News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 22/11

Started by JotaCC, 22 de November de 2008, 08:04

Previous topic - Next topic

JotaCC

Desejar o mesmo

O Marítimo-Braga deste final de tarde assume um carácter de grande responsabilidade para a equipa arsenalista, em virtude das suas aspirações na Liga Sagres, depois de ter sido prematuramente afastada das Taças Carlsberg e de Portugal. Um estado de espírito que Jorge Jesus não esconde, conforme se pode perceber pelo facto de ter convocado todas as principais estrelas da companhia, inclusive Luis Aguiar e Rentería, que passaram a semana a treinar condicionados. Pouco mais resta ao Braga do que tentar não falhar a qualificação europeia, por isso se entenderá a opção de Jesus, apesar de o jogo com o Wolfsburgo estar à porta. Excepção feita a Rodriguez, o treinador bracarense deverá apostar na estrutura habitual para tentar vencer e superar um adversário directo na luta por um lugar na Taça UEFA. Um antagonista que o próprio Jorge Jesus fez questão de ver jogar na Trofa, na última jornada - o Marítimo venceu por 2-0 -, e cujo onze deverá ser repetido pelo treinador Lori Sandri. A permanência vai para além dos elementos, uma vez que ambos os treinadores manterão os esquemas tácticos (4x4x2) apresentados nas últimas jornadas. O treinador brasileiro assumiu recentemente a ambição de repetir o quinto lugar da época passada, o que não só significará o reconhecimento das capacidades da equipa como também pode ser visto como uma resposta às interrogações colocadas por Alberto João Jardim - o presidente do Governo Regional duvidou das capacidades de Lori Sandri, o treinador aconselhou Jardim a consultar o seu currículo na internet. Desde então, houve vitórias no dérbi com o Nacional e na deslocação à Trofa.

Em termos históricos, a primeira vitória do Braga nos Barreiros remonta a época 1977/78 (0-1), a última à temporada 2006/07 (1-2), enquanto a outra foi conseguida em 1990/91 (0-1), sendo que o Marítimo apresenta um saldo de 14 triunfos, oito dos quais nos últimos dez anos. Os restantes 11 jogos resultaram em outros tantos empates, que, curiosamente, nunca ultrapassaram, na sua maioria, a igualdade a um golo.

Marítimo - Braga


Estadio dos Barreiros

18h15 Sport tv1

Árbitro Hugo Miguel (AF Lisboa)

Assistentes Pedro Garcia (AF Lisboa) e André Campos (AF Lisboa)


Treinador: lori sandri

26 Marcos GR

8 Paulo Jorge LD

44 João Guilherme DC

3 Fernando Cardozo DC

4 Van der Linden LE

13 Olberdam MD

10 Bruno MO

5 Miguelito MO

28 Marcinho MO

15 Manú AV

35 Baba AV

-

12 Grassi GR

21 Briguel LD

18 Luis Olim DC

20 João Luiz MO

60 Vítor Júnior MO

17 Djalma AV

9 Bruno Fogaça AV


Treinador: jorge jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

5 Moisés DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

21 César Peixoto MO

19 Meyong AV

18 Renteria AV

-

31 Kieszek GR

44 Leone DC

7 Mossoró MO

10 Jorginho MO

99 Matheus MO

11 Orlando Sá AV

9 Paulo César AV



A figura do Braga: João Pereira
Empreendedor

Seguro a defender e empreendedor no suporte ao ataque, o lateral-direito tem-se revelado fundamental na estratégia da equipa de Jorge Jesus, ainda que, nas competições europeias, tenha sido preterido algumas vezes. Na Liga Sagres, tem conseguido manter a condição de indiscutível, destacando-se pelos inúmeros desequilíbrios ofensivos que tem provocado, fruto da regular participação em jogadas de ataque.


Jesus elogia e avisa a revelação Orlando


Jorge Jesus relativiza o carácter fundamental do embate com o Marítimo. O treinador minhoto afirma que o duelo possui "a mesma importância dos outros", explicando. "Vamos jogar contra um concorrente que possui os mesmos objectivos, tem mais dois pontos, está no terceiro lugar da classificação e há seis jogos que não perde." Como se não bastasse, realçou que "os jogos no Estádio dos Barreiros são sempre difíceis, até pela classificação e objectivos do Marítimo, mas o Braga tem todas as condições para ganhar e, ponto a ponto, jornada a jornada, continuar a subir na tabela classificativa". Para além das informações recolhidas pelos seus colaboradores, Jorge Jesus observou pessoalmente a equipa da Madeira na sua recente deslocação à Trofa. Analisou e acredita que o adversário se vai apresentar em níveis superiores. "Espero um Marítimo muito melhor que o que vi na Trofa, até porque em casa é habitualmente mais forte. É uma equipa que nos vai criar problemas, o que significa que este é, para nós, um jogo de elevado grau de dificuldade. Já estamos habituados a jogar contra adversários fortes. Estou convicto de que vamos fazer um grande jogo, pois o Braga está a atravessar uma fase boa", afirmou, lamentando as ausências de Eduardo, César Peixoto e Meyong, para além de Stélvio e Orlando Sá, ao longo da semana, por se encontrarem nas selecções. Sobre isso, foi claro, afirmando "que tem influência na preparação da estratégia, assim como há jogadores que não chegam totalmente recuperados". A verdade é que foi na Selecção Sub-21 que o Braga foi notícia, muito por culpa dos três golos de Orlando Sá. "Veio do Maria da Fonte para ser emprestado", disse Jesus, "mas fiz questão que ficasse a trabalhar comigo, porque notei nele qualidades. É um atleta que dá confiança e vai jogar no Braga. Mas tem de manter a humildade."


A surpresa Rodriguez

Rodriguez é a surpresa na convocatória«, perspectivando-se, todavia, que venha a ser o preterido entre os 19 eleitos que viajaram para a Madeira. Ainda assim, não é de descartar a sua presença no banco , uma vez que Leone é o outro atleta de características defensivas chamado - Vandinho foi o único trinco chamado para este jogo - e também se encontra fisicamente debilitado. A presença de Rodriguez, que ontem treinou pela primeira vez nas duas últimas semanas e ainda se encontra fragilizado e com dores, inserir-se-á mais num contexto de preparação da recepção ao Wolfsburgo, uma vez que o plantel do Braga vão realizar o primeiro treino da semana amanhã de manhã, ainda na Madeira. De referir ainda que Andrés Madrid se encontra com um abscesso que o impediu ontem de treinar e, consequentemente, de ser convocado para a deslocação ao Fubchal, enquanto o central Palmeira deu início ao processo de recuperação da artroscopia a que foi submetido.


Roland Linz trocado por Orlando Sá


Linz voltou a ficar de fora dos eleitos de Jorge Jesus, surgindo no seu lugar Orlando Sá, que na sexta-feira marcou três dos quatro golos de Portugal no jogo particular com a selecção Sub-21 espanhola. Depois de ter regressado às escolhas, tendo sido mesmo suplente utilizado no jogo com o Setúbal da passada jornada, o avançado austríaco proferiu declarações dando a entender que, ao contrário de Rentería, merecia até ser titular. Coincidência ou não, Jesus deixou Linz de fora dos convocados para a Madeira, enquanto Rentería recuperou "milagrosamente".



ABC a três golos dos "quartos" europeus

Uma enchente à moda antiga é o que mais pedem os jogadores, técnicos e dirigentes do ABC para o jogo de hoje, da segunda mão da Taça das Taças, frente aos romenos do HCM Constanta, um clube rico detido pela autarquia da segunda cidade da Roménia, que tem seis estrangeiros no plantel, mas apenas conseguiu uma vitória por três golos (21-18) frente a um ABC recheado de jovens.

Graças ao desempenho positivo na primeira mão, é com natural optimismo que os minhotos encaram a partida, no Flávio Sá Leite, tentando "melhorar a prestação atacante e mantendo a defensiva", conforme referiu o técnico Jorge Rito, que recorda a "importância do apoio do público aos jogadores, pois estes têm cumprido".

Na Taça Challenge, quer S. Bernardo quer Marítimo vão resolver hoje em casa a eliminatória. Ambos venceram na primeira mão fora, e os maritimistas até se estrearam a ganhar (29-27) um jogo nas provas europeias, frente aos montenegrinos do Mornar. Já os aveirenses foram à Sérvia bater (27-25) o Mladost, algo que também os torna favoritos no jogo de hoje. Refira-se que o Belenenses já está apurado para o sorteio de terça-feira da Taça CERS, depois de ter batido os polacos do Zaglebie Lubin.



O JOGO

JotaCC

Orlando Sá espreita titularidade em duelo de europeus

A pontaria afinada poderá valer a Orlando Sá a estreia na equipa do Sp. Braga. E logo num duelo de europeus, frente ao Marítimo. Depois do sucesso na selecção de sub-21, onde marcou um hat-trick fatal para a Espanha, o jovem avançado ganhou lugar na convocatória e poderá jogar de início com os madeirenses. Orlando já foi convocado por Jorge Jesus, mas ainda não se estreou com a camisola do Sp. Braga, tendo passado cinco jogos no banco de suplentes.
À quarta jornada fora de casa, o Sp. Braga só pensa em somar a primeira vitória na condição de visitante. E o triunfo do último jogo, frente ao Vitória de Setúbal, empurra os comandados de Jorge Jesus para mais um jogo positivo. Roland Linz é o principal ausente, uma vez mais por opção do técnico. Já Rentería e Rodriguez foram chamados à condição, pois ainda não recuperaram totalmente dos problemas físicos que apresentaram nos últimos dias.
No Marítimo, reina a confiança, com o treinador Lori Sandri a apostar no "onze" que defrontou o Trofense no último domingo, ainda que Djalma tenha regressado só ontem da selecção da Angola. Os madeirenses não perdem desde a segunda jornada, estão no terceiro lugar e querem prolongar esse estado de graça.
Apesar da ambição, o discurso de Lori Sandri é cauteloso: "Vamos defrontar o adversário mais forte até agora", garante o treinador do Marítimo, considerando que o Sp. Braga "arrisca mais que outras equipas". Ainda assim, aposta nos três pontos, recusando uma estratégia de contenção para a sua equipa: "A nossa obrigação é ganhar todos os jogos, aqui não se joga para o empate. O Marítimo não jogará à espera do erro."
As contas de Jorge Jesus também passam pela vitória, agora que o Sp. Braga se encontra na sétima posição e a um ponto do Sporting. O treinador assume que o Marítimo "é um adversário directo" na luta pelos lugares europeus, mas acredita no valor dos minhotos: "Esperamos encontrar um Marítimo mais forte do que aquele que vimos na Trofa. Mas estamos empenhados em ganhar. Queremos dar sequência aos bons resultados."
A história favorece as pretensões dos madeirenses que, em 28 jogos disputados em casa, só perderam em três ocasiões. A partida desta noite terá fins solidários: quem se apresentar com objectos para doar (bens alimentares, calçado, vestuário), terá entrada livre no estádio.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga à procura de triunfo nos Barreiros

O Sporting de Braga joga, esta tarde, com o Marítimo, no Funchal. O técnico Jorge Jesus, que voltou a deixar de fora Linz e convocou Orlando Sá, acredita que a sua equipa «tem capacidade» para bater os insulares.

DM

JotaCC

Jornada 10: Leixões volta a abrir, F.C. Porto e Benfica na segunda

O Leixões, líder da Liga, também vai participar no primeiro jogo da 10ª jornada, à semelhança do que aconteceu na presente ronda. A equipa de Matosinhos vai receber a Naval no dia 28 de Novembro.

O Sporting entra em campo no domingo, dia 31, com a recepção ao Vitória de Guimarães. F.C. Porto e Benfica só entram em campo na segunda-feira. Os «dragões» têm a Académica como visitante, enquanto que as «águias» fecham a jornada com o Vitória de Setúbal, na Luz.

Mapa da 10ª jornada:

Sexta-feira, dia 28 de Novembro:
Leixões - Naval, 20h30 (SportTV 1)

Sábado, dia 29 de Novembro:
Belenenses - Marítimo, 18h45 (SportTV 1)

Domingo, dia 30 de Novembro:

P. Ferreira - E. Amadora, 16h00
Trofense - Rio Ave, 16h00
Braga - Nacional, 18h00 (SportTV 1)
Sporting - V. Guimarães, 20h15 (SportTV 1)

Segunda-feira, dia 1 de Dezembro:

Porto - Académica, 18h15 (SportTV 1)
Benfica - V. Setúbal, 20h30 (RTP 1)


Jorge Jesus sobre Orlando Sá: «Fui eu que disse para não ser emprestado»

Orlando Sá ganhou protagonismo nos últimos dias. O jovem avançado até tem sido incluído em algumas convocatórias do Sp. Braga, mas foi ao serviço da Selecção de sub-21, e com um «hat-trick» à Espanha, que deu realmente nas vistas. Jorge Jesus voltou a demonstrar confiança no jogador, ao convocá-lo para o jogo com o Marítimo, e diz ter confiança nas suas capacidades.

«No início da época estava para ser emprestado e fui eu que disse para não ser. Tem crescido muito nos últimos três meses, tem treinado diariamente situações específicas de ataque e tenho a certeza que vai fazer muitos jogos pelo Braga e se calhar ainda este ano», disse o técnico dos «arsenalistas».

Em relação à visita ao Estádio dos Barreiros, Jesus acredita que vai encontrar um Marítimo «mais forte» do que aquele que venceu na Trofa (0-2). Ainda assim realça que a sua equipa «está a atravessar uma fase muito boa, com excelentes jogos». «Queremos dar sequência aos bons resultados e aproximarmo-nos do grupo da frente»,
acrescentou.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

ABC recebe romenos do Constanta para a Taça das Taças 22-11-2008


No andebol... hoje há jogo grande no `Sá Leite.

O ABC recebe esta tarde o Constanta, em jogo da segunda mão da terceira eliminatória da Taça das Taças.

Os bracarenses trazem da Roménia uma diferença negativa de três golos, que o treinador Jorge Rito julga possível ultrapassar, com o habitual apoio do público.

O jogo está agendado para as seis da tarde e Jorge Rito convocou os mesmos jogadores que viajaram até à Roménia.

Antena Minho

JotaCC

Jorge Jesus espera jogo complicado nos Barreiros

Apesar de considerar que o Sporting de Braga está a «atravessar uma boa fase», Jorge Jesus não espera facilidades frente ao Marítimo, terceiro classificado da Liga, que se deverá apresentar «forte» no jogo de amanhã no Estádio dos Barreiros.
«Estamos a atravessar uma fase boa, com excelentes jogos. Queremos dar sequência aos bons resultados e aproximar-nos do grupo da frente», disse o técnico arsenalista, que espera «um Marítimo mais forte» do que aquele que se apresentou no último fim-de-semana na Trofa.

Mesmo esperando «um jogo complicado» para a equipa minhota, Jorge Jesus lembra que os jogadores do Sp. Braga estão adaptados «a estas situações, porque há vários jogos que defrontam adversários fortes».

Orlando Sá, avançado que apontou três golos pela Selecção sub-21 no encontro com a Espanha, na passada terça-feira, voltou a merecer a confiança de Jorge Jesus, que se opôs ao empréstimo do jogador no início da época: «No início da época estava para ser emprestado e fui eu que disse para não ser. Tem crescido muito nos últimos três meses, tem treinado diariamente situações específicas de ataque e tenho a certeza que vai fazer muitos jogos pelo Sp. Braga e se calhar ainda este ano.»

A BOLA

JotaCC

Marítimo e Braga empatam

O Marítimo e o Braga empataram (0-0) em jogo realizado ao fim da tarde no Funchal. Face a este resultado o Marítimo é teoricamente o terceiro classificado da Liga Sagres, embora possa vir a perder essa posição ainda esta noite se o Sporting vencer a Naval, na Figueira da Foz. RESULTADOS (9ª. Jornada): Rio Ave-Leixões, 1-2; Marítimo-Braga, 0-0. CLASSIFICAÇÃO: 1. Leixões, 22 pontos; 2. Benfica, 18; 3. Marítimo, 15; 4. FC Porto, 14; 5. Nacional, 14; 6. Sporting, 13; 7. Braga, 13; 8. Naval, 11; 9. Estrela da Amadora, 11; 10. Vitória de Guimarães, 9; 11. Académica, 9; 12. Vitória de Setúbal, 7; 13. Belenenses, 7; 14. Rio Ave, 7; 15. Paços de Ferreira, 5; 16. Trofense, 4.

OJOGO

JotaCC

Braga empata Marítimo

O Marítimo isolou-se este sábado provisoriamente no terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, apesar de se ter ficado por um empate a zero na recepção ao Sporting de Braga, em partida da nona jornada.
Num cômputo geral, pode afirmar-se que os madeirenses dominaram o jogo, sobretudo na primeira parte, e que os bracarenses, a espaços, ameaçaram na segunda metade.

Ambas as equipas vinham de resultados positivos e arranques de campeonato menos consentâneos com as expectativas, em que o Marítimo foi eliminado logo à primeira jornada da Taça UEFA, pelo Valência (Espanha) e da Taça de Portugal, pelo Arouca (II divisão nacional).

Por seu lado, a equipa comandada de Jorge Jesus manteve-se na fase de grupos da Taça UEFA, mas foi eliminada da Taça de Portugal (na deslocação à Madeira, frente ao Nacional) e, para o campeonato, demonstrou uma grande irregularidade.

Na última jornada, o Sporting Braga venceu o Vitória de Setúbal, no Estádio Axa, por 1-0 e os madeirenses foram à Trofa vencer por 2-0. Com o empate, os insulares passaram a contar 15 pontos, contra 13 dos "arsenalistas".

O Marítimo resolveu assumir as despesas do jogo e a primeira oportunidade de golo pertenceu-lhe, aos 11 minutos, quando Paulo Jorge surgiu na pequena área a tentar a recarga, depois de uma bola que Eduardo largou, na sequência de um primeiro pontapé de Djalma.

O mesmo Eduardo, dois minutos depois, esteve em evidência, ao executar grande defesa, para canto, após remate à entrada da área igualmente da autoria do internacional angolano Djalma.

O avançado do Marítimo estava endiabrado e, aos 28 minutos, obrigou Frechaut a intervenção para canto, na sequência do qual Fernando Cardozo cabeceou para o golo, mas Hugo Miguel apontou alegada falta do defesa central sobre um jogador "arsenalista", num lance que suscitou muitas dúvidas.

Os bracarenses não tiveram hipóteses de ameaçar a baliza da turma insular, limitando-se a três cruzamentos para a área, um pontapé de canto e nenhum remate à baliza.

A segunda parte começou mais ou menos da forma dos primeiros 45 minutos, acentuada pela forma como a equipa de arbitragem prejudicou ambas as equipas.

Aos 58 minutos, Renteria surgiu isolado ao segundo poste, na direita, a cabecear, Marcos defendeu para a frente e o mesmo internacional colombiano atirou para o golo, com Hugo Miguel a assinalar de imediato fora-de-jogo.

Com Meyong já no relvado e com Djalma no banco, esgotado após a deslocação à Venezuela pela selecção angolana, a equipa madeirense deixou equilibrar os acontecimentos, mas Bruno Fogaça, recém-entrado, cabeceou para golo, com o árbitro lisboeta a assinalar nova falta difícil de descortinar.

Os treinadores mexeram muito na segunda parte - Jorge Jesus fez entrar Meyong, Matheus e Mossoró e Lori Sandri apostou em Manú, Fogaça e Vitor Júnior -, mas escassearam as oportunidades, com os locais a acabarem por cima, mas sem marcarem.

RTP
 

JotaCC

MARÍTIMO-SP. BRAGA, 0-0
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
      
20:08 - Final da partida.

86' - CARTÃO AMARELO para Moisés, após falta sobre Marcinho quando este corria para a área dos bracarenses. Tudo depois de uma perda de bola de César Peixoto.

85' - Olberdam cruza da esquerda... Moisés, com o peito, atrasa para Marcos.

84' - No Sp. Braga, é MOSSORÓ que entra para o lugar de Alan.

84' - No Marítimo, sai Bruno entra VÍTOR JÚNIOR.

83' - Remate de Manu, ao lado da baliza bracarense.

82' - Cruzamento-remate de Matheus... Marcos segura.

80' - Livre na esquerda para Peixoto. Ao segundo poste, Alan cabeceia contra as costas de Fernando Cardozo, ganhando o canto.

79' - Paulo Jorge vê o CARTÃO AMARELO, por falta sobre Matheus.

78' - No Sp. Braga, MATHEUS rende Luís Aguiar.

73' - Bruno marca o livre na direita e Fogaça, de cabeça, atira ligeiramente ao lado do poste esquerdo de Eduardo. Grande oportunidade para os madeirenses.

72' - CARTÃO AMARELO para César Peixoto, após falta sobre João Guilherme, que se fica a queixar da face.

70' - Alteração no Marítimo. Sai Baba Diawara, entra BRUNO FOGAÇA.

67' - No Marítimo, sai Djalma, entra MANU.

66' - Canto na esquerda para César Peixoto, com Luís Aguiar a cabecear por cima da trave.

64' - Alteração no Sp. Braga. Sai Paulo César, entra MEYONG.

68' - Agora o livre é para Bruno, que levanta para a área e César Peixoto, de cabeça, quase faz autogolo. A bola passou muito perto do poste esquerdo de Eduardo.

62' - César Peixoto desvia um livre de Luís Aguiar, para defesa fácil de Marcos.

57' - Livre de César Peixoto e Rentería cabeceia para uma grande defesa de Marcos. O colombiano, na recarga, atira para a baliza, mas o árbitro assinala fora-de-jogo a Frechaut.

53' - Grande oportunidade para o Marítimo. Marcinho tem tudo na área para fazer o golo, após um ressalto, mas remata ao lado do poste esquerdo de Eduardo.

52' - Bom cruzamento de João Pereira da direita. Rentería, sem marcação, cabeceia fraco, ao lado.

19:20 - Recomeça o encontro. Não há alterações nas equipas.

..........................................................

19:03 - Intervalo nos Barreiros.

Vai haver mais um minuto para jogar na primeira parte.

44' - Novo remate de Marcinho, na passada, à entrada da área, descaído sobre a direita. Sai fraco e ao lado.

42' - João Pereira entra às pernas de Djalma junto à linha lateral. Muitos protestos na bancada mas Nuno Miguel deixa o cartão no bolso.

40' - Marcinho desmarca na área Baba Diawara, mas o senegalês estava adiantado em relação à defesa. O remate saiu ao lado, mesmo assim.

38' - O Sp. Braga chega agora à área dos insulares por duas vezes mas sem grande perigo. Rentería tem de ser mais rápido...

As melhores oportunidades pertenceram ao Marítimo, através de dois remates de Djalma. Eduardo evitou que o primeiro fosse golo com uma grande defesa. O segundo saiu ao lado.

29' - Golo anulado ao Marítimo. Cardozo cabeceia para o fundo das redes mas a equipa de arbitragem assinala falta atacante ao central, sobre Moisés.

28' - Novo remate de Djalma, à entrada da área. A bola sai muito perto do poste direito de Eduardo.

18' - Simulação de Rentería, que desmarca na esquerda Luís Aguiar. O cruzamento é que é efectuado já com a bola fora das quatro linhas. Pontapé de baliza.

Baba mudou de nome. O senegalês do Marítimo tem agora Diawara escrito nas costas. O seu nome completo é Papa Babacar Diawara.

13' - Grande momento de futebol nos Barreiros. Djalma tira João Pereira da frente e remata para uma grande defesa de Eduardo, a desviar para canto com a mão esquerda.

12' - Eduardo, bravo, sai da baliza e "tira o pão da boca" a Olberdam, que se preparava para o remate.

11' - Remate cruzado de Marcinho, ao lado, situação provocada por um mau passe de César Peixoto.

As equipas estudam-se mutuamente, numa partida que vai ser de parada e resposta.

18:16 - Início da partida. Sai o Marítimo com a bola.

..........................................................

Liga Sagres, 9.ª jornada
Estádio dos Barreiros, Funchal
Hora: 18:15
Árbitro: Nuno Miguel (Lisboa)

EQUIPAS OFICIAIS

MARÍTIMO

Marcos; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando Cardozo e Van der Linden; Olberdam, Bruno, Miguelito e Marcinho; Djalma e Baba

Suplentes: Grassi, Briguel, João Luiz, Luís Olim, Manu, Vítor Júnior e Fogaça

Treinador: Lori Sandri

SP. BRAGA
Eduardo; João Pereira, Moisés, Frechaut e Evaldo; Vandinho, Alan, César Peixoto e Luís Aguiar; Paulo César e Rentería

Suplentes: Kieszek, Leone, Jorginho, Mossoró, Matheus, Meyong e Orlando Sá

Treinador: Jorge Jesus


JotaCC

Taça das Taças: ABC eliminado pelo Constanta

A equipa de Braga esta afastada da competição, após ter hoje perdido frente aos romenos do Constanta (28-24), na partida da segunda-mão da terceira eliminatória da Taça das Taças de andebol.
Após a derrota sofrida na primeira-mão (21-18), o ABC precisava de recuperar três golos de desvantagem, mas acabou por perder por 28-24 e ficou de fora da Taça das Taças de andebol.



FC Porto recupera liderança

O FC Porto, ao receber e vencer o Valongo (6-3), aproveitou da melhor forma o desaire do Juventude Viana no reduto do HC Braga (2-3) e reassumiu a liderança do Nacional da I Divisão de hóquei de patins, à passagem da 10.ª jornada.

Ainda falta disputar duas partidas na jornada, mas é certo que os seus envolvidos já não poderão desalojar o FC Porto do topo da classificaçõa. Pelo contrário, o Juventude Viana ainda poderá ser alcançado na segunda posição pelo Oliveirense.

Resultados:
FC Porto – Valongo, 6-3
Gulpilhares – Oeiras, 2-5
Óquei Barcelos – Candelária, 3-1
Cambra – Benfica, 1-5
HC Braga - Juv. Viana, 3-2
Carvalhos - Porto Santo, mais tarde
Nortecoope – Oliveirense, mais tarde



Marítimo empata frente ao Sp. Braga


O Marítimo recebeu e empatou a zero frente ao Sp. Braga. A equipa da casa teve mais posse de bola, só que não conseguiu materializar o domínio em campo.

A equipa insular fez uma boa primeira parte e criou boas ocasiões de golo, principalmente através do avançado Djalma que obrigou Eduardo a defesa de alto nível para evitar o pior. Na segunda parte, o Marítimo quebrou fisicamente e os arsenalistas equilibraram mais o jogo, mas também não chegaram ao golo.

A BOLA

JotaCC

#10
Marítimo-Sp. Braga, 0-0 (crónica)

A dois candidatos à Europa e até algo mais, pedia-se e exigia-se mais. Marítimo e Sp. Braga apenas provaram o porquê de serem as duas melhores defesas da Liga com apenas cinco golos sofridos. Assim, o nulo até era um resultado esperado. Foi tal o equilíbrio, que até em golos anulados ficou tudo empatado: um para cada lado. Mesmo assim, foram sempre os madeirenses a estarem mais perto de marcar e que mandaram mais no jogo. Uma igualdade que se aceita e penaliza o pouco futebol apresentado por ambos os conjuntos.

Jorge Jesus surpreendeu ao deixar Meyong no banco para lançar Paulo César no ¿onze¿. No Marítimo, Lori Sandri apresentou, pela primeira vez, a mesma equipa em duas jornadas consecutivas. Os minhotos desdobravam-se num 4x4x2 ou em 4x3x3 fechando o caminho para a sua baliza. Os verde-rubros mantiveram a aposta no 4x4x2, com Baba e Djalma como homens mais avançados, justificando essa opção pelo facto de nas últimas jornadas terem sido marcadores de serviço.

Mas os primeiros minutos revelaram duas formações bem encaixadas e sem perigo para as balizas. Só aos 11 minutos, após um cruzamento de Miguelito na esquerda, Eduardo teve de arrojar aos pés de Paulo Jorge antecipando-se a este, que estava em boa posição para rematar. Os locais cresceram e logo a seguir, Djalma num bom trabalho individual, rematou cruzado e obrigou Eduardo a voar para desviar para canto.

A partida entrou depois numa toada mais morna. E os pupilos de Jorge Jesus mostravam-se muito fechados e sem conseguir sair em contra-ataque. Seria de novo Djalma a assustar Eduardo que ainda desviou o remate do angolano para canto. Na sequência desse canto, após cruzamento de Miguelito, Fernando Cardozo cabeceou (29m) e introduziu a bola na baliza minhota, mas o juiz Hugo Miguel invalidou o lance por considerar falta do central brasileiro sobre Evaldo.

Os visitantes só aos 37 minutos estiveram perto de causar algum perigo após uma boa combinação entre Luís Aguiar e Renteria que obrigou Bruno a fazer um corte muito precioso, pois Renteria estava de frente para Marcos com a baliza à sua mercê. Até ao intervalo, nada de novo em termos de bom futebol ou de golos. O empate aceitava-se, embora os maritimistas já pudessem estar em vantagem.

Marcinho desperdiça, Marcos brilha

Os dois técnicos não mexeram nas suas equipas ao intervalo. E seria de novo o Marítimo a criar perigo quando aos 52 minutos, após um livre e alguns ressaltos de bola, Marcinho sozinho, bem perto da baliza de Eduardo e com este batido, rematou ao lado. Os madeirenses continuam perdulários.

O Braga respondeu finalmente aos 58 minutos, com um bom cabeceamento de Renteria que Marcos defendeu de forma incompleta e Frechaut fez a recarga marcando, mas o golo foi invalidado por fora de jogo. César Peixoto esteve quase a surpreender o seu guarda-redes quando aos 63 minutos desviou de cabeça para a sua própria baliza um livre apontado pelos madeirenses. O esquerdino redimiu-se ao apontar dois minutos depois um canto, proporcionando um bom cabeceamento a Luís Aguiar que atirou por cima da barra.

Lori Sandri refrescou o seu ataque, retirando Djalma e Baba e lançando Manú e Bruno Fogaça. Apenas troca de jogadores sem arriscar ou alterar algo.
Jesus também foi jogando as suas ¿cartas¿ mas também sem alterar a sua estrutura.
Os minutos finais foram mais abertos com mais espaço de parte a parte. Manú aos 82 rematou com algum perigo mas ao lado.

Só que a história não se alterou. Frente a frente estavam os dois melhores conjuntos em termos defensivos e claro, golos, nem vê-los. Uma partida disputada mas pouco interessante para quem esteve no caldeirão. Muito rigor e pouco sal.


Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, depois do empate sem golos no Estádio dos Barreiros diante do Marítimo, em jogo da 9ª jornada da Liga:

«Foi um jogo bem disputado, onde a organização defensiva, num dos momentos do jogo, mostrou duas equipas muito fortes, pois os dois conjuntos anularam as possibilidades dos avançados. Na primeira parte, o Marítimo face à pressão que fez foi melhor que o Braga, não dando espaços, conseguindo também uma boa circulação de bola e anulou a nossa forma de jogar. Na segunda parte, tudo se alterou, falei com os jogadores e na minha opinião houve um ou outro jogador do Marítimo ali no meio campo que claudicou e nós beneficiamos disso. Fomos melhores e podíamos ter feito um golo. Mas penso que o empate é justo pelo que as duas equipas fizeram, principalmente, pelo que caracterizam as duas equipas, uma boa organização defensiva. O Marítimo continua a não sofrer golos como o Braga. Gostei da arbitragem, foi boa de um jovem árbitro. Foram três árbitros muito atentos e bem posicionados».



César Peixoto, jogador do Sp. Braga, em declarações à Sport Tv, a comentar o empate a zero registado na visita ao Marítimo (0-0):

«Na primeira parte o Marítimo teve um pouco de ascendente. Na segunda parte o Sp. Braga esteve melhor. O empate já não é muito mau. O Sp. Braga tem equipa para vencer qualquer adversário, mas infelizmente não conseguiu desta vez.»



Lori Sandri e Jorge Jesus, técnicos de Marítimo e Sp. Braga, comentam o embate entre as duas equipas, relativo à 9ª jornada, que terminou empatado a zero. As declarações, na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv:

Lori Sandri:

«O jogo foi bastante equilibrado. Fizemos um bom primeiro tempo. Na segunda parte o Sp. Braga dominou um pouco mais. Qualquer um podia ter vencido. Pensamos sempre que nós podíamos ter vencido, mas independentemente disso, penso que foi um bom jogo. Claro que seria melhor se tivéssemos ganho.»

Jorge Jesus:

«Não é a primeira vez que o Marítimo joga em 3x5x2. Sp. Braga e Marítimo são as equipas com menos golos sofridos. Não conseguimos circular a bola e fazer o jogo que fazemos habitualmente, por mérito do Marítimo. Conseguiram anular alguns jogadores. Na segunda parte modificámos um pouco as posições e fisicamente também estivemos melhor. Fomos melhores na segunda parte. Fizemos um golo legal. O árbitro fez uma boa arbitragem. Foi pena ter anulado aquele golo, mas estiveram bem.»

«O Sp. Braga joga sempre para ganhar, mas quando não é possível, pelo menos não devemos perder. Nos Barreiros é sempre difícil pontuar e ganhar. O Marítimo também está moralizado. A divisão de pontos é justa.»


Marítimo-Sp. Braga, 0-0 (destaques)

Djalma sempre irrequieto
Apesar de ter actuado na Venezuela a meio da semana pela selecção de Angola e de só ter chegado ao Funchal na sexta-feira, Djalma apresentou-se em boas condições, sendo um quebra-cabeças para a defesa minhota. Foi seu o melhor remate da primeira parte que obrigou Eduardo a voar e desviar para canto. Foram sempre suas as melhores iniciativas dos locais durante o primeiro tempo. Acabou substituído aos 66 minutos, talvez porque Lori Sandri acreditou que já estava esgotado.

Luís Aguiar a espaços
É sem dúvida um dos dinamizadores da equipa e tem bom futebol nos pés. Demonstrou bons pormenores e foram seus alguns dos melhores passes dos minhotos. Luís Aguiar bem tentou empurrar a sua equipa para terrenos mais avançados. Um bom bom cabeceamento ainda assustou Marcos.

Marcos e Eduardo importantes
Os dois guarda-redes não tiveram muito trabalho. No entanto, tanto Marcos como Eduardo, acabaram por ser decisivos nas suas equipas, mostrando segurança e com uma intervenção para cada que evitou o pior, quer para os maritimistas quer para os minhotos.

João Pereira a «todo-o-terreno»
O lateral direito atacou, defendeu e correu muito, sendo sempre um ponto importante na sua equipa, em situações ofensivas. Em termos defensivos ganhou mais lances dos que perdeu. E mostrou outra qualidade: lançamentos da linha lateral, são verdadeiros cantos para si.


MAIS FUTEBOL