News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/03

Started by Olho Vivo, 24 de March de 2008, 03:26

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Jovem senegalês, de 19 anos, vai assinar contrato profissional

Abdou de longa duração

Por ANTÓNIO CASANOVA

ABDOU é considerado uma das maiores promessas da equipa de juniores do Sp. Braga. Garantida parece já a presença do jovem médio senegalês na equipa principal a partir da próxima temporada. Assim se percebe o convite para a assinatura de um contrato profissional de longa duração.

Abdou já não é propriamente um estranho para o universo associativo bracarense. Além de ser habitual vê-lo treinar-se sob as ordens de Manuel Machado, este centro-campista, que é figura de cartaz da equipa de juniores liderada por António Caldas, também tem sido presença regular nos jogos da Liga Intercalar. E a partir da próxima temporada está praticamente confirmada a integração de Abdou nos quadros da formação principal.

O acordo de cinco anos que lhe foi oferecido pelo Sp. Braga é a demonstração plena da qualidade e, especialmente, do potencial de evolução do senegalês, um jogador com características similares às de um número 8 à moda antiga.

A viver em Portugal há quase três anos, o destino inicial de Abdou era o Belenenses, mas problemas burocráticos atrasaram a sua inscrição no clube do Restelo, que acabou por desistir da aquisição. Quem beneficiou dessa decisão foi o Sp. Braga, que se prepara agora para abrir as portas do profissionalismo a Abdou.

Tanta juventude

Garantida é a intenção de promover mais outros juniores. Diego Silva (guarda-redes), Dani Coelho (defesa-direito), Sibidé (defesa-central), Forbes e Pizzi (avançados) são outros jogadores que poderão integrar um futuro grupo de elite, iniciativa enquadrada na valorização de jovens de elevadíssimo potencial, que ditou a contratação por cinco anos de Mário Palmeira, central de 19 anos descoberto no Diogo Cão, clube de onde em tempos saiu Simão Sabrosa para o Sporting.



Mais uma opção

Andrés Madrid está de volta

Hoje é dia de o Sp. Braga retomar a preparação do jogo com o Leixões, prevendo-se a integração de Andrés Madrid nos trabalhos bracarenses. O argentino ficou fora da última ronda, frente à Naval, devido a problemas físicos, mas é bem provável que regresse às opções de Machado já no domingo. Presença assegurada é também a de Stélvio, que na semana passada esteve ao serviço da Selecção sub-19.

in A BOLA

JotaCC

Sem conhecer derrota com César a jogar a 10

O modelo de jogo criado por Jorge Costa para o Braga assentava num 4x3x3 com um médio defensivo e dois ofensivos, sendo estes interiores, num esquema por onde passaram João Pinto e Frechaut, na direita, Vandinho e Castanheira, na esquerda, com Madrid a ser a escolha preferencial para a posição de trinco, enquanto Brum esperava por uma oportunidade. À oitava jornada, o empate na Naval (1-1) promoveu a saída do treinador e a chegada de Manuel Machado, que não só alterou a forma de jogar da equipa como introduziu uma nova realidade táctica, colocando em prática o 4x2x3x1, fazendo nascer a posição 10 nos hábitos de jogo da equipa arsenalista, numa decisão compreensível atendendo ao facto de possuir, no plantel, criativos como João Pinto ou Jorginho, mas também Jailson, numa ou noutra vez ensaiado a jogar nas costas do homem mais avançado. Contudo, a aposta em Jorginho manteve-se na extrema direita, surgindo a jogar no meio quando foi preciso mudar a forma de jogar da equipa. Mais habituado ao lugar e com maior pulmão que João Pinto, o brasileiro ganhou a corrida que as lesões que afectaram o talentoso antigo internacional português o fizeram perder a partir de Dezembro. Por essa altura, já César Peixoto deixara de ser o defesa-esquerdo para passar a ser médio. Daí até passar a jogar na posição dez foi uma questão de oportunidade, numa aposta que ainda tardou algum tempo mercê de uma teimosa aposta em Vandinho, promovido a "criativo" após a saída de João Pinto. Curiosamente, desde que César Peixoto foi colocado a jogar nessa posição nunca mais o Braga perdeu. O "ensaio" foi feito na Luz e o seu poder de remate abriu alas para os festejos de Zé Manel, seguindo-se apostas diante do Guimarães (e como foi contestado o técnico, quando o tirou para dar lugar a Stélvio Cruz) e no Nacional, conseguindo o Braga uma vitória muito saborosa e com sabor a reviravolta na série negra de resultados. Depois disso, só a lesão na última jornada, frente à Naval, o retirou dessa posição e da equipa.



Sem Linz mas com Stélvio

Cumprida a dupla folga da Páscoa, o plantel arsenalista retoma hoje à tarde os treinos, numa sessão que decorrerá, à tarde e à porta fechada, com duas novidades: a primeira decorre do facto de o avançado Linz não estar presente, dado ter sido convocado para o particular de preparação para o Euro'2008 Áustria-Holanda, a realizar quarta-feira, enquanto a segunda decorre da esperada presença do médio Stélvio, regressado da Selecção Sub-19. Na mesma ocasião, será avaliado o estado físico de César Peixoto, com queixas nos gémeos.


Baylón em maré de azar

Depois da polémica que foi conseguir, em tempo útil, receber o seu certificado internacional, Baylón viu, também por questões processuais, ser-lhe negada a possibilidade de se estrear ontem pelo Alianza de Lima, frente ao José Galvez, no Estádio Centenário. O processo de inscrição na federação peruana atrasou-se, e o facto de decorrer a Semana Santa impossibilitou que esse trâmite fosse cumprido, facto que causou uma enorme desilusão nos adeptos que ansiavam por ver em campo "El Tornado". A estreia será contra o Juan Aurich.


INQUÉRITO ONLINE
Caso César Peixoto não recupere para o jogo com o Leixões, quem deverá ser o seu substituto?
WWW.OJOGO.PT

Wender surge, também para os leitores d'O JOGO online, como a escolha natural para ocupar a posição dez no caso de se confirmar a lesão de César Peixoto. Numa fase em que Vandinho parece ter caído em descrédito e Jailson foi promovido a avançado-centro, Manuel Machado tem o aval dos cibernautas se quiser escolher Wender para jogar na posição dez.

REALIZADO NOS DIAS

22 E 23 DE MARÇO

VALORES EM PERCENTAGEM

WENDER: 71

JAILSON: 29




O JOGO


JotaCC

Peixoto reavaliado
ARRANCA A PREPARAÇÃO PARA O LEIXÕES
      
César Peixoto é, nesta altura, o principal motivo de preocupação para Manuel Machado. O novo 10 da equipa arsenalista sofreu uma lesão no gémeo da perna esquerda, no encontro da Liga Intercalar, frente ao FC Porto, e suspeita-se de uma contractura. Uma melhor avaliação da lesão só será efectuada hoje, quando a equipa iniciar a preparação para o jogo com o Leixões. Seja como for, é praticamente certo que o esquerdino vai falhar o primeiro treino da semana.

Fora das opções do técnico minhoto estão ainda Jorginho, João Tomás, Andrés Madrid e o guardião Ricardo, todos lesionados, além de Bruno Tiago, que continua em integração progressiva.

Para começar a preparar a "vingança" com o Leixões (na 1.ª volta os matosinhenses venceram por 3-0), os arsenalistas têm agendado para esta tarde (15.30) um treino à porta fechada. Vindo de dois triunfos consecutivos, o Sp. Braga pretende vencer para alcançar a melhor série de resultados no presente campeonato.



Eduardo por mais três anos
REUNIÃO COM SALVADOR DEU FRUTOS
      
O herói da Taça da Liga – Eduardo – tem tudo acordado com o Sp. Braga para prolongar até 2012 o vínculo que termina em 2009.

O guardião esteve na SAD no dia seguinte (18 de Fevereiro) à vitória sadina em Braga (3-2) e logo aí encontrou uma base de entendimento com António Salvador.

"Tivemos umas conversas. Quanto ao meu futuro, estou tranquilo", disse. Desde então, a renovação avançou e o regresso é certo.

RECORD