News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/01

Started by david, 19 de January de 2009, 07:35

Previous topic - Next topic

david

 Liga Sagres » Braga

Frechaut e Moisés para travar o FC Porto
L.D.

Frechaut e Moisés estão disponíveis para defrontar o FC Porto na noite de sábado, apesar da ausência de ambos nos trabalhos de grupo na semana passada. Os dois defesas estão restabelecidos das miopatias de esforço que os condicionaram e mantiveram sob os cuidados do departamento clínico e o regresso de ambos às lides diárias está projectado para hoje de manhã, ainda que o possam fazer com algumas limitações, assim como Alan, a recuperar de dores musculares nos adutores da coxa esquerda. O cenário aponta para que a dupla de centrais dos guerreiros do Minho que defrontou o Benfica, Frechaut e Moisés, permaneça inalterável na recepção ao FC Porto.

Sem poder contar com Rodríguez, a recuperar de uma cirurgia de correcção ao ombro esquerdo, depois de três luxações consecutivas, e com Paulo Jorge quase restabelecido de uma intervenção cirúrgica ao pé esquerdo realizada em Setembro - começa a treinar com o grupo no início de Fevereiro -, Jorge Jesus acabou por apostar na polivalência e na consistência de Frechaut, em detrimento do esquerdino Leone, apesar de este ser um central de raiz, contratado no início da época por indicação do treinador, mas que se encontra a ultimar o processo de integração.

Nos primeiros jogos da época, com o Sivasspor (2) e o Leixões (Carlsberg Cup), o treinador dos minhotos começou por fazer alinhar Moisés e Leone no eixo, sendo que nos dois jogos da Intertoto Frechaut desempenhou as funções de trinco e Vandinho as de interior direito, por força da indisponibilidade de Rodríguez e Paulo Jorge. Situação entretanto alterada através da subida de forma do peruano, que garantiu o seu espaço junto a Moisés. Mas as indicações deixadas por Frechaut na viagem a Chaves, para a Taça de Portugal, serenaram o treinador quanto à sua capacidade para jogar a central, levando Jesus a prescindir de contratar outro central no mercado de Janeiro.

Salvador projecta uma marca
ANDRÉ MORAIS

António Salvador aceitou responder a cinco perguntas de O JOGO, mas evitou fazer promessas entusiasmantes. Um presidente real e ambicioso em discurso directo e... modesto.


Que presente gostaria de oferecer ao sócios neste 88.º aniversário?

Apenas a garantia de que continuamos empenhados em criar as condições necessárias para o crescimento sustentado do clube. Orgulho-me do trabalho que temos desenvolvido com a afirmação do nosso emblema no desporto nacional, bem como com o crescimento internacional. Desde a primeira hora que estou no clube com espírito de missão e tudo irei fazer para ajudar o Braga a ser cada vez maior e mais respeitado, afirmando-se como um símbolo pujante da cidade e de toda a região.


A lógica empresarial continua a ser, para si, mais importante do que os aspectos desportivos?

A recuperação económica foi conseguida, e hoje o Braga cumpre todos os seus encargos e é uma marca cada vez mais respeitada. Temos o prazer de ter como parceiros comerciais algumas das mais prestigiadas marcas internacionais, num claro reconhecimento da nossa credibilidade e do valor do Sporting de Braga.


Quando é que o Braga pode finalmente ser campeão?

A envolvência de toda a cidade e de toda a região em torno do nosso projecto é fundamental para o Braga continuar a crescer desportivamente de forma consolidada e permitir, então, outros patamares de excelência.


Pode prometer um clube mais ecléctico?

O Braga é um clube com história, não só no futebol como também nas modalidades ditas amadoras - voleibol, atletismo, natação, bilhar e futsal. Conscientes do nosso papel, anunciamos com satisfação a criação recente da secção de desporto adaptado - boccia, na qual nos orgulhamos de ter três atletas com medalhas olímpicas. O Braga já é uma referência nacional e internacional em todas as áreas e modalidades.


Considera-se o melhor presidente da história do clube?

Estou no Braga com espírito de missão e não para promoção pessoal. Tudo o que tenho feito é a pensar no Braga e nos associados do clube.

Liga Sagres » Braga

Mais de 20 milhões facturados em cinco anos

António Salvador é uma máquina de fazer dinheiro. Nos últimos cinco anos, a SAD encaixou mais de 21 milhões de euros em transferências de jogadores, muito mais do que quer outro clube nacional, grandes à parte. Aliás, quantificando receitas e despesas, a SAD arsenalista é a única do país desportivo que apresenta resultados positivos há quatro anos seguidos.

O Dínamo de Moscovo foi o maior contribuinte, com 7,4 milhões desembolsados por Luís Loureiro, Cícero e Jorge Luiz, todos apostas falhadas. A colagem à Gestifute é evidente e assumida por todos, mas permitiu receitas extraordinárias impensáveis. João Pedro, por exemplo, é um jovem que actualmente está na Liga de Honra (Leiria), mas que rendeu 1,5 milhões, e apenas por 40 por cento do passe.

António Salvador não tem qualquer problema em desfazer-se dos principais activos e enfraquecer os plantéis a meio das temporadas. Dos 11 negócios contemplados (Bruno Gama, Diego Costa e João Pedro não eram activos do plantel principal), seis foram feitos no mercado de Inverno. O presidente acredita que só a saúde financeira garante um clube sempre forte e previne-se em terra antes de ir para o mar. Ou seja, promove em Dezembro a integração de jovens que na época seguinte possam constituir opções credíveis e novos negócios.

João Alves bateu o recorde do clube. O Sporting pagou 2,5 milhões de euros por metade do passe. Mas não foi a venda que mais impressionou. Nunes, já com 28 anos, rendeu 2,3 milhões de euros quando saiu para o Maiorca, e também por 50% do passe. No que respeita a empréstimos, Salvador é imbatível. Não gosta de ceder jogadores de forma temporária, mas esmera-se quando tem de o fazer. Kim rendeu 600 mil euros (mais 900 mil na venda posterior), João Tomás ascendeu a 1,2 milhões de euros.

Liga Sagres » Braga

As grandes transferências de António Salvador

DATA | JOGADOR | CLUBE | SITUAÇÃO | RECEITA


Julho 2004 Bruno Gama FC Porto Vendido 750 mil


Dezembro 2004 Cícero D.Moscovo (Rus) Vendido 2,5 milhões


Fevereiro 2005 Luís Loureiro D.Moscovo (Rus) Vendido 2,5 milhões


Agosto 2005 Wender Sporting Vendido 1 milhão


Agosto 2005 João Alves Sporting Vendido(50%) 2,5 milhões


Janeiro 2006 Jorge Luiz D.Moscovo (Rus) Vendido 2,4 milhões


Janeiro 2006 Nunes Maiorca (Esp) Vendido 2,3 milhões


Janeiro 2006 Abel Sporting Vendido 700 mil + Wender


Janeiro 2006 Diego Costa At.Madrid (Esp) Vendido(50%) 1,5 milhões


Janeiro 2006 João Pedro Gestifute Vendido(40%) 1,5 milhões


Agosto 2006 João Tomás Al Rayaan/Ar Arabi (Qat) Empréstimos 1,2 milhões


Janeiro 2007 Kim Dong Hyun Rubin (Rus) Empréstimo 500 mil euros


Junho 2007 Cesinha Steaua (Rom) Vendido 600 mil euros


Julho 2007 Kim Dong Hyun Seognam (Cor) Vendido 900 mil euros


Agosto 2007 Luís Filipe Benfica Vendido 500 mil+ J.Pereira


TOTAL 21,350 milhões


O cunho de Salazar na Taça de uma vida

São 95 anos de vida, mais sete do que os do clube de coração. Paulo Machado apaixonou-se pelo Braga em 1927, mas só se tornou sócio em 1936, data em que montou o negócio de louças que ainda hoje visita diariamente. O sócio n.º 1 do Braga gaba-se de conhecer a história toda do clube, e a memória raras vezes o atraiçoa. A conquista da Taça de Portugal, em 1966, é o momento da sua vida. Desportiva e não só. "Este é o Salazar", aponta, em referência a uma fotografia daquelas com que pensa fazer um álbum dedicado ao clube. "Morreram todos. Sobrei eu, que fui quem organizou um comboio especial para o Jamor. Poucos quiseram ir, pois o Braga perdeu 7-1 com o Setúbal duas semanas antes. Mas mesmo assim seguimos 300. Levei os meus filhos e um grupo de Zés Pereiras. Quando o Salazar viu aquilo, perguntou-me se já sabíamos que íamos ganhar", recorda. Esse foi o último ano em que se integrou numa Direcção. "Estive 16 anos no clube, sempre como vogal. Mas era um faz-tudo. Fui delegado aos jogos, organizava as viagens e emprestava dinheiro", conta. "Os jogadores pediam-me 50 escudos adiantados, mas eram sempre oferecidos", ri. Paulo Machado ficou conhecido por isso. "A Câmara disse que só tinha 40 almofadas para forrar as bancadas no dia da inauguração do 1.º de Maio. Precisavam de duas mil e encarregaram-me de as arranjar. Aluguei-as por um escudo cada uma e paguei-as ao longo dos anos com as receitas do hóquei em patins", finaliza.

O desafogo financeiro fê-lo comprar um pin do clube, feito de diamantes, que ainda hoje usa todos os dias. "Custou dois contos", vinca.

Liga Sagres » Braga

No AXA só convidado, e um título nem com 100 anos

As saudades do Estádio 1.º Maio são muitas. No AXA, só com convite, pois os lugares fora do camarote "são muito engraçados, mas não têm aconchego." Salvador é um presidente que lhe enche as medidas, mas não acredita em títulos: "Nem com cem anos! Os grandes serão sempre campeões. O real valor do Braga não é menor, mas há outras coisas..." No actual plantel, destaca Eduardo, embora "não haja nenhum que se destaque muito." Os irmãos Mendonça são aqueles que melhor viu jogar e Szabo o treinador de que nunca se esquecerá.

Liga Sagres » Braga

Faltam adeptos e modalidades colectivas

A distância que separa o Braga dos clubes grandes constrói-se muito no volume de adeptos e eclectismo. Em 2008, o clube registou um decréscimo de 23 mil para 17 mil sócios, depois da recontagem obrigatória. O objectivo é atingir os 30 mil, e a sensibilização tem sido feita junto da população mais jovem. No clube Braga faltam também modalidades colectivas com expressão nacional. O andebol está implantado na cidade com o ABC, mas, noutras modalidades, não existem equipas com valorização nacional. O voleibol e o hóquei em patins tiveram sucesso na década de 1950, mas hoje só o voleibol subsiste, e em femininos. O Braga virou-se também para o futsal, mas a equipa caiu na II Divisão e não voltou a subir. O bilhar foi também implantado recentemente, mas, apesar do terceiro lugar colectivo nos Nacionais femininos de 2008, não acolhe muitos adeptos.

Liga Sagres » Braga

Atletismo é berço de campeões internacionais

Se, no futebol, a história do Braga se resume a uma Taça de Portugal e a algumas classificações honrosas, no atletismo o protagonismo arsenalista é bem mais vincado. Mário Silva, Conceição Ferreira e Manuela Machado são os maiores nomes da secção e conseguiram resultados notáveis. O primeiro inaugurou os bons resultados com um bronze na prova de 1500 metros nos Campeonatos Europeus de Split, em 1990. A secção feminina fez melhor: Conceição Ferreira foi campeã do Mundo de meia maratona em 1993, Manuela Machado fez o mesmo na distância maior - em 1995, na Suécia, dando sequência ao Europeu conquistado no ano anterior. Por equipas, os vermelhos do Minho brilham habitualmente nos campeonatos de estrada e corta-mato. Entre 1986 e 1993 foram 14 títulos europeus, sete em cada área. Mais recentemente é Jessica Augusto quem se destaca. Campeã mundial júnior de corta-mato em 2000, foi vice na prova sénior de 2008.

A natação é uma secção em renovação, mas teve em Ana Alegria um motivo de orgulho na década de 1990. Foi a primeira nadadora portuguesa a participar em dois Jogos Olímpicos consecutivos (1992 e 1996).

Liga Sagres » Braga

Kieszek no Setúbal até ao final da época
Kieszek, guarda-redes polaco do Braga, vai ser emprestado ao Setúbal até ao final da época. A cedência do guardião deve ficar definida ainda hoje, perspectivando-se que o polaco integre já amanhã o plantel sadino. Kieszek vai ganhar rodagem na baliza do Setúbal, a exemplo de Eduardo. A saída do polaco implicava a permanência de Dani Mallo, mas as circunstâncias alteraram-se e o espanhol, que agradou no teste que realizou no Falkirk, deverá chegar a acordo para a rescisão e viajar para a Escócia. A saída de ambos será preenchida com a promoção do júnior Cristiano, que se junta a Eduardo e Mário Felgueiras. Quanto ao interesse do Hearts em Meyong, o Braga afirma desconhecê-lo, apesar de serem atribuídas ao jogador declarações num jornal inglês. Por último, Shahdon Winchester, de 16 anos, internacional Sub-17 de Trindade e Tobago, vai fazer testes na formação. O atleta veio com Lewis, antigo jogador do Felgueiras.


Bruno3429

Mesquita defende novas tecnologias
VOLTA A FALAR DO POLÉMICO BENFICA-SP. BRAGA
 

O presidente da Assembleia Geral da FPF, Mesquita Machado, voltou a falar ontem do polémico Benfica-Sp. Braga, para defender a inclusão das novas tecnologias ao serviço da arbitragem.

"Se se aplicassem as novas tecnologias na arbitragem, quem saía vencedor desse jogo seria o Sp. Braga, depois dos sucessivos erros em prejuízo da equipa bracarense", afirmou o também presidente da Câmara Municipal de Braga no programa "Tempo Extra", ontem à noite na SIC Notícias


Winchester testado
TOBAGUENHO VIAJA HOJE ATÉ AO MINHO


Shahdon Winchester, médio de 17 anos, vai juntar-se ao plantel do Sp. Braga nos próximos dias para realizar um período de experiência de duas semanas.

O internacional por Trindade e Tobago esteve na embaixada portuguesa daquele país das Caraíbas na última sexta-feira para requerer o visto e viaja acompanhado pela sua mãe e pelo treinador das camadas jovens do W Connection, clube ao qual está vinculado. Esse homem é nada mais nada menos que Leonson Lewis, antigo jogador da Académica, Felgueiras e Boavista, entre outros emblemas portugueses.

O jovem prodígio de Trindade e Tobago despertou o interesse de vários olheiros estrangeiros no recente Newark Internacional Cup, onde também participaram o Chelsea e a seleção do México.

Winchester viaja para Portugal com a intenção de igualar o sucesso alcançado por outros compatriotas na década de 90 como Lewis, Russell Latapy (Académica, FC Porto e Boavista) e Clint Marcelle (Felgueiras).


Mercado não passa por novos guardiões
MALLO RESCINDE HOJE E V. SETÚBAL NEGOCEIA KIESZEK


Aconteça o que acontecer ao quadro de guarda-redes do Sp. Braga até ao final do mês, é um dado adquirido que a SAD não vai contratar nenhum jogador para esta posição no período da reabertura do mercado.

Primeiro, as saídas. Pawel Kieszek está na iminência de ser emprestado, dado o interesse manifestado nas últimas horas pelo V. Setúbal. O polaco ainda não jogou nesta temporada para a Liga – disputou apenas 1 jogo para a Taça da Liga, frente ao Rio Ave – e a melhor solução passa realmente pela colocação num clube onde possa jogar com regularidade e mostrar as qualidades subjacentes à sua contratação no início da época 2007/08. O V. Setúbal é o clube mais bem colocado e o atleta de 24 anos deverá hoje mesmo negociar com os sadinos.

Quanto a Dani Mallo, reúne-se hoje com Carlos Freitas e António Salvador, dando início ao processo de rescisão do contrato que o liga ao clube até final da época, na sequência do OK dado pelo treinador do Falkirk. O espanhol foi aprovado por John Hughes nos treinos que realizou na semana passada e, de seguida, passou nos testes médicos. Assinou com o atual penúltimo (11.º) classificado da principal liga escocesa, mas para concluir a inscrição necessita da rescisão com os bracarenses.

Cristiano promovido

Perante este cenário, Eduardo manter-se-á como n.º 1 nas duas competições (Liga e UEFA), sendo o banco entregue a Mário Felgueiras. O terceiro guarda-redes passará a ser Cristiano, guarda-redes titular da equipa de juniores.


Falta comprador para Linz
SAD TEM PROPOSTAS PARA EMPRÉSTIMO MAS AGUARDA ATÉ AO LIMITE


Faltam duas semanas para fechar o mercado de inverno e não há forma de chegar à SAD do Sp. Braga qualquer proposta para a compra do passe de Roland Linz, ativo que os arsenalistas pretendem rentabilizar nesta fase da época.

Existem ofertas de vários clubes estrangeiros para receber o internacional austríaco, mas apenas por empréstimo, o que não agrada totalmente aos responsáveis minhotos que só em último caso admitem negociar a cedência do avançado até ao final da presente época.

Nesse sentido, é intenção do Sp. Braga aguardar até ao limite, esperando que a qualquer momento surja a tal proposta que possa, de alguma forma, compensar o investimento feito no ponta-de-lança na última época e meia.

Com uma cláusula de rescisão a rondar os 6 milhões de euros, Linz jamais poderá render à SAD um valor que se aproxime desse número, podendo dar-se por satisfeitos os responsáveis arsenalistas se existir uma oferta que compense o investimento feito na sua contratação ao Boavista e nos salários pagos durante a sua permanência em Braga.


Record

Bruno3429

Sporting de Braga comemora hoje o 88º aniversário

O Sporting Clube de Braga comemora esta segunda-feira o seu 88.º aniversário... No programa das comemorações destaca-se a homenagem aos sócios fundadores e ainda ao Monsenhor Eduardo Melo, ex-presidente do Conselho Fiscal...

Às 9.30 h está previsto o hastear da bandeira no Estádio Municipal de Braga. Segue-se uma missa em homanagem aos sócios já falecidos, pelas 10.30 horas, na Capela do Cemitério de Braga...

António Salvador transmitiu uma mensagem aos sócios, onde sublinha a credibilidade adquirida pelo clube a nível nacional e internacional...

O Sporting de Braga foi fundado a 19 de Janeiro de 1921. Comemora hoje 88 anos de vida. 


Liliana Alves e Leonel Fernandes são campeões nacionais de estrada

Sporting Clube de Braga, Cyclones e Núcleo de Atletismo de Joane conquistaram medalhas nos cam-peonatos nacionais de estrada que decorreram este domingo em Montalegre.

Relevo especial para os sub-23 onde foram duas as medalhas de ouro conquistadas Liliana Alves, do Sporting Clube de Braga, e de Leonel Fernandes, do Cyclones, que assim se sagraram campeões nacionais.

Colectivamente, o Sporting de Braga foi vice-campeão nacional no sector feminino, enquanto o Núcleo de Atletismo de Joane, foi terceiro em masculinos

Antena Minho

Bruno3429

Liliana Alves e Leonel Fernandes campeões nacionais de estrada

Sporting Clube de Braga, Cyclones e Núcleo de Atletismo de Joane conquistaram medalhas nos campeonatos nacionais de estrada que decorreram na manhã de ontem em Montalegre.
Com o Maratona a confirmar o esperado favoritismo, restava às outras equipas lutar pelos primeiros lugares nos pódios individuais e por entradas pontuais nos pódios colectivos. E as formações minhotas não se fizeram rogadas e rubricaram uma excelente prestação.

Relevo especial para os sub-23 onde foram duas as medalhas de ouro conquistadas.
Em femininos, Liliana Alves, do Sporting Clube de Braga, sagrou-se campeã nacional. Em masculinos, o ouro foi para um atleta do Cyclones Sanitope, Leonel Fernandes, que confirmou o bom momento de forma que atravessa.

Nos escalões principais, o maior destaque vai para o sector feminino. Mesmo com algumas atletas em recuperação de lesões, o Sporting de Braga sagrou-se vice-campeão nacional. Quem mais contribuiu para este êxito foi, como se esperava, Dulce Félix, que foi segunda classificada, logo atrás da vencedora, a atleta do Maratona, Sara Moreira. Aliás, a prova foi comandada des-de os primeiros metros por um trio que incluia ainda Inês Monteiro.

Quando Sara Moreira atacou, Dulce Félix mostrou algumas di-ficuldades em responder, ficou para trás, e só chegou ao segundo lugar depois de Inês Monteiro entrar em verdadeira queda livre, ao ponto de perder o terceiro lugar para Anália Rosa. Muito bem esteve igualmente Filomena Costa (S.C. Braga), que foi sexta, ultrapassando nos últimos 400 metros Mónica Rosa.

Rui Pedro vence em masculinos

No sector masculino, apenas cinco segundos separaram os cinco primeiros classificados, o que diz bem do equilíbrio que marcou a corrida.
Rui Pedro Silva, do Maratona, que se isolara juntamente com Hélder Ornelas, destacou-se na parte final dos 15 quilómetros do percurso, para ganhar em 44.31 minutos, enquanto o atleta da Conforlimpa ainda era ultrapassado por Hermano Ferreira, que foi a surpresa da corrida, e José Ramos, que aos 40 anos ainda foi terceiro.

O vianense Fernando Silva, que regressou à compe-tição depois de uma suspensão de dois anos por acusar doping, foi quinto classificado.
O Maratona fechou a equipa com Ricardo Ribas na 11ª posição, interrompendo um ciclo de seis vitórias consecutivas da Conforlimpa, que ontem não contou com o veterano Eduardo Henriques, lesionado.


Sp. de Braga apaga 88 velas

O Sporting Clube de Braga de Braga comemora hoje o seu 88.º aniversário, alimentando um sonho que se arrasta no tempo: a conquista de um título nacional.
Ao longo dos últimos anos, a formação arsenalista tem-se afirmado no topo do futebol português, com presença assídua nas provas europeias, sendo catalogada desde já como o 'quarto grande' do futebol nacional, mercê dos resultados obtidos.

Figura incontornável na entrada para o século XXI é o presidente António Salvador. Eleito presidente do clube, pela primeira vez, a 24 de Fevereiro de 2003, tem-se revelado como o principal timoneiro. Num curto espaço de tempo, alterou a estra tégia, formando a presidência única de clube e SAD. Chegou ao clube num momento em que a instabilidade financeira era visível e também os resultados desportivos. Mas depressa alterou esse cenário, elevando a fasquia dos próprios bracarenses. Vem alimentando ao longo dos últimos tempos, aquilo que muitos sonham desde há anos, a conquista de um título nacional.

Hoje, pelas 9.30 horas, decorre o hastear da bandeira no Estádio Municipal e às 10.30 está prevista a missa na Capela do Cemitério de Braga (Monte de Arcos). No final segue-se uma homenagem às campas dos fundadores do clube e de Monsenhor Eduardo Melo, ex-presidente do Conselho geral.

Correio Minho

Bruno3429

Sp. Braga: Lewis apresenta prodígio de Trinidad e Tobago

Lewis, antigo jogador que deixou boas recordações em Portugal, vai acompanhar um prodígio de Trinidad e Tobago num período de experiência no Sporting de Braga.

Shahdon Winchester tem 16 anos, é internacional sub-17 pelo seu país e joga actualmente no W Connection, onde Lewis trabalha como treinador das camadas jovens.

Shahdon Winchester, segundo as informações provenientes de Trinidad e Tobago, deslocou-se à embaixada portuguesa na última sexta-feira, para ultimar os pormenores da viagem.

O jovem jogador será acompanhado pela mãe, neste período de testes de duas semanas, e por Lewis, antigo internacional que esteve 12 anos em Portugal, vestindo as camisolas de Académica, Felgueiras, Boavista, D. Chaves e U. Lamas.


Maisfutebol

JotaCC

Maratona conquistou todos os títulos.

Mirandela foi ontem inundada por uma tonalidade laranja, tal foi o domínio do Maratona no Nacional de Estrada. O clube lisboeta ganhou os quatro títulos de seniores em jogo, sendo de destacar o masculino, o mais saboroso (e mais difícil) de conquistar, pois tal significou derrotar a Conforlimpa, que era campeã há seis anos seguidos e há três meses tinha ganho (ao Maratona) a Taça dos Campeões Europeus da especialidade. A desforra chegou e com claro prejuízo para a Conforlimpa, que face à qualidade e quantidade que possui deveria ter feito mais...

Rui Pedro Silva e Sara Moreira ganharam os primeiros títulos individuais. Mas, se Rui Pedro confirmou em pleno o seu favoritismo, já Sara ultrapassou as expectativas. A principal candidata, Inês Monteiro, correu com problemas intestinais e não foi além da quarta posição.

Fernando Silva, que regressou à competição após um castigo devido a doping, foi, com o quinto lugar, crucial para o êxito colectivo do Maratona. Tanto quanto Hermano Ferreira, que foi segundo e continua pendular nas competições pelo clube. A base da formação amarela "abanou" antes ainda da partida, devido às ausências dos veteranos Eduardo Henriques e Luís Jesus (lesionados) e as desistências de Luís Feiteira e Licínio Pimentel, com José Ramos (40 anos) a ser o melhor.

Em senhoras, o Maratona ganhou, sem oposição, o oitavo título consecutivo.



Classificações

MASCULINOS

1º Rui Pedro Silva (Maratona) 44.31

2º Hermano Ferreira (Maratona) 44.33

3º José Ramos (Conforlimpa) 44.34

4º Hélder Ornelas (Conforlimpa) 44.35

5º Fernando Silva (Maratona) 44.36

6º Paulo Gomes (Conforlimpa) 44.42

7º Sérgio Silva (Maia AC) 44.50

8º Rui Teixeira (Joane) 45.04

9º Pedro Ribeiro (Maia AC) 45.08

10º Manuel Damião (Conforlimpa) 45.10

Por equipas: 1º Maratona, 19; 2º Conforlimpa, 23; 3º NA Joane, 67; 4º Maia AC, 72; 5º Cyclones, 95.


FEMININOS

1ª Sara Moreira (Maratona) 49.23

2ª Dulce Félix (SC Braga) 49.55

3ª Anália Rosa (Maratona) 50.09

4ª Inês Monteiro (Maratona) 50.49

Por equipas: 1º Maratona, 13; 2º SC Braga, 29.


O JOGO


JotaCC

Rui Pedro Silva e Sara Moreira campeões

A Rui Pedro Silva e Sara Moreira, dois fundistas do Maratona CP, sagraram--se ontem campeões nacionais de estrada, em mais um certame realizado na distância de 15km que a Federação Portuguesa de Atletismo organizou em Mirandela. Com as vitórias colectivas em ambos os sexos, o Maratona conseguiu um pleno raro, um ano depois da Conforlimpa ter ganho em Viana do Castelo esta vertente masculina da competição.
Num dia fresco, com a temperatura a oscilar entre 10 e 12 graus, sem chuva e num percurso urbano completamente plano, as condições estavem criadas para uma prova relativamente rápida.
No lado masculino, a liderança foi mantida por um grupo numeroso até bem dentro da corrida. Na parte final, Rui Pedro Silva confirmou que é o melhor fundista nacional da actualidade, escapando sem aparente esforço para uma vitória ao sprint com 44m31s, dois segundos a menos do que o seu companheiro de clube, Hermano Ferreira. Seguiram-se José Ramos, com 40 anos, e o primeiro atleta da Conforlimpa (44m34s), Hélder Ornelas (Conforlimpa, 44m35s) e o regressado após suspensão por doping há dois anos Fernando Silva (Maratona, 44m36s). Leonel Fernandes (Cyclones) foi o campeão de sub-23 anos, com um 29.º posto na geral (46m42s). Por equipas, o Maratona (contando os 4 melhores atletas) somou 19 pontos, adiante da Conforlimpa (23p) e do NA Joane (67p).
A corrida feminina foi bem diferente, com uma superioridade muito vincada de Sara Moreira, que acabou com 49m23s (e 32 segundos de avanço sobre Ana Dulce Félix, do SC Braga). Anália Rosa (Maratona, 50m09s) fechou o pódio. O título de esperanças foi para Liliana Alves (SC Braga, 57m37s), em 22.º lugar na geral. Na classificação por equipas, o Maratona somou 13 pontos para o seu título, seguido do Sp. Braga com 29p.
Ontem também, no mais importante crosse privado do circuito internacional, o Itálica de Sevilha (ruínas de Santiponce), Jéssica Augusto foi quinta na corrida feminina (8000m), com o tempo de 26m29s, tendo ganho a queniana Florence Kiplagat com 26m14s. A portuguesa manteve-se até ao final em contacto com as africanas e com a holandesa de origem queniana Hilda Kibet, terceira com 26m23s.
A prova masculina (10.800m) foi ganha pelo ugandês Moses Kipsiro (30m37s) e nos juniores o português José Costa foi segundo, com 20m40s, a quatro segundos do britânico Simon Horsfield.
Jessica Augusto foi quinta classificada no crosse Itálica, disputado em Sevilha e ganho por Florence Kiplagat .

PUBLICO

JotaCC

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO DO PRESIDENTE DO SC BRAGA


O Sporting Clube de Braga comemora hoje o seu 88º aniversário, sendo este um dia especial de um Clube histórico e cada vez mais respeitado a nível nacional e internacional. Nesta data tão importante, quero deixar uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que desde a primeira hora me têm ajudado a credibilizar e potenciar este emblema marcante do Desporto Nacional, assim como deixar um obrigado público aos associados que tudo têm feito para elevar o nome do Sporting Clube de Braga.

Garanto a todos os associados que continuamos empenhados  em criar as condições necessárias para o crescimento sustentado do Clube, como temos feito desde a primeira hora em que tivemos a honra e o prazer de sermos eleitos. Tudo irei fazer, com a ajuda de todos os elementos dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Braga, para ajudar o nosso Clube a ser cada vez maior e mais respeitado, afirmando-se como um símbolo pujante da Cidade e de toda a Região.

Nos últimos anos, conseguimos recuperar económica e financeiramente o Sporting Clube de Braga, que é um Clube cumpridor de todos os seus encargos e uma marca cada vez mais respeitada. Temos o prazer de ter como parceiros comerciais algumas das mais prestigiadas marcas nacionais e internacionais, num claro reconhecimento da nossa credibilidade e do nosso valor.

O Sporting Clube de Braga é um Clube com história, não só no futebol como também nas modalidades ditas amadoras – voleibol, atletismo, natação, bilhar e futsal, esta em parceria com a Universidade do Minho. Conscientes do nosso papel, tanto no Desporto como na Sociedade, anunciamos com satisfação a criação recente da secção de Desporto Adaptado –Boccia, na qual nos orgulhamos de ter três atletas com medalhas olímpicas. O Sporting Clube de Braga é uma referência nacional e internacional em todas as áreas e modalidades, sendo um orgulho para nós termos projectos inovadores, com a certeza que tudo iremos fazer para prestigiar ainda mais o nosso símbolo.

Iremos continuar a trabalhar em prol do nosso Clube, com a certeza que a envolvência de toda a Cidade e de toda a Região em torno do nosso projecto é fundamental para o Sporting Clube de Braga continuar a crescer desportivamente de forma consolidada e permitir alcançar outros patamares de excelência.

Braga, 19 de Janeiro de 2009

O PRESIDENTE DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

António Salvador da Costa Rodrigues


TREINO HOJE  ÀS 10H30 À PORTA ABERTA

O plantel do SC Braga regressa às 10h30 desta segunda-feira, dia 19 de Janeiro, aos treinos nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.


SC BRAGA CRIA SECÇÃO DE DESPORTO ADAPTADO - BOCCIA

É com enorme prazer que o SC Braga anuncia a criação de mais uma Modalidade no Clube, com a abertura da nova secção de Desporto Adaptado – Boccia, numa evidente demonstração de ecletismo de um Clube a comemorar o seu 88ºaniversário.

A secção arranca com a abertura da modalidade de Boccia, contando desde já com 3 atletas (da classe BC3) de nível internacional. Depois da estruturação necessária neste primeiro ano, prevê-se a abertura a novas atletas e a novas modalidades, se as condições o permitirem.

Resumo dos títulos mais recentes e relevantes dos nossos atletas:

Mário Peixoto

- Campeão Europeu de Pares (Portugal'2005)

- 1º Taça do Mundo de Pares (Canadá'2007)

- 3º Jogos Paralímpicos de Pequim (medalha de Bronze)- Pares (Pequim'2008)

- 3º Campeonato do Mundo - Individual (Brasil'2006)

- 4º Jogos Paralímpicos de Pequim - Individual (Pequim'2008)

- 4º Ranking Mundial Individual (2008)

- 2º Ranking Mundial Pares (2008)

- 4º Ranking Europeu Individual (2008)

- 1º Ranking Europeu Pares (2008)

Eunice Raimundo


- 3º Jogos Paralímpicos de Pequim (medalha de Bronze)- Pares (Pequim'2008)

- 1º Taça do Mundo de Pares (Canadá'2007)

- 11º Taça do Mundo - Individual (Canadá'2007)

- 14º Jogos Paralímpicos de Pequim - Individual (Pequim'2008)

- 16º Ranking Mundial Individual (2008)

- 2º Ranking Mundial Pares (2008)

José Carlos Macedo

- Medalha de Ouro Individual - Jogos Paralímpicos de Atlanta'1996

- Medalha de ouro Pares - Jogos Paralímpicos de Atlanta'1996

- Medalha de Ouro Pares - Jogos Paralímpicos de Sidney'2000

- 4º Lugar Pares - Jogos Paralímpicos de Atenas'2004

- Campeão Europeu de Pares (Portugal'2005)

- 1º Ranking Europeu Pares (2008)

- 2º Ranking Mundial Pares (2008)


SC.BRAGA.PT

JotaCC

Sp. Braga: Frechaut recuperado

Em dia de aniversário do Sp. Braga, o técnico realizou mais uma sessão de trabalho que ainda contou com o guarda-redes Kieszek, de saída para o V. Setúbal. O médio-defensivo Frechaut já integrou o treino.

Com a cedência do guardião polaco, o júnior Cristiano passa a terceiro guarda-redes do plantel principal.

A boa notícia para o técnico Jorge Jesus, na semana que antecede a partida frente ao FC Porto, é a recuperação total de Frechaut que trabalhou sem limitações e as melhorias de Moisés e Alan que já realizaram trabalho específico e que devem recuperar a tempo da recepção aos dragões, sábado, pelas 20h45.

Jorginho, que recupera de uma lesão muscular no joelho esquerdo, subiu ao relvado mas foi por pouco tempo, efectuando depois tratamento.

Orlando Sá ainda marcou presença na primeira parte do treino, mas saiu mais cedo para integrar os trabalhos da selecção de Sub-21, que hoje inicia estágio em Rio Maior.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga presta homenagem aos sócios fundadores no dia 88.º aniversário

Numa cerimónia carregada de simbolismo, cerca de duas dezenas de associados do Sporting de Braga, prestaram esta manhã uma homenagem aos sócios fundadores do clube, e ainda ao ex.presidente do Conselho Geral, Monsenhor Eduardo Melo, no dia em que o clube assinala o seu 88.º aniversário.

A sessão contou com a presença de alguns ex-presidentes... João Gomes Oliveira, uma figura marcante do passado do Sp. Braga, salientou a dinâmica que o clube atravessa.


ANTENA MINHO

david

Futebol > Nacional > LIGA SAGRES > Braga
António Salvador pede apoio à cidade
CLUBE BRACARENSE CELEBRA 88.º ANIVERSÁRIO                                                  
António Salvador, numa mensagem hoje dirigida aos associados a propósito do 88.º aniversário do Sporting de Braga, disse querer um clube "cada vez maior e mais respeitado" pedindo para isso a "envolvência de toda a cidade e região".

O presidente do clube minhoto agradeceu a todos os que o têm "ajudado a credibilizar e potenciar este emblema marcante do desporto nacional" e garantiu empenhamento "em criar as condições necessárias para o crescimento sustentado do clube".

"Tudo irei fazer para ajudar o nosso clube a ser cada vez maior e mais respeitado, afirmando-se como um símbolo pujante da cidade e de toda a região", prometeu.

Mas para isso, acrescentou, é necessário um maior apoio da cidade e dos bracarenses e mesmo de "toda a região".

"A envolvência de toda a cidade e de toda a região em torno do nosso projecto é fundamental para o Sporting de Braga continuar a crescer desportivamente de forma consolidada e permitir alcançar outros patamares de excelência", frisou.

Em 88 anos de existência, o ponto alto do clube foi a conquista da Taça de Portugal, em 1966, numa vitória no Estádio do Jamor ante o Vitória de Setúbal, com um golo solitário do argentino Perrichon.

O clube arsenalista, que conta com cerca de 17 mil sócios, ocupa a oitava posição na classificação de todos os campeonatos do principal escalão do futebol nacional.

Na mensagem dirigida aos sócios e adeptos do clube bracarense, publicada no sítio oficial do clube, António Salvador lembra que, nos últimos anos, conseguiu "recuperar económica e financeiramente o Sporting de Braga", sendo hoje "um clube cumpridor de todos os seus encargos e uma marca cada vez mais respeitada".

António Salvador lembrou ainda as outras modalidades do clube - voleibol, atletismo, natação, bilhar, basquetebol e futsal, esta em parceria com a Universidade do Minho -, e a recente criação da secção de desporto adaptado (boccia), "na qual nos orgulhamos de ter três atletas com medalhas olímpicas".

As comemorações do aniversário começaram de manhã com o hastear da bandeira do clube no Estádio Municipal de Braga tendo-se seguido uma missa na capela do cemitério da cidade, com uma visita às campas dos fundadores do clube e do monsenhor Eduardo Melo, ex-presidente do Conselho Geral do Braga falecido o ano passado e figura incontornável do clube e da cidade.

Data: Segunda-feira, 19 Janeiro de 2009 - 18:48  jornal Record

Pé Ligeiro

Pawel Kieszek já não se treinou
GUARDA-REDES A CAMINHO DO V. SETÚBAL

 
Pawel Kieszek não treinou esta tarde com o plantel do Sp. Braga, devendo mesmo ser emprestado ao V. Setúbal até ao final da temporada.

O empréstimo ainda não foi confirmado pelos responsáveis bracarenses, mas o facto do atleta ter treinado de manhã e já não ter comparecido na sessão da tarde é um sinal seguro da cedência.

Com a saída iminente de Dani Mallo para o Falkirk, da Escócia, Jorge Jesus passa a contar para a baliza com Eduardo e Mário Felgueiras e deverá chamar para terceiro guarda-redes Cristiano, titular da equipa júnior.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

António Salvador: «Italianos dizem que a Máfia está em Portugal»
LÍDER BRACARENSE QUER ÁRBITROS ESTRANGEIROS NOS JOGOS DOS GRANDES

 
António Salvador foi recebido esta segunda-feira pelo presidente da Liga, Hermínio Loureiro, e apresentou-lhe uma proposta para "credibilizar a arbitragem" que aponta para a chamada de árbitros estrangeiros para os jogos com os tradicionais três grandes, pois é nesses jogos que, no seu entendimento, acontecem os grandes casos.

"Estive a semana passada em Itália e o que lá me disseram foi que pensavam que a Máfia estava lá, mas que afinal está em Portugal depois do que viram no Benfica-Sp. Braga", referiu o presidente bracarense que tenha pedido também para Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, estar presente na reunião.

Mas, Vítor Pereira apenas apareceu para dizer que não iria falar com o dirigente bracarense depois do que foi dito por este a seguir ao jogo que motivou toda esta polémica. "É pena não estar disponível para ouvir as nossas propostas pois queríamos dizer-lhe que, afina,l é possível também na arbitragem ir ao mercado", sublinhou Salvado, que se fez acompanhar nesta reunião por Carlos Freitas, "manager" do clube minhoto.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Sp. Braga: Salvador propõe medidas para melhorar arbitragem

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, vai sugerir a Hermínio Loureiro, presidente da Liga Profissional de Clubes (LPFP), uma série de medidas para melhorar a arbitragem em Portugal.

A reunião, que se realiza esta segunda-feira, tem início às 18:30 na sede da LPFP, no Porto. O encontro foi solicitado pelos responsáveis bracarenses após o polémico jogo com o Benfica, da 14ª jornada da liga. A direcção do Sporting de Braga pediu ainda uma audiência ao presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, escreve a Lusa.

Sp. Braga de parabéns: Salvador pede apoio à cidade

O Sp. Braga está de parabéns e António Salvador já sabe qual é a prenda que deseja da cidade bracarense. O presidente ambiciona um clube «cada vez maior e mais respeitado», pedindo para isso a «envolvência de toda a cidade e região».

«Tudo irei fazer para ajudar o nosso clube a ser cada vez maior e mais respeitado, afirmando-se como um símbolo pujante da cidade e de toda a região», prometeu Salvador.


Maisfutebol