News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/12

Started by JotaCC, 30 de December de 2008, 08:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

Yazalde já deixa marca

Yazalde já brilha no plantel arsenalista. O ponta-de-lança recrutado no Varzim integrou ontem os trabalhos de grupo e quando chegou a hora de marcar o seu penálti de desempate, no treino da manhã, não se fez rogado e bateu Kieszek com toda a desfaçatez. Durante a hora e meia de treino matinal bem como na sessão da tarde, Yazalde revelou alguma timidez - aqui e ali pincelada com momentos de alguma ansiedade -, natural, aliás, uma vez que, dos 28 atletas que estiveram nos treinos (Paulo Jorge e Bruno Tiago ficaram no ginásio), o atacante apenas conhece Stélvio e Orlando Sá, seus companheiros na Selecção Nacional de Sub-21. "Fui bem recebido, quer pelos meus colegas quer pelos treinadores", esclareceu, mais tarde, na conferência de Imprensa, reafirmando o "orgulho por representar um grande de Portugal. Nunca pensei chegar tão cedo a um grande, mas as pessoas gostaram das minhas qualidades e aqui estou", acrescentou, esclarecendo, em relação a outros interessados. "Desde a primeira vez que me falaram no Braga só quis saber do Braga, não pensei em mais nada", assinalou. A chegada de Yazalde aumentou para seis o número de avançados bracarenses, embora Orlando Sá esteja praticamente de malas aviadas e Linz a preparar-se para as fazer. Mas a concorrência existe e é real. Mas, nada que tire o sono a Yazalde, que reconhece ser "complicado" chegar a titular, mas confirmando estar no clube da Cidade dos Arcebispos "para trabalhar e aprender. Quem tem que decidir é o mister", sublinhou. Definindo-se como um atacante "forte e veloz, que gosta de marcar golos", Yazalde não teve dúvidas em colocar o seu actual clube ao nível de Benfica, FC Porto e Sporting. "O Braga cresceu muito e nos últimos anos tem-se afirmado no futebol português, pelo que é para mim um grande orgulho jogar neste clube", frisou, assumindo a disputa por um lugar na estrutura arsenalista. "Trabalho dia a dia para melhorar as minhas qualidades... Não sei se vou ser entretanto convocado, quem sabe é o mister. Por mim, estou preparado para trabalhar", sustentou o mais recete reforço bracarense, esclarecendo que o primeiro diálogo com Jorge Jesus foi bastante breve. "Ele deu-me as boas-vindas e disse-me que mais tarde falava comigo", confessou. Ao mesmo tempo referiu que "o Braga possui uma excelente equipa" e que "os objectivos são os de chegar o mais longe possível na Liga Sagres e na Taça UEFA". Em relação ao Varzim, seu anterior clube, o Braga, confirmou, possui "outras condições e mais gente a assistir aos treinos". Ontem estiveram cerca de 40 pessoas de manhã.

O mítico 14 de Johan Cruijf


Yazalde optou pelo número 14, o mesmo que usava no Varzim. A escolha não se insere em qualquer superstição, nem embarca uma homenagem a Johan Cruijf, o mítico avançado do Ajax e do Barcelona e capitão da Holanda " laranja mecânica", a denominação da selecção holandesa de 1974. Até porque, em termos de homenagens, o reforço arsenalista é ele mesmo uma homenagem viva ao goleador argentino Hector Yazalde, que brilhou com a camisola do Sporting. E Yazalde é fã de Drogba, o craque do Chelsea que muito admira.


Os receios de Rodriguez

Rodriguez integrou ontem os trabalhos de grupo, ainda que o tenha feito com alguns naturais receios, retraindo-se e procurando proteger o ombro esquerdo, no qual sofreu recentemente três luxações. Os receios do internacional peruano vão ditar a disponibilidade para a recepção ao Belenenses e o sul-americano só aceitará integrar a "Legião do Minho" no duelo com os azuis se se sentir totalmente restabelecido das mazelas que o afectaram recentemente, uma vez que mais uma recidiva obrigará a uma intervenção cirúrgica de correcção, que o atleta por ora conseguiu evitar. As dúvidas apenas serão dissipadas no final da semana. Quem está disponível para defrontar a equipa de Belém é o central Moisés, que ontem surgiu totalmente restabelecido das mialgias que o afectaram nas últimas semanas, para a debelação das quais, aproveitou o castigo com que foi punido por ter completado na Trofa uma série de cinco amarelos e a paragem do campeonato. O regresso da dupla Moisés/Rodriguez, a mais utilizada ao longo da primeira metade época, está condicionado à decisão do peruano e apenas poderá ser equacionado lá mais para diante, perspectivando-se, todavia, que um eventual receio de ser utilizado já na próxima segunda-feira, frente ao Belenenses, garanta a presença de Rodriguez na Luz, na jornada seguinte, no confronto com o Benfica. O contexto implica a permanência de Frechaut na expectativa, sendo de todo provável que, na eventual ausência de Rodriguez, o internacional português supere a concorrência de Leone. Para além do regresso de Moisés, a registar há também o de Vandinho, que também cumpriu um jogo de castigo, e pelas mesmas razões do companheiro. Apesar do ressurgimento de Madrid e da polivalência de Frechaut, Vandinho mantém-se no topo das preferências de Jorge Jesus para as funções de trinco.

Stepanov é inatingível por causa dos salários

As probabilidades de Stepanov integrar o plantel de Jorge Jesus são praticamente nulas, embora o nome do internacional sérvio do FC Porto esteja entre os vários nomes que constam da lista dos responsáveis arsenalistas. E se é verdade que Jesualdo Ferreira não conta com o atleta, certo é também que o FC Porto está mais interessado em vender que emprestar (e tem algumas propostas, que está a estudar), embora a cedência temporária a um clube amigo, como o Braga, pudesse ser privilegiada, mas desde que o salário do atleta seja assumido por inteiro. E Stepanov ganha perto de cinquenta mil euros/mês, o que por si só inviabiliza o empréstimo. Jorge Jesus tornou público o interesse na aquisição de mais um central, mas tudo aponta para que este tenha que ser encontrado noutra latitude.

Queimar calorias

Após uma semana de férias natalícias, cuja quadra alguns atletas aproveitaram para festejar nos respectivos países, junto de familiares e amigos, os profissionais bracarenses regressaram ontem de manhã ao trabalho e Jorge Jesus não fez por menos. Obrigou-os a cumprir duas sessões, ambas destinadas a debelar eventuais exageros cometidos, ainda que a "queima de calorias" tenha sido efectuada com bola, a cujas exigências os jogadores corresponderam sem rasto de qualquer queixume.


Palmeira começa hoje a treinar no ribeirão

O central Palmeira, de 19 anos, concluiu ontem a fase de aprendizagem junto do plantel de Jorge Jesus, iniciando hoje uma nova fase da sua carreira, em Ribeirão, da II Divisão, onde vai completar o resto da época, cedido por empréstimo. Palmeira foi contratado aos juniores do Diogo Cão, clube de Vila Real, onde conquistou o estatuto de internacional sub-19. A cedência de Palmeira insere-se no protocolo estabelecido entre os dois clubes no início da época e o central vai juntar-se aos ex-juniores arsenalistas Diego, Abdou, Forbes Mendes, Pizzi e Sibidé.

Um plantel de trinta implica mais saídas

A saída de Palmeira reduz de 30 para 29 o número de atletas às ordens de Jorge Jesus, embora Paulo Jorge e Bruno Tiago se encontrem, por ora. sob os cuidados do departamento médico e o guarda-redes Dani Mallo esteja à espera de encontrar clube para resolver a sua situação. À parte as condicionantes, a verdade é que com a projectada aquisição de mais um central volta a colocar-se o número em 30. Um número que será forçosamente reduzido, enquadrando-se aqui a saída de Orlando Sá e a provável de Linz. Pelo menos. Ontem estiveram 28 os atletas no relvado.

Treino às 10h30 à porta aberta

O plantel arsenalista regressa hoje de manhã ao trabalho, às 10h30, no Estádio AXA. A sessão poderá ser vista pelos adeptos.


Inquérito@nline

Yazalde vai ter oportunidades de jogar regularmente na primeira equipa do Braga?

A maioria dos cibernautas recusa conceder a Yazalde a possibilidade de jogar regularmente, provavelmente em virtude do que se tem passado com o seu companheiro nos Sub-21, Orlando Sá, que não tem sido utilizado.

Não | 53%

Sim | 47%

Nº de participantes: 392


O JOGO

JotaCC

Amadora, Madrid e S. Paulo dominam S. Silvestres
As corridas de S. Silvestre vão voltar a animar o panorama de fim de ano no atletismo. A prova da Amadora, a nível interno, a de Madrid e a corrida mãe de São Paulo, no Brasil, serão as competições em maior destaque.
A abrir o apetite, realiza-se já hoje, a partir das 21h, a menos badalada prova dos Olivais, em Lisboa, que não tem um plantel de grande relevo à partida.
Na Amadora, no último dia do ano, às 18h, Rui Pedro Silva (Maratona), Paulo Gomes e Manuel Damião (Conforlimpa), são os portugueses que parecem mais capazes para tentar contrariar a esperada superioridade estrangeira nos 10km da corrida, em especial do ugandês Boniface Kiprop, do etíope Imane Merga, do tanzaniano Wilson Busienei e do russo Sergey Ivanov.
No lado feminino Sara Moreira, Anália Rosa e Mónica Rosa (todas do Maratona), Dulce Félix (SC Braga) e Marisa Barros (Sportzone) terão como principais opositoras a queniana Elizabeth Rumokol, a russa Galina Ivanova e a letã Inna Poluskina.
Em Madrid, a S. Silvestre Vallecana, também com 10km, terá um embate interessante no lado masculino: em prova estarão o queniano Kiprono Menjo, vencedor do ano passado; o também queniano e antigo recordista mundial da maratona Paul Tergat; o marroquino Abderrahim Goumri, e os espanhóis Chema Martínez e Jesus España.
No sector feminino a luta principal deverá opor três atletas que são agora especialistas de obstáculos: a queniana Eunice Jepkorir, vinda da Volta à Cidade do Funchal; a russa Ekaterina Volkova e a espanhola Marta Domínguez, a campeã europeia de crosse em 2007.
Em São Paulo, na 84ª edição da S. Silvestre, os brasileiros de topo vão tentar contrariar uma tendência, que se tem acentuado nos últimos anos, de grande domínio africano, numa prova que também já contou com prestigiosos triunfos de atletas portugueses no passado. A prova, de 15km, arrancará às 16h45 locais.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga "apresentou" Yazalde

O avançado Yazalde, ex-Varzim, realizou, ontem, o primeiro treino com a camisola do Sporting de Braga e, no final, deu conta da sua alegria em representar os arsenalistas.

DM

JotaCC

Moisés poupado no Sp. Braga



Depois de ter marcado presença na sessão de ontem, o brasileiro Moisés voltou a ser poupado no treino desta manhã do plantel do Sp. Braga.
 
O defesa-central, que tem apresentado queixas na coxa direita, limitou-se a efectuar trabalho de ginásio, isto depois de ter estado integrado ontem no restante plantel sem aparentes problemas.

Medida de poupança, ao que tudo indica, a fim de Jorge Jesus poder contar com a aptidão do jogador para o compromisso frente ao Belenenses, agendado para segunda-feira.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga cede Palmeira ao Ribeirão     

O central Mário Palmeira começa hoje a treinar no Ribeirão. O futebolista foi cedido pelo Sporting de Braga ao abrigo do protocolo estabelecido entre os dois clubes no início da época.

Palmeira junta-se a outros jogadores que rumaram de Braga para Ribeirão como são os casos de Diego, Abdou, Forbes Mendes, Pizzi e Sibidé.

ANTENA MINHO

JotaCC

Pedro Henriques fica de fora

O árbitro lisboeta Pedro Henriques, que dirigiu o polémico Benfica-Nacional, ficou fora das nomeações da Comissão de Arbitragem para a 13.ª jornada da Liga.

No que respeita aos jogos dos três «grandes», o V. Setúbal-Sporting vai ser dirigido por Olegário Benquerença (Leiria), no Nacional-FC Porto estará Pedro Proença (Lisboa), enquanto o Trofense-Benfica terá como juiz Jorge Sousa (Porto).

Nomeações:

Sexta-feira
Académica-Leixões, Duarte Gomes (Lisboa)

Sábado
Rio Ave-V. Guimarães, Elmano Santos (Madeira)
V. Setúbal-Sporting, Olegário Benquerança (Leiria)

Domingo
E. Amadora-Naval, Augusto Costa
Marítimo-P. Ferreira, Bruno Paixão (Setúbal)
Nacional-FC Porto, Pedro Proença (Lisboa)
Trofense-Benfica, Jorge Sousa (Porto)

Segunda-feira
Sp. Braga-Belenenses, Lucílio Baptista (Setúbal)

A BOLA

Bruno3429

Jorge Sousa no Trofense-Benfica

O portuense Jorge Sousa foi nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir, no domingo, o Trofense-Benfica, enquanto o lisboeta Pedro Proença estará no Nacional-FC Porto, também no domingo, e o leiriense Olegário Benquerença no Setúbal-Sporting, no sábado, em jogos da décima terceira jornada da Liga Sagres. Lista de jogos e árbitros para a 13ª jornada: Sexta-feira: Académica-Leixões, Duarte Gomes (Lisboa), às 20h30 (Sport TV1). Sábado: Rio Ave-Guimarães, Elmano Santos (Madeira), às 18h15 (Sport TV1); Setúbal-Sporting, Olegário Benquerença (Leiria), às 20h45 (RTP1). Domingo: Marítimo-Paços de Ferreira, Bruno Paixão (Setúbal), às 16 horas; Estrela da Amadora-Naval, Augusto Costa (Aveiro), às 16 horas; Nacional-FC Porto, Pedro Proença (Lisboa), às 18h30 (Sport TV1); Trofense-Benfica, Jorge Sousa (Porto), às 20h30. Segunda-feira: Braga-Belenenses, Lucílio Baptista (Setúbal), às 19h45 (Sport TV1).

O Jogo

Bruno3429

Wender: «Sp. Braga tem o melhor plantel da Liga»
EXTREMO REGRESSA PELA PRIMEIRA VEZ COMO ADVERSÁRIO


O extremo Wender regressa segunda-feira a Braga, onde actuou durante seis épocas. Para o brasileiro, que defronta pela primeira vez os minhotos, estes "têm o melhor plantel da Liga e o mais equilibrado": "São os favoritos para o jogo."

No entanto, o esquerdino assegura: "O Belenenses vai tentar jogar de igual para igual de modo a conseguir um bom resultado. Este jogo é encarado de forma decisiva para nós, pois estamos numa situação desconfortável e sabemos a responsabilidade que carregamos."

Sobre o facto de voltar à cidade minhota, Wender não tem dúvidas de que será bem recebido. "Voltar àquela casa é sempre bom. Se existe alguma mágoa na forma como saí? Está tudo normal. Sempre fui bem tratado lá. Aliás, no Natal estive em Braga... Espero ser bem recebido no estádio onde dei muitas alegrias aos adeptos bracarenses!"

Quanto ao reencontro com o técnico Jorge Jesus (foi um desentendimento com ele que originou a saída do brasileiro do plantel), Wender adianta: "É um bom treinador com bons métodos."

Entretanto, a equipa realizou esta manhã um treino em Palmela, no qual o guarda redes Júlio César já participou. O trinco Gómez é agora o único ausente, devendo integrar o grupo na sessão matinal de amanhã.

Record