News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/02

Started by Olho Vivo, 20 de February de 2008, 03:09

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

MACHADO ACREDITA NA REVIRAVOLTA FRENTE AO WERDER BREMEN. É PRECISO UM MILAGRE?...

«Cambalhotas» há muitas!

Por PASCOAL SOUSA

Um estudo recente de uma equipa de cientistas da Universidade de Los Álamos, Estados Unidos, chegou a uma conclusão nada surpreendente: de todos os desportos no mundo, o futebol é o mais imprevisível no que toca a resultados. A história está aí para o provar e o Sp. Braga agarra-se a eventos especiais para acreditar no milagre da reviravolta frente ao Werder Bremen.

Em 1985/86, na Taça UEFA, o Real Madrid fez uma caminhada atípica: perdeu com o AEK, foi copiosamente goleado pelo Borussia de Monchengladbach, baqueou frente ao Neuchatel, Inter e Colónia. Mas chegou à final e venceu a competição. A reviravolta frente ao Borussia de Monchengladbach foi das mais sensacionais na história do futebol mundial: depois de perderem na Alemanha por 1-4, os merengues devolveram a humilhação ao vencerem os alemães por 5-1.

Casos como este acontecem com alguma frequência. São considerados eventos especiais, fenómenos que nem o mais fervoroso adepto antecipa, coisas que tornam o futebol num desporto imprevisível e emocionante. Aconteceu também na final da Champions, em 2005: a perder por 0-3, frente ao Inter, o Liverpool empatou o jogo em 16 minutos e na decisão por grandes penalidades ganhou aos italianos e ergueu o troféu.

Quase nada em aberto...

É nestes exemplos — mas há mais — que o Sp. Braga se agarra com a alma possível para desmentir quem diz que a eliminatória com o Werder Bremen está perdida. Na bolsa de apostas, três ou mais golos bracarenses garantem ao feliz contemplado umas férias antecipadas num paraíso perdido das Caraíbas.

O problema, no campo das estatísticas, é que o Sp. Braga gera percentagens muito baixas no que a uma possível cambalhota na eliminatória diz respeito.

«Está tudo em aberto», disse Manuel Machado no final do primeiro jogo, no Weserstadion. Tudo, não. Na melhor das hipóteses, estarão dois por cento em aberto, mas sempre é alguma coisa em futebol e nem os alemães podem cantar vitória por antecipação.

Ganhar 4-0 ao 20.º clube mais rico do Mundo, que tem Diego em grande forma, pode parecer uma ideia tão fantástica quanto disparatada. Será? Imaginem o que teria acontecido a Portugal, no Mundial de 1966, se tivesse baixado os braços quando a Coreia do Norte fez o 3-0. É bom lembrar às velhas e novas gerações que a Selecção Nacional venceu esse jogo por 5-3... Foi a conta que Deus fez.

De certeza que este desafio de boa memória para os lusitanos entrou no tal estudo da equipa de cientistas norte-americana, de Los Álamos, Novo México...



TAMBÉM VOCÊS?!

Há um pequeno detalhe nesta história das reviravoltas: o Werder Bremen também já conseguiu transformar um resultado desfavorável de 3-0 numa vitória concludente de 5-3. Aconteceu em 93/94, frente ao Anderlecht, na Liga dos Campeões. E não foi caso único. O passado do emblema alemão está repleto de registos sensacionais e recuperações miraculosas...



Algumas reviravoltas fantásticas

Portugal, 5-Coreia do Norte, 3

Na primeira meia hora, os coreanos venciam por 3-0. Eusébio apontou quatro golos, José Augusto marcou outro e Portugal avançou para as meias-finais do Mundial de 66

Leixões, 5-Chaux-de--Fonds, 0

Na época 61/62, os matosinhenses perderam 6-2 com os suíços, na primeira mão da Taça das Taças. Em casa, esmagou o adversário por 5-0 e apurou-se para os quartos-de-final da prova

Nigéria, 4-Brasil, 3

Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996: depois de ter gozado de confortável vantagem de 3-1, o Brasil permitiu o empate. A três minutos do apito final um golo de Kanu provocou a morte súbita dos canarinhos

Liverpool, 3-Milan, 3 (3-2, após g. p.)

Istambul, final da Champions de 2005. Os italianos chegaram facilmente aos 3-0, mas no reatamento o Liverpool empatou o jogo em apenas 16 minutos. Na decisão por penalties, os reds ganharam

Middlesbrough, 4-Steaua, 2

Em 2006, a equipa inglesa atingiu a final da Taça UEFA de forma espectacular: perdeu 1-0 em Bucareste e em casa foi surpreendida nos primeiros minu-tos com dois tentos dos rome-nos. Quando tudo parecia perdido, caíram quatro golos do céu!



Operado na próxima sexta-feira

Época terminou para Jorginho

Afinal, a lesão de Jorginho é muito mais grave do que o departamento médico do Sp. Braga previa. O brasileiro tem o resto da época perdida em virtude de uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que será corrigida na próxima sexta-feira, através de uma intervenção cirúrgica. Este tipo de lesões implica paragem competitiva que varia entre os três e os seis meses, portanto dificilmente Jorginho voltará a ser opção para Manuel Machado esta temporada. Em declarações à página oficial do clube na Internet, o médio lamentou o azar e manifestou confiança numa vitória do Sp. Braga sobre o Werder Bremen.



Diego em repouso

A comitiva do Werder Bremen chega, hoje, às 11.50 horas, a Portugal, com alguns problemas físicos na bagagem. Diego foi dispensado do treino de ontem para repor energias, mas a utilização do astro brasileiro no jogo de Braga não está em causa. O lateral-direito Pasanen não recuperou de lesão e é baixa certa. Owomoyela e Sanogo reintegraram os treinos e devem viajar com a equipa.

Protesto gera polémica

O blogue «Braga Sempre», um dos mais activos da cidade, está a preparar para o jogo de amanhã um movimento de protesto contra o treinador do Sp. Braga. «Traz um lenço e vem dizer adeus a Manuel Machado» é o lema desta campanha na Internet que deixou ainda mais dividida a família bracarense. Na resposta, muitos adeptos prometeram levar ao Estádio AXA cachecóis e bandeiras para apoiar incondicionalmente a equipa.

Linz em diferido

O canal público austríaco ORF está na Cidade dos Arcebispos para fazer uma reportagem sobre a carreira de Linz no Sp. Braga. O avançado levou os compatriotas a passear pela zona do Bom Jesus e falou sobre as suas expectativas no próximo Campeonato Europa, organizado pela Suíça e Áustria. A BOLA teve o privilégio de participar neste pequeno documentário e dizer de sua justiça sobre o goleador bracarense.

Jogo na Sport TV

A Sport TV, que já tinha transmitido em directo o desafio da primeira mão, assegurou os direitos de transmissão do jogo que se disputa amanhã, às 21.30 horas, em Braga.



TORONTO, DA MAJOR LEAGUE SOCCER, PODE SER DESTINO FINAL DO VETERANO

João Pinto na América

Aos 36 anos, João Pinto poderá fazer companhia a Abel Xavier na Major League Soccer (MLS), a Liga de futebol norte-americana. O médio criativo viajou no início desta semana para os Estados Unidos, autorizado pela SAD do Sp. Braga, para se inteirar de várias propostas que lhe chegaram de clubes que competem naquela Liga.

O Toronto FC, emblema canadiano que disputa a MLS e tem fortes ligações à comunidade portuguesa, é um dos interessados, mas não o único. António Salvador, presidente do Sp. Braga, confirmou a dispensa temporária de João Pinto, mas apenas até amanhã, altura em que terá de reintegrar os trabalhos do plantel. «Concedemos-lhe três dias para tratar desse assunto», disse a A BOLA.

Em cima da mesa está a possibilidade de João Pinto antecipar o fim da ligação aos bracarenses, caso se confirme a sua transferência iminente para o futebol norte-americano. João Pinto acaba contrato com o Sp. Braga no final da época, mas existe entendimento tácito entre as partes que permitirá a saída do antigo internacional a custo zero.

Por agora, a MLS parece ser a alternativa mais agradável para João Pinto, que tem também cotação elevada nos mercados da Arábia Saudita, Catar e Kuwait. Recentemente, o jogador manifestou o desejo de concluir a carreira em mercados emergentes, anunciando que este seria o último ano no futebol português.

O anúncio público despertou a atenção da Major League Soccer, onde jogam várias estrelas, como o inglês David Beckham, companheiro de Abel Xavier nos LA Galaxy.

O extenso currículo de João Pinto torna-o num candidato natural ao sonho americano: duas vezes campeão de Mundo de sub-20, em 1989 e 1991, o grande artista sagrou-se campeão nacional pelo Benfica e Sporting, conquistando quatro Taças de Portugal e uma Supertaça. No total, João Pinto disputou 476 jogos na Liga portuguesa (115 golos), 57 na Taça de Portugal (20 golos) e 77 nas competições europeias (15 golos). Foi 81 vezes internacional A por Portugal e apontou 23 golos na Selecção Nacional.

No Sp. Braga, conheceu rendimento elevado na última época: 37 jogos nas várias competições em que o clube esteve envolvido. Nesta temporada, uma lesão afastou-o da equipa, mas ainda assim disputou 14 desafios em quatro provas diferentes.



Bremen visita Braga

Diego em dúvida

O internacional brasileiro Diego corre o risco de não acompanhar a comitiva do Bremen que chega hoje a Braga, onde amanhã disputa o jogo da segunda mão respeitante aos 16 avos-de- final da Taça UEFA. Diego não se treinou nos últimos dias devido a uma distensão muscular na região inguinal e Thomas Schaaf, técnico da equipa alemã, preferirá não correr riscos antes do jogo da Bundesliga com o Frankfurt. Já Borowski e Owomoyela, recuperados de lesão, estarão aptos para viajar até Portugal e serão boas opções para a equipa inicial.

O Werder Bremen visita Braga em relativo desafogo, pois a semana passada bateu a equipa portuguesa por 3-0 no jogo da primeira mão.

in A BOLA

JotaCC

João Pinto no Canadá para reforçar o Toronto


Quando há um mês confessou o desejo de experimentar a Liga dos Estados Unidos (Major League Soccer) e até colocar por lá um ponto final na sua longa carreira, João Pinto não falou de ânimo leve. Pouco utilizado nesta época em Braga, o camisola 10 percebeu rapidamente que o seu tempo em Portugal estava próximo do fim e nem hesitou assim que surgiu o primeiro convite do outro lado do Atlântico. Tido como o melhor clube de futebol do Canadá - e jogando na Liga norte-americana -, o FC Toronto será a nova paragem do internacional português. Autorizado a ausentar-se dos treinos do Braga até hoje para "resolver assuntos particulares", conforme foi transpirado para o exterior, João Pinto voou para o Canadá na segunda-feira e o seu futuro poderá já estar definido, depois de ter cumprido um período de testes e de se ter submetido a uma bateria de exames médicos para comprovar a sua condição física. Aos 36 anos, João Pinto está assim em vias de se tornar na nova estrela do FC Toronto, que já tinha nas suas fileiras o sérvio Milosevic (ex-Osasuna), e naturalmente da apetecível (pelos dólares) Liga americana, onde se cruzará com o inglês David Beckham e o português Abel Xavier, ambos dos L.A. Galaxy. A viagem-relâmpago do avançado foi dominada por total secretismo, mas a sua possível transferência já era ontem noticiada pelo diário canadiano Globe, dando conta ainda de que o central Julian Barragan e o médio Johnnier Montano também treinaram à experiência. A jornada inaugural da Liga americana está marcada para 29 de Março, pelo que João Pinto deverá regressar ao Canadá muito em breve para assinar contrato, na eventualidade de ter causado boa impressão.

A segunda emigração

Depois de uma experiência frustrada no Atlético Madrid, logo após o título de campeão do Mundo de Sub-20 em Riade, João Pinto tentará ser feliz pela segunda vez na condição de emigrante. Em Portugal já não tem nada a provar. Além de ter vencido o Mundial de Lisboa de Sub-20, ganhou uma Taça de Portugal pelo Boavista e festejou o título de campeão nacional por Benfica e Sporting.

SAD poupa em salários

A iminente transferência de João Pinto para o futebol norte-americano representará para o Braga uma significativa injecção de oxigénio em termos financeiros, pois a massa salarial do avançado era das mais elevadas do plantel arsenalista. Uma parte dos seus vencimentos era suportada por instituições financeiras, mas a sua condição de jogador pouco utilizado começava a tornar-se num problema para os cofres da SAD, que agora poderá poupar quatro meses de salários bem pesados.



Terminou a época para Jorginho



Um dos "motores" do meio campo arsenalista "parou" e vai continuar assim pelo menos nos próximos seis meses, em conclusão de uma lesão estúpida, sofrida sem a intervenção de nenhum adversário, no passado domingo, frente ao Setúbal. Submetido na segunda-feira a uma ressonância magnética ao joelho esquerdo - numa altura em que se acreditava poder não ser mais do que um estiramento - o pior dos cenários concretizou-se, tendo-lhe sido diagnosticada uma rotura dos ligamentos cruzados, a versão pior das lesões ligamentares. O jogador deslocou-se ontem à tarde ao Estádio AXA para ser confrontado com o resultado do exame e tomar consiciência do que vão ser os seus próximos seis meses - tempo habitualmente necessário para uma recuperação em pleno -, sendo certo que muito em breve será submetido a uma intervenção cirúrgica para recompor os ligamentos afectados no movimento de torção que provocou a lesão. Penúltimo reforço da pré-época minhota - depois de uma guerra da SAD minhota com o Belenenses e Guimarães, que também o pretendiam - Jorginho vê assim, de forma abrupta, terminar um contributo para a equipa, sabendo de antemão que só no início da próxima época - Agosto - deverá voltar a reunir condições físicas para regressar à competição. Um dos jogadores mais influentes da equipa desaparece do onze numa fase de grande intranquilidade e, curiosamente, no mesmo dia em que se ficou a saber que o outro criativo dos minhotos - João Pinto - está de partida para a Major League, integrando o plantel do Toronto.

Dar força na hora da dor

Jorginho esteve ontem à tarde no Estádio AXA, onde se deslocou na companhia da filha, para tomar conhecimento de uma realidade que, a meio da tarde, já desconfiava poder estar a acontecer. Na hora da tristeza foi com palavras de incentivo ao grupo de trabalho que reagiu ao infortúnio que o atacou. "Estou triste por não poder ajudar, mas tenho a certeza que os meus companheiros vão dar tudo pelos objectivos e lutar sempre pelas vitórias. As coisas não têm corrido bem, mas este é um grupo forte, que vai dar a volta à situação já no próximo jogo", disse, deixando ainda a promessa de ser uma presença diária no balneário a incentivar os colegas.


Fechado até na véspera

O mínimo que se pode dizer do regime de treino que Manuel Machado está a levar a cabo para preparar a partida da segunda "mão" da Taça UEFA, é que traduz uma crença de poder fazer reverter a eliminatória a favor dos minhotos. Por isso, o último treino será à porta fechada, excepção feita aos 15 minutos iniciais, abertos para a recolha de imagens. À tarde (17h30), o técnico estará disponível para fazer a antevisão do jogo com o Werder Bremen.

INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 18 E 19 DE FEVEREIRO
Quem deve o técnico do Braga, Manuel Machado, utilizar no lugar de Jorginho frente ao Werder Bremen?

Há muito ausente das convocatórias de Manuel Machado, João Pinto foi o escolhido pelo adeptos para ocupar a posição de Jorginho no onze do Braga na partida de amanhã com o Werder Bremen, "esmagando" as outras possibilidades levantadas: Vandinho e César Peixoto. Mal sabiam os leitores que João Pinto já rumava... ao Canadá

João Pinto

71%

Vandinho

16%

César Peixoto

13%

Nº de participantes: 550



Diego protegido de esforços


A condição física de Diego é a grande preocupação do Werder Bremen. O camisola 10 tem andado numa verdadeira roda viva nas últimas duas semanas, desdobrando-se entre jogos da Bundesliga, Taça da Alemanha e Selecção do Brasil, e a equipa técnica achou por bem poupá-lo do último treino realizado na Alemanha. Estar em gestão de esforço não significa, todavia, que será uma carta fora do baralho para o duelo de amanhã, na segunda mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA, sendo certo que o internacional brasileiro, um dos jogadores mais utilizados pelo treinador Thomas Schaaf, voa esta manhã com a equipa germânica para Portugal.

Depois da vitória sobre o Nuremberga, em mais uma jornada da Bundesliga, reina a confiança no esquadrão do português Hugo Almeida e os regressos aos treinos dos médios Tom Borowski e Patrick Owomoyela, já recuperados das respectivas lesões, devem ser encarados pelo Braga como novas ameaças. Já o avançado Boubacar Sanogo subiu ao relvado somente para efectuar um treino ligeiro, estando assim em dúvida para o assalto à Pedreira. Face às limitações do costa-marfinense, tudo leva a crer que Hugo Almeida voltará a formar dupla no ataque com Markus Rosenberg.


OJOGO

JotaCC

Jorginho parado até ao final da época


A lesão sofrida por Jorginho no jogo de domingo passado com o V. Setúbal é mais grave do que supunha e afastará o médio da competição até ao fim desta época. Após os exames realizados ontem, ficou a saber-se que o brasileiro sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, um cenário que afasta qualquer hipótese de regresso aos relvados durante a presente temporada. Recorde-se que o ex-portista teve de ser substituído ainda na primeira parte do encontro com a equipa sadina, pensando-se, na altura, que tinha sofrido apenas uma entorse.

Naturalmente, Jorginho não participou no treino realizado ontem, ao final da tarde, pelo plantel às ordens de Manuel Machado, no relvado principal do Estádio AXA, onde amanhã o Braga recebe o Werder Bremen, na segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Bruno Tiago, que continua a recuperar da lesão sofrida na pré-época, e João Pinto, que está nos Estados Unidos com autorização da SAD bracarense (ver texto em cima), foram os outros ausentes da sessão, decorrida à porta fechada, a exemplo do que tem acontecido nos últimos dias.

Hoje, o plantel arsenalista treinará de manhã (10 horas), mas Manuel Machado só fará a antevisão da partida com o Werder Bremen à tarde (17.30 horas), numa medida de cortesia para com a equipa alemã, já que na primeira mão os dois treinadores também fizeram as conferências de imprensa na mesma altura.

Acompanhada por cerca de 500 adeptos, a comitiva do Werder Bremen chega a Portugal de manhã e rumará de imadiato a Guimarães, onde ficará alojada na véspera do jogo. Às 19.30 horas, a equipa germânica fará o habitual treino de adaptação ao relvado e iluminação do Estádio AXA. O jogo de amanhã à noite (21.30 horas), que não está a atrair muita atenção por parte dos sócios e adeptos bracarenses, será arbitrado pelo belga Serge Gumienny.

JN

JotaCC

João Pinto está nos EUA a assinar pelo Toronto FC
João Pinto encontra-se nos Estados Unidos da América, desde segunda-feira, devidamente autorizado pela SAD arsenalista. O avançado está a negociar contrato com o Toronto FC, equipa da Liga Profissional Norte Americana.

João Vieira Pinto está em vias de deixar o Sporting Clube de Braga. O médio internacional português encontra-se nos Estados Unidos da América (EUA), desde segunda-feira, mais propriamente em Miami, acompanhado pela sua esposa Marisa Cruz, e está a negociar a sua transferência pa-ra o Toronto FC, equipa da Liga Profissional Norte Americana (MLS).

O jogador viajou em busca do "sonho americano" com o conhecimento e devidamen-te autorizado pela SAD do Sporting Clube Braga.
Se João Pinto chegar a acordo com o Toronto FC, regressa nos próximos dias a Portugal, para acertar, em definitivo, a desvinculação ao emblema bracarense, com quem tem contrato até ao final da presente temporada. E volta de imediato para os EUA, porque a época desportiva americana começa a 28 de Março.

João Pinto, médio de 36 anos, já tem tudo acertado com o Sp. Braga para rumar para os EUA, numa transferência que não acarreterá despesas-extra para nenhuma das parte. O Sp. Braga liberta o jogador, que esta época não está a ser preponderante como no ano passado, e poupa assim uns 'trocos' aos cofres do clube.
Com Jorginho KO, João Pinto tinha agora uma boa hipótese para reaparecer, amanhã, frente ao Werder Bremen como o maestro da equipa, mas o n.º 10 não está sequer a treinar. O jogador é esperado esta quinta-feira, em Braga.


"Chapa 4" ao W. Bremen ...sonhar ainda é de graça

Anular amanhã uma desvantagem de três golos, frente ao Werder Bremen, parece uma tarefa digna de Hércules. A equipa do Sp. Braga terá de fazer 'o jogo da sua vida' se quiser dar a volta aos alemães. Há sempre uma primeira vez...
O Sporting de Braga fechou-se em "copas" para preparar o jogo europeu de amanhã com o Werder Bremen, da 'segunda mão' dos dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA. Treinos à porta fechada, sem ruidos de fundo, apelam à concentração máxima dos jogadores nas lições do 'prof', exac-tamente o que tem faltado nos últimos jogos, com a equipa a vacilar de todos os modos e feitios, especialmente no plano defensivo, cometendo erros de palmatória no resguardo da baliza de Paulo Santos, que têm custado demasiado caro. E a continuar a sofrer golos assim, não há estratégia que resista... e pouco importa desperdiçar penalties lá na frente.

Esgotado, aparentemente, o plano A — 4x2x3x1, que é a táctica predilecta de Manuel Machado — e o plano B  — 4x1x2x1x2, táctica en- saiada especificamente para Weserstadion —, Manuel Machado terá de pensar num plano C (Linz no ata-que e fé em Deus) para anular desvantagem de três golos (algo enganadora, aliás) trazida da 'primeira mão'.
Que a missão parece impossível, não é novidade. Mas salvo as devidas diferenças (e são mais do que muitas!!), o Braga já aplicou esta época a "chapa 4", em casa, para a Taça UEFA. Bateu os suecos do Hammarby, por 4-0, na pré-eliminatória de acesso à fase de grupos. Na época transacta, cilindrou pelo mesmo scoore, os checos Slovan Liberec, na fase de grupos.

Naturalmente, que o Werder Bremen — segundo classificado da Bundesliga — é "outra fruta", e o Sp. Braga terá que fazer o jogo da sua vida se quiser dar a volta à eliminatória, e ao gigante "non grato" Tim Wiese. E se calhar, nem assim, passa.
Mas, por vezes, os sonhos tornam-se realidade, e o 'catalizador', desta vez, está obrigatoriamente do lado dos jogadores do Sp. Braga.

CM

JotaCC

#4
João Pinto volta a emigrar?

João Pinto, jogador do Braga, está nos EUA, para prestar provas nos canadianos do Toronto FC
O futebolista do Sporting de Braga João Vieira Pinto encontra-se nos Estados Unidos, onde poderá vir a assinar contrato com o Toronto FC, clube canadiano que disputa o principal campeonato norte-americano.

O avançado arsenalista já não participou no treino que a equipa realizou terça-feira, à porta fechada, e deverá prestar provas durante os próximos dias no Toronto FC.

A viagem do atleta foi confirmada à Agência Lusa, esta terça-feira, por uma fonte arsenalista, que adiantou que o atleta a realizou "devidamente autorizado" e para "tratar de assuntos pessoais".

Com 36 anos de idade, e afastado da competição desde Dezembro de 2007, João Pinto poderá, assim, iniciar uma nova etapa na sua já longa carreira futebolística, se chegar a acordo com o Toronto FC.
 

Braga prepara recepção ao Werder Bremen

O Sporting de Braga prossegue a preparação do jogo da 2.ª mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, com os alemães do Werder Bremen, que, na 1.ª mão, na Alemanha, sairam vencedores, por 3-0
O avançado do Sporting de Braga Jorginho sofreu uma rotura de ligamentos, no jogo com o Vitória de Setúbal, no passado domingo, em jogo da Primeira Liga, e vai falhar os próximos compromissos da equipa bracarense.

O plantel arsenalista prosseguiu, terça-feira, à porta fechada, a preparação do encontro com o Werder Bremen, da Taça UEFA, agendado para as 21:30 de quinta-feira.   


Quarta-feira há nova sessão de trabalho matinal, igualmente à porta fechada. Às 17:30, no Estádio Municipal, Manuel Machado abordará a partida com o Werder Bremen
 
RTP

JotaCC

Rotura de ligamentos trama Jorginho
AVANÇADO LESIONOU-SE FRENTE AO V. SETÚBAL
         
O avançado do Sporting de Braga Jorginho sofreu uma rotura de ligamentos no jogo com o Vitória de Setúbal, no passado domingo, em jogo da Liga, e vai falhar os próximos compromissos da equipa.

Realizados os exames complementares, estes acabaram por confirmar "uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo", segundo o site oficial bracarense.

Jorginho, um dos habituais titulares arsenalistas, terá uma previsivelmente longa ausência da competição, numa altura em que a equipa entra num ciclo de jogos complicados: Werder Bremen, Benfica e Guimarães.

Treinos à porta fechada

O plantel arsenalista prosseguiu, hoje, à porta fechada, a preparação do encontro com o Werder Bremen, da Taça UEFA, agendado para as 21:30 de quinta-feira.

Hoje há nova sessão de trabalho matinal, igualmente à porta fechada. Às 17:30, no Estádio Municipal, Manuel Machado abordará a partida com o Werder Bremen, que derrotou os minhotos por 3-0 na primeira mão.

RECORD

JotaCC

Confirmada rotura de ligamentos a Jorginho que vai ficar fora pelo menos três jogos 

O avançado do Sporting de Braga Jorginho sofreu uma rotura de ligamentos no jogo com o Vitória de Setúbal, no passado domingo, em jogo da Liga de futebol, e vai falhar os próximos compromissos da equipa bracarense.

Realizados os exames complementares, estes acabaram por confirmar uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Desta forma, Jorginho, um dos habituais titulares dos bracarenses vai estar fora da competição durante algum tempo, numa altura em que a equipa entra num ciclo de jogos complicados: Werder Bremen, Benfica e Vit.Guimarães.

O plantel arsenalista realiza hoje uma nova sessão de trabalho matinal, à porta fechada e às 17:30, no Estádio Municipal, Manuel Machado abordará a partida com o Werder Bremen

Quanto aos alemães, chegam esta manhã a Portugal e viajam para Guimarães, onde ficam instalados, treinando, às 19:30 no Municipal bracarense, com a conferência de imprensa do seu treinador agendada para as 19:00.


João Pinto pode estar a caminho do Canadá para representar o Toronto.     

O futebolista do Sporting de Braga João Vieira Pinto encontra-se nos Estados Unidos onde poderá vir a assinar contrato com o Toronto FC, clube canadiano que disputa o principal campeonato norte-americano.

O avançado arsenalista já não participou no treino que a equipa realizou ontem, à porta fechada, e deverá prestar provas durante os próximos dias no Toronto FC.

A viagem feita pelo atleta foi confirmada ontem à Agência Lusa por uma fonte arsenalista, que adiantou que o atleta a realizou devidamente autorizado e para tratar de assuntos pessoais.

Com 36 anos de idade, e afastado da competição desde Dezembro de 2007, João Pinto poderá, assim, iniciar uma nova etapa na sua já longa carreira futebolística.

João Pinto lesionou-se na partida que o Sporting de Braga disputou na Camacha, no dia 9 de Dezembro de 2007, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal e, desde então, apenas participou, no dia de 23 de Janeiro, num jogo da Liga Intercalar, frente ao Gondomar.

Para o campeonato, o último jogo em que participou foi frente ao Marítimo, disputado no dia 2 de Dezembro, naquela que foi a última vitória caseira (2-1) dos arsenalistas.


Andebol: Liga Halcon na hora de todas as decisões     

As atenções da 21.ª e penúltima jornada da Liga Halcon viram-se para o Minho onde esta noite se realizam dois jogos de capital importância.

No Pavilhão Flávio Sá Leite, o ABC recebe o Sp.Horta enquanto, em Priscos, o ISAVE defronta o S.Bernardo, num jogo de capital importância para os pupilos de Obradovic.

A vitória das duas equipas minhotas determinará, de imediato, o que o ISAVE garanta o oitavo lugar e a entrada no 'play-off', em prejuízo do Sp.da Horta.

Com o primeiro lugar asegurado, Jorge Rito promete muito profissionalismo.


ABC-Sporting da Horta e ISAVE-São Bernardo, duas partidas com apito inicial agendado para as nove e meia da noite.


ANTENA MINHO

JotaCC

Diego não defronta Braga

O Werder Bremen não vai poder contar com Diego para a segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, frente ao Sporting de Braga, uma vez que o "playmaker" ainda se encontra a recuperar de uma lesão.

Poupado
O internacional brasileiro, de 22 anos de idade, esperava poder recuperar a tempo de alinhar no encontro da Taça UEFA, mas a verdade é que não conseguiu debelar a tempo uma infecção do osso púbico, que o tem afectado desde Janeiro. "Quanto mais esforço faço, mais problemas sinto", disse o antigo jogador do FC Porto. O influente médio vai ser poupado para a viagem desta quinta-feira a Portugal, onde o Bremen irá defender uma vantagem de 3-0, mas está optimista quanto à possibilidade de jogar frente ao Eintracht Frankfurt, em partida da Bundesliga agendada para sábado. Diego marcou dez golos em 20 partidas do presente campeonato alemão.

UEFA


JotaCC

Sporting de Braga
João Pinto nos Estados Unidos



João Pinto está perto de assinar pelo Toronto FC. O jogador do Sp. Braga já partiu para os Estados Unidos para estudar a proposta do clube da liga norte-americana.

Confrontado pelo CM, João Pinto negou a transferência. Contudo, o CM sabe que pode assinar até ao fim da semana e que a esposa, Marisa Cruz, vai falhar a gala da TVI por se encontrar nos Estados Unidos.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Werder Bremen em Braga sem Diego, mas com um Hugo Almeida confiante

O Werder Bremen chegou hoje ao Porto sem o internacional brasileiro Diego, mas com um Hugo Almeida determinado em qualificar os germânicos para os oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol, afastando, assim, o Sporting Braga na quinta-feira.
"Não vai ser fácil, mas vamos tentar marcar mais golos para resolvermos logo tudo", disse Hugo Almeida, cuja equipa traz uma confortável vantagem de três golos (3-0) da primeira "mão".

O jovem internacional português sabe, no entanto, que todas as cautelas são poucas: "Um avanço de três golos é muito grande, mas no futebol nunca se sabe. De qualquer forma, vamos fazer tudo para ganhar".

O Werder Bremen tem um calendário apertado, pois, após o desafio de quinta-feira em Braga, joga logo no sábado frente ao Eintracht Frankfurt, em jogo da Liga alemã.

"É cansativo, mas tem de ser. Estamos preparados para ganhar quinta e sábado", vincou.

Hugo Almeida desejou as melhoras ao "grande amigo" Jorginho (o bracarense sofreu uma rotura de ligamentos), esperando que o antigo companheiro no FC Porto "recupere rápido".

A ausência de Diego, devido a uma inflamação num osso, vai ser sentida, "pela forma como ele tem ajudado a ganhar jogos".

A ideia é partilhada pelo brasileiro Naldo, que marcou o primeiro golo no desafio da Alemanha: "Desde que chegou ao Werder Bremen que tem mostrado imensa qualidade, mas o treinador tem outras opções que querem conquistar o seu espaço na equipa".

Em relação ao jogo, o "canarinho" diz que o Werder Bremen vem a Portugal "com alguma tranquilidade", devido a uma "vantagem boa", mas adverte que "é necessário manter o pé no chão para dar certo".

Em bom português, o presidente Jurgen Ludger Born elogiou Hugo Almeida – "é muito boa pessoa e um excelente desportista" – e disse esperar "um jogo difícil".

"Se o Braga fizer um golo rápido e marcar de novo antes do intervalo complica sempre. No futebol tudo é possível", vincou, adiantando que há oito anos esteve em Guimarães a observar Fernando Meira, que entretanto foi contratado pelo rival Estugarda.

Ao site do Werder Bremen, Diego revelou que o seu problema "não é fácil de debelar", pelo que seria "muito extenuante disputar dois desafios com apenas um dia de intervalo", e prometeu, no entanto, ajudar a equipa a vencer sábado o Frankfurt.

O treinador Thomas Schaaf trouxe a Portugal os futebolistas Hugo Almeida, Wiese, Boenisch, Naldo, Baumann, Vranjes, Fritz, Rosenberg, Özil, Tosic, Owomoyela, Klasnic, Sanogo, Jensen, Borowski, Schindler, Mertesacker, Vander, Harnik e Kruse.

LUSA

JotaCC

Braga-Werder Bremen: Hugo Almeida não concederá facilidades aos bracarenses

O Werder Bremen chegou hoje ao Porto sem o internacional brasileiro Diego, mas com Hugo Almeida determinado a qualificar os germânicos para os oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol, afastando amanhã o Braga, que parte para esta segunda mão com três golos de desvantagem trazida da Alemanha. "Não vai ser fácil, mas vamos tentar marcar mais golos para resolvermos logo tudo", disse Hugo Almeida. O jovem internacional português sabe, no entanto, que todas as cautelas são poucas: "Um avanço de três golos é muito grande, mas no futebol nunca se sabe. De qualquer forma, vamos fazer tudo para ganhar". O Werder Bremen tem um calendário apertado, pois, após o desafio de amanhã em Braga, joga logo no sábado com o Frankfurt, em jogo da Bundesliga. "É cansativo, mas tem de ser. Estamos preparados para ganhar quinta e sábado", vincou. Hugo Almeida desejou as melhoras ao "grande amigo" Jorginho (o bracarense sofreu uma rotura de ligamentos), esperando que o antigo companheiro no FC Porto "recupere rápido". A ausência de Diego, devido a uma inflamação num osso, vai ser sentida, "pela forma como ele tem ajudado a ganhar jogos". A ideia é partilhada pelo brasileiro Naldo, que marcou o primeiro golo no desafio da Alemanha: "Desde que chegou ao Werder Bremen que tem mostrado imensa qualidade, mas o treinador tem outras opções que querem conquistar o seu espaço na equipa". Em relação ao jogo, Naldo diz que o Werder Bremen vem a Portugal "com alguma tranquilidade", devido a uma "vantagem boa", mas adverte que "é necessário manter o pé no chão para dar certo". Em bom português, o presidente Jurgen Ludger Born elogiou Hugo Almeida – "é muito boa pessoa e um excelente desportista" – e disse esperar "um jogo difícil". "Se o Braga fizer um golo rápido e marcar de novo antes do intervalo complica sempre. No futebol tudo é possível", vincou, adiantando que há oito anos esteve em Guimarães a observar Fernando Meira, que entretanto foi contratado pelo rival Estugarda. Ao site do Werder Bremen, Diego revelou que o seu problema "não é fácil de debelar", pelo que seria "muito extenuante disputar dois desafios com apenas um dia de intervalo", mas prometeu ajudar a equipa a vencer sábado o Frankfurt. O treinador Thomas Schaaf trouxe a Portugal os futebolistas Hugo Almeida, Wiese, Boenisch, Naldo, Baumann, Vranjes, Fritz, Rosenberg, Özil, Tosic, Owomoyela, Klasnic, Sanogo, Jensen, Borowski, Schindler, Mertesacker, Vander, Harnik e Kruse.

O JOGO

JotaCC

Hugo Almeida: «Fazer mais golos»
WERDER BREMEN JÁ ESTÁ EM PORTUGAL
      
A comitiva do Werder Bremem, sem Diego que ficou na Alemanha, já se encontra em Portugal tendo em vista o jogo com o Sp. Braga. Hugo Almeida disse, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que "é sempre bom voltar a casa".

Apesar de reconhecer que o 3-0 da 1.ª mão dá "um grande avanço" ao Werder Bremen, Hugo Almeida afirmou que a formação alemã vem a Braga para "fazer mais golos porque no futebol nunca se sabe" o que pode acontecer.


Naldo: «Manter o pé no chão para dar certo»
BRASILEIRO PRUDENTE APESAR DA VANTAGEM CONFORTÁVEL
         
Naldo, autor do primeiro golo no jogo da 1.ª mão na Alemanha, reconheceu que o Werder Bremen vem a Portugal "com alguma tranquilidade", devido a uma "vantagem boa", mas deixou a advertência que "é necessário manter o pé no chão para dar certo".

O brasileiro comentou também a ausência de Diego: "Desde que chegou ao Werder Bremen que tem mostrado imensa qualidade, mas o treinador tem outras opções que querem conquistar o seu espaço na equipa".



Jurgen Born: «Hugo Almeida é excelente desportista»
PRESIDENTE DO WERDER BREMEN ESPERA JOGO DIFÍCIL
      
Jurgen Ludger Born, presidente do Werder Bremen, elogiou Hugo Almeida na chegada a Portugal, dizendo que "é muito boa pessoa e um excelente desportista".

Born espera "um jogo difícil", amanhã na 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

"Se o Braga fizer um golo rápido e marcar de novo antes do intervalo complica sempre. No futebol tudo é possível", vincou, adiantando que há oito anos esteve em Guimarães a observar Fernando Meira, que entretanto foi contratado pelo rival Estugarda.

RECORD

JotaCC

Werder Bremen está em Braga para "resolver tudo"

A equipa alemã chegou a Portugal determinada a afastar o Sporting de Braga no jogo de quinta-feira e a conseguir a qualificação para os oitavos-de-final da Taça UEFA.

O internacional português Hugo Almeida avisa que o Werder Bremen vai "tentar marcar mais golos para resolver logo tudo, porque sabemos que não vai ser fácil o jogo em Braga".

Apesar de os alemães trazerem três golos de avanço da primeira mão, Hugo Almeida prefere ser cauteloso: "no futebol nunca se sabe, tudo é imprevisível".

O brasileiro Diego é uma das baixas na formação do Werder Bremen. Devido a uma inflamação num osso, o jogador foi poupado para poder entrar em campo no sábado frente ao Eintracht Frankfurt, em jogo da Liga alemã.

O internacional português considera que "Diego está numa excelente forma", e por isso "é lógico que é uma grande baixa".

Quanto ao bracarense Jorginho, que sofreu uma rotura de ligamentos, Hugo Almeida deseja uma rápida recuperação ao antigo colega no FC Porto.

RTP

JotaCC

W. Bremen em Braga sem Diego: «Temos vantagem grande», diz Hugo Almeida

O Werder Bremen chegou esta manhã a Portugal, para defrontar o Sp. Braga na quinta-feira. A formação germânica apresenta-se com uma vantagem de três golos (3-0), alcançada na primeira mão. Como tal, Diego foi poupado e ficou na Alemanha.

Por seu turno, o avançado Hugo Almeida viajou com a comitiva germânica e manifestou a confiança da sua equipa para o confronto com os arsenalistas.

«Vamos tentar marcar mais golos para resolver logo a eliminatória, sabendo que iremos disputar um jogo difícil. Temos uma vantagem, mas no futebol nunca se sabe», referiu o internacional português.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Machado: «Se sair não custarei nem mais um tostão»
TREINADOR CLARIFICA POSIÇÃO EM ALTURA DIFÍCIL
   
      
Em período conturbado do clube, Manuel Machado quis deixar bem clara a sua posição, face a alguns comentários na comunicação social: "Se a SAD entender que o treinador deve sair, o treinador não custará nem mais um tostão."

Solicitando sempre o apoio dos sócios e adeptos - cuja insatisfação diz compreender face aos maus resultados -, já que virar o resultado de 0-3 em Bremen é difícil mas não impossível, pois "o futebol é fértil em supresas", o treinador lamentou-se do modo como tem sido tratado pelos média.

"Apesar dos muitos comentários negativos na imprensa, falando de prazos e da saída prematura do treinador, que iria delapidar os cofres do clube e por isso não sairia, quero deixar claro que este treinador não estará no cargo mais 1 minuto do que a direcção da SAD entenda, nem custará mais um custão em caso de saída", disse o técnico.

Em jeito de antecipação à convocatória, Manuel Machado disse ainda que não chamou o guarda-redes Paulo Santos para defrontar o Werder Bremen propositadamente para salvaguardar o atleta, numa fase em que a equipa tem sofrido muitos golos.

RECORD

JotaCC

Manuel Machado - ACREDITA -

Manuel Machado mesmo depois da derrota por 3-0, em Bremen, acredita que é possível virar o resultado no jogo da segunda mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA, quinta-feira, e passar à eliminatória seguinte.
O treinador do Sporting de Braga diz com uma fé inabalável: "Acredito que é possível. Entramos na segunda volta com uma desvantagem substancial, mas o futebol é feito de grandes surpresas e por isso é possível".

Manuel Machado revelou ainda que a ausência de Paulo Santos na convocatória "é uma opção técnica", lamentando a lesão de Jorginho, que reduz a quantidade e qualidade do plantel bracarense.

RTP

JotaCC

Paulo Santos de fora frente ao Bremen
MACHADO DIZ QUE QUER PROTEGER O GUARDA-REDES   
   
A ausência do guarda-redes Paulo Santos, habitual titular da equipa, é a principal nota nos convocados do Sp. Braga para a recepção, quinta-feira, ao Werder Bremen, em jogo dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Para esta segunda mão da eliminatória com os alemães, e depois do 3-0 sofrido no primeiro jogo, o técnico Manuel Machado assumiu o afastamento de Paulo Santos da convocatória, justificando a decisão com o facto de "proteger o atleta", que tem sido bastante contestado pelos adeptos devido às últimas exibições menos felizes.

Ausente, por lesão, está ainda o avançado Jorginho - que não deverá jogar mais esta época - e ainda João Pinto, que deve regressar quinta-feira dos Estados Unidos, onde está a prestar provas no Toronto.

Relativamente ao jogo com o V. Setúbal, do último domingo, (derrota em casa por 3-2) as novidades são os regressos do defesa central Paulo Jorge e do esquerdino César Peixoto.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Dani Mallo e Kieszek

Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito

Médios: Roberto Brum, Vandinho, Stélvio Cruz, Frechaut e César Peixoto

Avançados: João Tomás, Wender, Zé Manel, Linz e Matheus.

RECORD


JotaCC

Manuel Machado: "O futebol é feito de grandes surpresas..."

Mesmo depois da derrota por 3-0, em Bremen, o treinador do Braga, Manuel Machado acredita que é possível virar o resultado no jogo da segunda mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA, que amanhã se realiza. "Acredito que é possível. Entramos na segunda volta com uma desvantagem substancial, mas o futebol é feito de grandes surpresas e por isso é possível. A lesão de Jorginho reduz-nos quantidade e qualidade do plantel mas, assim mesmo, continuo a acreditar", afirmou Manuel Machado.

O JOGO

JotaCC

«É possível» (Manuel Machado)

Mesmo depois da derrota por 3-0, em Bremen, o treinador do Sp. Braga, Manuel Machado acredita que é possível virar o resultado no jogo da segunda mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA, amanhã, e passar à eliminatória seguinte.

«Acredito que é possível. Entramos na segunda volta com uma desvantagem substancial, mas o futebol é feito de grandes surpresas e por isso é possível», revelou o técnico minhoto.

Manuel Machado assumiu ainda que a ausência de Paulo Santos na convocatória «é uma opção técnica» e «lamentou» a lesão de Jorginho, que reduz a quantidade e qualidade do plantel bracarense.


Paulo Santos falha Werder Bremen

A ausência do guarda-redes Paulo Santos, habitual titular, é a principal novidade nos convocados do Sp. Braga para a recepção de amanhã (21.30 h) aos alemães do Werder Bremen, em jogo dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Depois da derrota por 3-0 no jogo da primeira mão, a tarefa dos bracarenses não se apresenta fácil. O técnico Manuel Machado decidiu deixar de fora Paulo Santos para o «proteger», tendo chamado Dani Mallo e Kieszek.

O técnico bracarense não conta ainda com Jorginho, lesionado, e João Pinto, ausente nos Estados Unidos. De regresso aos convocados estão Paulo Jorge e César Peixoto.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Dani Mallo e Kieszek.
Defesas: Carlos Fernandes, João Pereira, Rodriguez, Miguelito, Pablo Contreras e Paulo Jorge.
Médios: César Peixoto, Frechaut, Roberto Brum, Stélvio Cruz e Vandinho.
Avançados: João Tomás, José Manuel, Linz, Matheus e Wender.

A BOLA

JotaCC

Werder Bremen promete equipa forte, apesar da vantagem da primeira mão

O Sp. Braga joga esta quinta-feira, em casa, a continuidade na Taça UEFA, com a realização da segunda mão dos 16 avos-de-final frente ao Werder Bremen, que venceu, na Alemanha, por 3-0, no primeiro jogo.

Apesar da vantagem «muito boa» com que a sua equipa chega a Braga, o treinador Thomas Schaaf garantiu que o Werder Bremen não vai facilitar o trabalho do adversário, pelo contrário. «Conseguimos um bom resultado na primeira mão, mas a eliminatória não está ganha. Está apenas no intervalo e teremos de ser uma equipa muito forte e concentrada se quisermos passar à fase seguinte», defendeu, hoje, na conferência de imprensa de antevisão do encontro.

Para o técnico alemão «tanto faz» a mudança de guarda-redes no Sp. Braga, pois «se Manuel Machado vai proceder a essa alteração é porque sabe que o outro pode render mais». Do seu lado, Diego, ex-F.C. Porto, que tanto tem brilhado na Bundesliga, vai ser poupado, contudo, Thomas Schaaf lembrou que o Werder Bremen «tem outros jogadores, com diferentes qualidades e que vão dar tudo por tudo dentro de campo para mostrar o seu valor».

O Sp. Braga recebe o segundo classificado da liga alemã a partir das 21.30 horas, no Estádio Municipal.

mais futebol