News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/03

Started by Olho Vivo, 20 de March de 2008, 03:24

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

DOIS JOGOS, O MESMO ONZE — MACHADO ENCONTROU A FÓRMULA DO SUCESSO

Faça o favor de repetir

Por Pascoal Sousa

REPETIR um onze foi algo a que Manuel Machado nunca se deu ao luxo. Até agora. Os jogos com o Nacional e a Naval confirmaram não só a retoma da equipa como a existência de um núcleo duro que dificilmente será desfeito.

Estabilidade. Eis a palavra-chave que explica o fim da crise e o início de um ciclo prometedor do Sp. Braga no Campeonato. O segredo foi não mexer em nada, ou seja, reforçar a confiança num onze que na Madeira deu provas de reunir os ingredientes certos para conduzir o clube minhoto até aos lugares europeus e que reforçou essa ideia ao golear a Naval, por 3-0, na última jornada.

No passado, tanto Jorge Costa como Manuel Machado nunca conseguiram repetir a equipa em jogos do Campeonato. Por vezes, a lesões e os castigos condicionaram as estratégias, mas houve casos em que o projecto de continuidade foi abandonado em nome do regresso de uma ou outra unidade capaz de conferir qualidade ao onze.

Até chegar a este ponto, o professor processou e filtrou todo o tipo de informação que a catadupa de jogos lhe foi transmitindo. Pelo caminho ficaram unidades como Madrid, Jorginho e João Tomás, lesionados, ou João Pinto, que rescindiu contrato. Entre tiros nos pés, alguma improvisação, como foi o caso da colocação de César Peixoto a número 10 e do avanço de Contreras para trinco, e apostas bem sucedidas, com Jaílson à cabeça, Machado encontrou finalmente a fórmula correcta para levar o Sp. Braga à Europa.

As experiências acabaram. Quem quiser entrar na equipa terá de batalhar para primeiro ser um suplente solidário e capaz de estimular a concorrência interna. E nenhum nome escapa: Roland Linz, o goleador da época, com 15 remates certeiros na Liga e Taça UEFA, passou a ser suplente de luxo. Até quando? Não se sabe...



Depois de amanhã

Linz parte para a Áustria

Roland Linz viaja, depois de amanhã, com destino à Áustria, para integrar o estágio da sua selecção, que na próxima quarta-feira defronta a Holanda, em Viena, em mais um jogo de preparação para o Campeonato Europeu. Esta chamada surge numa fase em que o avançado perdeu a titularidade para Jaílson e pode ser entendida como um voto de confiança do seleccionador austríaco no goleador. Linz esteve ontem em acção no jogo com o Leixões, para a Liga Intercalar (segundo golo consecutivo na prova), mas sabe que só estando a actuar ao mais alto nível poderá atingir o nível desejado no Europeu. Numa semana reservada às selecções, destaque, também, para as chamadas de Stélvio, Pizzi e Diego aos sub-19.




Paulo Santos regressou à competição

Um mês e dois dias depois do último jogo como titular — na derrota caseira, por 2-3, frente ao V. Setúbal —, Paulo Santos voltou a defender as redes do Sp. Braga, no jogo de ontem, frente ao Leixões, para a Liga Intercalar. A prova não é muito importante mas representou para Paulo Santos o reinício da luta pela titularidade, depois de um período em que esteve a recuperar de um problema físico antigo.





NOVO GUARDA-REDES — Chama-se Cristiano, é guarda-redes nas camadas jovens do Penalva do Castelo, e cumpre período de experiência nos juniores. Aproveitando o facto de Diego ter sido chamado à selecção de sub-19, o candidato a reforço mostrou-se ao mais alto nível, participando activamente no treino dos seniores. E a verdade é que revelou muita qualidade entre os postes, confirmando que o departamento de prospecção não... se enganou.






Sp. Braga arrasou

Festival e muita classe

Festival de golos em Braga, com o Leixões a ser cilindrado por uma primeira parte de enorme acerto dos bracarenses, os quais aos 20 minutos já venciam por 3-0.

A tarde negra de Marco na baliza, a inexperiência do bloco defensivo matosinhense e a mais-valia do ataque bracarense (Linz, Philco, Pedro e Matheus fizeram a diferença) explicam a diferença de rendimento e qualidade das equipas, acentuando-se a ideia de que o Sp. Braga vai investir forte nesta segunda fase da Liga Intercalar de forma a chegar ao topo da classificação.

in A BOLA

JotaCC

Paulo Jorge pregou susto

Numa semana que, em termos competitivos, será preenchida com a disputa de duas partidas da Liga Intercalar (Leixões, ontem, e FC Porto, amanhã), os jogadores que alinharam de início frente à Naval foram ontem poupados a  3um esforço adicional, treinando-se nos relvados de apoio do Estádio AXA. Numa sessão destinada a 13 jogadores, além do onze atrás referido, estiveram Bruno Tiago e o jovem guarda-redes Cristiano, que viu chegada a sua vez de treinar com o plantel principal pelas ausências de Paulo Santos e Dani Mallo, na Intercalar, de Ricardo, lesionado, e Diego, na Selecção Nacional Sub-19. Com Madrid, João Tomás e Jorginho entregues ao departamento médico, a recuperarem de diferentes lesões, foi Paulo Jorge a protagonizar a única nota de sensação num treino muito ligeiro. No decurso da peladinha em campo curto que encerrou o dia de trabalho - que se estendeu por cerca de 90 minutos -, Paulo Jorge chocou com Rodriguez e teve de ser assistido no joelho esquerdo, com o peruano a apresentar também queixas, mas depressa resolvidas. Pouco depois, o capitão já apresentou melhoras e acabou por terminar o treino sem mais queixas, com o regresso a acontecer hoje de manhã, numa sessão à porta fechada, já com a totalidade dos jogadores. Com o próximo jogo para a Bwin Liga à distância de uma semana, será tempo para corrigir detalhes técnico-tácticos , em véspera de recepção ao FC Porto para a Intercalar.

Madrid fez ressonância

O dia de hoje promete ser de revelações para o médio Andrés Madrid, que teve que parar de treinar no final da semana passada depois de voltar a sentir dores na coxa direita. Vítima de uma lesão muscular no passado mês de Dezembro, na mesma zona, interrompeu o esforço. Paralelamente, o jogador argentino foi ontem submetido a uma ressonância magnética, da qual se aguarda ainda o resultado, sendo que vai determinar o período de paragem do médio-defensivo. Ainda assim, e dado que não há competição antes do último fim-de-semana do mês, o jogador vai fazer um tipo de treino diferenciado, de modo a evitar (caso não se confirme nenhuma lesão) o aparecimento de qualquer situação que o obrigue a ter de ficar mais tempo sem competir. Numa época para esquecer do futebolista arsenalista, a aposta passa agora por minimizar os efeitos colaterais do desconforto sentido pelo jogador e proporcionar-lhe um final de temporada dentro do que são as ambições da equipa e das suas em particular.



Kalaba não chega antes de Abril


O médio zambiano Kalaba, com uma lesão num tornozelo, não pode jogar a primeira mão da segunda eliminatória da Liga dos Campeões Africanos, que oporá, no Sudão, o Al-Hilal ao Zesco United, clube que representa actualmente, mas espera recuperar para a segunda mão, no dia 5 de Abril. Assim sendo, só estará em Braga depois dessa data.

Linz na selecção

Linz parece ter cativado o seleccionador Josef Hickersberger, que voltou a convocá-lo para o próximo confronto dos austríacos, frente à Holanda, em jogo de preparação para ao Euro'2008. Linz, que soma 28 internacionalizações e cinco golos com a camisola do seu país, viaja no próximo sábado para Viena.

Stélvio e mais dois

O médio Stélvio Cruz, além de Diego e de Pizzi, voltou a integrar-se esta semana na Selecção Sub-19, desta feita para disputar o Torneio Internacional do Porto. O jogador não vai participar, por isso, em nenhum treino da equipa às ordens de Manuel Machado na semana em curso, sendo reintegrado logo após a Páscoa.^

Observação adiada

Aloísio Alves e Barroso, emissários no último fim-de-semana à Argentina, para observar jogadores, foram confrontados com uma situação inesperada no momento em que tentavam assistir ao San Lorenzo-Vélez Sársfield, pois o jogo foi suspenso devido a confrontos entre adeptos rivais.

INQUÉRITO ONLINE REALIZADO

NOS DIAS 18 E 19 DE MARÇO

P | Confirmada a recuperação, deverá Paulo Santos assumir a titularidade na baliza do Braga?

Kieszek a dono da baliza dos minhotos! Esta é a conclusão que reflecte as respostas à pergunta de O JOGO online sobre se Paulo Santos deveria ocupar o seu lugar na baliza, agora que recuperou da lesão nos adutores. Mais de metade dos inquiridos vota no guardião polaco para titular e deixa Dani Mallo como terceira opção a cargo de Manuel Machado.

SIM -8%

Não, deve continuar Kieszek - 53%

Não, deveria jogar o Dani Mallo - 9%

Nº de participantes: 805



Paulo Santos regressou à baliza

Paulo Santos foi titular da baliza do Braga frente ao Leixões, na sua estreia em encontros da Liga Intercalar, depois de ter passado um mês sem competir, devido a lesão. Um regresso que não lhe exigiu grande esforço, dada a fraca pontaria dos leixonenses num jogo que ficou resolvido na primeira parte.

Apesar dos muitos golos marcados não se tratou de um jogo deslumbrante, que valeu especialmente pela competição proporcionada a jovens jogadores que despontam nos dois clubes. No Braga, viu-se Philco e Pedro - este último, autor de dois golos - num andamento ofensivo muito produtivo, numa tarde de desacerto para o guardião leixonense, Marco. Os experientes Linz e Matheus ajudaram ao reforço de uma vantagem gerida sem dificuldade.

O Leixões começou a tentar diminuir a desvantagem na segunda parte, empurrado por Paulo Machado, que cobrou o canto que deu origem ao primeiro golo e fez o cruzamento para o segundo.

Braga 6 - Leixões 2

Estádio | 1º de Maio | Braga

Árbitro | Paulo Costa AF porto


Braga

Paulo Santos; Hugo (Rúben, INT), Breno, Sibidé e Miguelito; Vandinho (Rui Lopes, 60') e Frechaut; Matheus (Alex, 53'), Philco e Pedro; Linz (Forbes, 55')

T Manuel Machado


Leixões

Marco; Magalhães (Daniel, INT), Sonié, Ezequias e Sequeira (Oliveira, INT); Jorge Duarte, André Simões (Fernando, 75'), Arsénio (Paulo Machado, 30') e Jaime; Vieirinha (Diogo Valente, INT)e Nwoko

T António Pinto


Ao intervalo

5-1


Marcadores

1-0 Matheus 11'; 2-0 Matheus 16'g.p.; 3-0 Linz 20'; 4-0 Pedro 39'; 5-0 Philco 41'; 5-1Jaime 45'; 6-1Pedro 48'; 6-2 Diogo Valente 90'+2'


Cartões Amarelos: Nada a assinalar

Cartões Vermelhos: Nada a assinalar

OJOGO

JotaCC

Tudo muito simples para os minhotos


O Braga somou ontem a segunda vitória seguida na Liga Intercalar, desta vez sobre o Leixões (6-2), no jogo mais fácil que os minhotos tiveram até agora nesta competição. Foi, de facto, tudo demasiado simples para a equipa bracarense, que aos 20 minutos já ganhava por 3-0, graças a dois golos de Matheus e um de Roland Linz.

Composta por três juniores e um lateral adaptado a central (Ezequias), a defesa leixonense foi incapaz de travar os avançados arsenalistas na primeira parte. Já com o intervalo à vista, Linz assistiu Philco para o 4-0 e, logo a seguir, o jovem Pedro também colocou o nome na lista dos marcadores arsenalistas. Antes do descanso, Jaime ainda reduziu, mas o resultado já estava demassiado desnivelado...

No início do segundo tempo, o ritmo alucinante de golos para o Braga parecia continuar. Pedro voltou a marcar, aproveitando um erro do guarda-redes Marco, que fez uma exibição para esquecer, mas depois o Leixões conseguiu estancar o ataque minhoto. Nos instantes finais, Paulo Machado e Diogo Valente, que tinham entrado no decorrer da partida, construíram a jogada do segundo golo matosinhense, concluída pelo esquerdino.

JN

JotaCC

Goleada inspiradora
O Sp. Braga goleou o Leixões, por 6-2, num jogo em que a equipa esteve inspirada e que funcionou em jeito de teste para o jogo do campeonato.

Foi uma goleada inspiradora, numa tarde de glória para o Sp. Braga. Um teste que acabou por ser ultrapassado com nota excelente perante aquele que irá ser o próximo adversário dos arsenalistas na Liga Bwin. O Leixões mostrou pouca força e atitude para contrariar a avalancha ofensiva de um Sp. Braga inspirado, que entrou em campo com oito jogadores da equipa sénior. Manuel Machado fez alinhar Paulo Santos, Breno, Miguelito, Vandinho, Linz, Philco, Frechaut e Matheus no onze inicial, escolha que deu frutos cedo, já que do lado adversário a defesa tinha apenas juniores. Diferença que acabou por se tornar visível face à eficácia arsenalista e a ineficácia em termos ofensivos da equipa de Matosinhos.

A goleada começou a ser escrita aos onze minutos, numa jogada de envolvimento entre Vandinho e Matheus, que atirou certei-ro para o primeiro golo. Cinco minutos depois, Matheus bisou na partida na marcação de uma grande penalidade, assinalada por falta de Sequeira sobre Pedro.
Um 'frango' do guarda-redes Marco ofereceu o terceiro golo a Linz, aos 38 minutos, Pedro ampliou a vantagem para quatro e o quinto surgiu dos pés de Philco. Cinco golos em quarenta minutos de jogo. Antes do intervalo, Jaime reduziu a desvantagem. O sexto golo da casa teve assinatura de Pedro, mais uma vez o guardião Marco ficou mal na fotografia. Diogo Valente selou o resultado em 6-2.

CM

JotaCC

Dias de felicidade para Wender
VOLTOU AOS GOLOS E READQUIRIU CONFIANÇA PARA ASSALTO À EUROPA
      
Está muito longe dos 8 golos apontados na Liga 2006/07 (actualmente conta apenas com 2), mas a sua preponderância na equipa continua a ser evidente. Wender resistiu à troca de treinador e ao vendaval de críticas que assolou o plantel arsenalista. Falhou somente um jogo no campeonato e é um dos jogadores em clara ascensão. A prova disso foi a boa exibição frente à Naval – o seu primeiro clube em Portugal. Marcou o segundo tento dos bracarenses, a passe de Jaílson, e foi brindado com uma grande ovação no momento em que foi substituído por Matheus.

Apesar dos seus 32 anos, o extremo brasileiro continua a ser um dos indiscutíveis na equipa de Manuel Machado, não tendo "tremido" com a chegada de Matheus, supostamente um concorrente directo. A verdade é que, quando Matheus foi chamado ao onze, na Liga, Wender foi desviado para o lado direito do ataque. O mesmo não aconteceu na Taça UEFA, em Bremen, quando Manuel Machado optou por jogar em 4x4x2. Aí, o extremo que já passou pelo Sporting foi relegado para o banco de suplentes. Uma excepção a confirmar a regra.

Motivado

O momento é de felicidade para Wender e a presença dos dois filhos no treino de ontem é mais um indicador positivo. Sendo um dos símbolos do plantel, o brasileiro está mais empenhado do que nunca em garantir a presença na Europa. A prioridade é a UEFA, mas o sonho da Champions continua no horizonte dos arsenalistas. Afinal de contas, faltam sete finais...

RECORD

JotaCC

Sp. Braga e Gondomar goleiam na Intercalar     

A sétima jornada do Torneio de Primavera da Liga Intercalar, disputada hoje, rendeu 18 golos apesar de haver ainda um jogo em atraso.
Sp. Braga (6-2) e Gondomar (1-4) contribuíram para a «chuva» de golos, vencendo o Leixões e o Vit. Guimarães, respectivamente. Apesar da derrota por 4-1, em casa, o Vit. Guimarães permanece no primeiro lugar do Torneio de Primavera, agora com apenas um ponto de vantagem sobre o segundo classificado, o Gondomar, que goleou o conjunto de Manuel Cajuda por 1-4. Tinho (2), Norinho e Guerreiro marcaram os golos da equipa visitante, Fajardo apontou o único golo dos minhotos. O Sp. Braga recebeu e venceu o Leixões por 6-2, com Matheus e Pedro a bisarem numa partida em que Linz e Philco também facturaram. Jaime e Diogo Valente marcaram pela equipa de Matosinhos. No Olival, o FC Porto venceu o Penafiel por 2-1. Marco Aurélio e Mariano Gonzalez apontaram os golos dos «dragões», ao passo que Jean marcou para a equipa visitante. Tito e Malafaia marcaram os golos da vitória (2-0) do Varzim sobre o Boavista.
Resultados:
Vit. Guimarães – Gondomar, 1-4

Varzim – Boavista, 2-0

Sp. Braga – Leixões, 6-2

FC Porto – Penafiel, 2-1

Trofense – Desp. Aves (22 de Março)
Classificação:
1. Vit. Guimarães 15 pontos/ 6 jogos
2. Gondomar 14/ 6
3. Desp. Aves 13/ 6
4. Trofense 12/ 6
5. Leixões 11/ 6
6. Sp. Braga 10/ 6
7. FC Porto 9/ 5
8. Penafiel 5/ 7
9. Varzim 4/ 7
10. Boavista 2/ 7

MAIS ACTUAL