News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 01/09

Started by JotaCC, 01 de September de 2008, 07:56

Previous topic - Next topic

JotaCC

Espiões chegaram

Marco Pedroso e Miguel Quaresma, a dupla de espiões enviada pelos arsenalistas a Ruzomberok, onde observaram o confronto entre a equipa local e o Artmedia, o obstáculo do arsenalistas no acesso à fase de grupos da Taça UEFA, regressaram ontem à tarde a Braga repletos de informações que hoje entregarão ao chefe de equipa, Jorge Jesus. Ontem, importante era preparar em termos estatísticos o jogo desta noite, com o Sporting. O Artmedia tem tempo.


Europeus disputam liderança

O encontro que esta noite tem lugar, a partir das 21h15, no Estádio AXA, pode ditar novo líder da Liga Sagres. Braga e Sporting discutem o pleno dos seis pontos disputados na prova e, em caso de sucesso, assumem o primeiro lugar que pode valer o título... se mantido até 24 de Maio de 2009. Os dois emblemas apostam forte no sucesso na época que agora dá os primeiros passos e, atendendo à ambivalência de reforços, está em perspectiva um dos mais fortes embates desta segunda ronda que hoje encerra.

O Sporting chega a Braga somando por triunfos os jogos disputados (com FC Porto e Trofense), tendo um troféu já conquistado (a Supertaça), tentando rectificar a má imagem deixada na primeira parte do particular com o Real Madrid, ansiando também a vitória sobre um adversário complicado que se traduziria na conquista de liderança que os leões já anunciaram querer manter no final do Campeonato.

Igualmente cem por cento vitoriosos, os arsenalistas que procederam a uma reforma profunda na estrutura do futebol, desde o elenco directivo, à equipa técnica e jogadores, leva já seis triunfos... sem golos sofridos: bateram os turcos do Sivasspor por 2-0 e 3-0 para a Intertoto, venceram em casa o Zrinjski Mostar por 1-0 e triunfaram por 2-0 na Bósnia para a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, golearam o Leixões por 4-0 para a Taça da Liga e foram a Paços de Ferreira vencer por 2-0 na jornada inaugural da Liga.

Apostados em campanhas europeias convincentes, é no Campeonato que ambos depositam maiores esperanças. Hoje, Braga ou Sporting sofrem a primeira derrota da época... ou registam ambos o primeiro empate. Está em discussão a liderança.

Braga - Sporting


estádio axa

21h15 horas

RTP1

Árbitro Bruno Paixão (AF Setúbal)

Assistentes Sérgio Lacroix e Paulo Ramos


Braga

Treinador: Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

17 Frechaut MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO

22 Luis Aguiar MO

19 Meyong AV

29 Linz AV

-

31 Kieszek GR

44 Leone DC

13 Stélvio MD

7 Mossoró MO

18 Renteria AV

9 Paulo César AV

99 Matheus AV


Sporting

Treinador: Paulo Bento

1 Rui Patrício GR

78 Abel LD

13 Tonel DC

12 Caneira DC

18 Grimi LE

28 João Moutinho MD

26 Rochemback MO

7 Izmailov MO

30 Romagnoli MO

23 Postiga AV

11 Derlei AV

-

16 Tiago GR

3 Daniel Carriço DC

8 Ronny LE

24 Miguel Veloso MD

10 Simon Vukcevic MO

25 Pereirinha MO

22 Tiuí AV



A TÁCTICA

4x4x2

Desenho idêntico O modelo de jogo ensaiado pelo técnico Jorge Jesus, com a distribuição do meio-campo em losango, tem sido um sucesso e vai ser aposta para a recepção aos leões.


A figura do Braga: LUÍS AGUIAR
Potencial que marca a diferença

Está a afirmar-se como uma das principais estrelas do firmamento arsenalista, quer pela qualidade do seu futebol, nomeadamente a leitura de jogo e a eficácia nos passes de média e longa distância, quer pelo empenho e determinação que coloca em cada lance. Titular nos seis jogos oficiais realizados esta época pelos arsenalistas, o uruguaio tem desempenhado invariavelnmente as funções de "dez", mas de um "dez" capaz de jogar em toda a dimensão do meio-campo, desempenhando com o mesmo à-vontade tarefas de apoio defensivo e ofensivo, surgindo amiúde e com sentido de oportunidade nos espaços abertos pelos pontas-de-lança na frente de ataque. Além da atitude e das assistências, o médio criativo tentará ajudar a sua equipa a subjugar os leões através de remates de meia-distância, situação em que é especialista, embora só tenha feito golos desse género na pré-época - o único golo oficial foi conseguido de bola parada, mas de penálti, ante os turcos do Sivasspor.


Linz volta a formar dupla com Meyong

Frechaut está de regresso a equipa, depois de ter estado ausente diante do NK Zrinjski, por castigo. Stélvio, que jogou em Mostar por força do excelente trabalho realizado pelo departamento clínico arsenalista, no contexto Márcio Sampaio, que o recuperou em tempo recorde, será o sacrificado. Mudanças projectam-se também para a frente de ataque, sector onde Jorge Jesus possui inúmeras opções, perspectivando-se que aposte na dupla Meyong/ Linz, deixando Renteria de precaução, no banco, tal como Paulo César e Matheus.


Jorge Jesus

"Não alteramos as ideias em função do adversário"


Jorge Jesus mantém a filosofia e por isso recusa ver a recepção ao Sporting como o grande teste deste início de época. O técnico considera que uma equipa "faz testes jogo a jogo e não pelo nome do adversário", acrescentando que o Braga "está preparado para se confrontar com os melhores e vai discutir o jogo e o resultado com o Sporting, uma equipa que luta pelo título", sustentou, enquanto se mostra "esperançado" que, em termos colectivos, a sua equipa consiga dar uma resposta positiva".

Seis vitórias em outros tantos jogos oficiais servem para Jorge Jesus considerar o óbvio. "Em termos de resultados não podíamos estar melhor", frisou, sublinhando, todavia, que nos outros aspectos a equipa "vai estar melhor no futuro, consoante a assimilação das ideias e dos conceitos". Garantia existe, de que nenhum adversário vai ter vigilância especial. Nem mesmo Rochemback. "O Braga tem ideias e conceitos de jogo que trabalha durante a semana. Não vai alterar o seu modelo de jogo pelo nome do adversário, vai ser um Braga igual ao que defrontou o Leixões ou o Sivasspor, mas consciente que vai defrontar um adversário mais forte. Limitamos os espaços aos adversários, efectuando uma pressão colectiva, mas não fazemos marcações individuais", esclareceu.

Quanto a eventuais pressões que o técnico contrário, Paulo Bento esteja a fazer sobre as arbitragens, sustentou que "os colegas têm direito a opinar sobre o que considerem estar a prejudicar a sua equipa, mas procuro não entrar por esse caminho. Aproveito para dar os parabéns ao árbitro Jorge Sousa pela excelente arbitragem no Benfica-FC Porto", realçou.

A concluir, e quanto à "treta" do fair play, foi claro. "Os meus jogadores não vão atirar a bola para fora do campo, salvo os casos em que saibam que os adversários estão mesmo lesionados. As outras equipas que façam o mesmo".


Trio de lesionados na relva

Madrid, Vandinho e Paulo Jorge prosseguiram ontem a recuperação das lesões que os afectam e voltaram a subir ao relvado, onde efectuaram corrida ligeira e exercícios físicos. Os dois últimos já se preparam com bola o que atesta a evolução da sua situação clínica, no caso de Paulo Jorge já restabelecido de rotura muscular, a contas apenas com a questão da fissura no quinto metatarso de um pé. Ambos os atletas deverão estar aptos dentro de 15 dias, a tempo da deslocação ao Leixões - próxima jornada - e Madrid apenas em Outubro.

Paulo e Dani no 1º de Maio

Paulo Santos e Dani Mallo vão começar a treinar hoje, a partir das 8h30, no relvado do Estádio 1º de Maio. Os dois guarda-redes, que têm mais um ano de contrato com o Braga, receberam ordens nesse sentido e vão cumprir um programa de treinos estabelecido enquanto o impasse se mantiver. A rescisão acabará por ser o desfecho, sendo de referir que as inscrições encerram hoje e se os dois atletas não forem inscritos só poderão ser legalizados por algum clube no próximo mês de Janeiro. Baylón vai fazer-lhes companhia


A convidar a uma ida até ao estádio

O Instituto de Meteorologia prevê céu limpo e vento fraco para esta noite, em Braga. A temperatura será superior aos 15 graus e uma visita ao AXA, pelas condições climatéricas, pode ser um serão agradável.



inquérito@nline

Edimar deve ser dispensado do plantel do Braga ou deve ser mantido até Janeiro?

Apesar de não poder ser inscrito mas de estar no plantel, a maioria dos cibernautas revela confiança nas qualidades do lateral-esquerdo Edimar e gostaria que continuasse no plantel de Jorge Jesus até poder ser inscrito e utilizado, em Janeiro.

N.º de participantes: 446

Dispensado 42%

Mantido até Fevereiro 58%


O JOGO

JotaCC

Braga e Sporting à procura da liderança
Arsenalistas e leões encerram a segunda jornada da Liga

Braga e Sporting encerram esta segunda-feira a segunda jornada. Em jogo a liderança da Liga. Paulo Bento quer agarrar o comando da prova, mas enfrenta uma equipa só com vitórias e sem golos sofridos. E com o reforço Rentería convocado.

O sorteio proporcionou um clássico logo à segunda jornada. Logo um Benfica-F .C. Porto. Contudo, hoje, em Braga, joga-se outra partida importante. Braga e Sporting querem aproveitar o empate da Luz, de forma a continuarem na liderança da Liga.

Além disso, é uma óptima oportunidade para aferir das reais capacidades de ambos os conjuntos. De um lado, o Sporting, vencedor da Supertaça, mas ferido no orgulho, depois dos cinco golos sofridos com o Real Madrid, a meio da semana; do outro, um Braga que soma seis vitórias em outras tantas partidas, com 14 golos marcados e nenhum sofrido. E já com Rentería, que se estreia nos convocados.

Este será o quarto de jogo de Paulo Bento em Braga. Em três jogos, duas derrotas e uma vitória. Na época passada, os leões foram humilhados (0-3). O técnico desvaloriza. Talvez por não ser supersticioso. "Perdemos a Taça da Liga no Algarve. Ficámos no mesmo hotel durante a Supertaça e ganhámos", lembrou, ontem, em Alcochete.

Paulo Bento destaca a "segurança e organização" do Braga. Mas o treinador do Sporting, embora sem falar do clássico, quer aproveitar o empate da Luz e ficar à frente dos rivais mais directos.

"É um jogo difícil para ambas as equipas. Queremos ser líderes à segunda jornada, embora não tenha grande significado", referiu o técnico, apostado em fazer esquecer a péssima primeira parte com o Real Madrid com cinco golos encaixados. Paulo Bento repetiu que a abordagem a esse encontro foi séria. "Não queremos repetir Madrid e seríamos pouco inteligentes se o fizéssemos. Mas nunca abordei um jogo de forma pouco séria. Nem como jogador, nem como treinador", declarou.

Com Polga castigado, o treinador confirmou Caneira no eixo defensivo, ao lado de Tonel. A grande dúvida é Yannick. O avançado apresentou problemas musculares, não treinou ontem, mas foi convocado.

Vukcevic também foi chamado. Paulo Bento já conversou com Filipovic, seleccionador do Montenegro e lançou um desafio aos jornalistas: "Perguntem a Vukcevic se temos problemas. Perguntem--lhe se não sou sempre sério com ele".

Hoje, encerra o mercado de transferências. Paulo Bento deixou um recado: quer os jogadores concentrados. "Vamos melhorar em termos mentais. Temos de pensar mais e só no Sporting", afirmou, repetindo que o "plantel está definido".

JN

JotaCC

"Qualquer uma das equipas pode vencer"
Jorge Jesus está à espera de um confronto com o Sporting "extremamente difícil", sobretudo pelo valor das duas equipas. Em campo, o técnico garante um Sp. Braga rápido a atacar e defender.
   
O Sp. Braga tem hoje o primeiro grande teste da nova temporada, frente ao Sporting, mas Jorge Jesus desvaloriza o título lembrando que "os grandes testes são durante toda a época" e sem ter em conta  "o nome do adversário".
O técnico deixou claro que está à espera de dificuldades, perante um adversário "com valor para discutir o título" e que não irá facilitar a tarefa minhota.
"Os objectivos do Sp. Braga são, desde a primeira hora, confrontar-nos com os melhores e discutirmos o jogo da melhor maneira, dividindo o jogo seja com que equipa for. Acreditamos que temos um jogo, extremamente, difícil contra uma equipa que trabalhada há dois anos com o mesmo treinador e forte em termos posicionais e tácticos. Vai ser um jogo, extremamente, difícil para as duas equipas", sublinhou, lembrando ser difícil assegurar qual das equipas é mais forte.
"Neste momento não posso dizer que o Sporting é mais forte do que o Sp. Braga, temos os mesmos pontos e depois do jogo se poderá dizer. Sinto que o Sp. Braga tem uma equipa forte, como o Sporting tem. Qualquer uma das equipas pode vencer o jogo", frisou.
Em campo, Jesus garante que vão "jogar com uma intensidade que permita ser uma equipa rápida, quer a atacar, quer a defender".
"O Sp. Braga tem uma ideia de jogo, tem conceitos que treinámos durante a semana e um modelo que não altera pelo nome dos adversário. Vai ser o Sp. Braga que jogou contra o Leixões e Sivasspor. Agora vai apanhar um adversário mais forte, que vai criar mais problemas", disse, acrescentando que, em termos anímicos e de resultados, a equipa "melhor não pode estar".


Afirmação de líderes
Sp. Braga e Sporting travam esta noite um interessante duelo (21.15 h) no fecho da segunda jornada do campeonato. O vencedor desta partida salta para a liderança da classificação geral...
   
O embate desta noite entre Sporting de Braga e Sporting CP (21.15 h), com transmissão na RTP, tem muito em jogo. Mais do que os três pontos, está em causa a possibilidade de um destes clubes se tornar no novo líder destacado da tabela. Na formação bracarense, destaque para a estreia do avançado colombiano Renteria na lista dos convocados de Jorge Jesus.
Emprestado pelo FC Porto ao Sporting de Braga, e depois de duas semanas de trabalho com o plantel "arsenalista", Renteria mereceu a confiança de Jorge Jesus para a partida com os "leões", numa convocatória onde pontuam ainda os pontas-de-lança Linz, Meyong e Paulo César.

De fora da lista de convocados, relativamente à convocatória para o jogo com o Zrinjski, da Taça UEFA, ficaram o médio ofensivo Jorginho, o lateral Filipe Oliveira e o avançado Orlando Sá.
Frechaut, que frente aos bósnios cumpriu um jogo de castigo, volta a ser opção para Jesus, um técnico que continua sem poder contar com os lesionados Paulo Jorge, Andrés Madrid e Vandinho.
Sporting de Braga e Sporting defrontam-se a partir das 21:15 de segunda-feira, em partida que encerra a segunda jornada da Liga, e que será dirigida pelo setubalense Bruno Paixão.
Com vitórias na primeira jornada, é certo que a equipa que sair vencedora deste confronto ficará no topo da classificação.
Nos "leões" a grande dúvida prende-se com a recuperação de Yannick Djaló. O jogador sofre de uma mialgia no adutor da perna esquerda e foi chamado para a deslocação a Braga. A sua utilização não está garantida e a decisão apenas tomada horas antes do jogo, conforme explicou o técnico Paulo Bento em conferência de imprensa.

CM

JotaCC

Jorge Jesus e a recepção de hoje (21h15) ao Sporting

Difícil para os dois

O treinador do Braga quer que a sua equipa seja hoje 'melhor do que o Sporting', numa partida 'difícil para as duas equipas',

Jorge Jesus disse ontem que 'em termos de resultados', o Braga não pode estar melhor, mas o Sporting é uma equipa forte. 'Teremos aqui uma equipa com valor para discutir o título, enquanto o Braga tem por objectivo confrontar-se com os melhores e discutir o jogo da melhor maneira', disse o treinador, prevendo que será 'um jogo difícil contra uma equipa trabalhada há já alguns anos pelo mesmo treinador',
Reconhecendo que em Braga estará 'um Sporting forte', Jesus salienta que 'será um jogo difícil para as duas equipas', 'O Braga tem ideias e conceitos de jogo que trabalha durante a semana e não altera o seu modelo conforme o nome do adversário', assumiu. 'Vai ser o Braga que jogou aqui com o Leixões, o Sivasspor ou o Zrinjski, em termos de ideias. Agora sabemos que vamos apanhar um adversário mais forte, mas estou esperançado que a equipa consiga dar resposta a todas as situações do jogo para ser melhor que o Sporting', acrescentou.
Recusando fazer comparações, Jesus salientou que se não pode dizer que o Braga é mais forte que o Sporting e também não se pode dizer 'que o Braga seja inferior ao Sporting',
Paulo Jorge, Bruno Tiago, Andrés Madrid e Vandinho, todos lesionados, ficaram de fora das opções do técnico. Convocados – Guarda-redes: Eduardo e Kieszek. Defesas: João Pereira, Moisés, André Leone, Rodriguez e Evaldo. Médios: Stélvio, Frechaut, César Peixoto, Mossoró e Luís Aguiar. Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Paulo César, Matheus e Linz.

Jorge Jesus. O treinador bracarense quer que a equipa seja fiel às suas ideias e se imponha ao candidato Sporting.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Jorge Jesus espera um desafio complicado


O técnico do Sp.Braga reconhece que o Sporting é uma equipa com valor e que será um jogo «difícil», mas acredita que é possível alcançar um bom resultado no desafio de segunda-feira.

«Teremos aqui uma equipa com valor para discutir o título, enquanto o Braga tem por objectivo confrontar-se com os melhores e discutir o jogo da melhor maneira. Por isso, será um jogo difícil contra uma equipa trabalhada há já alguns anos pelo mesmo treinador», afirmou Jorge Jesus.

Ainda assim, o técnico do Sp.Braga não irá alterar a táctica da sua equipa, em virtude do valor do Sporting: «Vai ser o Braga que jogou aqui com o Leixões, o Sivasspor ou o Zrinjski, isto em termos de ideias. Agora sabemos que vamos apanhar um adversário mais forte, mas estou esperançado que a equipa consiga dar resposta a todas as situações do jogo para ser melhor que o Sporting.»

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga-Sporting: guerreiros contra leões no assalto ao topo (antevisão)

Sporting Clube de Braga contra Sporting Clube de Portugal, uma referência com sede no Minho e outra a partir da capital, numa corrida em direcção ao topo da tabela classificativa da Liga 2008/09. Os guerreiros de Jorge Jesus, naturalmente inflamados pelo sucesso na fase embrionária da época, agigantam-se perante os leões de Paulo Bento, num combate com hora marcada: segunda-feira, 21h15, Estádio AXA.

Com vitórias acumuladas na primeira jornada da competição, Sp. Braga e Sporting completam uma segunda ronda marcada pelo clássico do Estádio da Luz, onde o F.C. Porto interrompeu uma longa estadia na liderança da Liga portuguesa. 1007 dias depois, o Nacional da Madeira agarrou o ceptro, mas estará particularmente atento às incidências do embate na «pedreira», com emoções fortes em perspectiva.

Avessos à história, Jorge Jesus e Paulo Bento estarão, ainda assim, elucidados sobre a predominância leonina nas partidas com estes intervenientes, em Braga. 26 triunfos do Sporting, contra 13 empates e 20 vitórias locais. O último sorriso, contudo, rasgou-se no rosto dos minhotos, com três golos sem resposta, na época passada (3-0). Frechaut, Jorginho e Linz, resistentes na transição para o legado de Jesus, continuam por lá.

Como gerir a fartura

O novel treinador do Sporting de Braga gere uma constelação de nomes sonantes, aumentando o capital de confiança com os resultados recentes. Boa pré-época, entrada na Taça UEFA e triunfo a abrir a Liga 2008/09, no reduto do Paços de Ferreira. A fartura, não obstante este cenário, gera desconforto em alguns excedentários momentâneos. Wender, velha guarda do clube, foi a primeira vitima.

Uns partes, outros chegam para dilatar o leque de opções. Lá para a frente, a par do habitual Linz, encontram-se reforços como Meyong, Paulo César ou Rentería, cara nova na lista de convocados de Jorge Jesus para este encontro. Paulo Jorge, Andrés Madrid e Vandinho estão lesionados e, pela tal fartura referida, Jorginho, Filipe Oliveira e Orlando Sá ficaram de fora.

No lançamento do encontro, voltando a frisar que o «fair-play é uma treta», o treinador arsenalista garantiu que não vai prestar vassalagem ao adversário.

Djaló desceu à terra

No Sporting, Paulo Bento continua nas boas graças dos adeptos, considerando a derrota no Troféu Santiago Bernabéu, na visita ao poderoso Real Madrid (5-3), como a excepção de uma regra deste início de época: vencer. Os leões já enviaram a Supertaça nacional para o museu, juntando uma vitória na recepção ao Trofense, na entrada da Liga 2008/09.

Yannick Djaló é o rosto deste Sporting reforçado, no naipe de soluções e nos índices de confiança. Em foco no mês de Agosto, chegando até ao estrito lote de opções de Carlos Queiroz, o avançado foi convocado para a deslocação ao Minho, mas está em dúvida, devido a uma mialgia. Djaló desceu à terra, mas continua a acreditar na recuperação plena. Anderson Polga está mesmo descartado, devido a castigo, levando Caneira a regressar ao habitat natural, o eixo da defesa.

Paulo Bento assume o objectivo, olhando para o topo da Liga, e anseia pelo encerramento do mercado das transferências, para anular ligeiros focos de instabilidade. Vukcevic, por exemplo, está entre os convocados. Será para jogar?

Equipas prováveis:


SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Frechaut; Mossoró, Luís Aguiar e César Peixoto; Meyong e Paulo César.
Outros convocados: Kieszek, André Leone, Stélvio, Alan, Matheus, Rentería e Linz.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Caneira e Grimi; Rochemback, João Moutinho, Romagnoli e Izmailov; Derlei e Yannick Djaló.
Suplentes: Tiago, Daniel Carriço, Ronny, Adrien, Miguel Veloso, Pereirinha, Vukcevic, Rodrigo Tiuí e Hélder Postiga.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sporting de Braga e Sporting encontram-se esta noite para disputar a liderança da Liga Portuguesa de Futebol     

Sporting de Braga e Sporting encontram-se esta noite para disputar a liderança da Liga Portuguesa de Futebol...com a estreia do colombiano Rentería nos 18 convocados da equipa minhota.

Na abordagem à partida o treinador dos bracarenses diz que o embate com um dos candidatos ao título não é um teste para o Braga...

Jesus reconhece que o Sporting tem o mesmo treinador há vários anos... reforçou-se e por isso é um adversário muito difícil mas acrescenta que a sua equipa também tem argumentos e advinha um jogo marcado pelo equilibrio.

Questionado sobre se o brasileiro Rochembach vai ser alvo de uma marcação especial...o treinador do Sporting de Braga garante que os minhotos não vão alterar o modelo colectivo de jogo só por causa de um jogador.

Do lado dos sportinguistas, a estatística fala por si...nos últimos três jogos frente ao Braga a equipa de Alvalade perdeu dois...

No entanto Paulo Bento diz não ser supersticioso e apesar de dizer que o Sporting de Braga está a passar por um bom momento, afirma que se quer tornar líder à segunda jornada.

A partida entre o Sporting de Braga e o Sporting está marcada para as 21h15, no Estádio Municipal de Braga...

Para o encontro Jesus convocou o colombiano Rentería...emprestado esta época pelo Porto...

Eduardo..Rodriguez...Moisés...Evaldo ..Mossoró...Paulo César... Stélvio .. Frechaut... Meyong... César Peixoto... Luís Aguiar... Linz... Alan....Pavel.. André Leone...João Pereira e Mateus são os restantes convocados para a partida frente ao Sporting.

ANTENA MINHO

JotaCC

Braga e Sporting perseguem 1.º lugar
Depois do empate entre Benfica e FC Porto, os 'leões' querem ganhar avanço aos rivais mais directos na luta pelo título. Para isso, terão de derrotar o Sporting de Braga, de Jorge Jesus. (Visite o dossiê do Campeonato da I Liga)

O Sporting de Braga e o Sporting procuram hoje (21h15, RTP1) igualar o Nacional na liderança da Liga portuguesa de futebol, num dos dois jogos de encerramento da 2ª jornada da prova.

Em véspera de duas semanas de paragem, uma dedicada às selecções e outra à 2ª eliminatória ronda da Taça de Portugal, os 'leões' tentam também emergir como o melhor classificado dos três 'grandes', depois do empate de sábado entre Benfica e FC Porto, na Luz (1-1).

A tarefa do Sporting, que iniciou o campeonato com um triunfo caseiro sobre o Trofense (3-1), não é, no entanto, fácil, até porque o Sporting de Braga ainda não sofreu golos nos seis jogos oficiais realizados, entre eles na ronda inaugural (2-0 em Paços de Ferreira).

A equipa leonina não pode contar com Liedson, a recuperar de uma cirurgia ao joelho esquerdo, e Yannick, com dores musculares, estará em dúvida até perto da hora do jogo. Do lado do Sporting de Braga, Paulo Jorge, Bruno Tiago, Andrés Madrid e Vandinho são as baixas por lesão.

No outro encontro da ronda, o Marítimo (derrotado por 1-0 no reduto da Naval na 1ª jornada) e o Vitória de Guimarães (1-1 com o Vitória de Setúbal) procuram o primeiro triunfo.

A 2ª ronda abriu sexta-feira, com o 2-2 entre Belenenses e Paços de Ferreira, prosseguiu sábado com o 'clássico' e teve domingo mais quatro jogos, entre eles o que permitiu ao Nacional desalojar o FC Porto do comando da tabela... mais de dois anos e nove meses depois.

EXPRESSO

JotaCC

Sp. Braga-Sporting, 0-1 (crónica)


Sporting no topo da Liga 2008/09, fruto de uma demonstração de sacrifício no Estádio AXA, onde o Sp. Braga passou quase hora de meia de jogo a empurrar, sem descobrir o caminho da baliza de Rui Patrício (0-1). Os leões de Paulo Bento entraram a ganhar e demonstraram novos argumentos: inteligência, maturidade na gestão de espaços e até matreirice, sempre que necessária. Os minhotos foram a jogo de peito aberto, mas perderam.

Na antecâmara do encontro, os mais prudentes aconselhavam cautelas e caldos de galinha a Jorge Jesus, perspectivando uma mudança estratégica do timoneiro arsenalista, face ao poderio leonino. Puro engano. O treinador vincou a confiança na sua estratégia, reforçando um 4x4x2 ofensivo com a troca de César Peixoto por Matheus.

Cenário utópico, até, pelo que se percebeu nos instantes iniciais. O esquerdino perdeu-se entre o terreno natural e o habitat desejado, libertando Abel para uma corrida sem fim, ruma à área do Sp. Braga. Depois de combinar com Rochemback e sentar Rodriguez, o lateral serviu Hélder Postiga. 0-1, assim mesmo, sem tempo para aquecer. Preço alto para a ambição desmedida de Jorge Jesus.

Sinal verde para avançar

Num ápice, Paulo Bento comprovara o acréscimo de alternativas no plantel. Caneira substituía Anderson Polga no centro da defesa, Rochemback continua a pautar o sector intermediário e, lá na frente, sem o farol Yannick Djaló (não recuperou de uma mialgia), Hélder Postiga precisava de poucos minutos para justificar o resgate ao F.C. Porto, estreando-se a marcar de leão ao peito.

O nulo fora uma mera circunstância, coisa para durar três minutos. E agora sim, partindo em desvantagem no marcador, Jorge Jesus contava com unidades ofensivas de sobra para montar o cerco ao leão. Contudo, do outro lado, estava uma equipa disposta a sacrifícios para defender o que tinha conquistado logo à entrada do palco arsenalista.

Foram emoções fortes, em catadupa, perante 20 mil almas no Estádio AXA. Os adeptos acorreram ao recinto mas deixaram críticas recorrentes, ao dia, à hora do duelo. Mas lá estiveram, adeptos do Sporting entre uma onda vermelha, esta enervada pela actuação de Bruno Paixão.

Emoções a mais no Minho


O árbitro da partida tornou-se foco das atenções, entre a queda de vários jogadores do Sporting, reclamando assistência médica. Nada de novo, também aqui, mas compreende-se o desespero local. As críticas estenderam-se a um lance duvidoso, ao minuto 39, quando Postiga saltou sobre Meyong, na área do Sporting. O internacional português pediu assistência e na tribuna, a plenos pulmões, António Salvador contava com o apoio dos monitores para avisar Hermínio Loureiro: «É penalty! Ainda bem que está cá o presidente da Liga para ver isto». Perto do intervalo, uma oportunidade real, boa demais para ser desaproveitada. Linz, de cabeça em posição frontal, errou o alvo.

Na etapa complementar, acentuou-se o foco de pressão no palco minhoto. O espectáculo merecia mais golos. Paulo Bento e Jorge Jesus continuavam devotos ao losango, mesmo após a dança das substituições. Uma questão de princípios. O Sp. Braga carregava, com a nova vaga formada por César Peixoto, Mossoró e o estreante Rentería. Faltava, contudo, serenidade e liderança no rectângulo de jogo. Os leões fechavam-se, descendo do trono para defender com humildade. Entre perdas de tempo e ataques descoordenados, foi caindo o pano em Braga, com dois registos paralelos: a justa expulsão de João Pereira e o regresso de Vukcevic, última cartada de Bento.


Frechaut: «Não jogámos com uma equipa qualquer»


Frechaut, jogador do Sp. Braga, após a derrota frente ao Sporting, 0-1, em declarações à RTP:

«Não jogámos com uma equipa qualquer. Não começámos bem, mas conseguimos reagir. Não conseguimos ganhar, mas estamos no início do campeonato. Isto não nos abalou. Sabemos reagir a este tipo de coisas. Tentámos sempre fazer o golo e o empate.»


Sp. Braga-Sporting, 0-1 (ficha)

O Sporting foi a Braga bater a equipa minhota por 1-0, garantindo a segunda vitóia na Liga que, nesta altura, vale a liderança com os mesmos pontos do que o Nacional.

O golo que ditou o resultado final foi marcado por Hélder Postiga, logo aos três minutos, depois de uma boa iniciativa de Abel.

O Sp. Braga acabou o jogo com dez jogadores depois de João Pereira ter visto um cartão vermelho directo por agressão a João Moutinho.


Paulo Bento fala em justiça, Jesus reclama falta de sorte


«Foi um jogo com momentos de alguma intensidade, entre duas boas equipas, bem organizadas, que se respeitaram. O Sporting entrou melhor e no seu melhor período fez o golo. Em alguns momentos perdemos o domínio e noutros perdemos mesmo o controlo do jogo, em vários lances de bola parada que o nosso adversário teve. Fomos também pouco seguros a sair para o ataque. No segundo tempo soubemos gerir bem o encontro. Quando tivemos de recuar soubemos fazê-lo com qualidade e mesmo nessa altura onde o Braga nos criou alguns problemas em bolas paradas e jogo directo, as melhores oportunidades foram nossas, aproveitando os contra-ataques e depois a superioridade numérica.»

[Sobre o domínio consentido do Braga na partida] «Quando se trata jogo com estas características, perante uma equipa moralizada, que em seis jogos não tinha sofrido um golo, há que saber controlar sem dominar. Fizemo-lo com alguma qualidade perante uma boa equipa, que vai estar nos lugares cimeiros no final do campeonato e a quem vai ser muito difícil ganhar, sobretudo aqui.»

[Atitude dos jogadores] «Em certos jogos, se queremos ser campeões, é necessário jogar como fizemos hoje.»

Jorge Jesus, treinador do Sporting de Braga, depois da derrota:


«Entrar a perder é sempre mais complicado, ainda por cima perante uma equipa como o Sporting, que quando se apanha em vantagem sabe defender. Esse golo foi determinante para a estratégia que nós tínhamos para o encontro. Aos 15 minutos, vimos o Sp. Braga a apressar movimentos para tentar igualar. Foi um jogo intenso, com muita qualidade técnica, mas sem muitas situações de golo. Tirando o golo, as restantes oportunidades foram do Linz, de cabeça, que poderiam ter dado golo. Este resultado não é justo, o mais justo seria o empate. Mas temos de dar valor ao Sporting, soube gerir a vantagem. Se isso tivesse acontecido ao Braga também o faria. Se tivéssemos acabado o jogo com o mesmo número de jogadores, teríamos tentado o risco total e já não se pôde fazer. Ganhou a equipa que teve melhor sorte.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Postiga decisivo na vitória dos leões

O Sporting foi a Braga vencer por 1-0 (golo de Hélder Postiga), no jogo que encerrou a segunda jornada da Liga, igualando o Nacional no topo da classificação, ambos com seis pontos.

O Sporting começou bem o jogo e chegou à vantagem logo aos três minutos, por intermédio de Hélder Postiga (rendeu Yannick), após grande jogada de Abel. Depois tirou o pé do acelerador, mas sem deixar de controlar a partida. Os bracarenses pressionaram na parte final da primeira parte e podiam ter igualado o marcador, através de Linz, na conclusão de cruzamento de Alan.

O Sp. Braga surgiu melhor na segunda parte, mas não conseguiu levar perigo à baliza de Rui Patrício. O Sporting, sem precisar de se aplicar a fundo, dominava a partida e respondia em contra-ataque, criando duas boas situações para fazer funcionar o marcador. As esperanças dos arsenalistas terminaram aos 83 minutos, após a expulsão de João Pereira.

A vitória assenta bem ao Sporting. Chegou ao golo e soube gerir a vantagem.

Estádio AXA, em Braga

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

SP. BRAGA – Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Alan, Frechaut, Luís Aguiar (Márcio Mossoró, 65 m) e Matheus (César Peixoto, 56 m); Linz e Meyong (Renteria, 65 m).

SPORTING – Rui Patrício; Abel, Tonel, Caneira e Grimi; Rochemback, João Moutinho, Romagnoli (Miguel Veloso, 67 m) e Izmailov; Hélder Postiga (Tiuí, 55 m) e Derlei (Vukcevic, 85 m).

Ao intervalo: 0-1

Golo: Hélder Postiga (3 m)

Resultado final: 0-1

Cartão amarelo a Luís Aguiar, Grimi, Evaldo, Hélder Postiga, Abel, João Moutinho, João Pereira, Miguel Veloso e César Peixoto. Cartão vermelho para João Pereira (83 m).


A BOLA