News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 16/12

Started by Bruno3429, 16 de December de 2008, 05:20

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Yazalde anda à boleia
IRENEU RIBEIRO

As diferenças estão, seguramente, nos montantes auferidos, nas contas nos bancos, nos avultados investimentos e, também, no carro que cada um dirige. Falamos de dois craques, um ainda aprendiz de feiticeiro mas com nome de artista - Yazalde - e da estrela do Chelsea Didier Drogba, de quem o jovem poveiro - vila-condense de nascimento - é fã profundo. "Drogba é um fenómeno, aprecio as suas características e gostava de um dia vir a ser como ele", salientou num olhar emoldurado a esperança. De facto, existem semelhanças físicas, comprovadas pelo próprio. "Sim, não somos assim tão diferentes", corroborou Yazalde, por entre sorrisos. Mas se o físico os aproxima, há algo que os separa: os carros. Yazalde não tem carta de condução. "Tenho de tratar disso rapidamente, porque assim fico sempre dependente de terceiros", revelou para justificar a mudança de residência. "Sempre morei na Póvoa e joguei no Varzim, mas agora tenho de me mudar para Braga e viver sozinho", reconheceu.

Esta mudança implica ficar mais longe do seu pai, o ex-avançado Jaime Graça, o grande responsável pela inclusão do jovem nos meandros da bola. "O meu pai fez questão de me baptizar com o nome de um futebolista. Podia ser que assim eu seguisse as suas pisadas. Parece ter resultado", acrescentou, no habitual tom de descontracção.

Agora, uma segunda paragem na viagem da sua ainda curta carreira desportiva: Braga. "Passei bons e maus bocados no Varzim, mas prefiro exaltar os bons e recordar-me deles, até porque vou ter muitas saudades do clube e da terra", confidenciou, num tom mais solene, ele que fará o último encontro de poveiro ao peito já na próxima jornada, no Varzim-Gil Vicente. Mas assinar pelo Braga apaga qualquer saudosismo. "Estou a viver um sonho e agora vou trabalhar muito para poder ser opção para o treinador".


Frechaut está seguro como defesa-central

Frechaut formou dupla com Leone no centro da defesa arsenalista durante o primeiro ensaio para a recepção ao Rio Ave. Com Paulo Jorge, Rodriguez, Moisés e Palmeira ausentes, Jorge Jesus poucas alternativas tinha em carteira para resolver o problema no eixo da defesa para além de Frechaut, que já desempenhou as funções em várias ocasiões esta época. O trinco Stélvio podia ser opção, entrando Frechaut para a vaga de Vandinho, castigado, mas o sub-21 bracarense não possui a consistência defensiva de Frechaut.


Matheus já com bola e próximo do Rio Ave
LINO DEVESAS

Matheus cumpriu ontem um programa de treino específico, que consistiu em corrida ligeira e alguns exercícios físicos, com e sem bola. Sob a coordenação do recuperador-físico Márcio Sampaio, o brasileiro evidenciou significativas melhoras da entorse na zona tibiotársica esquerda sofrida na recepção ao Nacional e agravada por uma entrada dura na deslocação ao Heerenveen. A evolução favorável da situação clínica do esquerdino aumenta as probabilidades de este estar disponível para o jogo com o Rio Ave, marcado para as 18h15 de sábado, mas carece ainda de confirmação nos próximos dias. O restabelecimento de Matheus não assegurará o seu regresso à estrutura bracarense, uma vez que, em virtude da ausência do brasileiro das lides diárias nos últimos tempos, o técnico bracarense deverá manter a aposta em César Peixoto. Matheus foi aposta em 21 dos 24 realizados, dois dos quais completos (falhou um jogo da Taça de Portugal Millennium, um da Liga Sagres e um da Taça UEFA). O brasileiro marcou cinco golos esta época, um na Liga Sagres e outro na Carlsberg Cup, e três na Taça UEFA.


Moisés só volta frente ao Belenenses

O brasileiro Moisés só regressa à competição em Janeiro, por ocasião da recepção ao Belenenses, cujo jogo deverá realizar-se na noite do dia 5. O central foi admoestado com o quinto cartão amarelo frente ao Trofense, pelo que foi suspenso por um jogo. Um castigo que o defesa está a aproveitar para debelar definitivamente uma mialgia que desde há várias semanas o afecta na coxa direita, impedindo-o de defender a camisola arsenalista nas melhores condições. Moisés cumpriu todo o tempo de jogo em 22 dos 24 jogos que o Braga realizou está época.


Stélvio dispensado e azarado no treino

O Braga solicitou anteontem à tarde a dispensa de Orlando Sá e Stélvio do estágio dos sub-21 que se iniciou ontem à tarde e termina hoje, em Rio Maior. O pedido dos arsenalistas foi aceite pelo seleccionador do escalão, Rui Caçador, e os futebolistas trabalharam com normalidade sob as ordens de Jorge Jesus da parte da manhã, uma vez que, mesmo sobre o final do treino matinal, Stélvio sofreu um ligeiro traumatismo no pescoço e não treinou à tarde. Mas deve fazê-lo hoje.


Rio Ave a um e dois euros

O Braga vai colocar à venda bilhetes desde um euro para os sócios do clube que pretendam assistir ao Braga-Rio Ave de sábado (os cartões antigos já não dão acesso aos jogos), valor que dobra (dois euros) para o público. Importa referir que este jogo se insere no espírito natalício que os responsáveis arsenalistas esperam que venha a envolver as famílias e os guerreiros do Minho.


Guilherme e Naldo OK

O plantel arsenalista foi ontem de manhã completado por duas caras pouco habituais, mas que volta e meia surgem entre os craques. Trata-se dos juniores Guilherme e Naldo, que desempenham as funções de médio e central e que aproveitaram mais esta oportunidade para mostrarem as suas qualidades. À tarde também treinou o central dos juniores Lucas.

O Jogo

JotaCC

Palmas para Rentería
AVANÇADO APONTOU 2 GOLOS DE ANTOLOGIA NO TREINO
         
"Boa, Rentería!", berrou bem alto João Pereira, quando o colombiano atirou para o fundo da baliza, depois de deixar vários adversários pelo caminho, incluindo o guarda-redes. As palmas estenderam-se a outros companheiros de equipa, rendidos ao momento de antologia protagonizado pelo avançado cedido pelo FC Porto. Jorge Jesus também manifestou o seu agrado, até porque, momentos antes, Rentería já tinha desferido um cabeceamento fantástico que só parou no fundo das redes.

Foram os dois melhores momentos do treino da manhã, demonstrando que o internacional colombiano está pronto para manter a titularidade no jogo com o Rio Ave, no próximo sábado.

Muito acarinhado pela massa associativa do Sp. Braga, o dianteiro sul-americano recolhe unanimidade quando se fala em capacidade de trabalho. O mesmo não acontece quando o tema é a concretização. Aí, são muitos os que questionam a sua falta de eficácia. É um aspecto menos bom no perfil de Rentería, mas que tem vindo a ser aperfeiçoado nos treinos.

A verdade é que o colombiano continua à procura do primeiro golo no campeonato. É um dos indiscutíveis de Jesus, tendo conquistado a titularidade à passagem da 4.ª jornada, só que o somatório dos minutos não lhe proporcionou melhor pontaria.

Os jogos com o V. Guimarães e a Académica, na Liga, e Milan, para a Taça UEFA, foram exemplos flagrantes do desacerto na finalização, mas a confiança do técnico nas suas capacidades manteve-se inabalável. Um caso de persistência à espera de retorno.

RECORD

JotaCC

Jogar no Sp. Braga é a concretização do sonho de Yazalde

O jovem internacional sub-21 reconheceu que a passagem do Varzim para o Sp. Braga é a «realização de um sonho». Yazalde admitiu que não esperava em «tão pouco tempo» chegar a um «grande» do futebol nacional.

«Foi o realizar de um sonho. Nunca pensei em tão pouco tempo chegar a um grande de Portugal e sinto-me orgulhoso disso. Agora, vou chegar lá para trabalhar, dar o máximo e depois logo se vê», afirmou Yazalde.

O jovem avançado já conhece alguns dos seus futuros companheiros: «Pessoalmente só conheço o Stélvio e o Orlando Sá, mas sei que têm grandes jogadores a nível nacional e tem um grande treinador.»

O Sp. Braga e o Varzim chegaram a acordo para a transferência de Yazalde, pelo que o avançado irá rumar a Braga em Janeiro.

A BOLA

JotaCC

RESULTADOS FUTEBOL JUVENIL (13 e 14 de Dezembro)

No passado fim-de-semana, os escalões do Dept. Futebol Juvenil apresentaram regra geral bons resultados, com destaque para mais um triunfo dos Juniores mostrando estar ao seu alcance o apuramento para a Fase Final da competição.

Já os Juvenis e Iniciados empataram os seus encontros respeitantes aos Campeonatos Nacionais. Os Juvenis B triunfaram fora e estão mais próximos dos lugares cimeiros. De salientar a terrível lesão do jogador do Andorinhas, Daniel (ex-jogador do clube), ao qual o SC Braga deseja uma rápida recuperação e força para o seu futuro. As restantes equipas de Iniciados triunfaram nos seus encontros e os Iniciados B colaram-se mesmo à liderança da classificação. Nos Infantis, a equipa A perdeu os primeiros pontos e consequentemente o primeiro lugar, enquanto os B e C mantiveram o estatuto de invenciveis. As Escolas A também se mantêm no primeiro lugar enquanto as Escolas B sofreram a primeira derrota e deixaram fugir o adversário directo no topo da classificação.

Logo abaixo o mapa de resultados:

·          Juniores:             SCB – 2 FC Vizela – 0;

·          Juvenis A:           SCB – 0 FC Penafiel – 0;

·           Juvenis B:           Andorinhas – 1 SCB – 3;

·          Iniciados A:         Gil Vicente – 1 SCB – 1;

·           Iniciados B:         SCB – 4 Ceramistas – 1;

·          Iniciados C:         Bastuço S. João – 0 SCB – 4;

·          Infantis A:           Ceramistas – 4 SCB – 2;

·           Infantis B:           Ceramistas – 0 SCB – 18;

·           Infantis C:           SCB – 8 Lago – 3;

·           Infantis D:           SCB – 12 Lago – 0;

·           Escolas A:           Gil Vicente – 2 SCB – 3;

·          Escolas B:           Gil Vicente – 2 SCB – 1;

·           Escolas C:         Folga.


MANAGER DO SC BRAGA DESMENTE INTERESSE EM SIAKA BAMBA, DIAKITÉ E LEO SOUZA

Na sequência de notícias vindas a lume na Imprensa desportiva de hoje, Carlos Freitas, manager do SC Braga, entendeu vir prestar alguns esclarecimentos sobre as mesmas. "É falso que estejamos interessados ou tivessemos pedido números sobre Siaka Bamba, Diakité ou Leo Souza. Não estão nos nossos planos para o mercado de Inverno e é lamentável que o nome do SC Braga seja utilizado para promover jogadores ou empolar números. É impossível ficar indiferente a esta situação, já que ela lesa grandemente os interesses da SAD".


MAPA DE JOGOS - FUTEBOL JUVENIL (20 e 21 de Dezembro)

No próximo fim-de-semana realizar-se-ão apenas os jogos dos escalões superiores do futebol jovem, uma vez que os Infantis e Escolas gozarão do período de férias de Natal. Assim, os Juniores têm um sério compromisso em Vila do Conde frente ao 10º classificado, onde os jovens Gverreiros do Minho tudo farão para alcançar os três pontos na "nau" adversária. Os Juvenis A (na foto) têm uma jornada dupla esta semana com uma gélida deslocação a Bragança e depois a recepção ao líder Padroense. Um bom jogo de futebol em perspectiva. Os Iniciados A estarão em acção apesar da pausa no seu campeonato, pois defrontarão o Flaviense em jogo em atraso da 11ª jornada. Em caso de vitória, a equipa comandada por José Manuel ficará a um ponto do segundo lugar. Abaixo todas as informações relevantes:

·          Juniores:              Rio Ave vs SCB – Sábado às 15h no Campo Nº 1;

·          Juvenis A:             Bragança vs SCB – 5ª Feira às 15h00m no P.J. Bragança;

            12ª Jornada:       SCB vs Padroense – Domingo às 11h00m no Campo da Ponte;

·          Juvenis B:           SCB vs Pico Regalados – Sábado às 19h00 no C.D. Rodovia;

·           Iniciados A:          SCB vs Flaviense – Sábado às 15h00m no Estádio 1º de Maio;

·          Iniciados B:          Folga;

·           Iniciados C:         SCB vs Operário – Domingo às 11h00m no C.J. Lomar.


TORNEIO DE NATAL EM VIANA DO CASTELO (13 e 14 de Dezembro)

BOM FINAL DE ANO 2008!!!

O Sporting Clube de Braga (SCB) participou no Torneio de Natal (40 nadadores: 29 masculinos e 11 femininos), no qual estiveram presentes 125 nadadores representativos de oito clubes, todos eles pertencentes à Associação de Natação do Minho. O referido torneio decorreu no passado fim-de-semana (dias 13 e 14 de Dezembro) na piscina Frederico Pinheiro, na cidade de Viana do Castelo.

O SCBraga fez-se representar por um grupo de nadadores muito jovens e visto esta se tratar da segunda prova oficial da presente época desportiva, as distâncias a nadar foram já mais longas. Assim, no escalão "Cadete B" as provas foram as seguintes: 100m Livres, 100m Estilos, 50m Costas e 50m Mariposa. Já no escalão "Cadete A", 200m Livres, 200m Estilos, 100m Costas e 100m Livres foram as provas que constaram deste programa. Fizeram ainda parte deste, as tradicionais provas de estafetas: 4x50m Bruços e 4x50m Livres (Escalão "Cadete B") e 4x50m Mariposa e 4x50m Bruços (Escalão "Cadete A").

É de realçar o excelente desempenho desportivo demonstrado por todos os nadadores da comitiva arsenalista (a mais representativa em prova), dado que o número de recordes pessoais batidos foi eminente, não obstante, destacaram-se da mesma os seguintes nadadores: Maria Ribeiro (1º Lugar aos 200m Estilos e 2º Lugar aos 100m Costas), Diogo Nelas (2º Lugar aos 200m Livres e 2º Lugar aos 200m Estilos), Luís Ribeiro (3º Lugar aos 100m Estilos), Laura Gomes (1º Lugar aos 100m Livres e 1º Lugar aos 200m Livres), Pedro Gonçalves (3º Lugar aos 100m Costas), Catarina Silva (1º Lugar aos 50m Costas), João Lopes (1º Lugar aos 50m Mariposa e 3º Lugar aos 100m Livres), Mariana Fernandes (2º Lugar aos 100m Estilos e 1º Lugar aos 50m Mariposa) e José Pinto (3º Lugar aos 50m Costas). As estafetas do SCBraga alcançaram ainda 5 primeiros lugares (4x50m Mariposa Feminino "A", 4x50m Bruços Masculino "A", 4x50m Livres Masculino "B", 4x50m Bruços Feminino "A" e 4x50m Bruços Masculino "B").

A próxima competição decorrerá já no próximo mês de Janeiro (dia 10 – Torneio de Estafetas) na cidade de Melgaço. Até lá, a equipa do SCBraga deseja a todos umas festas felizes.

SC.BRAGA.PT

JotaCC

Guilherme Silva: «Na 2.ª mão tudo pode acontecer»
GUARDIÃO CONFIA NO APURAMENTO DO HC BRAGA
      
O HC Braga estreou-se esta temporada nas provas europeias e, para já, conseguiu alcançar os oitavos-de-final da Taça CERS. A formação minhota, que no campeonato já arrancou pontos a equipas como FC Porto, Oliveirense e Juv. Viana, está a realizar boa época, a melhor de que há memória. Na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Taça CERS, realizada este fim-de-semana, perdeu por 3-6 em Viareggio (Itália), mas os jogadores acreditam que a reviravolta é possível, conforme conta o guarda-redes Guilherme Silva.

"O Viareggio ocupa o 1.º lugar no campeonato italiano e ainda há duas semanas ganhou ao Follonica por 4-1. É uma equipa forte, experiente, com um orçamento muito superior ao nosso. Mas a 7 minutos do final o jogo estava empatado a três", refere o experiente Guilherme Silva, que conhece muito bem o hóquei italiano, ou não tivesse já representado o referido Follonica. "No hóquei em patins o resultado de 3-6 não é anormal e acredito que, na 2.ª mão, tudo pode acontecer. Quando fizemos o 3-3 eles começaram a ficar nervosos e estou convicto de que em Braga podemos surpreendê-los."

A receita, explica o guardião, é "jogar com calma". "Não podemos entrar desesperados. Se conseguirmos impor o nosso jogo, como já fizemos no campeonato frente a equipas como FC Porto, Juv. Viana e Oliveirense, podemos concretizar os nossos objectivos. Se passássemos a eliminatória seria um feito histórico para o HC Braga."

Equipa sensação?

No campeonato o clube tem primado pela regularidade e, nesta altura, ocupa a 5.ª posição. Mas Guilherme Silva recusa liminarmente o estatuto de equipa sensação. "Seria um erro admitirmos isso porque o campeonato está a meio. As coisas correm-nos bem, é verdade, mas bastam duas derrotas para, de repente, podermos passar para o fundo da tabela. Vamos com calma. Queremos ficar nos 8 primeiros e ir ao playoff", refere, repartindo o mérito dos resultados obtidos por jogadores, técnicos e dirigentes.

RECORD

JotaCC

Sub-18: Troca de portistas na convocatória

O seleccionador sub-18, Carlos Dinis, chamou Sérgio Oliveira para render o lesionado Ricardo Dias, ambos jogadores do FC Porto, na convocatória para os jogos particulares com o Egipto da próxima semana.

O primeiro encontro terá lugar terça-feira, a partir das 15 horas, no Estádio Miróbriga, em Santiago do Cacém, enquanto o segundo será disputado dois dias depois, a partir das 10.30 horas, no Estádio Municipal de Sines.

Lista de convocados:
Académica: Diogo Ribeiro e Flávio Ferreira;
Belenenses: Paiva;
Benfica: Roderick Miranda;
FC Porto: Alex, Claro, Cardoso, Sério Oliveira e Rui Caetano;
Penafiel: João Carlos;
Sp. Braga: Tiago Gomes;
Sporting: Alex Zahavi, Cédric Soares, João Figueiredo, Luis Almeida, Nuno Reis, Rui Coentrão e William;
V. Guimarães: Cláudio Ramos e Rafael.


Sub-19: Benfica em maioria na convocatória

Com sete jogadores, o Benfica é o clube mais representado na lista de convocados de Ilídio Vale para o estágio de preparação da Selecção sub-19, que se realiza na próxima terça e quarta-feira nos relvados secundários do Estádio Nacional.
O FC Porto faz-se representar na convocatória por cinco jogadores, mais um que o Sporting.
Os dois dias de trabalho contemplam duas sessões de treino e um jogo de preparação com o Estoril.

Lista de convocados:
Arsenal: Rui Fonte;
Belenenses: André Almeida;
Benfica: Coelho, David Simão, João Pereira, Leo, Nelson Oliveira, Roderick Miranda e Sana;
FC Porto: Diogo Viana, Ivo Pinto, Josué, Ricardo Dias e Ruca;
Ribeirão: Mesquita;
Sp. Braga: Cristiano;
Sporting: André Martins, Diogo Rosado, Nuno Reis e Pedro Mendes;
Valência: Mário Rui;
V. Guimarães: Dinis.

A BOLA

JotaCC

Caçador quer "mais integração"
O seleccionador nacional de sub-21 Rui Caçador chamou duas dezenas de jogadores para o estágio em Rio Maior – que ontem teve início –, que se prevê que seja de "observação, preparação e integração" de novos jogadores.

Candeias (FC Porto), Daniel Carriço (Sporting), Miguel Vítor (Benfica) e Stélvio Cruz (Sp. Braga) foram dispensados a pedido dos clubes, enquanto Castro (Olhanense) e Orlando Sá (Sp. Braga) apresentaram problemas físicos e ficaram de fora. Luís Pedro (Freamunde) e Jorge Monteiro (E. Amadora) são as estreias absolutas entre os eleitos de Rui Caçador.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Cosme Machado em Alvalade, Duarte Gomes no Dragão e Pedro Henriques na Luz

O bracarense Cosme Machado irá dirigir o Sporting-Académica, no sábado, às 20h30 (Sport TV1), enquanto o lisboeta Duarte Gomes estará no FC Porto-Marítimo, no domingo, às 19h15 (RTP1), e outro lisboeta, Pedro Henriques, no Benfica-Nacional, na segunda-feira, às 19h45, nos jogos mais importantes da décima segunda jornada da Liga Sagres, informa um comunicado da Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes. Jogos e árbitros da jornada: Sexta-feira: Naval-Guimarães (20h30, Sport TV1), Lucílio Baptista (Setúbal). Sábado: Braga-Rio Ave (18h15, Sport TV1), Jorge Sousa (Porto); Sporting-Académica (20h30, Sport TV1), Cosme Machado (Braga). Domingo: Belenenses-Trofense (16 horas), Olegário Benquerença (Leiria); Paços de Ferreira-Setúbal (16 horas), Hugo Miguel (Lisboa); Leixões-Estrela da Amadora (16 horas), Carlos Xistra (Castelo Branco); FC Porto-Marítimo (19h15, RTP1), Duarte Gomes (Lisboa). Segunda-feira: Benfica-Nacional (19h45, Sport TV1), Pedro Henriques (Lisboa).


O Jogo