News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 30/07

Started by JotaCC, 30 de July de 2008, 08:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

A coreografia da defesa

Jorge Jesus persiste no aperfeiçoamento da consistência defensiva, privilegiando, entre as várias situações de jogo ensaiadas, a sincronização dos movimentos dos quatro homens da retaguarda, ou seja, o acerto da linha defensiva com a posição da bola. Esta é uma das bandeiras do técnico - arma a utilizar em embates futuros que já deu resultados positivos nos dois jogos com o Sivasspor, nos quais os turcos contabilizaram oito foras-de-jogo, três no embate da Turquia e cinco no de Braga... A preocupação do técnico pelo pormenor tem razão de ser, assim como as correcções e constantes chamadas de atenção para situações pertinentes em determinadas fases dos ensaios. Pode tornar o treino monótono e menos dinâmico, mas as garantias de sucesso saltam à vista. Importa referir, por outro lado, que a mecanização e acerto dos movimentos não significa que a equipa vá jogar num sistema declarado de defesa em linha para provocar o fora-de-jogo. Apesar da maior incidência na mecanização defensiva, a vertente ofensiva também foi ensaiada, com o técnico a aproveitar os mesmos exercícios para transmitir algumas das ideias que pretende ver assimiladas pelos atacantes. Três médios apoiavam os dois atacantes de cada lado, revezando-se a cada período de tempo. Ainda que de forma ténue, o técnico começa a ensaiar algumas transições ofensivas, perspectivando-se que estas venham a ser intensificadas com o decorrer dos trabalhos, assim como já se assiste a algumas nuances que indiciam a evolução para outro sistema táctico.


Moisés suturado pela segunda vez esta época

Moisés foi ontem suturado na cabeça com sete pontos. O central arsenalista saiu ferido da disputa de um lance nas alturas com Orlando Sá, tendo sido de imediato assistido pelo médico João Pedro Araújo e regressado pouco depois aos balneários. Nada que o impeça de prosseguir já hoje os trabalhos de pré-temporada. Esta foi a segunda vez que Moisés precisou de sutura em menos de duas semanas. No primeiro embate com o Sivasspor levou três pontos no sobrolho esquerdo. Aí vão dez, portanto


Convite da autarquia

Dirigentes, técnicos, jogadores e restantes elementos que integram os quadros operacionais do Braga vão ser recebidos na Câmara Municipal amanhã, às 17h00. O convite partiu do presidente Mesquita Machado, com a finalidade de apresentar cumprimentos ao clube mais representativo do concelho e foi de imediato aceite pelos responsáveis arsenalistas.


Red Boys em torneio

A claque Red Boys está a organizar um torneio de futebol de cinco, com o objectivo de angariar fundos para subsidiar coreografias para os jogos do Braga. As inscrições, que podem ser feitas na sede de claque, terminam no sábado.


Wender
"Reforços têm muita qualidade"

Wender não tem dúvidas sobre a qualidade do plantel que integra. A cumprir a sétima época de emblema arsenalista ao peito, antiguidade que lhe permitiu a conquista do estatuto de capitão, o brasileiro foi taxativo na ressaca da eliminatória com os turcos do Sivasspor. "Este grupo é muito forte", frisou, realçando a necessidade de manter " a atitude, empenho e determinação com a intenção de continuar a crescer. Apesar de termos ganho os dois jogos, a eliminatória não foi fácil, nós é que a tornamos fácil", sustentou. Apesar de satisfeito, o esquerdino confessou-se "surpreendido" com o nível das exibições protagonizadas. "Não esperava que a equipa estivesse tão bem, pois estamos ainda na pré-temporada, com um treinador novo e métodos de trabalho e processos de jogo diferentes. Em especial o sistema táctico, ao qual não estávamos adaptados. É de realçar a facilidade com que os jogadores estão a assimilar as ideias do treinador", argumentou. Neste contexto, Wender reconhece que o sector defensivo é o que mais se destaca, conforme se pode aferir pelo facto de não ter sofrido golos nos dois jogos da Intertoto. "É natural que a consistência defensiva tenha merecido atenção especial nesta primeira fase da pré-temporada, mas a partir desta altura, com o decorrer dos treinos e jogos, a vertente ofensiva também vai ser aperfeiçoada, embora não ache que esteja assim tão mal, dado que em dois jogos marcámos cinco golos", sublinhou. Sobre os reforços, Wender afirmou serem "jogadores de muita qualidade", destacando que chegaram para "ajudar o clube a conquistar um lugar de destaque no campeonato".


Adapta-se a novos espaços

Wender está a adaptar-se às funções de interior esquerdo inerentes ao losango do 4x4x2 implementado por Jorge Jesus. Uma novidade entre as várias posições que já protagonizou, mas cujas dificuldades está a superar. "É mais uma questão de hábito, uma forma diferente de jogar, de ocupar espaços novos para mim, mas à qual estou a adaptar-me e em que evoluirei com o tempo", esclareceu o jogador, acrescentando: "Sinto já alguma facilidade em cumprir as minhas tarefas, mas com o trabalho diário vou melhorar bastante", assegurou.


Paulo Jorge pára um mês

Paulo Jorge está de novo com o pé direito imobilizado. A medida surgiu como forma de solidificar mais facilmente a ligeira fissura que o central está a debelar no metatarso do pé esquerdo. O defesa, recorde-se, já esteve com o mesmo pé imobilizado quase duas semanas na fase inicial da pré-temporada, iniciando a reintegração progressiva nos últimos dias do estágio de Óbidos, efectuando apenas corrida ligeira. As expectativas apontam para cerca de três de semanas de imobilização, seguindo-se o período de reintegração progressiva, o que significa cerca de um mês antes de estar em condições de regressar à competição. Paulo Jorge, refira-se, está também a recuperar de uma microrrotura na coxa direita.

Paulo Jorge teve, de manhã, a companhia de Paulo César e de de Mário Felgueiras, que ficaram pelo departamento médico para fazer tratamento, mas à tarde o guarda-redes foi para o relvado fazer corrida. Já Palmeira treinou de manhã juntamente com os restantes companheiros e fez corrida à tarde.


Rentería sem visto

Rentería continua em Bogotá, na Colômbia, à espera que o consulado português lhe conceda o visto de entrada em Portugal. A entrega do documento estava projectada para ontem, o que não aconteceu, pelo que, ao invés do que estava previsto, o atacante não viajou ontem para o Porto e, por conseguinte, não vai chegar hoje. Embora tudo indique que o visto lhe seja entregue por um destes dias, provavelmente até hoje, ninguém arrisca definir uma data uma vez que todas as estimativas anteriores falharam. Agastado por continuar a aguardar na Invicta a chegada de Rentería está Jorge Machado, o empresário do atleta, que até já ironiza com o insucesso das tentativas do seu representado em Bogotá.


Bilhetes para o torneio estão à venda

Continuam à venda os bilhetes para o Torneio Internacional Cidade de Braga, que entre sexta e domingo vai colocar em acção as equipas do Braga, FC Porto, Leixões e Cagliari. O preço para cada dia varia entre os cinco (sócios dos clubes) e dez euros (público). A prova começa sexta-feira com o jogo entre o Braga e o Cagliri, com início marcado para as 18h30.


O JOGO

JotaCC

Meyong sem traição
AVANÇADO TRISTE COM AS ACUSAÇÕES DO BELENENSES
      
Meyong está triste e revoltado com as críticas de que foi alvo, ontem, por parte do Belenenses. Acusado pelo presidente Fernando Sequeira de não ter sido "leal" e de não ter falado, como supostamente prometera, com os responsáveis do clube do Restelo logo que tivesse conseguido a rescisão do Levante, Meyong promete defender-se a partir do momento em que estejam reunidas condições para oficializar a sua ligação ao Sp. Braga.

Numa conversa informal com Record, deixou escapar um desabafo – "não traí ninguém..." – quando se inteirou do teor das declarações do seu antigo presidente. Deu indicações das suas razões mas, enquanto a SAD não confirmar a sua contratação, manter-se-á num regime de contenção verbal para não afectar o processo de desvinculação.

O avançado assinou um contrato válido por duas épocas e procurou a melhor proposta financeira, bem dar um passo em frente na carreira ao vincular-se a um clube que nas últimas temporadas tem feito um percurso na Europa.

RECORD

JotaCC

Lição de aperfeiçoamento táctico
Jorge Jesus insiste nos pormenores tácticos, de olho no Torneio Internacional e no próximo adversário da UEFA. O caso do dia foi Moisés, numa disputa de bola abriu a cabeça e levou sete pontos. 

Com a moral em alta e o pensamento já no sorteio que ditará o adversário na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA e no Torneio Internacional Cidade de Braga. Moralizado pela excelente exibição da equipa e vitória frente aos turcos do Sivasspor, o técnico Jorge Jesus afina a estratégia e os pormenores tácticos num grupo que conta agora com três caras novas: Alan, Mossoró e Meyong.

Sem tempo a perder, o ritmo intenso regressou ao campo de treinos do Estádio AXA, numa sessão dupla de trabalho onde a tónica esteve no aperfeiçoamento táctico, essencialmente no aspecto defensivo. No primeiro teste, Jesus optou por João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo, com Madrid a trinco. Na frente do ataque Linz e Meyong, com Mossoró a número dez.

Já à tarde, no mini-jogo habitual, o onze escolhido tinha João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo como quarteto defensivo, Madrid a trinco, Vandinho, Wender e Mossoró no meio-campo (o trio funcionava como uma espécie de pivots das duas equipas) e Matheus a fazer dupla na frente com Linz. Do outro lado, Filipe Olivei-ra, Frechaut, Rodriguez, Edimar e Stélvio, com Meyong e Orlando Sá no ataque.
Para hoje está agendado apenas um treino, às 17h, à porta fechada.

CM


JotaCC

#3
Renteria só no fim-de-semana

O colombiano Renteria espera conseguir hoje o visto de residência para regressar a Portugal e ingressar no Sp. Braga. A embaixada portuguesa em Bogotá deverá carimbar hoje o seu passaporte, que caducou enquanto representou, por empréstimo dos dragões, os franceses do Estrasburgo.
Só com a autenticação do documento será possível embarcar rumo a Lisboa, onde se mantém o seu empresário, Jorge Machado, aguardando a chegada do avançado para acertar, em definitivo, a sua passagem temporária para Braga.
O jogador era esperado no início da semana, depois de acertados os termos da cedência do FC Porto aos bracarenses, por uma temporada, mas o processo emperrou na burocracia na terra natal do futebolista.

A BOLA

JotaCC

Mossoró: "Estou aqui para ser mais um guerreiro do Minho"

O brasileiro Márcio Mossoró, um dos reforços da equipa do Braga para a nova temporada, mostrou-se hoje ambicioso, prometendo ajudar a equipa da Liga a "fazer uma boa época". A trabalhar há alguns dias com o plantel de Jorge Jesus, o ex-jogador do Marítimo foi apresentado, ao final da tarde de hoje, no Estádio AXA, dando conta da sua rápida adaptação ao clube. "A adaptação está a ser boa, fui bem recebido por todos. Já conheci alguns de jogar a favor e contra e isso ajuda na adaptação. Estou aqui para ser mais um guerreiro do Minho e fazer uma boa época para estar a cem por cento para jogar", disse o atleta. Disse estar a adaptar-se bem "como número 10, uma posição diferente da que jogava no Marítimo mas que nada atrapalha a adaptação". "Estes dias de treino têm sido muito úteis para mim, seja a número 10 ou do lado direito", acrescentou. Mossoró reconheceu, ainda, que mudar-se para Braga foi "um passo em frente" na sua carreira. "O Braga é hoje considerada uma grande equipa de futebol de Portugal e, com toda as suas forças, qualidades e pela estrutura que tem, todo o jogador gostaria de estar aqui no meu lugar e então eu espero agarrar com unhas e dentes a oportunidade que me deram", afirmou. José Mário da Costa Mossoró tem 25 anos e, na época passada, representou o Marítimo, depois de ter passado pelo Internacional de Porto Alegre, do Brasil. O Braga é, talvez, o clube da Liga que mais se reforçou para a nova temporada, registando-se as entradas no plantel de jogadores como Eduardo, Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Palmeira, Evaldo, Edimar, Alan, Luís Aguiar, Márcio Mossoró, Paulo César e Orlando Sá. A estes junta-se ainda o avançado Meyong, que já trabalha com o plantel, mas ainda não foi apresentado, havendo ainda a possibilidade de o avançado colombiano Renteria ser cedido pelo FC Porto. O Braga, que garantiu a presença na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, conhece sexta-feira o seu adversário para esta ronda, no dia em que joga com os italianos do Cagliari, na abertura do Torneio Internacional Cidade de Braga, que conta ainda com as participações do FC Porto e Leixões.

O JOGO

Pé Ligeiro

Meyong confirmado por dois anos
AVANÇADO CAMARONÊS VOLTA AO FUTEBOL PORTUGUÊS



O Sporting de Braga confirmou, hoje, no seu site oficial, a contratação do avançado camaronês Meyong por duas temporadas, minutos depois da conferência de imprensa para apresentação do futebolista Mossoró.

A trabalhar com o plantel "arsenalista" há já alguns dias, o ex-futebolista do Levante (Espanha) regressa assim ao futebol português depois de uma curta passagem, na época finda, pelo Belenenses, clube que "pagou" com perda de seis pontos a sua utilização irregular na Liga.

Albert Meyong , 27 anos, volta assim a trabalhar com o técnico Jorge Jesus, depois de já o ter feito no Vitória de Setúbal e no Restelo.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Zav

Meyong confirmado no Sp. Braga

O Sporting de Braga confirmou hoje a contratação de Meyong. O ex-jogador do Levante assumiu um compromisso por duas épocas.

Meyong, de 27 anos, regressa assim ao futebol português e novamente sob o comando de Jorge Jesus, depois de na última época ter alinhado de forma irregular pelo Belenenses, que por esse facto foi penalizado com a perda de seis pontos.

«Estou muito feliz por estar no Sp. Braga. As minhas expectativas são elevadas e venho para ajudar», afirma Meyong, no site oficial do clube arsenalista, ao mesmo tempo que se escusa a falar do passado: «Agora é tempo de apenas pensar no futuro. Só penso no Sp. Braga.»

In "abola.pt"