News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 10/05

Started by JotaCC, 10 de May de 2008, 09:07

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vencer doutores e alegrar operários


Última etapa de uma época que frustrou todas as expectativas para os lados de Braga e que obrigou a um recurso chamado inscrição na Taça Intertoto para tentar evitar a não-chegada às competições europeias. A Académica é o adversário que falta contornar na luta - agora com o Belenenses - para atingir esse desiderato, com o bom senso a aconselhar que a vitória seja conseguida para evitar (mais) surpresas desagradáveis. Depois da exibição medíocre protagonizada no Estádio do Bessa, que fez gorar o último suspiro pela entrada directa na Taça UEFA e a chegada ao sexto lugar, o Braga chega ao jogo de hoje com novas "armas", materializadas nos regressos de João Pereira, Paulo Jorge, Contreras, César Peixoto e Matheus. Mas não é tudo, já que a última convocatória deu a novidade mais inesperada do ano, ao constar nela o nome de Jorginho. António Caldas explicou a escolha como sendo um prémio pelo esforço e dedicação do jogador, antecipando em três meses um regresso à competição agendado só para Agosto. A sua meteórica recuperação pode e deve funcionar como uma motivação adicional para o grupo de trabalho, mostrando-lhe, ao mesmo tempo, que a perseverança torna possível o menos expectável. E se a conquista de um título desejado por António Salvador já passou à história, bem como a chegada à Taça UEFA, a vitória sobre os doutores dará alegria à massa operária.

Braga - Académica

Estádio AXA, em Braga

17h30 | SPORTTV2

Árbitro

Paulo Paraty [AF Porto]

Assistentes

Serafim Nogueira + Vítor Carvalho

Braga

Treinador António Caldas

31 | Kieszek GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

26 | Breno DC

13 | Carlos Fernandes LE

16 | Contreras MD

88 | Vandinho MD

21 | César Peixoto MO

18 | Zé Manel AD

15 | Wender AE

29 | Linz AV

12 | Dani Mallo GR

25 | Miguelito MO

20 | Jaílson MO

99 | Matheus AE

7 | Jorginho MO

11 | Philco AV

9 | João Tomás AV

Em perigo de exclusão

Zé Manel, com quatro amarelos, e Matheus,com oito

Excluídos

Frechaut e Roberto Brum (5.º amarelo)

Académica

Treinador Domingos Paciência

1 | Rui Nereu GR

19 | Pedrinho LD

6 | Irineu DC

4 | Kaká DC

82 | Cléber Manttuy LE

8 | Paulo Sérgio MD

33 | Tiero MO

28 | Nuno Piloto MO

17 | Cris MO

11 | Lito AV

85 | Luís Aguiar AV

12 | Ricardo GR

15 | Orlando DC

18 | Vítor Vinha LE

38 | Cristiano MO

3 | Fofana AD

10 | Miguel Pedro AD

26 | Edgar AV

Em risco de exclusão

Luis Aguiar e Vítor Vinha, com quatro amarelos

Excluídos

Ivanildo (5.º amarelo)


Linz parte mais cedo

Linz, pré-convocado para a selecção da Áustria, parte segunda-feira com o fim de se integrar na preparação para o Euro'2008. Rodriguez foi também autorizado a viajar na terça-feira para o Peru, "falhando" igualmente o jogo com o Cruzeiro, no mesmo dia.

Pedro Costa de fora

Do sexteto que ficou de fora dos 19 convocados, destaque para a ausência de Pedro Costa, que, assim sendo, falha a oportunidade de reencontrar o emblema que representava até há bem pouco tempo. O lateral lesionou-se frente à Naval.

Muitas dúvidas no onze

Não é fácil perceber quem serão os titulares de Domingos Paciência para o desafio desta tarde na Cidade dos Arcebispos, frente ao Sporting de Braga. Isto porque, já sem nada a perder e com a manutenção há duas semanas garantida, o treinador da Académica anunciou que deverá dar oportunidade a alguns dos jogadores menos utilizados ou mesmo a elementos que ainda nem se estrearam com a camisola negra, como é o caso de Irineu, o único que, nesta altura, tem lugar garantido no onze. De resto, não será fácil adivinhar. É um pouco como jogar no Totoloto ou na lotaria.

Bruno Tiago atrasado

Já decorria o treino matinal há cerca de 15 minutos, quando Bruno Tiago entrou no relvado secundário do Estádio AXA para se juntar aos companheiros. O jogador não ficará sujeito a qualquer multa, uma vez que o atraso se ficou a dever a ter feito um raio X de controlo.

Diego Gaúcho para o centro da defesa

A SAD minhota tem debaixo de olho o defesa-central Diego Gaúcho, do Gil Vicente. O jogador está a ser cobiçado pelos ingleses do West Ham, mas a transacção só poderá efectuar-se caso consiga obter passaporte italiano, dado ser neto de antigos emigrantes transalpinos, pois caso contrário o negócio ficará sem efeito. Há duas temporadas em Barcelos, o possante defesa tem-se vindo a impor na defesa gilista e esteve, inclusive, na agenda do Guimarães em Janeiro último, num negócio que não se consumou por desacordo de verbas. É que o seu passe está actualmente a valer um milhão de euros, valor demasiado alto para os cofres do Braga, mas cuja percentagem, à semelhança do que ocorreu no início desta temporada com João Pereira, pode ser negociada e tornar mais barata a sua transferência. Contratado pelo Gil Vicente para actuar no escalão principal, Diego Gaúcho acabou por representar o clube na Liga Vitalis, devido ao caso Mateus. Com 1,86 metros e 84 kg de peso, Diego Gaúcho também interessa ao Guimarães e à Académica.


António Caldas
"Queremos ganhar e dar espectáculo"

Na última antevisão da temporada, António Caldas quis retirar pressão aos jogadores face ao objectivo que é chegar à Taça Intertoto, mas não deixou de dizer que o mais importante frente à Académica "será vencer". No dia em que fez Jorginho regressar à convocatória, o técnico manifestou-se "muito feliz" pela recuperação do médio, elogiando a sua "dedicação e grande profissionalismo". Reconhecendo que as recuperações variam de atleta para atleta, a protagonizada pelo jogador brasileiro foi considerada por Caldas como "algo fora do normal", atendendo que o período de paragem costuma rondar os seis ou sete meses. Voltando ao jogo com a Briosa, disse que os jogadores "tudo irão fazer para ganhar e dar espectáculo", agradando a uma plateia que, fez votos, encha por completo as bancadas do Estádio AXA. "Vamos manter uma postura séria e, com a motivação demonstrada nos últimos jogos, procurar meter mais qualidade no jogo", acrescentou o técnico arsenalista.


Jorginho foi convocado

Uma semana antes de cumprir três meses de paragem, em consequência de uma rotura de ligamentos sofrida no jogo com o Setúbal, Jorginho fintou o destino e voltou a reunir condições para ser convocado. Notícia surpreendente dado que a previsão do tempo de paragem apontava para os seis meses. Convidado a explicar a razão do "milagre", Jorginho não poupou elogios ao departamento médico do clube, "pelo apoio e confiança" que lhe deram "a todas as horas". "Estou muito grato e contente mas a convocatória até a mim surpreendeu", registou o jogador contando que ao final do primeiro mês "já não sentia dores, facto que facilitou o desenrolar da recuperação". Ainda assim, Jorginho continua sem saber se vai ter direito a férias, já que o trabalho de recuperação terá de continuar e, se for à terra natal, só haverá churrasco, porque a peladinha fica para o ano.


INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 8 E 9 DE MAIO
Depois de tanto tempo afastadodos jogos do Braga, desde 2002/03, Paulo Paraty é a escolha acertada para o Braga-Académica?

O final de carreira de Paulo Paraty parece encontrar tréguas nas críticas de sempre apresentadas pelo Braga, com os leitores d'O JOGO online a votar maioritariamente como acertada a nomeação da Comissão de Arbitragem da Liga, mesmo ocorrendo ela dias depois de terem perdido para o Varzim a final da Liga Intercalar com Paraty em campo.

SIM

58%

NÃO

42%

Nº de participantes: 650



O JOGO

JotaCC

Minhotos querem segurar lugar na Taça Intertoto


Braga e Académica abrem hoje (17.30 horas, SportTV2) a última jornada da Liga portuguesa, num jogo importante para a equipa minhota, que pretende segurar o sétimo lugar e, assim, garantir o acesso à Taça Intertoto, como porta de acesso à Taça UEFA da próxima época. Os bracarenses têm um ponto de vantagem sobre o Belenenses, que defronta à mesma hora o Nacional, pelo que só mesmo a vitória lhes assegura definitivamente o objectivo.

António Caldas, que fará hoje o último jogo oficial como treinador principal dos arsenalistas, apresentou duas grandes novidades na convocatória, já que Jorginho e Matheus foram chamados quando nada fazia prever que recuperassem tão rapidamente das respectivas lesões. Jorginho foi convocado como prémio pela fantástica recuperação da rotura de ligamentos num joelho que sofreu em Fevereiro, e estará no banco, tal como Matheus,embora o jovem extremo tenha mais possibilidades de ser utilizado durante a partida.

Caldas volta a poder contar com João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e César Peixoto, que estavam castigados na jornada anterior, e agora deverão voltar todos directamente para o onze inicial. Roberto Brum e Frechaut são, desta vez, os jogadores indisponíveis por castigo, enquanto Paulo Santos, Rodriguez, Bruno Tiago, Madrid e Stélvio são as baixas por lesão. Zé Manuel, Wender e Linz formarão o trio do ataque, enquanto Jaílson regressará ao banco depois de ter sido titular nos jogos anteriores.

Na Académica, que há duas jornadas garantiu o objectivo da permanência, a saída do guarda-redes Pedro Roma da lista de convocados é o principal destaque dos eleitos de Domingos Paciência. Em relação à jornada anterior, saem também da convocatória o lateral Pedro Costa, que não recuperou de uma mialgia numa coxa, e Ivanildo, castigado pela Liga por acumulação de cinco cartões amarelos. Nuno Amaral



Convocados
Braga Pawel Kieszek, Dani Mallo, João Pereira, Paulo Jorge, Breno, Carlos Fernandes, Miguelito, Contreras, Vandinho, César Peixoto, Zé Manuel, Jorginho, Philco, Matheus, Wender, Jaílson, Roland Linz e João Tomás. Académica Rui Nereu e Ricardo, Kaká, Berger, Irineu, Cléber, Vítor Vinha, Orlando, Pedrinho, Fofana, Paulo Sérgio, Luís Aguiar, Nuno Piloto, Miguel Pedro, Cris, Cristiano, Tiero, Edgar e Lito.

JN

JotaCC

Indignação cresce em Braga
Os cinco jogos que ABC e Benfica já protagonizaram esta época foram todos decididos 'ao milímetro'. Os campeões nacionais estranham os critérios de nomeação e queixam-se do trabalho das duplas de arbitragem.

O ABC está profunda-mente agastado com o trabalho das duplas de arbitragem nos últimos jogos com o Benfica, e a 'gota-de-água' aconteceu na partida desta quinta-feira, naquele que foi o segundo jogo da final do 'play-off'. Jorge Rito ergueu a voz e, sem 'papas na língua', disse o que lhe ía na alma.
Recorde-se que dos cinco jogos que ABC e Benfica disputaram esta temporada, o equilíbrio foi a nota dominante, sendo que o Benfica venceu três, o ABC um e houve um empate. As vitórias aconteceram sempre pela margem tangencial e no 'goal-average' total, o Benfica leva uma curta vantagem de dois golos (120-118), que lhe valeram um bom punhado de pontos.
A análise do aspecto disciplinar e dos sete metros mostra também algum equilíbrio. Nos cinco jogos, o ABC dispôs de 22 livres de sete metros e aproveitou 20, enquanto o Benfica beneficiou de 21 e aproveitou 19. Quanto às exclusões, a situação é semelhante.

Em entrevista concedida à Antena Minho, Luís Teles comunga da opinião de Jorge Rito. "Entendemos que para uma final em que estão em confronto directo as duas melhores equipas, deviam ser nomeadas aquelas que são, também, reconhecidamente as melhores du-plas de arbitragem. Houve situações perfeitamente anómalas, que não se viam há muito tempo, como a que aconteceu com o Zelenovic".
Agora, com as duas melhores duplas nomeadas para domingo e a próxima quinta-feira, Luís Teles acredita que nada está decidido.


À espera da maior enchente da época

Está prevista a maior enchente da época no Estádio AXA. As portas vão abrir-se gratuitamente aos sócios e adeptos do clube, numa festa de final de campeonato que se espera coroada com a vitória frente à Académica. Animação musical e a presença das Escolinhas do clube vão animar a tarde.

À espera da maior enchente da época. O Sp. Braga prepara um grande espectáculo para esta tarde, numa festa que pretende fechar a época com o apoio do público e a conquista do 7.º lugar de acesso à Taça Intertoto. A entrada é gratuita para todos os adeptos e simpatizantes, por isso, a direcção do clube arsenalista e o técnico António Caldas esperam a maior enchente da época, num ambiente festivo único.
O jogo começa às 17h30, mas a festa arranca horas antes. Assim, as portas do Estádio AXA abrem a partir das 15h, estando programadas diversas actividades antes do início da partida. Para além de animação musical, haverá mini-jogos com as Escolinhas do clube, ac-tuação de tunas e desfile de todos os atletas das modalidades do Sp. Braga.
Apelando à presença dos adeptos, o técnico António Caldas lembrou que este foi "um ano muito forte em termos de apoio". Caldas realça que o grupo de trabalho "sente que o apoio da massa associativa foi fantástico, enorme e forte" e revela que os atletas vão dar tudo para um bom espectáculo.

Alunos das Escolinhas do Sp. Braga mostram talento

A festa de final de campeonato da equipa sénior do Sp. Braga vai contar com a participação especial dos alunos das Escolinhas do clube arsenalista.
Os craques mais novos - apenas entre os seis e oito anos - vão mostrar o talento aos adeptos, com a disputa de mini-jogos de futebol de cinco contra cinco.
"Um dos nossos objectivos para implementar a filosofia e a mística bracarense nas nossas crianças passava por um treino no emblemático Estádio AXA, onde os profissionais pisam o relvado", explicou Pedro Chaves.
O coordenador das Escolinhas do Sp. Braga lembra que a presença no estádio principal da equipa será um momento especial para os mais novos que têm o sonho de ser jogador de futebol. "Para eles vai ser um dia inesquecível, conseguir jogar nesse tal estádio onde joga o clube e os ídolos deles", frisou. No intervalo do jogo, vão entrar todas as equipas das Escolinhas - 400 alunos - para serem homenageados perante os sócios.

CM

JotaCC

Sporting de Braga - Jorginho regressa após três meses de ausência      

O regresso do avançado Jorginho, após uma ausência de cerca de três meses, é a grande novidade na lista de convocados do Sporting de Braga para a partida com a Académica, da última jornada da Liga. Lesionado no jogo com o Vitória de Setúbal, da 19ª jornada, disputado a 17 de Fevereiro, Jorginho submeteu-se, depois, a uma intervenção cirúrgica ao joelho, perspectivando-se, então, que a época tinha acabado para ele. Só que, como referiu hoje o técnico António Caldas, "foi uma recuperação fantástica" do ex-futebolista do FC Porto, e que lhe permite ser opção para o jogo de sábado, frente à Académica.  "Estou feliz pela recuperação dele, que foi fantástica. É um atleta dedicado, um grande profissional e surgiu a oportunidade de o convocar e chamei-o. Bem o merece", disse António Caldas, na conferência de imprensa realizada hoje.  "O Jorginho recuperou rapidamente de uma lesão que costuma demorar seis a sete meses. Está a fazer uma recuperação fora do normal", salientou o treinador dos arsenalistas.  António Caldas disse, ainda, que frente à Académica -- num jogo de portas abertas - "o Braga vai jogar para vencer e tentar divertir a massa associativa", acrescentando: "O grande objectivo é vencer o jogo, e a consequência disso é que ficaremos apurados para a Intertoto". Para o último compromisso da temporada, e depois de na última ronda apenas ter contado com 15 atletas para o jogo do Bessa (0-0), António Caldas já tem outras opções, podendo apresentar um "banco completo".  Além de Jorginho, também Matheus e Vandinho regressam após lesões, e Paulo Jorge, João Pereira, César Peixoto e Pablo Contreras após castigo. De fora, por lesão, continuam Paulo Santos, Alberto, Rodriguez, Bruno Tiago e Andrés Madrid, enquanto Roberto Brum e Frechaut não são opção por cumprirem um jogo de castigo.  O Sporting de Braga-Académica de Coimbra disputa-se a partir das 17:30 de sábado, no Estádio AXA, em Braga, e assinalará o fim da carreira do árbitro do Porto, Paulo Paraty.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Pawel Kieszek e Dani.
Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno Silva e Carlos Fernandes.
Médios: Miguelito, César Peixoto, Vandinho e Philco.
Avançados: Jorginho, João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson e Roland Linz Matheus.

MAIS ACTUAL

JotaCC

Jorginho volta aos eleitos após lesão grave
TREINADOR ARSENALISTA REALÇA RECUPERAÇÃO RÁPIDA
      
O regresso do avançado brasileiro Jorginho, após uma ausência de perto de três meses, é a novidade na lista de convocados bracarense para o jogo com a Académica, referente à derradeira jornada da Liga.

Lesionado durante o jogo com o Vitória de Setúbal, na 19.ª jornada, disputado a 17 de Fevereiro, Jorginho submeteu-se a uma intervenção cirúrgica a um joelho, chegando a temer-se que não jogaria mais esta temporada.

Uma "recuperação fantástica", conforme realçou o técnico António Caldas acabou por determinar este desfecho, estado o atleta preparado para alinhar contra os "estudantes".

"O Jorginho recuperou rapidamente de uma lesão que costuma demorar seis a sete meses. Está a fazer uma recuperação fora do normal", salientou o treinador dos arsenalistas.

Vencer é objectivo

António Caldas disse ainda que frente à Académica "o Braga vai jogar para vencer e tentar divertir a massa associativa", acrescentando: "O grande objectivo é vencer o jogo, e a consequência disso é que ficaremos apurados para a Intertoto".

Além de Jorginho, também Matheus e Vandinho regressam após lesões, e Paulo Jorge, João Pereira, César Peixoto e Pablo Contreras após castigo.

De fora, por lesão, continuam Paulo Santos, Alberto, Rodriguez, Bruno Tiago e Andrés Madrid, enquanto Roberto Brum e Frechaut não são opção por cumprirem um jogo de castigo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Pawel Kieszek e Dani.

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno Silva e Carlos Fernandes.

Médios: Miguelito, César Peixoto, Vandinho e Philco.

Avançados: Jorginho, João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e Matheus.

RECORD

JotaCC

BRAGA
JORGINHO VOLTA ÀS OPÇÕES
O avançado Jorginho está de regresso aos convocados do Braga após uma ausência de cerca de três meses, estando disponível para a recepção de hoje (17h30) à Académica. "Estou feliz pela recuperação dele, que foi fantástica. É um atleta dedicado, um grande profissional e surgiu a oportunidade de o convocar e chamei-o. Bem o merece", disse António Caldas. "O Jorginho recuperou rapidamente de uma lesão que costuma demorar seis a sete meses. Está a fazer uma recuperação fora do normal", salientou o treinador. "O grande objectivo é vencer o jogo, e a consequência disso é que ficaremos apurados para a Intertoto", concluiu. Além de Jorginho, também Matheus e Vandinho regressam após lesões, e Paulo Jorge, João Pereira, César Peixoto e Pablo Contreras após castigo. Convocados – Guarda-redes: Pawel Kieszek e Dani. Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno Silva e Carlos Fernandes. Médios: Miguelito, César Peixoto, Vandinho e Philco. Avançados: Jorginho, João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson, Roland Linz e Matheus.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sp. Braga: Jorginho regressa após paragem de três meses


Jorginho regressou aos convocados do Sp. Braga, depois de três meses de afastamento, devido a lesão. O extremo regressa à convocatória para o jogo com a Académica, da última jornada da Bwin Liga, depois de se ter previsto que não voltaria a jogar esta temporada.

O ex-portista lesionou-se frente ao V. Setúbal (19ª jornada), a 17 de Fevereiro, e foi submetido a uma cirurgia ao joelho. «Foi uma recuperação fantástica», apontou o treinador António Caldas, acrescentando: «É um atleta dedicado, um grande profissional. Surgiu a oportunidade de convocá-lo e chamei-o. Bem o merece. O Jorginho recuperou rapidamente de uma lesão que costuma demorar seis a sete meses a debelar. Está a fazer uma recuperação fora do normal.»

O técnico apontou ainda que vai tentar conquistar os três pontos para conseguir atingir as competições europeias: «O grande objectivo é vencer o jogo. A consequência disso é que ficaremos apurados para a Intertoto.»

Treinador recupera sete jogadores

António Caldas volta a contar com Jorginho, Matheus e Vandinho, recuperados de lesão, e Paulo Jorge, João Pereira, César Peixoto e Pablo Contreras após castigo.

Paulo Santos, Alberto Rodriguez, Bruno Tiago e Andrés Madrid continuam entregues ao departamento médico. Frechaut e Roberto Brum cumprem suspensão.

Convocados
Guarda-redes: Pawel Kieszek e Dani;
Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno Silva e Carlos Fernandes;
Médios: Miguelito, César Peixoto, Vandinho e Philco;
Avançados: Jorginho, João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson, Roland Linz e Matheus.

JotaCC

Hóquei de Braga joga hoje partida importante em Cambra.    

O hóquei de Braga joga esta noite, em Cambra, uma partida importante na luta pela manutenção no campeonato da I Divisão.

Trata-se de um jogo importante e com muita pressão para ambas as equipas. Contudo, diz o presidente do Hóquei de Braga, Alberto Botelho, a sua equipa tem como ponto favorável o factor motivação.

O jogo Cambra - Hóquei de Braga está marcado para as 21h.


O árbitro portuense Paulo Paraty pousa hoje o apito depois do encontro Braga - Académica.     

Paulo Paraty pousa neste sábado o apito, depois do encontro Braga - Académica. Paulo Paraty termina hoje a carreira de árbitro, Em Braga, cidade onde vive e onde nasceram os seus filhos.

Joaquim Paulo Paraty iniciou a sua actividade como árbitro em 1981 e dez anos depois ascendeu à 1.ª categoria, onde se manteve até hoje. É árbitro internacional e fez cerca de 50 jogos a este nível, tendo apitado a final da Taça de Portugal de 1997, disputada por Benfica e Boavista.


ANTENA MINHO

JotaCC

Bwin Liga: Sp. Braga vence Académica e vai à Taça Intertoto

O Sporting de Braga venceu hoje a Académica (2-1), em jogo da 30ª e última jornada da Liga de futebol, alcançando assim o objectivo Taça Intertoto, que lhe pode abrir as portas da Taça UEFA.

A equipa de Braga termina na sétima posição, a pior desde 2002/03, ano em que ficou na segunda metade da tabela (14º). O apuramento para a Intertoto não apaga, porém, a desilusão em Braga face às expectativas iniciais, em que se chegou a falar do apuramento para a Liga dos Campeões.

Ter mudado de treinador por três vezes (Jorge Costa, António Caldas, Manuel Machado e novamente António Caldas) é significativo da temporada conturbada do clube presidido por António Salvador.

Ainda assim, o Sporting de Braga pode, com a participação na Taça Intertoto, aceder à sua quinta presença consecutiva em competições europeias.

A Académica acaba a época sem glória, podendo cair para a 13ª posição se o Estrela da Amadora vencer domingo o Vitória de Guimarães.

Os de Coimbra até começaram melhor o jogo e podem queixar-se de uma grande penalidade que terá ficado por marcar logo aos quatro minutos, que deveria ter punido o encontrão de Contreras sobre Cris.

A equipa de Coimbra voltaria a invadir a grande área bracarense à passagem do minuto 23, quando após um cruzamento da esquerda, a bola sobrou para Lito, que já com pouco espaço, rematou contra o guarda-redes Kieszek.

Pouco depois, aos 27, e sem nada ter feito por isso, a equipa da casa podia ter marcado. À entrada da área Kaká perdeu a bola infantilmente para Jaílson, o brasileiro rematou para defesa de Rui Nereu.

Aos 37 minutos uma boa jogada do Braga: Wender serviu na perfeição Jailson, mas Cléber fez um grande corte. Dois minutos depois, Luís Aguiar surgiu isolado na grande área, pelo lado esquerdo, mas rematou muito por alto.

O golo da equipa orientada por Domingos Paciência surgiu no início da segunda parte, aos 48 minutos. Após um canto da direita, Lito subiu mais alto que toda a defesa do Braga e cabeceou para o fundo da baliza.

Aos 54 minutos, a Académica podia ter aumentado o marcador, mas Kieszek fez uma boa defesa a um potente remate de Tiero de muito longe.

Menos de dois minutos depois de ter entrado, e na sua primeira intervenção, Matheus empatou o jogo, correspondendo da melhor forma a uma cruzamento largo de Carlos Fernandes, na esquerda.

Logo após o golo, António Caldas tirou o defesa-esquerdo do Braga e meteu no seu lugar Miguelito, enquanto Domingos Paciência responderia com a entrada de Pedrinho para o lugar de Tiero.

O Sporting de Braga carregava um pouco mais e em dois minutos (64 e 66) Miguelito com um potente remate de fora da área e Linz, cujo desvio saiu a centímetros da baliza academista, quase marcavam.

O minuto 70 registou nova grande oportunidade para os da casa: César Peixoto desperdiçou o golo de forma incrível, a poucos metros da baliza, na recarga a uma carambola entre um defesa e o guarda-redes da Académica.

Aos 74 minutos, o treinador bracarense colocou João Tomás em campo, naquele que poderá ter sido o último jogo do ponta-de-lança pelos arsenalistas, e o internacional português seria mesmo decisivo ao marcar um grande golo de cabeça, desde a marca de grande penalidade, a cruzamento de Wender da esquerda.

Um autêntico ''penalty'' de cabeça de João Tomás e estava feita a reviravolta no marcador.

Arbitragem regular de Paulo Paraty, manchada por uma grande penalidade não assinalada a favor dos ''estudantes''.

LUSA

JotaCC


Braga vence Académica e vai à Taça Intertoto

O Braga vai disputar a Taça Intertoto graças à vitória caseira esta tarde sobre a Académica, por 2-1, em jogo da 30ª e última jornada da Bwin Liga. Numa época que não correu conforme as expectativas criadas no início, os bracarenses terminam o campeonato no sétimo lugar, com 41 pontos, e tem na Intertoto a única chance de chegar à Taça UEFA. O Belenenses também ganhou, na Madeira, aos Nacional, pelo mesmo resultado, mas precisava que o Braga cedesse pontos para se apurar para a Taça Intertoto, o que não aconteceu. A equipa de Belém termina a prova no oitavo lugar, com 40 pontos.

António Caldas destaca vitória "sofrida" e qualificação para a Intertoto

O treinador do Braga, António Caldas, destacou a "sofrida" vitória de hoje ante a Académica, por 2-1, e o facto de a equipa ter alcançado a Taça Intertoto, desvalorizando o facto dos bracarenses terminarem na sétima posição da Bwin Liga. "Não quero falar em mal menor, prefiro frisar a vitória sofrida e saborosa, porque demos a volta ao resultado, e termos alcançado a Taça Intertoto", disse o técnico na sala de imprensa do Estádio Axa, em Braga. António Caldas afirmou que "não foi o jogo de hoje que ditou o sétimo lugar, mas a irregularidade do campeonato".

O JOGO

JotaCC

SP. BRAGA-ACADÉMICA, 2-1 (Matheus 57', João Tomás 80'; Lito 48')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
      
Triunfo do Sp. Braga depois de dar a volta ao resultado. Matheus e João Tomás saltaram do banco para inverter o resultado negativo. O triunfo arsenalista garante a presença na Taça Intertoto.

19.25 - FINAL DA PARTIDA

90' - Três minutos de compensação.

82' - SUBSTITUIÇÃO na ACADÉMICA. Sai Berger e entra CRISTIANO.

O treinador António Caldas teve o mérito de acertar nas substituições. Matheus e João Tomás entraram para facturar em breves minutos.

81' - CARTÃO AMARELO para JOÃO TOMÁS por tirar a camisola durante os festejos.

80' - GOLO do SP. BRAGA, por JOÃO TOMÁS.
Centro com conta, peso e medida de Wender para a área, onde João Tomás sobe ao primeiro andar e cabeceia com muita força, assinando a reviravolta no marcador. Grande golo do avançado português.

78' - Luís Aguiar, bem ao seu estilo, remata forte de longe, permitindo a defesa do guardião contrário.

74' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Vandinho e entra JOÃO TOMÁS.

72' - CARTÃO AMARELO para PAULO JORGE, após entrada muito arriscada sobre Fofana à entrada da área. Pé direito na cabeça do adversário...

70' - No seguimento do canto Contreras volta a tentar a sorte de longe. Anda azarado...

69' - Muito perigo para as redes da Briosa. César Peixoto é desamado na "hora H". Canto...

66' - SUBSTITUIÇÃO na ACADÉMICA. Sai Miguel Pedro e entra FOFANA.

66' - Linz ficou a centímetros do golo, após boa jogada atacante dos bracarenses. O passe determinante foi feito por Matheus.

64' - Miguelito tenta o remate de longe. Bola ao lado...

59' - SUBSTITUIÇÃO na ACADÉMICA. Sai Tiero e entra PEDRINHO.

58' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Carlos Fernandes e entra MIGUELITO.

57' - GOLO do SP. BRAGA, por MATHEUS.
Lançamento da esquerda de Carlos Fernandes em busca de Matheus, que já na área cabeceia como mandam as regras e iguala o marcador. Dois minutos em campo e já com o nome inscrtito na ficha de marcadores...

55' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Jaílson e entra MATHEUS.

50' - Livre de Jaílson em zona perigosa. A bola passa ao lado...

48' - GOLO DA ACADÉMICA, por LITO.
Canto na direita do ataque estudante batido por Luís Aguiar, com a bola a pingar no coração da área, onde aparece Lito a cabecear para o fundo das redes. Está inaugurado o marcador em Braga.

48' - Bomba de Contreras em posição frontal. Bola para a bancada.

18.36 - INÍCIO DA SEGUNDA PARTE

Após uma semana em que tanto se falou da obrigatoriedade dos jogos se iniciarem ao mesmo tempo, em Braga ainda não há sinal de recomeço, enquanto na Madeira já se joga há 3 minutos, tempo suficiente para Fábio Coentrão abrir o marcador e Weldon igualar (1-1).

18.19 - INTERVALO

45' - Um minuto de compensação...

Com o intervalo a aproximar-se, nenhuma das equipas conseguiu ainda visar com perigo real a baliza contrária. Os bracarenses trocam bem a bola, mas falham junto à baliza. Os estudantes não conseguem criar jogo, mas quando o fazem, mostram qualidade.

39' - Falhanço de Luís Aguiar. Apesar de estar com mau ângulo, apenas tinha Kieszek pela frente e optou por encher o pé. Bola para a pedreira...

37' - Grande jogada do Sp. Braga, sempre ao primeiro toque. Jaílson tenta encontrar Wender no centro, mas o brasileiro não chegou a tempo.

31' - Passe de Carlos Fernandes a isolar Wender, que ainda lança para Linz. Irineu impede que a bola chegue ao seu destinatário.

28' - Centro na esquerda do ataque bracarense para o coração da área. Aparece Wender a cabecear. Defesa de Nereu, que fica furioso com os colegas. Com razão...

27' - Erro de Kaká, que perde a bola para Jaílson. Rui Nereu salva a honra do convento.

24' - Lito isola-se na área contrária, após passe de Kaká, e remata forte para excelente defesa de Kieszek.

23' - Mais um lançamento para a área da Académica. Sem sucesso. O Sp. Braga ainda não rematou a baliza de Nereu.

19' - Jaílson é apanhado novamente em fora-de-jogo. Mas desta vez o avançado estava em jogo, e bem...

16' - Miguel Pedro sofre entrada dura de César Peixoto e necessita de assistência. Não parece ser grave.

14' - Livre de laboratório para os estudantes. Luís Aguiar é o autor, mas dentro da área bracarense a confusão instala-se com um choque entre Contreras e Cris e não há continuidade. A Académica pede penálti...

12' - A Académica tenta responder, mas de forma atabalhoada e sem precisão...

11' - O Sp. Braga carrega. Desta feita foi Wender a fugir bem à marcação. Contudo, na hora de centrar, atirou a bola pela linha de fundo. Passa o perigo para as redes estudantes...

10' - Jaílson é apanhado em fora-de-jogo, após bomlançamento da esquerda.

As equipas ainda estão a encaixar-se. Por esse motivo não há nota de perigo em qualquer das áreas.

Rui Nereu e Irineu estreiam-se hoje pelos estudantes e foram brindados com a habitual praxe por parte dos colegas. Muitos sorrisos...

4' - Iniciativa atacante dos da casa, resolvida com classe por Rui Nereu, que tira o pão da boca a Wender.

1' - Arranca a partida em Braga, num embate em que os arsenalistas tentam garantir presença na Intertoto. Para isso necessitam de bater os estudantes e aguardar que o Belenenses não ganhe ao Nacional.

1' - Cabe ao Sp. Braga dar o pontapé de saída neste encontro.

17:00 - INÍCIO DA PARTIDA

--------------------------------------------------

Bwin Liga, 30.ª jornada
Estádio AXA, em Braga.
Hora: 17.30.
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

SP. Braga
Kieszek; João Pereira, Breno, Paulo Jorge, Carlos Fernandes; Vandinho, Contreras, César Peixoto; Wender, Jaílson, Linz

Suplentes: Dani Mallo, Jorginho, Zé Manuel, Miguelito, Philco, João Tomás e Matheus.

Treinador: António Caldas

ACADÉMICA
Rui Nereu; Berger, Irineu, Kaká, Cléber; Nuno Piloto, Cris, Luís Aguiar, Tiero; Lito, Miguel Pedro.

Suplentes: Ricardo, Edgar, Orlando, Pedrinho, Fofana, Cristiano e Paulo Sérgio.

Treinador: Domingos Paciência.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga assegura posto na Intertoto

O Sp. Braga venceu hoje a Académica (2-1) e assegurou o sétimo posto final do Campeonato, levando a melhor sobre o Belenenses no que diz respeito ao posto de acesso à Taça Intertoto.

Os bracarenses entravam para esta última jornada do Campeonato com apenas um ponto de vantagem sobre os «azuis» do Restelo e assim terminaram, dado que as duas equipas levaram de vencida os respectivos compromissos. O Sp. Braga ganhou na recepção à Académica, por 2-1, enquanto o Belenenses foi vencer o Nacional à Madeira por idêntico resultado.

O clube do Restelo, que foi penalizado com seis pontos na secretaria devido à utilização irregular do avançado Meyong, acaba assim por não conseguir repetir a presença do ano passado nas competições europeias, enquanto os bracarenses, nos últimos três anos sempre com entrada directa na Taça UEFA, vêm-se agora obrigados a disputar a Taça Intertoto.


Reviravolta que vale presença na Europa

O Sp. Braga despediu-se com vitória da época 2007/08, assegurando o sétimo posto do campeonato e consequente acesso à Taça Intertoto. Porém, a Académica não deixou de provocar verdadeiro susto aos «arsenalistas»...
João Tomás
ASF
Lito, pouco depois do início da segunda parte, adiantou a Académica no marcador, obrigando o Sp. Braga a reagir para conseguir a vitória. Com efeito, o regressado Matheus igualou à passagem dos 57 minutos, enquanto João Tomás consumou a reviravolta, podendo assim ter-se despedido da melhor forma dos relvados.

Ficha do jogo:

Estádio Axa, em Braga

Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

Sp. Braga – Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Breno e Carlos Fernandes (Miguelito, 58); Vandinho (João Tomás, 74), Contreras e César Peixoto; Jailson (Matheus, 55), Linz e Wender.

Académica
- Rui Nereu; Berger (Cristiano, 81), Irineu, Kaká e Cléber; Nuno Piloto, Tiero (Pedrinho, 60), Cris; Miguel Pedro (Fofana, 67), Luís Aguiar e Lito.

Disciplina: cartão amarelo para Paulo Jorge (72).

Marcadores: 0-1, Lito (48 m); 1-1, Matheus (57 m); 2-1, João Tomás (80 m).

A BOLA

JotaCC

Braga vence Académica e vai à Intertoto

O Sporting de Braga venceu este sábado a Académica (2-1), em jogo da 30 e última jornada da Liga de futebol, alcançando assim o objectivo Taça Intertoto, que lhe pode abrir as portas da Taça UEFA.   
A equipa de Braga termina na sétima posição, a pior desde 2002/03, ano em que ficou na segunda metade da tabela (14). O apuramento para a Intertoto não apaga, porém, a desilusão em Braga face às expectativas iniciais, em que se chegou a falar do apuramento para a Liga dos Campeões. 

Ter mudado de treinador por três vezes (Jorge Costa, António Caldas,
Manuel Machado e novamente António Caldas) é significativo da temporada conturbada do clube presidido por António Salvador. 

Ainda assim, o Sporting de Braga pode, com a participação na Taça Intertoto, aceder à sua quinta presença consecutiva em competições europeias. 

A Académica acaba a época sem glória, podendo cair para a 13 posição se o Estrela da Amadora vencer domingo o Vitória de Guimarães.


Arbitragem regular de Paulo Paraty, manchada por uma grande penalidade não assinalada a favor dos "estudantes". 

RTP

JotaCC

António Caldas (Sp. Braga): «Vitória foi sofrida e saborosa»

António Caldas, treinador do Sp. Braga, em declarações após a vitória por 2-1 sobre a Académica de Coimbra.

«Não quero dizer que este sétimo lugar é um mal menor. Prefiro falar de coisas boas. A vitória foi sofrida e saborosa. Tínhamos a possibilidade de alcançar a Taça Intertoto e conseguimos. Isso é que deve ser destacado neste momento. O campeonato é uma prova de regularidade, por isso não é justo falar só neste encontro.»


Caldas quer festejar com o plantel, Domingos já pensa no futuro


António Caldas, treinador do Sp. Braga, em declarações à Sport Tv, mostrou-se satisfeito com a vitória alcançada sobre a Académica (2-1), que garante aos «arsenalistas» um lugar na Taça Intertoto. Já Domingos Paciência, técnico dos visitantes, acredita que a próxima época vai ser menos aflitiva que a presente:

António Caldas:

«O importante era vencer. Tentámos praticar um bom futebol mas o realce foi a vontade de vencer que a equipa demonstrou.»

[Gostava de continuar à frente da equipa?] «Não quero falar sobre isso. Agora gostaria de festejar com os atletas.»

Domingos Paciência

«Conseguimos o nosso objectivo, que era a manutenção. Hoje foi um jogo diferente, encarado de outra forma. Acabou por ser o bom espectáculo.»

[sobre o futuro] «Vou ficar mais um ano. Chegámos a acordo. Vamos trabalhar para que a próxima época seja diferente. Claro que o objectivo tem sido a manutenção e é para isso que vamos trabalhar, mas estes jogadores já vão ter mais experiência.»

«Foi um jogo equilibrado, com duas oportunidades para cada lado. Há um lance de penalty que me deixa algumas dúvidas, mas o Paulo Paraty entendeu que não devia ser. Eu também não vi bem. A Académica não conseguiu a vitória. Parabéns ao Braga e um abraço especial para o Paraty, uma pessoa com quem tive o prazer de privar nos campos de futebol. É sempre uma despedida e um momento triste
.

João Pereira e o futuro: «Ainda não sei de nada»

João Pereira, jogador do Sp. Braga, em declarações à Sport Tv, garantiu ainda nada saber em relação ao seu futuro:

«Ainda não sei de nada. A época acabou agora, não faço ideia das propostas que possam existir. Tenho mais três anos de contrato. Vamos ver se há novidades ou não no verão.»

[sobre o alegado interesse de Benfica e FC Porto] «Fico feliz. São dois grandes, mas não sei de nada.»



Sp. Braga-Académica, 2-1 (destaques)

Wender, irrequieto q. b.
O mais irrequieto dos avançados do Sp. Braga. Cirandou entre a esquerda e o meio, sempre com vontade de fazer mais e melhor. Rematou, cruzou e assistiu com brilhantismo Jaílson aos 37 minutos. Acaba a época numa condição muito saudável e a mostrar que ainda pode dar algo ao emblema minhoto no futuro. A assistência para o golo de João Tomás é perfeita.

Matheus, naturalmente extremo

Aquilo que fez em Setúbal, ao longo da primeira metade da época, demonstra o seu calibre. É um extremo assumido, a faixa lateral é o seu habitat natural e o epicentro do futebol que pratica. Recuperou de uma lesão complicada, saltou do banco quando o Sp. Braga perdia e marcou na primeira vez que tocou na bola. Com ele, não há lugar a apatias e ritmos mornos.

Rui Nereu, aparição interessante
Aparição interessante no relvado de Braga. Em estreia absoluta na temporada 2007/08, o guarda-redes formado no Benfica demonstrou ter evoluído bastante, desde aquela noite em que foi atirado às feras no relvado do Villarreal. Depois de algumas aparições na equipa principal das águias, passou por um período sombrio na sua carreira, mas pelo que jogou hoje, merece novas oportunidades no futuro. Esteve sempre tranquilo e muito acertado na hora de sair da baliza. Sem responsabilidades nos golos sofridos.

Irineu, regresso a Braga na estreia
Nota pela primeira participação no campeonato, à semelhança de Nereu. Curiosamente, num relvado que tão bem conhece, já que representou o Sp. Braga na época transacta. Revelou bom entendimento com Kaká e não cometeu lapsos de monta. Sai com nota positiva.

Tiero, dois lados de um mesmo futebolista

Pés aveludados, relação de grande confiança com a bola. Então, porquê tantos e tantos jogos no banco de suplentes? Pelo que vimos em Braga, exagera na retenção de bola e desaparece com frequência da partida. Tem que ser mais consistente e participativo, porque a qualidade está toda lá. Excelente pontapé aos 53 minutos, a obrigar Kieszek a defesa difícil.

Paulo Paraty, despedida em tons tranquilos
O árbitro do Porto despediu-se esta tarde da Liga Bwin. Com uma actuação tranquila e quase sempre acertada. A grande dúvida prende-se com um lance na área do Sp. Braga, onde nos pareceu que Contreras fez falta sobre Cris. Ainda assim, reconheça-se a grande dificuldade de avaliação da jogada. Nesta altura ainda não se pode falar no adeus ao futebol profissional, pois há sempre a hipótese de ser nomeado para a final da Taça de Portugal.


Sp. Braga-Académica, 2-1 (crónica)

O plano B para este encontro salvou o Sp. Braga. Matheus e João Tomás, lançados desde o banco de suplentes, apontaram dois excelentes golos de cabeça e selaram a qualificação para a Taça Intertoto.

Um mal menor, numa temporada quase sempre nivelada por baixo. Afinal, este sétimo lugar final é o pior que os minhotos alcançam desde 2002/03, ano em que se quedaram por um discreto 14º posto.

O Sp. Braga tem todas as condições para se voltar a aproximar dos três grandes, mas muita coisa deve mesmo mudar nesta estrutura. Estabilizar o plantel e a equipa técnica será um bom ponto de partida. Por agora, cai o pano de uma época que ficou muito aquém do antevisto.

Lito castiga a insensatez dos minhotos

A primeira parte foi uma tortura visual para quem a assistiu. Muito lenta, sem qualquer lampejo criativo, recheada de tempos mortos e lances divididos na zona central do relvado.

E se a Académica tem algumas atenuantes, já que apresentou alguns atletas com pouca rodagem e nada tinha a ganhar nesta partida, já o Sp. Braga não merece perdão. Entrou apático, com a estrutura pouco oleada e nunca se conseguiu sobrepor aos «estudantes».

E se o cenário já não lhe era favorável, pior ficou aos 48 minutos, altura em que Lito fez de cabeça o golo da Académica. O oitavo golo do avançado neste campeonato, num lance em que nos fez impressão a passividade de César Peixoto.

O esquerdino estava a marcar o seu adversário, mas após o movimento deste nem sequer se mexeu. É nestes detalhes que também se vê distingue um bom jogador de outro apenas com habilidade para a bola.

Matheus e João Tomás fazem a reviravolta

Daqui em diante, tudo mudou. António Caldas foi feliz nas operações operadas e viu Matheus empatar a partida na primeira vez em que tocou na bola. O esquerdino acorreu a um excelente cruzamento de Carlos Fernandes e cabeceou imparável para o golo.

O Sp. Braga melhorou muito nesta fase e teve algumas oportunidades boas para passar para a frente no marcador. Daí que o golo de João Tomás, aos 80 minutos, pecasse somente por tardio. Wender, o melhor em campo, cruzou com mestria e o ponta-de-lança fez um desvio de cabeça forte e colocado.

Corre-se a cortina, está concluída a participação do Sp. Braga e da Académica na presente temporada.

MAIS FUTEBOL