News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/05

Started by Olho Vivo, 06 de May de 2008, 03:32

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

SILÊNCIO DO PRESIDENTE À indiscrição do treinador do belenenses

Salvador não comenta Jesus

Por Augusto Bernardino

JORGE JESUS, treinador do Belenenses, revelou a existência de duas abordagens do Sp. Braga — bem como de outros clubes — insistindo na ideia de que só decidirá o futuro quando a época terminar. António Salvador, presidente do clube minhoto, registou as afirmações com fleuma... sem qualquer comentário.

Jorge Jesus assumiu publicamente o convite do Sp. Braga, que desde Janeiro já terá feito duas investidas no sentido de o contratar. Indiscrição ou estratégia, a verdade é que o líder do clube minhoto, António Salvador, não acusou o toque, não confirmando nem desmentindo as afirmações do treinador que terá elegido para recolocar os bracarenses no pelotão da frente já na próxima época.

Aliás, a revelação de Jorge Jesus surge diluída nas notícias já avançadas relativamente ao acordo assumido entre as partes, bem como na polémica que suscitou quando Manuel Machado era ainda o responsável técnico do Sp. Braga e questionou a ética de Jorge Jesus.

Aparentemente indiferente, António Salvador refugia-se no silêncio, não abrindo o jogo no que diz respeito à contratação do futuro técnico, numa altura em que o objectivo europeu passa a estar dependente da Taça Intertoto, a exemplo do verificado com o União de Leiria na última edição.

Quarteto de volta

Entretanto, compete a António Caldas gerir o destino da equipa que ontem de manhã cumpriu a fase de recuperação física e anímica após o empate no Bessa. O quadro de enormes limitações mantém-se, com novas baixas para o último embate da temporada, com a Académica: Roberto Brum e Frechaut, por castigo, e Stélvio Cruz (em dúvida), por lesão. Cenário amplamente compensado pelos regressos de João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e César Peixoto, o que torna a recuperação de Rodriguez num caso muito menos urgente do que na semana passada.



A estreia de Casaca

Rui Casaca foi expulso... pela primeira vez na carreira. A estreia aconteceu, ironicamente, no Bessa. Pelo passado e postura, o castigo surpreendeu tudo e todos.

Lesão afasta Stélvio Cruz

Depois de uma semana marcada pelo afastamento do grupo, por motivos disciplinares, Stélvio Cruz volta a separar-se dos companheiros, desta feita por lesão. O internacional sub-19 será reavaliado pelo departamento médico.

Campanha de charme

Os percalços na Liga não interferem com a política de expansão traçada pelo clube, que esta tarde cumpre mais uma sessão de charme entre os jovens bracarenses, distribuindo autógrafos e bilhetes para o último jogo na Escola EB1 da Sé.

in A BOLA

JotaCC

O caminho mais longo para chegar à Europa

Apesar de todos os sobressaltos, a época do Braga poderá conduzir às competições europeias. Depois do empate no Bessa, e a uma jornada do final do campeonato, a sofrida equipa de António Caldas detém o sétimo lugar, que, a manter-se nos 90 minutos que restam da competição, garante a participação na Taça Intertoto, um caminho mais longo para a Taça UEFA que condicionará a planificação da pré-temporada de 2008/09.

O representante português que vier a ser indicado pela Federação para a Taça Intertoto - o melhor classificado de entre os que se propuseram e terminam a época acima do meio da tabela - entrará em prova apenas na terceira e última série de eliminatórias, cuja primeira mão se joga a 19 e 20 de Julho, e a segunda entre os dias 26 e 27. O sorteio da prova teve lugar no final de Abril e remeteu, para Portugal, o vencedor do jogo entre os representantes da Bielorrússia ou da Macedónia e da Turquia. Se ultrapassar essa eliminatória, o representante luso garante presença na segunda e derradeira ronda de apuramento para a Taça UEFA.

Neste momento, o Braga reúne todas as condições para disputar a Taça Intertoto, embora, em termos matemáticos, o sétimo lugar esteja ainda ao alcance do Belenenses e do Boavista. Os axadrezados não representam obstáculo, neste capítulo, porque não se candidataram à Intertoto. Já a equipa de Jorge Jesus - futuro treinador dos bracarenses, que, anteontem, confirmou os contactos com a SAD presidida por António Salvador - conta-se entre as que se propuseram percorrer este caminho alternativo para a Taça UEFA e viram a proposta recusada pela Federação. O Belenenses tem até ao final do dia de hoje para recorrer desta decisão para o Conselho de Justiça. No entanto, mesmo que um eventual recurso viesse a ser aceite, os azuis teriam de recuperar, na visita ao Nacional, a diferença pontual na classificação, que os mantém um ponto atrás do Braga. As contas da Europa são o alento final para a recepção do Braga à Académica.


Stélvio ausente do treino


O final de época no Braga está a pôr à prova a resistência de Stélvio. Depois de uma semana de castigo, devido a um incidente disciplinar com Wender, sanado com um pedido de desculpas, o jovem médio-defensivo do Braga voltou a ser chamado à equipa, no jogo com o Boavista, mas não chegou ao fim do desafio devido a lesão.

Numa disputa de bola com um adversário, perto do final, Stélvio lesionou-se num pé e teve de ser assistido, acabando por abandonar o relvado. Entretanto, a partida terminou (0-0), sem que tivesse condições para regressar senão ao balneário, e em dificuldades. Sem surpresa, ontem não esteve no treino e permanece em dúvida para o encontro com a Académica. Recorde-se que, para Stélvio, a temporada não termina com a próxima jornada, uma vez que tem ainda em agenda a disputa do apuramento para o Europeu de sub-19.

Quarteto de regresso


Por esta semana, as contas entre as baixas e os regressos do Braga são favoráveis aos planos do treinador. António Caldas não conta com Frechaut e Roberto Brum para a Académica, porque os melhores em campo no Bessa viram um cartão amarelo, que antecipou o final da temporada. Em contrapartida, o técnico volta a poder contar com três dos quatro habituais titulares da defesa: o lateral-direito João Pereira e os centrais Paulo Jorge e Contreras estão livres de castigo, assim como César Peixoto. Os lesionados continuam a subtrair meia dúzia de opções ao Braga.

Primeira vez de Rui Casaca

A lesão de Stélvio não foi a única perda do Braga nos últimos instantes do nulo com o Boavista. Rui Casaca, director-executivo da SAD e delegado ao jogo, recebeu ordem de expulsão do banco de suplentes por ter protestado uma falta junto à linha lateral.

Os ouvidos sensíveis do árbitro Paulo Pereira não perdoaram, e assim, pela primeira vez desde que assumiu funções como dirigente, o ex-futebolista, uma referência de sobriedade e profissionalismo também nesta outra área do futebol que abraçou, terminou o Campeonato de forma inédita e inesperada.


INQUÉRITO ONLINE
REALIZADO NOS DIAS 4 E 5 DE MAIO

P | Acha que o Braga se vai conseguir classificar de forma a garantir a presença na Taça Intertoto?

A derradeira oportunidade de cumprir parcialmente o objectivo traçado para esta temporada não escapará ao Braga. É esta a convicção da maioria dos adeptos do clube perante a iminente qualificação para a Taça Intertoto. Falhado o sonho de conquistar um troféu e de repetir o acesso directo à Taça UEFA, a via alternativa abre as portas da UEFA à equipa de Caldas.

SIM - 72%

NÃO - 28%

Nº de participantes: 584


O JOGO

JotaCC

Só falta confirmação de Salvador para a contratação de Jesus
O treinador quebrou o "tabu". Jorge Jesus confirmou o convite do clube arsenalista para treinar a equipa na próxima época. Neste momento, só falta mesmo a confirmação pela parte da SAD arsenalista.

O actual treinador do Belenenses quebrou o "tabu" confirmando o convite do Sporting de Braga para treinar a equipa na próxima temporada. As conversações duram há mais de um mês e nesta altura só faltará colocar o preto no branco. O principal entrave, ao que parece, tem a ver com o contrato que o treinador assinou com o Belenenses até 2010. Mas, caso o Braga se classifique na frente do Belenenses, Jorge Jesus dispõe de uma cláu-sula no seu contrato que permite sair do Belenenses para um clube melhor classificado, em Portugal, sem qualquer contrapartida. Ora, neste momento, o Braga é 7.º classificado com 38 pontos, enquanto o Belenenses está em 8.º lugar com 37 pontos.
Assim, António Salvador pode segurar Jorge Jesus, sem abrir os cordões à bolsa, sendo a escolha definida pela administração da SAD para colocar o clube, novamente, na rota das competições europeias. Aguarda-se, portanto, pela posição oficial do clube minhoto.


ABC e ISAVE voltam a encontrar-se
O sorteio da 'final-four' da Taça de Portugal voltou a cruzar os caminhos de ABC e ISAVE que vão encontrar-se pela quinta vez esta temporada. Na outra meia-final, F.C.Porto, quinto classificado da Liga, vai medir forças com o Sporting, no sexto confronto da época.

O ABC vai defrontar o ISAVE no primeiro jogo da 'final-four' da Taça de Portugal, a realizar em 17 de Maio, em Guimarães. O sorteio, realizado no final da manhã de ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, determinou que o F.C. Porto, detentor do troféu, se encontrasse com o Sporting na outra meia-final.
A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da FAP, Henrique Torrinha; do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães; do presidente da Associação de Andebol de Braga, Augusto Silva e de Almor Vaz, presidente da Comissão Administrativa do Desportivo Francisco de Holanda.
Na ocasião, Henrique Torrinha realçou o apoio que a modalidade tem recebido por parte da autarquia vi-maranense, com António Magalhães a reafirmar que, para a sua autarquia, os apoios ao Desporto não se esgotam no futebol.

Quanto ao resultado do sorteio, não pode dizer-se que os confrontos encon-trados constituam alguma novidade na temporada em curso.
É que, no caso de ABC e ISAVE, vão encontrar-se pela quinta vez, sendo certo que o saldo anterior é francamente favorável aos homens de Braga que, no entanto, têm consciência de que jogos da Taça têm sempre características muito próprias.
Quanto à outra - meia-final, o jogo grande da ronda, constituirá o sexto embate entre F.C. Porto e Sporting esta temporada. Nos quatro jogos para a Liga Halcon o F.C. Porto venceu as duas partidas na fase regular e, depois, no apuramento do quinto e sexto classificados, levou a melhor depois de perder em Lisboa por 30-22, venceu em Santo Tirso por 27-17
Na final da Taça da Liga, foi o Sporting a levar a melhor, vencendo por 23-18.

Dos quatro semi-finalistas da edição deste ano, o Sporting é o que tem melhor currículo, já que conquistou 12 Taças de Portugal. Segue-se o ABC, com oito triunfos (o último dos quais já no longínquo ano de 1999/ /2000), seguido do F.C. Porto, com sete. O ISAVE nunca venceu o troféu.
Das últimas dez edições da Taça de Portugal, o Sporting venceu cinco; o F.C. Porto duas; e ABC, Madeira SAD e Águas Santas uma cada.

CM

JotaCC

Stélvio com entorse é mais uma baixa
MÉDIO ESTÁ EM DÚVIDA PARA O ÚLTIMO JOGO
   
Stélvio Cruz é mais uma preocupação para o treinador António Caldas, tendo em vista o último jogo do campeonato, frente à Académica. O jovem médio sofreu uma entorse na tibiotársica direita, nos instantes finais do encontro com o Boavista, e teve mesmo de abandonar o relvado antes do último apito do árbitro.

Para já, ainda é cedo para adiantar possíveis cenários, mas tratando-se da lesão que não será fácil ao internacional Sub-21 recuperar a tempo de alinhar na última jornada, onde os minhotos jogam o apuramento para a Taça Intertoto.

Com a defesa reorganizada pelos regressos de João Pereira, Paulo Jorge e Pablo Contreras e, eventualmente, Alberto Rodriguez, que já deverá estar apto para receber os estudantes, os problemas do técnico arsenalista passam agora por montar um meio-campo competitivo. E não será fácil dado que são duas as ausências confirmadas e uma dúvida. Neste caso, como já referimos, encontra-se Stélvio, mas Roberto Brum e Frechaut não podem alinhar, uma vez que se encontram castigados.

Desta forma, Caldas conta apenas com Vandinho, Miguelito e César Peixoto, depois de cumprir dois jogos de suspensão, embora Contreras também possa ser uma opção credível caso se verifique o regresso de Rodriguez ao centro da defesa.

Sendo assim, o técnico arsenalista começa a semana de trabalho a contar com 17 jogadores para o embate com a Académica, dois a mais em relação ao grupo que se deslocou ao Estádio do Bessa.

RECORD

JotaCC

Artur Soares Dias em Alvalade, Olegário em Guimarães e Jorge Sousa na Luz

O portuense Artur Soares Dias foi designado pela Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes para dirigir o Sporting-Boavista, a realizar no domingo, às 20h15, com transmissão pela Sport TV, enquanto o leiriense Olegário Benquerença estará no Guimarães-Estrela da Amadora, no mesmo dia e à mesma hora, na Sport TV, e o portuense Jorge Sousa arbitrará o Benfica-Setúbal, agendado também para domingo às 20h15, com transmissão pela Sport TV, jogos referentes à 30ª e última jornada da Bwin Liga. Lista de jogos e árbitros para a 30ª e última jornada: Sábado: Nacional-Belenenses, às 17h30 (Sport TV), Paulo Baptista (Portalegre); Braga-Académica, às 17h30 (Sport TV), Paulo Paraty (Porto); Naval-FC Porto, às 19h45 (TVI), Marco Ferreira (Madeira). Domingo: Leixões-Marítimo, às 18 horas (Sport TV), Pedro Proença (Lisboa); Leiria-Paços de Ferreira, às 18 horas (Sport TV), Pedro Henriques (Lisboa); Sporting-Boavista, às 20h15 (Sport TV), Artur Soares Dias (Porto); Guimarães-Estrela da Amadora, às 20h15 (Sport TV), Olegário Benquerença (Leiria); Benfica-Setúbal, às 20h15 (Sport TV), Jorge Sousa (Porto).

A BOLA

JotaCC

Castigos: treze falham a última jornada, atrasos não são mencionados

Treze jogadores falham a 30ª e última jornada, por acumulação de amarelos. Petit, do Benfica, é um deles, informa o comunicado da Comissão Disciplinar da Liga, que não tem qualquer referência aos atrasos ocorridos no Restelo e na Reboleira, nos jogos Belenenses-V. Guimarães e E. Amadora-Benfica.

Sporting e Paços de Ferreira foram multados, devido comportamento incorrecto do público. Ambos os clubes são reincidentes, mas os pacenses vão pagar 600 euros e os «leões» 1050.

Yannick Djaló, do Sporting, surge no mapa de castigos, mas não é indicado qualquer artigo que fundamente a presença do jovem no comunicado. À frente do nome do jogador surge apenas «aguarda esclarecimento».

Castigos:

Petit, Benfica;
Nuno Silva, Leixões;
Auri, V. Setúbal;
Anselmo, E. Amadora;
Gabriel Gomez (Gavilan), Belenenses;
Alonso, Nacional
Ivanildo, Académica
Frechaut e Brum, Sp. Braga
Marcinho, Van der Linden e João Luiz Marítimo
Lukasiewicz, U. Leiria

MAIS FUTEBOL