News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 12/05

Started by JotaCC, 12 de May de 2008, 08:26

Previous topic - Next topic

JotaCC

Há nove jogadores à espera de decisão

Terminada a competição, é tempo de fazer ajustamentos no plantel e, a confirmar-se o cenário que se desenhou na segunda metade da época, nove jogadores podem estar de saída. Começando pela baliza, o regresso de Eduardo e a afirmação de Kieszek deixa pouco espaço à concorrência, pelo que Paulo Santos e Dani Mallo - ambos com contrato até 2009 - são candidatos, num cenário que passará por uma de duas possibilidades, ou a rescisão por mútuo acordo ou a dupla transferência. Passando para a defesa, Carlos Fernandes termina contrato e, até ontem, continuava sem indicações de que continuaria. Mais, há quem veja na sua saída precoce do jogo com a Académica um sinal de que não vai ficar. Se no futebol houvesse o prémio do azar, esse seria, por inteiro, para Bruno Tiago, que passou a época a recuperar da dupla fractura sofrida no estágio e, com contrato até 2011, parece ter o empréstimo como destino, o mesmo sucedendo com Madrid que, com vínculo até 2010, poderá ter outro destino como futuro, e também Vandinho, um jogador que, depois de renovar até 2011, é entendimento de alguns responsáveis, nunca mais repetiu a qualidade que se lhe reconhecia. João Tomás está em pé de igualdade com Carlos Fernandes e sem contrato para continuar, enquanto Philco é considerado ainda verde para figurar no plantel principal e deverá ser emprestado. Jaílson, por seu lado, tem um pré-acordo para continuar por mais duas épocas, mas só se o Benfica deixar.


O JOGO

JotaCC

ABC dos velhos tempos relança luta pelo título
Na hora do 'mata-mata', e tal como já tinha acontecido no jogo da Taça, o ABC vestiu a sua melhor roupagem, correspondeu ao apoio do público que esgotou por completo o pavilhão, e venceu um jogo em nunca esteve em desvantagem.

O ABC venceu ontem o S.L. Benfica por 33-28, no terceiro jogo da final do 'play-off' da Liga Halcon, mantendo assim viva a sua candidatura à renovação do título nacional. Uma partida cuja história não fugiu muito à dos recentes embates entre as duas equipas, mas onde o ABC - que contou com o 'oitavo jogador' que lotou por completo o 'Sá Leite' - se mostrou mais consistente, nunca tendo estado em desvantagem no marcador.
O esquema de jogo das duas equipas foi idêntico aos jogos anteriores. O S.L. Benfica apresentou-se sem Luís Nunes, a cumprir um jogo de castigo, ausência colmatada com a entrada de João Pais. O ABC entrou com Fábio Magalhães na posição de 'defesa x avançado', opção que levou o Benfica a jogar muitas vezes no limite do jogo passivo.

A primeira vantagem de três golos favoreceu o ABC, aos 10 minutos (5-2), numa altura em que já se percebia o papel importantíssimo de Carlos Carneiro na turma benfiquista. Dois livres de sete metros possibilitam uma aproximação do Benfica (9-7), mas é o ABC quem volta a repôr os três golos até ao intervalo.
O início do segundo tempo mostrou um Benfica em franca ascensão, e o marca-dor conheceu empates sucessivos a 22, 23 e 24.
Seria o 'canto do cisne' para o Benfica. E nem a lesão de Carlos Ferreira, aos 50 minutos (26-24), abalou a estrutura do ABC que etrou nos cinco minutos finais com dois golos de vantagem, uma diferença que se ajustava melhor à forma equilibrada como foi disputado o encontro.
Quinta-feira, em Lisboa, há mais!


Intertoto, a salvação de uma época atípica
O sétimo lugar na Liga Bwin garante ao Sp. Braga a presença na Taça Intertoto, que poderá dar acesso à UEFA. A Intertoto faz encobrir uma temporada de desilusão, marcada por três treinadores.

A vitória frente à Académica, na última jornada do campeonato, assegurou o sétimo lugar da Liga e carimbou o acesso do Sp. Braga à Taça Intertoto, a 'antecâmara' da Taça UEFA.
A sétima posição - a pior desde 2002/03, ano em que o clube ficou na segunda metade da tabela (14.º) - acaba por ser 'a salvação' de uma época um tanto atípica em Braga. Depois do 4.º lugar nas últimas duas épocas e consequente presença directa na UEFA, a Intertoto faz encobrir uma época ensombrada pela desilusão face às expectativas iniciais, em que até se chegou a pensar em apuramento para a Liga dos Campeões... Para além de frustrados os objectivos, a caminhada fica também 'manchada' pelas mudanças  de treinador, por três vezes - Jorge Costa, António Caldas, Manuel Machado e Caldas novamente - em nada benéficas para a força anímica da equipa.
Apesar do resultado nada condizente com o estatuto de quarto grande a nível nacional, com a participação na Intertoto, o Sp. Braga pode aceder à quinta presença consecutiva em competições europeias.


CM

JotaCC

Contreras terminou a época
TRAUMATISMO NA GRADE COSTAL
   
Pablo Contreras não estará à disposição de António Caldas para o jogo particular de amanhã frente aos brasileiros do Cruzeiro de Belo Horizonte e, muito provavelmente, noutro compromisso que os arsenalistas deverão disputar até entrarem de férias.

Um traumatismo na grade costal obrigou o polivalente chileno a abandonar o relvado de maca, no final do jogo com a Académica, na sequência de um problema que já se arrastava desde o encontro com o Paços de Ferreira, há duas semanas.

Desta forma, só a muito custo o sul-americano conseguiu alinhar frente aos estudantes, atendendo a que não abundavam as opções para o centro da defesa. Com Alberto Rodriguez lesionado, Caldas contava apenas com o capitão Paulo Jorge e o pouco utilizado Breno Silva para uma partida onde jogava o apuramento para a Taça Intertoto.

Contreras acabou por ser um dos jogadores mais preponderantes na segunda metade da época no conjunto minhoto. Apesar de se ter notabilizado como central no Sporting e no Celta, em Braga o chileno foi puxado para o meio-campo, realizando actuações interessantes. Circunstância que deverá convencer os responsáveis arsenalistas a renovarem-lhe o contrato.

Ausências


Para o encontro de amanhã, juntamente com o chileno, Caldas também não contará com Paulo Santos, Andrés Madrid, Stélvio Cruz e Alberto Rodriguez, todos a recuperarem de problemas físicos, enquanto Jorginho poderá aproveitar para ganhar ritmo.

RECORD

Olho Vivo

Intertoto vem logo a seguir...

Cruzeiro fecha a época

Garantida a presença na Taça Intertoto, que obrigará a abrir a próxima época mais cedo do que o habitual, para a necessária preparação das eliminatórias dessa competição da UEFA, o plantel bracarense retoma esta manhã os treinos, numa altura em que já há alguma desmobilização, como acontece com os internacionais Rodriguez e Linz. O peruano junta-se à sua selecção para dois jogos particulares (Espanha e México) e um terceiro de apuramento para o Mundial (Colômbia), enquanto o austríaco inicia brevemente a preparação para o Campeonato da Europa que se disputará na Suíça e no seu país. De resto, estes dois futebolistas já não entrarão nas contas de António Caldas para o encontro amigável com uma formação secundária do Cruzeiro de Belo Horizonte, na terça-feira, pelas 18,30 horas.

in A BOLA

JotaCC

Classificações

Com o campeão (FC Porto) já decidido há muitas jornadas, o destaque vai naturalmente para o Sporting, que assegurou na última ronda o segundo lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões, ao vencer um Boavista (2-
-1), que continua sem saber como será o futuro.
O V. Guimarães de Manuel Cajuda conseguiu o terceiro lugar (a sua melhor classificação de sempre) e vai disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões na próxima temporada. Na despedida de Rui Costa, o Benfica fez o que lhe competia, mas a vitória não foi suficiente para os "encarnados" alcançarem os seus objectivos, porque os concorrentes directos não facilitaram. O quarto lugar significa a Taça UEFA e uma época desastrosa - durante a qual o clube conheceu três treinadores.
O Sp. Braga venceu a corrida ao sétimo lugar ao Belenenses e vai disputar a Taça Intertoto. Nas contas da descida, o Paços de Ferreira não conseguiu sair do penúltimo lugar, juntando-se à União de Leiria nas despromoções para a Liga de Honra. Sorte inversa teve o Leixões: e neste caso pode falar-se mesmo de sorte, porque a equipa perdeu em casa e foi salva pelo triunfo da U. Leiria.

PUBLICO

Pé Ligeiro

Madrid recuperado

Afastado da competição desde a 22.ª jornada da Liga, o médio argentino do Sp. Braga, Andrés Madrid, voltou hoje a integrar os trabalhos da equipa «arsenalista» sem limitações.

Madrid foi reintegrado no primeiro treino após o final do campeonato, que visou a recuperação física dos jogadores utilizados no jogo com a Académica. César Peixoto, Matheus, Contreras e Carlos Fernandes, com queixas resultantes da recepção aos "estudantes", trabalharam condicionados. Paulo Santos e Stélvio Cruz mantêm-se em tratamento às respectivas lesões, enquanto Linz e Rodriguez já rumaram às respectivas selecções.

O Sp. Braga realiza um treino de conjunto com a equipa brasileira do Cruzeiro, esta terça-feira, a partir das 18.30 horas, no Estádio AXA.

IN A BOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!