News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 16/11

Started by JotaCC, 16 de November de 2008, 00:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Gulpilhares e HC Braga seguem na Taça CERS
EQUIPAS PORTUGUESAS NOS OITAVOS-DE-FINAL
         
O Gulpilhares e o HC Braga qualificaram-se hoje para os oitavos-de-final da Taça CERS em hóquei em patins, ao vencerem o Herringen e o Coutras, respectivamente, na segunda mão da pré-eliminatória.

Após ter empatado 2-2 na Alemanha, o Gulpilhares venceu em casa por 4-3, enquanto os bracarenses, que haviam ganho no seu reduto por 10-4, voltaram a ganhar aos gauleses, agora fora, por 8-3.

RECORD

Bruno3429

Um herói a abater
JORGE FONSECA

O dia 22 de Março, data do equinócio da Primavera, entrou para a história do Setúbal por causa da conquista da primeira edição da Carlsberg Cup, frente ao Sporting. Depois do nulo verificado no final do tempo regulamentar, o recurso às grandes penalidades dilatou a incerteza nos 28 mil adeptos presentes nas bancadas do Estádio Algarve. Na baliza sadina, Eduardo fez o resto, e a taça acabou nas mãos do clube do Sado. Quase nove meses depois, o guarda-redes que ficou no coração dos sadinos vai estar hoje na baliza oposta e, diz a premência de pontos que sente a formação anfitriã, será um herói a... abater. Dois anos depois de ter sido cedido ao Beira-Mar para ter mais oportunidades de jogar, voltou mais maduro, confiante e com o sonho maior de menino cumprido: ser guarda-redes, um detalhe revestido a ouro, quando Carlos Queiroz o passou a convocar para a Selecção Nacional. Reservado no dia-a-dia, o verdadeiro Eduardo surgiu na alegria com que festejou a conquista da mais recente competição do futebol nacional, mas nada que altere ou perturbe o seu quotidiano feito de discrição e tranquilidade. Quem o conhece diz que não é "maluco o suficiente" para ser guarda-redes, detalhe que compensa com a coragem que coloca em casa lance. E, perante tanta qualidade - na Taça UEFA, foi batido apenas uma vez, num míssil de Ronaldinho em Milão que só o prestigiou -, já há quem vaticine que em breve sairá para um clube de maior nomeada. Hoje, o Setúbal vai querer deixar nódoa nesse pano imaculado. António Caldas foi o seu primeiro treinador de guarda-redes em Braga, assim que trocou Mirandela pelo Minho, ainda com idade de juvenil, com o técnico a perceber cedo, no jovem, uma enorme ambição e desejo de ser guarda-redes, mostrando Eduardo, por isso, uma coragem e uma entrega sem reservas na procura do êxito. Aos 25 anos, passou do sonho a figura principal da sua equipa e vai agora viver um jogo em que será um herói do passado - agora para abater.


Precisa de trabalhar mais as saídas

Feita a travessia que o levou de Braga a Aveiro com passagem, em glória, por Setúbal, Eduardo, "voltou mais maduro, depois de ter libertado toda a sua qualidade ao serviço do Beira-Mar e se afirmado em Setúbal". Convidado a enunciar as qualidades maiores do guarda-redes, António Caldas valorizou a "concentração, velocidade e liderança" de Eduardo, considerando-o "muito forte entres os postes", mas recomendando mais trabalho para "melhorar nas saídas".


Braga | Setúbal

Estádio AXA

20h45

Sport Tv1

Árbitro | Paulo Costa (AF Porto)

Assistentes | João Santos e Fernando Pereira


Treinador | Jorge Jesus

1 Eduardo GR

49 João Pereira LD

5 Moisés DC

17 Frechaut DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO

22 Luís Aguiar MO

19 Meyong AV

18 Renteria AV


24 Mário Felgueiras GR

44 Leone DC

10 Jorginho MO

7 Mossoró MO

99 Matheus MO

29 Linz AV

9 Paulo César AV


Excluídos | Nada a assinalar

Em risco de exclusão | Nada a assinalar


Treinador | Daúto Faquirá


25 Pedro Alves GR

14 Janício LD

4 Robson DC

80 Anderson DC

22 Cissokho LE

6 Sandro MD

8 Elias MD

16 Ricardo Chaves MD

20 Leandro Lima MO

7 Bruno Gama AV

99 Carlos Saleiro AV


23 Bruno Vale GR

3 Hugo DC

5 Danilo Portugal MD

11 Bruno Ribeiro MD

21 Mateus MO

9 Laionel AV

91 Carrijo AV


Excluídos | Nada a assinalar

Em risco de exclusão | Auri, com quatro amarelos



Jesus receia desgaste e lesões nas selecções
JORGE FONSECA

A conversa sobre o jogo com o Setúbal acabou dominada pelos receios do treinador relativamente às lesões, datas de regresso e desgaste provocado pela presença de jogadores do Braga nas selecções nacionais. Não que o treinador tenha mostrado descontentamento pelo facto, nada disso, mas sim pelas contingências que vão provocar que o regresso desses jogadores aconteça perto da data da viagem da equipa para o Funchal. Em jeito de desabafo, e numa fase em que comentava as escolhas de Carlos Queiroz, disse: "Fico muito satisfeito com a convocatória de ambos, mas, se havia data em que não os queria ver na Selecção, era esta", reflectiu, mostrando preocupação com eventuais lesões que possam atingir esses e outros dos jogadores do Braga que terão de viajar. Lembrando estar o plantel que orienta "há dois meses sem folgar", Jesus lamentou um calendário tão apertado para uma equipa que, "depois dos jogos da UEFA, fica desgastada anímica e fisicamente". "Estamos com as dores de crescimento e sabemos que não podemos ganhar todos as provas em que estamos inscritos e, tudo somado, já levamos 20 jogos oficiais esta época", alertou o treinador, que, não considerando o Braga favorito para hoje, disse esperar um Setúbal a jogar no erro do adversário.


Rodriguez adensa problemas atrás

Confirmaram-se os piores receios da equipa técnica, que, para o jogo de hoje, não vai poder contar com o central Rodriguez, ainda a recuperar de uma luxação no ombro esquerdo sofrida na partida disputada diante do Nacional. O internacional peruano continua a apenas fazer tratamento, mais ginásio, e, neste cenário, nem para o jogo com o Marítimo deve estar recuperado, criando em Leone a ilusão de voltar à equipa já este fim-de-semana, ainda que a preferência de Jorge Jesus deva continuar a recair no polivalente Frechaut, que, saindo da lateral direita, formará dupla com Moisés ao meio.


Sítio vítima de pirata

O sítio do Braga foi, ao longo da corrente semana, vítima da acção de um hacker, cuja pirataria informática tem feito praticamente de tudo para instalar a confusão em quem lê e escreve na página oficial do clube. Demonstrando também conhecimentos na área do futebol, o pirata, cujo IP foi detectada como tendo origem em Mirandela, começou por colocar Makukula e Jardel no Braga, na primeira intromissão da semana, facto que levou a SAD a solicitar a intervenção do administrador do sítio "Porto Ideias", a fim de acabar com a situação. Contudo, os ataques têm-se repetido, e ainda ontem Eduardo viu a sua fotografia na lista do plantel trocada por José Castelo Branco, uma figura do jet-set português. Mas não foi tudo, já que o mesmo hacker introduziu supostos novos links com inscrições nada condizentes com o conteúdo do sítio.


Figura do Braga
EDUARDO
Momentos


Jogou "falsificado" o primeiro jogo como sénior. Fê-lo a pedido de um ex-treinador na distrital da AF Bragança. Tinha 16 anos e foi decisivo para o Santa Comba vencer em Mogadouro.

Manuel Machado contratou-o ao Mirandela em iniciados, mas o Guimarães dispensou-o no final de uma época. O Braga repescou-o.

O pai faleceu antes de lhe oferecer as luvas que tinha prometido. Foi o treinador do Mirandela, António Rocha, a oferecer-lhas.


Figura do Setúbal
LEANDRO LIMA
Hora de soltar o génio


Ninguém duvida das suas qualidades, contudo as exibições realizadas até agora são pouco condizentes com o epíteto dado do atleta que, em Setúbal, tarda em colocar em prática todas as suas qualidades. Se o problema é a motivação dos grandes palcos, Leandro Lima tem no AXA possibilidade de brilhar e ajudar a equipa a dar um pontapé na crise que já ninguém consegue disfarçar.

Inquérito@nline
Com Luis Aguiar fora da equipa para o jogo com o Setúbal, em quem deve Jorge Jesus apostar para ocupar a posição de meio-campo?

Mossoró é o eleito para jogar na posição dez caso se venha a dar a ausência de Luis Aguiar frente ao Setúbal, numa votação em que César Peixoto ficou muito perto.

Mossoró
34%

César Peixoto
31%

Matheus
16%

Vandinho
14%

Outro
4%

N.º de participantes: 577


O Jogo


Bruno3429

A prova dos novos
MIGUEL RIBEIRO, enviado especial a Constanta [Románia]

O ABC começa hoje a decidir o futuro na Taça das Taças, defrontando, na Roménia, pelas 9 horas de Lisboa, o HCM Constanta, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final.

O adversário é uma equipa com grande capacidade financeira, suportada pela Câmara Municipal local, dona do clube, que lhe permite ter no plantel seis experiente estrangeiros. Muito forte fisicamente, tacticamente evoluído, o Constanta é bom no seu conjunto mas individualmente não é superior ao ABC. Uma incógnita é a adesão do público. Sabe-se que se espera uma boa casa, mas a transmissão em directo na televisão regional, que pretende também transmitir em directo desde Braga, poderá diminuir a afluência do público.

Por outro lado, o ABC apresenta-se com um conjunto onde a juventude é um dos dados mais visíveis. José Rolo foi chamado à titularidade, pelas lesões que afectaram os mais experientes Eduardo Salgado e Luís Bogas, mas tem sido unânime que o jovem de 20 anos tem cumprido e até surpreendido.

"Não é mais uma responsabilidade jogar como titular. Estar num banco como o do ABC, que é o melhor clube português e onde estou desde os 12 anos, já é uma enorme responsabilidade e privilégio", diz o lateral-direito, que promete dar tudo e tentar voltar a exibir-se a bom nível.

Outro dos nomes que têm surgido como resultado das vicissitudes do plantel é do o guarda-redes Bruno Dias, também de 20 anos. Por diversas vezes foi eleito, este ano, a "figura do jogo", facto que o jovem diz "apenas ser possível fruto de muito trabalho, já que é uma distinção rara". Ou seja, se por um lado a juventude do ABC causa alguma insegurança quando colocada perante a experiência romena, por outro poderá ser essa mesma juventude que, com alguma irreverência e motivação elevadíssima, poderá vir a surpreender o Constanta.

A equipa do ABC viaja para Portugal logo após o jogo.


O Jogo

Bruno3429

Três vistos para a Europa

Três das quatro equipas nacionais que jogaram a segunda mão da pré-eliminatória da Taça CERS conseguiram tornear os obstáculos e entrar nos oitavos-de-final. O HC Braga teve vida fácil frente ao Coutras, vencendo, em França, por 8-3. Também no exterior, a Oliveirense levou a água ao seu moinho. Perdeu em Itália, com o Trissino, por 4-3, mas aguentou-se, com base no triunfo de 6-4 da primeira mão. Em casa, o Gulpilhares, depois de ter empatado na Alemanha (2-2), obteve o visto (4-3), sobre o Herringen. O único desaire nacional coube ao Candelária. Tinha de recuperar um golo de desvantagem frente ao Mataró (2-3), o que conseguiu, mas perdeu a qualificação para os espanhóis nas grandes penalidades (1-3).

O Jogo

Bruno3429

Hóquei de Braga em grande na Europa

O Hóquei de Braga garantiu ontem, a passagem à segunda eliminatória da Taça CERS em hóquei em patins ao golear, em França, o HS Coutras por 8-3.

Diario do Minho

JotaCC

#5
Braga procura mostrar a sua melhor cara frente ao Setúbal

Sporting de Braga e Vitória de Setúbal encontram-se hoje, no Estádio Axa, com a equipa de Jorge Jesus obrigada a vencer para apagar uma realidade doméstica abaixo das expectativas. Os minhotos deslumbram na UEFA frente a colossos ingleses e italianos, mas já se despediram da Taça de Portugal e da Taça da Liga e registam apenas nove pontos no campeonato. No Setúbal, escasseiam golos e pontos e vigora a lei do "blackout". Por isso, para os sadinos, a vitória também será a melhor maneira de responder à crise.
Jorge Jesus assume a urgência de pontos do Braga na oitava jornada, mas rejeita o favoritismo da sua equipa frente ao Setúbal. "Não aceito o favoritismo porque o Setúbal, na época passada, ficou à frente do Braga e ganhou aqui", sublinhou, prevendo "muitas dificuldades" frente a um adversário que "jogará com um forte sistema defensivo". "Vai ser mais um jogo complicado, mas, com muito sacrifício, podemos alcançar a vitória", ressalvou o treinador, que poderá fazer regressar Linz ao ataque.
O austríaco Linz é, aliás, a principal novidade da convocatória do Braga. E os treinos mostram que poderá passar de preterido a titular, fazendo dupla com Meyong no ataque. A explicação poderá ser o cansaço e os desperdícios de Rentería frente ao Nacional, no jogo que ditou a eliminação do Braga da Taça de Portugal. Rodriguez, lesionado, é a grande baixa na defesa, adivinhando-se a adaptação de Frechaut ao lugar do peruano e o regresso de João Pereira à ala direita. Luís Aguiar deverá ser poupado e substituído por Vandinho.
Mudanças também se vislumbram na equipa de Daúto Faquirá, que ainda não repetiu um "onze", esta época. Com apenas três golos marcados na Liga, o Setúbal poderá jogar hoje, pela primeira vez, com Carlos Saleiro na frente. Fora do jogo está Auri, devido a uma tendinite, que deverá dar o lugar ao compatriota Anderson do Ó.


Inês Monteiro e Rui Pedro Silva os melhores no crosse de Oeiras

O Crosse Internacional de Oeiras, ontem disputado no circuito do Estádio Nacional, no Jamor (inaugurado para os campeonatos europeus de 1997), abriu as principais competições europeias da especialidade nesta época de 2008-2009 e os melhores atletas portugueses da actualidade realizaram boas prestações.
A competição funcionava como o principal momento de observação para as selecções nacionais, que vão estar nos campeonatos da Europa a realizar em Bruxelas, a 14 de Dezembro. Os quatro primeiros classificados lusos seriam pré-seleccionados para este evento e Inês Monteiro, ao ganhar no sector feminino, bem como Rui Pedro Silva, segundo no lado masculino (atrás do queniano Titus Masai), ficaram, para já, em excelente posição.
Numa tarde de sol esplendoroso mas fria e ventosa, a prova feminina parecia ir ter um resultado habitual em crosse, com a escapada da queniana Rahab Ndungu antes de metade da corrida, de 5km de extensão. Mas as melhores portuguesas reagiram e Ndungu caiu a pique no terço final, acabando apenas sétima. Na frente, Inês Monteiro (Maratona CP) conseguiu escapar à agora individual Jéssica Augusto, para ganhar com 17m31s contra 17m42s, enquanto Anália Rosa (Maratona CP, 17m49s) fechou o pódio também em tons de laranja. Seguiram-se, antes de Ndungu, Dulce Félix (SC Braga, 17m55s), Ana Dias (CB Faro, 18m06s) e Marisa Barros (SportZone, 18m28s), e, logo atrás da queniana, Doroteia Peixoto (SportZone, 19m07s). Fica assim delineada uma boa equipa lusa para os Europeus.
No lado masculino, em 9000 metros, Rui Pedro Silva conseguiu fugir na companhia do queniano Titus Masai e fez-lhe frente alguns quilómetros, claramente como chefe-de-fila português em prova. Masai acabaria por ditar a sua lei, no entanto, escapando ainda longe do fim e aumentando sucessivamente o avanço, para terminar com 27m07s, exactamente 20 segundos adiante do nortenho do Maratona.
No final da corrida, Rui Pedro Silva confessou estar muito satisfeito pela prova efectuada, dado ter sido o seu primeiro crosse da temporada, e que irá apostar no Europeus de Dezembro para subir o seu melhor de sempre, um quinto lugar. O queniano David Kilel (27m35s) fechou o pódio e, atrás dele, chegaram três atletas da Conforlimpa - Licínio Pimentel (27m38s), José Ramos (27m39s) e Eduardo Mbengani (27m41s).
Inês Monteiro mostrou que está em boa forma e que será um dos nomes certos na selecção portuguesa para os Europeus

PUBLICO

JotaCC

#6
Hóquei em Patins-Três equipas portuguesas nos oitavos da Taça CERS

Oliveirense, Gulpilhares e HC Braga qualificaram-se para os oitavos-de-final da Taça CERS
A Oliveirense qualificou-se  para os oitavos-de-final da Taça CERS em hóquei em patins, apesar de ter perdido por um golo (3-4) no reduto dos italianos do Trissino, em encontro da segunda "mão" da pré-eliminatória.

Por seu lado, o Gulpilhares e o HC Braga também se qualificaram para os oitavos-de-final, ao vencerem o Herringen e o Coutras, respectivamente, na segunda "mão". 

RTP

JotaCC

O treinador do Sporting de Braga acredita que o Vitória de Setúbal vai jogar à defesa esta noite no municipal de Braga, numa partida a contar para a oitava jornada da Liga de Futebol. 

O treinador do Sporting de Braga acredita que o Vitória de Setúbal vai jogar à defesa esta noite no municipal de Braga, numa partida a contar para a oitava jornada da Liga de Futebol.

Jorge Jesus manifesta esta convicção, provavelmente em função das exibições positivas que a equipa bracarense tem feito nos últimos jogos, em particular para as competições europeias.

O técnico argumentava deste modo, ontem ao final da manhã na conferência de imprensa que deu no estádio AXA, na véspera do jogo que o Sporting de Braga disputa esta noite em Braga.

ANTENA MINHO

Bruno3429

ABC perde na Roménia para a Taça das Taças

O HCM Constanta derrotou o ABC, por 21-18, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça das Taças de andebol masculino. O jogo decorreu na Roménia e daí que a escassa diferença de três golos permita supor que o ABC ainda tem hipóteses de recuperar e classificar-se para a fase seguinte da competição.

O Jogo

JotaCC

ABC perdeu, esta manhã, frente ao líder do campeonato romeno, HCM Constanta, por 21-18. A segunda mão joga-se no próximo sábado em Braga     

O ABC perdeu, esta manhã, na Roménia com o HCM Constanta por 21-18, em jogo da primeira mão da terceira eliminatória da Taça das Taças em andebol.

Frente ao líder do campeonato romeno, o ABC teve ainda de ultrapassar o ambiente hostil e uma arbitragem que nos momentos de dúvida nunca favoreceu o ABC.

O jogo da segunda mão disputa-se no próximo sábado, às 18 horas, no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.

ANTENA MINHO

JotaCC

ABC perde na Roménia

O ABC de Braga perdeu hoje por 21-18 com o HCM Constanta, jogo da primeira «mão» da terceira eliminatória da Taça das Taças de andebol disputado na Roménia.
A equipa minhota, que na ronda anterior eliminou os checos do HC Gumarny Zubri, parte para o encontro da segunda «mão», no próximo sábado, em Braga, com uma desvantagem de apenas três golos, estando ainda em aberto a passagem aos oitavos-de-final da prova.

A BOLA

JotaCC

SP. BRAGA-V. SETÚBAL, 1-0 (Meyong 30')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
         
22.42 - FINAL DA PARTIDA.

90'+2 - Cissokho antecipa-se a Linz quando o austríaco se preparava para fazer o 2-0, na sequência de uma assietência de Matheus.

90' - Três minutos de compensação.

85' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. PAULO CÉSAR rende Meyong.

84' - Linz podia ter "acabado" com o jogo. O avançado austríaco surge isolado na área - após um excelente passe de Alan - mas, pretante a saída de Pedro Alves, remata ao lado.

83' - SUBSTITUIÇÃO NO V. SETÚBAL. MATEUS entra para o lugar de Sandro.

81' - Matheus cruza para a área, defesa do V. Setúbal falha a intercepção e a bola sobra para Meyong, que remata descaído para o lado direito. A bola ainda bate na barra antes de sair.

76' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. MATHEUS rende Mossoró.

73' - Mossoró tenta surpreender Pedro Alves mas o guarda-redes do V. Setúbal agarra sem problemas.

72' - Cruzamento de Alan para cabeceamento de Meyong ao lado.

71' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. Sai Rentería, lesionado, e entra LINZ. O avançado austríaco é muito aplaudido.

71' - SUBSTITUIÇÃO NO V. SETÚBAL. LAIONEL rende Leandro.

69' - Excelente remate de César Peixoto. Pedro Alves defende como pode. O Sp. Braga vai pressionando e ganha três cantos num período de 2 minutos.

64' - SUBSTITUIÇÃO NO V. SETÚBAL. SALEIRO rende Elias.

62' - CARTÃO AMARELO A SANDRO, que cometeu duas faltas quase seguidas.

O intervalo parece não ter feito bem às equipas. Há muita vontade mas pouca inspiração, o que se traduz num jogo monótono e sem oportunidades de golo. Uma situação que, obviamente, favorece o Sp. Braga, que está a vencer

54' - Ricardo Chaves remata de longe. A bola sai muito ao lado da baliza de Eduardo.

50' - CARTÃO AMARELO PARA ELIAS, por falta dura sobre João Pereira.

50' - Corte providencial de Sandro, quando Mossoró se preparava para rematar á entrada da área.

21.52 - REINÍCIO DA PARTIDA.
--------------------------------------
21.37 - FINAL DA 1.ª PARTE.

45' - Um minuto de compensação.

44' - Mossoró remata à entrada da área mas a bola bate na "muralha" sadina e sai pela linha de fundo.

37' - Alan ganha espaço à entrada da área e remata. Mas a bola sai com pouca força e ao lado da baliza de Pedro Alves.

30' - Golo do Sp. Braga. Meyong marca, na recarga a remate de Rentería (aproveitou um corte defeituoso de Janício) que Pedro Alves defendeu para a frente. A jogada teve origem num livre marcado por César Peixoto.

28' - Na sequência do livre de directo a punir a infracção de Moisés, Anderson obriga Eduardo a defesa difícil a dois tempos.

27' - CARTÃO AMARELO PARA MOISÉS, por travar em falta Leandro Lima numa situação em que os sadinos contra-atacavam em superioridade numérica.

Bracarenses assumiram o domínio territorial e da posse de bola, mas sentem alguma dificuldade para desequilibrar a estrutura defensiva dos sadinos, que apostam claramente na velocidade de Bruno Gama e Landro Lima para tentar surpreender o adversário

14' - Alan está bastante activo. Desta vez remata à entrada da área. Pedro Alves volta a responder com uma boa defesa.

11' - Ricardo Chaves cabeceia por cima na sequência de um canto.

9' - Meyong marca, de cabeça, o que seria um excelente golo, não fosse o facto da jogada ter sido interrompida por fora-de-jogo do avançado camaronês.

7' - Excelente trabalho de Alan dentro da área, culminado com remate rasteiro para defesa segura de Pedro Alves.

6' - Livre contra o Sp. Braga. A bola passa em frente à baliza de Eduardo mas ninguém consegue desviar. Ricardo Chaves chega um pouco atrasado.

3' - Entrada dura de Frechaut sobre Bruno Gama a travar um contra-ataque dos sadinos.

20.51 - INÍCIO DA PARTIDA.
-------------------------------
Eduardo recebe, no relvado, o prémio CNID referente ao jogador-revelação da época 2007/2008. O guarda-redes do Sp. Braga é distinguido precisamente no antes do jogo frente à equipa que representou na época transacta
--------------------------------
Liga Sagres, 8.ª jornada.
Estádio Axa, em Braga.
Hora: 20.45
Árbitro: Paulo Costa (Porto)


SP. BRAGA
Eduardo, João Pereira, Moisés, Frechaut, Evaldo, Vandinho, Alan, César Peixoto, Mossoró, Rentería e Meyong.

Suplentes: Mário Felgueiras, Paulo César, Jorginho, Andrés Madrid, Linz, Leone e Matheus.

Treinador: Jorge Jesus

V. SETÚBAL
Pedro Alves, Janício, Robson, Anderson, Cissokho, Sandro, Elias, Ricardo Chaves, Leandro Lima, Bruno Gama e Leandro Branco.

Suplentes: Bruno Vale, Hugo, Bruno Ribeiro, Mateus, Laionel, Saleiro e Carrijo.

Treinador: Daúto Faquirá

RECORD


JotaCC

Braga venceu Setúbal e subiu ao sétimo lugar

O Braga ascendeu hoje ao sétimo lugar da Liga Sagres, ao receber e bater o e Setúbal por 1-0, no último encontro do dia da oitava jornada da prova. Um golo do internacional camaronês Meyong, aos 30 minutos, foi suficiente para selar o terceiro triunfo dos minhotos, que ultrapassaram Naval e Estrela da Amadora. Os bracarenses passaram a contar 12 pontos, e o Setúbal manteve-se com sete, depois de sofrer o quinto desaire e o quarto consecutivo na prova. O Benfica recolocou-se quatro pontos acima do tricampeão FC Porto e passou a contar cinco de avanço sobre o Sporting, ao vencer em casa o Estrela da Amadora por 1-0. O central brasileiro Sidnei decidiu, com tento aos 50 minutos, selando o terceiro sucesso consecutivo dos encarnados, que continuam no segundo posto, um ponto atrás do surpreendente e sensacional líder Leixões, vencedor ontem em Alvalade (1-0). Depois de já ter empatado em casa com os encarnados (1-1) e triunfado no Estádio do Dragão (3-2), o conjunto de Matosinhos derrubou, desta vez, o Sporting, agora com um tento do médio brasileiro Roberto Sousa, aos 65 minutos. Com este triunfo, o onze comandado por José Mota passou a contar 19 pontos, contra 18 do Benfica e 14 de um trio composto pelos dois representantes da Madeira e o tricampeão FC Porto. O Marítimo, que venceu por 2-0 na Trofa, sexta-feira, no arranque da jornada, é o quarto colocado, seguido dos portistas, que, após dois desaires, venceram ontem o Guimarães por 2-0, com tentos dos argentinos Lisandro Lopez e Farias. O Nacional caiu do terceiro posto, no qual seguia isolado, para o quinto, ao ficar-se por um empate sem golos na recepção ao Rio Ave, que passou a somar sete pontos. Atrás deste trio, e num impensável sexto lugar, segue o Sporting, que sofreu o terceiro desaire na prova e já só está um ponto à frente do Braga. . No outro encontro de hoje, o Paços de Ferreira venceu pela primeira vez, ao receber e bater a Naval por 2-1, com dois golos em cima do intervalo. A ronda oito termina amanhã, com o Belenenses, provisoriamente abaixo da linha de água (quatro pontos) a receber a Académica (nove).

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga-V. Setúbal, 1-0 (destaques)


Meyong
Não engana, como o algodão. Veia goleadora interminável, na ressaca do quinto tento na Liga 2008/09, em oito jornadas. Meyong tem qualidade de jogo, poder de impulsão, capacidade de improviso e oportunismo quanto baste, formando uma dupla interessante com Rentería. O colombiano cria e falha, mas Meyong vai chegando para as encomendas. Após livre de César Peixoto, Janício facilitou, Rentería desperdiçou na cara de Pedro Alves mas o internacional camaronês emendou a mão. Providencial.

César Peixoto
Carlos Queiroz colocou o esquerdino nas manchetes desportivas desta semana, graças à chamada para o particular entre Brasil e Portugal. A novidade motiva novo olhar atento sobre César Peixoto, médio do Sp. Braga com capacidade para preencher o flanco e variar para o centro. A velocidade de jogo, a teimosia em segurar a bola entre uma mão cheia de pernas adversárias, continuam a motivar alguns assobios dos adeptos. A seu favor, um pé esquerdo temível. E lá estava ele, no lance do golo de Meyong. Chega?

Frechaut
Pau para toda a obra neste Sp. Braga, a exemplo do verificado ao longo da carreira, Frechaut compensou a ausência de Rodriguez no eixo da defensiva arsenalista, com a regularidade do costume. Não complica, cumpre mesmo sem deslumbrar e torna-se útil a qualquer treinador. Já foi trinco, lateral direito e central. Capitão a toda a prova.

Leandro Branco
Surpresa no onze delineado por Dauto Faquirá, o avançado recrutado pelo Vitória de Setúbal na época passada não conseguiu justificar a posta. Com passagem por clubes modestos do Brasil, Leandro Branco tardou em encontrar o seu espaço na equipa sadina e frente ao Sp. Braga, na segunda aparição desta época, foi pouco além de uma entrega louvável ao jogo. A equipa, diga-se em abono da verdade, também não ajudou.

Janício
A descer, todos os Santos ajudam. Aqui fica mais uma prova. Um dos melhores laterais a jogar no futebol português, Janício acusa a pressão geral e cai de rendimento, assinando exibição irregular após três desaires consecutivos do V. Setúbal. Falhou no golo de Meyong, cortando a bola para zona proibida. Não mais recuperou.



Sp. Braga-V. Setúbal, 1-0 (crónica)

O Sp. Braga aproximou-se da zona europeia, com um triunfo tangencial frente ao V. Setúbal, numa noite fria de domingo. Meyong aqueceu um pouco, ao apontar o golo do triunfo (1-0), os seus pares foram tentando aquecer um pouco mais, mas o adversário não contribuiu para o espectáculo e deixou mais uma prova da crise de confiança instalada. Quatro derrotas consecutivas para a formação sadina.

Jorge Jesus lamentara, na véspera, o calendário apertado da sua equipa. O Sp. Braga abriu a época desportiva, começou a trabalhar antes que os restantes emblemas do nosso futebol e leva 20 jogos nas pernas. Os jogadores acusam o esforço e, para além de Rodriguez, o treinador também se viu privado de Luís Aguiar, um dos mais utilizados.

Do outro lado, o silêncio. Ensurdecedor. Três desaires consecutivos motivaram medidas radicais, contornando a habitual queda para chicotadas psicológicas sem o mínimo de ponderação. Dauto Faquirá, louvado pelo seu trabalho no E. Amadora, pegou numa equipa formada e tentou compensar as saídas, mas este Vitória continua a denotar tremenda ineficácia ofensiva.

Leandro Lima a servir Bruno Gama e Leandro Branco. O treinador sadino experimentou novo tridente, mas o resultado foi o mesmo: zero. Aliás, o V. Setúbal marcou apenas três golos nesta Liga 2008/09 e está em branco há quatro jornadas. Esperam-se milagres.

O Sp. Braga lutava contra a ausência de dois elementos fundamentais, a tradição a indicar a ausência de triunfos caseiros frente aos sadinos nos últimos seis anos e a falta de concentração, recorrente nos jogos em Portugal. A brilhante trajectória europeia levanta o espírito e motiva alguma sobranceira no regresso ao burgo.

Rentería falha, Meyong marca

Num Estádio AXA bem composto, com dez mil almas a combater o frio, a equipa de Jorge Jesus regressou novamente à Liga portuguesa e enfrentou os homens de Faquirá com a acutilância desejada. Em pressão alta desde o primeiro minuto, o Sp. Braga ultrapassou um par de sobressaltos em lances de bola parada e partiu em busca dos três pontos.

À passagem da meia-hora, com uma nuvem imensa de apatia a pairar sobre o espectáculo, Meyong decidiu abrir o marcador com um pontapé de raiva. O pé esquerdo de César Peixoto, requisitado por Carlos Queiroz para a selecção nacional, bateu um livre para o corte defeituoso de Janício e, após falhanço de Rentería (chega a ser inquietante tamanho desacerto no capítulo da finalização), Meyong fuzilou a baliza de Pedro Alves.

A estratégia do V. Setúbal ruiu nesse instante. Apostada em conter o caudal arsenalista e aplicar o contra-golpe, a equipa sadina acusou o tento consentido e não conseguiu assumir uma posição dominante. Faquirá nem olhou para o relógio, deixou o tempo correr e o público agradecia, vendo o Sp. Braga criar oportunidades suficientes para garantir a tranquilidade. Jesus promoveu o regresso de Linz, muito saudado pelos adeptos locais, e Pedro Alves continuou a ver perigo por todo o lado. Eduardo, no reencontro com o seu anterior emblema, só sofreu no final. E pouco.


MAIS FUTEBOL