News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 08/05

Started by Olho Vivo, 08 de May de 2008, 03:28

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Plantel terá de regressar a meio de Junho, em pleno... europeu

Intertoto aperta prazos

Por Pascoal Sousa

CASO o Sp. Braga confirme a participação na Taça Intertoto — basta-lhe vencer a Académica, no sábado —, o plantel entra de férias já a partir do próximo dia 16, devendo regressar aos treinos entre 16 e 19 de Junho. São datas provisórias e prazos apertados que dão que pensar à SAD...

A festa está preparada para sábado, coincidindo com o arranque da queimas das fitas na Universidade do Minho: vencendo a Académica, o Sp. Braga fica automaticamente apurado para a Taça Intertoto, para a qual se candidatou quando a perspectiva de atingir directamente a UEFA começou a esfumar-se.

As datas dos jogos da terceira eliminatória da prova, na qual o representante luso vai entrar, já estão estipuladas: 19/20 de Julho e 26/27 de Julho. O calendário dita regras ditatoriais e força o plantel a entrar de férias mais cedo — em princípio a 16 de Maio — e a regressar na semana de 16 a 19 de Junho, ou seja um mês antes da Intertoto e na fase de ebulição do Europeu, cuja final de disputa a 29 de Junho.

Além da componente financeira não ser estimulante — os minhotos defrontarão uma equipa da Bósnia, Turquia ou Montenegro —, cai praticamente por terra a possibilidade de o clube estagiar no estrangeiro, onde tinha convites da Alemanha e Suíça, com tudo pago e adversários escolhidos. Perante este quadro, Melgaço pode ser alternativa.



Casa da Suíça só em Junho

A inauguração da primeira casa do Sp. Braga no estrangeiro, no caso concreto em Zurique, na Suíça, foi adiada para Junho, ainda com data a definir. António Salvador tinha previsto abrir o espaço durante este mês, mas com o Campeonato Europeu à porta o impacto da iniciativa será maior em Junho.

Vandinho com entorse

Terminou mais cedo a época para Vandinho. O brasileiro sofreu uma entorse no pé direito, no jogo com o Boavista, e junta-se a Stélvio na longa lista de baixas do Sp. Braga para o desafio de despedida da Liga. Para Vandinho, a temporada foi dominada por lesões, o que condicionou muito o seu desempenho em campo.

Matheus já chuta

Quem julgava que Matheus não iria tocar mais numa bola até ao fim da temporada, enganou-se. O extremo brasileiro está na fase final de recuperação de uma rotura muscular e ontem já calçou as chuteiras para matar saudades do couro. Mais duas semanas e provavelmente o extremo seria opção para António Caldas.

Breno no onze

As baixas de Brum e Frechaut, por castigo, acabou por beneficiar Breno, central que se estreou a titular no Bessa. Sem grandes soluções para o miolo, Caldas deverá apostar na polivalência de Contreras para render Brum, mantendo Breno no eixo da defesa.



Na pista de... Moisés

Teste com o Cruzeiro

O Sp. Braga defronta, na próxima terça-feira, no Estádio AXA (hora ainda a definir), o Cruzeiro. Mas não será a versão mais forte do campeão mineiro. O clube de Belo Horizonte chega depois de amanhã a Portugal com duas dezenas de atletas que esta época estiveram cedidos a outros clubes brasileiros e que poderão interessar ao mercado português.

Além do Sp. Braga, o Cruzeiro defronta o Nacional (dia 15) e o V. Guimarães (17). Curiosamente, a chegada do clube mineiro coincide com as notícias que dão o Sp. Braga como destino provável do central Moisés, cedido ao Boavista. Ligado ao Cruzeiro até 2010, o jogador está na agenda da equipa minhota, até porque o crescente interesse dos ingleses pelo concurso de Rodriguez, e a saída iminente de Breno, podem abrir vaga à entrada do ex-sportinguista.



Peruano em apuros

Alianza Lima castiga Baylón

Cedido em Março ao Alianza Lima, Jair Baylon não tem tido palco para jogar. Titular em apenas um desafio do campeonato peruano, o jovem avançado queixou-se a uma rádio local das opções do treinador José Soto, ameaçando fazer as malas e antecipar o regresso ao Sp. Braga. A atitude de Baylon foi reprovada pela Direcção do Alianza, que depois de o convocar para uma reunião apoiou abertamente a decisão do técnico de não chamar o futebolista para a partida da próxima jornada, com o Sports Boys. De castigo na bancada, Baylon já terá dito que afinal só irá voltar a Portugal no final do empréstimo, em Junho. Mas em Braga também não ficará...

in A BOLA

JotaCC

Escolha de Paraty surpreende

Em final de carreira, Paulo Paraty vai dirigir sábado o Braga-Académica, o último jogo do Campeonato. Até aqui nada de anormal não fosse dar-se o caso de entre a equipa bracarense e o árbitro existir uma espécie de quarentena que já vem desde a temporada 2002/03, quando, à décima jornada, o juiz da AF Porto que vive e trabalha em Braga, orientou no Funchal um Marítimo-Braga que terminou com a vitória dos insulares (3-0). Desde então, e dado o avolumar das queixas, nunca mais Paulo Paraty foi designado para jogos em que interviesse a equipa arsenalista na principal competição do futebol nacional. Com 221 jogos somados - é o novo recordista, suplantando os 215 de Jorge Coroado - Paulo Paraty dirigiu recentemente a final da Liga Intercalar, numa partida em que o Braga saiu derrotado pelo Varzim (2-1) e com razões de queixa da equipa de arbitragem, nomeadamente do lance que ditou a expulsão de Sidibé, por alegada mão na bola, reclamando os minhotos uma leitura diferente num lance semelhante que envolveu um jogador poveiro, numa queixa que foi extensível ao assistente Vítor Carvalho, também ele escolhido pela Comissão de Arbitragem da Liga para a partida de sábado. No seio do clube e da SAD a nomeação foi recebida com alguma surpresa, atendendo aos episódios mais recentes, o que não quer dizer que não vá ser aceite a decisão da comissão e não acreditem que o árbitro terá um bom final de carreira.


Rui Casaca sem castigo

Rui Casaca vai estar no banco domingo, dado que sanção aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga não foi além de uma advertência, acrescida de uma multa de 400 euros, na sequência da expulsão de que foi alvo no Estádio do Bessa, contra o Boavista, jogo arbitrado por Paulo Pereira.


Nova época entre 15 e 19 de Junho

Se o Braga se qualificar para a Taça Intertoto, em que irá disputar a terceira pré-eliminatória, distribuída pelos dias 19 e 20 de Julho e 26 e 27 do mesmo mês, a nova época iniciar-se-á um mês antes, entre os dias 15 e 19 de Junho. Falta perceber onde será o estágio de pré-temporada.


Jogo com Cruzeiro na terça-feira

A partida do próximo sábado não significará o encerrar da temporada para o plantel minhoto que, na terça-feira seguinte, tem um compromisso agendado com o Cruzeiro de Belo Horizonte, clube onde milita, entre outros, o avançado Marcel, que em 2005/06 passou pelo Braga.


Vandinho tem entorse

Vandinho e Stélvio não puderam treinar ontem, depois de ambos terem saído com queixas do jogo contra o Boavista, com o segundo a ser mesmo dispensado do estádio da selecção de Sub-19. Os dois jogadores reúnem poucas condições para voltar a jogar esta temporada.

OJOGO

JotaCC

Defesa reformulada para a última jornada

António Caldas continuou ontem a ensaiar o onze com que o Braga irá iniciar o jogo de sábado com a Académica (17.30 horas, SportTV2), no qual a equipa minhota precisa de uma vitória para manter o sétimo lugar da Liga e, assim, garantir o acesso à Taça Intertoto. É certo que os arsenalistas jogarão com um sector defensivo quase totalmente reformulado em relação ao que defrontou o Boavista no domingo passado, já que João Pereira, Paulo Jorge e Contreras estarão de volta, depois de terem cumprido uma partida de castigo no Bessa.

O técnico da equipa bracarense terá, também, de mexer no meio-campo, uma vez que não poderá contar com os castigados Roberto Brum e Frechaut, para além dos lesionados Andrés Madrid, Stélvio, Paulo Santos, Jorginho, Rodriguez e Bruno Tiago. O plantel minhoto volta a treinar hoje de manhã (10 horas), desta vez à porta fechada

JN

JotaCC

João Pereira regressa para a despedida
O lateral direito afirmou-se como um dos "pilares" na equipa bracarense. Actualmente é o jogador mais utilizado do plantel, com actuações acima da média, e desperta a cobiça dos "grandes".

O futebolista João Pereira chegou a Braga há menos de um ano, depois de recrutado ao Gil Vicente, para substituir Luís Filipe (Benfica). E foi o tempo suficiente para se afirmar como um dos jogadores mais influentes na equipa arsenalista, ao ponto de despertar a cobiça de grandes clubes, entre os quais o FC Porto.
A uma jornada do final do campeonato, o lateral direito é o jogador mais utilizado na equipa arsenalista, esteve presente em 26 jogos, somando 2331 minutos na competição.

O seu futuro está nas mãos da SAD do Braga, apesar de manter contrato por mais duas épocas. Certo é que se apresenta como o principal activo na equipa bracarense, mantendo uma cláusula de vários milhares de euros caso seja confirmada a sua transferência para outro clube.
O jogador falhou a última partida, no Estádio do Bessa, a cumprir castigo. Mas está de volta às opções de António Caldas. E poderá fazer o jogo da despedida de Braga, no sábado, quando entrar em campo para

defrontar a Académica de Coimbra.
A administração da SAD do Sporting de Braga tem o plantel seguro, na medida em que a esmagadora maioria dos jogadores continuam com vínculo para lá desta época. As únicas excepções são os jogadores  Carlos Fernandes e João Tomás. O futuro de ambos será definido, apenas, na próxima semana, depois do final do campeonato. Por enquanto, as atenções estão voltadas para o desafio de sábado, que vai colocar a equipa bracarense frente à Académica de Coimbra.

João Vilela desconhece interesse

O avançado do Gil Vicente é apontado como um dos potenciais alvos do Sporting de Braga tendo em vista a próxima temporada. O jovem internacional, 22 anos, tem sido uma peça fulcral na formação de Barcelso e assume o desejo de jogar no principal escalão do futebol português, seguindo as pisadas do seu ex.companheiro de equipa, João Pereira. Ambos chegaram a Barcelos, na época de 2005/06, depois de terem rescindido os respectivos vínculos com o Benfica. João Pereira, entretanto, deu o salto para Braga e João Vilela, agora, está em vias de seguir as mesmas pisadas. O atleta, porém, assegura que não foi contactado pela SAD do clube bracarense.  "A única coisa que sei do interesse do Braga é pelos jornais e nunca por contacto directo, já que ninguém falou comigo", apontou o futebolista.

João Vilela tem mais um ano de contrato com o clube barcelense, mas assume o desejo de competir no mais alto escalão do futebol português. "Não rejeito a hipótese de sair do Gil Vicente, pois gostava de jogar na I Liga. É certo que o Gil Vicente não tem mais hipótese de subir, mas se o clube conseguisse subir de Divisão ficaria cá. Foi o clube que me deu a oportunidade de mostrar o meu valor", realçou o atleta.
No actual campeonato, João Vilela é um dos jogadores mais utilizados no Gil Vicente (28 jogos).

CM

JotaCC

Caldas acumula créditos
SALVADOR ASSEGUROU RENOVAÇÃO DO TÉCNICO

António Caldas será muito mais que o treinador dos juniores do Sp. Braga e coordenador técnico da formação. Este é o futuro que lhe está reservado na estrutura dos minhotos e, sabe Record, António Salvador já tratou de assegurar a prorrogação do seu contrato, pelo que a qualquer momento será oficial o novo vínculo. A SAD entende que as qualidades de Caldas não podem ser desperdiçadas, nem estar confinadas à área da formação.

A boa resposta que tem vindo a dar como treinador interino é do apreço do presidente que, depois de o ver partir, há dois anos, para o Chaves, não hesitou em assegurar o regresso do técnico à estrutura quando este deixou, em 2006/07, o clube que estava a disputar a Honra.

RECORD

JotaCC

Cruzeiro em digressão por Portugal... para vender jogadores

O Cruzeiro irá fazer uma digressão por Portugal onde estarão presentes jogadores que regressaram de empréstimo e que não serão integrados na equipa. Esta viagem vai ter como objectivo a abertura do mercado para os jogadores em Portugal.

A viagem está marcada para o próximo sábado tendo em vista a realização de três amigáveis. Na terça-feira, dia 13 de Maio, com o Braga, dois dias depois o Nacional, no Funchal e por último frente ao V. Guimarães no dia 17.

«Nós recebemos um convite de Portugal para que levássemos jogadores que não estivessem sendo aproveitados para que fossem observados pelas equipas portuguesas. Aceitamos o convite e vamos no sábado. São jogadores que pertencem ao Cruzeiro, estavam emprestados e têm vínculo com o clube», explicou o dirigente, Valdir Barbosa.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

BRAGA
CINCO JUNIORES MARCAM PRESENÇA NO TREINO

O Sporting de Braga efectuou, ontem, um treino de preparação para o último jogo da Liga, frente à Académica. Na sessão de treino regressaram os «internacionais» Sub-19, Pizzi e Diego, que regressaram depois de mais um estágio de preparação dessa Selecção Nacional. Stélvio Cruz também foi convocado, mas acabou dispensado devido à lesão que contraiu no último desafio. Outros cinco Juniores marcaram presença no treino, foram eles: Hugo, Sidibé, Maicon, Forbs e Rui Lopes. Hoje (10h00), o treino realiza-se à porta-fechada.

O NORTE DESPORTIVO

Zav

Sp. Braga faz particular com Cruzeiro

O Sporting de Braga realiza, na próxima terça-feira, no Estádio AXA, um encontro de carácter particular com o Cruzeiro, do Brasil.

In Diário do Minho

JotaCC

Salários em atraso: Clube critica Joaquim Evangelista e exige pedido de desculpas

O Braga considerou "falsas" as declarações do presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, que incluem os "arsenalistas" na lista de clubes com salários em atraso. "É falso que a Sporting Clube Braga - Futebol SAD não cumpra os seus compromissos contratuais com os seus profissionais de futebol, nomeadamente, que não efectue o pagamento dos salários acordados no devido tempo", refere um comunicado divulgado na página oficial do clube. O Braga garante que desde que "a actual Administração tomou posse, em Fevereiro de 2003, sempre honrou pontualmente e sem qualquer excepção, todos os seus compromissos com os seus profissionais". O clube considera, por isso, que as declarações do presidente do Sindicato "são falsas" e pretendem "apenas difamar o bom nome" da instituição e dos seus dirigentes. O Braga quer que "as declarações prestadas sejam prontamente desmentidas pelo seu autor" e admite que, se tal não acontecer, accionará todos os mecanismos que tem ao seu dispor. O presidente do Sindicato anunciou hoje que FC Porto e Benfica, da Bwin Liga, e Trofense, Vizela, Olhanense, Freamunde, Feirense e Gondomar, da Liga Vitalis, são os únicos que têm os salários regularizados, e que Sporting, Guimarães, Belenenses, Académica e Paços de Ferreira ainda não pagaram o mês de Abril aos seus jogadores, enquanto a Naval apenas pagou metade do mês de Abril.

O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga critica sindicato e exige pedido de desculpas
O Sporting de Braga considerou «falsas» as declarações do presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, que incluem os arsenalistas na lista de clubes com salários em atraso

«É falso que a Sporting Clube Braga - Futebol SAD não cumpra os seus compromissos contratuais com os seus profissionais de futebol, nomeadamente, que não efectue o pagamento dos salários acordados no devido tempo», refere um comunicado divulgado na página oficial do clube.

O Sporting de Braga garante que desde que «a actual Administração tomou posse, em Fevereiro de 2003, sempre honrou pontualmente e sem qualquer excepção, todos os seus compromissos com os seus profissionais».

O clube considera, por isso, que as declarações do presidente do SJPF «são falsas» e pretendem «apenas difamar o bom nome» da instituição e dos seus dirigentes.

O Sporting de Braga quer que «as declarações prestadas sejam prontamente desmentidas pelo seu autor» e admite que, se tal não acontecer, accionará todos os mecanismos que tem ao seu dispor.

O presidente do SJPF anunciou hoje que FC Porto e Benfica, Liga principal, e Trofense, Vizela, Olhanense, Freamunde, Feirense e Gondomar, Liga de Honra, são os únicos que têm os salários regularizados, e que Sporting, Vitória de Guimarães, Belenenses, Académica e Paços de Ferreira ainda não pagaram o mês de Abril aos seus jogadores, enquanto a Naval apenas pagou metade do mês de Abril.

Lusa / SOL

JotaCC

Matheus reintegrado

O avançado brasileiro Matheus integrou esta quinta-feira o treino do Sp. Braga, com vista ao jogo de sábado com a Académica, decisivo no apuramento "arsenalista" para a Taça Intertoto.

Depois de ontem ter subido ao relvado para efectuar alguns remates, Matheus evoluiu hoje integrado no restante plantel, reforçando os indicadores que apontam para a sua total recuperação de uma rotura muscular.

Stélvio, Andrés Madrid, Vandinho, Rodriguez, Paulo Santos e Jorginho continuam a recuperar das respectivas lesões.

O derradeiro treino com vista à recepção à Académica cumpre-se sexta-feira, pelas 10 horas, seguindo-se a conferência de Imprensa com António Caldas e a divulgação da lista de convocados.

A BOLA

JotaCC

Salários: chuva de reacções e desmentidos à lista do Sindicato

Vários clubes reagiram já ao anúncio feito pelo Sindicato dos jogadores sobre os atrasos no pagamento de salários. P. Ferreira, Sp. Braga, Naval, U. Leiria e D. Aves contestam os dados avançados por Joaquim Evangelista. O Sporting vai reagir pelas 18h, numa conferência de imprensa de Soares Franco.

A reacção do P. Ferreira foi dada em nome dos jogadores. O comunicado, assinado pelos capitães de equipa Pedro, Pedrinha e Peçanha, garante que o clube «tem cumprido escrupulosamente com o acordado e liquidado os seus compromissos com os atletas profissionais dentro de todos os prazos estipulados»: «É totalmente falso que o Paços de Ferreira tenha o salário do mês de Abril em atraso, porque o acordo com os seus atletas, a vigorar desde sempre nesta instituição, prevê a sua liquidação até ao dia 8 do mês seguinte aquele a que diz respeito.»

Aprígio Santos, membro da comissão administrativa da Naval, garante que os pagamentos estão em dia, depois de ter sido avançado que a Naval deve metade do ordenado de Abril ao plantel. «Não falo com gente que vive à custa do futebol, só com quem serve o futebol», começou por comentar o dirigente navalista em declarações ao Maisfutebol para, de seguida, deixar uma garantia: «Aqui está tudo em ordem!»

Sp. Braga e U. Leiria reagiram através de comunicado. «É falso que a Sp. Braga SAD não cumpra os seus compromissos contratuais com os seus profissionais de futebol, nomeadamente, que não efectue o pagamento dos salários acordados no devido tempo», defendem os minhotos, reputando de «falsas» as declarações de Evangelista e pedindo que as declarações sejam desmentidas, sob pena de o clube accionar «os mecanismos ao seu dispor».

Quanto ao U. Leiria, garante, entre críticas ao presidente do Sindicato, que se trata de uma questão de prazos. «Há muitos anos que está instituído nesta SAD que os pagamentos dos salários aos seus jogadores é feito aos dias 20 ou 21 do mês seguinte a que disser respeito», diz o clube, garantindo que assim será relativamente a Abril.

O D. Aves explicou por sua vez que paga os salários dos jogadores em 10 prestações e, como em Junho já não há jogos oficiais, pagou em Agosto de 2007 meio mês de Maio deste ano. João Freitas, presidente do clube da Liga Vitalis, disse à Lusa que pondera accionar judicialmente o Sindicato, se o clube perder apoios financeiros na sequência da divulgação da lista.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

#12
Quatro minhotos na selecção nacional sub-20    

O avançado Orlando Sá foi convocado para a selecção nacional sub-20. O jogador que actuou esta temporada no Maria da Fonte, por empréstimo do Sporting de Braga, foi chamado por António Violante para os dois jogos particulares diante da Roménia.

Chamados foram também Bura, Jorge Monteiro e Pedro Trigueira, atletas do Ribeirão, equipa que comanda a Série A, da II Divisão Nacional.

Na lista dos convocados encontra-se também o jovem João Aurélio, do Penalva do Castelo, que está a ser disputado pelo Sporting de Braga e pelo Benfica.

Lista convocados:
AEL Limassol FC: Daniel Carriço;
Atlético CP: Carlos Alves;
Boavista: Ivan Santos;
Estrela da Amadora: Rui Pedro;
FC Porto: André Castro;
Mafra: Marco Pinto;
Maria da Fonte: Orlando Sá;
Olivais e Moscavide: João Gonçalves, João Martins e Tiago Pinto;
Paços Ferreira: Fábio Paim;
Padroense: Ruben Saldanha;
Penalva do Castelo: João Aurélio;
Ribeirão: Bura, Jorge Monteiro e Pedro Trigueira;
Varzim: Daniel Candeias, Luis Neto e Yazalde;
V. Setúbal: Luis Portela



No Andebol, o ABC defronta esta noite o Benfica, no segundo jogo da final da Liga Halcon     

ABC e Benfica voltam a encontrar-se esta noite, no segundo jogo da final do `play-off` da Liga Halcon.

Depois da derrota tangencial no primeiro jogo, realizado em Braga, o ABC viaja até Lisboa com a intenção de empatar a eliminatória, para depois voltar a beneficiar do factor casa.

Carlos Matos reconhece que a pressão está agora do lado dos bracarenses... mas acredita que a equipa já não se deixa atemorizar por ambientes adversos.

5 CARLOS MATOS (ABC)

Benfica-ABC... esta noite no Pavilhão da Luz .. a partir das nove horas... a continuação da luta pelo título nacional!


Sporting de Braga desmente Sindicato dos Jogadores e exige pedido de desculpas.
   

O Sporting de Braga considera falsas as declarações de Joaquim Evangelista e exige um pedido de desculpas. Em comunicado lançado no site oficial, o emblema minhoto garante que desde 2003, altura em que a actual SAD tomou posse, sempre honrou todos os compromissos com os seus profissionais.

O Sporting de Braga exige um pedido de desculpas, tal como um desmentido por parte do Sindicato dos Jogadores, caso contrário vai accionar os mecanismos legais de forma a repor a verdade e a refutar as difamações efectuadas, como se pode ler no mesmo documento.

ANTENA MINHO

JotaCC

Benfica vence ABC e está a uma vitória do título

O Benfica venceu o ABC, por 26-25, no segundo jogo da final da Liga Halcon em andebol, adiantando-se assim para 2-0, já que ganhara na partida inicial em Braga. Caso vença o próximo encontro, a realizar no domingo às 16 horas no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, os encarnados conquistam o título. Se perderem haverá lugar a um quarto jogo.

O JOGO