News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/04

Started by Olho Vivo, 03 de April de 2008, 03:09

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Lateral-direito bracarense é forte candidato à sucessão de Bosingwa

JOÃO PEREIRA na lista do dragão

Por ANTÓNIO CASANOVA

OS jogos, os minutos, todos os números possíveis de encontrar e esmiuçar na época 2007/08 são sensacionais e confirmam a importância de João Pereira (um defesa, recordam-se?...) no Sp. Braga. Mais do que isso: justificam o título de jogador mais valioso do plantel e explicam o interesse que o lateral despertou nos bicampeões nacionais. Sim, é verdade, o dragão tem-no debaixo de olho, prevendo a saída de Bosingwa.

Quem ainda tem memória do João Pereira rebelde, destravado, incapaz de controlar emoções ou evitar fúrias tremendas e sumariamente explicadas por tão verdes anos e sangue ininterruptamente a ferver-lhe nas veias?

Há um ano, jogava no Gil Vicente e vivia submerso pela penumbra da Liga de Honra, mas já se lhe detectava uma mudança de comportamento assinalável.

E só falhou um jogo...

Atentos e convencidíssimos de que os 172 centímetros e 64 quilos de João Pereira poderiam, um dia, ser pagos a peso de ouro, os bracarenses não perderam oportunidade de resgatar ao clube do galo o jogador que o Benfica tinha despachado para o Minho.

Estávamos nos últimos dias de Agosto e o investimento feito pelo Sp. Braga (não superou os 300 mil euros) teve uma explicação: Luís Filipe, figura de destaque nos anos anteriores na defesa bracarense, acabava de se mudar para a Luz e a contratação de um sucessor era inevitável.

A época teve início oficial há sete meses e meio e, entre compromissos da Liga, Taça de Portugal, Taça UEFA e Taça da Liga, o Sp. Braga realizou 35 jogos. Sabem em quantos jogos esteve João Pereira e sempre como titular? Trinta e quatro. Sim, só falhou um, para a Liga, devido a castigo, contabilizando mais de três mil minutos de acção total — valor preciso: 3060 minutos.

Luís Filipe? Quem?

Melhor do que ele não há no plantel e o jogador que surge em segundo lugar na tabela dos mais utilizados é o capitão Paulo Jorge, com 2753 minutos — considerável a distância, verdade?

Electrizante, frenético, desassossegado, tudo conjugado com uma surpreendente maturidade, há muito que João Pereira conquistou o universo bracarense, ao ponto de todos celebrarem a troca promovida pelo presidente do clube, António Salvador, que vendeu Luís Filipe ao Benfica por 500 mil euros, sobrando pouquíssimas memórias no Minho do agora defesa benfiquista.

Melhor de tudo: há muito que João Pereira entrou na lista de compras para a próxima época de vários clubes com orçamentos chorudos. De França, Inglaterra e Itália surgem informações de que o bracarense não escapará, no Verão, ao assédio de diversos emblemas com história feita na Europa.

Primeiro a Europa

A ingleses, franceses e italianos junta-se igualmente a concorrência feroz do FC Porto. Os dragões olham para João Pereira e não conseguem disfarçar o encanto que o ex-benfiquista provoca — aliás, vêem-no como um dos mais sérios candidatos à sucessão de Bosingwa, caso se confirme a saída deste.

Em Braga, impera o silêncio sobre a atenção que os portistas devotam ao jogador dispensado pelas águias. Até porque António Salvador já deixou bem claro que não admite fazer qualquer tipo de negócio antes de terminar a época, na sequência do congelar das renovações decretado também há um mês.

A necessidade de confirmar a presença na Europa é a razão maior para o erguer de um muro de betão em redor da equipa. Apenas em Maio, com o epílogo da Liga, é que a SAD promete estudar as propostas concretas que lhe forem enviadas.



QUANTO VALE?

Um? Dois? Três? Quatro? Cinco milhões? No contrato de João Pereira, válido por mais três épocas, não existe qualquer cláusula de rescisão, mas tão admirável campanha do lateral faz adivinhar a intenção de António Salvador em colocar um preço com vários/muitos dígitos. Depois das experiências negativas vividas com Diego Costa (o tal que foi vendido ao Atlético de Madrid por 1,5 milhões de euros e que pode valer mais seis milhões muito em breve, já que o Sp. Braga continua dono de 50 por cento do passe) e Madrid, que argumentos ou quantos euros estarão os dragões dispostos a pagar por João Pereira, sem correr o risco de levarem com novo não de Salvador?



SÓCIOS NÃO POUPARAM O TÉCNICO no final do jogo da intercalar

Machado debaixo de fogo

Impressionante o efeito dominó: bastou um adepto abrir a boca e soltar a língua para muitos outros seguirem o exemplo e descarregarem a frustração da derrota com o Trofense, na Liga Intercalar, com uma enxurrada de críticas dirigidas a Manuel Machado. Não, não chegavam a ser 500 os adeptos presentes no Estádio 1.º de Maio, mas a maioria dos que lá estiveram não conseguiram controlar o sentimento de decepção tremendo gerado pelo percalço da equipa bracarense.

Aos 76 minutos de jogo, havia um empate a uma bola, percebeu-se que a plateia não estava para amar. Um gesto indecoroso de um jogador do Trofense, Maia de seu nome e acabado de ser expulso, mereceu uma resposta demolidora e muito ruidosa dos espectadores, a quem o treinador-adjunto da equipa da Trofa, Luís Baltazar, haveria de pedir desculpas públicas pelo comportamento «inaceitável» daquele atleta.

O pior veio depois: a três minutos do fim do jogo, uma asneira monstra assinada, em parceria, por Breno e Dani Mallo, daria origem ao golo da vitória do Trofense. Mas seria Manuel Machado a pagar as favas, sinal evidente da posição extremamente fragilizada do técnico, a adivinhar a iminência do divórcio.

«Se me incomodam as críticas? O que querem que lhes diga? Não fui eu que atrasei a bola ou que perdi as oportunidades de fazer golo, mas esta é cultura futebolística do nosso país... Quando se ganha, o regozijo é colectivo; quando se perde, são os treinadores os alvos das críticas e os culpados de tudo. Mas, não, não me incomodam as críticas», assumiu o treinador.



Segundos fatais

Imperdoável, meus caros

Termómetros a acusarem temperaturas de Verão, plateia relativamente composta, equipas sem espartilhos tácticos e oportunidades de golo a sucederem-se em cadência apreciável. Os condimentos para uma bela tarde no histórico 1.º de Maio estavam lá todos e, pelo caudal ofensivo exibido no segundo tempo, adivinhava-se a passagem do Sp. Braga à fase derradeira da Liga Intercalar, não fossem dois erros tremendos, num espaço de segundos, deitar tudo a perder. Primeiro, foi Miguelito (86) a desperdiçar gritante ocasião de golo; depois foram Breno e Dani Mallo a desentenderem-se, num lapso só visto «em jogos de juvenis», disse Machado, e aproveitado por Theo (87) para carimbar o triunfo do Trofense.

in A BOLA

A.COSTA

#1
Machado à espera de César

Ao Leixões só faltou mesmo marcar golos. O nulo deixou no Braga marcas que podem traduzir-se em alterações, no jogo com o Sporting. Isto, se as lesões abrandarem
MÓNICA SANTOS

Depois de um longo Inverno sem vitórias, o Braga recuperou a identidade, ameaçada por uma onda de lesões, na contagem decrescente para Alvalade. César Peixoto será, porventura, o nome mais urgente da lista. O esquerdino convertido em médio-ofensivo assume um papel preponderante na manobra da equipa, que não soube reagir à ausência dele, frente ao Leixões. Neste momento, César acelera para Alvalade; ontem, já esteve no relvado, embora limitado.

Na recepção aos leixonenses, Vandinho foi a primeira opção para a tarefa criativa, mas o regresso à equipa foi breve e penoso: 45 minutos bastaram para se perceber que não era a solução ideal. Manuel Machado optou, então, por recuar o avançado Jailson e colocá-lo no apoio ao ponta-de-lança, chamando Linz ao intervalo - o austríaco, melhor marcador bracarense, mantém-se como suplente desde o jogo com o Nacional -, mas nem esta nova estratégia conseguiu elevar significativamente o fraco desempenho colectivo. Tudo isto pôs em evidência a importância que César Peixoto adquiriu no onze titular. Apesar de se manter a treinar com limitações, o esquerdino poderá recuperar para a visita ao Sporting, mas as dúvidas de Manuel Machado relativamente ao sector intermediário não se esgotam nele. Também a titularidade de Frechaut parece suspensa de um parecer médico. Substituto de Roberto Brum na meia hora final da ronda anterior, o médio-defensivo está a recuperar de um problema muscular. Se tiver condições de actuar em Alvalade, é bem provável que, do meio-campo que recebeu o Leixões, reste apenas Contreras para enfrentar o Sporting. O internacional chileno tem sido o trinco de eleição de Manuel Machado.

Zé Manel venceu a gripe

As lesões continuam a afectar quase um terço do plantel bracarense, mas o panorama melhorou um bocadinho ontem: Zé Manel já pôde treinar-se, depois de, na véspera, ter sido poupado devido a uma gripe.

Os outros oito casos clínicos continuaram sob observação e tratamento, sendo que alguns constituem importantes dúvidas para o encontro com o Sporting. É o que sucede com o médio-defensivo Frechaut e também com o atacante Matheus, que seria o candidato ideal para substituir Wender - o problema muscular que o mantém inactivo desde o final da semana passada não lhe permitirá estar em Alvalade, e ainda não é certo que recupere a tempo de receber o Leiria -, se um problema muscular não o tivesse também obrigado a parar, no início desta semana. Tal como César Peixoto e Frechaut, é mais um bracarense em corrida contra o tempo. Diferentes são os casos de Jorginho, Andrés Madrid, Bruno Tiago e João Tomás, cujos planos de regresso ainda não incluem a jornada que se avizinha.


OPÇÕES

César Peixoto

Não foi feliz como lateral-esquerdo, mas tem sido uma boa surpresa como criativo. Assume o jogo, e sem ele o Braga ficou mais pobre

Frechaut

Médio com vocação para as alas - foi titular da Selecção como defesa-direito -, é mais um por quem Machado suspira para Alvalade

Jailson

Tarda em encontrar o espaço adequado na equipa. Na frente, sente-se só, mas, com Linz, também não foi feliz



Adeptos insatisfeitos
LINO DEVESAS

Um desentendimento entre os centrais e o guarda-redes arsenalistas, após um atraso de Stélvio, permitiu a Theo desequilibrar o jogo a favor do Trofense mesmo sobre o apito final. Numa partida que até foi repartida, apesar da maior velocidade que os bracarenses imprimiram na segunda parte, o desaire dos locais diante do líder da Liga Vitalis - que apenas fez alinhar um júnior na equipa inicial, ao invés do arsenalistas, que jogaram com seis - provocou alguma insatisfação entre os adeptos arsenalistas.

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Manuel Machado indiferente à contestação dos adeptos

Manuel Machado continua a não ter vida fácil em Braga


Os adeptos do Braga que marcaram presença, ontem à tarde, no jogo da Liga Intercalar com o Trofense aproveitaram a derrota da equipa bracarense (1-2) para assobiarem o treinador Manuel Machado, que continua não ter vida fácil no comando técnico dos arsenalistas. Para além dos assobios, Machado ouviu algumas "bocas" desagradáveis, mas no final da partida mostrou-se indiferente à contestação.

"São coisas normais em futebol. Em Portugal, o culpado é sempre o treinador, apesar de não ter sido eu a deixar passar a bola ou a falhar penáltis", afirmou Machado, que continua sem saber se irá continuar em Braga na próxima época. Mesmo que consiga chegar à Taça UEFA, com o actual sexto lugar, esse não foi o objectivo delineado pela SAD, que quer ver a equipa em patamares mais altos da Liga, podendo dizer-se, neste momento, que o técnico está mais perto de sair do clube do que de continuar.

No treino da manhã, no qual não participaram os jogadores que à tarde defrontaram o Trofense, a novidade foi a presença no relvado de César Peixoto. O esquerdino fez trabalho condicionado, abrindo a porta a uma eventual recuperação para o jogo com o Sporting. Esse cenário não se aplica a Wender, que está fora das contas para a deslocação a Alvalade.



Varzim-Trofense nas meias-finais e Braga espera pelo Guimarães

O Trofense garantiu ontem a presença nas meias-finais da Liga Intercalar, ao vencer no terreno do Braga, por 2-1. A equipa de António Conceição garantiu o primeiro lugar do Campeonato de Primavera e já conhece o adversário nas meias-finais o Varzim, segundo classificado no Campeonato de Inverno. Apesar da derrota de ontem, o Braga manteve o segundo lugar, já que a Associação de Futebol do Porto penalizou o Aves por ter realizado substituições a mais no jogo com os arsenalistas, que passaram, assim, a somar os três pontos relativos a esse encontro. No entanto, a equipa da Cidade dos Arcebispos ainda não tem a presença nas meias-finais garantidas, uma vez que o Guimarães ainda tem um jogo por realizar. Caso vença o F. C. Porto, partida em atraso da segunda jornada, a equipa vimaranense junta-se a Braga e Leixões no lote dos segundos classificados, sendo que, neste eventual cenário, o desempate será feito através de um mini-campeonato entre as três equipas. O Guimarães leva vantagem neste confronto a três, somando duas vitórias em dois jogos, enquanto o Braga conquistou apenas três pontos pela vitória frente ao Leixões, vencedor do Campeonato de Inverno.


Visitantes aproveitaram falha incrível



A vitória conseguida ontem em Braga (2-1) garantiu ao Trofense o apuramento para as meias-finais da Liga Intercalar. Os bracarenses terão, agora, de esperar que o V. Guimarães não ganhe o jogo que tem em atraso para segurarem o segundo lugar, que também assegura a qualificação. O jogo foi equilibrado e acabou por ser decidido por um erro incrível da defesa arsenalista, a um minuto do fim, bem aproveitado pelos visitantes.

O empate a um golo parecia ser o resultado certo, depois de Edu Souza ter marcado para o Trofense e de Pizzi ter igualdado para o Braga, ainda na primeira parte. Mas, nos instantes finais, o central Breno desentendeu-se com o guarda-redes Dani Mallo, oferecendo a Theo um golo fácil. O avançado do Trofense agradeceu o brinde e fez o 2-1, para desepero do público bracarense.

JN

JotaCC

 À segunda e depois da primeira vitória de sábado passado em Braga, o ABC volta a vencer o derby minhoto frente ao ISAVE por 26-23.

Uma vitória obtida ontem à noite no segundo jogo dos quartos de final do play-off da Liga Halcon, disputado no pavilhão Flávio Sá Leite em Braga.

No final do encontro, o treinador do ABC, Jorge Rito, reconheceu à reportagem da Antena Minho a boa prestação da sua equipa no primeiro tempo, mas não deixou de tecer críticas à equipa de arbitragem.

Já o treinador do ISAVE, Vítor Bastos, mostrou-se no final do jogo mais satisfeito com a segunda parte do que da primeira parte da sua equipa.

E apesar da derrota diante do campeão ABC, o treinador da equipa da Póvoa de Lanhoso, acredita no futuro promissor da sua equipa nas competições em que participa.

O ABC venceu ontem à noite o ISAVE por 26-23 no segundo jogo dos quartos de final do play-off da Liga Halcon de andebol, disputado no Sá Leite.


ANTENA MINHO

JotaCC

Liga Intercalar: Trofense campeão do Torneio de Primavera     

O Trofense venceu o Sp. Braga por 2-1, sagrando-se campeão do Torneio da Primavera e garantindo a qualificação para as meias-finais da Liga Intercalar.

A equipa de António Conceição, que segue também na liderança da II Liga, venceu em Braga com golos de Edu Sousa e Theo. Pizzi apontou o único golo dos «arsenalistas» que ficam no segundo lugar à espera do resultado do jogo em atraso entre Vit. Guimarães e FC Porto. Caso vençam no Porto, os vimaranenses sobem ao segundo lugar com os mesmos pontos do Sp. Braga, mas beneficiando da vitória frente à equipa de Manuel Machado para seguir com o Trofense para as meias-finais da Liga Intercalar, onde já estão Leixões e Varzim (vencedores do Torneio de Inverno).

Resultados
Vit. Guimarães - Desp. Aves, 0-0
Sp. Braga - Trofense 1-2
FC Porto - Gondomar, 2-1
Varzim - Leixões, 1-1
Boavista - Penafiel, 2-1

Classificação:
1. Trofense 21 pontos/ 9 jogos
2. Sp. Braga 19/ 9
3. Leixões 19/ 9
4. V. Guimarães 16/ 8
5. Gondomar 14/ 9
6. Desp. Aves 14/ 9
7. FC Porto 12/ 8
8. Varzim 8/ 9
9. Penafiel 7/ 9

MAIS ACTUAL

JotaCC

TROFENSE VENCE EM BRAGA E ESTÁ NAS «MEIAS»


O Trofense foi ao Estádio 1.º Maio garantir o primeiro lugar no Campeonato Primavera e o consequente apuramento para as meias-finais da Liga Intercalar, onde já estão Leixões e Varzim (estes, via Campeonato de Inverno). No jogo decisivo, o conjunto de António Conceição venceu por duas bolas a uma, com golos de Edu Souza e Theo, enquanto Pizzi marcou para os bracarenses. Com esta derrota, o Braga espera agora que o Guimarães não vença o jogo em atraso frente ao FC Porto para carimbar o passaporte para a fase seguinte da competição. Por seu lado, os vimaranenses, que nesta ronda não foram além de um empate (0-0) na recepção ao Aves, têm que derrotar os dragões para se juntarem aos outros três apurados. No outro jogo, Varzim e Leixões dividiram os pontos, ao empatarem a um golo. Relativamente às meias-finais, convém referir que ainda não estão encontradas as datas dos jogos que apurarão os dois finalistas.


RESULTADOS (9.ª)

Braga-Trofense 1-2
FC Porto-Gondomar 2-1
Guimarães-Aves 0-0
Varzim-Leixões 1-1
Boavista-Penafiel 2


Meias-finais – Trofense-Varzim e Leixões-Guimarães ou Braga

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Prospecção no Brasil
JOÃO CARDOSO NUMA MISSÃO QUE DEVE PROLONGAR-SE POR 15 DIAS
   

         
Depois do Gana, Argentina e Uruguai numa missão mais prolongada, chegou a vez do Brasil. O Sp. Braga tem um emissário, algures no Brasil, a avaliar a qualidade de um lote de potenciais reforços para 2007/08. João Cardoso é o elemento destacado pelo departamento de "scouting" e a sua tarefa deve prolongar-se por 15 dias.

Na CAN que decorreu no Gana, recorde-se, Aloísio avalizou a contratação de Kalaba, médio zambiano de 21 anos. Mais tarde, o mesmo Aloísio, juntamente com Barroso, avançaram para um périplo que incluiu a observação de muitos jogos na Argentina e Uruguai. Os relatórios técnicos estão prontos e agora compete à SAD decidir.

César ainda queixoso

O esquerdino integrou o treino de ontem, mas terminou com algumas queixas e mantém-se em dúvida para Alvalade. Hoje, perceber-se-á se Frechaut e Matheus são ou não recuperáveis. Os exames previstos para o final da tarde de terça-feira só se realizaram ontem, pelo que é prematuro avançar com uma projecção sobre o estado em que se vão apresentar nas próximas horas. Para aliviar ligeiramente o quadro clínico, Zé Manuel superou quase a 100 por cento uma gripe e retomou os trabalhos.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga perde em casa e pode falhar meias-finais.

O Sporting de Braga perdeu, ontem, no 1.º de Maio, por 2-1 frente ao Trofense, e hipoteceu a sua presença na fase final da Liga Intercalar.

DM

RicardoB

Jorginho trabalha no relvado
Jorginho iniciou esta quinta-feira nova etapa no processo de recuperação da entorse no joelho esquerdo, cumprindo alguns exercícios de fisioterapia no relvado.


 
ASF 
O médio brasileiro não compete desde a 19.ª jornada da Liga, quando se lesionou com alguma gravidade no jogo com o V. Setúbal, disputado no dia 17 de Fevereiro.

No mais, o boletim clínico dos «arsenalistas» continua a registar os nomes de Wender, João Tomás, Andrés Madrid e César Peixoto, todos em trabalho de recuperação para debelar as respectivas lesões.

Manuel Machado orienta amanhã o penúltimo treino com vista ao jogo com o Sporting, que se disputa domingo em Alvalade.