News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 10/07

Started by JotaCC, 10 de July de 2008, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Adriano disse ao Inter que quer ser emprestado

Adriano tem os termos de um eventual contrato com o Braga acertados e quer vir para o clube português. Porém, o desejo do jogador poderá não se concretizar, pelo menos com a facilidade em princípio projectada por todas as partes. E as dificuldades residem no facto de o Internacional de Porto Alegre não parecer muito disposto a abrir mão do jogador, conforme se pode perceber pela resposta negativa à primeira incursão do clube português. Carlos Freitas, o "manager" do Braga, não esmoreceu e mantém o avançado nas intenções, mas terá de colocar em prática toda a sua argúcia e capacidade negocial para tentar concretizar a transferência, até porque surgiu o técnico Tite a recusar a cedência do atleta, com o argumento de que, em função do empréstimo de Gil ao Botafogo, do Rio de Janeiro, que ontem ficou praticamente concluído, não possui condições para dispensar mais nenhum atacante. Guto Ferreira, adjunto do técnico do "Colorado", confirmou a versão e lembrou que Adriano e o jovem Gil constituem as principais alternativas a Nilmar (Valter está, por ora, quase descartado), o que reduz significativamente a disponibilidade para a cedência temporária do atleta ao Braga.

O futebolista, que prorrogou recentemente o contrato com o clube do Beira-Rio, tem manifestado a vontade de ser emprestado ao Braga para jogar em Portugal e acredita piamente nessa possibilidade, tal como confidenciou a Mossoró. Paulo Afonso, empresário do jogador, confirmou que, entre o Braga e o jogador que representa, "existe um acordo estabelecido" e que "o empréstimo ao Braga depende apenas da disponibilidade do Internacional de Porto Alegre para ceder o atleta. E acrescentou que "as negociações continuam", confessando-se esperançado num "final feliz" para todas as partes.



Jorge Jesus também sabe elogiar

Jorge Jesus era ontem à tarde um treinador satisfeito com o desempenho dos seus jogadores. E, da mesma forma que os critica, muitas vezes de uma forma áspera, também os elogia, como sucedeu durante o período de ensaios ofensivos com finalização. "Gosto muito do vosso posicionamento em campo", referiu, entre outras manifestações de satisfação. Da parte da manhã, o técnico ensaiou e repetiu, até à exaustão, alguns aspectos tácticos, essencialmente os movimentos colectivos, exercícios realizados de forma lenta e dois em um ou três em um (num sistema de losango, e em que o movimento do primeiro de cada posição tinha de ser acompanhado pelos restantes), enquanto à tarde insistiu no aperfeiçoamento da técnica de passe, antes da finalização. Para hoje, está apenas agendado um treino, para as 10 horas. A tarde vai ser destinada ao descanso.



Mossoró pretende assinar e depressa

Márcio Mossoró quer definir o seu futuro até amanhã e colocar um ponto final no impasse, apontando a cidade de Braga como destino desejado e mais que provável. "Quero assinar e ter a minha vida resolvida até sexta-feira. Não quero mais esta indefinição", realçou ontem o centrocampista brasileiro a O JOGO, acrescentando que "existem cerca de 90% de probabilidades de ir para Braga", apesar de ter surgido um clube turco a manifestar interesse na aquisição do passe do futebolista, uma opção mais vantajosa para o clube brasileiro, que naturalmente preferia a venda do atleta. Mas essa não é a vontade do atleta, cuja criatividade e qualidades agradam sobremaneira ao técnico Jorge Jesus. Márcio Mossoró tem conhecimento do acordo estabelecido entre o Braga e o Internacional de Porto Alegre e confessa que o diálogo entre o "manager" arsenalista, Carlos Freitas, e o seu procurador, Fernando César, tem sido bastante profícuo, influenciando-o a ponto de o levar a falar quase como se estivesse ligado ao emblema do Minho. "O Braga é um dos grandes clubes portugueses, e é um orgulho representar um clube com essa dimensão. Estou contente e feliz com a possibilidade de ir para o Braga, que significa o reconhecimento do meu trabalho. Espero corresponder à confiança que estão a depositar em mim", assinalou, acrescentando: "Quero ajudar o Braga no campeonato português e a fazer conquistas na Europa, mas privilegiando sempre o colectivo, porque, se a equipa aparecer, o meu futebol vai aparecer também." Márcio Mossoró aguarda que o seu empresário se apresente hoje ou amanhã em Porto Alegre para definir o futuro, mas só viajará na próxima semana, uma vez que por estes dias tem assuntos particulares para resolver. Tal como, aliás, explicou a Carlos Freitas na conversa que manteve com o "manager".


Adriano é boa contratação

Mossoró poderá não ser o único futebolista do Internacional de Porto Alegre a aterrar em Braga. O atacante Adriano, com o qual os arsenalistas possuem acordo, aguardando apenas pelo sim do clube brasileiro, "está louco para viajar para Portugal". "Ele falou comigo e disse-me que está tudo certo e que só espera que o Internacional o liberte, mas acho que isso vai ser muito difícil", esclareceu Márcio Mossoró. O médio considera o compatriota "um excelente avançado" e "uma boa contratação para o Braga".


Vandinho pede palmas

Vandinho confia que esta será uma época de sucesso. O centrocampista diz-se preparado para defender o emblema pela quinta época consecutiva e quer "esquecer a época passada, até porque foi um momento difícil". "Os resultados não apareciam, fazíamos maus jogos, e os adeptos não gostavam, porque queriam vencer e, por isso, vaiavam os jogadores. Mas de certeza que aqueles que me assobiavam vão bater palmas durante esta época, se a equipa estiver bem", sustentou Vandinho, acrescentado: "Esta é uma temporada nova, com treinador e sistema de jogo novo. O mister é o treinador mais exigente com quem trabalhei, mas sabemos que ele trabalha assim, e foi essa forma de trabalhar que o levou a triunfar em todas as equipas que treinou. Aqui não vai ser diferente." Os métodos do técnico agradam a Vandinho, que reconhece serem "boas" as exigências, considerando-as "um sinal da confiança do treinador" na capacidade dos jogadores. "O treinador cobra, porque não estamos a fazer o que ele quer, mas com muito trabalho vamos conseguir e obter bons resultados. Gosto de equipas organizadas e bem posicionadas em campo, que saibam defender e atacar bem porque essas têm mais hipóteses de vencer os jogos", assinalou. A concluir, referiu que o objectivo do Braga "é a Taça UEFA".


Abdou quer convencer Jesus

Abdou quer ficar em Braga. O médio senegalês é o único ex-júnior que se integra na lista oficial dos atletas que fazem parte do plantel de Jorge Jesus, apesar de se encontrar a debelar uma lesão no joelho esquerdo, sofrida ainda no decorrer da época passada e da qual se encontra praticamente restabelecido. "Está a ser uma pré-temporada um pouco diferente para mim, pois estou a recuperar de uma lesão, e assim fica mais complicado entrar no grupo", lamentou o jovem africano, sublinhando que o ideal seria "estar com força para trabalhar bem e dar no duro" para garantir a permanência. Mas, apesar das contrariedades, Abdou não desiste do objectivo. "Vou dar o máximo para mostrar ao mister que pode contar comigo, mas ficar no grupo é uma decisão que pertence ao treinador", argumentou. A concluir, o médio voltou a frisar as dificuldades que a lesão lhe causou, recusando, porém, atirar a toalha ao chão. "Vou tentar fazer uma boa pré-época e, dessa forma, convencer o treinador", destacou.


Bruno Tiago não
Jorginho e Abdou reintegrados

Jorginho e Abdou iniciaram a fase de reintegração progressiva, a derradeira etapa para a total disponibilidade. Ambos os atletas foram colocados à disposição da equipa técnica e estão a cumprir os mesmos exercícios do plantel, ainda que sob vigilância médica. E enquanto Abdou deverá treinar sem condicionalismos a partir da próxima semana, Jorginho só estará disponível a meio de Agosto. Mais tempo tem pela frente Bruno Tiago, que se lesionou há um ano, na Alemanha.

Matheus é a mais recente baixa

Matheus é a primeira baixa do estágio. O atacante surgiu ontem de manhã com uma mialgia na face posterior da coxa esquerda e depois da fase inicial do treino, destinada ao ensaio de movimentos colectivos, abandonou o relvado e regressou ao hotel onde, durante a tarde, prosseguiu o tratamento. Paulo Jorge, César Peixoto e Orlando Sá também regressaram ao hotel, onde prosseguiram a recuperação das mazelas que os afectam, mas de tarde fizeram corrida.

Kalaba em Óbidos

O médio-ofensivo Kalaba chega hoje a meio da manhã ao Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e segue de imediato para Óbidos, onde já vai almoçar e conhecer os novos companheiros. O internacional zambiano, que viajou da África do Sul, país onde anteontem conseguiu o visto de entrada em Portugal, só treinará amanhã de manhã, uma vez que o plantel tem agendada apenas uma sessão para hoje.


INQUÉRITO ONLINE
Visita ao Dragão na primeira jornada e recepção ao Sporting a seguir. Era preferível para o Braga um início de campeonato com equipas mais acessíveis?

Pode parecer difícil começar o Campeonato jogando em casa do FC Porto, tricampeão, e visitar Alvalade, casa do Sporting. Pode parecer, e, para a maioria dos que responderam ao inquérito, é mesmo isso, até porque se trata de começar a época a defrontar os melhores classificados da temporada passada. Cabe agora ao Braga simplificar o que parece complicado.

REALIZADO NOS DIAS

8 E 9 DE JULHO

VALORES EM PERCENTAGEM

N.º DE PARTICIPANTES: 655

NÃO 40

SIM 60


O JOGO
PS:Não entendi este inquerito visto que o SC.Braga so vista a antas na utima jornada do campeonato! ???

JotaCC

#1
Aula intensiva
JORGE JESUS AGRADADO COM SESSÃO TÁCTICA
   
   
A bola, o espaço, o colega e o adversário resultam numa fórmula com critério – Jesus protege-a e não a decifra publicamente – que tem de ser aplicada pelos jogadores do Sp. Braga no "centro do jogo", onde é obrigatório "bloquear o adversário". Isto já se ouvira na semana passada da boca do criador, mas ontem foi vincada e é apenas uma da panóplia de soluções tácticas com que Jorge Jesus pretende modelar a equipa.

O treino matinal (11 horas) foi dedicado em exclusivo à segunda aula táctica intensiva da época. A inaugural aconteceu em Braga e, ontem, havia jogadores com recordações que comprovam a assimilação dos conceitos – "da outra vez também fizemos assim...". E se o técnico luta, obstinado, por uma equipa que se reveja nas suas teorias para evitar os "conflitos tácticos", a memória tem de estar fresca. E a concentração levada ao extremo. O exemplo da compenetração pedida surgiu numa acção defensiva em que Jesus condena o central que se preocupa com a antecipação, desgastando-se fisicamente quando o jogador adversário vai ficar em fora-de-jogo. Nada pode falhar na cartilha do treinador que chegou do Restelo para devolver ao emblema arsenalista o fulgor que o tornou temível.

RECORD

JotaCC

Definido perfil para a nova época
Ao terceiro dia de estágio na Praia d'el Rey, o técnico Jorge Jesus deu especial atenção à definição de jogo e sistema táctico, deixando antever o novo 'perfil' do Sp. Braga versão 2008/09. A era Jesus irá apresentar uma equipa guerreira, num sistema 4x4x2 em losango.
   


Óbidos - União e espírito guerreiro. Aliado a um sistema de jogo em lo-sango à imagem do 'professor Jesus'. Vai ser este o perfil do novo Sporting de Braga versão 2008/09. Um perfil em busca de colmatar as falhas da última época e que pretende talhar uma equipa vencedora, capaz de superar com êxito os importantes desafios que estão aí à porta, a começar pela Taça Intertoto (dia 19 de Julho), competição que poderá 'devolver' o lugar europeu à equipa minhota.

No primeiro teste da pré-temporada, frente ao Freamunde, o técnico Jorge Jesus testou um novo sistema de jogo e saiu com um sorriso do Estádio AXA rumo a Óbidos. A vitória por 2-0 e a exibição fez antever um plantel capaz de responder às exigências e modelo de Jesus, por isso, o treinador começa agora a 'limar' algumas arestas e a definir pormenores técnicos, em busca de um colectivo à sua imagem, forma e feitio.
Ao terceiro dia de estágio, a manhã foi preenchida por um treino táctico de definição de jogo e enquadramento de jogadores.

Durante duas horas - e debaixo de um sol intenso - Jorge Jesus orquestrou o grupo em torno da definição do novo sistema de jogo, colocando os 26 jogadores por posições no relvado. Um teste que deixou perceber que está já definido o perfil arsenalista para atacar a nova época.
Num 4x4x2 em losango - sistema preferencialmente utilizado por Jorge Jesus - e com todos os atletas posicio-nados ficou claro no relvado quais os lugares a ocupar.

Assim, na defesa  estão Moisés, Palmeira e Paulo Jorge; Rodriguez e Leone; à direita João Pereira e Filipe Oliveira e à esquerda Evaldo e Edimar; como trincos Madrid, Frechaut e Stélvio; médios interiores Vandinho e Jorginho à direita e César Peixoto, Matheus e Bruno Tiago na esquerda; médios organizadores ofensivos Abdou e Luís Aguiar, enquanto na frente do ataque Wender, Paulo César, Orlando Sá e Linz.
Depois de definidas posições, o técnico testou o colectivo e o onze que poderá alinhar no jogo teste com a União de Leiria, no próximo sábado.

CM

JotaCC

Matheus é a primeira baixa do Sp. Braga em Óbidos

Matheus sofreu, ontem de manhã, uma lesão na coxa esquerda, que o obrigou a recolher mais cedo ao hotel. O extremo brasileiro é a primeira baixa do Sporting de Braga no estágio de pré-temporada, que está a decorrer em Óbidos.

DM

JotaCC

Siena na pista de Matheus (Sp. Braga)

Integrado no estágio de pré-época do Sp. Braga, clube com o qual poderá renovar contrato brevemente, Matheus continua a suscitar o interesse de vários clubes. Depois do Steaua Bucareste, surgem agora notícias sobre os italianos do Siena.



O jogador, recorde-se, ainda recentemente assumiu que estaria disposto a rumar a outras paragens, desde que houvesse acordo com o Sp. Braga, clube com o qual, aliás, já tem apalavrado novo contrato válido até 2012.

A BOLA