News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 17/07

Started by JotaCC, 17 de July de 2008, 08:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mossoró só aceita vir com salário mais alto
O cenário de aquisição levantado pela SAD do Braga teve um efeito perverso no jogador brasileiro, que pediu mais dinheiro do que o acordado em aso de empréstimo

Afigura-se cada vez mais difícil a contratação de Márcio Mossoró pelo Braga, depois de o jogador ter levantado novas exigências para a conclusão do negócio assim que tomou conhecimento de que a SAD minhota deixou de o querer por empréstimo para avançar para a compra do seu passe. Em declarações a O JOGO, o jogador brasileiro confirmou essa nova realidade explicando que, "em face do interesse maior do Braga, tenho todo o interesse em ter um salário melhor". E continuou o seu raciocínio: "Já tive uma experiência na Europa que correu bem e agora quero poder, também, ganhar o meu dinheiro, correspondendo ao interesse que o Braga tem em mim." Em Porto Alegre a gozar férias e à espera de uma decisão, Mossoró tem previsto reunir-se hoje com o empresário Fernando César para discutir o assunto e ver de que forma poderá ser conseguido um acordo, numa fase em que a diferença entre o que a SAD oferece de salário e o que jogador pede parece ser incontornável, tal a distância entre as duas realidades. Na expectativa, estão os clubes detentores do seu passe (Internacional de Porto Alegre, com 50%, e Paulista, com 37,5 % - a parte restante, 12,5%, está nas mãos do empresário Fernando César), com os quais a SAD também terá de negociar um acordo. A reunião que o jogador vai manter hoje com o seu empresário poderá ajudar a clarificar a situação, a poucos dias de Fernando César viajar para a Europa para tratar de diversos assuntos, entre eles o de Márcio Mossoró, tendo previsto chegar a Portugal a meio da próxima semana, quando o Braga estiver a meio da Taça Intertoto.


Mossoró

"Estou muito ansioso"

Revelando-se "muito ansioso" pela conclusão do processo, Mossoró disse estar a viver um período "muito difícil", fruto do impasse em que estão as negociações, revelando ter recebido "vários telefonemas" do treinador do Braga, Jorge Jesus, revelando também uma "enorme ansiedade" do treinador para que chegue depressa ao Braga. "Ele quer muito que eu vá para o Braga e pede-me para resolver depressa a situação, e isso tem sido muito positivo para mim", revelou Mossoró.



Baylón continua parado

Há cerca de uma semana em Portugal, depois de expirar a validade do contrato de cedência do Braga ao Alianza de Lima, o avançado peruano Jair Baylón continua sem conhecer o seu destino, estando neste momento o empresário Jorge Mendes a tentar colocá-lo, devidamente autorizado pela SAD. O jogador, que terminou a sua participação no campeonato peruano no último dia de Junho, está desde então parado à espera que o telefone toque, tendo como única certeza que não faz parte dos planos de Jorge Jesus. Aparentemente mais perto de uma decisão está o brasileiro Wellington, que voltou de Portimão sem lugar no plantel e, como acontece, por exemplo com Kazeem, não encontra lugar em nenhum outro clube português, mormente as propostas que existem, com a questão salarial a ditar a não-colocação. Deste modo, sobre a mesa está também o cenário da rescisão - o jogador detém mais um ano de contrato -, e tudo poderá ficar decidido nos próximos dias.


Paulo Jorge e Stélvio sem castigo da UEFA

Excelentes notícias para Jorge Jesus em semana de estreia na Taça Intertoto. Debatendo-se com uma série de condicionalismos para preparar o jogo na Turquia, no próximo domingo, o técnico arsenalista recebeu ontem uma notícia no mínimo galvanizadora, ao receber, da UEFA, a resposta ao pedido de esclarecimento efectuado sobre as eventuais suspensões que Paulo Jorge e Stélvio Cruz teriam a pender sobre si, em função de terem acumulado dois cartões na última edição da Taça UEFA. A resposta do organismo que superintende o futebol europeu não poderia ser mais esclarecedora, dando conta de que, em casos como os descritos no pedido de esclarecimento, não há lugar a suspensão, anulando-se os cartões com o final da competição. Mais! Só nos casos de expulsão o castigo relativo será cumprido na competição internacional que vier a seguir-se na carreira do clube onde milita o jogador. Ultrapassada a questão processual, remanesce a das inscrições para a Taça Intertoto, que terá de acontecer num prazo até 48 horas antes do início do jogo. Decorrente disto, a SAD vai avançar ainda esta semana com a inscrição dos 24 jogadores permitidos, numa altura em que Jorge Jesus detém, no plantel, 27, mas em que jogadores como Jorginho, Bruno Tiago, Orlando Sá, Abdou e, talvez Matheus e César Peixoto, ainda que estes na fase final de recuperação de lesões, parecem não reunir condições para figurar na lista de opções. A decisão sobre os nomes finais será conhecida talvez hoje.


Centrais em novo teste

Ao contrário da véspera, em que os jogadores treinaram duas vezes, o dia de ontem teve apenas uma sessão, ainda assim sob um sol abrasador, com o mercúrio a subir até aos 36 graus. Por esse facto, o treino foi atrasado uma hora - das 17h00 para as 18h00 -, procurando-se dessa forma poupar os jogadores a uma exposição tão longa a um calor tão intenso. Durante 90 minutos, os jogadores trabalharam a circulação de bola, com Jorge Jesus a continuar o processo de correcção dos movimentos de transição e insistindo, ontem em particular, com Luis Aguiar no que toca à sua posição no extremo mais ofensivo do losango, esta situação numa fase em que o treino já havia avançado para uma peladinha em campo inteiro. Neste período, foi possível perceber que, para o jogo com o Sivasspor, o técnico ainda oscila entre quem vai usar na dupla de centrais, começando o exercício com Moisés a jogar ao lado de Leone, trocando mais tarde o primeiro por Rodriguez. Mas não foi tudo, já que também a questão do trinco está a ser tratada com pinças pelo treinador, que, começando com Frechaut a jogar à frente da defesa, trocou-o mais tarde por Madrid, mantendo-se fiel ao 4x4x2 que vem trabalhando desde o arranque da temporada. Paulo Jorge protagonizou a única nota de "suspense" na tarde quente de Braga, num lance aparatoso junto à linha lateral que motivou que fosse assistido pela equipa médica. Minutos depois, o jogador retomou o apronto já sem queixas no pé esquerdo. A finalizar, Linz entregou-se a um espaço de finalização, assistido por Kalaba e Abdou, exercitando-se durante cerca de 15 minutos, num exercício em que Paulo César participou muito pouco, preferindo seguir para os balneários.

O JOGO

JotaCC

Avançados em falta só depois da Intertoto
MERCADO CONTINUA A SER ANALISADO
      
O problema do ataque está perfeitamente identificado, mas a administração da SAD do Sp. Braga só fechará os negócios em aberto a partir do momento em que esteja decidida a eliminatória da Taça Intertoto.

A razão não se prende exclusivamente com o rigor financeiro que foi orçamentado e que terá de ser cumprido, mas também pelo facto do hipotético apuramento para a Taça UEFA obrigar, como se percebe, a um enquadramento diferente em função do grau de exigência que a competência exige.

Em sintonia com o manager (Carlos Freitas) e o presidente (António Salvador), Jorge Jesus está preparado para esperar mais uns dias e poder, dessa forma, receber verdadeiras mais-valias. Por outro, o tema será tabu nos próximos dias, pretendendo-se não criar instabilidade no grupo de trabalho, mesmo que este conheça as pretensões – pelo menos quatro atacantes – do treinador.

Linz e Paulo César são, de momento, os únicos pontas-de-lança – Orlando Sá está lesionado e a qualquer momento será reencaminhado para o Ribeirão – e é neles que a equipa técnica deposita esperanças para conseguir marcar golos na Turquia. E se Paulo César marcou 5 golos pela U. Leiria para o campeonato e garante polivalência no sector, Linz facturou por 11 vezes e na UEFA foi um dos melhores marcadores com 5 tentos. Para potenciarem a capacidade de finalização, os dois, com os cruzamentos de Abdou e Kalaba, encerram o treino de ontem com uma sessão de remates a uma baliza defendida por Kieszek.


Bruno Tiago: «Não tive noção da gravidade»
UM ANO DEPOIS DA GRAVE LESÃO, MÉDIO AINDA NÃO ESTÁ RECUPERADO
      
RECORD – Um ano após o infortúnio na Alemanha, onde se lesionou num jogo-treino com o VFB Huls pensava estar sem jogar?
BRUNO TIAGO – Nunca pensei, sinceramente. Não tive noção da gravidade da lesão e a ambição falou sempre mais alto, mas creio que estou no bom caminho. Criou-se a expectativa de uma recuperação em 6 meses, mas sempre me disseram que seria 1 ano. Seis meses seriam para ganhar calo ósseo, depois há um período de integração.
R – Pouco depois da operação já projectava voltar em Dezembro...
BT – Com a minha vontade e ambição acreditava muito nessa recuperação e disse isso, é um facto, mas as conversas com os elementos clínicos não deixavam margem para antecipar a recuperação.
R – Para que fique esclarecido. Estamos perante um processo de recuperação normal? Não houve erros de ninguém?
BT – O único erro foi o árbitro ter marcado falta contra mim no lance da lesão... Nunca ninguém me escondeu o que quer fosse e este processo foi sempre muito claro. Quem me acompanha sabe que estou quase pronto para competir.
R – Seja como for, não deixou de ser um ano de martírio...
BT – Nunca fui um jogador de posto médico. No meu registo clínico consta ter partido a perna direita, é verdade, mas isso demorou apenas 3 meses a recuperar. Não escondo que foi um ano de tristeza. Olhando para o passado, tenho de agradecer a todos que me acompanharam. Aconteceu, e se tinha que acontecer, ainda bem que foi em Braga. Sem pretender desrespeitar ou desvalorizar os clubes por onde passei, tive a sorte de ter na retaguarda uma equipa fantástica que nunca me deixou desanimar. E não posso esquecer a minha família.
R – Inevitavelmente é um ano que deixará sequelas para o futuro?
BT – Vai marcar a minha carreira ao nível das estatísticas, pois vou ter menos jogos. Nada mais. A lesão é complicada, mas dentro de um quadro de azar tive alguma sorte. Foi só osso, nada de ligamentos.
R – António Salvador disse, desde o primeiro momento, que não contrataria ninguém para o seu lugar. Gostou da prova de confiança que lhe foi dada?
BT – Ainda na Alemanha, quando me visitou, tive a certeza do tipo de pessoa que ele é. Não me esqueço, e fica para mim, o que me disse nesse dia, nem as provas de incentivo que ao longo da recuperação me foi dando. O presidente António Salvador tem um coração muito grande e é um dirigente com ambição.
R – Como esteve mais tempo no balneário do que no campo, qual foi o problema do Sp. Braga na época passada?
BT – Passou-se para o exterior a ideia de que o problema era de balneário, mas tivemos um grupo unido. Na pré-época éramos fantásticos, no campeonato não fomos ao encontro das ambições do clube e dos sócios.
R – Como resume o Sp. Braga da actualidade?
BT – O grupo está a preparar-se para ser forte. Temos um treinador com ideias fortes e cuja filosofia está a ser bem assimilada.

RECORD

JotaCC

Testes a pensar na Turquia
Está aí à porta o primeiro jogo da época, frente ao Sivasspor, a contar para a Intertot. Jorge Jesus testa o plantel à procura do onze que irá alinha na Turquia, no próximo domingo.

Com limitações e um plantel 'a meio gás'. Jorge Jesus não terá tarefa fácil para o pontapé de saída na nova época - o jogo da Taça Intertoto está aí à porta, faltam reforços para fechar o grupo e há um lote de lesionados que limita a convocatória -, por isso, o técnico não dá descanso ao plantel por forma a moldar o onze que entrará em campo na Turquia, frente ao Sivasspor.

O dia de ontem teve apenas uma sessão de trabalho, intensa e, novamente, debaixo de um sol forte de final de tarde com mais de 30 graus, onde o destaque voltou a ser a circulação e pos-se de bola. Bruno Tiago, Matheus, César Peixoto e Orlando Sá fizeram corrida e exercícios à parte do restante plantel. A novidade foi que Matheus intensificou o ritmo de trabalho (o que poderá indiciar estar para breve a integração no grupo) assim como Peixoto que fez exercícios com bola e afinou a pontaria à baliza.

Testada a posse de bola, seguiram-se as experiências no onze: primeiro Felguei-ras, João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo na defesa; Frechaut, Vandinho, Wender e Luís Aguiar no meio-campo; e Linz e Paulo César no ataque. Depois Eduardo na baliza, Rodriguez no lugar de Leone (o peruano deverá partir em desvanta-gem na escolha para o onze inicial) e Madrid subistituiu Frechaut. Nas movimenta-ções de contra-ataque, João Pereira e Vandinho deixa-ram boa indicação e ouviram elogios do técnico.

Afinal, Paulo Jorge e Stélvio são opção para o jogo da Taça Intertoto. Os jogadores estavam castigados por acumulação de cartões amarelos na Taça UEFA da última época. No entanto, o castigo não transita para a edição da Taça Intertoto. O Sp. Braga foi informado que todos os atletas estão 'limpos', Paulo Jorge e Stélvio podem, assim, seguir viagem.

CM