News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 24/11

Started by JotaCC, 24 de November de 2008, 07:55

Previous topic - Next topic

JotaCC

Rodríguez preocupa
PERUANO CONTINUA EM DÚVIDA PARA O WOLFSBURGO
   
Há teorias que sustentam a ideia de que a obtenção de uma vitória passa pela construção de uma boa defesa e, nesse sentido, Jorge Jesus terá todo o interesse em contar com Alberto Rodríguez, diante do Wolfsburgo, na quinta-feira. O peruano ainda se encontra em período de recuperação da luxação no ombro esquerdo, contraída no encontro com o Nacional, e é nesta altura a única dúvida no onze base que o técnico arsenalista tem privilegiado ao longo da época.

O central viajou para a Madeira, integrado nos convocados para o jogo com o Marítimo, mas acabou por ficar de fora dos 18, ainda em regime de poupança. No treino de ontem não esteve no relvado com os menos utilizados da véspera, acentuando-se a dúvida em torno do seu regresso à titularidade no encontro com a equipa alemã.

Não estando em causa a capacidade de Frechaut, jogador até com experiência de Liga dos Campeões ao serviço do Boavista, a verdade é que Rodríguez tem formado com Moisés uma dupla de respeito nas competições europeias, alinhando nos seis encontros da Taça UEFA.

RECORD

JotaCC

Meyong de fora ataque de folga

Sem Meyong, o ataque do Braga seria quase uma nulidade. É preciso recuar até ao início do milénio para encontrar um avançado com o mesmo peso do camaronês no ataque do Braga. O malogrado Fehér marcou oito golos em Braga nas primeiras nove jornadas da época 2000/01 à mesma razão de Meyong: metade do total colectivo.

A diferença é que a equipa dessa época conseguia marcar quando o húngaro ficava em branco. A de agora não. O Braga só factura quando Meyong também o faz. Nos quatro jogos que este ficou em branco, a equipa também não desatou o nó. Foi assim contra Sporting, Leixões, Guimarães e, agora, Marítimo. Já para não falar do jogo em Milão (para a Taça UEFA) ou no Nacional (para a Taça de Portugal). Sempre que o Braga marcou, só uma vez (5-0 ao Estrela da Amadora) não foi o africano a dar o mote.

Na Madeira, Meyong foi pela primeira vez suplente. O resultado confirmou a tendência. Os companheiros de ataque desequilibram claramente uma balança que vive quase exclusivamente dos seus golos. Linz está em choque com Jorge Jesus e não é chamado. Paulo César facturou logo na primeira jornada mas não deu seguimento. Renteria tem um claro défice de pontaria. Orlando Sá, apesar de brilhar na selecção de Sub-21, ainda não soma qualquer minuto na Liga Sagres.

A verdade é que os problemas no ataque são reais e só Meyong os disfarça. O registo ofensivo da equipa não é brilhante, mas também não é dos piores. Nem do campeonato (faz parte do grupo dos sextos melhores), nem da história recente arsenalista (é o quinto dos últimos nove anos). Os cinco golos do campeão olímpico de 2002, a que se junta o tento de Paulo César em Paços de Ferreira, permitem que se possa dizer que 60 por cento da produção da equipa advém dos pontas-de-lança. Um número fortíssimo e que, sem análise prévia, engana. Os avançados bracarenses não estão em boa forma. Meyong é que disfarça e muito bem.


Peixoto sem descanso

Meyong, César Peixoto e Eduardo estiveram nas respectivas selecções a meio da semana, mas Jorge Jesus dispensou tratamentos diferentes aos jogadores. Na génese da decisão estiveram factores de ordem física, mas essencialmente de natureza técnico-táctica.

Se a opção por Eduardo nunca foi questionada, a utilização total de César Peixoto aconteceu porque não há outro jogador no plantel com as suas características. Matheus também faz de médio interior esquerdo, mas nunca num jogo onde o treinador não queria desguarnecer o apoio ao trinco Vandinho. A viagem relâmpago ao Brasil foi assim esquecida. Já Meyong, pagou pelas quase 30 horas que separam Portugal da África do Sul, onde esteve com a selecção camaronesa.



Eduardo e mais sete

O Braga treinou ontem de manhã na Madeira, antes de regressar ao continente. Na Ribeira Brava estiveram os sete suplentes no jogo de sábado, mais o guarda-redes Eduardo. A presença deste acabou por ser a única novidade. Os outros 10 titulares, também acordaram cedo, mas para fazer trabalho de recuperação, no hotel. O Braga volta hoje aos treinos, às 16h30, no Estádio AXA.

O JOGO

JotaCC

Corta-mato da Amora
Ana Dias e David Kilel vitoriosos
David Kilel e Ana Dias confirmaram hoje o favoritismo com vitórias nas corridas principais do 19º Corta-Mato Cidade de Amora, que integra o calendário da Associação Europeia de Atletismo, no qual a grande surpresa foi Sérgio Silva, segundo classificado.

Terceiro classificado no Cross de Oeiras, disputado na semana passada, o queniano David Kilel destacou-se dos demais concorrentes na segunda das cinco voltas do percurso, gerindo depois a sua vantagem.

Kilel terminou os 10 quilómetros com sete segundos de vantagem sobre Sérgio Silva, um especialista de triatlo que esta época trocou a Conforlimpa pelo Maia AC e que, na parte final da prova, deixou para trás Rui Teixeira (Joane), terceiro classificado.

A prova era uma das três que servem de observação para os Campeonatos da Europa de Corta-mato, marcados para 14 de Dezembro em Bruxelas, mas Sérgio Silva não aspira a um lugar na Selecção Nacional.

"Sou, essencialmente, especialista de duatlo e triatlo e há em Portugal excelentes atletas", afirmou. Nuno Costa, quinto classificado, foi o primeiro Sub-23, numa prova em que outros quatro atletas deste escalão terminaram entre os 10 primeiros: António Silva (CP Mangualde) foi sexto, Ruben Brás (Benfica) oitavo e Vítor Reis (P. Salema) 10.º.

Na principal corrida feminina, Ana Dias cedo se destacou, terminando com 18 segundos de vantagem sobre a queniana Rahab Ndungu, e Ercília Machado, ainda do escalão Sub-23, foi a terceira classificada. Além da atleta do Braga, o lote das 10 primeiras classificadas registou ainda a presença de outras quatro atletas Sub-23: Solange Jesus (Adercus) foi quinta, Ana Ferreira (Estreito) sétima, Tânia Silva (Liberdade FC) oitava e Cátia Galhardo (Sportzone) 10.ª.

INFORDESPORTO

JotaCC

Taça UEFA: francês arbitra Benfica, búlgaro o Sp. Braga

O Olympiakos-Benfica da terceira jornada da Taça UEFA, que se disputa quinta-feira, em Atenas, vai ser arbitrado por um francês. Stéphane Lannoy foi o juiz nomeado pelo organismo que tutela o futebol europeu para o encontro entre o campeão grego e os encarnados lisboetas.

O Sp. Braga recebe o Wolfsburgo numa partida que vai ser arbitrada pelo búlgaro Anton Genov, enquanto o português Duarte Gomes vai estar presente na Rússia para o CSKA Moscovo-Lech Poznan. O juiz de Lisboa vai liderar um quarteto português de árbitros, que fica completo com os assistentes José Ramalho e José Trigo e ainda o quarto árbitro Cosme Machado.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Árbitro búlgaro no Sp. Braga-Wolfsburgo

O jogo entre Sp. Braga e Wolfsburgo, da terceira jornada do Grupo E da Taça UEFA, vai ser dirigido pelo árbitro búlgaro Anton Genov. A recepção dos «arsenalistas» à equipa alemã, onde milita o português Ricardo Costa, tem lugar na próxima quinta-feira, a partir das 21.30 horas, no Estádio AXA.

Anton Genov terá como assistentes os seus compatriotas Ivan Valchev e Veselin Dobrianov, enquanto o também búlgaro Alexandre Kostadinov desempenhará as funções de quarto árbitro.

O Sp. Braga ocupa a terceira posição do Grupo E com três pontos (os mesmos do Wolfsburgo, que, porém, tem menos um jogo), amealhados no triunfo sobre o Portsmouth (3-0), na jornada inaugural. A equipa de Jorge Jesus foi depois derrotada – de forma injusta – pelo AC Milan, em San Siro, por 1-0.

Portsmouth e AC Milan medem forças em Inglaterra nesta terceira jornada, folgando o Heerenveen.

A BOLA