News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 14/11

Started by JotaCC, 14 de November de 2008, 07:50

Previous topic - Next topic

JotaCC

Nos pés de Mossoró pode estar a virtude
BRASILEIRO É O ELEITO PARA ASSUMIR A POSIÇÃO 10
         
Márcio Mossoró é mesmo o eleito por Jorge Jesus para ocupar a posição 10 no jogo com o Vitória de Setúbal, uma vez que a lesão de Luís Aguiar impede-o de dar o seu contributo à equipa. Isto levando em conta as opções do treinador do Sporting de Braga na maioria das vezes em que deixou o uruguaio fora do onze, até agora sempre por opção. Em três ocasiões, o escolhido foi o ex-maritimista, tendo Matheus assumido a condição de "playmaker" no outro encontro em que Luís Aguiar ficou no banco.

Considerando as apostas anteriores e a forma como Jorge Jesus já começou a preparar a recepção ao conjunto sadino, a organização do jogo ofensivo vai passar pelos pés de Mossoró. Um tecnicista em quem o técnico confia para inverter o ciclo negativo que a equipa atravessa após os afastamentos na Taça da Liga e na Taça de Portugal, dois troféus que os arsenalistas tinham traçado como objectivos para esta época. De resto, no último jogo que o Sp. Braga realizou em casa, frente ao Estrela da Amadora, o brasileiro entrou no decorrer da 2.ª parte e ainda a tempo de marcar um dos tentos da goleada (5-0).

RECORD

JotaCC

#1
Frechaut está em todo o lado

Frechaut é um dos futebolistas que qualquer treinador gostaria de ter sob o seu comando, pois adiciona ao carácter e espírito que empresta ao colectivo uma característica fundamental: a polivalência. Na dúzia de jogos que contabiliza como titular na estrutura de Jorge Jesus, num total de dezanove, o arsenalista já cumpriu cinco no desempenho das funções de trinco, quatro nas de lateral-direito e três como defesa central. Apesar de alguns técnicos defenderem a especificidade como forma de garantir uma evolução mais segura e consistente, Frechaut conseguiu o título de campeão no Boavista numa época (2000/01) em que jogou como lateral-direito e trinco, garantindo, na temporada seguinte, a presença no Mundial 2002 (realizado na Coreia do Sul e Japão) como lateral-direito. Mas na cidade dos Arcebispos as suas características permitiram superar as necessidades evidenciadas no eixo da defesa, funções que esta época cumpriu em Paços de Ferreira (subiu para trinco após a lesão de Vandinho), Chaves e Vila do Conde, assim como substituiu Rodriguez à meia-hora do dérbi com o Guimarães. Frechaut começou por ser colocado no lote dos médios de cobertura, juntamente com Madrid e Stélvio - e posteriormente Vandinho - posição em que actuou nos primeiros jogos. Nos seis confrontos mais recentes, por exemplo, Frechaut fez dois como central e quatro como lateral-direito, com destaque para os embates com o Portsmouth, Milan e Nacional. E, em média, com performances positivas, conforme demonstram as pontuações de O JOGO. Frechaut é um atleta que equilibra o plantel arsenalista e, tudo indica, deverá voltar a fazer parceria com Moisés no centro da defesa, substituindo Rodriguez, que se lesionou na Madeira, isto apesar da concorrência de Leone, que foi titular nos primeiros jogos mas acabou superado por Rodriguez e nas últimas semanas tem sido afectado por lesões. O capitão Paulo Jorge tem para mais de três meses e Palmeira ainda é apenas um jovem promissor.

Os jogos como titular

JOGO POSIÇÃO PONTOS O JOGO RESULTADO

Sivasspor-Braga (Intertoto) trinco 7 0-2

Braga-Sivasspor (Intertoto) trinco 7 3-0

Braga-NK Zrinjski (UEFA) trinco 7 1-0

P. Ferreira-Braga (Liga Sagres) central 6 0-2

Braga-Sporting (Liga Sagres) trinco 6 0-1

Leixões-Braga (Liga Sagres) trinco 4 2-0

Braga-Naval (Liga Sagres) lateral-direito 4 1-1

Chaves-Braga (Taça de Portugal) central 4 0-1

Braga-Portsmouth (UEFA) lateral-direito 6 3-0

Rio Ave-Braga (Carlsberg Cup) central 4 1-0

Milan-Braga (UEFA) lateral-direito 7 1-0

Nacional-Braga (Taça de Portugal) lateral-direito 5 1-0


Luis Aguiar vai descansar

Luis Aguiar voltou ontem a dividir o seu dia de trabalho entre o departamento médico e o ginásio, dando sequência ao processo de recuperação de uma entorse na tibiotársica esquerda, sofrida no decorrer do jogo com a Académica. Apesar da lesão, o uruguaio demonstrou um grande espírito de sacrifício e defrontou o Milan, para a Taça UEFA, e o Nacional, para a Taça de Portugal. Se em Itália conseguiu uma boa exibição, na Choupana, depois de um início o prometedor, acabou por se ressentir na disputa de um lance com Alonso e passou a ser uma sombra até ser substituído por Matheus, aos 61' . O centrocampista tem registado melhorias nos últimos dias, mas as indicações apontam para a sua ausência no jogo com o Setúbal. Luis Aguiar, recorde-se, foi utilizado por Jesus nos 19 jogos realizados pelo Braga, tendo sido titular em 15 e suplente utilizado em quatro. Ausentes vão estar também os centrais Rodriguez e Paulo Jorge. O peruano prossegue a recuperação da luxação sofrida no ombro esquerdo, no jogo com o Nacional.



Correcções para o Setúbal


O desempenho dos bracarenses nas duas últimas deslocações caseiras, a Coimbra, para defrontar a Académica (1-1) e à Choupana, onde mediram forças com o Nacional, foram anteontem, ao início da tarde, analisadas em dvd. Dos jogos foram compilados alguns lances pré-determinados pelo treinador, os quais foram utilizados por Jorge Jesus para proceder a algumas correcções de posicionamento e movimentos, quer no contexto defensivo quer ofensivo, de forma a que sejam evitados diante do Setúbal.



Sincronização aperfeiçoada

Jorge Jesus voltou ontem a insistir no aperfeiçoamento das movimentações que pretende solidificar, dirigindo, nesse sentido, um treino em que o trabalho foi realizado por sectores. O grupo foi dividido em dois, com o sector defensivo a ficar a cargo do treinador principal e o ofensivo do adjunto Raul José, enquanto Jorge Vital cuidava da preparação dos guarda-redes. Para hoje de manhã, (10h30) está agendado mais um ensaio para o jogo com o Setúbal, à porta fechada.



Renteria na Colômbia

Meyong e Renteria foram convocados para o África do Sul-Camarões e para o Colômbia-Nigéria, respectivamente, que vai realizar-se na quarta-feira. Os dois atletas viajam para os seus países na segunda-feira e só voltam a treinar em Braga na sexta-feira seguinte. Eduardo e César Peixoto foram chamados à Selecção Nacional A, que vai defrontar o Brasil, em Brasília, enquanto Stélvio e Orlando Sá foram eleitos para a equipa nacional de sub-21.



Espiões na Alemanha

Marco Pedrosa e Miguel Quaresma vão assistir, amanhã (14h30), ao jogo Hoffenheim-Wolfsburgo. O objectivo é recolher o máximo de informação sobre a equipa do ex-portista Ricardo Costa, próximo adversário na UEFA que o Braga defronta na noite do dia 27.



Visita ao colégio

Na sequência de iniciativas anteriores, o departamento de marketing do clube programou para hoje, às 13h00, uma visita ao Colégio D. Diogo Sousa, situado no centro da cidade. Para além da presença de alguns atletas está prevista uma surpresa.


ABC prepara-se para o difícil Constanta

O ABC partia esta madrugada para a Roménia, onde defrontará, domingo, o HCM Constanta no primeiro jogo dos oitavos-de-final da Taça das Taças. A tarefa dos minhotos adivinha-se bem mais complicada do que a anterior, uma vez que os romenos possuem uma equipa sólida, reforçada por oito estrangeiros, e têm presenças assíduas nas provas europeias e com resultados assinaláveis, sobretudo nesta mesma Taça das Taças. O ABC, sem algumas das suas principais pedras, ainda tem Eduardo Ferreira limitado, o que diminui em muito a sua capacidade defensiva, pelo que será de prever que procure um resultado que permita, pelo menos, discutir a eliminatória em Braga.

Na Taça Challenge, que se joga amanhã, o S. Bernardo está de visita à Sérvia, onde mede forças com o RK "Mladost" Cacak, enquanto o Marítimo também joga a primeira mão fora de portas, no Montenegro, onde terá por adversário o HC Monar Bar.


Ter de ganhar vale uma borla

Defrontar um histórico do hóquei espanhol não será pêra doce, mas o FC Porto, líder do Grupo B da Liga Europeia, tem argumentos e com casa cheia em Fânzeres pode roubar pontos aos catalães, acabados de sair de uma ronda (10ª) muito agitada da OK Liga: na derrota em Vic, o guarda-redes Luis Gil acabou expulso por agressão ao árbitro.

"Ganhar pontos em casa é fundamental e ter muito público é para nós muito importante", resumiu Franklim Pais, que gostava de ver o pavilhão cheio. Em dia de futebol no Dragão, e para ajudar a convencer os adeptos, o clube não vai cobrar bilhete. A entrada gratuita é um apelo claro à mobilização do público que nos grandes jogos criam o ambiente mais propício à vitória.

Este ano, apuram-se para a final-eight os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos e o FC Porto tem dois adversários complicados: Noia e Igualada (venceu o Barcelona, no Palau Blaugrana, por 2-1, em jogo a contar para a sétima jornada da OK Liga).

No Noia, o treinador Ferran López ainda não decidiu se Luis Gil jogará na deslocação a Fânzeres, podendo optar por Chus Fernandéz, um jovem guardião de 19 anos muito popular entre os aficcionados.

No FC Porto, "Reinaldo Ventura e Pedro Moreira vêm de lesões e não estão a cem por cento", explicou Franklim Pais, mas frente a um oponente directo o heptacampeão português não pode vacilar. Sobretudo, a vontade da equipa passa por ultrapassar o trauma de Vic, depois de no ano passado ter sido surpreendentemente derrotada pelos catalães. Agora outro adversário catalão surge pela frente e pode perfeitamente servir para exorcizar o fantasma e confirmar ao mesmo tempo que o jogo de má memória não passou de um acidente de percurso.


Programa

Liga Europeia

FC Porto-Noia (Grupo B) amanhã, às 17h00

Barcelos-Vilanova (Grupo D) amanhã, às 18h00

Taça CERS

(ronda preliminar) (2ª mão)

Trissino-Oliveirense amanhã, às 21h45

Coutras-HC Braga SAD amanhã, às 21h00

Gulpilhares-Herringen amanhã, às 18h00

Candelária-Mataró amanhã, às 21h00

O JOGO

JotaCC

Quaresma e Carlos Martins de fora por opção

Tiago um ano depois


O defesa central Rolando e o médio César Peixoto estrearam-se nos convocados da Selecção, enquanto Tiago regressa.

Mais de um ano depois, o médio Tiago regressa às escolhas da Selecção, para o encontro particular com o Brasil. Rolando, que «roubou» a Pedro Emanuel o lugar no onze do FC Porto, e César Peixoto, habitual titular no Braga, nunca tinham sido chamados aos trabalhos da Selecção AA, embora contem internacionalizações noutros escalões.

'Não posso esconder que recebi esta chamada com uma ponta de surpresa, mas com muito orgulho. Estando entre os 20 convocados, é óbvio que fico mais perto de me estrear com a camisola da principal selecção portuguesa', referiu César Peixoto.

Fora das opções de Carlos Queiroz ficaram Ricardo Quaresma, que tinha regressado às convocatórias para os encontros com a Suécia e a Albânia, de apuramento para o Mundial de 2010, e Carlos Martins, ambos por opção, e Ricardo Carvalho, que continua lesionado. Em relação à última convocatória, estão também ausentes o guarda-redes Daniel Fernandes (Bochum), os defesas Tonel (Sporting) e Antunes (Lecce) e o avançado Yannick Djaló (Sporting).
Depois de terem falhado, por lesão, os nulos com a Suécia e a Albânia, Simão e Deco regressam para a partida de quarta-feira com o Brasil, no Estádio Walmir Campelo Bezerra, em Gama, arredores de Brasília, pelas 22h00 locais (00h00 de 20 de Novembro, em Lisboa). O encontro serve de preparação para a fase de qualificação para o Mundial2010, numa altura em que Portugal vem de três jogos consecutivos sem vencer (derrota com a Dinamarca e nulos na Suécia e com a Albânia.

César Peixoto. O esquerdino do Braga é, juntamente com Rolando, estreante na Selecção AA.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

César Peixoto e Eduardo na selecção nacional

O arsenalista César Peixoto é um dos estreantes na selecção nacional de futebol, juntando ao seu colega de equipa Eduardo na convocatória para o jogo com o Brasil. Em sub-21, Stélvio e Orlando também foram chamados.

DM

JotaCC

«Jogadores do Sp. de Braga no Colégio D. Diogo Sousa»     

Hoje, pelas 13 horas, decorre mais uma operação de charme do Sporting de Braga. Desta vez, está previsto a deslocação de um grupo de jogadores ao Colégio D. Diogo Sousa - no centro da cidade de Braga - no âmbito do périplo que o clube bracarense está a efectuar nas escolas.

O plantel do Sporting de Braga treinou esta manhã, numa sessão que decorreu à porta-fechada. Jorge Jesus prepara o jogo com o Vitória de Setúbal, a realizar no próximo domingo. É o regresso do Braga à Liga Portuguesa. depois da despedida da Taça de Portugal.


«ABC partiu hoje para a Roménia»     

O ABC partiu esta manhã para a Roménia, tendo em vista o jogo com Costanta, a contar para a Taça das Taças. O jogo está agendado para domingo às 11 horas locais. Jorge Rito convocou 14 jogadores para este desafio. O plantel do ABC está desfalcado de Luís Bogas, Carlos Ferreira e Eduardo Salgado, uma vez que se encontram lesionados

ANTENA MINHO

Bruno3429

Jornada 9

A nona jornada da Liga portuguesa vai iniciar-se na sexta-feira, dia 21, com o Rio Ave a receber o Leixões, actual primeiro classificado. No sábado joga-se o Marítimo-Sp. Braga, às 19h45 e logo a seguir, na Figueira da Foz, a Naval defronta o Sporting.

No domingo, o V. Guimarães recebe o Paços de Ferreira ao início da tarde (18 horas), pouco depois do Nacional-Trofense, que começa às 16, enquanto o Benfica desloca-se a Coimbra para jogar com a Académica, numa partida que começa às 20h15.

O V. Setúbal-Belenenses é o penúltimo jogo da ronda, disputado na segunda-feira, uma vez que o Estrela da Amadora-F.C. Porto tinha sido adiado para 17 de Dezembro. Jogar-se-á às 20h30.

A jornada:

Sexta-feira, dia 21
Rio Ave-Leixões, 20h30 (SportTV 1)

Sábado, 22
Marítimo-Sp. Braga, 19h45 (SportTV 1)

Naval-Sporting, 20h30 (SportTV 1)

Domingo, 23
Nacional-Trofense, 16h00
V. Guimarães-P. Ferreira, 18h00 (SportTV 1)
Académica-Benfica, 20h15 (SportTV 1)

Segunda-feira, 24
V. Setúbal-Belenenses, 19h45 (SportTV 1)
17-12-08

17 de Dezembro (quarta-feira)
E. Amadora-F.C. Porto, 20h30 (RTP 1)

Mais Futebol