News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 24/09

Started by JotaCC, 24 de September de 2008, 08:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Nota de culpa chega hoje

Linz aguarda pela recepção da nota de culpa inerente ao processo disciplinar que lhe foi instaurado pela SAD do Braga, como resultado da manifestação de insatisfação por altura da sua substituição no embate do passado domingo, com o Leixões. Para além de se mostrar desagradado com a opção do treinador enquanto se dirigia para a linha do meio-campo, disparou a sua raiva numa bola que se encontrava no exterior do rectângulo de jogo, mas próxima do banco de suplentes arsenalista. A atitude foi considerada lesiva da imagem do clube e desrespeitosa para com o treinador e companheiros de plantel, daí o processo disciplinar, cuja nota de culpa o internacional austríaco vai receber hoje. A eventualidade de responder em alemão, a língua que o austríaco Linz domina bem, ao invés do que sucede com o português, chegou a estar em equação, mas o atacante arranjou, entretanto, um advogado que o vai ajudar na elaboração da sua defesa.

Linz está há dois dias sem treinar, uma vez que, quando se apresentou na passada segunda-feira, foi informado da medida disciplinar e, em consequência, do impedimento de treinar com o resto do plantel, voltando ontem a não o fazer. Pelo menos nas instalações do AXA e do 1.º de Maio.

Linz vai apresentar-se no estádio hoje de manhã. e tudo aponta para que recomece a cuidar da sua condição física, ainda que à parte, mas só o fará depois da recepção da nota de culpa e das indicações que lhe forem transmitidas nesse sentido. O ponta-de-lança arsenalista, sublinhe-se, tem dez dias para responder à nota de culpa, mas deverá fazê-lo antes do final da semana, uma vez que a sua intenção será a de ultrapassar o mais rapidamente possível esta situação e voltar a trabalhar com o plantel às ordens de Jorge Jesus, o que não sucederá nos dois próximos jogos, com a Naval, no próximo sábado, e com os eslovacos do Artmedia, jogo referente à segunda mão da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça UEFA, marcada para a quinta-feira seguinte, em Bratislava. As contas de Linz só podem começar a fazer-se para os confrontos posteriores...


Vandinho disponível para defrontar Naval


Vandinho já está em condições de defrontar a Naval, na tarde do próximo sábado. O centrocampista sentiu uma ligeira dor na coxa direita no derradeiro ensaio para o jogo com o Leixões, facto que não impediu a sua presença no lote dos eleitos, mas, por uma questão de precaução, acabou por ficar de fora do embate no Mar. Em consequência, anteontem voltou a fazer tratamento e ainda trabalho de ginásio, mas ontem surgiu no relvado e, apesar de ter treinado à parte, na companhia de Madrid, cumpriu um programa específico, mas bem mais intenso que o do argentino, e não sentiu dor, pelo que é de todo provável que hoje, ou o mais tardar amanhã, se junte aos companheiros para concluir a preparação da recepção à equipa de Ulisses Morais. Em perspectiva está o seu regresso ao onze para desempenhar as funções de médio de cobertura, relegando Frechaut para o lote das alternativas, a exemplo do que sucedeu no jogo com o Artmedia. Embora seja pouco provável, Frechaut poderá ser utilizado como lateral-direito. No ataque, a ausência de Linz coloca de novo Meyong e Rentería a fazer dupla.

César Peixoto vai parar três a quatro semanas

César Peixoto sofreu uma entorse na região tibiotársica direita com afectação do tendão, pelo que vai estar ausente dos trabalhos por um período entre três e quatro semanas. O esquerdino, recorde-se, foi expulso com o Leixões por palavras dirigidas ao árbitro.

António Caldas é um treinador livre

António Caldas, que desempenhou funções de treinador no Braga, dos juniores à equipa B, passando pela equipa principal, como sucedeu na época passada, quando ajudou a chegar à Taça Intertoto, desligou-se do clube, apesar de ter um acordo verbal de dois anos.



Futuro comprometido

O desânimo apoderou-se do Artmedia. A pesada derrota (4-0) em Braga, na passada semana, abriu feridas antigas num clube em plena crise de identidade e de resultados. O treinador Michal Hipp tem feito um esforço para levantar o moral do plantel, perante um conjunto de obstáculos que ameaçam comprometer a carreira da equipa. Sem estádio e com a situação classificativa do Artmedia aquém das expectativas, o técnico dos eslovacos fica a pensar que os "jogadores sentem que não têm futuro". A Taça UEFA, antes da goleada em Braga, era vista como a solução ideal para os problemas de um clube que perdeu o maior accionista e antigo proprietário, Ivan Kmotrík. Para o jogo da segunda mão, Michal Hipp não esquece o que correu mal no primeiro. "Cometemos alguns erros, por isso sofremos uma derrota tão pesada", realçou.


Inquérito Online

Como deve o Braga proceder perante o comportamento de Linz aquando da substituição no jogo com o Leixões?

São poucos os que entendem que o Braga deve fechar os olhos à atitude de Linz no Estádio do Mar (pontapeou a bola quando foi substituído). A instauração de um processo disciplinar foi a medida mais votada.

Instaurar um processo disciplinar

46%


Punir com uma multa em dinheiro

38%

Proibir o jogador de treinar

9%

Não fazer nada

7%

N.º de participantes: 681


O JOGO

JotaCC

Jesus em experiências faz alterações no meio-campo
No treino de ontem, Jorge Jesus mostrou-se sempre muito interventivo e a pedir garra aos atletas. Durante a 'peladinha' o técnico fez uma série de experiências pelo que o onze inicial da próximo jogo deve apresentar alterações.
   
No treino realizado na tarde de ontem, aberto ao público e à comunicação social, o Sp. Braga demonstrou que continua afincadamente a preparar o jogo com a Naval 1.º Maio.
Depois da derrota, por 2-0, com o Leixões, um resultado que deixou alguma amargura no seio da família arsenalista, o treinador Jorge Jesus começou o treino colocando os jogadores a realizar exercícios de finalização. De seguida, o técnico passou às "peladinhas" onde os habituais titulares estiveram espalhados pelas duas equipas. Depois de algumas experiências e muitas alterações, o técnico juntou aquela que será, provavelmente, a equipa titular no próximo jogo, sendo que, à partida, o onze inicial irá apresentar alterações.

Na provável equipa titular, Jorge Jesus fez alinhar, no meio-campo, Stélvio no lugar de Frechaut, como trinco, Alan na direita, Matheus na esquerda a substituir César Peixoto e Mossoró no lugar de Luís Aguiar. Na frente de ataque os vançados privilegiados foram Meyong e Renteria, sendo que deve ser esta a dupla a apresentar na próxima partida.
A defesa mantém-se igual à da partida anterior, com Evaldo na esquerda, Moisés e Rodriguez no centro e Filipe Oliveira no lado direito da defesa, uma vez que João Pereira continua a cumprir castigo.

Ausentes dos treinos, por lesão, continuam o capitão Paulo Jorge, o central André Leone e, agora, César Peixoto, que se lesionou na última partida, frente ao Leixões.
A estas ausências junta-se a de Roland Linz que continua proibido de se treinar com os restantes companheiros enquanto não houver uma decisão relativamente ao processo disciplinar colocado ao atleta na sequência dos acontecimentos aquando da sua substituição no encontro frente ao Leixões.
A realizar trabalho específico, à parte dos restantes companheiros, continuam os médios Andrés Madrid e Vandinho, sendo que este último poderá ser recuperado a tempo da próxima partida. Também à parte está a treinar o jovem Guilherme, um júnior brasileiro que chegou à duas semanas a Braga.

Artmedia vive dias muito complicados sem dono e sem estádio

A equipa eslovaca do Artmedia Bratislava, que per-deu por 4-0, com o Sp. Braga, no jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, atravessa, nes-te momento, um período muito delicado, uma vez que não tem estádio próprio e o dono do clube saiu para o grande rival.
Por estes motivos, e alguns mais, o treinador Michal Hipp admite que é normal que os jogadores sintam que "não têm futuro no clube" e procurem soluções.
Com todas estas preocupações, o desafio da Taça UEFA frente ao Sp. Braga, que obrigou a equipa a deslocar-se a Portugal, não veio na melhor altura e, na exibição, pode observar-se que as coisas não andam muito bem na turma eslovaca.
Relativamente a esse encontro, Michal Hipp referiu que "os jogadores do Braga foram muito mais móveis no terreno de jogo, já para não falar que cometemos alguns erros. Foi por isso que sofremos uma derrota tão pesada". O técnico acrescentou ainda que "os resultados não têm sido os desejados, mas está à vista de todos o que tem acontecido. Temos jogado em estádios diferentes as partidas que devíamos disputar em casa, e o dono do clube também nos deixou. Talvez os jogadores sintam que não têm futuro aqui", lamentou.
No próximo dia dois é a vez do Artmedia receber o Sp. Braga e só um milagre po-derá evitar a eliminação da Taça UEFA.


Chaves acolhe 'estreia' do Braga
O Sp. Braga vai ter que se deslocar a Chaves para o primeiro encontro da edição deste ano da Taça de Portugal.
   

O Sporting Clube de Braga conheceu, ontem, o seu adversário para o primeiro encontro da Taça de Portugal. O Desportivo de Chaves é a equipa que vai apadrinhar a estreia dos arsenalistas na edição deste ano da competição.
Apesar do jogo estar marcado para ser disputado no terreno do Chaves, pode-se dizer que a sorte bafejou os bracarenses já que o seu primeiro adversário da Taça é uma equipa que milita
O encontro está marcado para o Estádio Municipal de Chaves no próximo dia 19.

Além do Sp. Braga outros clubes minhotos vão estar em acção no dia 19, na terceira eliminatória da Taça. É o caso do Maria da Fonte que, depois de duas eliminatórias em que arrancou duas vitórias, vai agora defrontar a formação Esmoriz numa deslocação que se apresenta difícil.
Fernando Louro, o técnico dos marifontistas, refere que "a equipa só tem um ponto em três jogos por isso, neste momento, estamos mais preocupados com os jogos do campeonato, do que com a Taça. Ainda faltam três semanas para o jogo, a seu tempo vamos tratar disso. Como adepto digo que não fomos bafejados pela sorte. Temos de ir fora, o que significa mais despesa para o clube".

Também o Atlético de Valdevez tem uma deslocação, por sua vez, a Olhão e Micael Martins é claro quando diz que o Olhanense "não era o que pretendiamos. Vamos fazer tudo para alcançar uma vitória".
Já o Vizela de Carlos Garcia vai receber o Estoril e o treinador refere que "é um sorteio como outro qualquer. A nossa expectativa é continuar na prova e a única coisa que queria era jogar em casa, já que amanhã (hoje), frente ao Estrela da Amadora, é o quarto jogo consecutivo fora de casa. O Estoril é um adversário do nosso campeonato".

Sorte sorriu ao Vitória


O União de Lamas é o primeiro adversário do Vitória de Guimarães na edição deste ano da Taça de Portugal. Ditou o sorteio que a equipa orientada por Luis Pinto vai deslocar-se no próximo dia 19, ao Estádio D. Afonso Henriques para ser o adversário da estreia de Guimarães na competição.
Actualmente, o União de Lamas está em quarto lugar da série C da III divisão nacional e na última jornada foi derrotada, por 3-1, no terreno do Cinfães.
Pode-se dizer que a sorte sorriu aos vitorianos que defrontam um adversário teoricamente mais frágil.

CM

JotaCC

Travão à indisciplina
CASOS DE LINZ E PEIXOTO RECORDARAM EPISÓDIOS DA ÉPOCA PASSADA
      
O afastamento de Roland Linz e a multa que será aplicada a César Peixoto, na sequência dos casos de indisciplina verificados no jogo com o Leixões, foram mais um indicador visível da vontade da SAD do Sporting de Braga em ver afastado de uma vez por todas o fantasma da indisciplina que ensombrou a carreira da equipa na temporada passada.

Contudo, apesar da determinação da administração arsenalista em impedir que alguns desses episódios rocambolescos se repetissem, a verdade é que, na presente época, foram já quatro os casos que colocaram de alguma forma em causa a autoridade do treinador ou a estabilidade da equipa. Tudo começou com Wender, um símbolo do clube, que demonstrou ao presidente António Salvador a sua insatisfação por não integrar as primeiras escolhas do treinador. Jorge Jesus não facilitou e excluiu definitivamente o brasileiro, levando-o à saída.

Dentro do campo, foi João Pereira quem recebeu a primeira ordem de expulsão dos arsenalistas na Liga, por pisar João Moutinho no encontro com o Sporting, deixando a equipa com menos um numa fase em que procurava recuperar da desvantagem no marcador. Depois destes indícios, mais motivos tem a SAD e a equipa técnica para terem mão pesada nos mais recentes casos.

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga

Bilhetes para a Naval já estão à venda

Os bilhetes para a partida entre Sporting de Braga e Naval 1.º de Maio, a contar para a 4ª Jornada da Liga já se encontram à venda nos postos de venda habituais e no site oficial do clube.
Assim, os sócios terão de desenbolsar entre os dois euros (Sub 14 + Acompanhante) e os cinco euros (central poente-cativo e central nascente).
No que respeita ao público, os adeptos interessados terão de pagar entre os 20 euros (central poente-cativo e os dois euros (Sub 14 + Acompanhante). O jogo está agendado para sábado (17h15).

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

2.ª jornada da segunda fase

Taça da Liga regressa hoje

Disputam-se hoje mais seis partidas da competição, ainda sem os primeiros seis classificados do campeonato da época passada.

A Taça da Liga em futebol regressa hoje à competição com os seis jogos da segunda jornada da segunda fase, ainda sem contar com os seis primeiros classificados do campeonato da temporada passada.

No Grupo A, o Leixões, quinto classificado da Liga, recebe o Rio Ave, equipa moralizada pelo empate diante do tricampeão FC Porto na última jornada do campeonato, depois de na primeira jornada ter sido goleado pelo Sporting de Braga (descansa nesta ronda).

À semelhança da formação bracarense, o Belenenses também vai folgar esta ronda, depois de um empate sem golos na primeira jornada da competição, uma recepção ao secundário Sporting da Covilhã, que recebe o Gil Vicente, também da Liga de Honra, para o Grupo B.

No agrupamento C, o Estrela da Amadora recebe o secundário Vizela, após perder na visita ao Paços de Ferreira (2-1), e tem agora a última oportunidade de pontuar, já que na última ronda desta fase a equipa da Mata Real visita o Vizela, depois de folgar nesta jornada.

O Trofense também tenta amealhar os primeiros pontos da época, depois de três derrotas para o campeonato que levaram à rescisão do treinador António Conceição, quando receber a secundária União de Leiria, no Grupo D, que conta ainda com o Nacional, vitorioso (2-0) na primeira ronda da competição.

No Grupo E, os 'secundários' Estoril-Praia e Olhanense também se batem no Vale da Amoreira para alcançarem a Naval 1.º de Maio, que venceu na primeira jornada da prova à custa da equipa da Linha de Cascais (3-2).

O Freamunde, que empatou a um golo na visita à primodivisionária Académica de Coimbra, vai agora ser visitado pelo Gondomar, outra equipa que ainda não se estreou, em partida do grupo F.

Os primeiros classificados de cada agrupamento qualificam-se para a terceira fase da Taça da Liga, a disputar em três grupos de quatro equipas, já com os primeiros seis classificados da Liga 2007/08.

EXPRESSO