News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 01/10

Started by JotaCC, 01 de October de 2008, 08:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

Kieszek pronto a jogar

Kieszek poderá ser amanhã a opção para a baliza arsenalista, diante do Artmedia. Jorge Jesus convocou os três guarda-redes do plantel, o que, em virtude de todos se encontrarem física e psicologicamente disponíveis, indica que o técnico estará a equacionar a possibilidade de colocar a competir um dos habituais suplentes, Kieszek ou Mário Felgueiras. Apesar de eventuais dúvidas que possam subsistir na cabeça do técnico, de manter a aposta em Eduardo ou dar algum ritmo competitivo a um dos concorrentes, aproveitando a tranquilidade dos 4-0 do primeiro jogo - no caso a Kieszek, o mais experiente -, tudo aponta que em perspectiva esteja uma mudança na baliza arsenalista neste jogo, uma vez que a chamada de um trio de guarda-redes disponíveis acontece pela primeira vez esta época no principal clube da Cidade dos Arcebispos. E nem o mais supersticioso quer acreditar numa eventual lesão... Eduardo, recorde-se, foi titular absoluto nos dez jogos oficiais que o Braga realizou, enquanto Kieszek foi suplente nos primeiros sete jogos - Sivasspor (2), Leixões (Taça da Liga) NK Zrinjski (2) Paços de Ferreira e Sporting (Liga Sagres) -, e Mário Felgueiras nos últimos três (Leixões e Naval, para a Liga Sagres, e a recepção ao Artmedia). Em virtude das circunstâncias, este jogo constitui uma excelente oportunidade para rodar um dos guarda-redes arsenalistas, cujas qualidades precisam também de ser estimuladas em competição, até por se tratar de uma posição específica, onde poucas vezes existem condições para rodar. Este cenário, de todo provável, não significa, porém, que a escolha não volte a recair em Eduardo.


Linz e César Peixoto de fora

César Peixoto e Linz, o primeiro titular e o segundo suplente utilizado, constituem as duas ausências em relação ao jogo da primeira mão, baixas que foram superadas através das entradas de Orlando Sá e Stélvio. O lote dos eleitos foi ainda acrescido de mais um atleta, no caso Kieszek, passando de 18 para 19.


Paulo César volta a titular

Paulo César está prestes a regressar ao ataque arsenalista, desta vez para formar uma dupla inédita com o colombiano Rentería. O brasileiro foi titular no jogo inaugural da caminhada europeia, em Sivas, diante do Sivasspor, formando dupla com o austríaco Linz, acabando substituído ao intervalo, por Stélvio, por lesão. No provável regresso de Paulo César à titularidade, a curiosidade reside no facto de o atacante poder encerrar em Bratislava o trilho vitorioso cujo início ajudou a construir a partir do jogo da Taça Intertoto. Depois de ter feito dupla com Meyong na deslocação ao NK Zrinjski.


César e Tiago têm treinado

O boletim clínico continua a manter cinco futebolistas na condição de lesionados, casos de Paulo Jorge, Leone, Madrid e Bruno Tiago e César Peixoto, sendo que os dois últimos cumpriram as últimas sessões com os companheiros, sem limitarem a sua acção e empenho. Madrid e Leone têm surgido no relvado para realizar corrida a alguns exercícios com bola (o argentino), enquanto o capitão tem permanecido no ginásio.


Tentar vencer só pelo brio

O Artmedia não consegue levantar a cabeça. A equipa de Bratislava permanece na penúltima posição (11.º lugar), após nove jogos, com apenas sete pontos. Nesta altura, a recepção ao Braga apenas entra nas contas dos eslovacos por uma questão de brio, razão pela qual pretendem vencer o jogo, pois consideram já a eliminatória perdida. Querem é sair do fundo no campeonato.


João Pereira regressa para manter tradição

João Pereira ainda não assume a conquista de um lugar na fase de grupos da UEFA, mas confia na concretização do "primeiro objectivo da época" em Bratislava. "Vamos jogar para ganhar, como sempre fazemos", acrescentou ao sítio do clube", sublinhando a sua confiança no regresso da Eslováquia "com um resultado positivo na UEFA", onde os arsenalistas contam por vitórias os cinco jogos efectuados, com um saldo de 12 golos marcados e... zero sofridos. Apesar de ausente no empate caseiro com a Naval, por castigo, João Pereira desdramatizou o resultado. "Não tivemos sorte e sofremos um penálti sobre o final do jogo, pelo que não foi um resultado positivo, mas não podemos pensar que o Mundo está a acabar porque o campeonato é um prova de regularidade" , afirmou.


3h30 até Bratislava

O Braga viaja hoje, de charter, desde o Porto a Bratislava, cuja partida está marcada para as 9h10 e a chegada prevista para três horas e meia depois. O jogo está marcado para as 20h15 locais de amanhã (19h15 em Portugal continental), mas sem transmissão televisiva.


Mesquita na comitiva

António Salvador, presidente do CA da SAD do Braga, lidera a comitiva arsenalista, na qual se incluem alguns VIP. Como os regressados Mesquita Machado e Carlos Coutada, presidentes da Câmara Municipal e da Associação de Futebol de Braga, respectivamente.

O JOGO

JotaCC

Alargar o contrato para ser bem pago
SAD DISPOSTA A PREMIAR A QUALIDADE DE JOÃO PEREIRA
         
Desde 27 de Agosto que o processo da renovação de João Pereira está parado. Nesse dia, em Mostar (Bósnia), António Salvador reagiu assim às notícias sobre uma hipotética venda do defesa-direito para Espanha: "Existe é uma proposta para renovar."

Não adiantou mais detalhes e aquilo que parecia ser uma resposta apenas para "despachar" a questão na véspera da importante eliminatória com o NK Zrinjski, tem todo o fundamento, apesar de João Pereira ter contrato até 2011.

No fundo, a SAD decidiu, por sua livre iniciativa, abrir um processo negocial com o objectivo claro de melhorar o vencimento do defesa-direito, colocando-o assim ao nível dos melhores do plantel. Dessa forma, pretendia também minimizar os possíveis estragos – sob o ponto de vista anímico – decorrentes da oferta do Racing de Santander para levar o internacional português.

Indiscutível na equipa de Jesus – está de regresso aos convocados depois de cumprir 2 jogos de castigo –, o jovem de 24 anos está cotado como um dos melhores na sua posição – a cláusula de rescisão é 3,5 milhões de euros – e 40 por cento do passe pertence ao Gil Vicente.

RECORD

JotaCC

O 'tri' na Fase de Grupos pelas mãos de Jesus...
O clube arsenalista está em vias de garantir a presença na Fase de Grupos da Taça UEFA pelo terceiro ano consecutivo. Carlos Carvalhal foi o primeiro treinador a obter tal proeza, seguido de Jorge Costa...
   
O primeiro grande objectivo da época no Sporting de Braga está quase alcançado. Isto é, o apuramento para a Fase de Grupos da Taça UEFA. Assim, os arsenalistas podem repetir o feito das últimas duas épocas. E Jorge Jesus será o principal "obreiro" do "tri" numa caminhada que se iniciou em Agosto, depois da disputa da Intertoto e ainda uma pré-eliminatória da Taça UEFA.

O bracarense Carlos Carvalhal foi o primeiro treinador na história do Braga a garantir a presença do clube na fase de grupos, nos novos moldes da competição, depois de ter deixado pelo caminho os italianos do Chievo. O jogo da primeira-mão, em Braga, até correu bem para os minhotos (2-0), mas o Chievo igualou no jogo da segunda-mão. Só no prolongamento, com um golo de Wender, o Sp. de Braga assegurou o apuramento para a Fase de Grupos.

Em 2007/08, a formação arsenalista teve de medir forças com os suecos do Hammarby. Apesar de favoritos, o Sporting de Braga, então sob a orientação de Jorge Costa, perdeu o primeiro jogo na Suécia (2-1). Mas no jogo realizado em Braga, a história foi diferente. O Braga obteve um triunfo folgado por 4-0 e caminhou até aos 16-avos na competição, sendo afastados pelo Werder Bremen (Alemanha). Jorge Jesus está em vias de se tornar no terceiro treinador a levar o Braga à Fase de Grupos.

Poupar jogadores a pensar no 'derby'

A  vantagem de 4-0 na eliminatória alcançada na primeira-mão no jogo com o Artmedia confere maiores garantias a Jorge Jesus, daí que seja legítimo o treinador pensar em poupar alguns jogadores na partida de amanhã, tendo em vista o próximo duelo no Campeonato. No pensamento dos arsenalistas está o jogo com o Vitória de Guimarães, agendado para segunda-feira (19.30 h). O plantel dispõe de três dias para recuperar do jogo de amanhã, além do desgaste da viagem à Eslováquia. Alan e Luís Aguiar, jogadores que se têm afirmado no plantel bracarense, podem ser dois jogadores a começaram o jogo no banco. Enquanto César Peixoto nem sequer integra os convocados, e já não alinhou no último jogo com a Naval, a cumprir castigo. E o seu regresso pode ficar adiado para o jogo na cidade-berço.

Já Luís Aguiar — participou em todos os jogos da Liga Portuguesa — pode voltar ao banco, à semelhança do que aconteceu no encontro da primeira-mão da Taça UEFA para dar lugar a Mossoró.
O Sporting de Braga ocupa o 12.º lugar na classificação, depois dos últimos desaires, derrota com Sporting, e empates com Leixões e Naval 1.º de Maio. Daí, o duelo com o "rival" de Guimarães ganha maior importância.

CM

JotaCC

Linz de fora e Carlitos confiante

João Pereira desvaloriza assobios e promete "dar tudo" em Bratislava. Vitória acredita na reviravolta

A Sporting de Braga e Vitória de Guimarães decidem o futuro na Taça UEFA amanhã à noite, mas o estado de espírito dos dois conjuntos não podia ser mais distinto. Os bracarenses visitam o Artmedia com o apuramento praticamente garantido e os comandados de Manuel Cajuda têm missão quase impossível: dar a volta, em casa, a uma derrota de 2-0 com o Portsmouth.
João Pereira é o porta-voz da confiança do Braga. A equipa de Jorge Jesus vem de duas derrotas e ouviu assobios dos adeptos, mas acredita estar a apenas um passo da fase de grupos da UEFA. "Vamos jogar para ganhar. Estamos a 90 minutos de atingir o primeiro objectivo da época", disse João Pereira, que regressa à defesa bracarense após castigo.
Se o triunfo por 4-0 da primeira mão dá tranquilidade, o previsível apuramento apagará as más memórias do Braga, no entender do lateral: "Os assobios dos adeptos fazem parte do futebol, assim como os aplausos. O importante é que os jogadores dêem tudo dentro de campo e tudo façam para chegar à vitória".
O Braga chega esta manhã a Bratislava e treina ao final da tarde no palco do jogo. A ausência de Roland Linz é o principal destaque da lista de convocados. O austríaco já se treinou com o plantel, mas ainda não se viu livre do processo disciplinar que o Braga lhe moveu. Ao que apurou o PÚBLICO, o avançado só respondeu ontem à nota de culpa do Braga, aceitando as acusações de indisciplina mas pedindo a redução da multa, que abrange 25 por cento do seu salário.
Eis a lista completa dos convocados do Braga: Eduardo, Mário Felgueiras, Kieszek, João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Stélvio, Frechaut, Vandinho, Luís Aguiar, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Paulo César, Meyong, Rentería e Orlando Sá.
No Guimarães, as contas são complicadas depois da derrota por 2-0 em Inglaterra. Mas não beliscam o optimismo da equipa. "Acreditamos que podemos passar", referiu Carlitos, que está de volta ao onze vimaranense. "Os jogadores são os primeiros a acreditar que é possível dar a volta. E o apoio do público pode ser importante", defende o extremo, alertando para "a rapidez dos atacantes" e "a força do meio-campo" do Portsmouth.
Os ingleses do Portsmouth chegam hoje a Portugal e treinam de tarde no Estádio D. Afonso Henriques.
A acompanhar a formação britânica vão estar 4500 adeptos, que começaram ontem a invadir o centro histórico da
cidade-berço. Os responsáveis do Vitória esperam ter uma casa acima dos 20 mil espectadores.
"Os assobios dos adeptos fazem parte do futebol. O importante é que os jogadores dêem tudo dentro de campo", diz João Pereira .

PUBLICO

JotaCC

Taça UEFA ainda causa prejuízos

O apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA é fundamental para o Braga equilibrar as contas da balança europeia. Nesta altura, a participação arsenalista na campanha 2008/09 é deficitária em 500 mil euros.

O desempenho da equipa de Jorge Jesus rendeu, há duas semanas, uma importante vantagem de quatro golos na primeira mão da ronda inaugural da Taça UEFA. Amanhã à noite (19.15 horas de Portugal), o Braga joga, em Bratislava, na Eslováquia, a segunda parte do duelo com o Artmedia. Os minhotos sabem que não adormecer à sombra da goleada aplicada na pedreira. Por todos os motivos e mais um: o financeiro.

A Taça UEFA só será financeiramente apelativa se o Braga marcar presença na fase de grupos. E as coisas estão francamente bem encaminhadas. Só uma sociedade desportiva com a saúde orçamental da bracarense consegue suportar os custos de três eliminatórias (uma na Taça Intertoto) com equipas pouco mediáticas, provenientes de mercados nada apelativos no que concerne aos eventuais dividendos resultantes de transmissões televisivas. E nem está em causa o poderio dos adversários, pois o Sivasspor, que o Braga eliminou, está a dois pontos da liderança da liga turca e, no passado fim-de-semana, até bateu o campeão Fenerbahçe.

Em 2008/09, o saldo é, portanto, negativo, em cerca de 500 mil euros. A presença na fase de grupos garante 70 mil euros e, por cada ponto amealhado nessa segunda fase, o Braga receberá mais dez mil. O sorteio decide o resto. Se os minhotos forem agrupados com clubes ingleses, alemães, italianos ou espanhóis, o retorno dos direitos de transmissão televisiva serão, seguramente, significativos. As contas ficarão, assim, equilibradas como, de resto, aconteceu ao longo dos últimas épocas, em que se assistiu à afirmação do Braga como equipa de dimensão europeia. Na época transacta, por exemplo, o Braga cruzou-se com o Bayern de Munique. A presença do colosso germânico não impediu a equipa do Minho de ser apurada para os 16 avos-de-final e ainda encheu os cofres...

A partir da próxima temporada, no entanto, a Taça UEFA deixará de ser o parente pobre das provas europeias. A competição passará a ser designada como UEFA Europe League e ganhará nova identidade.

O organismo que supervisiona o futebol do Velho Continente anunciou, recentemente, várias medidas para dinamizar a prova. Uma verdadeira fase de grupos, a duas voltas, um patrocinador e a negociação centralizada dos direitos televisivos são factores de êxito na Liga dos Campeões que serão aplicados à segunda prova de clubes.

JN

JotaCC

Sp. Braga a caminho da Eslováquia

O Sporting de Braga, sem Linz na comitiva, parte hoje de manhã rumo à Eslováquia onde, amanhã, defronta o Artmedia. Em Guimarães, o Vitória prepara a recepção ao Portsmouth.

DM

JotaCC

O Sporting de Braga viaja esta manhã para a Eslovaquia amanha defronta o Artmedia    

O Sporting de Braga viaja esta manhã para a Eslovaquia amanha defronta o Artmedia para a segunda mão da primeira eliminatoria da taça uefa.

César Peixoto foi poupado pelo técnico bracarense, certamente a pensar no jogo da proxima segunda-feira frente ao Guimarães.

Quanto a Linz, reintegrado no plantel após um castigo da SAD bracarense ficou de fora dos 19 convocados.

O encontro está marcado para amanhã às 19h15.

ANTENA MINHO

JotaCC

Portugueses decidem futuro

O Braga está bem posicionado para chegar à fase de grupos

Os 40 embates da primeira eliminatória da Taça UEFA ficam decididos amanhã. AC Milan, AFC Ajax, Galatasaray AŞ e Valencia CF estão entre os emblemas que querem marcar presença no sorteio da fase de grupos, que terá lugar em Nyon, no dia 7 de Outubro. Entre os portugueses, o Sporting de Braga é o mais bem posicionado para conseguir esse intento.

Goleada animadora
Os "arsenalistas" ganharam por 4-0, em casa, ao FC Artmedia Petržalka, pelo que estão a um passo do apuramento. O Benfica, por seu turno, perdeu por 3-2 no reduto do SSC Napoli, pelo que pode decidir tudo no Estádio da Luz. Já o V. Setúbal empatou 1-1 em Alvalade com os holandeses do SC Heerenveen. O V. Guimarães terá de dar a volta ao 2-0 averbado ante o Portsmouth FC, em Inglaterra, enquanto o Marítimo é, talvez, o emblema luso em maiores dificuldades. O Valencia CF, de Manuel Fernandes, Miguel e Hugo Viana, está a fazer um belo início de campeonato, e começou a participação na Taça UEFA com uma vitória por 1-0 em casa dos maritimistas.

UEFA

JotaCC

#8
Taça UEFA é prioridade de Jorge Jesus



O treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, garante que a prioridade da equipa arsenalista é chegar à fase de grupos da Taça UEFA e, por isso, apesar da vitória de 4-0 sobre o Artmedia na primeira «mão», não haverá muitas alterações no «onze» que vai entrar em campo na Eslováquia.

«Não vamos jogar a pensar nos 4-0, mas sim com a perspectiva da vitória, mas defendendo, para passar a eliminatória», disse o treinador da equipa minhota à partida para a Eslováquia, onde amanhã defronta o Artmedia no jogo da segunda «mão» da 1.ª eliminatória da Taça UEFA.

Apesar da vantagem confortável conseguida em Braga, Jorge Jesus não pondera efectuar muitas alterações na equipa: «Vamos para o 11.º jogo oficial da época. Nestes últimos jogos para o campeonato, não fomos uma equipa fresca fisicamente. A vantagem que temos da primeira «mão» pode permitir a alteração de um ou outro jogador, mas não nos vai permitir muitas modificações porque o objectivo do Sp. Braga, neste momento, é chegar à fase de grupos da Taça UEFA. O campeonato é outra prioridade.»


Ranking IFFHS: Sporting lidera entre as equipas portuguesas

O Sporting é a equipa melhor classificada, na 36.ª posição, do ranking hoje revelado pela Federação Internacional de História e Estátistica (IFFHS), que é liderado pelo Manchester United e Chelsea.

   

A equipa de Alvalade subiu uma posição, em relação ao mês passado, e ocupa actualmente o 36.º posto. Depois, surge o FC Porto, que passou do 40.º para o 37.º lugar. O Sp Braga subiu bastantes lugares e ascendeu do 68.º posição para a 54.ª.

O Benfica desceu um posto e está agora no 78.º. O Vitória de Setúbal melhorou bastante ao subir 29 lugares e a atingir o 277.º posto.

1. (1.) Manchester United, 267,0
. (3.) Chelsea, 267,0
3. (2.) Barcelona, 259,0
4. (4.) Boca Juniors, 244,0
5. (8.) Liverpool, 241,0
6. (5.) Bayern, 238,0
7. (10.) Inter, 234,0
. (7.) Fiorentina, 234,0
9. (6.) AS Roma, 228,0
10. Lyon, 225,0
...
36. (37.) Sporting, 170,5
37. (40.) FC Porto, 168,5
54. (68) Sp. Braga, 146,5
78. (77.) Benfica, 124,5
277. (306.) V. Setúbal, 68,5

A BOLA

JotaCC

#9

Jorge Jesus elege Taça UEFA como prioridade absoluta

O treinador do Sporting de Braga elegeu a passagem à fase de grupos da Taça UEFA como a prioridade absoluta da equipa. Mesmo com uma vantagem de quatro golos, Jorge Jesus promete não dar descanso à equipa e revela que não vai haver rodagem de jogadores.

O Sporting de Braga é a única equipa portuguesa que venceu na primeira mão da Taça UEFA ao bater o Artmedia em casa por 4-0. Mesmo assim, à partida para a Eslováquia, onde se vai jogar a segunda mão, o treinador "arsenalista" revela que quer vencer de novo.

"Vamos para a Eslováquia com a perspectiva, não dos 4-0, mas de uma vitória, sempre defendendo a passagem à eliminatória", garante Jorge Jesus.

Os resultados do Sporting de Braga no campeonato não têm sido positivos, e o técnico elege a Taça UEFA como prioridade absoluta e por isso não vai dar descanso aos seus jogadores.

"O Sporting de Braga fez dez jogos. Desses dez jogos ganhou sete, perdeu dois, empatou um. Vamos para o 11º. Sabemos que nestes últimos jogos do campeonato não foi uma equipa fresca fisicamente", admite.

"Essa mesma vantagem que temos do resultado de 4-0 pode-nos permitir trocar um ou outro jogador, mas não nos vai garantir muitas modificações, porque a prioridade neste momento para o Sporting de Braga é passar a fase de grupos. O campeonato para mim é outra prioridade", sublinha.

RTP

JotaCC

Taça UEFA - Sporting de Braga sem Linz em Bratislava, mas com João Pereira    

O avançado Roland Linz continua fora dos eleitos do treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, que  não convocou o austríaco para o jogo da Taça UEFA de futebol com o Artmedia, onde já vai contar com João Pereira.
O avançado Linz já trabalha com os seus companheiros, depois de alguns dias de afastamento do grupo, por razões disciplinares, mas não vai a Bratislava disputar quinta-feira a segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, praticamente decidida a favor do Braga, após vitória por 4-0 no primeiro encontro. Afastado da equipa nos dois últimos compromissos nacionais devido a castigo, o lateral direito João Pereira volta a ser opção para Jorge Jesus, devendo regressar à titularidade frente aos eslovacos. Fora das opções do técnico "arsenalista" está o lateral Filipe Oliveira, por opção, e ainda César Peixoto, Andrés Madrid, André Leone, Paulo Jorge e Bruno Tiago, todos por lesão. O Artmedia-Sporting de Braga, disputa-se quinta-feira, em Bratislava, a partir das 19:15 (hora portuguesa), com arbitragem do croata Marijo Strahonja.

Lista dos 19 convocados:
Guarda-redes: Eduardo, Mário Felgueiras, Kieszek.
Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo.
Médios: Stélvio Cruz, Frechaut, Vandinho, Luís Aguiar e Mossoró.
Avançados: Alan, Jorginho, Matheus, Paulo César, Meyong,

MAIS ACTUAL