News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 15/02

Started by JotaCC, 15 de February de 2008, 09:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Wender
"Precisamos de mais sorte"

Encontrar um trevo de quatro folhas não chegará para o Braga colocar um ponto final numa crise que já dura há dois meses. Será preciso algo mais: acção. Depois de uma derrota pesada em Bremen, a equipa tem pela frente um miniciclo de jogos atribulado (Setúbal, Benfica e Guimarães) e só uma vitória imediata, já no domingo, poderá atenuar a pressão que rodeia o grupo. "O Braga já passou por outras fases complicadas e conseguiu superá-las. Só precisamos de ter um bocadinho de sorte", avaliou Wender, igualmente certo de que o contexto crítico dos minhotos não é tão grave como aparenta. "Se tivéssemos feito um golo na Alemanha, certamente que não iríamos perder de uma forma tão pesada. Parece chato estar a repetir que não tivemos sorte, mas quem viu o jogo percebeu isso. Não conseguimos converter dois penáltis. De pouco valeu termos controlado o jogo aéreo do adversário. Não tivemos sorte", repetiu. Quem irá pagar as favas de tanto azar será o Setúbal, assegura Wender, mas o adversário também inspira cuidados especiais. "Já demonstraram que não se ressentiram com as saídas do Matheus e do Edinho. Venceram o Guimarães para a Taça e merecem ser respeitados. Será um jogo de seis pontos, estão muito próximos do Braga e temos de dar tudo para conseguir a vitória", indicou.

"Eduardo será agora inimigo"



Por capricho do destino, um dos pontos mais fortes do Setúbal reside na baliza. Cedido pelo Braga aos sadinos, por empréstimo, o guarda-redes Eduardo é o principal responsável por tanta fortaleza e Wender já o tem bem focalizado. "Teremos de ser superiores ao Eduardo. Atravessa um bom momento e é nosso conhecido. É da casa. Vai dar muito trabalho, mas queremos ganhar", anunciou, sem esconder que gostaria de ter o guardião do seu lado futuramente. "O Braga precisa de todos os jogadores e quando voltar será bem recebido. Só que agora será nosso inimigo", atalhou.


Jorginho desapaixonado


No meio da hecatombe bracarense na Alemanha, Jorginho foi dos jogadores bracarenses aquele que teve uma dose de protagonismo extra. A par de Linz, o brasileiro falhou uma grande penalidade quando os minhotos perdiam por 2-0, frente ao Werder Bremen, no jogo de quarta-feira da Taça UEFA. Todavia, o médio, destaca o valor do número um adversário para argumentar o seu desaire pessoal."Ele [Wiese, guarda-redes do Werder Bremen] foi feliz ao defender as duas grandes penalidades, mas também teve mérito". Quanto à segunda volta, Jorginho não baixa os braços: "Vai ser difícil dar a volta a esta desvantagem no jogo da segunda mão. O Werder Bremen é uma grande equipa, mas no futebol nada é impossível. Estamos com muita vontade de discutir a eliminatória", afirmou. Já no domingo, para a Liga, o Braga defronta um adversário directo na luta por um lugar europeu, o Setúbal, antiga equipa de Jorginho. "É uma equipa especial para mim. Fui muito feliz em Setúbal, mas agora defendo as cores de outro clube, sou profissional e só penso em vencer", concluiu.


Madrid alegrou a tarde


De regresso a solo nacional, o plantel do Braga começou, ontem à tarde, numa sessão à porta fechada, a preparar o jogo com o Setúbal. O ambiente no seio da equipa não será o melhor, consequente dos resultados menos conseguidos nas últimas partidas. Aliás, há dois meses que o Braga não consegue uma vitória e é necessário um bom exercício de memória, recuando a 14 de Dezembro do ano passado, altura em que os minhotos derrotaram o Paços de Ferreira, para relatar tal facto. Mas nem tudo está mal. Após longa paragem, Madrid participou na sessão de ontem sem qualquer impedimento e está recuperado da lesão que o apoquentava. Contra o Setúbal, Manuel Machado vai mexer no sector defensivo da equipa, visto que Paulo Jorge está castigado por ter visto o quinto amarelo contra o Estrela, na última jornada. Assim, o eixo da defesa será composta por dois sul-americanos. Contreras e Rodriguez formarão uma dupla inédita de centrais. César Peixoto também não defronta os sadinos fruto da polémica expulsão na Amadora.

José Marinho descartado para assessor de Imprensa


O sucessor de Eládio Paramés continua a ser uma incógnita. Ex-jornalista da Sport TV, José Marinho chegou a estar muito próximo do cargo de assessor de Imprensa, mas já foi descartado pela SAD por motivos ainda por apurar, sendo certo que o profissional contava vincular-se aos minhotos na semana passada (o que não aconteceu), quando António Salvador passou por Lisboa, em trânsito para o Algarve, por motivos profissionais. A solução para este caso deverá passar por um recrutamento interno no clube, pelo que até ao fim da temporada alguém deverá assumir a área da comunicação.

Regresso sem Salvador


A contrastar com o optimismo da véspera, o regresso a casa do Braga foi dominado por um sentimento total de frustração. A derrota sofrida em Bremen foi digerida com dificuldade pela comitiva que voou no avião charter do clube, desta vez sem António Salvador, que ficou na Alemanha por questões profissionais.



NQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 13 E 14 DE FEVEREIRO

O 3-0 com que o Braga foi derrotado em Bremen é recuperável em casa?


As hipóteses de o Braga triunfar nos 16 avos-de-final da Taça UEFA são realmente escassas, senão mesmo nulas. Pelo menos é essa a opinião da maioria dos participantes no inquérito de O JOGO. A derrota pesada sofrida em Bremen terá deixado a equipa minhota praticamente às portas da eliminação. Será?

NÃO

86%

SIM

14%

Nº de participantes: 633


O JOGO

JotaCC

Momento difícil no início de um ciclo infernal

Manuel Machado poupou os futebolistas que alinharam em Bremen


Começou com uma derrota pesada o ciclo de quatro jogos em 12 dias para a equipa do Braga, num momento especialmente complicado da época para Manuel Machado. Em Bremen, a sorte não acompanhou o treinador minhoto (dois penáltis falhados estragam qualquer tipo de plano de jogo), como já tinha acontecido em duas das partidas da série de cinco que os arsenalistas levam sem ganhar na Liga portuguesa (empates em Coimbra e na Amadora, com golos sofridos nos descontos), mas a verdade é que os bons resultados continuam sem aparecer - e o ambiente está longe de ser o ideal no plantel arsenalista.


"Fazer tudo para dar a volta à situação"



Suplente utilizado no jogo de anteontem com o Werder Bremen, Wender reconhece que o Braga está a passar por um momento difícil, mas acredita que a equipa será capaz de recuperar, começando por vencer já na recepção ao Setúbal, marcada para depois de amanhã.

"Vamos lidar com este ciclo louco da melhor forma possível e iremos fazer tudo para dar a volta à situação. O Braga já passou por outros ciclos difíceis e conseguiu superá-los. Só precisamos de ter um bocadinho de sorte do nosso lado e acreditamos que frente ao Setúbal tudo vai mudar", afirmou o extremo, recordando as incidências da partida de Bremen "Se tivéssemos feito um golo na Alemanha, certamente que não iríamos perder de uma forma tão pesada. Parece chato estar a repetir que não tivemos sorte, mas quem viu o jogo percebeu isso. Não conseguimos converter dois penáltis e de pouco valeu termos controlado o jogo aéreo do adversário".

Wender espera voltar à titularidade já depois de manhã, depois de ter jogado apenas cerca de 20 minutos anteontem. "O meu objectivo é jogar sempre, mas em Bremen a equipa foi bem montada. Estivemos bem no jogo e agora cabe ao treinador escolher o próximo onze. Eu estou cá para servir a equipa, jogando os minutos que forem necessários e dando sempre o meu máximo", referiu, elogiando o próximo adversário da equipa arsenalista e reconhecendo a importância do embate de depois de amanhã.

"O Setúbal já demonstrou que não se ressentiu com a saída de alguns jogadores, como o Matheus e o Edinho. Venceram o Guimarães em casa na Taça de Portugal e têm jogadores à altura. Merecem ser respeitados. Será um jogo de seis pontos, porque eles estão muito próximos do Braga na tabela. Temos de dar tudo para conseguir a vitória", salientou o esquerdino. NA

Segue-se o V. Setúbal, um rival directo na luta pelos acesso às provas europeias, já depois de amanhã (17.30 horas), no Estádio AXA, antes da segunda mão da eliminatória com o Werder Bremen, na próxima quinta-feira, e da deslocação ao Estádio da Luz para o jogo com o Benfica, no fim-de-semana seguinte.

Sem vitórias há quase dois meses, Machado está a sentir dificuldades para gerir a situação. Dois casos disciplinares, envolvendo Vandinho e César Peixoto, e sobretudo a falta de um resultado positivo, capaz de dar ânimo à equipa (os bracarenses também já foram eliminados da Taça de Portugal), têm dificultado a vida do treinador, que, no entanto, continua a merecer a confiança da direcção da SAD.

Regressados de Bremen de madrugada, numa viagem em que foi impossível esconder o clima cinzento que reina na equipa, os bracarenses começaram a preparar ontem à tarde a partida com o Setúbal, num treino em que a novidade foi a integração de Andrés Madrid, cujo nome deixou de constar no boletim clínico.

A sessão foi mais ligeira para os jogadores que defrontaram o Werder Bremen, o que já não acontecerá no treino de hoje, marcado para as 10 horas, à porta fechada. Como sempre acontece em semanas europeias, Manuel Machado só fará a antevisão do embate com o Setúbal na véspera do jogo, ou seja, depois do treino de amanhã.

JN

JotaCC

Um mês a escaldar com jogos de fogo
O calendário dos jogos da equipa arsenalista, nas próximas semanas, é deveras "assustador", tendo em conta os embates com Setúbal, Benfica, Guimarães e Nacional, adversários directos na luta pelos lugares europeus. 
   
A derrota por 3-0, no jogo com o Werder Bremen, a contar para a Taça UEFA, deixa sempre mossas. Desde logo pelo facto de ter hipotecado as possibilidades da formação arsenalista em garantir presença nos oitavos-de-final da competição. Por isso, resta saber qual a resposta que o grupo comandado por Manuel Machado vai dar no futuro próximo. E tem mesmo de ser no futuro muito próximo, até porque não há tempo para olhar para trás, perante o ciclo de jogos que aí vem para a equipa arsenalista.
A prioridade dos braca-renses, cada vez mais, volta-se para a Liga Portuguesa. A Taça da Liga já pertence ao passado, tal como a Taça de Portugal, e a Taça UEFA já não passa de uma miragem. É sempre uma missão muito complicada dar a volta ao resultado de 3-0, permitindo uma vantagem confortável para os alemães. Ainda assim, não se pode descurar esse jogo da segunda-mão, agendado para a próxima quinta-feira (21 de Fevereiro). Precisamente no meio da recepção ao Vitória de Setúbal e deslocação ao Estádio da Luz.

No que concerne aos jogos que se avizinham, há a curiosidade do Braga medir forças com quatro equipas que estão no topo da tabela classificativa, e com a particularidade de assumirem todas a ambição em marcar presença nas competições europeias, os casos do Setúbal, Benfica, Guimarães e Nacional da Madeira. No leque destes quatro, apenas o Nacional está abaixo do Braga. Vai daí, são jogos "quentes" que o clube minhoto terá de enfrentar, numa espécie de prova de fogo, com o intuito de atacar defenitivamente os lugares que garantem uma nova presença na Taça UEFA.

Em comparação com este ciclo de jogos, na primeira volta do campeonato, ainda sob o comando de Jorge Costa, o Sp. Braga conseguiu obter 4 pontos, fruto da vitória em casa com o Nacional e o empate, também em Braga, com o Benfica  (0-0). O grau de dificuldade, pelo menos na teoria, aumenta nesta segunda volta perante as deslocações à Madeira e ao estádio da Luz. Mas, por outro lado, pode gozar do estatuto "caseiro" nos duelos com o Setúbal e o rival do Vitória de Guimarães. No fundo são 12 pontos em  disputa que podem ter um peso considerável na luta pelos lugares europeus, ainda que o Sp. de Braga apenas se encontra a um ponto de diferença de alcançar, por exemplo, o quinto classificado.

CM

JotaCC

ABC venceu ontem à noite em Aveiro o São Bernardo, por 26-22. Uma vitória que permitiu à equipa bracarense vencer a fase regular da Liga Halcon de andebol.    

O ABC de Braga ganhou ontem à noite em Aveiro o São Bernardo, por 26-22, em jogo antecipado da 20ª jornada da Liga portuguesa de andebol.

Com este resultado, a equipa bracarense tornou-se já no virtual vencedor da fase regular da Liga Halcon de andebol.

O ABC tem agora 51 pontos, contra 44 pontos do Futebol Clube do Porto, que só poderá chegar aos 50 pontos, se ganhar os dois compromissos que ainda tem em atraso.

Na outra partida desta jornada, o Madeira SAD venceu em casa o Futebol Clube do Porto por 24-22.

Amanhã, sábado, o ISAVE joga em Lisboa contra o Belenenses, a partir das seis horas da tarde, e uma hora depois, o Benfica recebe o Sporting Espinho.


Por falta de pagamento dos salários, trabalhadores do Bingo voltam a paralisar hoje e amanhã    
Indignados com a falta de cumprimento do acordo por parte do Sporting de Braga, os trabalhdores do Bingo voltam à luta, com uma greve hoje e amanhã.

Francisco Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, diz que o Braga está a falhar com o acordo, os salários de Dezembro e Janeiro estão em atraso, bem como nada se sabe sobre a viabilização da sala de jogo.

Trabalhadores do Bingo do Braga voltam à greve, nos dias 15, 16, repetindo-se oito dias depois,22 e 23.

Na quarta-feira, os funcionários do Bingo concentram-se à porta do presidente do clube, António Salvador.

ANTENA MINHO

JotaCC

Liga Halcon
ABC vence fora o São Bernardo
O ABC venceu esta noite o São Bernardo, por 26-22, em jogo da vigésima jornada do Campeonato da Liga de andebol, disputado no pavilhão do São Bernardo, em Aveiro.

Com este triunfo, a equipa bracarense consolidou o comando da prova, com 51 pontos, seguido do FC Porto, com 44, do Benfica, com 41, e do Belenenses, com 40, todos com menos um jogo, enquanto o São Bernardo é sétimo, com 33, mas mais um encontro disputado.

INFORDESPORTO


JotaCC

Pontaria desafinada penaliza aspirações
COMPORTAMENTO TÁCTICO EQUILIBRADO NÃO TEVE O PROVEITO ESPERADO
         
Mais de metade dos remates dos bracarenses nos 7 jogos disputados na presente edição da Taça UEFA saíram ao lado. Por si só não explica os resultados, mas trata-se de um dado irrefutável que ajuda a resumir a eficácia de uma equipa que tem em Linz um goleador por excelência – é um dos melhores desta edição e o segundo com mais remates da sua equipa – mas que falha como os melhores. E a verdade é que o Sp. Braga, antes de sair derrotado do confronto com o Werder Bremen, perdera apenas com o Hammarby na qualificação para a fase de grupos.

A questão da má pontaria reentra em discussão na medida em que em Bremen a equipa teve um comportamento táctico equilibrado para garantir uma retaguarda capaz de vigiar as unidades nucleares e passível de criar rupturas na defesa contrária para procurar o golo. Quem consegue oito cantos e remata por sete vezes, tem obviamente de facturar. Foi isso que aconteceu, subscrito até por quem viu o jogo do banco, embora fosse chamado aos 70'. Wender foi objectivo na leitura. "A equipa teve personalidade e pode queixar-se da falta de sorte. O Sp. Braga jogava e mandava, o Werder marcava", lamentou, ciente de que tudo foi feito para conseguir um bom resultado: "A táctica foi bem montada."

O problema foi o desacerto. Wiese defendeu dois penáltis, parou 3 remates – Jorginho (1) e Matheus (2) – outros três saíram ao lado e um foi interceptado. "Não se pode falhar como falhámos", sublinhou Wender, compreensivo face à crítica ao desperdício. "Não há qualquer tipo de ansiedade. Não estamos a atravessar um bom momento, sabemos isso, mas vamos voltar a aparecer nos lugares a que nos habituámos pois temos valor para isso", projectou sem medo do ciclo imediato – V. Setúbal, Werder Bremen, Benfica e V. Guimarães – que está reservado aos minhotos: "O Sp. Braga sai sempre bem dessas fases exigentes."

RECORD

Olho Vivo

WENDER QUER QUE SADINOS PAGUEM FACTURA DO (MUITO...) AZAR QUE OS BRACARENSES TIVERAM EM BREMEN

«Este jogo vale seis pontos»

Por PASCOAL SOUSA e GERMANO ALMEIDA

NÃO é fácil aos jogadores do Sp. Braga pôr Bremen para trás das costas. A despedida iminente da Taça UEFA provoca no plantel sentimentos de revolta e tristeza que só um triunfo, frente ao V. Setúbal, poderá atenuar. «Este é um jogo que para nós vale seis pontos», resume Wender.

O brasileiro Wender saltou do banco de suplentes, em Bremen, para tentar empurrar a equipa para a área alemã. Sem sucesso. Nos 22 minutos em que esteve em campo a fronteira que o separou de Linz estava bem protegida pela guarda de honra de Wiese, guardião que defendeu duas grandes penalidades.

A heróica actuação do número 1 do Werder Bremen deixou o balneário bracarense de rastos. «Espero que a nossa sorte mude. Em Bremen foi isso que nos faltou, a sorte de converter duas grandes penalidades, porque, olhando para a história dos 90 minutos, o Sp. Braga até acabou por jogar bem», lamenta-se Wender, que encaixou bem a decisão de Manuel Machado de o remeter para suplente. «O meu objectivo é sempre ser titular mas a estratégia contra o Werder Bremen foi bem montada», admite.

Novo ciclo de dificuldades

Segue-se o V. Setúbal e o reencontro com Carlos Carvalhal, técnico que no Sado tem conhecido o sucesso e reconhecimento que lhe fugiram na terra natal. «Trata-se de um adversário directo e é importantíssimo ganhar. Este jogo vale seis pontos», assume o extremo, que não acredita num adversário fragilizado por causa da perda de Matheus e Edinho na abertura do mercado de Inverno: «Não me parece que seja esse o caso, porque o Vitória já compensou essas baixas e provou no último jogo que continua bem.»

Mas os sadinos não são a única preocupação do Sp. Braga. A equipa enfrenta uma série de jogos de elevado grau de dificuldade — Benfica, na Luz, e V. Guimarães, no Estádio AXA — nas jornadas seguintes da Liga. Para um conjunto que não ganha há quase dois meses são adversários pouco apetecíveis: «O último registo de jogos não nos agrada mas estamos preparados para lidar com esse ciclo e dar a volta às coisas. Em Bremen não foi fácil aceitar que mesmo jogando bem o Sp. Braga não tenha marcado pelo menos um golo. Por vezes fala-se muito da sorte e do azar mas falhar dois penalties foi mesmo muito azar. Foi duro perder dessa forma.»



AMIGO E... ADVERSÁRIO

«Eduardo seria bem-vindo»

O jogador em maior destaque no V. Setúbal tem contrato com o Sp. Braga e é considerado um dos mais promissores guarda-redes da actualidade. Satisfeito com o sucesso do antigo companheiro Eduardo, Wender até diz que «seria bem-vindo no plantel, porque é da casa». Amigos, amigos... resultados à parte:

— O Eduardo é um bom guarda-redes e atravessa excelente momento de forma mas neste momento está do outro lado, é nosso adversário e queremos marcar-lhe golos.



«FANTASMA» A COMBATER

Malditos minutos finais

Começa a ser sina: este Sp. Braga tem revelado fragilidades nos minutos finais. Foi assim em Bremen, ao permitir o 0-3 ao terceiro minuto de descontos, mas já havia acontecido noutras três ocasiões recentes: na Amadora os bracarenses não conseguiram segurar um triunfo precioso e permitiram, também nos descontos, que o Estrela chegasse ao empate; em Coimbra, semanas antes, foi a vez de a Académica chegar ao 3-3 depois dos 90 minutos regulamentares.

O trabalho que Manuel Machado terá de fazer até ao encontro com o V. Setúbal será, por isso, muito mais ao nível psicológico que, propriamente, técnico. É que este Sp. Braga tem mesmo de acabar com este fantasma dos minutos finais.



CONTRERAS E RODRIGUEZ são as opções

Nova dupla na defesa

O castigo disciplinar que o capitão Paulo Jorge terá de cumprir no encontro com o V. Setúbal forçará Manuel Machado a testar uma nova dupla de centrais, composta pelo peruano Rodriguez e pelo chileno Contreras.

Em Bremen actuaram Paulo Jorge e Rodriguez, tendo Contreras ocupado o posto mais recuado do meio-campo. Contreras já actuou a central, mas com Paulo Jorge, pelo que o duelo de domingo permitirá conferir a eficácia de mais uma fórmula defensiva.

Depois de um regresso cansativo da Alemanha o plantel cumpriu um treino ontem à tarde, à porta fechada. Madrid já integrou os trabalhos, embora com limitações.



SALVADOR AUSENTE

Presidente em negócios

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, não regressou a Portugal com a equipa, tendo aproveitado a estada na Alemanha para partir para outro país europeu, a fim de tratar de negócios relativos à sua vida empresarial.

Salvador deverá, no entanto, regressar a tempo de assistir ao jogo com o V. Setúbal, depois de amanhã à tarde, mas até lá é já certo que nada de muito significativo acontecerá no clube.

Como será compreensível, o líder da SAD bracarense ficou desanimado com o resultado de Bremen mas terá ficado bem mais satisfeito com a exibição da equipa.

in A BOLA