News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/02

Started by Olho Vivo, 16 de February de 2008, 03:27

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

O último treinador a ganhar aos sadinos em Braga foi... Castro Santos

Cinco anos de saudade

Por Pascoal Sousa

CASTRO SANTOS foi o último treinador do Sp. Braga a vencer o V. Setúbal em casa. Já lá vão mais de cinco anos.

A besta negra está de volta a Braga e logo numa fase em que é urgente aos arsenalistas acabar com a abstinência de vitórias que dura há quase dois meses.

Historicamente, os sadinos não são o adversário ideal para o Sp. Braga levantar a cabeça. Esta época, o conjunto de Carlos Carvalhal eliminou os bracarenses da Taça da Liga e ganhou (3-1) o jogo da primeira volta do Campeonato.

Mais surpreendente é verificar que remonta a 22 de Dezembro de 2002 o último triunfo do Sp. Braga, em casa, sobre o V. Setúbal — ou seja, há 1882 dias. Autor da proeza: Fernando Castro Santos, treinador que saiu em litígio nas últimas jornadas da época 2002/2003, sendo substituído por Jesualdo Ferreira.

Na altura, o Sp. Braga jogava no Estádio 1.º de Maio e Salvador nem sonhava em ser presidente do clube. Outra curiosidade: foi Paulo Jorge o autor do golo desse último triunfo caseiro. O central e capitão da equipa não poderá repetir a façanha, uma vez que cumpre castigo nesta jornada. Nas duas temporadas seguintes (2004/2005 e 2005/2006), os minhotos perderam embalo com o V. Setúbal e só na época passada lograram obter um empate sem golos no Estádio AXA, sob o comando de Jorge Costa.

O último treinador a roubar três pontos ao Vitória foi Rogério Gonçalves, mas no Bonfim. Jesualdo nunca venceu os sadinos em Braga. No entanto, o professor entrou na história dos confrontos directos entre os dois emblemas ao conseguir a maior goleada obtida pelos arsenalistas em Setúbal — 4-1, em 2004/2005. O problema é mesmo em casa, onde nem os santos fazem milagres...



José Almeida reage

Caso Matheus no tribunal

A empresa de agenciamento desportivo Human To Sport, da qual José Almeida, empresário de Matheus, é sócio-gerente, anunciou ontem que vai accionar «judicialmente» António Salvador, na sequência das críticas do presidente do Sp. Braga ao «legítimo» representante do brasileiro. «Reconhecemos mérito à forma como António Salvador conduz os destinos do Sp. Braga, mas consideramos infelizes as suas declarações», disse Vítor Moura Miguel, porta-voz da empresa.

in A BOLA

JotaCC

Exílio tornou-se ameaça


Quando Braga e Setúbal subirem ao relvado do Estádio AXA, não faltarão caras conhecidas na equipa visitante aos olhos dos adeptos da casa. Até mais do que isso, pois tratam-se de antigos profissionais dos minhotos. E logo a começar pelo treinador. Contratado há um ano para suceder a Jesualdo Ferreira, Carlos Carvalhal foi o primeiro de um curioso trio de técnicos numa só época e chegou a colocar a equipa nos píncaros ao conseguir o primeiro apuramento da história do clube para a fase de grupos da Taça UEFA, ficando ainda ligado a uma vitória em casa sobre o FC Porto. No entanto, acabaria por partir ao cabo de 13 jogos, depois de uma derrota pesada, frente ao Sporting (3-0), tendo como destino o Beira-Mar, onde também não foi feliz. De volta a Setúbal nesta época, acompanhado do "adjunto" Rifa (outro antigo bracarense), conseguiu lidar bem com a crise financeira dos sadinos e montar uma equipa competitiva, tendo por base, curiosamente, vários jogadores (eram sete, agora são seis) que já defenderam o emblema arsenalista: o guarda-redes Eduardo; o defesa Hugo; os médios Filipe Gonçalves, Ricardo Chaves, Bruno Gama; e os avançados Matheus e Edinho. Deste grupo, Eduardo, Filipe Gonçalves e Matheus foram até cedidos, num quadro de empréstimo, precisamente pelo Braga, motivo pelo qual Matheus voltou em Janeiro ao Minho na reabertura do mercado, depois de uma primeira volta em grande. Empatadas as duas equipas na classificação com 25 pontos, resta saber até que ponto este conjunto de exilados de Setúbal poderá tornar-se nocivo.^



Um "icebergue" em rodagem


O guarda-redes Eduardo e o médio/extremo Filipe Gonçalves, ambos cedidos ao Setúbal, não são casos únicos no tocante a jogadores emprestados pelo Braga. Na verdade, representam até uma ligeira ponta de um gigantesco icebergue que envolve Castanheira (Leixões), Hussaine (Boavista), Anilton (Pandurii), Kazeem (Trofense), Wellinton (Portimonense), Luisinho (Moreirense), João Pedro (Beira Mar), Orlando (Maria da Fonte), Vítor Hugo (Maria da Fonte), Pinto (Merelinense) e Mendes (Merelinense).


Estratégia será ensaiada hoje

Continuou ontem sob o signo da recuperação o trabalho desenvolvido pelo plantel minhoto, a três dias do jogo com o Setúbal - aprazado para domingo às 17h00 - com os jogadores mais utilizados em Bremen a fazerem trabalho diferenciado. Numa sessão que decorreu à porta fechada nos relvados de apoio do Estádio AXA, não se registaram quaisquer baixas. Madrid, o último cliente do departamento médico a transitar para o relvado sem limitações, fez de "joker" na peladinha final, para o que foram distribuídas três equipas, um sinal claro de que há ainda cuidados a ter no que resta para que o argentino atinja a forma ideal. Para hoje, no derradeiro treino antes da recepção aos sadinos, ficou guardado o apronto de definição da estratégia, em nova sessão à porta fechada.


Pela primeira vez sem lesionados


Bom prenúncio ou mera obra do acaso, o que é certo é que ontem foi a primeira vez na presente temporada que o departamento médico arsenalista não registou qualquer jogador sob os seus cuidados, fruto da recuperação, na véspera, de Madrid depois de uma longa paragem por lesão. Sempre condicionado, em termos estatísticos, pelo facto de Bruno Tiago ser um lesionado de longa duração, a verdade é que o médio já há muito que está entregue à equipa técnica, ainda que todos os meses faça a reavaliação da consolidação óssea da perna fracturada, logo, na realidade não há qualquer jogador lesionado. Ainda com limitações visíveis - coxeia ligeiramente - o jogador poderá ter esse cenário completamente ultrapassado num prazo de quatro a cinco semanas, abrindo-lhe novos horizontes quanto ao regresso à competição, se possível, ainda no decurso desta temporada. Consolidada a solidificação do peróneo, Bruno Tiago voltará a reunir todas as condições para partir em busca da melhor forma. ^


Werder tem três baixas


Borowski (suspenso), Pasanen (em trabalho de reabilitação) e Tosic (vítima de desarranjo intestinal) vão falhar o jogo do Werder Bremen, hoje, diante do Nuremberga, em partida a contar para a Bundesliga. Thomas Schaaf volta a enfrentar problemas para constituir a equipa ainda por cima para um jogo que precede a visita a Braga, onde chegam na próxima terça-feira de manhã.


Mais 2000 no estádio


Tem sido hábito e ontem voltou a acontecer. Os jogadores do Braga deslocaram-se à escola EB2/3 de Prado, em Vila Verde, para mais uma sessão de autógrafos. Miguelito, Carlos Fernanades e Ricardo, entregaram 2000 bilhetes aos alunos, com o intuito de apoiarem o Braga contra o Setúbal. As visitas às escolas vão estender-se até final da época.^


INQUÉRITO ONLINE


P | Sem ganhar há dois meses para o campeonato, o Braga será capaz de somar três pontos na recepção ao Setúbal?
Pode não passar de um sinal, mas a verdade é que a falta de confiança em torno da equipa parece estar em fase... crescente, atendendo ao resultado do inquérito d'O JOGO online, com 54% dos leitores a não acreditar que o Braga vai conseguir vencer o Setúbal e travar uma série galopantes de dois meses sem conseguir festejar uma vitória.

REALIZADO NOS DIAS 14 E 15 DE FEVEREIRO

VALORES EM PERCENTAGEM

SIM: 46

NÃO: 54

Nº DE PARTICIPANTES: 555



O JOGO

JotaCC

Contreras de volta ao centro da defesa

Contreras vai recuar para central frente ao Setúbal


Digerida a derrota na Taça UEFA, o Braga aponta agora baterias para o jogo de amanhã à tarde com o V. Setúbal (17 horas), no qual a equipa minhota tentará voltar aos bons resultados na Liga portuguesa. Depois de ter apostado, em Bremen, num sistema táctico diferente do habitual, com quatro unidades no meio- -campo, o treinador Manuel Machado regressará amanhã ao 4x2x3x1, o esquema que tem utilizado desde que chegou ao comando técnico do Braga.

Contreras, que na Alemanha alinhou no meio-campo, voltará ao centro da defesa para jogar ao lado de Rodriguez, no lugar do castigado Paulo Jorge (viu o quinto cartão amarelo no jogo anterior da Liga, na Amadora). O central não é o único indisponível devido a castigo da Liga, já que César Peixoto também ficará de fora amanhã por causa da expulsão na Reboleira.

No meio-campo, poderá assistir-se ao regresso de Andrés Madrid, que está a treinar a 100% desde anteontem. Existe a perspectiva de o médio argentino fazer parte da convocatória para a recepção à equipa sadina, que será divulgada após o treino de hoje de manhã, embora a possibilidade de entrar directamente no onze seja remota. Frechaut e Vandinho irão formar a dupla do miolo, enquanto Wender também deverá estar de volta ao onze para jogar como extremo, depois de ter sido suplente na partida com o Werder Bremen.

No treino de ontem, Bruno Tiago foi o único ausente por motivos físicos, numa altura da época em que as lesões parecem estar a largar o plantel arsenalista. O jogo com o Setúbal é especialmente importante para a equipa bracarense, pois em caso de vitória poderá significar um salto na tabela, do oitavo para o quinto lugar, e um posicionamento mais favorável na luta pelo acesso às competições europeias.

Hoje de manhã, Manuel Machado orientará o último treino antes da partida (10 horas), fazendo a seguir a antevisão do encontro na sala de imprensa do Estádio AXA, antes da divulgação da lista de convocados.

JN

JotaCC

Alterações à vista
À procura de uma vitória moralizadora, Manuel Machado deverá mexer na equipa, devido ao castigo de Paulo Jorge.
   
Sem margem para erros e à procura de uma vitória que volte a moralizar a equipa, o Sp. Braga prepara a recepção ao Vitória de Setúbal focalizado em somar pontos e elevar o espírito do plantel. Depois da derrota na Taça UEFA, frente ao Werder Bremen (por 3-0), a equipa volta aos relvados da Liga Bwin amanhã, pelas 17h, disposta a contornar a série menos positiva dos últimos tempos.

A ordem é vencer e, para isso, tudo indica que Manuel Machado deverá efectuar alterações no onze inicial, mexidas forçadas pela ausência de Paulo Jorge. O defesa-central cumpre castigo, depois de ter visto o quinto amarelo no último jogo, com o Estrela da Amadora.
Com Paulo Jorge de fora, Machado deverá recuar Contreras, fazendo assim dupla com Rodriguez, até porque, o chileno é o único que joga nesta posição de raiz. Solução que obriga a mexer também no meio-campo, daí que Madrid (já recuperado de lesão) e João Pinto possam ser cartas a utilizar.
Com o plantel quase a cem por cento - apenas Bruno Tiago continua limitado - Machado orientou, ontem, um treino de recuperação física, onde começou a delinear a estratégia para o jogo de amanhã. Hoje o grupo realiza o último treino, a partir das 10h, novamente à porta fechada.

CM

JotaCC

Contreras: «Respira-se ambição»
CHILENO ACREDITA QUE EQUIPA RETOMARÁ LUGARES EUROPEUS   
      
RECORD – O Sp. Braga está tão mal como se tem dito?
CONTRERAS – Não. O jogo com o Werder Bremen, por exemplo, foi muito estranho. As oportunidades mais claras pertenceram-nos, especialmente na 1.ª parte, e acabámos por perder. Lamentavelmente venceu o Werder Bremen, quando o Sp. Braga se apresentou com vontade, ambição e qualidade para ganhar. Lutámos para vencer e isso ficou bem claro.

R – Diz-se que há problemas no balneário...
C – Diz-se?

R – Sim, são conhecidos alguns casos.
C –Eu não vi nada. Quando as coisas não correm bem ao nível dos resultados desportivos fala-se sempre de qualquer coisa. Cheguei há pouco tempo e constatei que existe um grupo com carácter. Não há problemas entre os jogadores e o treinador.

R – Que opinião tem do treinador Manuel Machado?
C – É uma pessoa que está a trabalhar bem e lamentavelmente os resultados não o estão a acompanhar. Apesar disso, há plena confiança dos jogadores e, sobretudo, do treinador, de que vamos retomar o caminho das vitórias.

R – Acredita que existem condições para o grupo recuperar os lugares europeus?
C – Esse é o nosso desejo e temos condições. Sem resultados, a tendência dos jogadores é perderam força anímica, mas temos vontade para posicionar o clube nos lugares que merece. Faltam três meses e não podemos perder com os nossos concorrentes directos. E os jogos em casa têm de ser ganhos. Com o V. Setúbal é um jogo de 6 pontos, como se diz em Portugal.

R – Não tem dúvidas que o Sp. Braga vai ganhar ao V. Setúbal?
C – Não se trata de dúvidas, há que demonstrar em campo que queremos ganhar. Vamos enfrentar o V. Setúbal com a consciência tranquila de que em Bremen estivemos bem e podíamos ter ganho. Se jogarmos 80 por cento daquilo que corremos em Bremen, vamos ganhar.

R – A ambição do clube passa por chegar rapidamente ao topo do futebol português. Passaram-lhe essa mensagem?
C – Respira-se ambição, isso sente-se. Cheguei e percebi as ideias da direcção, equipa técnica e restantes jogadores que conhecem a filosofia. É produto das últimas campanhas da equipa, com participações consecutivas na Taça UEFA, que se criou uma ambição diferente da de outras equipas em Portugal.

R – O que vê no seu regresso ao futebol português depois de ter representado o Sporting em 2002?
C – Vejo como o deixei: o FC Porto com muita diferença em relação aos outros e as equipas mais pequenas, como é o caso do Sp. Braga, a marcarem o seu território no topo da classificação. Há equipas a tentarem equiparar-se a Benfica e Sporting, fruto também das suas carreiras irregulares. Continuo a achar que a Liga portuguesa tem muito futebol para demonstrar.

RECORD

JotaCC

CANDAL RECEBE HOJE BRAGA A PENSAR NA FASE FINAL DE JUNIORES
NÃO PODEMOS PERDER PONTOS
O Candal, quarto da Zona Norte do Nacional de juniores, precisa de derrotar esta tarde, em casa, o Sp. Braga, que o antecede na tabela. O técnico Mário Henrique considera que o sonho é cada vez mais real.

À medida que a Zona Norte do Campeonato Nacional se aproxima do fim, volta-se a sonhar com a passagem à Fase Final no Candal. A formação orientada por Mário Henrique ocupa presentemente o quarto posto, com menos uma partida do que o trio que o antecede, e recebe esta tarde o Sporting de Braga, formação que partilha o segundo posto com o Leixões, ambos com 49 pontos e seis de vantagem sobre os gaienses.
"Acho que o Sp. Braga está ao nosso alcance. Certo é que se perspectiva um bom jogo. Toda a gente sabe o valor que o Sp. Braga tem e deve vir aqui com jogadores que já fazem parte do plantel sénior, como aconteceu quando nós fomos lá. Se entrarmos bem no encontro, poderemos fazer um bom resultado", argumenta o técnico do Candal.
Mário Henrique alerta que, para manter vivo "o sonho do apuramento para a Fase Final", os «azuis e brancos» "têm que ganhar" aos minhotos, pois nesta altura já não é realista o discurso de ver o Candal a lutar pela manutenção: "Vamos tentar ir à Fase Final! Estamos a seis pontos do Sp. Braga e do Leixões, que ainda têm de vir cá, e um jogo a menos. Sabemos é que não podemos perder mais pontos para continuarmos a sonhar".
A proximidade pontual para a segunda e última vaga de acesso deixa ainda a equipa mais motivada na perseguição desse sonho. "A equipa está bem e tem trabalhado com afinco. Tenho plena confiança nestes miúdos. Agora, jogo a jogo, vamos ver até onde nos deixam ir", assegura o treinador, lembrando ainda que os gémeos Tiago e Hélder Lopes já foram chamados à Selecção Sub-19 e Vítor Bruno e Joni aos Sub-18.
"Ter miúdos chamados às Selecções Nacionais deixa-me a mim e à minha equipa técnica satisfeitos. Estou aqui há duas épocas e, felizmente, as coisas têm corrido bem. No ano passado, falhámos a Fase Final por um triz e, este ano, estamos a fazer um Campeonato fora de série. É muito bom ter uma equipa do distrital metida nos Nacionais", sustenta Mário Henrique.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sp. Braga: Kieszek, Brum e João Tomás regressam aos eleitos   

Pawel Kieszek, Roberto Brum e João Tomás estão de regresso aos convocados do Sporting de Braga, com vista à recepção ao Vitória de Setúbal, em jogo da 19ª jornada.

O técnico «arsenalista», Manuel Machado, não pode contar com os contributos de Paulo Jorge e César Peixoto, ambos a cumprir castigo. João Pinto, Andrés Madrid e Bruno Tiago estão lesionados.

Apesar de o Sp. Braga ainda não ter ganho qualquer jogo em 2008 e não vencer o Vitória de Setúbal em casa há cinco anos, Machado acredita que a sua equipa vai conseguir vencer «um adversário directo, que tem igualdade absoluta», já que ambas as equipas somam 25 pontos.

Apesar de Carlos Carvalhal, treinador do V. Setúbal, ter trabalhado em Braga, Manuel Machado não acredita que haja qualquer vantagem daí resultante. «Em Portugal, não há treinador que não conheça os seus adversários, e o conhecimento que o Carvalhal tem do Braga é o que eu tenho do Setúbal», referiu.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Pawel Kieszek;
Defesas: Rodriguez, Carlos Fernandes, Contreras, Miguelito e João Pereira;
Médios: Roberto Brum, Jorginho, Frechaut, Jorginho, Vandinho e Stélvio;
Avançados: João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e Matheus

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Pawel Kieszek, João Tomás e Roberto Brum estão de regresso

O guarda-redes polaco Pawelk Kieszek, o médio Roberto Brum e o avançado João Tomás estão de regresso aos convocados do Sporting de Braga, com vista ao jogo de domingo com o Vitória de Setúbal, da 19ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Com um início de ano atípico, sem ter ganho qualquer jogo em 2008, os bracarenses procuram ultrapassar essa fase menos boa, regressando já aos triunfos na recepção ao Vitória de Setúbal, agendada para as 17:00 no Estádio Municipal de Braga.

No que diz respeito a ausências, refira-se que Paulo Jorge e César Peixoto, sancionados no jogo da Amadora, cumprem suspensão de um jogo cada.

Por outro lado o médio Bruno Tiago, devido a limitações físicas, será também um dos jogadores que não será opção, enquanto João Pinto e Andrés Madrid estarão também ausentes, apesar de mostrarem claras melhorias na recuperação das respectivas lesões.

O técnico Manuel Machado recordou que a equipa ''tem cometido erros individuais que colocaram em causa resultados positivos'', daí algumas das alterações efectuadas na convocatória, em relação ao conjunto que se deslocou ao Estádio da Reboleira, na jornada anterior.

O Sporting de Braga ocupa presentemente a oitava posição da prova com 25 pontos, enquanto os sadinos são sétimos com os mesmos pontos.

O encontro está agendado para as 17:00 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, e será dirigido pelo madeirense Elmano Santos.

Jogadores convocados:

- Guarda-redes: Paulo Santos e Pawel Kieszek.

- Defesas: Rodriguez, Carlos Fernandes, Contreras, Miguelito e João Pereira.

- Médios: Roberto Brum, Jorginho, Frechaut, Jorginho, Vandinho e Stélvio.

- Avançados: João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e Matheus.

LUSA

JotaCC

#8
Manuel Machado: "Setúbal é um adversário directo"

O Braga tem como objectivo vencer amanhã, em casa, o Setúbal, em jogo da 19ª jornada da Bwin Liga, e fugir a um adversário directo na luta pelas competições europeias. Sem vencer desde Dezembro (2-0 em Paços de Ferreira), o treinador dos "arsenalistas", Manuel Machado, reconhece a importância de um triunfo caseiro frente aos sadinos, numa fase da temporada em que o Braga tem pela frente adversários "complicados". Ainda na ressaca de uma jornada europeia, marcada pelas duas grandes penalidades desperdiçadas em Bremen (Alemanha), Manuel Machado diz que a equipa, fisicamente, está bem, nada adiantando quanto a possíveis alterações na mesma. Em relação ao encontro de amanhã, Manuel Machado reconhece que o Setúbal "é um adversário directo, tem igualdade absoluta" com o Braga e, assim sendo, acresce a obrigatoriedade de o vencer para se distanciar na tabela classificativa. Os sadinos ocupam a sétima posição da tabela classificativa com 25 pontos, os mesmos dos bracarenses, que são oitavos. Comentando a ausência de vitórias da sua equipa, Manuel Machado reconhece que "no plano exibicional o Braga tem estado a um nível razoável" e que embora não sendo brilhante "tem vindo a ser trabalhado". "Há falhas individuais que nos têm prejudicado. Esses erros individuais já nos tiraram seis ou sete pontos", acrescentou. Além disso, de acordo com Manuel Machado, o grupo tem sido "trabalhado" no aspecto psicológico, no sentido de manter a concentração até ao final de cada um dos jogos. É que o Braga, recentemente, sofreu golos - e perdeu pontos - nos últimos minutos do tempo de compensação. Foi assim na Amadora, Coimbra e em Bremen, na Alemanha. O desgaste da viagem (e jogo) na Alemanha, na passada quarta-feira, não servirá de desculpa para nada, com Manuel Machado a lembrar que "a equipa teve nove jogos em pouco mais de um mês e deu uma boa resposta". "Estamos confiantes. Já abordámos os jogadores, nomeadamente os utilizados em Bremen e a resposta deles, em termos físicos, foi positiva", disse o treinador. Por fim, abordou a vantagem que Carlos Carvalhal terá pelo conhecimento que tem do Braga, afirmando que "em Portugal, não há treinador que não conheça os seus adversários, e o conhecimento que o Carvalhal tem do Braga é o que eu tenho do Setúbal".


Roberto Brum e João Tomás contra o Setúbal

O guarda-redes polaco Pawelk Kieszek, o médio Roberto Brum e o avançado João Tomás regressaram à lista de convocados de Manuel Machado, com vista ao jogo de amanhã com o Setúbal, relativo à 19ª jornada da Liga portuguesa de futebol. Com um início de ano atípico, sem ter ganho qualquer jogo em 2008, os bracarenses procuram ultrapassar essa fase menos boa, regressando já aos triunfos na recepção aos sadinos, marcada para as 17 horas no Estádio Municipal de Braga. No que diz respeito a ausências, refira-se que Paulo Jorge e César Peixoto, sancionados no jogo da Amadora, cumprem um jogo de suspensão. Por outro lado, o médio Bruno Tiago, devido a limitações físicas, será também um dos jogadores a ficar de fora e João Pinto e Andrés Madrid, lesionados, estarão também ausentes, apesar de progressos na recuperação. O técnico recordou que a equipa "tem cometido erros individuais que colocaram em causa resultados positivos", daí algumas das alterações efectuadas na convocatória, em relação ao conjunto que se deslocou ao Estádio da Reboleira, na jornada anterior. O Braga ocupa é o oitavo classificado com 25 pontos, e os sadinos o sétimo com os mesmos pontos. O encontro será dirigido pelo madeirense Elmano Santos. CONVOCADOS: Paulo Santos, Pawelk Kieszek, Rodriguez, Carlos Fernandes, Contreras, Miguelito, João Pereira, Roberto Brum, Jorginho, Frechaut, Jorginho, Vandinho, Stélvio, João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e Matheus.


O JOGO

JotaCC

César Peixoto e Paulo Jorge desfalcam Sp. Braga


As ausências de César Peixoto e Paulo Jorge, ambos a cumprir castigo, assume destaque na lista de convocados do Sp. Braga para o encontro deste domingo frente ao V. Setúbal.

Em relação à convocatória elaborada para o jogo da passada quarta-feira diante do Werder Bremen, o técnico Manuel Machado promoveu os regressos do avançado João Tomás e do guarda-redes polaco Kieszek, este por troca com o habitual suplente Dani Mallo.

No lote de ausentes realce ainda para Breno, João Pinto e Andrés Madrid, enquanto Bruno Tiago continua a recuperar da grave lesão contraída ainda na pré-época.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Kieszek;

Defesas: João Pereira, Contreras, Rodriguez, Carlos Fernandes e Miguelito;

Médios: Roberto Brum, Frechaut, Stélvio Cruz, Vandinho, Jorginho e José Manuel;

Avançados: Linz, Matheus, João Tomás, Jaílson e Wender.

A BOLA

JotaCC

Manuel Machado não tem dúvidas - o jogo frente ao Vit.Setúbal é para ganhar     

O Sporting de Braga defronta amanhã o Vitória de Setúbal em jogo da 19.ª jornad ada Bwin Liga.

Na conferência de imprensa de apresentação da partida, Manuel Machado não tem dúvidas e diz que, frente a um adversário directo, este é um jogo para ganhar.


Do outro lado está um adversário orientado por Carlos Carvalhal, um técnico que conhece bem o Sporting de Braga. Mas nem isso tira o sono a Manuel Machado.


A partida entre o Sporting de Braga e o Vitória de Setúbal disputa-se amanhã, a partir das cinco da tarde, no Estádio Axa.

ANTENA MINHO

JotaCC

Werder Bremen derrota Nuremberga
ADVERSÁRIO DO BRAGA SUPERA (2-0) RIVAL DO BENFICA
         
O Nuremberga, que saiu do Estádio da Luz derrotado por um golo de Makukula, foi a Bremen, que goleou o Sporting de Braga a meio da semana, mostrar o porquê de se encontrar no 16.º lugar da Bundesliga, acabando derrotado por 0-2.

Se a tarefa do adversário dos "encarnados" já era difícil, pior ficou quando aos vinte minutos se viram reduzidos a dez elementos após a expulsão do avançado Saenko, que viu dois amarelos em três minutos.

A partir daqui a equipa de Hugo Almeida, que foi titular, dominou o encontro tendo inaugurado o marcador aos 29 minutos por intermédio de Rosenberg. O resultado final seria fixado por Ivan Klasnic, que havia entrado a substituir o avançado português aos 63 minutos, aos 80 minutos.

O Nuremberga confima assim a má prestação fora de portas, com apenas uma vitória em dez jogos, enquanto que o Werder Bremen alcança o Bayern no topo de classificação, com a equipa de Munique a entrar em campo apenas amanhã em Hannover


João Tomás regressa aos convocados
PAULO JORGE E CÉSAR PEIXOTO CASTIGADOS      
      
O regresso do avançado João Tomás é a grande novidade da lista de convocados de Manuel Machado para a partida com o Vitória de Setúbal de domingo.

Por outro lado, Paulo César e César Peixoto estão suspensos e ficaram de fora.

O guarda-redes polaco Kieszek também foi chamado, ficando Dani Mallo de fora.

Lista de convocados:

Guarda-Redes: Paulo Santos e Kieszek

Defesas: Rodriguez, Carlos Fernandes, Contreras, Miguelito e João Pereira

Médios: Roberto Brum, Jorginho, Wender, Frechaut, Zé Manel, Vandinho, Stélvio Cruz e Matheus

Avançados: João Tomás, Linz e Jaílson



Manuel Machado: «Ganhar para distanciar do adversário»
SP. BRAGA E V. SETÚBAL EM IGUALDADE PONTUAL
   
      
O técnico do Sp. Braga, Manuel Machado, alertou hoje para a importância da partida de domingo frente ao V. Setúbal, lembrando que as equipas partem com os mesmos pontos.

"Temos consciência que é um adversário directo em termos de rendimento, por isso acresce a necessidade de ganhar para nos distanciarmos", afirmou.

Sem vencer no campeonato desde 14 de Dezembro, Manuel Machado admitiu que o plano psicológico foi trabalhado durante a semana: "Procurámos melhorar a concentração em fases determinantes dos jogos, com chamada de atenção para os últimos minutos".


RECORD

JotaCC

Roberto Brum e João Tomás regressam contra o V. Setúbal


O guarda-redes polaco Pawel Kieszek, o médio Roberto Brum e o avançado João Tomás regressaram à lista de convocados de Manuel Machado, com vista ao jogo de amanhã à tarde com o V. Setúbal, relativo à 19ª jornada da Bwin Liga.

Com um início de ano atípico, sem ter ganho qualquer jogo em 2008, os bracarenses procuram ultrapassar essa fase menos boa, regressando já aos triunfos na recepção aos sadinos, marcada para as 17 horas no Estádio Municipal de Braga.

No que diz respeito a ausências, refira-se que Paulo Jorge e César Peixoto, sancionados no jogo da Amadora, cumprem um jogo de suspensão.

Por outro lado, o médio Bruno Tiago, devido a limitações físicas, será também um dos jogadores a ficar de fora e João Pinto e Andrés Madrid, lesionados, estarão também ausentes, apesar de progressos na recuperação.

O técnico recordou que a equipa "tem cometido erros individuais que colocaram em causa resultados positivos", daí algumas das alterações efectuadas na convocatória, em relação ao conjunto que se deslocou ao Estádio da Reboleira, na jornada anterior.

O Sp. Braga ocupa é o oitavo classificado com 25 pontos, e os sadinos o sétimo com os mesmos pontos. O encontro será dirigido pelo madeirense Elmano Santos.

Convocados: Paulo Santos, Pawelk Kieszek, Rodriguez, Carlos Fernandes, Contreras, Miguelito, João Pereira, Roberto Brum, Jorginho, Frechaut, Vandinho, Stélvio, João Tomás, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e Matheus.


Manuel Machado quer distanciar-se do V. Setúbal
O Sp.Braga tem como objectivo vencer domingo, em casa, o V.Setúbal, em jogo da 19ª jornada da Bwin Liga, e fugir a um adversário directo na luta pelas competições europeias.

Sem vencer desde Dezembro (2-0 em Paços de Ferreira), o treinador dos "arsenalistas", Manuel Machado, reconhece a importância de um triunfo caseiro frente aos sadinos, numa fase da temporada em que o Braga tem pela frente adversários "complicados".

Ainda na ressaca de uma jornada europeia, marcada pelas duas grandes penalidades desperdiçadas em Bremen (Alemanha), Manuel Machado diz que a equipa, fisicamente, está bem, nada adiantando quanto a possíveis alterações na mesma.

Em relação ao encontro de domingo, Manuel Machado reconhece que o Setúbal "é um adversário directo, tem igualdade absoluta" com o Braga e, assim sendo, acresce a obrigatoriedade de o vencer para se distanciar na tabela classificativa.

Os sadinos ocupam a sétima posição da tabela classificativa com 25 pontos, os mesmos dos bracarenses, que são oitavos.

Comentando a ausência de vitórias da sua equipa, Manuel Machado reconhece que "no plano exibicional o Braga tem estado a um nível razoável" e que embora não sendo brilhante "tem vindo a ser trabalhado".

"Há falhas individuais que nos têm prejudicado. Esses erros individuais já nos tiraram seis ou sete pontos", acrescentou.

Além disso, de acordo com Manuel Machado, o grupo tem sido "trabalhado" no aspecto psicológico, no sentido de manter a concentração até ao final de cada um dos jogos.

É que o Braga, recentemente, sofreu golos - e perdeu pontos - nos últimos minutos do tempo de compensação. Foi assim na Amadora, Coimbra e em Bremen, na Alemanha.

O desgaste da viagem (e jogo) na Alemanha, na passada quarta-feira, não servirá de desculpa para nada, com Manuel Machado a lembrar que "a equipa teve nove jogos em pouco mais de um mês e deu uma boa resposta".

"Estamos confiantes. Já abordámos os jogadores, nomeadamente os utilizados em Bremen e a resposta deles, em termos físicos, foi positiva", disse o treinador.

Por fim, abordou a vantagem que Carlos Carvalhal terá pelo conhecimento que tem do Sp. Braga, afirmando que "em Portugal, não há treinador que não conheça os seus adversários, e o conhecimento que o Carvalhal tem do Braga é o que eu tenho do Setúbal".

O Sporting de Braga-Vitória de Setúbal disputa-se a partir das 17:00 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, com arbitragem do madeirense Elmano Santos.

INFORDESPORTO