News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/01

Started by david, 03 de January de 2009, 03:07

Previous topic - Next topic

david

 


Futebol > Nacional > LIGA SAGRES > Braga



Mudanças com fé
JORGE JESUS VOLTA A MEXER NO ONZE



 
     
   

Moisés, Vandinho e Luís Aguiar devem ser as caras novas no primeiro onze do Sp. Braga de 2009. Jorge Jesus conhece bem o Belenenses e vai mexer na equipa que derrotou, de forma sofrida, o Rio Ave. Os dois primeiros estão de regresso após castigo, o uruguaio tinha ficado no banco, por opção, mas a sua entrada foi determinante para a conquista dos três pontos.

Em 2009 mantém-se, assim, a tradição dos dois últimos meses de 2008: Jesus mexe na equipa de jogo para jogo!
Já lá vão oito partidas consecutivas a alterar o figurino inicial, em parte devido às muitas lesões que têm assolado o plantel (principalmente no eixo da defesa), mas também devido a castigos e à gestão dos jogadores.

Com a fase de grupos da Taça UEFA e mais uma eliminatória da Taça de Portugal, Jorge Jesus começou a rodar o plantel a meio do mês de novembro. Frente ao V. Setúbal, e após duas derrotas consecutivas, foram duas as alterações efetuadas (João Pereira voltou ao lugar que Frechaut tinha ocupado por uma estratégia de centímetros na defesa e Mossoró rendeu Luís Aguiar, com muitos minutos nas pernas).

Na ronda seguinte, diante do Marítimo, novamente duas trocas: Meyong descansou e entrou Paulo César; Luís Aguiar voltou a assumir-se como o "10" do losango.

Estávamos perto do início de dezembro e chegava mais uma jornada europeia. Jesus voltava a fazer a habitual troca no lado direito da defesa e apostou em Matheus para o meio-campo. Seria a primeira vez que a rotação não tinha sucesso...

Mas após o desaire, a fé manteve-se nas alternativas e nos quatro jogos seguintes contabilizaram-se 15 mudanças nos onzes iniciais dos arsenalistas (quatro diante de Nacional, Heerenveen e Rio Ave e "apenas" três frente ao Trofense). Resultado? Três vitórias e um empate!

Mais informação na edição impressa de Record



Bruno3429

Rodriguez está em dúvida para o jogo Sporting de Braga - Belenenses

O central peruano padece de uma luxação no ombro, que o impede de treinar a cem por cento. Rodrigues apresentou queixas no treino de ontem e está em vias de se ausentar dos relvados durante algum tempo. Rodriguez sofreu num curto espaço de tempo três luxações no ombro esquerdo, situação que, em princípio, implicaria uma intervenção cirúrgica de correcção.

Por outro lado, Jorge Jesus poderá contar com Moisés, aparentemente recuperado de uma lesão no aduto da coxa direita, depois de segunda-feira ter ressentido de uma lesão.

O jogo entre Sporting de Braga e Belenenses realiza-se na segunda-feira, às 19.45 horas. 

Antena Minho

Bruno3429

Janeiro para furar recordes
ANDRÉ MORAIS

Em nenhum dos campeonatos europeus de grande/médio destaque existe uma equipa com um registo defensivo tão bom nesta altura como o do Braga. A verdade é que os campeonatos estão em fases diferentes e o português é mesmo o mais atrasado. Contudo, apenas os gregos do Olympiacos (seis golos sofridos em 15 jogos) também se pode gabar de consistência semelhante, uma vez que os que se seguem (Partizan, com oito; Chelsea e Polónia de Varsóvia, com nove) já acumulam médias francamente piores que a arsenalista na relação golos sofridos/jogos disputados.

Durante este mês de Janeiro, o Braga tem um calendário reduzido, mas importantíssimo. Dois jogos em casa (Belenenses e FC Porto) e um fora (Benfica) podem permitir à equipa de Jorge Jesus aproximar-se do topo da classificação e... furar recordes. Desde logo internamente, com a possibilidade de o Braga ultrapassar a 15.ª jornada com o melhor registo defensivo de que há memória na capital minhota e superar os sete golos encaixados em 2005/06, última época de Jesualdo Ferreira. Depois, num plano mais alargado, ao consumar os melhores números da Liga Sagres. Por fim, internacionalmente. É que se não sofrer mais do que um golo, o Braga pode mesmo dizer-se a melhor equipa da Europa a defender. Juntamente com os gregos, é certo, mas não deixa de ser uma proeza assinalável.

Eduardo terá de esperar

Para Eduardo, a possibilidade de quebrar um recorde é mais longínqua do que para o colectivo. O guardião já ultrapassou a sua melhor marca como profissional e leva 492 minutos imbatível para a Liga Sagres. Vítor Baía chegou aos 1192 minutos sem sofrer golos em 1990/91, logo Eduardo não poderá, para já, aspirar a um feito tão inolvidável. Seriam necessários mais oito jogos para que tal acontecesse, o que significa que o Braga teria de manter cinco golos encaixados até Março. Não parece muito provável.

A mística aplaude discurso do manager

A ambição de Carlos Freitas no aviso aos bracarenses de que estes têm de começar a pedir títulos agradou bastante a Zé Nuno Azevedo e Artur Jorge. Dois dos mais recentes ex-capitães de equipa comentaram a entrevista do manager arsenalista a O JOGO e focaram essencialmente o discurso positivo e realista evidenciado.

Carlos Freitas não fez promessas vãs e garantiu que o Braga vai continuar a ser um clube vendedor. O "reforço" de peso contratado por António Salvador no início da época garantiu ainda que Eduardo não sairá em Dezembro e que não é intenção do clube vender Roland Linz.

No que respeita à actual época, a desilusão pela eliminação da Carlsberg Cup e da Taça de Portugal não foi escondida, mas a esperança de que o campeonato traga razões para comemorar supera a dor das perdas.

A ausência de um apoio forte da cidade voltou a ser lamentada. Zé Nuno Azevedo não concorda, Artur Jorge saúda o trabalho feito.


Meyong ajudou Edimar
ANDRÉ MORAIS

O jogo de segunda-feira não será apenas especial para Jorge Jesus. Será também a primeira vez que Meyong irá defrontar o clube no qual se sagrou goleador máximo da Liga Sagres em 2005/06, com 17 golos. Mas o camaronês não viveu só bons momentos com o emblema da Cruz de Cristo. Foi pela sua utilização irregular na recepção à Naval que o Belenenses de Jorge Jesus perdeu seis pontos e falhou o objectivo europeu.

O beneficiado foi o Braga. Nem mais. Os arsenalistas perderiam a vaga na Intertoto em caso contrário. Meyong, que hoje brilha no Minho com golos, já havia afinal ajudado os minhotos mesmo estando noutro clube.

Curiosamente, desse caso resulta outro auxílio importante. Desde essa data que os clubes portugueses têm tido mais cuidado com a integração de jogadores estrangeiros e isso ajudou o Braga a não utilizar Edimar, lateral contratado ao Cruzeiro mas que afinal só agora pode ser inscrito.

Os bracarenses podem, portanto, agradecer bastante mais a Meyong do que apenas pelos golos que este marca. Esta época já leva nove, entre Liga Sagres e Taça UEFA.


35
Dias há que Meyong não marca. Não parece muito mas para o camaronês goleador trata-se da pior fase da época


INQUÉRITO ONLINE
Jorge Jesus deve forçar a utilização de Moisés no jogo do Braga com o Belenenses?


Desde que chegou ao clube, Moisés tem sido um exemplo, entre outros, no capítulo do espírito de sacrifício. No entanto, para os adeptos, o treinador deve ser cuidadoso e poupar o central brasileiro, na próxima ronda.


SIM 39%

NÃO 61%

N.º de participantes: 620


O Jogo

Bruno3429

A crise que se despache, pede o Braga
ALCIDES FREIRE

Pouco do presente, quase nada sobre o passado, mas muito sobre o futuro, eis a entrevista de Carlos Freitas a O JOGO. Para quem é manager do Braga, pouco mais restará do que projectar um clube que ameaça há cinco anos ser mais do que um crónico candidato à qualificação para a Taça UEFA. O sexto lugar de Jorge Jesus parece pouco, mas a ameaça torna-se real quando se nota que, a 18 jornadas do fim do campeonato, o Braga está a seis pontos do primeiro lugar. O resto é com a tendência das equipas de Jorge Jesus. Sobre o futuro que se perfila no horizonte, há as mensagens de um Braga tranquilo perante os sinais de crise, até porque tem duas formas de escapar dela: apostando na formação - caso de Orlando Sá, bem como a prospecção que descobriu Palmeira no Diogo Cão, por exemplo - ou esperando pacientemente que os clubes capazes de furar tectos salariais, mesmo em tempo de crise, necessitem de um dos excelentes jogadores do Braga, todos eles presos ao clube minhoto por contrato. Venha o futuro, então. E a crise, também.


O Jogo

JotaCC

Alteração à 14.ª jornada

O jogo V. Guimarães-E. Amadora abre a 14.ª jornada da Liga, que se disputa durante o fim-de-semana. O Sporting entra em campo sábado, enquanto Benfica e FC Porto jogam domingo.

   

Alteração à jornada

Sábado, 10
V. Guimarães- E. Amadora, 18h30, Sport TV 1
Sporting-Marítimo, 20h45, RTP 1

Domingo, 11
Rio Ave-Belenenses, 16 horas
P. Ferreira-Nacional, 16 horas
Naval-Académica, 16 horas
Leixões-V. Setúbal, 16 horas
Benfica-Sp. Braga, 18h30, Sport TV 1

FC Porto-Trofense, 20h45, Sportv TV1

A BOLA

JotaCC

Goleada do FC Porto ao HC Braga

O FC Porto goleou o HC Braga (11-3) em jogo correspondente à 16ª. jornada do Campeonato Nacional da 1ª. Divisão de hóquei em patins. Face a mais este triunfo, o avanço dos portistas, lideres indiscutíveis da competição, aumentou ainda mais, embora o Benfica, segundo classificado, ainda jogue esta noite nos Açores. RESULTADOS: Porto Santo-Oliveirense, 0-0; Oeiras-Juventude de Viana, 3-3; FC Porto-HC Braga, 11-3; Gulpilhares-Nortecoope, 2-2; Óquei de Barcelos-Valongo, 6-3; Carvalhos-Cambra, 1-1; Candelária - Benfica (22,00 horas). CLASSIFICAÇÃO: 1. FC Porto, 42 pontos; 2. Benfica, 32; 3. Juventude de Viana, 31; 4. Oliveirense, 30; 5. HC Braga, 26; 6. Óquei de Barcelos, 26; 7. Porto Santo, 22; 8. Gulpilhares, 19; 9. Nortecoope, 18; 10. Oeiras, 18; 11. Candelária, 12; 12. Valongo, 12; 13. Cambra, 12; 14. Carvalhos, 2.

O JOGO

JotaCC

Hóquei Clube de Braga foi goleado esta noite pelo FC Porto por 11-3     
O HC Braga foi goleado esta noite pelo FC Porto por 11-3, em jogo a contar para a 16.ª jornada do Nacional da I Divisão em Hóquei em Patins.

Resultados:

Porto Santo - Oliveirense, 0-0

Oeiras - Juv. Viana, 3-3

FC Porto - HC Braga, 11-3

Gulpilhares - Nortecoope, 2-2

Óquei Barcelos - Valongo, 6-3

Carvalhos - Cambra, 1-1

ANTENA MINHO