News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A IRRACIONALIDADE económica da Comunic.Soc.

Started by Nuno À-Braga, 16 de April de 2008, 09:16

Previous topic - Next topic

Nuno À-Braga

Desde sempre, mas sobretudo nos últimos 15 anos, e com uma tendência contínua e continuamente crescente, a generalidade da Comunicação Social, A TODOS OS NÍVEIS, embarca na defesa desavergonhada de lisboa e porto, contribuindo diariamente para a degradação da sociedade e para o subdesenvolvimento do país.
Há quem defenda que essas directrizes são seguidas em função da lei do mercado, mas isso nunca me convenceu.

Ora aqui está um excelente indicador da loucura dessas atitudes em termos até de resultados financeiros das empresas de Comunicação Social que são dos maiores cancros do nosso fantástico país...
Transcrevo para aqui a seguinte notícia publicada no Jornal de Negócios:

"Jornais desportivos perdem 200 mil leitores
A audiência conjunta dos diários desportivos "A Bola", "Record" e "O Jogo" registou uma quebra homóloga de 12,7% no primeiro trimestre de 2008. Segundo os dados hoje divulgados no Bareme Imprensa da Marktest, esta evolução traduz um recuo de mais de 200 mil leitores na média de audiência conjunta do segmento.

--------------------------------------------------------------------------------

Adriano Nobre
anobre@mediafin.pt

A audiência conjunta dos diários desportivos "A Bola", "Record" e "O Jogo" registou uma quebra homóloga de 12,7% no primeiro trimestre de 2008. Segundo os dados hoje divulgados no Bareme Imprensa da Marktest, esta evolução traduz um recuo de mais de 200 mil leitores na média de audiência conjunta do segmento.

A liderança do segmento continua a cargo do jornal "A Bola", com uma audiência média de 8,5. Ainda assim, este resultado representa uma variação negativa de 11,5%, ou seja, a maior queda entre os desportivos. Na prática, esta evolução reflecte um recuo do universo médio de leitores do jornal dos 801 mil no primeiro trimestre de 2007 para os 705 mil entre Janeiro e Março deste ano.

Com uma queda homóloga menos significativa, o "Record" viu a sua média de leitores recuar 6,7%, baixando dos 745 mil em 2007 para os 696 no primeiro trimestre deste ano. Uma variação que deixa a audiência média do título nos 8,4.

O jornal "O Jogo" foi a única excepção à tendência de quebra entre os diários desportivos, com uma variação homóloga positiva de 3,8% a elevar a audiência média do título para os 5,4. Na tradução destes valores em número de leitores, o jornal apresenta um ganho de 15 mil leitores por edição, para um universo médio de 449 mil leitores diários."

Nuno À-Braga

Ora bem, antes demais, procurarei deixar bem claro que, apesar de ser verdade que a internet é um meio que continua a crescer em termos de utilização e visualização de conteúdos, ganhando audiência a outros meios, como a compra e leitura do jornal, a verdade é que os números apresentados na notícia ultrapassam largamente qualquer perspectiva mais pessimista minimamente objectiva.

Portanto, as empresas ao serviço de interesses "maiores" (para mim, menores), ou "tapem o sol com uma peneira" ou assumam o resultado das suas políticas.

Quanto maior é o divórcio existente entre a C.S. e a população, piores resultados vão ter. Porque, o nível de saturação da tentativa de transformar a sociedade Portuguesa numa cambada de mecos todos iguais, de consumidores devidamente orientados, já foi atingido!

É básico, em termos da ciência económica, por exemplo em termos da economia industrial (que estuda o comportamente e o funcionamento dos "mercados"), que qualquer empresa deve fazer por atingir CONVENIENTEMENTE todo o seu público: o Carrefour tem a marca "1" para quem não tem tanto dinheiro, e outras mais caras para quem pode pagar; o Continente tem a marca "Pois é"; o Feira Nova tem a marca "Pingo Doce"; os cafés têm café normal (mais barato) e café com natas (para quem quer pagar mais)... Ou seja, com a diversificação, atinge-se todo o público, recebendo dinheiro de todos, e não só dos pobres nem só dos ricos.

Da mesma forma, é ridícula a política da C.S. que só atinge lisboa e porto. O mesmo se passa na política (e nós continuamos em guerrinha estúpidas com guimarães, em vez de nos unirmos). O mesmo se passa no desporto. O mesmo se passa no futebol.

Agora pensem... Quão grande será a magnitude dos interesses instalados, para que, em virtude dos mesmos, se suportem prejuízos financeiros!!!

ric

Um bom tópico para uma discussão interessante....

Na minha óptica, estes numeros merecem-me a seguinte reflexão:

1- Não podemos deixar de fazer uma analogia entre a falta e diminuição de público nos estádios e a diminuição de compra de jornais desportivos. O "público do futebol" é 99% dos leitores dos desportivos. Se le vira as costas ao espectáculo, é natural que o desinteresse abarque tb a leitura dos jornais da especialidade
2- A internet tb é uma boa causa desta diminuição
3- a pouca aposta nas amadoras deixa "de fora "um público importante
3- è impossível não esquecer que neste tempo, até a compra de um jornal é "um luxo" para muitas familias
4- O jornal O JOGO cresce devido sobretudo e na minha óptica, ao momento especial do FCPorto e de ter apostado, ao fim de semna , num formato de revista que os outros não têm e com formatos (e que formatos eheheheh) interessantes.

Em resumo, acho bem que até mesmo os meios de comunicação social desportiva se incluam no lote daqueles que estão a cabar com o futebol neste país. e até a CS é parte interessada. Ao destacar fait-divers em desfavor das verdadeiras noticias, ao embarcar na balburdia dos apitos e das insist~encias nos "casos" em detrimento da essência. Ao trazer para a primeira página a dor de dentes do Nuno gomes em detrimento dasmedalhas do Judo ou da pujante exisbição do setúbal no campeonato...

SCM

Eu vou falar por mim, antigamente comprava muitas vezes o jornal, hoje em dia apois as epocas que o braga foi maltratado pela c.S. (Chegamos a estar a 5 pontos do segundo e ninguém falava nisso,só na tal dor de dentes do Simão) deixei de comprar tão frequentemente o jornal.

Eu quando compro o jornal normalmente vem um quadradinho a falar do braga e o resto Porto, Benfica e Sporting(Menos no O Jogo, vem uma ou duas páginas) é normal que eu não compre o jornal só para ler as noticias do meu Braga num quadradinho se tivesse mais sobre ele é claro que eu compraria mais vezes.

Agora prefiro abrir o site do superbraga.com e ler as noticias do Enorme.

O que acontece comigo acontece com muita gente, não só de braga mas de todas as cidades despressadas.
É bom viver o Braga.

Augusto Gomes

Concordo com o que o RIC disse, claro...

Mas também acrescentaria uma outra razão:

As más carreiras desportivas do Benfica e Sporting têm um impacto que também poderia ser equacionado e estudado, principalmente do primeiro, como é evidente...

Pouca gente compra um desportivo para ler desgraças numa Liga em que o titulo está decidido há meses e em que o campeão é o que tem menos adeptos no país (apesar da evolução recente), e ainda por cima privilegiam o jornal  "Jogo"...

Mas de facto toda a imprensa está em risco relativo e hoje até à "Metro", "Destak" e outros que apenas são distribuidos no Porto e Lisboa...

FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

(S)oon(C)hampion(B)raga

sabes Nuno À-Braga, o grande problema - não só da comunicação social mas de toda a industria/comercio - em Portugal é que essas mesmas empresas ainda não se aperceberam que o volume de negócios dos grandes mercados de lisboa e porto é equivalente aos "nichos" de mercado do resto do território nacional.

Logo perdem dinheiro como o caraças por não apostarem no resto do país.

mas o problema é deles. E é sintomático... por exemplo se fores a ver os sites sobre o desporto que aparecem na net, tipo sportugal(que por acaso já fechou), acabam por não acrescentar nada à discussão desportiva de nós adeptos, porque não trazem nada de novo.

Pelo contrario se esses sites apostassem em informação detalhada de clubes como o nosso SCB, ou do bitoria, do zedubal, bebedenses, etc., açambarcariam uma grande fatia da população nacional(talvez menor que a das cidades do puorto e de lisboa, mas que permitia lucros) permitindo-lhes uma sustentação do negócio, o que não acontece.

obviamente, devido a isso, a sociedade Lusa não evolui e cresce com a rapidez que seria desejável e deveria acontecer
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Nuno À-Braga

Quote from: Adepto on 16 de April de 2008, 13:29
sabes Nuno À-Braga, o grande problema - não só da comunicação social mas de toda a industria/comercio - em Portugal é que essas mesmas empresas ainda não se aperceberam que o volume de negócios dos grandes mercados de lisboa e porto é equivalente aos "nichos" de mercado do resto do território nacional.

mas o problema é deles. E é sintomático... por exemplo se fores a ver os sites sobre o desporto que aparecem na net, tipo sportugal(que por acaso já fechou), acabam por não acrescentar nada à discussão desportiva de nós adeptos, porque não trazem nada de novo.

Pelo contrario se esses sites apostassem em informação detalhada de clubes como o nosso SCB, ou do bitoria, do zedubal, bebedenses, etc., açambarcariam uma grande fatia da população nacional(talvez menor que a das cidades do puorto e de lisboa, mas que permitia lucros) permitindo-lhes uma sustentação do negócio, o que não acontece.

obviamente, devido a isso, a sociedade Lusa não evolui e cresce com a rapidez que seria desejável e deveria acontecer

Ora nem mais!!!
Todos os programas de notícias de desporto (na verdade, de tudo) da tv são iguais; a Sportv, que tanto teria a ganhar diversificando, é igual às outras, etc...
Perdemos nós, perde o país, perde o desporto, perdem eles... Mas alguém ganha... Ao ponto de justificar o dinheiro perdido!!!!!!

Nuno À-Braga

Quote from: ric on 16 de April de 2008, 12:15
Um bom tópico para uma discussão interessante....

Na minha óptica, estes numeros merecem-me a seguinte reflexão:

1- Não podemos deixar de fazer uma analogia entre a falta e diminuição de público nos estádios e a diminuição de compra de jornais desportivos. O "público do futebol" é 99% dos leitores dos desportivos. Se le vira as costas ao espectáculo, é natural que o desinteresse abarque tb a leitura dos jornais da especialidade
2- A internet tb é uma boa causa desta diminuição
3- a pouca aposta nas amadoras deixa "de fora "um público importante
3- è impossível não esquecer que neste tempo, até a compra de um jornal é "um luxo" para muitas familias
4- O jornal O JOGO cresce devido sobretudo e na minha óptica, ao momento especial do FCPorto e de ter apostado, ao fim de semna , num formato de revista que os outros não têm e com formatos (e que formatos eheheheh) interessantes.

Em resumo, acho bem que até mesmo os meios de comunicação social desportiva se incluam no lote daqueles que estão a cabar com o futebol neste país. e até a CS é parte interessada. Ao destacar fait-divers em desfavor das verdadeiras noticias, ao embarcar na balburdia dos apitos e das insist~encias nos "casos" em detrimento da essência. Ao trazer para a primeira página a dor de dentes do Nuno gomes em detrimento dasmedalhas do Judo ou da pujante exisbição do setúbal no campeonato...

Ric: parece-me que, embora essas condicionantes tenham o seu impacto, há um impacto muito maior e muito mais grave e mais difícil de contrariar, que é o que o ADEPTO disse ao longo do seu post.
A CS dirá que é o fim dos jornais, é a net, é o benfica que não ganha, etc. Mas acho que isso é tapar o sol com uma peneira.

2378

Este tema dá um bom debate :)

Sé me entristece que tenham baixado tão pouco.
  Deviam de bater bem mais no fundo, assim abriam os olhos e as páginas a toda as modalidades a todos os clubes.

Aceito que quem tem mais adeptos possa ter mais vezes um grande destaque, desde que não seja regra.

ZGANDULO

Quote from: SCM on 16 de April de 2008, 12:43
Eu vou falar por mim, antigamente comprava muitas vezes o jornal, hoje em dia apois as epocas que o braga foi maltratado pela c.S. (Chegamos a estar a 5 pontos do segundo e ninguém falava nisso,só na tal dor de dentes do Simão) deixei de comprar tão frequentemente o jornal.

Eu quando compro o jornal normalmente vem um quadradinho a falar do braga e o resto Porto, Benfica e Sporting(Menos no O Jogo, vem uma ou duas páginas) é normal que eu não compre o jornal só para ler as noticias do meu Braga num quadradinho se tivesse mais sobre ele é claro que eu compraria mais vezes.

O que acontece comigo acontece com muita gente, não só de braga mas de todas as cidades despressadas.

100% de acordo!!!
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

FERNANDO GUTERRES

Quote from: SCM on 16 de April de 2008, 12:43

Também deixei de comprar jornais desportivos há muito no dia à dia. Tive uma época que ainda comprava quando o Enorme ganhava. Agora praticamente deixei de comprar. Que vivam das compras dos três estarolas. Por mim até podem ir para a falência, não me fazem falta nenhuma, antes pelo contrário, a existência deles para nós é pejudicial, pois só serve para  promover cada vez mais esses três "mafiosos" estarolas, com a propagando que fazem para continuarem a ser os únicos alvos das atenções. como se fossem os únicos detentores do futebol nacional. Também me faz lembrar esses nogentos  programas da TV que apenas falam neles, já que os outros só servem para encher calendário. Há muito que ando a dizer, e não descanso enquanto isso não acontecer, haver dois campeonatos nacionais - o dos três estalolas (lá entre eles - já que são uma coisa à parte) e o campeonato dos outros, que até é uma indiscutível maioria. Se estivesse nas minhas mãos alguma capacidade de decisão, essa seria uma batalha em que me bateria arduamente.
Viva o Enorme
Fernal                                                          

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Nuno À-Braga on 16 de April de 2008, 14:17
Quote from: Adepto on 16 de April de 2008, 13:29

Ora nem mais!!!
Todos os programas de notícias de desporto (na verdade, de tudo) da tv são iguais; a Sportv, que tanto teria a ganhar diversificando, é igual às outras, etc...
Perdemos nós, perde o país, perde o desporto, perdem eles... Mas alguém ganha... Ao ponto de justificar o dinheiro perdido!!!!!!

pois... tanto ninguém ganha com isso que o país devido a isso mesmo está na situação económica confrangedora que está... sim também neste momento há um grande problema económico a nível mundial, mas isso não interferiu nos ultimos 10 ou 15 anos em que a economia(em contra ciclo das economias mundiais) Portuguesa esteve sempre em constantes decrescimos de PIB e em todos os outros índices económicos.

isto deve-se a essas situações que eu falei.

ilustrando com um exemplo, chegam cá empresas estrangeiras, e até mesmo as grandes empresas nacionais(as que está no PSI-20 pois as outras são residuais), os sucessivos governos nacionais tratam de as instalar, ou tentar instalar, nas zonas litorais e principalmente em lisboa e porto. Isto acontece por causas tão naturais, ou talvez não, como o facto de por exemplo em bragança não ter ainda um acesso por autoestrada até espanha. Isto apesar de do lado de lá da fronteira já ter "autopista" até à fronteira há mais de 15 anos!!! mas em Portugal, no caso em Bragança, tem um troço de cerca de 10 a 15 kilometros em que é uma estrada, pode-se até dizer, de cabras. Obviamente essa dificuldade de acessos impossibilita a instalação nessa zona do país(e quem diz essa diz praticamente todas as outras do interior do país) desses taís investimentos. Apesar de para o país e nomeadamente para essas empresas ser mais benéfico instalar-se nessas zonas, pois, a sua produção é - como penso que é do conhecimento de todos(por exemplo a autoeuropa) - para exportação. Logo, ao estarem na fronteira teriam mais facilidades e proximidade no acesso ao mercado externo para o qual produzem.
Mas como não se fizeram ainda esses acessos rodoviários, mas garanto-te que vieram fundos da comunidade europeia para os construir nas alturas em que se construíram os acessos espanhois também construídos maioritariamente por fundos da UE, mas preferiu-se construir Centros Culturais de Belém e outras burradas tanto em lisboa e no porto.

Infelizmente é o país que temos, não se vive para o lucro(como nos USA, Inglaterra, Alemanha), mas vive-se para ganhar o que dê para "cortir" a vida. Mesmo que dessa foram se hipoteque o futuro tanto das empresas como do país. Como acho que toda  a gente vê o país esta a ser hipotecado desde o 25 de Abril de 74 pelos sucessivos governos que se foram sucedendo.

Outro exemplo que te posso dar é o caso da maior agencia noticiosa portuguesa, a "Lusa", não sei se por acaso viste uns post que eu andava a fazer a uns tempos atrás nos tópicos dos jogos acerca de que canais de satélite estrangeiros iriam ser transmitimos os jogos do MÁGICO SCBRAGA?
Se os viste, ou para quem os viu, concerteza que reparou que os jogos do Braga são normalmente transmitidos para os países árabes, escandinavos, dos balcãs e china/asia todas as jornadas(os que tem transmissão televisiva também para Portugal, obviamente).
E agora pergunto: achas que por acaso a agência lusa trata de esmiuçar todo e qualquer tipo de informação sobre o SCB para vender nesses grandes mercados?? como penso que sabes obviamente que não o faz, vende como é costume em Portugal informações sobre os 3's porquinhos fedorentos, perdendo assim imenso dinheiro e hipotecando o futuro da nossa SAD nesses mercados. E nesse aspecto quem fala do nosso Sp.Braga fala obviamente de todos os clubes tugas(em particular os jogos e/ou equipas que são objecto de transmissão televisiva)

acho também, que obviamente, se calha de alguma pessoa ligada directamente à SportTV ler esta mensagem, o que se vão importar em fazer será pesquisar que canais são esses que transmitem os jogos pelos quais pagou para ter os direitos desportivos e ver se estas são legais. Não se apercebendo que mesmo que sejam ilegais - e isso ultrapassa-me - eles tem ali um lucro potencial, tanto a nível de venda da sua imagem/marca no estrangeiro como do futebol luso(que é em grande parte a razão da SportTV existir e o que lhe permite lucros no presente e no futuro). E a única atitude que irão tomar vai ser utilizar de todos os meios ao seu alcance para para impedir essas transmissões dos jogos(como por exemplo fizeram ao site TVtuga.com). E como penso que deves saber o facto de terem impedido o site TVtuga.com de transmitir os jogos da SportTV não lhes trouxe lucros, apenas perdas!!! a nível de imagem e a nível da sua principal fonte de receitas, O FUTEBOL PORTUGUÊS!!!

P.S.- obviamente eu quando falei dos jogos e/ou clubes que são objecto de transmisão televisiva não faço ideia para que países é feita essa trasnmissão.Os do ENORME S.C.Braga sei que são esses que disse porque me dei ao trabalho de procurar/pesquisar. Agora os dos outros clubes sei que são mas não faço ideia para que países tem essa transmissão, e digo-vos quem não me interessa minimamente saber!!!

braguista365

A culpa é do preço dos combustiveis e a da constante subida de preços dos alimentos,tem de se cortar em alguma coisa!E que "coisa" melhor para se cortar que o lixo?

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: braguista365 on 16 de April de 2008, 22:10
A culpa é do preço dos combustiveis e a da constante subida de preços dos alimentos,tem de se cortar em alguma coisa!E que "coisa" melhor para se cortar que o lixo?

uate?!!?!? importas-te de explicar?? é certo que o preço do petróleo, e não dos combustíveis, e todos os seus derivados influenciam toda a economia mundial. Mas que tem isto a ver com o tópico? importas-te de explicar??

(S)oon(C)hampion(B)raga

um exemplo claro do que estou a falar está aqui:

"Montes alentejanos sem electricidade
Chumbados mais de 100 projectos de electrificação rural na Serra de Serpa

O Ministério da Agricultura chumbou mais de uma centena de projectos de electrificação rural. A Associação de Agricultores de Serpa acusa o ministério de estar a prejudicar o desenvolvimento do sector agro-pecuário na região.
" retirado de http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20080416+Montes+alentejanos+sem+electricidade.htm

e esta situação passou-se ONTEM dia 16 de abril de 2008!!!
não foi no tempo do salazar nem no tempo dos reis!!! e se calhar o problema do nosso país vem mesmo dessa altura, mas isso não interessa para o caso...

o que realmente interessa é que neste país só se aposta em coisas que não interessam, ou melhor interessam, mas não são fundamentais. Um exemplo: a nova ponte de lisboa... É importante reconheço, mas será que é tão fundamental para a economia nacional como a electrificação destes montes alentejanos que podem permitir produções de produtos agricolas - e já agora pecuarios - por forma a combater os preços brutais que este tipo de produtos estão a atingir??

fjmp_scb

[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

xpt_nautilus

Acho que para esta discussao fosse mais logica seria interessante analisar a evoluçao dos diarios da regiao. Apenas estamos a dizer que os jornais desportivos baixaram de audiencias, mas pode ser apenas uma questao financeira ou entao pode ser uma questao cibernautica, pois muita gente pode ler noticias atraves dos internet e abdica assim de comprar jornais. Temos de ter um ponto de comparaçao que actualmente nesta discussao nao temos. Para mim, à que comparar as vendas dos jornais diarios da regiao, os jornais de ambito nacional e verificar se esta tendencia é apenas nos jornais desportivos ou se é mais transversal.

Somos Braga!

Tenho muitas dúvidas destas contas...

Os 3 grandes em conjunto têm mais adeptos que os outros clubes todos juntos...

Um jornal tem 40 páginas. 20 são a falar do Porto, Benf. e Sport. Se eles dessem apenas uma página a cada um... sobravam 17 páginas. Isso daria mais meia página a cada um dos restantes clubes profissionais (o resto ficava à mesma de fora). Um jornal assim nunca venderia o mesmo...

Além do mais eles não são parvos. Eles sabem que se fizerem uma primeira página a falar das unhas do Nuno gomes vendem o dobro dos jornais que venderiam se colocassem na capa um assunto qualquer do Braga ou outro clube pequeno. Eles sabem isso. Sabem que o jornal só vende se der grande destaque a quem tem mais adeptos.

Como diz o xpt_nautilus o CM e DM dão prioridade à região e não é por isso que vendem mais jornais...

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: merelim on 17 de April de 2008, 19:52
Tenho muitas dúvidas destas contas...

Os 3 grandes em conjunto têm mais adeptos que os outros clubes todos juntos...

Um jornal tem 40 páginas. 20 são a falar do Porto, Benf. e Sport. Se eles dessem apenas uma página a cada um... sobravam 17 páginas. Isso daria mais meia página a cada um dos restantes clubes profissionais (o resto ficava à mesma de fora). Um jornal assim nunca venderia o mesmo...

Além do mais eles não são parvos. Eles sabem que se fizerem uma primeira página a falar das unhas do Nuno gomes vendem o dobro dos jornais que venderiam se colocassem na capa um assunto qualquer do Braga ou outro clube pequeno. Eles sabem isso. Sabem que o jornal só vende se der grande destaque a quem tem mais adeptos.

Como diz o xpt_nautilus o CM e DM dão prioridade à região e não é por isso que vendem mais jornais...

acho que estas a ver mal toda a questão deste topico. Até sou gaijo de concordar contigo no facto de os 3 grandes juntos terem mais adeptos que o resto dos clubes...

mas pensa um pouco acerca deste exemplo: O Sp.Braga tem adeptos no concelho de braga, certo?? então porque raio abriu um casa do clube na ponte da barca?? Eu explico-te: chama-se MERCADO POTENCIAL!!! o SCB pode vir a retirar muitos dividendos - se souber como fazer-lo - dessas casas espalhadas pelo distrito(e até mesmo fora, né??). O mesmo se passa com os jornais desportivos. Até pode ser que os 3's porquinhos da ilda tenham mais adeptos que todos os outros clubes. Mas, pelo facto de os jornais desportivos nacionais não terem(ou quase) noticias dos outros clubes perdem MILHARES de clientes potenciais!!!

ora faz as contas... que sejam 7, não vamos fazer 8 milhões de adeptos dessas três M.E.R.D.A.S., são sempre 2milhões de pessoas que não vão comprar os jornais right?? 2milhões a 75centimos = 1500000€ que perdem por dia!!! estás a perceber a ideia??

a questão aqui não é se ganham mais ou menos com o clube X ou Y ou Z. é quanto perdem por não investirem em todos os outros, get it??

é obvio que vais vir para aqui dizer que: "há e tal, mas achas que esses 2milhões vão todos comprar o jornal??"

obviamente que não. Como os prováveis - mas não plausíveis - 8 milhões desses 3 clubes também os não irão comprar!!!

mas acho que após leres isto chegas à conclusão que os 3's jornais desportivos em questão perdem(ou deixam de ganhar) a percentagem dos 2milhões de adeptos dos outros clubes que compram esses jornais, ou não?? e como acho que depreendeste pelas minhas contas é MUITO dinheiro que perdem(ou deixam de ganhar se preferires) todos os dias, ou não é??

quanto a comparações com o Correio e Diário do Minho não as façam, nem sequer pensem nisso se faz favor!!! Apesar de o Correio e o Diário terem grande implantação na nossa cidade não se comparam à implantação que os jornais desportivos tem na nossa bela cidade.