News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 04/09

Started by JotaCC, 04 de September de 2008, 08:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Um equilíbrio difícil


Há treinadores que defendem que a melhor maneira de ultrapassar uma derrota é voltar a jogar o mais rapidamente possível. Perdido o jogo com o Sporting, onde o balão de confiança trazido de uma pré-época muito conseguida ao nível de resultados fazia prever uma repetição do resultado da última temporada - uma vitória -, Jorge Jesus perdeu a oportunidade de se posicionar ao lado do treinador que rendeu no comando técnico do Braga no final da temporada - Manuel Machado - no topo da tabela classificativa. O desvio de Hélder Postiga, logo ao terceiro minuto da partida, fez desmoronar esse castelo de ilusão, mas, como defendem alguns treinadores, desta vez o jogo a seguir não será tão imediato como seria desejável, por força do calendário que dita, na próxima semana e meia, interrupção na Liga por força dos confrontos das selecções nacionais. Apontado como candidato à intromissão entre os grandes na luta por um lugar no pódio, o plantel às ordens de Jorge Jesus mostrou já duas coisas: capacidade e ambição. Por outro lado, e estando a Liga Sagres ainda na madrugada da sua existência, o percalço diante da equipa leonina não deve ser entendido de outra forma que não isso mesmo. Ou seja, ninguém pense que visitar Braga será tarefa menos difícil a partir de agora, muito pelo contrário, pois a voracidade vai aumentar, e os três pontos cedidos terão de ser rapidamente recuperados num dos próximos jogos. Depois de uma pré-época marcada pela chegada de muitos jogadores, mas também pela saída de Wender, que reclamou da forma de actuar do treinador por não lhe ter explicado porque o havia retirado da equipa e acabou dispensado, o plantel já sabe com o que conta e como Jorge Jesus quer manter a disciplina de grupo, numa espécie de chicote virtual que não terá contemplação para com os fracos ou descontentes. A saída, claro está, é continuar a manter o nível elevado e a ambição sem limites, num equilíbrio nem sempre fácil, mas que, todos acreditam, será a mola para levar o Braga ainda mais longe esta época, na Liga e na UEFA.


Jesus tem dez baixas no plantel no regresso ao trabalho

Jorge Jesus agendou para hoje à tarde um treino, o primeiro depois da dupla folga logo após o jogo com o Sporting. Como sempre acontece em semana de jogos de selecções, o arranque acontecerá ao pé-coxinho, fruto de muitas ausências, ainda que nem todas ligadas aos compromissos das respectivas equipas nacionais.

Sem Eduardo (Selecção Nacional), Stélvio (sub-21), Rodriguez (Peru), Rentería (Colômbia), Linz (Áustria) e Meyong (Camarões), o técnico vê-se obrigado ainda a trabalhar sem Paulo Jorge, Madrid, Vandinho e Bruno Tiago, todos eles em processo de recuperação das respectivas lesões. Apesar de serem dez, as ausências são questões menores, dado que o próximo jogo - com o Artmedia, para a Taça UEFA - só está agendado para daqui a duas semanas.


Matheus adiado

A falta de tempo de António Salvador e o facto de ainda ser necessário acertar alguns pormenores do contrato inviabilizaram a consumação do acordo celebrado há cerca de duas semanas para a extensão do contrato de Matheus até 2012. O empresário José Almeida tentou que o assunto ficasse resolvido ontem, mas a vida profissional de António Salvador não permitiu o acordo.


Eslovacos candidatos a pagar


A falta de competição em Portugal nas próximas semanas remete o plantel do Braga para a Taça UEFA, no primeiro jogo da eliminatória de qualificação para a fase de grupos. A missão é regressar às vitórias, e os eslovacos do Artmedia que se cuidem, pois os jogadores bracarenses querem que sejam eles a pagar a factura da derrota caseira (0-1) com o Sporting.


Espinho no sábado

A pretensão de conseguir um adversário para disputar um jogo-treino no sábado foi ontem à tarde alcançada, com o treinador do Espinho, Pedro Barny, a dar luz verde à realização do jogo. Assim, pelas 10h00, no Estádio AXA, as duas equipas medirão forças.


Inquérito Online

A troca de Meyong por Rentería, no Braga-Sporting, foi uma má opção de Jorge Jesus?

Meyong deveria ter permanecido em campo frente ao Sporting - esta é a conclusão da esmagadora maioria dos leitores de O JOGO online, que crêem ter sido despropositada a aposta feita em Rentería.

Nº de participantes: 997

Sim 70%

Não 30%


O JOGO

JotaCC

Questão emocional
JORGE JESUS DESCARTA LUTA PELO TÍTULO
      
O primeiro golo sofrido da época originou uma derrota e fez que Jorge Jesus soltasse um desabafo. "Se o Sp. Braga pode chegar ao título? Para isso, teríamos de melhorar os aspectos emocionais..."

Afinal, o plantel que António Salvador construiu pode não chegar para concretizar o sonho dos adeptos. Pelo menos é esse o entendimento do próprio treinador. Record ouviu e registou a frase de Jesus e tentou interpretá-la, com a ajuda de Jorge Silvério, psicólogo de desporto.

"Os factores emocionais são, realmente, tão importantes numa equipa como os técnico-tácticos, mas costumam ser menos trabalhados nos clubes", começou por explicar, prosseguindo: "O golo sofrido pelo Sp. Braga logo no início do jogo, e após um percurso imaculado [seis vitórias], pode ter influenciado os jogadores. Eles não estavam habituados a situações de desvantagem e poderão ter tido dificuldades em reagir a essa adversidade."

O tempo ia passando, o Sporting recuava no terreno, Jorge Jesus reforçava o ataque, mas o golo arsenalista nunca mais surgia. O cansaço acumulava-se, até pelos vários jogos internacionais já realizados, e veio a expulsão de João Pereira... "Todas essas situações dificultam o controlo emocional dos atletas", esclareceu ainda Jorge Silvério, recordando que também Jorge Jesus lamentou o... descontrolo de um dos seus jogadores: "Quando ficamos reduzidos a 10, não podemos arriscar mais em termos posicionais e estratégicos, nem jogar no risco total."

Vários jogadores do Sp. Braga já foram campeões nacionais, mas a verdade é que "nem sempre é preciso viver uma situação para a enfrentar". Logo, há (muitos) adeptos que vão continuar a sonhar...

RECORD

JotaCC

Regresso aos treinos sem novidades
O plantel do Sp. Braga regressa hoje aos treinos depois de dois dias de folga em que os jogadores puderam retemperar energias. Sem grandes novidades na sessão de trabalho, o próximo encontro será frente ao Espinho, em jogo-treino marcado para o próximo sábado.

Depois do difícil jogo frente ao Sporting, os atletas do plantel sénior do Sporting Clube de Braga tiveram direito a dois dias de folga, nos quais puderam descansar dos esforços realizados até ao momento e aproveitar para retemperar  algumas das energias que têm dispendido ultimamente quer nos treinos, quer nos jogos oficiais.
Hoje é dia de regresso aos treinos e, pelas 17 horas, o plantel arsenalista vai marcar presença nos campos de apoio do Estádio Municipal de Braga para realizar uma sessão de trabalhos que será à porta aberta para associados, simpatizantes e comunicação social.

Com este treino começa a recuperação dos jogadores dos últimos encontros e também a preparação para os próximos compromissos da equipa para o campeonato.
Aproveitando a paragem no campeonato por causa dos compromissos da selecção nacional, os dirigentes e técnicos dos arsenalistas decidiram marcar um jogo-treino frente à formação do Espinho que servirá para que a equipa mantenha os seus indíces físicos e também para que o treinador Jorge Jesus possa corrigir alguns aspectos do jogo da equipa e também treinar situações reais de jogo.
Assim, no próximo sábado, dia 6, o Sporting Clube de. Braga recebe a equipa do Espinho em jogo amigável e de preparação para os compromissos futuros. O encontro vai realizar-se no Estádio Municipal de Braga e tem o seus início marcado para as 10.30 horas.

Renovação do contrato de Matheus ainda por acertar

O processo de renovação do contrato de Matheus continua a prolongar-se no tempo, não tendo sido ainda possível a ambas as partes envolvidas chegarem a um entendimento que permita colocar preto no branco a renovação do jogador como atleta do Sporting Clube de Braga.
Do lado do Sp. Braga foi possível, ao Correio do Minho, apurar que as negociações e conversações entre as partes envolvidas continuam sem que, no entanto, até agora tenha havido grandes desenvolvimentos na situação.
Do lado do jogador também ainda não há confirmações a nível da renovação do contrato, sendo que o atleta refere que ainda não há qualquer acordo e que não sabe quando é que esta situação estará resolvida.
Todas estas situações indicam que o acordo pode ainda estar algo longe de acontecer.

CM

JotaCC

IFFHS: Sp. Braga sobe 35 lugares e passa Benfica

O campeão europeu Manchester United continua a liderar o ranking da Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), agora seguido de perto pelos espanhóis do Barcelona.

No que diz respeito aos portugueses, o Sporting continua a ser o melhor posicionado, com o F.C. Porto logo atrás. O Sp. Braga deu um salto de 35 lugares e passou o Benfica, até aqui terceiro classificado.

Ranking IFFHS (actualização de Setembro):

1 (1) Manchester United (Inglaterra), 284,0
2 (5) Barcelona (Espanha), 263,0
3 (3) Chelsea (Inglaterra), 254,0
4 (9) Boca Juniors (Argentina), 250,0
5 (4) Bayern (Alemanha), 248,0
6 (6) Roma (Itália), 246,0
7 (12) Fiorentina (Itália), 239,0
8 (7) Liverpool (Inglaterra), 236,0
9 () Arsenal (Inglaterra), 235,0
10 (10) Inter (Itália), 226,0

37 (38) Sporting (Portugal), 173,5
40 (41) F.C. Porto (Portugal), 169,0
68 (103) Sp. Braga (Portugal), 134,5
77 (53) Benfica (Portugal), 127,5
306 (321) V. Setúbal (Portugal), 68,5

MaisFutebol