News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 05/10

Started by JotaCC, 05 de October de 2008, 09:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Canário seduz vestido de gala

Algumas dores de cabeça valem bem a pena no futebol, dispensam mesmo aspirinas de efeitos rápidos. Quando a dor é intensa, convém até prolongá-la até aos limites, pois na maior parte das vezes funciona como remédio infalível para uma série de maleitas. No escaparate das enxaquecas agradáveis de Jorge Jesus figura nesta altura, em primeiro lugar, o nome de Luis Aguiar. Posicionado sobre o vértice esquerdo do losango do meio-campo arsenalista na recepção à Naval, o "canário" (tem este "rótulo" quem nasce no interior do Uruguai) voltou a assumir a batuta do ataque do Braga na recente visita ao Artmedia, para a Taça UEFA, e acabou por ser decisivo na vitória do Braga, com dois golos e uma exibição mágica. Foi quase um regresso à normalidade, como reflectem os resultados da equipa ao cabo de 11 jogos disputados, para o Campeonato, Taça da Liga, Taça UEFA e Intertoto. Titular esta época em dez desafios - apenas falhou a recepção ao Artmedia -, Luis Aguiar actuou como "maestro" em oito ocasiões e está associado a seis vitórias. Somente duas derrotas, frente a Leixões (fora) e Sporting (em casa), colocaram ligeiramente em causa o valor do diamante em bruto descoberto pelo FC Porto em 2007, no Liverpool de Montevideu. Por lapidar no Estrela, mas lapidado na Académica, Luis Aguiar atingiu a maturidade futebolística aos 22 anos, sendo actualmente imprescindível em qualquer onze montado por Jorge Jesus. A grande questão que se coloca é em que posição, quando estão disponíveis outras unidades dinâmicas, como Mossoró, Matheus, Jorginho, César Peixoto ou Vandinho. O leque de opções para a posição 10 é tão bom como vasto, mas Aguiar está cada vez mais na frente nesta interessante corrida. Poderoso do ponto de vista físico, com capacidade de explosão e bom drible, o uruguaio está claramente na linha da frente para comandar o ataque do Braga no assalto a Guimarães, e só uma eventual titularidade de Mossoró, que, curiosamente, se lesionou num pé no treino de sexta-feira, poderá fazê-lo recuar ligeiramente. À partida, um cenário pouco provável.


O terceiro mais pontoado atrás de Rodriguez e de Alan

Andar no grupo da frente em matéria de pontuações atribuídas pelas equipas de reportagem de O JOGO não está ao alcance de qualquer um. Titular em quatro jogos da Liga, Luis Aguiar é o terceiro arsenalista mais pontuado (são 20), tendo nesta altura à sua frente o guarda-redes Eduardo (21), o defesa-central Rodriguez (21) e o extremo Alan (22). Merecedor de dois seis e de um cinco no arranque, o uruguaio ficou com média menor após o jogo com a Naval devido a um três.


Despedida em Novembro

Riscado dos planos de Jorge Jesus desde o começo da pré-época, Jair Baylón continua a aguardar por uma solução para o seu futuro. Com mais três anos de contrato pela frente, o jovem internacional peruano tem treinado à margem do grupo e já está mentalizado para a possibilidade de se transferir para outro clube em Janeiro, altura em que reabrem as inscrições nos principais campeonatos europeus. Antes, Jairzinho terá a possibilidade de se mostrar, em acção, na Copa Sul-Americana para selecções Sub-20. A prova arranca a 8 de Janeiro, precisamente no Peru, e o avançado já sabe que entrará na convocatória final do técnico Tito Chunmpitaz, estando nas suas previsões viajar em finais de Novembro, de modo a integrar o estágio de preparação da sua selecção, que compete no grupo formado por Argentina, Bolívia, Venezuela e Chile.



Mil bilhetes para vender


Na melhor das hipóteses, o Braga contará amanhã com o apoio de mil adeptos. Foi esse o número de bilhetes (todos a dez euros) pedido ao Guimarães. A última vitória (2-0) da equipa arsenalista no Estádio D. Afonso Henriques remonta a 2005/06, graças aos golos de Delibasic e João Tomás. Em declarações prestadas ao sítio do clube na internet, Vandinho falou em "vencer"; já o presidente António Salvador espaireceu assistindo ao Braga-Académica (juniores), que terminou com uma igualdade (3-3).


Reforços de peso estão a caminho

Jorge Jesus nem precisou de aguardar pelo desfecho do jogo com o Artmedia para começar a pensar seriamente no duelo contra o arqui-rival Guimarães. A goleada (4-0) imposta à equipa eslovaca na primeira mão permitiu ao treinador fazer descansar algumas das melhores unidades do Braga. Frechaut, Mossoró, Alan e Meyong desapareceram do onze utilizado em Bratislava - entrando, para os seus lugares, João Pereira, Vandinho, Jorginho e Matheus -, mas quase todos deverão reconquistar a titularidade no assalto ao Estádio D. Afonso Henriques. Desse grupo de "desaparecidos", somente Frechaut não deverá voltar no imediato, pois advinha-se a titularidade de Vandinho, que esteve em bom plano no último acto rumo ao apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA. Já a inclusão de Matheus é uma hipótese por confirmar, assim como o regresso de César Peixoto, que já cumpriu castigo. Trunfos que Jesus tem tentado esconder com treinos realizados à porta fechada.


Guimarães já tem Braga mais perto


Entre espanhóis (Guimarães) e marroquinos (Braga), falando na gíria futebolística minhota, haverá sempre uma tão acesa quanto sã rivalidade, que vai estar ao rubro ao princípio da noite de amanhã - Guimarães-Braga (19h30), no Estádio D. Afonso Henriques -, e a correlação de forças, em termos de números de massa adepta, tem vindo a ser encurtada pelas hostes do Braga face ao líder Guimarães.

Não há consenso, é verdade, quando se lança a questão: quem são, afinal, os melhores e mais fiéis adeptos, que dizem presente nos bons e nos maus momentos da equipa? Os do Guimarães ou os do Braga? Como quase sempre acontece, ninguém cede o flanco, mas há um ponto em que a unanimidade é indiscutível: o clube que mais tem crescido em número de adeptos é o Braga. Mas se a distância encurtou, ainda está algo distante do quarto "maior" clube português.

"Em Portugal há uma clara dispersão do número de adeptos entre os diferentes clubes, ao contrário do que sucede no futebol de outros países e a balança é claramente desequilibrada a favor dos [três] grandes. Os únicos que quebram essa hegemonia são o Braga e o Guimarães", acentua Pedro Morgado, bloguista bracarense. Lembra, orgulhoso, o aumento de simpatizantes na última década ("é o que mais cresceu", enfatiza), atribuindo-o ao crescimento da própria cidade, "às pessoas de fora que entretanto ali criaram raízes e aos bons resultados desportivos, alcançados de forma sustentada, da equipa".

Reconhece que o Guimarães terá mais sócios, "a avaliar pelos números divulgados", mas quanto a adeptos coloca reticências, lembrando não existir qualquer estudo a esse nível, embora quanto ao número médio de espectadores/jogo, seja público que na última época "o Guimarães teve um valor ligeiramente superior".

Do outro lado, Carlos Ribeiro, bloguista vitoriano, sublinha o bairrismo dos vimaranenses que vivem de forma muito intensa tudo o que está relacionado com a cidade, na qual "o Vitória é um ex-libris". Aí começa, segundo este adepto, a diferença para Braga, cujo clube "apenas nos últimos dois/três anos se consolidou nos primeiros lugares do futebol português".

Aliás, referiu um facto que, pelo menos, se não é uma realidade já foi no passado: os adeptos bracarenses terem um segundo clube. "Estudei em Braga e lidei bem com essa realidade. Aliás, basta recordar que o Benfica quando jogava lá tinha sempre uma grande falange de apoiantes. Agora, acredito que esse fenómeno já não se verifique tanto ao nível dos mais jovens. Aqui, em Guimarães, desde há muito tempo que sempre fomos diferentes...".

O bracarense Pedro Morgado justifica o crescimento da massa adepta pela melhoria da organização do clube e das condições, em termos de conforto, proporcionadas pelo novo estádio (AXA) e ainda pelas promoções e facilidades na aquisição de bilhetes para os jogos. "As novas gerações são aficionadas do Braga, não dividindo esse clubismo com qualquer um dos três 'grandes'. Não é verdade que os nossos adeptos tenham um segundo clube fora da cidade. Dividem o seu clubismo entre o Braga e o ABC, uma referência no andebol".

Morgado é de opinião que os adeptos de ambos os clubes teriam a ganhar se unissem esforços para reivindicar aquilo a que considera "direitos que já lhes foram retirados" num passado recente. Referia-se a transmissões televisivas - assunto alvo de uma petição em dois blogues minhotos -que "a RTP ignorou", quando ambos os clubes disputavam jogos das competições europeias e o canal público "preferiu os directos de jogos particulares de outros clubes".

O JOGO

JotaCC

Ordem para subir
JORGE JESUS QUER COLOCAR A EQUIPA NO DEVIDO LUGAR
   
Carimbado o passaporte para a fase de grupos da Taça UEFA, o Sp. Braga regressa amanhã aos palcos nacionais e Jorge Jesus já disse aos jogadores que não há mais margem para errar. A ordem é concentração absoluta na Liga para subir na tabela classificativa até um lugar mais digno para o valor do plantel e para as aspirações (e investimento) da SAD liderada por António Salvador.

As prestações internas dos arsenalistas têm sido quase uma antítese das realizadas nos confrontos europeus (6 jogos, 6 vitórias!) e os escassos 4 pontos traduzem bem isso. A vitória em P. Ferreira foi um oásis face às tristezas acumuladas pelas derrotas com Sporting (casa) e Leixões (fora) e o mais recente empate caseiro frente à Naval, na jornada passada.

Se os adeptos andam a estranhar o pouco fulgor da equipa, já Jorge Jesus está um pouco mais habituado a inícios de época aos sobressaltos. O treinador vai na sua 10.ª experiência no escalão maior do futebol português e só por uma vez se pode dizer que entrou... com o pé direito.

Foi em 2005/06, quando pegou na U. Leiria e somou 9 pontos em 4 jornadas. Importa referir que Jesus não iniciou o campeonato na cidade do Lis, tendo substituído José Gomes à 6.ª ronda.

Nas restantes épocas na Liga, Jorge Jesus nunca conseguiu mais do que 6 pontos e numa ocasião até fez pior do que agora em Braga: foi em 1999/2000, ao serviço do E. Amadora, onde apenas obteve três empates e uma derrota.

Em jeito de balanço, e somando as quatro primeiras rondas de cada aventura no escalão maior do futebol, o treinador soma 13 vitórias, 12 empates e 15 derrotas.

RECORD

JotaCC

"Estes jogos decidem-se em pormenores"
Vandinho assegura que o jogo com o Vitória de Guimarães tem a mesma importância que outros jogos, mas nestes dérbis os pormenores podem ser decisivos na opinião do atleta do Braga.
   
As atenções, em Braga, estão voltadas a cem por cento para o jogo de amanhã com o Vitória de Guimarães. Trata-se de um dérbi de capital importância para o conjunto arsenalista, depois dos resultados menos conseguidos nas jornadas anteriores, face aos empates com Leixões e Naval. Por isso mesmo, o médio Vandinho retira a pressão que normalmente se  acentua neste tipo de jogos. "É apenas mais uma partida de futebol" e que todos esperam "que seja um espectáculo", referiu o futebolista em declarações ao site do clube.. "Numa partida deste calibre, os pormenores podem decidir o vencedor, por isso temos de estar muito concentrados e aproveitar todas as oportunidades", explicou o médio do Braga.
Vandinho acredita que a equipa pode dar a volta aos resultados, adiantando que o Sporting de Braga possui um "grupo de trabalho com muita qualidade". "Estamos todos de parabéns pela entrega e carácter que colocamos em todos os treinos e jogos. No futebol nada se conquista sem vontade e dedicação", realçou.

CM

JotaCC

Juniores: Sp. Braga e V. Guimarães com sortes distintas    

A equipa de juniores do O Sporting de Braga voltou a ceder pontos no Estadio 1.º de Maio ao empatar com a Academica de Coimbra, enquanto os rivais de Guimarães golearam o Gil Vicente, por 4-1.

A quinta jornada do campeonato nacional encerra amanhã com os jogos, Merelinense-Beira Mar e o Famalicão-FC Porto.
Resultados da 5.ª ronda:
Vizela - Leixões, 0-3
Rio Ave - Boavista, 0-3
Gondomar - Infesta, 3-1
Candal - Penafiel, 1-2
Vitória de Guimarães - Gil Vicente, 4-1
Sporting Braga - Académica, 3-3
Domingo, 05 Out:
Merelinense - Beira-Mar, 15:00
Famalicão - FC Porto, 16:00.

MAIS ACTUAL

david

 18 JOGADORES CONVOCADOS PARA GUIMARÃES
2008-10-04

O treinador do SC Braga convocou 18 jogadores para o encontro de amanhã frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, às 19h30.



A lista de convocados é a seguinte: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Frechaut, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, Alan, Mossoró, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Paulo César, Meyong e Renteria.


Zav

Linz continua ausente das convocatóriasJOÃO PEREIRA DE REGRESSO E VAI SER TITULAR

A ausência de Roland Linz e o regresso de João Pereira são os destaques nos convocados do Braga para o jogo com o Guimarães, a disputar segunda-feira, no D. Afonso Henriques, da 5.ª jornada da Liga Sagres.

Ausente da convocatória no triunfo (2-0) ante o Artmedia para segunda da mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, o avançado austríaco continua afastado das opções de Jorge Jesus desde o jogo com o Leixões, pese embora já trabalhe normalmente com o grupo de trabalho.

Por outro lado, o defesa direito João Pereira, que cumpriu dois jogos de castigo, está de regresso aos eleitos de Jorge Jesus e à titularidade.

Relativamente ao confronto com o Artmedia, da passada quinta-feira, para a Taça UEFA, o técnico do Sporting de Braga apenas retirou o guarda-redes Mário Felgueiras da lista de convocados.

O dérbi minhoto entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga, da 5.ª jornada da Liga, disputa-se a partir das 19:30 de segunda-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo.

Médios: Stélvio Cruz, Frechaut, Vandinho, Luís Aguiar e Mossoró.

Avançados: Alan, Jorginho, Matheus, Paulo César, Meyong, Renteria e Orlando Sá.

In "record.pt"

david

O técnico Jorge Jesus, que segunda-feira vive o seu primeiro dérbi minhoto do lado bracarense, prevê um jogo, da 5.ª jornada da Liga Sagres, com um grau de dificuldade igual para as duas formações.

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, equipa que já foi orientada por Jorge Jesus, defrontam-se segunda-feira a partir das 19:30, no Estádio D. Afonso Henriques, depois de uma jornada europeia, partindo, por isso, em condições iguais, na opinião do técnico arsenalista.

Após o último treino da sua equipa, Jesus abordou o dérbi minhoto e deixou a ideia que, psicologicamente, os vimaranenses não deverão estar afectados pela eliminação da Taça UEFA, na primeira eliminatória frente ao Portsmouth, pois o Guimarães triunfou no tempo regulamentar (2-0).

Relativamente ao possível desgaste físico dos vimaranenses, no prolongamento com os ingleses, Jesus contrapõe com uma longa viagem do Braga à Eslováquia, pelo que, por aí, as coisas estão equilibradas.

"O Guimarães teve mais 30 minutos de jogo, nós tivemos uma longa viagem e regressámos da Eslováquia às 5 horas de sexta-feira, portanto, ainda tivemos menos tempo de recuperação", frisou Jorge Jesus.

Quando questionado acerca das diferenças entre as prestações europeias e nacionais da equipa, Jorge Jesus foi pragmático: "A Liga tem 30 jogos, e na UEFA, até chegarmos à fase de grupos, tivemos seis e vencemos os seis. O campeonato vai na sua quinta jornada, ainda faltam 25. É uma prova onde ainda não chegámos ao primeiro terço".

Salientou ainda que em Braga o objectivo inicial passava por ter a equipa "mais forte na Taça UEFA" e chegar à fase de grupos.

"Isso está alcançado. Agora vamos partir para outro objectivo, até que cheguem os jogos da fase de grupos, que é melhorar a nossa posição na classificação", concluiu.

Data: Domingo, 5 Outubro de 2008 - 18:31