News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 08/07

Started by JotaCC, 08 de July de 2008, 08:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

FC Porto, Leixões e Cagliari no torneio do Braga

FC Porto, Leixões e os italianos do Cagliari serão, de 01 a 03 de Agosto, as equipas que vão disputar com o Sporting de Braga o torneio internacional daquela cidade minhota, segundo anunciou hoje o clube arsenalista.
Na apresentação do torneio, no site internet do Sporting de Braga, acrescenta-se que os campeões nacionais deverão apresentar-se já com os novos reforços, nomeadamente Rolando (ex-Belenenses), Tomás Costa (ex-Rosário Central), Nelson Benitez (ex-Lanus), Cristian Rodriguez (ex-Benfica) e ainda Fredy Guarín (ex-Saint-Étienne), que deverá assinar pelo FC Porto terça-feira.
O Leixões, agora com José Mota no comando técnico, tem como novidades esperadas Zé Manel (ex-Sporting de Braga), Diogo Luís (ex-Beira Mar), Sandro (ex-Grémio Anápolis), Braga (ex-Leça), Chumbinho (ex-São Paulo), Berger (ex-SV Reid), Serginho Baiano (ex-CSA Alagoas) e Scoppa (ex-Boca Juniors).


Braga e FC Porto não se defrontam

O FC Porto é o principal protagonista do Torneio Internacional Cidade de Braga, que vai decorrer entre os dias 1 e 3 de Agosto no relvado do Estádio AXA, na Cidade dos Arcebispos. Além dos dragões, o certame vai contar com a presença da equipa anfitriã liderada por Jorge Jesus, assim como do Leixões e do Cagliari, este da Serie A. Apesar de o troféu ser disputado por quatro clubes, este não será um quadrangular semelhante aos habituais, uma vez que as duas principais equipas, o Braga e o FC Porto, não se vão defrontar. Estes dois clubes vão medir forças apenas com a equipa de Matosinhos e a de Itália, o que significa a realização de dois jogos por cada um dos contendores. O torneio será por número de pontos, e o vencedor será obviamente o clube que mais conquistar, sendo que estão a ser elaboradas outras formas de desempate para a eventualidade de duas (ou mais) equipas chegarem ao final em igualdade pontual. Num dos próximos dias, irá também ter lugar o sorteio dos jogos, cujo alinhamento será posteriormente divulgado, assim como o horário dos confrontos. A iniciativa que vai ser levada a efeito pelos responsáveis arsenalistas começou a ser pensada por ocasião da projecção da nova imagem de marca do clube minhoto, Os Gverreiros do Minho, pese o facto de a decisão para avançar ter sido tomada há poucos dias.

Importa referir ainda a curiosidade da presença do FC Porto, que, depois de ter sido convidado e ter acertado a sua participação no certame de Guimarães, acabou por desmarcar a presença no triangular das Gualterianas. Uma posição na sequência do posicionamento do executivo vimaranense em relação ao processo Apito Final, nomeadamente no recurso apresentado na UEFA, contrário à presença do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões.

Jorge Jesus explica a Leone quem manda

André Leone integrou-se ontem de manhã nos trabalhos do plantel bracarense e foi o principal alvo das exigências do treinador durante um ensaio de movimentos defensivos. O técnico foi implacável e, entre explicações e mais explicações sobre os movimentos que pretendia, não foi de meias-medidas e deixou claro que o brasileiro tinha que esquecer rapidamente os hábitos do Brasil. "Aqui jogas como eu quero", sublinhou o técnico alto e bom som, num recado para toda a gente... Kieszek também foi chamado à atenção por Jorge Jesus (chamou Vital para o corrigir), tal como Frechaut. À tarde, foi Luis Aguiar a ouvir o que não queria do treinador, embora a acção tenha sido desenvolvida por Vandinho. Jesus não facilita e por vezes é contundente, quando os seus jogadores não cumprem o pré-estabelecido. Da mesma forma que os elogia quando o satisfazem...

Segundo jogo sem observação


Miguel Quaresma e Marco Pedrosa regressaram anteontem dos Balcãs, onde assistiram ao jogo da primeira mão da primeira ronda da Intertoto entre o Grbalj (Montenegro) e o Sivasspor (Turquia), e dirigiram-se de seguida para Óbidos, onde transmitiram as primeiras impressões a Jorge Jesus. O relatório pormenorizado está a ser ultimado pelo "espião" Marco Pedrosa, que em breve o irá entregar. De referir que o Braga não vai observar o jogo da segunda mão, na Turquia.

Vandinho e Moisés OK

Vandinho e Moisés reintegraram-se ontem nos trabalhos de grupo sem limitações. Os dois atletas estiveram a recuperar de pequenas mazelas nos últimos dias - Vandinho chegou, inclusive, a actuar em parte do jogo com o Freamunde - e ontem colocaram-se à disposição do técnico Jorge Jesus. O que significa que os dois atletas estão restabelecidos das maleitas que os afectaram logo na primeira semana de trabalho e agora ambos procuram recuperar o tempo perdido.

Paulo Jorge esta semana

Paulo Jorge já corre. O central, que se encontra ausentes dos trabalhos há cerca de uma semana, por força de um traumatismo no pé esquerdo, iniciou ontem à tarde a segunda fase do programa de recuperação, efectuando corrida no relvado. O capitão deverá aumentar ligeiramente hoje a carga. César Peixoto, Abdou, Jorginho, Bruno Tiago e Orlando Sá permanecem condicionados.


Márcio Mossoró
"Gostava muito de jogar no Braga"

Márcio Mossoró sabe o interesse do Braga e acredita que as negociações podem ter um final feliz. Até porque o brasileiro "gostava de jogar no Braga". "É um grande clube, com boas estruturas e que luta sempre para os lugares de cima da tabela", sublinhou o centrocampista, assumindo a "preferência" pelos arsenalistas em relação ao Marítimo, clube que quer voltar a contar com os seus serviços. Com contrato com o Internacional de Porto Alegre até Dezembro de 2010, Márcio Mossoró diz que "as negociações estão a evoluir bem" e acredita que o desfecho acabe por ir ao encontro da sua vontade. A título de empréstimo ou em termos definitivos? Essa é uma questão de menor importância para Márcio Mossoró. "Eu já tive uma conversa com Carlos Freitas, uma conversa rápida, mas interessante. Agora, quem tem conversado com ele é o meu representante, Fernando César, e vamos ver se as condições que o Braga oferece agradam também ao Internacional", sustentou.

O campeonato português, que conheceu na época passada ao serviço do Marítimo, é, para Márcio Mossoró, "um campeonato de certa forma competitivo, cujo futebol tem vindo a evoluir". "É um campeonato com algumas surpresas, como sucedeu no ano passado com o Guimarães, uma equipa que veio da Liga Vitalis e conseguiu uma vaga para a Liga dos Campeões. Foi uma proeza que leva a que outros clubes apostem em formar bons grupos para fazer boas épocas, e com esse comportamento o futebol só pode melhorar e evoluir", sustentou o brasileiro. Em relação à adaptação, sua e da família - a mulher, Aline Kaline, e o filho Nicolas, de 15 meses -, o futebolista diz que "existem muitas semelhanças entre Braga e Porto Alegre". "O clima e alguns costumes são idênticos, pelo que não haveria qualquer complicação", enfatizou o brasileiro.

Pré-época particular

Márcio Mossoró já viu concluído o período de férias de que beneficiou depois de terminada a época em Portugal. Apresentou-se no Internacional e permanece em Porto Alegre à espera de uma definição para o seu futuro, uma vez que, apesar de possuir contrato até 2010, não se vai integrar no plantel. Mas, como profissional que se assume e com os olhos postos no futuro, o centrocampista resolveu iniciar a sua própria pré-temporada e contratou os conhecimentos de um preparador-físico, no caso o especialista Hélio Garreta.


Palmeira
"Tenho qualidade e quero ficar"

Olha-se o plantel do Braga, um a um, e conclui-se que Palmeira é o mais jovem do grupo arsenalista que está a estagiar em Óbidos. Aos 18 anos, o atleta deu um salto enorme do Diogo Cão para o Braga, mas apesar da mudança radical não se deixa esmorecer nem intimidar com a concorrência de Moisés, Paulo Jorge, Rodriguez e Leone. "Estou a aproveitar ao máximo o estágio e a trabalhar para evoluir o mais possível, porque sei que tenho qualidades. O facto de a concorrência ser forte e protagonizada por bons centrais acaba por me favorecer", disse, acrescentando com humildade que tem ainda "muito para aprender", e que está em plena aprendizagem a conviver "com jogadores de grande qualidade", sustentou o jovem defesa.

"Estou a trabalhar para convencer o mister e ficar cá, pois tenho consciência do meu valor." Quanto às principais diferenças que encontrou, aponta a vertente "táctica", mas essencialmente a "física", que no Diogo Cão era um pouco ao deus-dará".


Wender paciente

O brasileiro Wender considerou importante "fazer uma boa pré-temporada" como forma de criar condições "para realizar uma boa época", sublinhando que "está a ser construída uma nova equipa com os jogadores que chegaram". O esquerdino reconheceu que, "na época passada, as coisas não correram como desejavam", uma vez que "muitas vezes [o Braga] não funcionou como uma equipa e por isso não foi tão consistente como noutros anos". "Mas este ano, com o trabalho que está a ser desenvolvido e a qualidade dos companheiros que estão a chegar, temos tudo para formar uma boa equipa e voltar a dar muitas alegrias aos adeptos", afirmou. A comparação entre o plantel da época passada e o actual foi relativizada por Wender. "É subjectivo, porque às vezes um plantel possui jogadores de grande qualidade e não consegue formar uma equipa boa, coesa e consistente, e por vezes sucede o inverso. Vamos continuar a trabalhar com o objectivo de formar uma equipa coesa e com muita qualidade", referiu, argumentando, em relação à eventual alteração do sistema de jogo de 4x3x3 para o 4x4x2: "Todos os jogadores devem conhecer vários sistemas tácticos ou modelos de jogo, pois faz parte da profissão. Mas ainda temos tempo para nos adaptarmos às ideias do treinador."


INQUÈRIO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 6 E 7 DE JULHO

Jorge Jesus tem razão quando diz que é preciso reforçar o plantel com mais avançados, para além de Linz e Paulo César?

Se o eventual reforço do ataque do Braga dependesse da vontade dos adeptos, o treinador teria assegurado o investimento na contratação de mais avançados para juntar a Linz e a Paulo César. A esmagadora maioria das respostas ao inquérito de O JOGO traduz uma opinião idêntica à de Jorge Jesus, que recentemente reclamou mais atacantes para o plantel, a pensar na Taça UEFA.

SIM

88%

NÃO

12%

Nº de participantes: 977


O JOGO

JotaCC

A luta é o colectivo
JORGE JESUS NÃO QUER NINGUÉM A PENSAR SOZINHO   
      
Foi suave, mas Wender tocou num ponto-chave quando ontem falou aos jornalistas, após a primeira dose de trabalhos em Serra d'El Rey. "Não jogávamos como equipa", assumiu, dando assim uma explicação sobre o que de mau se passou em 2007/08. Jogador do Sp. Braga desde 2002, está habilitado para expressar uma opinião que bem pode ser elucidativa do passado recente. O curioso é que foi assumida numa altura em que a grande luta de Jorge Jesus é o colectivo.

O segundo treino (11 horas) do dia – começou às 8 horas com corrida – foi esclarecedor e revelou-se uma nova aula. Acabado de chegar, Leone recebeu os "mandamentos". O primeiro treino do central ex-Vila Nova pode ter sido duro de "engolir" sob o ponto de vista psicológico, mas a postura do técnico é conhecida. E não é por acaso que Jesus exige de Leone, pois há 3 anos que o tem referenciado na sua base de dados. "André [Leone] então só marcas o teu homem? E o colectivo?", questionou, voltando à carga para uma troca de impressões: "Aqui não jogas como queres! As tuas ideias têm de ser as minhas!"

RECORD

JotaCC

Trabalho a todo o gás
No primeiro dia de trabalhos do estágio de pré-época, Jorge Jesus não deu descanso aos jogadores. Um cenário que se irá repetir durante a semana, com três sessões diárias. O dia do plantel minhoto começa às sete da manhã.

Óbidos - O dia começa bem cedo para o plan-tel do Sp. Braga na Praia d'el Rey. À imagem do que vem sendo habitual nas equipas que orienta, o técnico Jorge Jesus planificou três sessões de trabalho diárias durante a semana de estágio da equipa minhota em Óbidos. O primeiro treino arranca às oito da manhã, obrigando a um despertar madrugador para os jogadores que iniciam o dia mal soam as sete horas.

Foi, assim, no primeiro dia do estágio de pré-época e será ao longo da semana, num ritmo intenso de olho no desafio da Intertoto. Por entre uma paisagem magnífica, o plantel saiu bem cedo do hotel para quarenta mi-nutos de corrida, seguindo-se um pequeno-almoço reforçado e uma sessão de trabalho no campo de futebol do luxuoso resort.
Com Jorge Jesus sempre muito interventivo, a sessão de trabalho juntou exercícios físicos de resistência e velocidade. A figura voltou a ser o técnico. Jorge Jesus não deu descanso aos jogadores e à voz - sempre com uma palavra de ordem e indicações aos atletas - mostrando alguma exigência e repreensões por alguns erros cometidos.

Perante o silêncio rela-xante, a voz do 'comandante' Jesus ecoava na paisagem: "põe a bola à frente, é isso que eu quero. Frechaut e Rodriguez têm que pôr mais intensidade no treino. Quem funciona são os jogadores, são os jogadores que decidem em campo, pensam o que devem fazer com a ajuda do treinador".
Depois de trabalho específico de resistência, Jorge Jesus dividiu o plantel em dois grupos: de um lado os avançados e atletas mais ofensivos testaram a finalização (Wender, Linz, Luís Aguiar, Matheus, Paulo César, Edimar e Evaldo), do outro foi testado o sistema defensivo e posicionamento com centrais e médios defensivos (Vandinho, Fre-chaut, Madrid, Leone, Filipe Oliveira, Palmeira, Stélvio, João Pereira e Rodri-guez). Na finalização, Luís Aguiar, Linz e Evaldo destacaram-se do grupo - "Linz escolhe os cantos é assim que marcas bem..." - e deixaram boas promessas.
Bruno Tiago, Jorginho e Abdou juntaram-se mais tarde ao grupo, depois de trabalho de recuperação no ginásio.
A novidade do dia foi a presença de Paulo Jorge no relvado ao final do dia, Depois de uma longa ausência, o jogador fez corrida a par de Orlando Sá.

"Temos tudo para fazer melhor"

Com o pensamento na Taça Intertoto - eliminatória que decorre a 19 ou 20 de Julho - e depois de uma época algo atípica para os lados de Braga, a equipa minhota prepara a nova temporada com confiança e optimismo. Aliás, é este o estado de espírito dos 26 jogadores que integram o estágio em Óbidos. Um plantel rejuvenescido, à espera de brilhar.
"O ano passado não correu como a gente esperava, mas este ano, por aquilo que vimos mostrando e pelo trabalho que temos feito temos tudo para formar uma equipa no verdadeiro contexto da palavra, ou seja, um grupo unido e coeso para alcançarmos os objectivos do clube", sublinhou Wender, lembrando que a ideia é preparar bem o grupo, começar bem a época e fazer uma boa equipa dentro e fora de campo.

O brasileiro foi a voz do grupo no final do treino da manhã e fez questão de frisar que o melhor "é esquecer o passado e focar para o futuro".
"Tínhamos acostumado os nossos adeptos com uma boa qualidade, na Taça UEFA tivemos boas prestações mas no campeonato não fomos regulares. Agora o mister já está a passar as ideias, é um treinador ambicioso, o clube também e temos tudo para dar certo. Este ano temos tudo fazer melhor e voltar aos lugares que acostumámos os nossos adeptos", destacou.
Wender considera que o plantel tem qualidade, ingrediente que permite antecipar um bom arranque de temporada: "o grupo vem mostrando pelos treinos que fizemos que temos uma equipa coesa e com muita qualidade".

CM

JotaCC

Torneio Internacional de Futebol em Braga

O Torneio Internacional Cidade de Braga terá lugar nos próximos dias 1 e 3 de Agosto no Estádio AXA, em Braga. Além do Sporting de Braga, também FC Porto, Leixões e Cagliari irão abrilhantar esta competição. Noutro âmbito, o Braga jogará com o Boavista (ou Paços de Ferreira) na primeira jornada da Liga, enquanto o Guimarães recebe o Setúbal.

DM

JotaCC

FC Porto, Leixões e Cagliari no Torneio Internacional de Braga    

O Torneio Internacional Cidade de Braga, que terá lugar nos próximos dias 1 e 3 de Agosto no Estádio AXA, em Braga, contará com a presença do FC Porto, Leixões e Cagliari para além do Sporting de Braga.

O troféu será decidido pelo sistema de pontuação máxima, sendo que SC Braga e FC Porto encontram Leixões e Cagliari, não se defrontando entre si. A equipa arsenalistas irá aproveitar esta prova para se apresentarem à sua massa associativa e adeptos.

MAIS ACTUAL

JotaCC

Boavista ou Paços de Ferreira no caminho do Sporting de Braga na primeira jornada da Liga Sagres enquanto o primeiro jogo do Braga em casa é frente ao Sporting 

O Sporting de Braga vai começar o campeonato fora de portas, mas ainda não conhece o adversário de forma oficial, isto porque o sorteio ditou o Boavista ou o Paços de Ferreira no caminho dos bracarenses. O Boavista foi colocado à condição, porque ainda não foi notificado pela Federação Portuguesa de Futebol, mas o mais provável é uma visita à capital do móvel para o conjunto de Jorge Jesus.

A primeira jornada da prova está agendada para o dia 24 de Agosto e o Vitória de Guimarães vai receber o Setúbal, no Estádio D. Afonso Henriques.

O recém-promovido Rio Ave vai receber o Benfica na ronda inaugural, enquanto que o Trofense desloca-se ao Estádio de Alvalade. O campeão nacional Futebol Clube do Porto vai receber o Belenenses na abertura da prova.

O sorteio ditou ainda um arranque de Liga escaldante, já que o Benfica recebe os dragões logo à segunda jornada, enquanto que o Sporting vai visitar o Estádio AXA, para medir forças com o Sporting de Braga.

Na quarta ronda o Benfica mede forças, também em casa, com o Sporting. Na jornada seguinte é a vez de se assistir ao derby minhoto, com o Sporting de Braga a visitar e Estádio D. Afonso Henriques, e o prato forte é a recepção do Sporting ao Futebol Clube do Porto.


ANTENA MINHO