News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 20/12

Started by JotaCC, 20 de December de 2008, 08:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jorge Jesus preferia segundo jogo em casa

Dos sete adversários possíveis, saiu um dos cinco preferidos. Ou melhor, um dos cinco a não evitar. Jorge Jesus concordou com a primeira reacção ao sorteio do director-executivo Rui Casaca e congratulou-se por não ter de defrontar nem CSKA de Moscovo nem Metalist Kharkiv. "Não os queríamos, mas não por recearmos o confronto em campo. Mas é verdade que não queríamos ir à Rússia ou à Ucrânia, quando tínhamos viagens de duas horas, como é o caso do Standard", confessou.

Os belgas não impressionam particularmente. Aliás, como nenhuma outra equipa. Mas o que Jesus queria mesmo era decidir a eliminatória no Estádio AXA. "Quando terminámos em terceiro, já sabíamos que jogaríamos em casa na primeira mão. Pessoalmente, gosto de disputar o primeiro jogo fora, mas isso é teórico", assinalou. "Não me incomodei com o nome das equipas na fase de grupos, e não era agora que me ia incomodar. O presidente até me perguntou se tinha preferência. Disse-lhe que não", prosseguiu.

Sobre o adversário, ainda não há um conhecimento profundo. Mas factos são factos. "Fez uma fase de grupos muito forte. Quem elimina o Sevilha e ganha por 3-0 à Sampdória tem de ter qualidade", elogia, apontando para Laszlo Boloni e Rolão Preto como factor de teórica vantagem para o adversário. "Conhecem bem o futebol português e o Braga. Pode ser uma desvantagem para nós, mas não tenho dúvidas de que será uma eliminatória equilibrada", considerou.

Rolão Preto assistiu às vitórias dos minhotos contra Portsmouth e Heerenveen.


Braga defronta campeão belga e depois pode rever Wolfsburgo


Podia ser pior. O Braga visita o Standard de Liège, campeão belga, uma equipa que transita da "Champions" e que está muito bem na Jupiler League. Mas, no papel, ao alcance dos minhotos, que precisam de dar tudo na primeira mão, para a visita a Liège não virar pesadelo. Boloni e Rolão Preto conhecem o futebol português, mas o Braga, já o provou, está a fazer uma excelente campanha europeia. Se seguir em frente, o clube português encontrará o vencedor do Paris SG-Wolfsburgo. Há umas contas a ajustar com a equipa de Ricardo Costa. O duelo entre o Bremen (de Hugo Almeida) e o Milan é o prato-forte da eliminatória. Meira visita Bordéus, Miguel, Hugo Viana e Manuel Fernandes jogam em Kiev, Paulo Machado desloca-se a Atenas e Zé Castro a Aalborg; Danny joga em Estugarda.


Evaldo joga sem descansar

Avaldo é o único totalista da equipa de Jorge Jesus, tendo cumprido os 2250 minutos dos 25 jogos que o Braga realizou esta época, distribuídos por Intertoto (2), Taça UEFA 8, Taça de Portugal Millennium (2), Carlsberg Cup (2) e Liga Sagres (11). Pouco atreito a lesões, o lateral-esquerdo foi crescendo com o decorrer da temporada e fazendo esquecer paulatinamente a aparente ausência de competição, em virtude da indisponibilidade de Edimar, que não pôde ser inscrito. Hoje, diante do Rio Ave, que, nas nove deslocações a Braga, apenas conseguiu vencer na época 1999/2000 (0-1) e empatar na temporada 2003/04 (1-1), Evaldo vai efectuar o 26.º duelo com a camisola bracarense em cinco meses. Para este jogo, o treinador arsenalista viu-se obrigado a proceder a algumas alterações por culpa dos castigos de Moisés e Vandinho e da lesão de Rodriguez, a que se juntou esta semana o impedimento físico de Stélvio. Neste contexto, Jorge Jesus vê-se obrigado a recorrer a atletas com menor ritmo competitivo no eixo da defesa (Leone) e no meio-campo (Madrid), subsistindo por isso a dúvida sobre qual o modelo de jogo que o treinador vai colocar em prática, o 4x4x2 em losango ou o clássico, sendo provável que opte pelo segundo, com Luis Aguiar a surgir mais próximo de Madrid. A evidente qualidade dos bracarenses permite a Jorge Jesus proceder a ligeiros reajustamentos na estrutura sem que esta se ressinta, apesar de o argentino estar sem competir desde a deslocação ao Rio Ave, para a Carlsberg Cup, a 29 de Outubro. Em casa, o Braga perdeu com o Sporting e empatou com a Naval, somando vitórias com o Estrela (5-0), Setúbal e Nacional (1-0), enquanto o Rio Ave obteve dois empates nas deslocações à Madeira: Nacional (0-0) e Marítimo (1-1). Para hoje, João Eusébio não conta com Miguel Lopes e André Vilas Boas.

Braga - Rio Ave

Estádio AXA

18h15 horas

Sporttv1

Árbitro Jorge Sousa (AF do Porto) >> Assistentes José Ramalho e José Luís Melo

Braga

Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

44 Leone DC

6 Evaldo LE

23 Madrid MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO

22 Luis Aguiar MO

19 Meyong AV

18 Renteria Av

31 Kieszek GR

27 Filipe Oliveira LD

7 Mossoró MO

10 Jorginho MO

99 Matheus MO

11 Orlando Sá AV

9 Linz AV

Rio Ave

Treinador

João Eusébio

51 Paiva GR

2 Gaspar DC

20 Bruno Mendes DC

78 Jorge Humberto DC

30 Wires LD

3 Rogério Matias LE

10 Vítor Gomes MD

5 Niquinha MC

6 Delson MD

8 Livramento ME

35 Chidi AV

1 César GR

4 Evandro MO

12 Mateus AV

18 Semedo AV

22 Bruno Novo

31 Ronaldo AV

83 Tarantini MO


A ANÁLISE DE COROADO

Jorge Sousa

AF PORTO

33 anos

internacional Sim

n.º de jogos 79

Jogos anteriores 3,33

personalidade 4

controlo disciplinar 4

interpretação das leis e regulamentos 4

condição física 4

média 3,87

Indiscutivelmente é, hoje por hoje, o elemento em melhor forma, que melhor se apresenta, aquele que, no estilo e na atitude, se destaca - sobremaneira - dos demais.


Primeiro terço já lá vai segue-se o super-Braga

Onze jornadas volvidas e um super-Braga em perspectiva. A futurologia não é uma ciência exacta, mas o trabalho de Jorge Jesus costuma pautar-se por enorme regularidade: razoável no primeiro terço da época, fantástico a seguir. Se o Braga confirmar essa tendência, então o sétimo lugar deverá ser posto passageiro.

O exemplo mais claro deste passado diz respeito ao trabalho efectuado no Belenenses. À 11.ª jornada de 2006/07, o técnico tinha 11 pontos (menos sete do que agora) e estava em 12º lugar. Terminou em quinto, com 49. Em 2007/08, registos parecidos, mas condicionados pelo "caso Meyong." Os azuis fizeram 14 pontos em 11 jornadas e chegaram aos 46 no final da época, embora tenham depois perdido seis na secretaria. Se isso não tivesse acontecido, trepariam do oitavo para novo quinto lugar. Antes, em Leiria, já havia provado que prepara as épocas como uma maratona. Quando substituiu José Gomes começou com 10 pontos em sete jogos e terminou com mais 35 nos restantes 22.

Hoje, Meyong joga em Braga e Jorge Jesus não vê limites. O quinto lugar com que tem convivido de perto é, por ora, o único objectivo apontado. E até pode atingi-lo já, se vencer o Rio Ave e as equipas da Madeira perderem.

A somar a esta tendência, há outro facto que entusiasma os adeptos e ontem mesmo foi realçado pelo treinador: as semanas de três jogos terminaram, pelo menos até Fevereiro. "Vamos ter tempo para preparar os jogos do campeonato, pois estamos habituados a ter dois dias de treino basicamente para recuperar a equipa. Tivemos sempre grandes dificuldades no terceiro jogo da semana. A equipa estará agora mais leve e espero que possa apresentar outra velocidade de jogo", disse.

A análise não poderia estar mais correcta. Nos cinco ciclos mais intensos registados até agora, só no último o Braga venceu o terceiro jogo. Foi contra o Nacional.



"Rio Ave já nos eliminou..."


A confiança num Braga que há oito jogos que não perde para a Liga Sagres é enorme. Jorge Jesus vinca a subida do 12.º para o sétimo lugar e assinala o bom momento da equipa. "A aposta é sempre vencer", fez questão de repetir, lembrando depois que o Rio Ave não é um adversário qualquer. "Já nos eliminou da Carlsberg Cup. Tem bons jogadores, está bem estruturado e tem processos que vêm de alguns anos. Disputa sempre os jogos no limite dos resultados e vamos ter muitas dificuldades", alertou.

"Nesta Liga Sagres, as equipas são muito competitivas, conhecem-se bem umas às outras. Os jogos tornam-se sempre complicados", concluiu.

Depois, um comentário ao reforço Yazalde. "Na estrutura do plantel deixamos três vagas para jogadores entre os 18 e os 21 anos. Um é o Palmeira, outro o Orlando Sá e faltava um terceiro. É o Yazalde e trata-se de uma mais-valia. Tem potencialidades para desenvolver, que dão confiança para o futuro", disse.


Rogério Matias tem orgulho no Braga


Pelo quarto jogo consecutivo, Rogério Matias será titular pelo Rio Ave, após um início de época a ver o jovem Sílvio jogar. Aos 34 anos, O lateral-esquerdo já viu de tudo no futebol, mas lembra que "está-se sempre a aprender". "Estava tranquilo em casa quando me ligaram, antes do jogo do Leixões, a dizer que o Sílvio se lesionou à última hora e, de repente, estava a marcar um golo", lembrou, consciente de que teve "mérito" no regresso à equipa, pois o "trabalho diário acabou por dar frutos". Agora, em Braga, e após uma vitória sobre a Naval, o Rio Ave vai "entrar em campo para vencer". "O tempo de tentar não perder por muitos já acabou e poderemos ter uma palavra a dizer neste jogo", atirou confiante.

Por coincidência, o adversário de hoje do Rio Ave vai defrontar, nos 16-avos de final da Taça UEFA, o Standard de Liège, clube que Rogério Matias representou, na temporada 2006/2007, antes de ingressar no Rio Ave. "É o Benfica da Bélgica. Tem adeptos fabulosos e o Braga pode esperar um ambiente frenético", avisou, explicando que o Standard tem vindo "a crescer de forma sustentada", apostando num "espectacular" Centro de Treinos e num "bom trabalho com a formação.

Quanto às possibilidades de apuramento dos bracarenses, Rogério aponta para os 50 % de hipóteses, sendo que considera a defesa dos belgas "muito forte fisicamente", além de ter uma equipa-base que "joga de olhos fechados". "O sérvio Milan Jovanovic é a referência na frente e tem muita qualidade, tendo já despertado a cobiça de grandes clubes", afirmou o lateral, que revela continuar a "seguir atentamente" a Liga belga. "Será uma eliminatória equilibrada de duas equipas que conseguiram o apuramento de forma espectacular e em grupos muito complicados. O Braga fez uma campanha fantástica e, como português, fiquei orgulhoso, mas é possível passar mais esta ronda".


Avança Andrés Madrid

A ausência de Stélvio é a nota mais evidente da convocatória divulgada ontem. O médio, a contas com uma cervicalgia, já está recuperado, mas o facto de não ter treinado durante quase toda a semana condicionou a opção de Jorge Jesus. O técnico prefere não arriscar e utilizar Madrid, que apesar de somar apenas 45 minutos na época, está com os índices de motivação em alta. Assim, deixa Stélvio recuperar calmamente, uma vez que se seguem duas semanas de paragem. De estranhar é também a ausência de Paulo César, preterido em função de Orlando Sá.       


O JOGO

Bruno3429

Standard Liège no caminho do Sporting de Braga

Os belgas do Standard Liège, treinados por Laszlo Bölöni, ex-técnico do Sporting, são o obstáculo que o Sporting de Braga vai encontrar nos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Hoje, os bracarenses recebem o Rio Ave, pelas 18h15, no Estádio Municipal de Braga.

Diario Minho

Bruno3429

O Sporting de Braga e o Rio Ave, jogam esta tarde no municipal de Braga, mais uma das partidas da jornada da primeira Liga de futebol. 20-12-2008


O Sporting de Braga e o Rio Ave, jogam esta tarde no municipal de Braga, mais uma das partidas da jornada da primeira Liga de futebol.

A partida entre as duas equipas nortenhas que já se defrontaram esta época para a Taça da Liga, um jogo de má memória para o Braga, começa às seis e um quarto desta tarde.

Destaque na convocatória de Jorge Jesus, treinador do Sporting de Braga, para os regressos de Filipe Oliveira e Mateus.

Na semana em que conheceu o próximo advesrsário europeu da Taça UEFA, o Standard de Liége, o Sporting de Braga joga esta tarde na Pedreira, contra o Rio Ave, a partir das seis e um quarto. 


Antena Minho

JotaCC

Jesus prevê "eliminatória dividi da" com o Liège

A  cidades de Braga e de Liège estão separadas por cerca de dois mil quilómetros. Essa é uma das perspectivas positivas dos próximos duelos da equipa de Jorge Jesus na Taça UEFA agendados para Fevereiro do próximo ano. "É preferível fazer uma viagem curta, de duas horas, duas horas e meia, porque pelo meio a equipa tem jogos importantes", comentou o treinador português a propósito do sorteio para os 16 avos-de-final.
"Sabia que iria jogar com qualquer um dos primeiros classificados da fase de grupos. Não tinha preferência", disse, referindo-se a uma "eliminatória dividida" com o campeão belga, actualmente orientado por um treinador conhecedor do futebol português. "O Braga pode ter alguma desvantagem. O Bölöni conhece as características individuais dos jogadores e a forma como eu penso o jogo", juntou. À agência Lusa, Rolão Preto, adjunto do técnico romeno, falou do adversário como uma equipa "compacta que consegue fazer muitos golos".
O sorteio ontem realizado emparelhou, por exemplo, Werder Bremen e AC Milan, duelo que os italianos recordam com satisfação. As duas equipas cruzaram-se duas vezes na Liga dos Campeões (1988/89 e 1993/94), precisamente duas edições em que o AC Milan ergueu o troféu. "É escusado falar do valor dos jogadores do Milan. Lembro-me bem dos nossos jogos nos anos 80 e 90", comentou Thomas Schaaf, treinador do Bremen que em 1989 defrontou Carlo Ancelotti, actual técnico do Milan.
A Itália conta com mais três representantes nesta fase da Taça UEFA, sendo que a Sampdoria defrontará o Metalist, responsável pela última derrota do Benfica na prova. A Fiorentina terá pela frente o Ajax, enquanto a Udinese viajará até à Polónia para jogar com o Lech Poznan. O Zenit, actual detentor do troféu, medirá forças com o Estugarda. "Conquistámos esse título, por isso somos favoritos", assumiu o médio Radimov. Ao Aston Villa saiu uma das favas do sorteio. "O CSKA ganhou os quatro jogos do grupo. Será muito difícil", disse o treinador Martin O'Neill.
Este sorteio definiu já os emparelhamentos para os oitavos-de-final, sabendo-se que o Braga, caso se qualifique, jogará com o vencedor do jogo entre o Paris SG e o Wolfsburgo, este um dos adversários da equipa portuguesa na fase de grupos.


Melhor defesa recebe pior ataque fora de casa


Minhotos querem aproximar-se dos lugares europeus e não voltar a ser surpreendidos por vila-condenses

O Braga quer ficar mais próximo dos lugares europeus perante um Rio Ave que não pode continuar a desperdiçar pontos. A vitória é o objectivo comum às duas equipas, mas são mais as diferenças que as semelhanças no rendimento de minhotos e vila-condenses. É que o duelo vai opor a melhor defesa do campeonato a um dos ataques mais pobres.
É um Rio Ave sem vitórias fora de casa e com a pontaria desafinada - só marcou um golo extramuros - que visita hoje Braga. Mas os números dizem pouco a Jorge Jesus, que comanda a melhor defesa do campeonato, com apenas cinco golos sofridos. Empenhado numa aproximação rápida aos lugares europeus, o treinador acredita que todo o cuidado é pouco na recepção à equipa de Vila do Conde. "Vai ser um jogo de extrema dificuldade para nós", defende, lembrando que os vila-condenses já surpreenderam o Braga esta época: "O Rio Ave é uma equipa bem estruturada, muito competitiva, disputa os jogos sempre no limite dos resultados e não tem perdido por margens desniveladas. Além disso, fomos eliminados por eles na Taça da Liga".
A formação de Jorge Jesus só perdeu uma vez nos jogos disputados em casa. Não há interesse em manchar o bom registo, numa altura em que o Braga procura na liga doméstica a excelência mostrada na Taça UEFA. "O Braga aposta sempre na vitória. Se ganharmos agora, ficaremos mais próximos dos nossos objectivos", avisou Jesus, fazendo contas: "Estamos há oito jogos sem perder, estamos melhores e a recuperar na tabela classificativa. Queremos continuar a ganhar para ficarmos no pelotão dos cinco primeiros com 20 pontos."
Em Vila do Conde também se usa a matemática para antecipar a última jornada do ano e desejar uma vitória. O Rio Ave somou o segundo triunfo na última jornada, mas o técnico João Eusébio não se livra da contestação, enquanto a equipa não convencer como visitante. Se o Rio Ave não pode contar com Miguel Lopes e Vila Boas por castigo, o Braga está privado de quatro jogadores: Vandinho e Moisés, castigados, e Rodriguez e Stélvio, lesionados.

PUBLICO

Bruno3429

Laszlo Bölöni: «Tenho de me preparar bem»
TÉCNICO DO STANDARD LIÈGE COM CAUTELAS



Laszlo Bölöni está consciente das dificuldades que esperam o Standard Liège na eliminatória com o Sp. Braga.

"Vamos defrontar uma equipa que está entre as cinco/seis melhores de Portugal. Não esperamos facilidades. O futebol português tem algumas características específicas que podem prejudicar qualquer adversário", afirma quem já se sagrou campeão nacional ao serviço do Sporting em 2001/02.

Bölöni relativiza o regresso a Portugal, agora a defender outras cores, e mostra-se mais preocupado em estudar a equipa de Jorge Jesus. "Vou ter de me preparar bem, não tenho a menor dúvida disso. Não conheço o Sp. Braga, mas tenho tempo suficiente para isso", afirma.


Record

JotaCC

Paulo Santos liberta-se do Sp. Braga: «Sinto-me um jovem»   

Paulo Santos é finalmente um jogador livre. O guarda-redes ganhou uma acção na Comissão Arbitral Paritária contra o Sp. Braga e pode a partir de agora assinar contrato com qualquer outro clube.

Recorde-se que o jogador tinha rescindido contrato de forma unilateral, considerando que estava a ter um tratamento diferenciado por ser obrigado a treinar sozinho e à margem do plantel. O Sp. Braga impugnou a rescisão e Paulo Santos recorreu para a Comissão Arbitral Paritária.

A decisão que agora foi conhecida deixou Paulo Santos satisfeito. «Como é óbvio, deixa-me muito mais tranquilo. Agora sou um jogador completamente livre. Posso assinar por qualquer clube», garantiu ao Maisfutebol.

O guarda-redes treina no Odivelas, para manter a forma, e aos 36 anos diz que ainda está em condições de continuar a jogar. «Ainda é muito cedo para parar de jogar, ainda me sinto um jovem. As críticas são próprias da mentalidade portuguesa, mas ainda me sinto um jovem e capaz de dar muito».

Para regressar à competição, só falta uma proposta. «Já houve algumas possibilidades, que não se concretizaram devido ao meu diferendo com o Sp. Braga. Agora sou um jogador livre estou disponível para ouvir todas as propostas». Portugal ou estrangeiro, clube maior ou mais pequeno, Paulo Santos diz não ter preferência. «É uma questão de ouvir as propostas e conversarmos»

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Taça UEFA: Braga defronta Standard Liège

ADRIANO ROCHA
O Braga discutirá com o Standard Liège, que é orientado por Laszlo Bölöni, o acesso aos oitavos-de-final da Taça UEFA. Se afastar o campeão belga, seguir-se-á o vencedor da eliminatória Paris Saint-Germain-Wolfsburgo.

Não foi muito mau o sorteio dos 16 avos-de-final da Taça UEFA para o Sporting de Braga, o único representante português na competição. O Standard Liège, que na última época, comandado por Michel Preud'homme (entretanto substituído por Laszlo Bölöni, ex-Sporting), quebrou um jejum de 25 anos ao vencer o campeonato belga, é uma equipa complicada, mas havia bem pior na lista de potenciais adversários. Melhor mesmo só talvez os ucranianos do Metalist ou os franceses do Saint-Etienne, onde alinha o português Paulo Machado.

A UEFA sorteou também a ordem dos jogos para os oitavos-de-final e, também aqui, o Braga não se pode queixar muito da sorte. Se ultrapassar o campeão belga, a equipa de Jorge Jesus terá como adversário o vencedor da eliminatória entre o Paris Saint-Germain e o Wolfsburgo, fazendo o primeiro jogo desta vez fora. Ou seja, há a possibilidade de os minhotos reencontrarem a equipa alemã onde alinha Ricardo Costa.

Se é verdade que o campeão belga não tem grandes estrelas (Jovanovic é o mais conhecido), os resultados mostram uma equipa muito competitiva. Falhou por pouco o acesso à Liga dos Campeões - eliminado pelo Liverpool, ao perder (1-0) em Inglaterra a dois minutos do prolonagamento - e fez um percurso excelente na Taça UEFA. Afastou o Everton na primeira eliminatória e com três vitórias e uma derrota, precisamente na quinta e última jornada, garantiu o primeiro lugar do Grupo C.

Laszlo Bölöni, o técnico romeno que levou o Sporting à conquista do seu último título nacional, é uma mais-valia para o Standard Liège nesta eliminatória, que se joga em Fevereiro, nos dias 18 ou 19 (primeira mão) e 26 (segunda). Isso mesmo reconheceu o treinador Jorge Jesus, ao recordar a passagem do romeno por Portugal. "Ele conhece as características individuais dos jogadores e a forma como eu penso o jogo. Não tinha qualquer preferência e prevejo uma eliminatória dividida", afirmou o técnico bracarense, feliz por, desta vez, a deslocação ser curta, já que pelo meio "há jogos importantes".

Do lado belga, Rolão Preto, que é adjunto de Bölöni, espera uma eliminatória complicada. "O Braga é um adversário muito difícil. Tem estado muito bem na Taça UEFA, mostrando-se uma equipa compacta e que consegue fazer muitos golos", salientou.

Entre os restantes jogos dos 16 avos-de-final, destaque para os embate Werder Bremen-Milan e Dínamo Kiev-Valência, habituais clientes da Champions. Os russos do Zenit, actuais detentores do troféu, onde alinha Danny, jogam a continuidade na Taça UEFA com os alemães do Estugarda.

Jornal Notícias

Bruno3429

Braga defronta o Standard de Liège

O Sporting de Braga vai defrontar o Standard de Liège, campeão belga, nos 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol, ditou hoje o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Luis Miguel Mota com Lusa | lmota@destak.pt

Na primeira mão, a 18 ou 19 de Fevereiro, a equipa bracarense recebe o conjunto orientado pelo romeno Laszlo Bolöni e pelo adjunto Rolão Preto, antiga dupla técnica do Sporting.

A segunda mão disputa-se em Liège, a 26 de Fevereiro.

O sorteio determinou também os emparelhamentos dos oitavos-de-final, eliminatória em que, caso se apure, o Sporting de Braga vai defrontar o vencedor do confronto entre os franceses do Paris Saint-Germain e os alemães do Wolfsburgo, de Alex e Ricardo Costa.

A primeira mão dos "oitavos" está agendada para 12 de Março e a segunda para 18 ou 19.


Destak

JotaCC

Jorge Jesus: «O Braga pode ter alguma desvantagem...»

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, acredita que a sua equipa pode ter «alguma desvantagem» no duelo com o Standard Liège para os 16 avos-de-final da Taça UEFA.

«Sabia que iria jogar com qualquer um dos primeiros classificados da fase de grupos e portanto não tinha preferência... No entanto, ao sair-nos o Liège, o Sporting de Braga pode ter alguma desvantagem porque o Laszlo Boloni conhece as características individuais dos nossos jogadores e a forma como eu penso o jogo», afirmou Jorge Jesus, que analisou deste modo o sorteio da Taça UEFA.

DIARIO DIGITAL

david

É o adeus, Orlando?

Atacante está convocado e o jogo que pode coincidir com estreia na Liga e despedida ao clube. Que o estádio encha, é o desejo da SAD.

Orlando Sá
ASF   

E se o derradeiro jogo do Sp. Braga em 2008, precisamente o jogo 26 na época actual, for também a última oportunidade para os adeptos do clube verem Orlando Sá vestido com a camisola do clube? A questão impõe-se e a dúvida paira indisfarçavelmente na pedreira, pois as notícias de que o negócio entre bracarenses e Chelsea está quase, quase ultimado continuam a marcar a actualidade no Minho e em Londres.

Em perspectiva, um cenário super agradável, um 2009 de abastança insuperável e de sonhos mil para um jogador que há meio ano jogava, por empréstimo, no terceiro escalão nacional, ao serviço do Maria da Fonte

JotaCC

Braga vence Rio Ave

O Braga foi obrigado a transpirar, e muito, para levar de vencida o Rio Ave, em jogo da décima segunda jornada da Liga Sagres realizado no Estádio Axa, na capital minhota. Um jogo com pouco que contar. Primeira parte fraca, ainda que o predomínio tenha pertencido à equipa de Jorge Jesus. Mas apenas uma oportunidade de golo, por Renteria, aos 7', para uma boa defesa de Paiva. No segundo tempo o panorama não mudou até às entradas em campo de Matheus e de Luis Aguiar, tendo saído César Peixoto e Jorginho, aos 63' e aos 64', respectivamente. A partir daí os bracarenses forçaram mais e chegaram ao golo da vitória, por Renteria, na sequência de um cantro, com o internacional colombiano a cabecear fortíssimo, batendo Paiva. Foi o primeiro tento de Renteria na Liga Sagres. O Rio Ave tentou depois o empate, mas um só remate, por Chidi, para defesa de Eduardo, foi pouco para o objectivo pretendido. O Braga ascende, condicionalmente, ao quinto lugar da classificação, a par do Nacional, enquanto o Rio Ave continua no décimo terceiro lugar, sendo que ainda pode ser ultrapassado nesta ronda pelo Paços de Ferreira e pelo Trofense.

O JOGO

JotaCC

SP. BRAGA-RIO AVE, 1-0 (Rentería 75')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
         
20:14 - FINAL DO JOGO, Braga vence Rio Ave por 1-0, golo de Rentería

90' - Jogada perigosa de João Pereira com o defesa a rematar ligeiramente ao lado depois de tabela com Rentería

90' - CARTÃO AMARELO A DELSON

90' - Três minutos de tempo extra

90' - Remate de Evandro de fora de área sai um pouco ao lado da baliza bracarense

88' - SUBSTITUIÇÃO NO BRAGA, SAI MEYONG E ENTRA MOSSORÓ

86' - Luís Aguiar remata forte com Paiva a defender para a frente

84' - Na sequência do canto, Evandro remata de cabeça ligeiramente ao lado

83' - Chidi remata forte de fora da área e Eduardo defende para a frente, com Frechaut a ceder canto

82' - SUBSTITUIÇÃO NO RIO AVE, SAI LIVRAMENTO E ENTRA TARANTINI

80' - CARTÃO AMARELO A NIQUINHA, após falta sobre Matheus

78' - SUBSTITUIÇÃO NO RIO AVE, SAI VÍTOR GOMES E ENTRA CHIDI

75' - GOLO DO BRAGA, Rentería faz 1-0, após canto da esquerda, com um golpe de cabeça

69' - Cruzamento de Matheus na esquerda mas Gaspar antecipa-se a Meyong

64' - SUBSTITUIÇÃO NO RIO AVE, SAI SEMEDO E ENTRA EVANDRO

64' - SUBSTITUIÇÕES NO BRAGA, SAIEM CÉSAR PEIXOTO E JORGINHO E ENTRAM E MATHEUS E LUÍS AGUIAR

59' - Remate de fora da área de Rentería fraco e muito ao lado

58' - CARTÃO AMARELO A BRUNO MENDES, após falta sobre Jorginho junto à lateral direira

55' - Jogada inconsequente do Braga termina em remate fraco de César Peixoto

53' - Rentería tenta o remata de bicicleta mas a bola passa muito por cima da baliza de Paiva

52' - Meyong e Leone fazem falta sobre Paiva dentro da pequena áreas depois de uma canto da direita

49' - Semedo está caído após levar uma pisadela de Jorginho

19:25 - INÍCIO DA SEGUNDA PARTE

--------------------------------------

19:07 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE

45' - 1 minutos de tempo extra

45' - Lance duvidoso dentro da área do Rio Ave, entre Paiva e Alan, com o avançado bracarense a cair. O árbitro nada assinala

42' - Grande oportunidade para o Braga, após remate de César Peixoto na direita. Paiva evita o 1-0

38' - CARTÃO AMARELO A LIVRAMENTO, por falta sobre Alan, que conduzia o contra-ataque do Braga

36' - Semedo trabalha bem, sobre Leone, entra na área do Braga mas remata ao lado

32' - Semedo tenta isolar Ronaldo mas o passe sai muito longo e Eduardo antecipa-se, lançando de imediato o contra-ataque do Braga

28' - Madrid cede canto para o Rio Ave. Do lance não resulta perigo para a baliza bracarense: o remate de longe de Vítor Gomes sai muito ao lado

23' - Niquinha cede canto depois de cruzamento perigoso de Alan da esquerda

16' - Falta de Rentería sobre Paiva dentro da pequena área, após boa jogada de César Peixoto na esquerda

9' - CARTÃO AMARELO A RONALDO, por alegada simulação depois de entrada de Leone no limite da área do Braga. Erro do árbitro

7' - Rentería roda bem dentro da área e remata para defesa de Paiva

2' - Entrada dura de Leone sobre Semedo, o avançado do Rui Ave recebe assistência médica

18:21 - INÍCIO DO JOGO. Pontapé de saída para o Braga

-----------------------------------------------------

Liga Sagres, 12.ª jornada
Estádio Axa, em Braga
Hora: 18:15
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

EQUIPAS OFICIAIS

SP. BRAGA
Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo; Madrid; Alan, Jorginho e César Peixoto; Rentería e Meyong.

Suplentes: Kieszek, Mossoró, Orlando, Luís Aguiar, Filipe Oliveira, Linz e Matheus

Treinador: Jorge Jesus

RIO AVE
Paiva; Vítor Gomes, Gaspar, Bruno Mendes e Rogério Matias; Wires; Niquinha, Delson e Livramento; Semedo e Ronaldo.

Suplentes: César, Evandro, Henrique, Mateus, Jorge Humberto, Chidi e Tarantini

Treinador: João Eusébio

RECORD

JotaCC

Rentería garante vitória do Sp. Braga

O avançado colombiano apontou esta noite o golo que valeu a vitória, a quarta consecutiva em casa, do conjunto «arsenalista» frente Rio Ave (1-0), em jogo referente à 12.ª jornada.
Depois de uma primeira parte sem grandes ocasiões de perigo e marcada por um lance duvidoso na área do Rio Ave, após uma entrada do guarda-redes Paiva sobre Alan, na etapa complementar o jogo foi mais mexido e existiram mais situação de golo.
O Sp. Braga teve sempre mais posse de bola e aos 75 minutos acabou mesmo por chegar ao golo, após a marcação de um canto, Rentería, de cabeça, desviou a bola com sucesso e apontou o primeiro golo na Liga portuguesa.

Ficha de jogo:

Municipal de Braga

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

Equipas:

Sp. Braga – Eduardo; João Pereira, Frechaut, André Leone e Evaldo; Madrid; Alan, Jorginho (Luís Aguiar, 63m) e César Peixoto (Matheus, 62m); Meyong (Mossoró, 87m) e Renteria.

Rio Ave – Paiva; Wires, Gaspar, Bruno Mendes e Rogério Matias; Vítor Gomes; Delson, Niquinha e Livramento (Tarantini, 81m) Semedo (Evandro, 63m) e Ronaldo.

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 1-0, Renteria (75m)

Acção disciplinar: cartão amarelo a Ronaldo, Livramento, Bruno Mendes

Fim da partida: 1-0

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga-Rio Ave, 1-0 (destaques)


Renteria[/b]
Um dia depois de ter sido colocado na galeria de nomeados para o «Pimbolim» do ano, Renteria respondeu da melhor forma ao Maisfutebol. O avançado colombiano ameaçava repetir o filme de outrora, com uma oportunidade perdida na fase inicial do encontro, mas foi acreditando no seu futebol, ainda ameaçou num pontapé de bicicleta e marcou mesmo, perto do final, em antecipação a Gaspar. Renteria celebrou o primeiro golo na Liga 2008/09 com uma dança bem particular e um gorro propício à quadra, completando a vestimenta encarnada.

Andrés Madrid

Regresso saudado ao onze do Sp. Braga, após longa fase de esquecimento. Andrés Madrid tinha sido titular em apenas um encontro, já em Outubro, então referente à Taça de Liga. Curiosamente, o Rio Ave viria a vencer essa partida, pela margem mínima. Agora, à 12ª jornada da Liga, face à ausência de Vandinho, Jorge Jesus apostou no argentino e Madrid vingou-se, com uma exibição em crescendo e o triunfo final.

Luís Aguiar

Neste sábado, início de noite, houve um jogo antes e pós a entrada de Luís Aguiar. Jorge Jesus desviou o médio para o banco de suplentes, porventura por cansaço acumulado, apostando em Jorginho para o onze, mas o Sp. Braga não encontrava fio de jogo para chegar ao triunfo. Com mais de uma hora de jogo. Luís Aguiar entrou em campo e espalhou magia. Cobrou o canto para o golo de Renteria, ensaiou remates e assinou um par de passes longos simplesmente divinais. Um luxo.


Completou o quinto jogo sem sofrer golos e ameaça quebrar o recorde interno, superando a marca estabelecida por Paulo Santos. Respondeu à altura quando chamado a intervir, sobretudo na recta final do encontro.

Wires
Substituiu a estrela do Rio Ave, Miguel Lopes, assumindo uma herança pesada. Para além do mais, o médio brasileiro teve de habituar-se a uma posição que não é a sua. De qualquer forma, acabou por realizar uma exibição positiva, satisfatória na primeira hora de jogo, tal como aconteceu com a restante equipa. Luís Aguiar entrou para pegar no jogo do Sp. Braga e Matheus foi para a esquerda, aumentar a pressão sobre Wires. A partir daí, tudo mudou.


Jesus aplaude Eduardo
: «Ele vai ser o nº 1 da selecção»

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, acredita que Eduardo vai continuar a titularidade na baliza da selecção nacional. Neste sábado, o guarda-redes acumulou o quinto jogo sem sofrer golos:

«Se houvesse jogos da selecção neste momento, teria todo o gosto em responder. Seguramente, neste campeonato, o Eduardo é o melhor guarda-redes. Os responsáveis da selecção estão atentos e sei que ele vai ser o número 1 da selecção. Só não sei quando.»


Jesus quer «quinto lugar no Natal», Eusébio aposta no calendário

Jorge Jesus, técnico do Sp. Braga, mostrou-se confiante em passar o Natal no quinto lugar, em declarações à flash interview da SporTV. Já João Eusébio, do Rio Ave, sublinhou a crença num calendário teoricamente mais acessível para 2009.

Jorge Jesus (treinador do Sp. Braga):

«Sabia que ia ser muito difícil. Aliás não há jogos fáceis nesta Liga. As equipas que vêm a Braga têm um padrão que privilegia a defesa. Empatar em Braga é bom para a maior parte dos clubes. Na primeira parte não pusemos muita velocidade e só na segunda corrigimos isso. Tivemos mais espaços e fomos a única equipa a criar oportunidades de golo. Estamos a fazer uma recuperação muito boa na classificação e se tudo correr bem podemos passar o Natal no quinto lugar.»

João Eusébio (treinador do Rio Ave):


«A primeira oportunidade é nossa e depois parece-me haver uma grande penalidade sobre o Ronaldo. O Sp. Braga só teve oportunidades para marcar já depois de estar a vencer por 1-0. Tenho de dar os parabéns à minha equipa que reagiu muito bem ao golo sofrido. Quando não se ganha temos de reflectir. Temos indicadores positivos, até por termos um calendário teoricamente mais acessível na segunda volta. Queremos tranquilidade, segurança e confiança.»


Sp. Braga-Rio Ave, 1-0 (crónica)

O Sp. Braga chegou à zona europeia na última jornada antes da pausa natalícia, esperando pelo desfecho das visitas de Nacional e Marítimo à Luz e Dragão, respectivamente. Renteria, figura peculiar dos relvados portugueses, resolveu a questão bicuda frente ao Rio Ave, utilizando a cabeça para desejar Boas Festas aos locais (1-0).

A formação minhota conseguiu dar sequência à fase de retoma na Liga portuguesa, depois de uma brilhante campanha nas competições europeias, agora sujeitas a uma pausa invernal. Jorge Jesus colocou o campeonato na gaveta, em termos de prioridades, enquanto explorava a Europa de futebol. Agora, urgia recolocar a equipa no seu habitat natural, internamente.

A melhor defesa da Liga 2008/09 recebia o pior ataque fora de portas. A formação minhota apresentava um registo impressionante, com Eduardo a ameaçar o recorde de Paulo Santos, mas tinha de lidar com contínuas baixas no último reduto. Sem Rodriguez, Moisés e Paulo Jorge, sobraram Leone e o Frechaut, verdadeiro canivete-suíço.

Sob o signo das ausências

Mais à frente, Jorge Jesus fez descansar Luís Aguiar e optou em Jorginho como cérebro da equipa, mas a máquina não carburou com a regularidade desejada pelos adeptos e o Rio Ave foi levando a água ao seu moinho, num caudal reforçado com elementos combativos. Refira-se que as ausências na equipa de Vila do Conde, após uma providencial vitória frente à Naval 1º de Maio.

Miguel Lopes, responsável pelo fluxo da equipa à direita, cumpriu castigo, tal como o trinco André Vilas Boas. Wires substituiu o primeiro, Vítor Gomes vestiu a pele do segundo e o Rio Ave veio a Braga com a postura de sempre, uma identidade que resiste à dimensão dos adversários. Sinal positivo para João Eusébio.

No rectângulo de jogo, perante uma moldura humana mais modesta que o habitual, repetiu-se um filme já visto ao longo da época. Sp. Braga a entrar bem, Renteria a falhar.

Um caso para mim, um para ti

Jorge Sousa assumiu protagonismo logo a seguir. Ronaldo caiu em despique com Leone, foi tocado pelas duas pernas do central arsenalista mas o árbitro do Porto conseguiu encontrar motivo para mostrar amarelo ao avançado do Rio Ave. Fica apenas a dúvida sobre o local da falta. Seria fora. Mas nem falta foi.

A primeira parte foi correndo assim, entre bocejos, até novo lance polémico. Desta vez, os protestos vieram dos adeptos bracarenses, uma vez que Paiva saiu da baliza para socar a bola e errou o alvo. Alan, acusando o toque, caiu na área vila-condense. Jorge Jorge Sousa mandou seguir. E assim veio o intervalo.

Na etapa complementar, o Sporting de Braga intensificou a pressão sobre o adversário e começou a empolgar o seu público. A equipa cresceu com as entradas de Luís Aguiar e Matheus, chegando ao golo à entrada do último quarto-de-hora. Canto de Aguiar para a cabeça de Renteria, mais lesto que Gaspar. Festa no recinto minhoto, com direito a coreografia preparada para a ocasião: um gorro vermelho e uma dança para celebrar o Natal e mais uma vitória.



Sp. Braga-Rio Ave, 1-0 (ficha)
   
O Sp. Braga recebeu e venceu o Rio Ave, na 12ª jornada da Liga, por 1-0. Os bracarenses chegaram à vitória graças a um único golo de Renteria. O colombiano facturou de cabeça, aos 75 minutos, e estreou-se a marcar no campeonato.

Com estes três pontos, a equipa de Jorge Jesus alcança o Nacional no quinto lugar. As duas equipas têm agora 20 pontos, embora os madeirenses só joguem na segunda-feira.

Já o Rio Ave pode ser ultrapassado por Paços de Ferreira e Trofense, o que significa que os vila-condenses podem ficar, no final da jornada, nos lugares de descida de divisão.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Um golo do avançado colombiano Renteria deu hoje o triunfo ao Sporting de Braga frente ao Rio Ave (1-0) em partida da 12.ª jornada da Liga e permitiu que a equipa minhota igualasse, provisoriamente, o Nacional no 5º lugar

Um vitória suada e sofrida frente a um Rio Ave que se bateu bem mas a quem faltaram argumentos ofensivos, pelo que com esta derrota continua na 13.ª posição da tabela classificativa, com apenas 10 pontos, continuando também sem vencer fora de portas.

Com um bom sistema defensiva, o Rio Ave quase conseguia os seus objectivos na deslocação ao Municipal de Braga, não fora o cabeceamento de Renteria, num lance de bola parada.

O Sporting de Braga, fruto das ausências forçadas devido a castigo, de Moisés e Vandinho, surgiu algo transfigurado, registando-se desde logo a estreia como titulares, esta época, de jogadores como Andrés Madrid e Jorginho, enquanto no Rio Ave, relativamente ao jogo com a Naval, as novidades foram as chamadas de Vítor Gomes e Ronaldo para o onze inicial.

O primeiro sinal de perigo pertenceu ao Braga quando, aos seis minutos, João Pereira lançou Renteria que, na área, descaído para a direita, venceu a oposição do seu marcador directo e atirou para a baliza, valendo o corte de Bruno Mendes, com a bola a sair pela cabeceira.

Aos nove minutos o avançado vilacondense Ronaldo caiu na área arsenalista e viu o cartão amarelo, porque Jorge Sousa entendeu ter havido simulação. O jogo ia decorrendo de forma muito táctica, sem supremacia de qualquer das equipas, pelo que só aos 23 minutos, num lance de bola parada, César Peixoto colocou à prova o guarda-redes Paiva.

Sem profundidade no ataque, o futebol do Braga caía facilmente no sistema defensivo dos vilacondenses, resultando daqui uma primeira parte muito insípida, e onde apenas se deve registar, aos 41 minutos, um bom remate de César Peixoto que Paiva defendeu com alguma dificuldade.

Para a segunda parte, o futebol praticado pelas duas equipas não melhorou e, aos 63 minutos, Jorge Jesus fez as primeiras alterações na equipa, com as saídas dos apagados Jorginho e César Peixoto e as entradas de Luís Aguiar e Matheus.

Respondeu João Eusébio com saída de Semedo e entrada de Evandro, mas a verdade é que foi o Braga quem ficou mais forte, pelo que o técnico dos vilacondenses deixou apenas na frente Ronaldo, e todos os outros defendiam, tapando todos os caminhos para a sua baliza.

Só que, aos 75 minutos, Luís Aguiar, na esquerda, cobrou um canto e Renteria, de cabeça, fez o resultado do jogo, marcando o seu primeiro golo no campeonato.

O recém-entrado Chidi, aos 82 minutos, ainda rematou forte para uma defesa apertada de Eduardo, surgindo depois Evandro a cabecear ao lado. Aos 90 minutos foi Evandro, de longe, a tentar a sua sorte, e no último instante da partida, João Pereira, em frente a Paiva, não conseguiu fazer o 2-0.

ANTENA MINHO

JotaCC

Jorge Jesus: «Só nós criámos perigo»
TÉCNICO SALIENTA SUPERIORIDADE MINHOTA
         
No rescaldo da vitória (1-0) sobre o Rio Ave, em embate referente à 12.ª jornada da Liga, o técnico do Sp. Braga, Jorge Jesus, afirmou, no "flash interview" da Sport Tv, que a sua equipa mereceu os 3 pontos porque foi a única a criar perigo.

"Não foi um triunfo fácil, mas posso dizer que foi justo. As equipas que actuam aqui em Braga usam, por norma, um padrão muito idêntico, pensando preferencialmente em empatar, em marcar 1 ponto. Não se trata de uma crítica, pois eu faço o mesmo quando vamos a campos de formações mais fortes", começou por dizer.

"Não entrámos com a velocidade necessária, mas melhorámos a segunda parte. Aliás, só nós criámos situações de perigo. Contudo, por mérito do adversário - que nos reduziu o espaço de manobra e chegou a confundir-nos em determinados momentos - não foi fácil", acrescentou.

Satisfeito por ver, pelo menos à condição, a sua equipa no quinto posto da classificação, Jesus realça o facto do Sp. Braga estar a crescer. "Não perdemos há 9 partidas. Estamos a crescer e bastante moralizados. E isso deve-se ao bom desempenho dos jogadores, mas também ao apoio incondicional dos adeptos que muito nos ajudam", finalizou.

RECORD

JotaCC

Jorge Jesus: "Acabámos por ganhar bem"

Jorge Jesus sublinhou no final da partida no Estádio Axa que "já não há equipas fáceis em Portugal". O técnico adiantou que "já esperava um jogo difícil". "O Rio Ave é uma equipa bem arrumada e dificultou-nos muito a vida, principalmente na primeira parte, em que não fomos uma equipa veloz. No segundo tempo corrigimos, tivemos mais espaços eplas alas e também pela zona central e acabámos por ganhar bem", concluiu o técnico minhoto.

O JOGO

JotaCC

Renteria estreia-se nos golos: «No novo ano vou marcar muitos mais»

Renteria, avançado do Sp. Braga, em declarações após a vitória por 1-0 sobre o Rio Ave, na 12ª jornada da liga. O colombiano estreou-se a marcar no campeonato:

«No novo ano vou marcar muitos mais. Foi o primeiro golo e o primeiro custa sempre, mas sempre dei o meu melhor. Não marcava, mas fiz algumas assistências. Fui abraçar os adeptos porque eles sempre me apoiaram. As críticas só fazem bem. Esperamos manter esta confiança para subir na classificação.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga venceu Rio Ave e subiu ao quinto lugar      

O Sp. Braga recebeu e venceu o Rio Ave, na 12ª jornada da Liga, por 1-0. Os bracarenses chegaram à vitória graças a um único golo de Renteria. O colombiano facturou de cabeça, aos 75 minutos, e estreou-se a marcar no campeonato. Com estes três pontos, a equipa de Jorge Jesus alcança o Nacional no quinto lugar. As duas equipas têm agora 20 pontos, embora os madeirenses só joguem na segunda-feira. Já o Rio Ave pode ser ultrapassado por Paços de Ferreira e Trofense, o que significa que os vila-condenses podem ficar, no final da jornada, nos lugares de descida de divisão.

MAIS ACTUAL