóquei de Braga.


ABC passa em Águas Santas e sobe ao quarto lugar     

O ABC venceu ontem o Águas Santas por expressivo 28-19, em jogo da 16.ª jornada do campeonato da Liga Portuguesa de Andebol.

A formação de Jorge Rito, que ao intervalo já seguia na frente do marcador (14-11), vingou assim com juros altos a derrota sofrida em Braga no jogo da primeira volta, que ficou marcado pela lesão de Luís Bogas.


Ana Cláudia Conceição é campeã nacional de Sub-23    

A atleta do Sporting Clube de Braga, Ana Cláudia Conceição, sagrou-se ontem campeã nacional de sub-23, em pista coberta, ao vencer os 5.000 metros marcha.

A prova integrava o calendário do campeonato nacional de sub-23 anos que este fim-de-semana decorre no Pombal.


Sporting de Braga defronta esta noite o Sporting em Alvalade. É mais um jogo a contar para a 17.ª jornada da Primeira Liga do futebol.     

O Sporting de Braga procura garantir esta temporada os primeiros pontos nos confrontos com os candidatos ao título. O conjunto minhoto mede forças com o Sporting, em Alvalade, a partir das 19 horas.

Os arsenalistas atravessam um momento positivo, as expectativas são positivas, mas o grau de dificuldade é elevado. Rui Miguel Graça, da Rádio de Braga - Antena Minho, faz a antevisão do desafio.

O embate entre o Sporting de Braga e o Sporting joga-se a partir das 19 horas no Estádio de Alvalade e refere-se à 17.ª jornada da Liga Portuguesa.

ANTENA MINHO

JotaCC

Divisão A1 feminina
Trofa e Gueifães vão medir forças

O Trofa, campeão em femininos e ainda invicto esta temporada, vai defrontar o Gueifães na abertura da segunda fase da Divisão A1 feminina.

Na 1ª jornada da Série dos Primeiros, a realizar no dia 14 de Fevereiro, disputam-se os jogos: CD Ribeirense-CSD Câmara de Lobos e Clube K-CS Madeira

Na segunda jornada, a disputar no dia 15 de Fevereiro, realizam-se os encontros CD Ribeirense-CS Madeira, Clube K-CSD Câmara de Lobos e CA Trofa-GDC Gueifães.

Na Série dos Últimos, a 1.ª jornada compreenderá os jogos CF Belenenses-SC Braga e Leixões SC-Ala Nun'Álvares de Gondomar, em data ainda por definir.

Recorde-se que, das dez equipas em prova, seis disputam uma poule (Série Primeiros) de onde sairão os dois finalistas.

Os restantes quatro lutam pela permanência (Série Últimos).

INFORDESPORTO

JotaCC

Sporting-Sp. Braga: entre a perfeição e a expectativa (antevisão)


Sporting e Sp. Braga defrontam-se este domingo, na 17ª jornada, com muito mais no pensamento que o jogo em si.

Quando Jorge Sousa assinalar o intervalo em Alvalade, F.C. Porto e Benfica iniciam no Dragão a luta pelo primeiro lugar. A segunda parte perspectiva-se a dois tempos e o mais demorado pode distrair os leões do objectivo de regressar às vitórias frente a um adversário que ali não vence desde Agosto de 2000. O interesse do At. Madrid em Paulo Bento, a ausência de Liedson e o regresso de Miguel Veloso perdem dimensão perante o clássico, mas não caem no esquecimento de quem joga ou assiste.

Também o Sp. Braga terá preocupações em mente, com os resultados e as consequentes polémicas frente a Benfica e F.C. Porto a ensombrarem novo confronto com um grande, agora longe de casa e onde a estatística não faz justiça ao sexto lugar na prova. Jorge Jesus disse confiar em Jorge Sousa, mas não esquece que a sua equipa podia estar mais bem posicionada na tabela se os desfechos na Luz e em Braga tivessem sido diferentes.

Frente a frente vão estar as duas melhores defesas da Liga (apenas oito golos sofridos), feito sem correspondência no ataque. Melhor sorte para o Sp. Braga neste sentido, que pode contar com Meyong, o seu melhor marcador e terceiro do campeonato, com sete golos, mais um que o levezinho, que está lesionado. Paulo Bento exige, por isso, «perfeição» aos seus homens, que têm pela frente não só a difícil tarefa de esquecer o que se passa a Norte como vencer uma equipa em ascensão, sedenta de justiça frente aos grandes e determinada a chegar ao topo.

Jorge Jesus quer sair de Alvalade com os três pontos no bolso e as expectativas de consegui-lo «são as melhores», assumiu o próprio. À confiança junta-se na bagagem a garantia de dificuldades para o anfitrião, já que os visitantes vão querer, pelo menos, dividir o protagonismo.

A tradição, favorável ao Sporting, não é sequer uma preocupação: em 52 jogos do principal escalão, o Sp. Braga perdeu 42, empatou seis e venceu quatro. Muito menos as contas da temporada: só por uma vez os minhotos venceram fora.

Miguel Veloso convocado, Frechaut em dúvida

Se Liedson constitui uma ausência de vulto no Sporting, também o Sp. Braga teme não poder contar com Frechaut. O defesa viajou para Lisboa, mas está em dúvida devido a uma gastroenterite.

Paulo Bento vai ter de alterar a frente, mas não a táctica, já que o onze que empatou a zero na Trofa deve registar apenas a entrada de Postiga, que fará companhia a Derlei. No losango, e apesar do regresso de Miguel Veloso, Rochemback assume o lugar mais defensivo, com João Moutinho na frente e Izmailov e Vukcevic nas alas. Abel, Carriço, Polga e Caneira ajudam Rui Patrício no sector mais recuado.

No Sp. Braga, as limitações de Frechaut e ainda de Moisés podem culminar com o regresso de Paulo Jorge à competição, lesionado que estava o central desde o início da época. O capitão integra pela primeira vez uma convocatória da Liga, depois de recuperar de uma fractura num dedo do pé. As dúvidas permanecem, contudo, até à hora do desafio, mas Jorge Jesus dificilmente alterará uma estratégia que tem sido bem sucedida.

Equipas prováveis

SPORTING:
Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Rochemback; Izmailov, João Moutinho e Vukcevic; Derlei e Postiga.
Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Tonel, Ronny, Miguel Veloso, Pereirinha, Adrien, Romagnoli e Tiuí.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Frechaut e Evaldo; Vandinho; Alan, Luís Aguiar e César Peixoto; Rentería e Mossoró.
Suplentes: Mário Felgueiras, Paulo Jorge, André Leone, Filipe Oliveira, Edimar, Stélvio, Meyong, Alan, Matheus e Orlando Sá.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Vencer o Sp. Braga para recuperar pontos

O Sporting recebe o Sp. Braga com a missão de conquistar a vitória e garantir que assim recupera pontos na luta pela liderança da Liga Sagres. O embate está agendado para as 19h00 (RTP1) anter do clássico que irá ser jogado na invicta. Paulo Bento voltou a convocar Miguel Veloso continuando Liedson a ser a maior baixa leonina. O Sp. Braga está a 5 pontos dos leões, mas Jesus afirma que a equipa está moralizada para ganhar a partida.

O Sporting domina claramente o histórico de confrontos com o Sp. de Braga para a campeonato nacional. Os leões venceram 42 dos 52 jogos disputados, incluindo 5 vitórias nos últimos 6 encontros. A última vitória dos arsenalistas aconteceu na época de 2000/2001.

O Sp. Braga vem de uma vitória confortável diante do Paços de Ferreira depois de duas derrotas com Benfica e FC Porto onde os bracarenses foram prejudicados por decisões de arbitragem. O Sporting vem de uma moralizadora vitória por 4-1 diante do FC Porto para a taça da Liga e de um resultado menos positivo para o campeonato com um empate a zeros na Trofa.

ZEROZERO.PT

JotaCC

Sp. Braga com problemas no eixo defensivo

Os problemas no eixo da defesa do Sp.Braga têm sido constantes. Desta vez, a poucas horas do jogo com o Sporting, o técnico foi surpreendido coma informação de que Frechaut poderá falhar o encontro devido a uma gastroenterite.
Vale o regresso de Moisés e a estreia de Paulo Jorge na lista dos convocados. Só hoje Jorge Jesus vai saber se pode incluir Frechaut no onze que vai apresentar mais logo em Alvalade. O médio, que esta temporada se moldou à posição de central, apresenta-se debilitado, mas, mesmo assim, integrou a convocatória.

Esta foi a má notícia, que veio complicar as decisões do técnico. Mas nem tudo são nuvens negras no céu da pedreira. Afinal, Moisés, que tinha falhado a partida como Paços de Ferreira, deixou de estar ao cuidado do departamento médico do Sp. Braga e volta a ser opção.

De regresso está também Paulo Jorge. O defesa foi operado a um pé e esta temporada não cumpriu um único minuto. É natural que seja cedo para ser lançado à competição e se Frechaut não recuperar a tempo o eixo defensivo do Sp. Braga deverá apresentar a dupla Moisés/André Leone.

A BOLA

Bruno3429

Sporting sofre derrota frente ao Sp. Braga

O Sporting de Braga visitou e bateu hoje o Sporting, por 3-2, reeditando um êxito que lhe escapava há sete épocas, na 17ª ronda da Liga.

O camaronês Meyong inaugurou o marcador, aos 59 minutos, mas o brasileiro Derlei relançou a esperança dos adeptos da casa, volvidos dez minutos.

Contudo, o colombiano Renteria e o brasileiro Mossoró, aos 81 e 84 minutos, respectivamente, resolveram o jogo, colocando os "arsenalistas" no quinto posto, a escassos dois dos "leões", apesar do golo tardio do russo Izmailov (90+2).

Com a derrota, o Sporting acumula um terceiro encontro seguido sem vencer para o campeonato, enquanto os bracarenses conseguem apenas a sua segunda vitória fora de casa, em oito deslocações.

O treinador do Sporting, Paulo Bento, sem o lesionado goleador brasileiro Liedson, optou por fazer acompanhar o montenegrino Vukcevic pelo veterano Derlei no ataque.

O técnico visitante, Jorge Jesus, contou com Frechaut, apesar da indisposição sofrida, mas apostou no brasileiro Alan em detrimento do internacional português.

O regressado defesa central brasileiro Moisés também mereceu a titularidade, enquanto o Meyong formou a dupla de avançados com Renteria, sendo o meio-campo "arsenalista" reforçado pelo uruguaio Luís Aguiar.

O Braga pareceu sentir-se em casa no Alvalade XXI e conquistou o primeiro pontapé-de-canto da partida, logo ao segundo minuto. Pressionando no campo todo, os visitantes ganhavam invariavelmente a posse de bola e destruíam as ténues tentativas de jogo dos anfitriões.

Porém, a primeira ocasião de golo pertenceu ao Sporting, com Izmailov a desmarcar Vukcevic, que serviu Derlei junto à linha de golo, mas um defesa cortou a bola e Caneira e Izmailov foram muito cerimoniosos em seguida.

Dois minutos depois, Luís Aguiar desmarcou Renteria, sempre mais veloz que Carriço, mas o avançado sul-americano aproximou-se demasiado do guardião "leonino" Rui Patrício, que defendeu atirando-se para os pés do ponta-de-lança "arsenalista".

Numa primeira parte muito discutida no centro do terreno, o Sporting de Braga, com o apoio de Meyong, dominou as movimentações do "losango" dos "leões".

Na segunda parte, já com o sportinguista Miguel Veloso a regressar aos relvados depois da gorada transferência para Inglaterra, merecendo assobios, os anfitriões surgiram mais subidos no terreno, aproveitando o menor fulgor físico dos bracarenses.

Mas, num canto cobrado por César Peixoto aos 59 minutos, após o poste e um defesa dos "leões" terem impedido o golo, Meyong, embrulhado com outro defesa da casa, inaugurou o marcador a favor do Braga.

E 10 minutos depois, numa combinação de Moutinho e Veloso no flanco esquerdo, Derlei aproveitou um ressalto e empatou a partida.

O jogo ganhou velocidade e Alan, desmarcado pelo "todo-o-terreno" Luís Aguiar falhou por pouco novo tento, aos 72, com um "chapéu" que saiu ao lado da baliza de Rui Patrício.

O desgaste e consequente desorganização generalizada geraram numerosos lances de ataque e contra-ataque e Luis Aguiar, numa jogada magistral, assistiu Renteria, que rodopiou perante a passividade da defesa sponrtinguista e recolocou o Braga em vantagem, aos 81 minutos.

Logo em seguida, o brasileiro Mossoró, com um bonito "chapéu" aumentou a vantagem visitante, depois de um remate ao poste de Aguiar. Já nos descontos, com o desespero a apoderar-se dos "leões", Izmailov reduziria para o 2-3 final.


Jorge Jesus: "Sp. Braga venceu com toda a justiça"

O treinador do Sp.Braga enalteceu o valor da sua equipa no final do jogo contra o Sporting, em que saíram vencedores.

Jorge Jesus, em declarações à RTP 1, achou que a vitória foi mais que merecida depois da "entrega" que os seus jogadores mostraram frente aos "leões".

Quanto ao jogo em geral, o técnico referiu que as duas equipas mostraram bom futebol, e ambas mostraram ambição para ganhar.

"O Sp. Braga voltou a ser melhor que o Sporting e hoje venceu com toda a justiça", concluiu o técnico.

O Jogo

Bruno3429

Jorge Jesus: «Braga venceu com justiça»
TÉCNICO GOSTOU DO JOGO DE ALVALADE 
 
Jorge Jesus apreciou bastante a qualidade técnico-tática do encontro de Alvalade, com o treinador do Sp. Braga a enfatizar que o triunfo da sua equipa diante do Sporting foi plenamente merecido.

'Foi um grande jogo. Tanto o Sporting o Braga demonstraram uma grande qualidade técnica e tática. Ambas equipas jogaram com o sentido de fazer golos. O jogo bem disputado em termos de intensidade. Na primeira parte fomos melhores. A vitória do Braga foi justa. Como no outro jogo, o Braga voltou a ser melhor do que o Sporting e hoje venceu com toda a justiça', afirmou o técnico bracarense à RTP1.


Eduardo: «Braga é uma equipa muito forte»
GUARDIÃO SATISFEITO COM TRIUNFO EM ALVALADE 
 


O guarda-redes Eduardo, na primeira análise ao jogo com o Sporting, afirmou que a grande qualidade da equipa bracarense foi a chave para o êxito em Alvalade.

'O resultado reflete o excelente jogo que o Sp. Braga veio fazer. Isto não aconteceu só aqui, mas também em outros campos. O Braga está aqui para lutar e jogar bom futebol. A equipa consegue disputar jogos com este nível, pois é muito forte, sabe o que faz no campo

Sobre a possibilidade de ser titular da Seleção Nacional no particular com a Finlândia, na próxima quarta-feira, dia 11, Eduardo remeteu a decisão para o selecionador Carlos Queiroz. 'Estou a atravessar um bom momento. Estou disponível e preparado, mas as escolhas são do 'mister', ele é que sabe o que o melhor', observou.


Paulo Bento: «Sp. Braga foi a melhor equipa»
TÉCNICO RECONHECE SUPERIORIDADE DO ADVERSÁRIO 


Paulo Bento considera que a justiça do triunfo do Sp. Braga em Alvalade é inquestionável, admitindo que a sua equipa correu sempre atrás do prejuízo e não soube aproveitar o momento do empate para se empolgar.

'Não fomos uma boa equipa. Aliás, acho que foi um dos piores jogos da época em termos de organização. Desde os momenros iniciais, percebeu-se que o conjunto ia ter grandes dificuldades para se encontrar. Corremos sérios riscos ao perder a bola em zonas proibidas e nunca conseguimos ser dominadores e levar a bola para o ataque. No segundo tempo, não soubemos aproveitar o 'élan' do golo do empate. O Sp. Braga foi a melhor equipa, mais organizada. Por isso, a vitória é justa', disse o técnico dos leões.


Record